ForTe avalia Colt M4A1 e FN SCAR da Airsoft

O ForTe teve a oportunidade de avaliar a Colt M4A1 e a FN SCAR de Airsoft. Antes de começarmos a falar sobre a avaliação em si, acredito que seja necessário fazermos uma introdução sobre o que é o “Airsoft”.

O Airsoft é um esporte praticado no mundo inteiro que baseia-se no MilSim (Military Simulation), aonde o equipamento utilizado são as chamadas AEG (Automatic Eletric Gun) as quais são baseadas nos modelos reais, na escala 1:1, usados pelas forças armadas e policiais do mundo todo.

Aqui no Brasil o esporte tem algumas restrições legais, devido às restrições a armas, mesmo que de pressão, aprovadas através do Estatuto do Desarmamento, cabendo ao Exército Brasileiro a fiscalização e controle de todo tipo de armas ou acessórios.

Com a portaria Nº 006-D LOG, de 29 de Novembro de 2007, o Exército regulou a importação e comércio de Carabinas de Pressão do tipo “Airsoft” e com isso o esporte pode ser mais difundido no Brasil. Até então, aquele que quisesse praticar o Airsoft teria que soliciar um Certificado de Registro de Colecionador ou Atirador junto ao Exército Brasileiro, para poder importar a sua AEG.

As AEG que tivemos o prazer de avaliar são a Colt M4A1 e a FN SCAR, ambas da marca Dboys e adquiridas aqui no Brasil junto a loja QG Airsoft.

Colt M4A1

O Colt M4A1 que avaliamos, tem a caixa de culatra todo construído em metal, com trilhos sob a mesma, aonde encontra-se o sistema de alça de mira, também em metal, que pode ser removido para instalação de Miras Óticas. A coronha é do tipo telescópica e tem uma construção bem firme, possuindo três opções de ajuste, ajudando e muito para conseguir uma boa posição de tiro.

O modelo que escolhemos não possuia trilho no guarda-mão, pois queríamos um aspecto mais clássico, aproveitando-se disso, o fabricante DBoys usou o espaço interno do guarda-mão para ser o local da bateria elétrica. A AEG tem três opções de disparo que são safe (seguro, aonde a AEG não dispara), Semi (um disparo por vez) e Auto (modo “rajada”). Ela vem de fábrica com carregador do tipo Stanag de 30, mas cabem dentro 300 BBs (esfera plástica usada como “munição” no Airsoft) de 6mm.

Características Colt M4A1:

Tipo: elétrica
Partes em metal: corpo, cano externo, miras, hop-up, extensão da coronha, entre outras
hop-up ajustável
Gearbox metálica Versão 2
Velocidade de saída: ~350 fps
Capacidade do magazine: 300 bbs
Bateria: 8,4V 1100 mAh
Bushings metálicos de 7 mm
Comprimento: 77/85 cm
Peso: 3100 g
Incluso na caixa: arma de pressão, manual, haste de limpeza, bateria e carregador
Fabricante: DBoys

FN SCAR

O FN SCAR que avaliamos, é equivalente a Gen 2 (Gerção 2) do SCAR, aonde a atual é a Gen 3, aonde a única mudança é o desenho da coronha. Ele possui a caixa de culatra todo construído em metal, porém, metade dela, é construido em plástico de alta resitência, assim como no original.

O FN SCAR possui trilhos no guarda-mão, aonde colocamos o Fore Grip, e ainda possui trilhos por toda extensão superior da arma, até a maça de mira, que pode ser abaixada pra nao atrapalhar a vizualização do alvo quando utilizado Miras Óticas, a alça também pode ser removida ou simplesmente abaixada.

A coronha é um ponto de destaque, pois é do tipo telescópica e rebatível, tem uma construção bem firme, possuindo três opções de ajuste de tamanho e mais uma opção de ajuste de altura pro rosto, ajudando e muito para conseguir uma boa posição de tiro.

O modelo que avaliamos do FN SCAR possui a cor preta, apesar dessa cor só ter sido vista em protótipos, outro detalhe do FN SCAR é que o fabricante DBoys usou o espaço interno da coronha para ser o local da bateria elétrica, além disso ele mandou uma extensão de cano, que pode ser usado para deixa-lo com um outro aspecto.

A AEG tem três opções de disparo que são safe (seguro, aonde a AEG não dispara), Semi (um disparo por vez) e Auto (modo “rajada”). Ela vem de fábrica com carregador do tipo Stanag de 30, mas cabem dentro 300 BBs (esfera plástica usada como “munição” no Airsoft) de 6mm.

Características FN SCAR:

Tipo: elétrica
Partes em metal: cano externo, trilhos RIS, miras
Porção inferior do corpo em plástico ABS
Porção superior do corpo em alumínio anodizado
hop-up ajustável
Pistão reforçado
Trilhos integrados de metal
Gearbox metálica Versão 2
Coronha ajustável e dobrável
Velocidade de saída: ~360 fps
Capacidade do magazine: 300 bbs
Trava de soltura dos magazines ambidextra
Ponto metálico para acoplamento de bandoleira
Bateria: 8,4V 1100 mAh
Facil acesso ao compartimento da bateria
Bushings de nylon de 7 mm
Comprimento:540 / 790 mm
Peso: 3162 g
Cor: Preta
Fabricante: DBoys
Incluso na caixa: AEG SCAR, bateria 8.4v 1100mAh, carregador, magazine, cano de extensão, punho tático vertical, haste de limpeza, manual e pequena porção de bbs

Avaliação

Nós, Cinquini (FN SCAR) e Marcelo Ostra (Colta M4A1), ficamos extremamente satisfeitos com as aquisições das AEG, ficando as mesmas acima das nossas expectativas e sugerimos aos eventuais interessados que quiserem praticar esse esporte que procurem a QG Airsoft.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

32 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RPiletti
RPiletti
15 anos atrás

Só sobrou coisa cara p/ comprar… rsrsrs
Vou esperar o segundo lote.

Feliz 7 de Setembro. Brasil!!!! (2)

Meirelles
Meirelles
15 anos atrás

Uma questão: Não entendi o porquê da restrição e de ter que soliciar um Certificado de Registro de Colecionador no Exército Brasileiro, afinal essas réplicas não atiram munição real,são elétricas,e sendo assim qual o risco que poderiam causar a uma pessoa?

Sds.

C.Beserra
C.Beserra
15 anos atrás

Meirelles

Elas são em tese, carabinas de pressão como as de chumbinho, com o diferencial que também funcionam em modo automático.
Muitas disparam com energia superior a 400fps, ou seja, se em mau uso podem acarretar graves ferimentos ou mesmo obito.
O EB as coloca dentro dos Materiais Controlados. Não existe mais por hora a exigência de possuir CR Colecionado/Atirador para sua aquisição, porém só é permitida a aquisição em lojas credenciadas no EB, e a arma deve ter nota fiscal com CR da Loja e possuir copia da CII emitida pelo EB autorizando sua importação. Comprar de qualquer outra maneira é caracterizado crime de contrabando de armas, por tanto é um assunto sério, o esporte é praticado por pessoas que respeitam as leis, e infelizmente aqui no Brasil o EB restringe muito o acesso as AEG, o que torna o seu preço muito alto.

Blau Blau
Blau Blau
15 anos atrás

Cinquini, não sei se o amigo já teve tempo de praticar, mas um tiro dessa munição machuca mais que a de paintball? , e, certa vez li na net que o airsoft estaria sendo usada para treinamento de tropas, essa informação é verídica? , e se for, qual seria o benefício do uso do esporte nos treinos?

abraços, e parabéns pela aquisição.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Cinquini,

como bem disse o Marine, vc não larga da “namorada” agora, né?…hehehe

Deixa eu interromper esse seu “namoro” só por um minuto, (rapidinho, prometo), pra informar um off-topic que talvez seja interessante ao Blog Forte:

“Exército assinará no dia 7 acordo sobre projeto Combatente do Futuro

O Ministério da Defesa anunciou em seu canal no Twitter que no próximo dia 7 de setembro, durante as comemorações da Independência do Brasil, o Exército assinará com a França uma carta de intenções sobre o projeto combatente do futuro, o equivalente brasileiro ao sistema francês FELIN, desenvolvido e fabricado pela Sagem Défense & Securité.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, é o convidado especial das comemorações do Dia da Independência deste ano, por conta do Ano da França no Brasil. O desfile militar em Brasília (DF) terá demonstrações aéreas do esquadrão francês Patrouille de France, além do 1º Regimento da Guarda Republicana – Guarda de Honra, o 3º Regimento Estrangeiro de Infantaria da Legião Estrangeira.

A comitiva do governo francês também contará com vários representantes da indústria de defesa da França, que deverão negociar novos acordos e dar continuidade a alguns já firmados, como a compra de submarinos pela Marinha, e de helicópteros EC 725 pelo Ministério da Defesa.”

Fonte: Tecnologia&Defesa

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=984:exercito-assinara-no-dia-7-acordo-sobre-projeto-combatente-do-futuro&catid=35:noticias&Itemid=55

Pronto! Pode voltar para os “beijos e abraços”…hehehe

E parabéns pra vc e pro MO, pela aquisição. Os temíveis “Piratas da Baixada Santista”…Agora vai, hein?…hehehe

abração

BVR
BVR
15 anos atrás

Bom dia !!!!!

Off Topic:

“Viva ao Brasil !!!!!”

Sds aos do Blog

PS: Depois eu leio o post, mas tem que comemorar e vibrar !!!!

URUTAU
URUTAU
15 anos atrás

Bom Dia

E FELIZ dia da INDEPENDENCIA a TODOS

INDEPENDENCIA OU MORTE

SDS Senhores

Lol
Lol
15 anos atrás

Meirelles,

Nrgin ho assalta com arma de brinquedo, tá ligado???

Abs.

E espero entrar na AMAN para comprar uma PT.

Lol
Lol
15 anos atrás

Neguinho assalta…
escrevi errado

Abs.

rogerio
rogerio
15 anos atrás

Meireles,
o problema não é o tipo de projétil que ela dispara.Mesmo se atirasse penas de galinha,só pelo fato de serem réplicas de armas reais é necessário ter CR e pedir CII para importar uma dessas.Só pra se ter uma idéia,o nosso glorioso EB está indeferindo todos os pedidos de CII alegando:
-a portaria que regulamenta a aquisiçao está em fase de reestruturaçao e,assim,so voltam a liberar quando tiver algo definitivo de novo.Sei que mesmo que a portaria atual ainda esteja valendo,é estranho do ponto de vista jurídico alegar uma asneira dessas.
-outro argumento utilizado é que esse tipo de arma “pode” cair nas maos de criminosos.é como se as fábricas de automóveis parassem de vender carros ou os detrans deixassem de emitir habilitaçoes alegando que motoristas possam atropelar e matar alguém…

Diante disso,
Feliz 7 de Setembro.Brasil il il il il….

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Blau, ainda não tomei um tiro de AEG, mas durante nossos testes o Cinqui (eximio atirador, tipo John Mirolha, piloto da Otan), ao tentar acertar um detergente, acertou a tubulaçao de um cano de PVC a 8 metros de distancia e estorou o cano do meu chuveiro de quintal (tubulação externa), pela sensação de impacto nos testes deve doer tanto quanto, sendo perigosissimo contra partes delicadas, como olhos e afins

Agora talves seja uma redundancia, mas elas por foto, sao uma coisa, ao vivo, a sensação tactil é de arma de verdade, inclusive o cheiro ….

Abs
Mod MO

Blau Blau
Blau Blau
15 anos atrás

MO, uma vez levei um tiro de paintball perto dos “afins”, rsrs, especificamente na virilha, fico roxo uma semana, imagino como será vc ser acertado quando a arma estiver em modo auto.

Mas como o airsoft e muito mais tático do que paintball, poderia ser um acréscimo significativo ao treinameto, caso seja viável, visto que o exército usa paintball como já foi mostrado no blog, mas não me lembro o post, já que como o amigo disse a arma ter aspecto quase real.

Abraços.

kalchicov
kalchicov
15 anos atrás

só por curiosidade..quanto custa um brinquedinho desses???

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

M4A1 – R$ 1.450

Abs
Mod MO

La no site, tem os mdelos disponiveis e preço para ideia e comparação

Rafa
Rafa
15 anos atrás

QUAL A DISTANCIA DESSAS BBS?? ALGUEM PODE ME INFORMAR??

PARA QM É FÃ DE MATERIAL MILITAR MESMO SENDO REPLICAS VALE A PENA COMPRAR…..

OBRIGADO
ABRAÇOS

Meirelles
Meirelles
15 anos atrás

Grato a todos pela explicação.E acho que o argumento utilizado pelo EB de que esse tipo de arma pode cair nas maos de criminosos,não é válida, visto que muitos deles tem acesso a armas reais com certa facilidade no mercado negro,e nunca iriam comprar em lojas.

Como sou apaixonado por equipamentos militares,em especial os fuzis, acessei o site da Airsoft e achei bem interessante a réplica do fuzil de pressão G36K,que estou pensando em adquirir.
Se pudesse compraria com as devidas liceças e registro o G36 verdadeiro,mas sei que aqui no Brasil é praticamente impossivel ter uma arma desse porte.Nos EUA talves fosse possível.

Sds.

Adler Medrado
15 anos atrás

eu quero uma… eu quero… eu quero… eu quero…

Tiago Jeronimo
Tiago Jeronimo
15 anos atrás

Eu costumo atirar com a de um amigo, mas não é modernosa assim, o modelo ainda é de um fuzil antigão, tipo sniper. E apesar de não possuir o modo autómatico, compensa por usar munição de chumbo de 6,5mm da pra atirar com precisão há uns 40 metros, eu já acertei o centro do alvo a 35m 😀

Qual o alcance dessa dae?

RoninSnkShit
RoninSnkShit
15 anos atrás

Eu tb quero uma! hehehe..

Nao creio que airsoft seja mais tático do que o paintball nao. O problema é que no paintball existem outras modalidades na qual nao existem no Airsoft. O Speed é um exemplo.

Aqui em BH ninguem tem AEG ainda (ou qualquer rifle de airsoft), apenas pistolas. Pelo fato de ser bem menos potente os disparos de pistola, achei que dói bem menos do que paintball.

Eu ja tenho uma de paintball no Mod de M4, que inclusive está sendo pintada por um grande amigo meu. PS: Na vez passada que mostrei a foto da minha Tippmann A5, estava adquirindo um red dot EOTech 552.

Seguem as fotos de como está ficando.

http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_6988.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_7004.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_7006.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/Madona.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_7205.jpg

Obs: Ja deixo a disposição dos moderadores do ForTe, caso queiram testar a marcadora!

Abs!

RoninSnkShit
RoninSnkShit
15 anos atrás

Nossa… escrevi um post gigante e depois que eu enviei, ele nao apareceu. Nao vou escrever de novo nao! hahuahauha!

Resumindo:
-> Achei que o disparo de airsoft doi menos do que de paintball
-> Paintball pode ser tão tático qnto airsoft, depende do estilo de jogo
-> Segue fotos da minha marcadora que está sendo pintada pelo meu amigo Rezende.
Se quiserem pintar alguma marcadora ou airsoft, o Rezende é o cara!

http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_6988.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_7004.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_7006.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_7205.jpg

RoninSnkShit
RoninSnkShit
15 anos atrás

Nossa… escrevi um post gigante e depois que eu enviei, ele nao apareceu. Nao vou escrever de novo nao! hahuahauha!

Resumindo:
-> Achei que o disparo de airsoft doi menos do que de paintball
-> Paintball pode ser tão tático qnto airsoft, depende do estilo de jogo
-> Segue fotos da minha marcadora que está sendo pintada pelo meu amigo Rezende.
Se quiserem pintar alguma marcadora ou airsoft, o Rezende é o cara!

http://i7.photobucket.com/albums/y253/jmmrezende/IMG_7205.jpg

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
15 anos atrás

Cinquini,
Onde fica a loja e quanto esta custando uma M-4?
Aqui no RJ esta dificil comprar

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Ta la no começo do texto Nicolaci

http://www.qgairsoft.com.br/

Abs
Mod MO

carlos vitorino
carlos vitorino
15 anos atrás

como faço para adquirir um m4a1 airsoft???vocês o vendem aqui?????

marcelo
marcelo
15 anos atrás

Mensagem editada pelo moderação

O Comércio de armas só pode ser feito com autorização do Exército!

luanderson
14 anos atrás

ei alguem sabe um cite verdadeiro mesmo que vende Colt Commando

Gustavo
14 anos atrás

Onde Vendem essas réplicas?
A minha m16 quebrou… 🙁

joao
joao
14 anos atrás

quanto custa e pra mandar no maranhão no cep 65061520 espero respostas

Raphael
14 anos atrás

Gostaria de ter uma mais eu nao entendi preciso ter algum sertificado para comprar uma dessas?

Odair Duarte
Odair Duarte
14 anos atrás

Como que eu faço para adquirir uma dessas? Gostaria muito de praticar o esporte se pudessem me dar uma “ajudinha” com os equipamentos e regras.

Fabio556
Fabio556
14 anos atrás

Lol disse:
7 de setembro de 2009 às 9:39
Meirelles,

Neguinho assalta com arma de brinquedo, tá ligado???

Abs.

E espero entrar na AMAN para comprar uma PT.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lol, não seo onde vc mora mas eu moro no RJ. Já passei por muitos assaltos ou tentativas de assalto e o que posso te dizer é: Essa lei de proibir armas de brinquedo é de uma estupidez sem tamanho.

Acompanhe o raciocínio. A lei faz com que o crime de assalto a mão armada tenhas as mesmas penas quando o assaltante o pratica com arma real ou de brinquedo. A arma de brinquedo era bem mais barata aqui no RJ nessa época que uma real. Hoje a situação é inversa. Na época vários menores de idade praticavam assaltos com tais armas de brinquedo, hoje praticam com armas reais, afinal, hoje elas são mais baratas e se a pena é a mesma… a efetividade da arma não. Estamos mais seguros agora do que estávamos antes dessa lei?

Se for pra alguém me acertar prefiro que seja com arma PT92 de brinquedo do que com um .32 enferrujado, principalmente considerando que o Estado é incapaz de me proteger de qualquer uma das duas formas de violência…

Infelizmente o pensamento que se adota é o mesmo daquele cara que encontra a mulher dando pra outro no sofá e vende o sofá… o Estado que é incapaz de coibir a violência finge que faz algo inventando leis que nada impedem, ou ainda mais, pioram as coisas. Frente à sua incapacidade de dar melhores destinos a esses menores ou pelo menos de impedir que se tornem bandidos ou ainda pelo menos impedir que assaltem, proibem as armas de brinquedo como se, com isso, eles não fossem roubar com armas reais, com facas, com chaves de fenda, com o que for. Partindo desse princípio vamos ter que fechar as lojas de ferramentas, as de carros, as de artigos esportivos afinal de qualquer uma dessas você tira objetos que podem ser armas……..

Em tempo, já que estamos falando de lei, não chame ninguém de neguinho, mesmo que seja apenas uma expressão idiomática. Isso é crime inafiançável se você for preso em flagrante, exceto é claro se você atirar na pessoa pra que ela não te denuncie, aí pode responder em liberdade desde que seja primário e não haja o flagrante que você evitou. Mais um exemplo de lei que prioriza as coisas erradas. Ao invés de dar uma medida sócio-educativa para o preconceituoso (que, vale dizer, está totalmente errado pois preconceito é INACEITÁVEL E INJUSTIFICÁVEL), leva-se o sujeito em cana, suja-se a ficha dele, estraga-se a vida dele……..

alexandro
alexandro
14 anos atrás

como fasso para entrar em alguma equipe do rio de janeiro?? estou muito afim mesmo me responde aê valeu

abraços.