Lula e Ahmadinejad - foto Reuters via Folha online

vinheta-clipping-forteDe acordo com a agência de notícias France Presse, um alto funcionário do governo israelense teria dito que o Irã enganou o Brasil e a Turquia com o acordo de troca de material nuclear, assinado poucas horas antes.

“Os iranianos enganaram o Brasil e a Turquia fingindo aceitar que o enriquecimento de parte do seu urânio seja feito na Turquia”, afirmou o funcionário que pediu anonimato. “Eles já fizeram o mesmo no passado, fingindo aceitar esse procedimento para diminuir a tensão e o risco de sanções internacionais, porém, em seguida, se negaram a cumprir o acordo”, disse.

Na manhã desta segunda-feira (horário local), os ministros de Relações Exteriores do Brasil, Turquia e Irã assinaram um acordo no qual o Irã enviará 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido para a Turquia e receberá de volta, em um ano, o material enriquecido a 20% (nível utilizado para um reator de pesquisa).

FONTE: Folha online, com France Presse

FOTO: Reuters, via Folha online

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
muscimol
muscimol
14 anos atrás

Uma pergunta … se o Irao der 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido para a Turquia e receber enriquecido a 20%, e se às escondidas enriquer 100 quilos a >80% quem vai vai ficar com a batata quente na mao? … o Lula ou o Erdogan?

….acho que alguem vai levar com um tiro no pé!!

Tito
Tito
14 anos atrás

Pois é Muscimol, tão querendo brincar com o que é sério.

Espero estar enganado, mas vejo nuvens negras no horizonte.

Abs

Hornet
Hornet
14 anos atrás

O blog colocou 3 matérias com viés negativo sobre o acordo com o Irã. Existem várias outros pontos de vista, mas o blog escolheu 3 com viés negativo (incluindo essa posição unilateral de Israel). Isso não é bom para o debate. Vou colocar uma aqui, com outro viés, pois debate não se faz dessa forma unilateral. “Acordo Brasil-Irã-Turquia é positivo e descrença “não tem sentido”, diz consultor da AIEA O consultor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e assistente do presidente da Eletronuclear Leonam dos Santos Guimarães afirmou ao Opera Mundi que o acordo entre Brasil, Irã e Turquia… Read more »

Floresteiro
Floresteiro
14 anos atrás

Concordo com o Hornet.

Vader
14 anos atrás

Hahahaha, o tal Leonam dos Santos Guimarães é consultor do GSI da Presidência da República. Ah tah… 🙂

Daonde ele tira que o Irã não tem acesso a urânio? Qual a fonte? Porque ele fala textualmente que “isso é totalmente falso”? Estranho um cientista falando assim…

R: PAPO DE DIPLOMATA! Mandaram ele falar o que falou…

Vader
14 anos atrás

Quanto à papagaiada mor: o Mollusco é hoje o “idiota útil” do “Zóio-Junto”. Conseguiu algum tempo para o Irão. Até que este teste seu primeiro artefato. Ou até que descumpra mais alguma resolução da AIEA… Como Edouard Daladier e Neville Chamberlain já foram, um dia, os idiotas-úteis de um tal de Adolf Hitler. O resultado é história… Nem vou falar mais nada sobre mais esta patacoada do Itamaralívia. O futuro dirá. Quanto a Israel, tem de continuar fazendo o que sempre fez: o que lhe der na telha. Ao contrário do grandão-bobão da AL, e de países maiores e/ou mais… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

mais uma posição, dessa vez da OTAN: “Para Otan, acordo com Irã é “potencialmente bom” O principal comandante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), almirante James Stavridis, afirmou nesta segunda-feira(17) que o acordo para troca de urânio enriquecido do Irã na Turquia é “um desenvolvimento potencialmente bom”. “Eu penso que este é um exemplo do que todos buscamos, que é um sistema diplomático que encoraje o bom comportamento como parte do regime iraniano”, afirmou. O almirante disse que o acordo é “potencialmente bom”, mas acrescentou que “obviamente nós temos um milhão de milhas a percorrer”. Os ministros de… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Mais um ponto de vista: “Cabe à AIEA validar acordo nuclear, dizem potências Representantes dos governos da Alemanha e da França declararam na manhã de hoje que caberá à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) validar o acordo assinado entre os ministros das Relações Exteriores do Irã, Turquia e Brasil. Christoph Steegmans, vice-porta-voz do governo alemão, indicou ainda que nenhum acordo pode substituir o assinado anteriormente entre o Irã e a AIEA a fim de evitar a aplicação de novas sanções contra Teerã. “Continua sendo importante que o Irã e a AIEA cheguem a um acordo”, disse Steegmans, quando perguntado… Read more »

diego
diego
14 anos atrás

Sabe o que me deixa chateado aqui no blog, é que sempre, digo de novo sempre jogam a politicagem e negativação do governo atual em tudo que se coloca aqui nas materias é por isso que as vezes eu não comento e nem se quer vejo a materia… e Hornet concordo com você amigo esta na cara o que você falou ai em cima. Quero deixar bem claro que não sou politico e pouco me importo com isso, so venho informar como frequentador da trilogia que não levem as materias pro lado que não tem nada a ver com o… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Diego,

também vejo do mesmo modo que vc. E não acho legal isso, não.

O legal é informar e debater. Mas pra informar, somente com pontos de vista variados, senão é doutrina (pegação de pé, visão canhestra ou o que for) e não informação.

abração bro!

Fuzila
Fuzila
14 anos atrás

Concordo com o amigo Hornet.

A imparcialidade mandou lembranças …

Fuzila
Fuzila
14 anos atrás

O jornal americano “The New York Times”, ainda não se sabe se o acordo “oferece ao Irã uma solução de curto prazo para seu longo enfrentamento com o Ocidente por causa de seu programa nuclear” ou se ele “se mostrará uma tática com o objetivo de desviar os esforços de estabelecer novas sanções contra Teerã”. O jornal observa que o acordo segue as mesmas linhas de outro proposto pelos países ocidentais em outubro e que não avançou porque o Irã acabou voltando atrás em sua posição. A reportagem afirma que ainda não se sabe se o governo do presidente Barack… Read more »

Francoorp
14 anos atrás

Deixa pra là Hornet, cada um acredita na mentira que quiser, e so se for muito cabeça fraca pra não perceber esta “pilotada” das informações !!! Sabemos todos que os Yankees querem guerra e não importa qual acordo será concluído como Irã, terão sempre uma estratégia para desmereçer, desacreditar, descredibilizar o Irã na comunidade internacional, afim de alcançar os seus objetivos bélicos e violentos, uma espécie de REPLAY do Iraque… e nós já vimos este filme, e ainda vemos !! Aquela região é importante demais para os Yankees, pra eles nunca deve haver paz no Oriente médio, pois assim ficaria… Read more »

Francoorp
14 anos atrás

Concluindo… Parabéns ao nosso presidente Lula e a todo o Itamaraty, pois fizeram o que os grandes não conseguiram, fizeram o Irã ASSINAR, repito ASSINAR, o papel que o Ocidente e a AIEA queria que eles assinassem.

Pouco importa o que vai acontecer daqui pra frente, pois a nossa parte foi feita, o papel está ASSINADO, PONTO !!

Agora vão ter que inventar uma nova desculpa para enfraquecer o Irã com sanções antes de tentar invadi-lo militarmente… como no Iraque, e parece que já estão fazendo isso… grande eficiência ocidental não é mesmo ??

Valeu !!

Vader
14 anos atrás

Mas pensando bem no assunto, o que o “Ocidente” tem a temer do Irão? Os mais fanáticos antiamericanos dirão: a “perda” de acesso a suas reservas de petróleo. Besteira: se o Irão não quiser vender seu petróleo para o Ocidente, vai vender pra quem? Só se for pra China, pois a Rússia já tem o bastante. Mas nem a China conta apenas com o óleo iraniano, até porque não há oleodutos ligando os dois países. Nem haverá tão cedo. Por outro lado, se os EUA quiser tomar petróleo de alguém, basta ir à Venezuela. Muito mais perto e muito mais… Read more »

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
14 anos atrás

Boa noite. Mas será que a coisa é simples assim? O Irã assinou o tratado e diz que vai continuar enriquecendo o urânio. Alguém está fazendo alguém de bobo.

Jmaster
Jmaster
14 anos atrás

Esse blog é bom , mas precisa ser menor imparcial… Só colocam notícia favoravel a Irsarel.

Não sou político e não torço pra nenhum partido. Parece que esse bolg sempre tenta ironizar os esforços do governo brasileiro lá fora.

Vader
14 anos atrás

ALDO GHISOLFI disse: 17 de maio de 2010 às 22:52 “O Irã assinou o tratado e diz que vai continuar enriquecendo o urânio. Alguém está fazendo alguém de bobo.” Hehehe caro Aldo, pois é. Ninguém está fazendo ninguém de bobo coisíssima nenhuma. Os bolivarianos do Itamaralívia podem ser incompetentes, ousados, metidos, qualquer coisa, mas nunca ingênuos. Isso se chama AGENDA! Tudo esquematizadonos mínimos detalhes. Que no caso é, na melhor das hipóteses, um Irão atômico, um OM desestabilizado de uma vez por todas, preço do barril do petróleo nas alturas (i.e., no Brasil, povo na m., com a Petrobrás dos… Read more »

Mauricio Veiga
14 anos atrás

Esses dois parecem irmãos!!!

Abraço

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Esse Vader deve ser o FHC, só pode, para ter tanta dor de cotovelo do Lula e falar tanta bobagem. Vá na farmacia e compre gelol para seu cotovelo que ja deve tar sangrando… Se amanhã o Irã processar mais urânio isso é outra historia. O acordo hoje acertado, é referente aos 1200 quilos de urânio enriquecido a baixos indices que o Irã (não Irão!) tem, repassados a Agencia de Energia Atômica e serão processados até 20% para uso medicinal. Fechou a questão. A briga na ONU era sempre para esse Urânio, o que o Irã iria fazer com ele,… Read more »

Tito
Tito
14 anos atrás

Pedro, tanto faz Ira ou Irão, as duas formas estão corretas, ok.

Vader, tu é o FHC mesmo???

Só levando os vermelhinhos na esportiva né. 😉

Tito
Tito
14 anos atrás

Errata Irã, não Ira.

É o sono, hehehe

🙂

Raul
14 anos atrás

Estranho um país que sempre ataca seus vizinhos, mata pessoas à vontade ao redor do mundo com agentes do Mossad e possuí um arsenal nuclear pode julgar qualquer outro país, principalmente o Irã que nunca atacou ninguém na história recente.

É isso que todos devem enxergar.
Só lamento os burros que ainda caem nessas estórias para crianças.

Elizabeth
Elizabeth
14 anos atrás

Deixa-me rapidamente explicar a questão da “bomba iraniana”, um assunto complexo altamente resumido. Para você ter uma bomba atômica é necessário dois tipos de combustível. Urânio acima de 90% ou Plutônio Enriquecer Urânio a 90% é caríssimo e demora, foi utilizado no projeto Manhattan como pulverização de risco, não se sabia ao certo se uma bomba de plutônio com a tecnológica da época seria possível nem se urânio a 90% seria viável, então se tentou as duas coisas e ambas deram certo, gerando duas bombas tecnicamente distintas, Fat Man (plutônio) e Litlle Boy (Urânio). Deste os anos 50, o caminho… Read more »

Fred
Fred
14 anos atrás

“Esse Vader deve ser o FHC, só pode, para ter tanta dor de cotovelo do Lula e falar tanta bobagem. Vá na farmacia e compre gelol para seu cotovelo que ja deve tar sangrando…”

kkkkkkkkkkkkkkkk perfeita descrição!

muscimol
muscimol
14 anos atrás

“Conseguiu algum tempo para o Irão. Até que este teste seu primeiro artefato. Ou até que descumpra mais alguma resolução da AIEA…” …eu nao gosto de ser ceptico mas se o Brasil aspira a um lugar do CS da ONU o caso do Irao pode dar barraca da grossa para voces. Se o Irao fizer algo as escondidas do tipo sesenvolver uma arma nuclear podem dizer adeus a um posto no CS da ONU. Essas coisas sao muito serias! ouve guerras que começaram por menos. Espero sinceramente que o Lula e o Erdogan estejam certos!! … mas um pais como… Read more »

Raul
14 anos atrás

É como eu sempre digo: o Irã não é o Iraque!
Que a bomba chegue logo!

Fred
Fred
14 anos atrás

Elizabeth: “Não, isto são dados da inteligência russa, país que mais coopera com o Irã hoje em programas nucleares civis, mas que tem colocado mais energia política e diplomática nos últimos 5 anos para evitar um Irã nuclear. Sabedoria política que sobra em Moscou, mas que falta em Brasília.” —————— Não é verdade… Brasil e Russia tem estado em contato constante através de encontros diretos entre suas mais altas autoridades, reunião recente dos BRICs em Brasilia, a ida de Lula à Moscou 2 dias antes de embarcar para o Irã, são só alguns exemplos. O fato é que não é… Read more »

DV
DV
14 anos atrás

Que o presidente o Irã é um cretino, ninguém tem dúvida, mas quem quer paz tem de negociar até com o demônio.

Além disso, o acordo firmado é quase uma fotocópia de um acordo proposto pelos EUA há 8 meses atrás. Por que agora estão torcendo o nariz? Só porque foram turcos e brasileiros a negociarem?

Estou com o Hornet. O blog realmente foi muito enviesado na escolha das matérias que postou.

KeplerK
KeplerK
14 anos atrás

Quanto ao Irã, veremos. Quanto a Israel, já sabemos que são os maiores enganadores do planeta. Dizem há décadas que não tem sequer um estalinho nuclear, mas todo mundo sabe que escondem pra lá de 100 ogivas. São uns brincantes… E ainda tem jornalista que dá crédito a esses caras.

KeplerK
KeplerK
14 anos atrás

Os EUA e outras nações vassalas (Reino Unidos etc.) estão minimamente interessados na paz. O negócio deles é impedir a qualquer custo que outras nações desenvolvam a tecnologia nuclear (nós no meio). Não abrem mão do monopólio tecnológico e bélico para amedrontar o mundo. Para isso qualquer desculpa serve, mesmo as mais esfarrapadas e falsas, tipo Armas de Destruição em Massa e por aí vai. Se de quebra der pra roubar o petróleo de alguém, aí é que a coisa fica boa mesmo.

robert
robert
14 anos atrás

Parece que tem gente que tem bola de cristal por ai….

Só futuramente vai ter como afirmar se é negativo ou positivo esse acordo. No mais, é tudo especulação e dor de cotovelo de nação grande.

Brasil e Turquia são os únicos que conseguem tratar o Irã como outro país.

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Uma vez li um artigo de um especialista americano falando que o Irã já tem bomba atomica nos meados dos anos 90. Que foi os russos que forneceram logo quando caiu o regime comunista, e foi fornecido pela mafia russa, e outra vcs acha que a Russia deixaria atacar o Irã se é que está construindo os reatores do Irã. Não se esquece Irã não é Iraque as forças armadas do Irã é bens mais treinada do que do Sadam Hussein. Rússia alerta para ataque dos EUA contra o Irã no futuroFoto: Alexander Nemenov/ AFP Premiê israelense esteve com o… Read more »

Tito
Tito
14 anos atrás

Elizabeth disse:
18 de maio de 2010 às 2:30

Perfeito, e obrigado pela explicação.

Abs

Vader
14 anos atrás

Perfeito Elizabeth, obrigado pela aula.

Vader
14 anos atrás

Pedro disse:
18 de maio de 2010 às 0:46

Cara, não sou FH p. nenhuma e “Irão” é tão correto como “Irã” (não seja preguiçoso, procure antes de “bater o martelo”).

No mais, seu antiamericanismo é tão latente que não vou me dar ao trabalho de discutir contigo. Digno do “perfeito-idiota-latino-americano”.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

“17/05/2010 – Irã deve confirmar por escrito acordo nuclear, diz AIEA …De acordo com o que foi exposto lá, esperamos agora do Irã uma notificação escrita que indique que está de acordo com as disposições mencionadas na declaração …” Não foi assinado! O próprio AIEA que diz. Vamos ver o que vai dar…. “…17/05/2010 – Analistas dão pouco crédito a acordo nuclear, mas vêem primeira concessão do Irã …O acordo nuclear feito entre o fechado regime iraniano e a dupla Brasil-Turquia não terá respaldo nas potências ocidentais que querem impor mais sanções à teocracia islâmica, mas ao menos trouxe a… Read more »

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Este acordo me lembra os antecedentes da 2ª Guerra Mundial, é a história se repetindo meus amigos. Abraço.

Excel
Excel
14 anos atrás

Muito obrigado pelos esclarecimentos Elisabeth. Você nos deu uma aula sobre a questão. Continue colaborando com o blog por favor.
Lula jogou M.. no ventilador por causa de uma foto e algumas manchentes nos jornais, e a longo prazo vai ficar patente que destruiu a credibilidade da diplomacia brasileira para bancar o palhaço dos iranianos. Lula para de beber !!!
Acredito que dentro do Itamarati Amorim vai ser responsabilizado pela burrada mais trágica na história da instituição.
O que se leva anos para se construir leva-se minutos para se destruir. Parabéns Amorim.

Dell72
Dell72
14 anos atrás

Vader: prece que esta sedento por sangue ou que desacreditou no ser humano, que não existe mais nada de bom entre nós? …com certeza os cordeiros morreram todos e ficaram só os lobos que agora terão que engolir um ao outro, mas mesmo nesse cenario creio que tenha alguns mais sensatos que outros, uns vendo a possibilidade de ter um ganho mais adiante e assim vai pelos bastidores sem que saibamos as reais intenções (e nunca saberemos), então entre o que se apresenta(ou o que mostram para nós) eu prefiro “acreditar” que esta sendo feito o melhor para o momento.… Read more »

Vader
14 anos atrás

Dell72 disse:
18 de maio de 2010 às 11:35

É um ponto de vista meu caro. Merece todo meu respeito. Mas do meu ponto de vista, é total ingenuidade: um povo que pensa como você é o sonho de consumo de todos os políticos.

Como tive alguma vivência com esta corja, tenho esta convicção plena. E escute o que lhe digo: eles não valem NADA, qualquer que seja o partido/corrente! Nem aqui, nem na Lua. Político bom é político com quatro círios ao redor.

Sds.

Francoorp
14 anos atrás

Elizabeth disse:
18 de maio de 2010 às 2:30

“Para obter este combustível você coloca urânio e um reator e dentro de algum tempo ele produz urânio.”

Somente uma correção, ele produz PLUTÔNIO e não URÂNIO, como escrito…

Valeu !!

The Captain
The Captain
14 anos atrás

Elizabeth, obrigado pela extraordinária aula que recebi de você.
A Trilogia em muito se (e nos) enriqueceria se procurasse as causas de questões polêmicas levantadas, com uma análise isenta, como a prestada por você. Fica aí portanto a sugestão.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
14 anos atrás

Com a imensa vontade de ter destaque politico nas ações que rondam o mundo (e consequentemente garantir um assento na ONU), o governo brasileiro, pode acabar entrando em uma canoa furada. O Brasil não consegue arcar com a responsabilidade de ter um provavel resultado negativo das ações que tenta promover agora, junto ao Irã, num futuro próximo. Ao contrário dos EUA nós não temos poder (militar) suficiente para impor respeito, e poderemos sofrer graves consequências por nos meter onde não somos chamados (imaginem daqui a alguns anos o Irã enviando tropas terroristas atacar o Brasil), sem contar que defendendo o… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

O pior de tudo é ver os “companheiros” falando que as grandes nações temem que o Brasil se torne uma potência. Tem gente que não conhece as regiões metropolitanas das grandes cidades brasileiras e acaba acreditando nesse “conto do vigário” que foi inventado pelo FHC e que agora é repetido pelo Lula. A única verdade é que nos últimos 16 anos o Brasil continou sendo um país de terceiro mundo, cheio de injustiças sociais e abarrotado de políticos ladrões e sem compromisso nenhum com o futuro da nação. E não me venham os “companheiros” ou os “neo liberais” dizendo que… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

E meus sinceros PARABÉNS a Elisabeth pela aula que deu sobre o assunto.

É um privilégio ter gente do seu nível por aqui.

Elizabeth
Elizabeth
14 anos atrás

“Somente uma correção, ele produz PLUTÔNIO e não URÂNIO, como escrito…”

Ola Francoorp

Foi um erro de digitação. Desculpe.

Francoorp
14 anos atrás

“Elizabeth disse:
18 de maio de 2010 às 15:11

Ola Francoorp

Foi um erro de digitação. Desculpe.”

Desculpar de que? Este é um excelente texto, muito coeso e claro. Parabéns !

Dell72
Dell72
14 anos atrás

Vader o que no fundo eu preso é o dialogo, como estamos fazendo. E como falei não existem mais cordeiros somentes lobos em todos os graus, em todas as rodas em qualque lugar. Não sou tão ingenuo assim ou talvez queira parece-lo? uma duvida. O que estamos fazendo aqui de certo modo não seria politica também? pra ficar claro no meu entender não tinhamos que nos intometer neste “angu”, sou totalmente contra, mas como certas decisões são tomadas e ai entra outra questão, que é a da informação, onde o que sabemos é o que interessa ser passado para nós,… Read more »