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A EADS North America, American Eurocopter e Lockheed Martin, com seu AAS-72X, disputam com o Sikorsky X-2 abaixo, o Programa Armed Aerial Scout do Exército dos EUA. Quem vai levar?
Vai dar Fennec Esquilo Made in Brazil (Helibras) ou Ciraré Made in Argentina.
Ehehe
Bosco
14 anos atrás
Esse seria o momento de se ter coragem para avançar na tecnologia do helicóptero. Dar um salto qualitativo que irá marcar para sempre a indústria aeroespacial.
A tecnologia do X-2, se vencer, brindará o mundo com o segundo conceito de uma aeronave híbrida, um helicóptero composto que poderá ter o dobro da velocidade dos atuais e com muito mais alcance.
LBacelar
14 anos atrás
Esse X2 é muito maneiro, o design agressivo dele lembra uma mamba negra.
Nick
14 anos atrás
A Bell Textron existe mais?? Quem adquiriu ela???
[]’s
MA
14 anos atrás
Nick, se não estou enganado a Bell ainda existe e não foi comprada por ninguém!
Esse conceito do X2 parece ser maneiro! Mas eu não creio que seja escolhido não. Ou pelo conservadorismo da cúpula militar norte-americana ou por falta de funcionalidade em algum aspecto do projeto. Sei não, se fosse eficiente por que não foi usado?
Alguém sabe de algum protótipo que tenha tido um conceito semelhante? Obrigado.
Tiago Jeronimo
14 anos atrás
Eu me apaixonei pelo design do X-2 mas me parece muito avançado e pouco convencional para ser adotado como vem acontecendo nos últimas concorrências dos USA, como o YF-23 e o JSF da boeing.
FighterSkill
14 anos atrás
Caraca..este aeronave é muito show!
Se for capaz de superar os concorrentes no requesitos os EUA simplesmente colocarão um novo conceito.
E como os EUA não temem mudanças…(vide o Osprey) acredito que seja possível esta bela maquina vingar.
Tiago Jeronimo
14 anos atrás
Ainda sobre o X-2 ele me parece uma mistura de dois protótipos anteriores da Sikorsky o S-69 e o S-72
Tiago, na verdade ele é oriundo do S-69 que usava o conceito ABC (conceito da pá que avança). Esse “conceito” tecnológico usa um rotor duplo coaxial contra rotativo, rígido, que consegue driblar as limitações da performance de um helicóptero convencional. Com certeza se conseguirá velocidades da ordem de 500 km por hora e pelo menos o dobro do alcance. A grande vantagem de um “helicóptero” com maior velocidade é que poderá escoltar o V-22, por exemplo. Coisa que helicópteros convencionais não conseguem. O S-72 era um projeto de um helicóptero de “rotor parado”, que propunha que o rotor reduzisse sua… Read more »
Bosco
14 anos atrás
Muitos poderão dizer que o X-2 é cópia do Kamov russo, mas já adianto que estão completamente equivocados.
Apesar dos dois usarem um rotor coaxial duplo contrarotativo são conceitos diferentes.
O da Sikorsky é bem mais avançado e conta com uma hélice propulsiva, já que em grande velocidade o rotor principal funciona no modo “auto-rotação”, desconectado das turbinas e portanto não produzem empuxo.
Hugo
14 anos atrás
Será que um Super-Tucano não conseguiria realizar a maioria das missões desse helicóptero não? Ficaria bem mais em conta…
MA
14 anos atrás
Interessante Bosco! Mas creio que tão altas velocidades só seriam possíveis caso os rotores principais fossem travados ao acionar o propulsor traseiro, senão poderia haver a intercessão das pás e a destruição do rotor por conta do forte fluxo de ar nessa velocidade. Ou uma mudança brusca no passo-de-helice.
Não sei não, parece interessante o conceito! Mas escoltar OV-22 com apenas dois pontos duros é dureza…
Abraços
Bosco
14 anos atrás
MA,
sem falar que o X-2 na verdade é uma aeronave demonstradora de conceito, que já voa.
A proposta da Sikorsky para esse programa do US Army será baseado no X-2, que já existe.
Ou seja, já existiu no passado uma aeronave usando esse conceito experimental (S-69) e hoje há outra (o X-2).
Bosco
14 anos atrás
MA, os rotores reduzem sua velocidade até quase pararem (exagero) não permitindo o fenômeno da perda de sustentação e do aumento do arrasto da pá que avança chegando perto da velocidade do som. Quanto aos pontos duros sem dúvida deve ser mais que apenas esses dois, e possivelmente um canhão de controle remoto no nariz. Um abraço. Provavelmente também poderá levar 2 tripulantes no compartimento traseiro para operar metralhadoras manuais (????) Deve-se salientar que as armas mais usadas em escolta são os canhões, metralhadoras e foguetes não guiados, além de mísseis ar-ar. Os mísseis ar-sup guiados são pouco usuais. O… Read more »
Bosco
14 anos atrás
MA,
me desculpe por te abraçar antes da hora. rsrsrsr
Galileu
14 anos atrás
Tem o dedo da nasa pelo menos no S72, será que virá mísseis e foguetes novos?
Também to achando que eles vão de esquilo, com seu armamento made in brazil, canhão fixo e uns foguetinhos…haha
Luis Rodrigo
14 anos atrás
Amigos, temos um problema de tradução aqui
Armed Aerial Scout deve ser traduzido para Esclarecedor Aéreo Armado e não “Escolta” como foi traduzido no artigo, por isso vemos aparelhos leves e aparentemente velozes, com pouca blindagem, são aeronaves para agilidade e não algo para “escoltar” alguem e tomar impactos.
SDS
Bruno Rocha
14 anos atrás
Bosco
Boa Bosco. Você me fez lembrar daquele filme do Arnold Schwarzenegger, O Sexto Dia.
Esses helicópteros do filme ainda possuíam propulsor a jato.
Ele tinha um par de “hélices”, mas essas eram mais largas. Quando paravam de girar, ficavam em posição de “flecha” como asas de um avião rápido.
Mas as asas deveria pesar muito. Se fosse na realidade, deveria ser feira 100% de material composto e ocas por dentro. Só assim para aquelas “pranchas” aguentarem a alta rotação.
Bem que poderiam ter um conceito real dessa aeronave.
Bosco
14 anos atrás
Um possível escolta do V-22 deve ser capaz não só de acompanhá-lo em termos de velocidade como ter alcance equivalente.
Se for escolhido um projeto derivado do X-2, estará claramente sinalizado a intenção do US Army em adquirir o V-22 para missões de assalto ou mesmo outra aeronave composta para o futuro.
HKozamek
14 anos atrás
Esse rotor de cauda não lembra o do Dornier 335?
MA
14 anos atrás
Então na verdade é o futuro “Scout” americano? É Bosco, vamos esperar mais umas décadas por esse conceito ser aplicado na prática, porque quase certamente os americanos não gastarão no desenvolvimento de um helicoptero caro para ser o novo vetor de reconhecimento/ataque leve sob asas-rotativas.
Acho que o AAS-72X já levou.
abraços, companheiro
Francoorp
14 anos atrás
Dois rotores que giram em sentidos inversos na parte superior da aeronave… lembra muito os Helis Russos.
O interessante é a colocação da hélice posterior, esta sim, muito inovadora… parece coisa da 2GM, dos projetos mirabolantes dos Nazis !!
Aqui se encontram alguns projetos mirabolantes que falo:
MA,
mas pelo que sei o X-2 é um projeto particular da Sikorsky para uso civil, inclusive. E já conta com quase 30 anos de desenvolvimento se for contar desde o S-69 com o conceito “ABC”.
O programa AAS vai entrar de carona.
Eu acho que o X-2 leva. Só não sei se o programa sobrevive aos cortes.
Sopa
14 anos atrás
Vai dar Eurocopter !
Sds.
fsinzato
14 anos atrás
Mestre Bosco,
Normalmente nos compósitos que já vi, parte da sustentação se daria por asas, junto com o rotor em alto rotação.
Neste caso por ser um helicóptero leve não há a necessidade de asas?
O duplo rotor principal teria lago a ver?
Abs.
Ps. Acho que o rotor traseiro ficaria melhor carenado.
Vai dar Fennec Esquilo Made in Brazil (Helibras) ou Ciraré Made in Argentina.
Ehehe
Esse seria o momento de se ter coragem para avançar na tecnologia do helicóptero. Dar um salto qualitativo que irá marcar para sempre a indústria aeroespacial.
A tecnologia do X-2, se vencer, brindará o mundo com o segundo conceito de uma aeronave híbrida, um helicóptero composto que poderá ter o dobro da velocidade dos atuais e com muito mais alcance.
Esse X2 é muito maneiro, o design agressivo dele lembra uma mamba negra.
A Bell Textron existe mais?? Quem adquiriu ela???
[]’s
Nick, se não estou enganado a Bell ainda existe e não foi comprada por ninguém!
Esse conceito do X2 parece ser maneiro! Mas eu não creio que seja escolhido não. Ou pelo conservadorismo da cúpula militar norte-americana ou por falta de funcionalidade em algum aspecto do projeto. Sei não, se fosse eficiente por que não foi usado?
Alguém sabe de algum protótipo que tenha tido um conceito semelhante? Obrigado.
Eu me apaixonei pelo design do X-2 mas me parece muito avançado e pouco convencional para ser adotado como vem acontecendo nos últimas concorrências dos USA, como o YF-23 e o JSF da boeing.
Caraca..este aeronave é muito show!
Se for capaz de superar os concorrentes no requesitos os EUA simplesmente colocarão um novo conceito.
E como os EUA não temem mudanças…(vide o Osprey) acredito que seja possível esta bela maquina vingar.
Ainda sobre o X-2 ele me parece uma mistura de dois protótipos anteriores da Sikorsky o S-69 e o S-72
http://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-72
http://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-69
Tiago, na verdade ele é oriundo do S-69 que usava o conceito ABC (conceito da pá que avança). Esse “conceito” tecnológico usa um rotor duplo coaxial contra rotativo, rígido, que consegue driblar as limitações da performance de um helicóptero convencional. Com certeza se conseguirá velocidades da ordem de 500 km por hora e pelo menos o dobro do alcance. A grande vantagem de um “helicóptero” com maior velocidade é que poderá escoltar o V-22, por exemplo. Coisa que helicópteros convencionais não conseguem. O S-72 era um projeto de um helicóptero de “rotor parado”, que propunha que o rotor reduzisse sua… Read more »
Muitos poderão dizer que o X-2 é cópia do Kamov russo, mas já adianto que estão completamente equivocados.
Apesar dos dois usarem um rotor coaxial duplo contrarotativo são conceitos diferentes.
O da Sikorsky é bem mais avançado e conta com uma hélice propulsiva, já que em grande velocidade o rotor principal funciona no modo “auto-rotação”, desconectado das turbinas e portanto não produzem empuxo.
Será que um Super-Tucano não conseguiria realizar a maioria das missões desse helicóptero não? Ficaria bem mais em conta…
Interessante Bosco! Mas creio que tão altas velocidades só seriam possíveis caso os rotores principais fossem travados ao acionar o propulsor traseiro, senão poderia haver a intercessão das pás e a destruição do rotor por conta do forte fluxo de ar nessa velocidade. Ou uma mudança brusca no passo-de-helice.
Não sei não, parece interessante o conceito! Mas escoltar OV-22 com apenas dois pontos duros é dureza…
Abraços
MA,
sem falar que o X-2 na verdade é uma aeronave demonstradora de conceito, que já voa.
A proposta da Sikorsky para esse programa do US Army será baseado no X-2, que já existe.
Ou seja, já existiu no passado uma aeronave usando esse conceito experimental (S-69) e hoje há outra (o X-2).
MA, os rotores reduzem sua velocidade até quase pararem (exagero) não permitindo o fenômeno da perda de sustentação e do aumento do arrasto da pá que avança chegando perto da velocidade do som. Quanto aos pontos duros sem dúvida deve ser mais que apenas esses dois, e possivelmente um canhão de controle remoto no nariz. Um abraço. Provavelmente também poderá levar 2 tripulantes no compartimento traseiro para operar metralhadoras manuais (????) Deve-se salientar que as armas mais usadas em escolta são os canhões, metralhadoras e foguetes não guiados, além de mísseis ar-ar. Os mísseis ar-sup guiados são pouco usuais. O… Read more »
MA,
me desculpe por te abraçar antes da hora. rsrsrsr
Tem o dedo da nasa pelo menos no S72, será que virá mísseis e foguetes novos?
Também to achando que eles vão de esquilo, com seu armamento made in brazil, canhão fixo e uns foguetinhos…haha
Amigos, temos um problema de tradução aqui
Armed Aerial Scout deve ser traduzido para Esclarecedor Aéreo Armado e não “Escolta” como foi traduzido no artigo, por isso vemos aparelhos leves e aparentemente velozes, com pouca blindagem, são aeronaves para agilidade e não algo para “escoltar” alguem e tomar impactos.
SDS
Bosco
Boa Bosco. Você me fez lembrar daquele filme do Arnold Schwarzenegger, O Sexto Dia.
http://www.lazygranch.com/images/mojaveair/chopper1.jpg
http://www.rotaryaction.com/images/6daywcraft.jpg
Esses helicópteros do filme ainda possuíam propulsor a jato.
Ele tinha um par de “hélices”, mas essas eram mais largas. Quando paravam de girar, ficavam em posição de “flecha” como asas de um avião rápido.
Mas as asas deveria pesar muito. Se fosse na realidade, deveria ser feira 100% de material composto e ocas por dentro. Só assim para aquelas “pranchas” aguentarem a alta rotação.
Bem que poderiam ter um conceito real dessa aeronave.
Um possível escolta do V-22 deve ser capaz não só de acompanhá-lo em termos de velocidade como ter alcance equivalente.
Se for escolhido um projeto derivado do X-2, estará claramente sinalizado a intenção do US Army em adquirir o V-22 para missões de assalto ou mesmo outra aeronave composta para o futuro.
Esse rotor de cauda não lembra o do Dornier 335?
Então na verdade é o futuro “Scout” americano? É Bosco, vamos esperar mais umas décadas por esse conceito ser aplicado na prática, porque quase certamente os americanos não gastarão no desenvolvimento de um helicoptero caro para ser o novo vetor de reconhecimento/ataque leve sob asas-rotativas.
Acho que o AAS-72X já levou.
abraços, companheiro
Dois rotores que giram em sentidos inversos na parte superior da aeronave… lembra muito os Helis Russos.
O interessante é a colocação da hélice posterior, esta sim, muito inovadora… parece coisa da 2GM, dos projetos mirabolantes dos Nazis !!
Aqui se encontram alguns projetos mirabolantes que falo:
http://www.luft46.com/
Valeu !!
MA,
mas pelo que sei o X-2 é um projeto particular da Sikorsky para uso civil, inclusive. E já conta com quase 30 anos de desenvolvimento se for contar desde o S-69 com o conceito “ABC”.
O programa AAS vai entrar de carona.
Eu acho que o X-2 leva. Só não sei se o programa sobrevive aos cortes.
Vai dar Eurocopter !
Sds.
Mestre Bosco,
Normalmente nos compósitos que já vi, parte da sustentação se daria por asas, junto com o rotor em alto rotação.
Neste caso por ser um helicóptero leve não há a necessidade de asas?
O duplo rotor principal teria lago a ver?
Abs.
Ps. Acho que o rotor traseiro ficaria melhor carenado.