O Forças Terrestres é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br), especializado em Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia
Po, jah falei para o chefe tirar a maquina xerox da China!!
Raphael
16 anos atrás
Nota se tambem a semelhanca do UAV na quarta foto a um outro sistema famoso que nem precisa falar o nome.
Bosco
16 anos atrás
Se a natureza conseguiu fazer um bilhão e meio de compatriotas “cara dum, focinho do outro”, o mínimo que a China pode fazer é dar o troco e copiar a tecnologia alheia.RS.rs.rs….
Pelo jeito o único departamento chinês com criatividade é o de espionagem industrial.
Hj em dia eles copiam, amanha eles desenvolvem sozinhos!!!
È interessante notar, pelas fotos, q eles só dominam a tecnologiade defesa de ponto… defesa AA de mais longa distancia parecem nao conhecer…
João-Curitiba
16 anos atrás
Uma vez o Chacrinha disse que em televisão “nada se perde, nada se cria, tudo se copia”.
Parece que em matéria de defesa também não. Pelo menos para os chineses.
GustavoB
16 anos atrás
Eles estão errados?
RL
16 anos atrás
Ai eu pergunto.
Temos o MAA-1B Piranha, e brevemente o Darter.
Temos o SABER M60 e brevemente o SABER M200.
Temos os veículos da AVIBRÁS como (Guará, AVBL etc).
Temos a Aeroeletrônica, MECTRON, ATECH enfim…
Será que ao menos um veículo AVBL ou Guará, tendo um radar SABER M-60, um conjunto de misseis MAA-1B e DARTER com softwares gerenciadores de posicionamento de alvo e lançamento, não seria possível nós desenvolvermos, mesmo que seja para um mero protótipo?
Acredito que a diferença entre eles e nós, é atitude e maaais uma vez, venho eu criticar o governo, más não tem outra explicação.
Falta é vontade politica em focar os olhos para estes pequenos detalhes e que fazm toda a diferença.
Ao que parece, tudo esta caminhando para uma mudança de cenário, graças ao PND. Deus queira que estes detalhes passem a ser mais perceptiveis por essas autoridades, assim, não precisariamos copiar nada, más apenas colocar em prática o que já temos. Só falta acertar as peças.
Abraços.
Invincible
16 anos atrás
Pois é!
Quem é que tem aviões? Eles ou nós? Quem é que tem tanques, armas, navios, subs e tudo mais?
Se estão copiando é problema deles. Se acontecer uma guerra não vai aparecer a OMC para dizer que eles não podem usar aquelas armas.
Burro foi o nosso presidente que apoiou a entrada da China na OMC. Política da Avestruz…
O próximo passo deles será copiar os aviões da Embraer.
Os únicos que perdem com isso somos nós que não temos nada!
Excel
16 anos atrás
Existem formas de copiar idéia alheia: discretamente ou escancaradamente. A forma como os chineses escolheram a segunda forma de “inspiração” denuncia a prepotência deles. Se o Brasil não compactua com esta forma de “desenvolvimento” é porque tem um mínimo de respeito pelos outros. O que é muito bom.
Corsario-DF
16 anos atrás
Exatamente Invencible, isso fatalmente vai ocorrer, e não só com a Embraer, mas com a Airbus também, pois eles vão copiar…
Agora deve ser estranho o USArmy dá de frente contra esses “Hunvee” chineses, eles vão ficar confusos, pois vão achar que estão atacando aliados… rsrsrsrsrsrs. Em momento algum acho que eles estão errados, pois se pensar que a pólvora foi invetada por eles e todo mundo copiou, porque eles não podem fazer o inverso.
Sds.
Alfredo_Araujo
16 anos atrás
È… mais vcs tem q ver q a China é o maior comprador dos produtos brasileiros!! Como o Brasil nao defenderia a entrada da China na OMC?? Nao tem logica o q vcs falaram!!!
E a questao da copia dos avioes brasileiros… é um grande dilema da Embraer!! Pois os chineses impuseram q se não transferirmos tecnologia para eles, vao fechar as portas do mercado chines para a Embraer!! E como uma empresa globalizada fica sem participação no maior mercado consumidor do mundo???? É mais complexo do q vcs axam… eles copiam pq tem poder politico para isso!!! O poder de 1 bilhao de consumidores avidos por comprar mais e mais!!!
Ninguem quer ficar de fora dessa boquinha…. inclusive nos!!
Invincible
16 anos atrás
Caramba!!!
Aqueles Hummers são Paraguaios???? Ou melhor Chineses…
Olha… não percebi! (se bem que olhei rápido)
O LOCOOOOO… Tomoram que não caia nenhum OVNI na China.
O Brasil podia dar para a China o projeto do Osório… assim pelo menos ele copiariam e poderiamos ver o Osório ser produzido.
Agora uma pergunta!
Essa mania Chinesa de copiar as coisas não é uma grande vantagem para eles? Primeiro porque identificam os problemas dos equipamento e segundo porque poupam um período significativo de pesquisa.
Não seria esta uma estratégia do governo para eliminar o “gap” tecnológico?
RT
16 anos atrás
Tudo que eles copiam funciona mesmo ou é só no visual? Se ficar igual ou melhor que o original bom para eles e ruim para quem teve todo o esforço para criar algo novo.
Eles podiam pelo menos disfarçar um pouco para não ficar tão na cara que é uma copia.
Marcos
16 anos atrás
Após a 2ª Grande Guerra os Japoneses também começaram assim e se tornaram a potência que são hje, copiar e espionar pode não ser muito louvável porém tem se mostrado eficiente para nações emergentes, não esqueçam que os chinas já colocaram um homem no espaço, a droga é que nem isso estes políticos de “mierda” conseguem fazer no brasil, só ficamos em primeiro no desvio de verbas!
LeoPaiva
16 anos atrás
Concordo Invencible, até copiar, ou usar engenharia reversa, exige capacidade técnica e formação de muita mão de obra qualificada, investimento em educação e etc. O mercado chinês tem muito a oferecer ao mundo, por isso eles tem poder de barganha para comprar tecnologias e direito de fabricação sob licença, e depois saem como loucos desenvolvendo tudo o que compraram ou surrupiaram.
Por enquanto pode parecer divertido a cara de pau dos chinas, enquanto eles estiverem copiando torpedos e carros americanos, sistemas antiaéreos e aviões russos,” tá tudo beleza”, mas quando eles resolverem copiar um S Tucano, um Legacy, ou até o ASTROS II, e vender bem mais barato, a graça para nós vai acabar rapidinho.
Baschera
16 anos atrás
Senhores,
Tudo ou quase tudo que produziamos ou tentamos produzir em matéria de defesa no passado recente, também era de certa maneira uma cópia degradada em alguns casos ou um aperfeiçoamento em outros casos.
Poderiamos fazer igual aos chinas ?? Sim, se tivermos verbas como eles, poderiamos fazer até melhor.
O que adianta desenvolver um Guará se ninguém compra ???
Sds.
rodrigo rauta
16 anos atrás
Na boa, eles estão errados? ate pode ser anti-etico, mas estão defendendo o deles. A forma como fazem isso é discutivel? É . Mas algum de vcs naun ia querer uns 100 J-10 voando pela nossa FAB? ou alguns desses sistemas ai de cima equipando alguns batalhoes do nosso Exercito? Pode ate ser errado, mas na hora que o bicho pega ninguen vai lembrar disso…
Wolfpack
16 anos atrás
Copiaram os Humvee… Daqui a pouco copiam o Obama…
Marine
16 anos atrás
Isso foi na China ou em Ciudad del Este??!!
Rsrsrsrsrs…
Joao
16 anos atrás
Wolfpack,tenho um plano secreto…vamos mandar o Lula pra la,assim eles copiam,produzem uma enorme quantidade,e a gente ganha a corrida com ales…rsrsrs. Rl,voce tem razao;sim
temos o MAA-1B Piranha, brevemente o Darter,
temos o SABER M60 e brevemente o SABER M200.
Temos os veículos da AVIBRÁS como (Guará, AVBL etc).
Tambem temos a Aeroeletrônica, MECTRON, ATECH enfim… O problema nao e esse. O problema e que quando produzimos,sao quantidades minusculas,como duas duzias de MAA-1B Piranha,meia duzia de SABER M60,uma duzia de Astros,e por ai vai. Infelizmente,o Brasil nao pensa pequeno. Quando pensa,pensa minusculo.
Invincible
16 anos atrás
Alfredo_Araujo!
Desculpe, mas nosso maior comprador são os EUA.
E a nossa balança comercial é deficitária com a China.
Minha esperaça é que essa crise está fumando a economia Chinesa e deixando eles mais fracos.
Não se esqueçam de os EUA negocia com os outros com certos princípios mas os Chineses destroem como nuvens de gafanhotos!!!
O Lula apoiou a China porque esperava apoio para entrar no conselho de segurança da ONU. Tomo uma bolada nas costas!!!
João-Curitiba
16 anos atrás
Caro Baschera
A sua preocupação com o Guará pode ser estendida a todos os demais produtos de defesa que o Brasil produz.
Primeiro nossas FAs precisam tê-lo em bom número. No 7 de Setembro precisam desfilar pelo menos um 100 mostrando suas mais diversas versões (se houver). Nas missões da ONU, temos de usá-los em todas as versões disponíveis, assim como nas operações militares conjuntas com nações amigas.
Depois disso deve ser mostrado em feiras internacionais, acompanhado de uma boa fonte de crédito, uma vez que raramente alguém compra à vista. Também pode ser feito por escambo, com troca direta por mercadorias que nos interessem (não sei porque o Brasil não faz isso).
Também pode ser “empurrado” quando de negociações comerciais tipo a que a Bolívia e o Equador nos impuseram. Os adidos comerciais e militares que existem nas embaixadas no exterior devem estar orientados para oferecerem nossos produtos sempre que houver oportunidade.
Enfim, é assim que os grandes países exportadores fazem.
Corsario-DF
16 anos atrás
Galera mudando um pouco de assunto, hoje presenciei o molusco barbudo em reunião com representantes (acho que é o chefe de estado e respectivos adidos militares) da Coréia do Sul, no Palácio do Itamarati. Será que foi para tratar assuntos de defesa??? KDX-II, KDXIII e NaP??? Sonhar ainda não está sendo cobrado imposto…
Sds.
Invincible
16 anos atrás
Não não… No mínimo o Molusco Megalomaniaco deve estar querendo unificar as Coreias e um só! Dizendo que o Brasil pode fazer isso!
Logo logo ele vai querer mediar a paz entre palestinos e israilenses.
As vezes eu sinto pena do Moluscão! Ninguém conta nada para ela…
Podiamos mudar o nome dele para Alice… Afinal vive no país das maravilhas!!!
Eduardo
16 anos atrás
Rodrigo,
Eu acho que já ouvi esse argumento antes…
Agora não tenho certeza se foi do Daniel Dantas, o Marcos Valério, o Maluf, o Pitta, o PC Farias…
É claro que devemos desenvolver nossa tecnologia, mesmo copiando, como os japoneses, chineses, coreanos, russos (lembrar do concordski, cópia escarrada do concorde franco-britânico?) fizeram e fazem. Mas, isto só pode dar certo, à longo prazo. A curto prazo, comprar com transferência de tecnologia, é o jeito. Aliás, peço licença aos amigos para repetir o que já escreví em um dos Blogs: não estamos nos armando para enfrentar os Estados Unidos da América. Pelo contrário, não temos interesse nenhum em hostilizá-los (nenhum mesmo). Por outro lado, tecnicamente, não se pode enfrentar uma superpotência, em guerra convencional,com FAA de terceiro mundo. A única forma de um país mais fraco enfrentar uma superpotência (sejam os americanos, russos ou, está pintando, os chineses) é através da guerra de guerrilhas (com apoio popular, todo mundo junto. Vide estratégia brasileira, bem divulgada, para a defesa da Amazônia). Precisamos, sim, nos prepararmos contra nossos vizinhos aloprados e radicais (que não perceberam ainda com quem estão se metendo….). Boa noite e que nossas autoridades sejam iluminadas pelos Deuses. Sejam eles da paz, ou da guerra. Feliz Dia da Bandeira (o hino é lindo!)
VirtualXi
16 anos atrás
Qualquer NÃO SEMELHANÇA com os equipamentos anti aéreos BRASILEIROS é sim uma super coincidência.
batista
15 anos atrás
Não vamos tentar reinventar a roda-É fato que o salto tecnológico dos foguetes que possibilitaram os E.U.chegar a lua, foi graças ao cientista e desenvolvendor das V2 o alemão Von Braun, que se rendeu e foi levado àquele pais no fim da 2a. guerra mundial.A própria Inglaterra e Rússia também foram beneficiados pela fuga de cientistas alemães.A Rússia desenvolveu os MIG graças as turbinas compradas da Inglaterra e ter feito a engenharia reversa.O próprio Japão teria espionado os e.u. sobre o desenvolvimento dos transistores.O Brasil tem condições de não só usar sua capacidade de cientistas brasileiros como contratar, sejam russos, franceses para acelerar seu desenvolvimento nas áreas de interesses.Seria coincidência que o Tupo Lev russo e o Concorde sejam semelhantes?
Po, jah falei para o chefe tirar a maquina xerox da China!!
Nota se tambem a semelhanca do UAV na quarta foto a um outro sistema famoso que nem precisa falar o nome.
Se a natureza conseguiu fazer um bilhão e meio de compatriotas “cara dum, focinho do outro”, o mínimo que a China pode fazer é dar o troco e copiar a tecnologia alheia.RS.rs.rs….
Pelo jeito o único departamento chinês com criatividade é o de espionagem industrial.
o que eles ainda não copiaram?
Na terceira foto, parece um Panstyr S1!!
Hj em dia eles copiam, amanha eles desenvolvem sozinhos!!!
È interessante notar, pelas fotos, q eles só dominam a tecnologiade defesa de ponto… defesa AA de mais longa distancia parecem nao conhecer…
Uma vez o Chacrinha disse que em televisão “nada se perde, nada se cria, tudo se copia”.
Parece que em matéria de defesa também não. Pelo menos para os chineses.
Eles estão errados?
Ai eu pergunto.
Temos o MAA-1B Piranha, e brevemente o Darter.
Temos o SABER M60 e brevemente o SABER M200.
Temos os veículos da AVIBRÁS como (Guará, AVBL etc).
Temos a Aeroeletrônica, MECTRON, ATECH enfim…
Será que ao menos um veículo AVBL ou Guará, tendo um radar SABER M-60, um conjunto de misseis MAA-1B e DARTER com softwares gerenciadores de posicionamento de alvo e lançamento, não seria possível nós desenvolvermos, mesmo que seja para um mero protótipo?
Acredito que a diferença entre eles e nós, é atitude e maaais uma vez, venho eu criticar o governo, más não tem outra explicação.
Falta é vontade politica em focar os olhos para estes pequenos detalhes e que fazm toda a diferença.
Ao que parece, tudo esta caminhando para uma mudança de cenário, graças ao PND. Deus queira que estes detalhes passem a ser mais perceptiveis por essas autoridades, assim, não precisariamos copiar nada, más apenas colocar em prática o que já temos. Só falta acertar as peças.
Abraços.
Pois é!
Quem é que tem aviões? Eles ou nós? Quem é que tem tanques, armas, navios, subs e tudo mais?
Se estão copiando é problema deles. Se acontecer uma guerra não vai aparecer a OMC para dizer que eles não podem usar aquelas armas.
Burro foi o nosso presidente que apoiou a entrada da China na OMC. Política da Avestruz…
O próximo passo deles será copiar os aviões da Embraer.
Os únicos que perdem com isso somos nós que não temos nada!
Existem formas de copiar idéia alheia: discretamente ou escancaradamente. A forma como os chineses escolheram a segunda forma de “inspiração” denuncia a prepotência deles. Se o Brasil não compactua com esta forma de “desenvolvimento” é porque tem um mínimo de respeito pelos outros. O que é muito bom.
Exatamente Invencible, isso fatalmente vai ocorrer, e não só com a Embraer, mas com a Airbus também, pois eles vão copiar…
Agora deve ser estranho o USArmy dá de frente contra esses “Hunvee” chineses, eles vão ficar confusos, pois vão achar que estão atacando aliados… rsrsrsrsrsrs. Em momento algum acho que eles estão errados, pois se pensar que a pólvora foi invetada por eles e todo mundo copiou, porque eles não podem fazer o inverso.
Sds.
È… mais vcs tem q ver q a China é o maior comprador dos produtos brasileiros!! Como o Brasil nao defenderia a entrada da China na OMC?? Nao tem logica o q vcs falaram!!!
E a questao da copia dos avioes brasileiros… é um grande dilema da Embraer!! Pois os chineses impuseram q se não transferirmos tecnologia para eles, vao fechar as portas do mercado chines para a Embraer!! E como uma empresa globalizada fica sem participação no maior mercado consumidor do mundo???? É mais complexo do q vcs axam… eles copiam pq tem poder politico para isso!!! O poder de 1 bilhao de consumidores avidos por comprar mais e mais!!!
Ninguem quer ficar de fora dessa boquinha…. inclusive nos!!
Caramba!!!
Aqueles Hummers são Paraguaios???? Ou melhor Chineses…
Olha… não percebi! (se bem que olhei rápido)
O LOCOOOOO… Tomoram que não caia nenhum OVNI na China.
O Brasil podia dar para a China o projeto do Osório… assim pelo menos ele copiariam e poderiamos ver o Osório ser produzido.
Agora uma pergunta!
Essa mania Chinesa de copiar as coisas não é uma grande vantagem para eles? Primeiro porque identificam os problemas dos equipamento e segundo porque poupam um período significativo de pesquisa.
Não seria esta uma estratégia do governo para eliminar o “gap” tecnológico?
Tudo que eles copiam funciona mesmo ou é só no visual? Se ficar igual ou melhor que o original bom para eles e ruim para quem teve todo o esforço para criar algo novo.
Eles podiam pelo menos disfarçar um pouco para não ficar tão na cara que é uma copia.
Após a 2ª Grande Guerra os Japoneses também começaram assim e se tornaram a potência que são hje, copiar e espionar pode não ser muito louvável porém tem se mostrado eficiente para nações emergentes, não esqueçam que os chinas já colocaram um homem no espaço, a droga é que nem isso estes políticos de “mierda” conseguem fazer no brasil, só ficamos em primeiro no desvio de verbas!
Concordo Invencible, até copiar, ou usar engenharia reversa, exige capacidade técnica e formação de muita mão de obra qualificada, investimento em educação e etc. O mercado chinês tem muito a oferecer ao mundo, por isso eles tem poder de barganha para comprar tecnologias e direito de fabricação sob licença, e depois saem como loucos desenvolvendo tudo o que compraram ou surrupiaram.
http://www.naval.com.br/blog/?p=1008
Por enquanto pode parecer divertido a cara de pau dos chinas, enquanto eles estiverem copiando torpedos e carros americanos, sistemas antiaéreos e aviões russos,” tá tudo beleza”, mas quando eles resolverem copiar um S Tucano, um Legacy, ou até o ASTROS II, e vender bem mais barato, a graça para nós vai acabar rapidinho.
Senhores,
Tudo ou quase tudo que produziamos ou tentamos produzir em matéria de defesa no passado recente, também era de certa maneira uma cópia degradada em alguns casos ou um aperfeiçoamento em outros casos.
Poderiamos fazer igual aos chinas ?? Sim, se tivermos verbas como eles, poderiamos fazer até melhor.
O que adianta desenvolver um Guará se ninguém compra ???
Sds.
Na boa, eles estão errados? ate pode ser anti-etico, mas estão defendendo o deles. A forma como fazem isso é discutivel? É . Mas algum de vcs naun ia querer uns 100 J-10 voando pela nossa FAB? ou alguns desses sistemas ai de cima equipando alguns batalhoes do nosso Exercito? Pode ate ser errado, mas na hora que o bicho pega ninguen vai lembrar disso…
Copiaram os Humvee… Daqui a pouco copiam o Obama…
Isso foi na China ou em Ciudad del Este??!!
Rsrsrsrsrs…
Wolfpack,tenho um plano secreto…vamos mandar o Lula pra la,assim eles copiam,produzem uma enorme quantidade,e a gente ganha a corrida com ales…rsrsrs. Rl,voce tem razao;sim
temos o MAA-1B Piranha, brevemente o Darter,
temos o SABER M60 e brevemente o SABER M200.
Temos os veículos da AVIBRÁS como (Guará, AVBL etc).
Tambem temos a Aeroeletrônica, MECTRON, ATECH enfim… O problema nao e esse. O problema e que quando produzimos,sao quantidades minusculas,como duas duzias de MAA-1B Piranha,meia duzia de SABER M60,uma duzia de Astros,e por ai vai. Infelizmente,o Brasil nao pensa pequeno. Quando pensa,pensa minusculo.
Alfredo_Araujo!
Desculpe, mas nosso maior comprador são os EUA.
E a nossa balança comercial é deficitária com a China.
Minha esperaça é que essa crise está fumando a economia Chinesa e deixando eles mais fracos.
Não se esqueçam de os EUA negocia com os outros com certos princípios mas os Chineses destroem como nuvens de gafanhotos!!!
O Lula apoiou a China porque esperava apoio para entrar no conselho de segurança da ONU. Tomo uma bolada nas costas!!!
Caro Baschera
A sua preocupação com o Guará pode ser estendida a todos os demais produtos de defesa que o Brasil produz.
Primeiro nossas FAs precisam tê-lo em bom número. No 7 de Setembro precisam desfilar pelo menos um 100 mostrando suas mais diversas versões (se houver). Nas missões da ONU, temos de usá-los em todas as versões disponíveis, assim como nas operações militares conjuntas com nações amigas.
Depois disso deve ser mostrado em feiras internacionais, acompanhado de uma boa fonte de crédito, uma vez que raramente alguém compra à vista. Também pode ser feito por escambo, com troca direta por mercadorias que nos interessem (não sei porque o Brasil não faz isso).
Também pode ser “empurrado” quando de negociações comerciais tipo a que a Bolívia e o Equador nos impuseram. Os adidos comerciais e militares que existem nas embaixadas no exterior devem estar orientados para oferecerem nossos produtos sempre que houver oportunidade.
Enfim, é assim que os grandes países exportadores fazem.
Galera mudando um pouco de assunto, hoje presenciei o molusco barbudo em reunião com representantes (acho que é o chefe de estado e respectivos adidos militares) da Coréia do Sul, no Palácio do Itamarati. Será que foi para tratar assuntos de defesa??? KDX-II, KDXIII e NaP??? Sonhar ainda não está sendo cobrado imposto…
Sds.
Não não… No mínimo o Molusco Megalomaniaco deve estar querendo unificar as Coreias e um só! Dizendo que o Brasil pode fazer isso!
Logo logo ele vai querer mediar a paz entre palestinos e israilenses.
As vezes eu sinto pena do Moluscão! Ninguém conta nada para ela…
Podiamos mudar o nome dele para Alice… Afinal vive no país das maravilhas!!!
Rodrigo,
Eu acho que já ouvi esse argumento antes…
Agora não tenho certeza se foi do Daniel Dantas, o Marcos Valério, o Maluf, o Pitta, o PC Farias…
Alguém me ajuda a lembrar?
The best video game I ever played!!! http://www.metacafe.com/watch/273578/rome_total_war_trailor/
É claro que devemos desenvolver nossa tecnologia, mesmo copiando, como os japoneses, chineses, coreanos, russos (lembrar do concordski, cópia escarrada do concorde franco-britânico?) fizeram e fazem. Mas, isto só pode dar certo, à longo prazo. A curto prazo, comprar com transferência de tecnologia, é o jeito. Aliás, peço licença aos amigos para repetir o que já escreví em um dos Blogs: não estamos nos armando para enfrentar os Estados Unidos da América. Pelo contrário, não temos interesse nenhum em hostilizá-los (nenhum mesmo). Por outro lado, tecnicamente, não se pode enfrentar uma superpotência, em guerra convencional,com FAA de terceiro mundo. A única forma de um país mais fraco enfrentar uma superpotência (sejam os americanos, russos ou, está pintando, os chineses) é através da guerra de guerrilhas (com apoio popular, todo mundo junto. Vide estratégia brasileira, bem divulgada, para a defesa da Amazônia). Precisamos, sim, nos prepararmos contra nossos vizinhos aloprados e radicais (que não perceberam ainda com quem estão se metendo….). Boa noite e que nossas autoridades sejam iluminadas pelos Deuses. Sejam eles da paz, ou da guerra. Feliz Dia da Bandeira (o hino é lindo!)
Qualquer NÃO SEMELHANÇA com os equipamentos anti aéreos BRASILEIROS é sim uma super coincidência.
Não vamos tentar reinventar a roda-É fato que o salto tecnológico dos foguetes que possibilitaram os E.U.chegar a lua, foi graças ao cientista e desenvolvendor das V2 o alemão Von Braun, que se rendeu e foi levado àquele pais no fim da 2a. guerra mundial.A própria Inglaterra e Rússia também foram beneficiados pela fuga de cientistas alemães.A Rússia desenvolveu os MIG graças as turbinas compradas da Inglaterra e ter feito a engenharia reversa.O próprio Japão teria espionado os e.u. sobre o desenvolvimento dos transistores.O Brasil tem condições de não só usar sua capacidade de cientistas brasileiros como contratar, sejam russos, franceses para acelerar seu desenvolvimento nas áreas de interesses.Seria coincidência que o Tupo Lev russo e o Concorde sejam semelhantes?