India_Pakistan-border-map

A tensão entre Índia e Paquistão atingiu níveis críticos após um ataque ocorrido em 22 de abril de 2025, na região de Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia, que resultou na morte de 26 pessoas, incluindo 25 turistas indianos e um cidadão nepalês. O grupo insurgente Frente de Resistência (TRF) reivindicou a autoria do atentado.

Em resposta, o governo indiano acusou o Paquistão de apoiar o terrorismo transfronteiriço e tomou medidas diplomáticas severas, incluindo a revogação de todos os vistos de cidadãos paquistaneses e a ordem para que deixem o país até 29 de abril. Além disso, a Índia suspendeu o Tratado das Águas do Indo, acordo vital para a agricultura paquistanesa.

O Paquistão negou envolvimento no ataque e respondeu com ações recíprocas, como a expulsão de diplomatas indianos, o fechamento do espaço aéreo para companhias indianas e a suspensão do comércio bilateral. O governo paquistanês também declarou que qualquer tentativa de desviar o fluxo de água do rio Indo será considerada um ato de guerra.

Analistas alertam que a escalada atual remete à crise de 2019, quando um ataque similar quase levou os dois países à guerra. A comunidade internacional observa com preocupação, temendo que as ações recentes possam desencadear um conflito armado entre as duas potências nucleares.

Inscrever-se
Notificar de
guest

27 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Digo
Digo
6 horas atrás

India vs Paquistão(apoiado fortemente pela China), Egito vs Etiópia, Arábia Saudita vs Irã, e tem gente falando de união dos BRICS e do sul-global kkkkkk. Esse pessoal viaja na maionese.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Digo
6 horas atrás

vão se unir pra se matarem mais fácil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Digo
6 horas atrás

Os conflitos não são entre Índia e China, ou China e Rússia, ou qualquer um deles contra Brasil e África do Sul.
Desses que você citou o único que pode acontecer realmente é Índia x Paquistão. Mas há controvérsias.
Dificilmente o Irã iria fazer a besteira de atacar um país árabe e fazer todos os outros se voltarem contra ele. Sem contar os 10 dedos que Israel colocaria nesse conflito.

O BRICS é a única coisa que está dando certo no mundo hoje. Tem os seus problemas? Tem. Mas vai muito bem e está provocando a ira de muito país desenvolvido.

Digo
Digo
Responder para  Emmanuel
6 horas atrás

O BRICS “dá certo” por que é apenas uma aliança econômica, nada mais, assim como a OCDE dá certo, mas se você está esperando que eles se juntem e tentem mudar o jogo geopolitico por birra ideológica e não por seus interesses nacionais(individuais), vai ficar esperando sentado.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Digo
5 horas atrás

mas se você está esperando que eles se juntem e tentem mudar o jogo” você sabe que o BRICS já se apoia diplomaticamente na ONU??

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Digo
22 minutos atrás

Ninguém espera isso porque o BRICS é uma aliança econômica.
Não é o objetivo de ninguém ali mudar geopolítica de quem quer que seja.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Emmanuel
5 horas atrás

Concordo integralmente

Sequim
Sequim
Responder para  Digo
5 horas atrás

E desde quando integração econômica é garantia de paz eterna? Fosse assim Alemanha e França não viveriam em eterno atrito na UE e tampouco a Grã-Bretanha não teria abandonado a própria UE. Ou então os EUA jamais sancionariam México e Canadá com tarifas por causa do tratado de livre comércio da América do Norte. Você está procurando relações de causa e efeito onde não existem, muito provavelmente por pura ideologia.

Digo
Digo
Responder para  Sequim
3 horas atrás

Você está confundindo o que eu quis dizer, pelo fato do BRICS ser uma aliança econômica, essa é a razão de eles não terem problemas internos, mas tirando esse fato, esses paises nunca vão ajudar um ao outro na cenário geopolítico, o mesmo se encaixa para outras organizações econômicas também.

Emmanuel
Emmanuel
6 horas atrás

Nada de novo nas relações entre Índia e Paquistão.
Estranho seria se ambos tivessem assinado um acordo acabando com seus conflitos fronteiriços e dando fim a essa eterna escalada de tensões entre os dois países.

Se começar uma guerra tem que ficar de olho nos chineses e seu provável apoio ao Paquistão. Torcer para que os chineses se mantenham neutros e não façam escalar esse conflito, caso aconteça.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
6 horas atrás

Todo mundo fala de uma guerra China X EUA, ou EUA X Rússia, mas eu tenho MUITO mais medo de uma guerra Índia X Paquistão pois, de todas as opções acima, essa seria a mais provável de acontecer, e que “descambaria” fácil pra uma guerra nuclear entre as duas, que arrastaria o resto do planeta junto.

Heinz
Heinz
Responder para  Willber Rodrigues
3 horas atrás

Cabe salientar que esse discurso de quem tem armas nucleares não se combatem diretamente, cai por terra quando o assunto é Índia e Paquistão, já que eles já tiveram um guerra quando os dois já possuíam armas nucleares e meios de lançamento.

Nilo
Nilo
6 horas atrás

Com possível ligação com o grupo terrorista salafista jihadista islâmico, atuam em Caximara a partir do Paquistão.
Já tiveram envolvidos em outros atentados na Índia e lutam pela anexação de Caxemira, pelo Pasquistao. Como disseram, Pasquistao é próxima a China, e a visita do J.D. Vinci a Índia, o pivô estratégico na Ásia rsrsrs.

A C
A C
5 horas atrás

Ha um ditado ingles que diz “dividir para conquistar”. Por certo que nao haja no mundo um “melhor” exemplo para ilustrar.

Última edição 5 horas atrás por A C
Gabriel BR
Gabriel BR
5 horas atrás

Em uma guerra de Índia e Paquistão, eu penso que nenhum dos lados utilizaria armas atômicas. Seria mutua destruição assegurada e a China se beneficiaria disso para expandir fronteiras. Ao meu ver ocorreria uma guerra convencional de alta intensidade .

Heinz
Heinz
Responder para  Gabriel BR
3 horas atrás

Exato, como já ocorreu.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Gabriel BR
3 horas atrás

“Em uma guerra de Índia e Paquistão, eu penso que nenhum dos lados utilizaria armas atômicas”

Ambos já se envolveram em 4 guerras declaradas + centenas de incidentes menores + uma vitória acachapante da Índia.
Acham mesmo que, se houver guerra e o Paquistão começar a perder pra Índia, ela não usaria armas nucleares pra reverter a derrota?

Santamariense
Santamariense
Responder para  Willber Rodrigues
12 minutos atrás

Se o Paquistão usasse armas nucleares não seria para reverter uma derrota, seria para causar o máximo de destruição possível à Índia, mas já sabendo que também seria destruído.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 horas atrás

Eu acho que em um conflito, a India vence

Rodrigo LD
Rodrigo LD
5 horas atrás

É a III Guerra Mundial seguindo seu caminho!!!! Já começou faz tempo….

Sequim
Sequim
Responder para  Rodrigo LD
4 horas atrás

Acho que não. Em 2001 houve atritos entre Índia e Paquistão por causa da região da Cachemira e parecia que a coisa iria descambar para um conflito aberto. Felizmente os ânimos se pacificaram. A Índia sempre tem algum conflito em suas fronteiras. Ora com o Paquistão, ora com a China , ora com a Rússia.

Heinz
Heinz
Responder para  Sequim
3 horas atrás

Índia e Rùssia em conflito? Pode colocar um exemplo, pois desconheço.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Sequim
8 minutos atrás

“… A Índia sempre tem algum conflito em suas fronteiras. Ora com o Paquistão, ora com a China , ora com a Rússia.”

A Índia faz fronteira com a rússia??? Tu tem certeza???

Abymael2
Abymael2
2 horas atrás

Caramba, incrível, a cada notícia que surge sobre países em conflito militar, sempre vem alguém meter BRICS no meio…”atenção, o BRICS isso e aquilo agora!”
O pessoal custa a entender que o BRICS não é uma aliança militar, é uma aliança econômica, ali nenhum país tem obrigação ou mesmo dever moral de tomar as dores do outro…e que bom né?!
Que continue assim, salvo se o pessoal gostaria de ir pra linha de frente (ou seus filhos) morrer em pedaços porque um general indiano, russo ou sul africano acordou de mal humor e resolveu tocar o horror no país vizinho.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
2 horas atrás

Volta e meia eles entram em pequenos conflitos, espero que essa situação seja mais um destes pequenos conflitos e não escale para uma guerra total!

sub urbano
sub urbano
1 hora atrás

O primeiro ministro indiano, Modi já trucou o paquistão em 2019 qnd mandou bombardear uma base terrorista dentro do paquistão. O Paquistão preferiu fugir fedendo do q morrer cheiroso, pq a India queria guerra. Modi é adepto do “hindutva”, uma idologia de extrema direita mto parecida com o sionismo, nazismo, integralismo, etc. Esse cara tem disposição para uma guerra direta contra o Paquistão.

adriano Madureira
adriano Madureira
36 minutos atrás

Será que dessa vez Washington deixará o Paquistão usar seus falcons ou exigirão que eles fiquem nos hangares?!

comment image