China suspende exportações de minerais críticos, impactando indústrias globais

A China anunciou a suspensão das exportações de uma ampla gama de minerais e ímãs essenciais, medida que ameaça interromper o fornecimento de componentes cruciais para montadoras, fabricantes aeroespaciais, empresas de semicondutores e contratadas militares em todo o mundo.
A decisão de Pequim é uma retaliação ao aumento acentuado das tarifas impostas pelos Estados Unidos no início de abril. Em resposta, o governo chinês restringiu as exportações de seis metais pesados de terras raras, refinados exclusivamente na China, bem como de ímãs de terras raras, dos quais o país é responsável por 90% da produção mundial. A partir de agora, esses materiais só poderão ser exportados mediante licenças especiais, cujo sistema de emissão ainda está em fase inicial de implementação.
A suspensão afeta diretamente a produção de veículos elétricos, drones, robôs, mísseis e equipamentos aeroespaciais, que dependem de ímãs de terras raras para o funcionamento de motores elétricos. Além disso, esses metais são utilizados na fabricação de motores a jato, lasers, faróis de automóveis, velas de ignição e capacitores presentes em chips de computadores, servidores de inteligência artificial e smartphones.
Empresas como a American Elements, fornecedora de produtos químicos com sede em Los Angeles, foram informadas de que a emissão das licenças de exportação pode levar até 45 dias. Enquanto isso, há preocupação de que os estoques globais de minerais e produtos fora da China possam se esgotar, levando à interrupção da produção em fábricas ao redor do mundo.
A medida também inclui a proibição de empresas chinesas manterem relações comerciais com uma lista crescente de empresas americanas, especialmente contratadas militares. Essa restrição aumenta a tensão na guerra comercial entre os dois países e levanta preocupações sobre a estabilidade das cadeias de suprimentos globais.
Especialistas alertam que a interrupção das exportações chinesas pode ter efeitos severos nos Estados Unidos e em outros países que dependem desses materiais. A escassez de ímãs de terras raras pode forçar fábricas a interromper a montagem de produtos que dependem de motores elétricos, impactando a produção de veículos e outros equipamentos.
A China é responsável por 99% do suprimento mundial de metais pesados de terras raras e por 90% da produção de ímãs de terras raras. Embora esses ímãs representem uma pequena parcela das exportações totais da China, sua interrupção pode causar impactos econômicos significativos em outros países.
A suspensão das exportações chinesas de minerais críticos destaca a vulnerabilidade das cadeias de suprimentos globais e a importância de diversificar as fontes desses materiais essenciais para a indústria moderna. A medida também ressalta a crescente tensão na guerra comercial entre China e Estados Unidos, com possíveis repercussões em diversas economias ao redor do mundo.
“A China é responsável por 99% do suprimento mundial de metais pesados de terras raras e por 90% da produção de ímãs de terras raras”.
Trump vai ter que rebolar para compensar a falta destes materias…
Que isso, acredite no Trump, é a “Art of the deal” (contem ironia)
Está tudo planejado
É aquela história, pau que dá em Chico também dá em Francisco. No mais, que sirva de inspiração para quem possa interessar, que é sempre bom ter um plano B ou fornecedores B. A China depende bem menos dos EUA do que muita gente imagina, e aos poucos as ações de Trump vão ganhando forma de pirotecnia. Coisa de gente que não tem solução alguma para os problemas dos EUA.
A Ukrania que se cuide. Vai ser invadida via contrato desde o outro lado do Atlântico….. Mais uma vez.
Cara esse número é mesmo real? Porque temos vários outros países com imensos campos de metais pesados, exemplo mais recente, Ucrânia, Vietnã, Rússia, até mesmo o Brasil possui bastante
O Kiko do Foguete bravateou que se for necessário derrubar um governo pra conseguir o que quer, ele vai lá e faz. Claro que pode ter sido apenas uma declaração romana.
Não fala mal do Kiko, ou o Sacani fica brabinho com você…
Certamente, e se bobear devem ser dados até do USGS, que adora meter o nariz no mineral dos outros, como no afeganistão e suas ricas reservas de gás.
Não é simples, além de extrair o minério é preciso refinar e só a China possui essa capacidade, fora que o processo é extremamente poluente e faz uso extensivo de energia. Os chineses passaram décadas criando toda uma cadeia de suprimentos de extração/refino de terras raras e por isso monopolizam esse mercado.
Em suma, não adianta ter reservas se elas não são economicamente viáveis e se vc não possui tecnologia e know how pra refinar o produto ele é inútil. A China fez a lição de casa desenvolvendo toda uma cadeia de suprimentos, tecnologia de extração/refino, energia barata e leis ambientais menos rigorosas e por isso tem todo o poder geopolítico de parar/atrasar a produção mundial de produtos de alta tecnologia.
Caraca, até os EUA e a Rússia ficaram para trás nessa?
No caso dos Estados Unidos, as regulamentações ambientais. Na Rússia devia ser culpa do atraso deles mesmo. Os Americanos estão acabando com as regulamentações todas. No caso dos Russos…
Sim. Os EUA não tem nenhuma produção/refino de terras raras e é extremamente dependente de importações chinesas. A Europa idem. A Rússia tbm é muito dependente.
A China pode interromper toda a produção de defesa estadunidense e os americanos não podem fazer o mesmo.
A globalização da economia e o apetite voraz do capitalismo financeiro por lucros acabou com toda a indústria pesada do ocidente.
É simples.
Tal qual eles fizeram a vida toda invadindo países da categoria “Cachorro morto” para literalmente usurparem de suas riquezas, eles poderiam invadir a China alegando se mesmas coisas como ditadura, antidemocrático, país repressor dos direitos humanos boa bls bla.
É só invadirem.
E nada do Brasil começar a extrair, nosso país tem 23% de todas as reservas (número que pode crescer ainda) e nossa produção é mínima, poderíamos estar aproveitando essa oportunidade.
Para cortar uma árvore são necessários uns 4 meses até saírem todas as licenças. Imagine para extrair e refinar terras raras, só uma Vale da vida p/ conseguir.
Mais vale uma árvore de pé do que um míssil num paiol alheio.
A Petrobras, uma empresa estatal e a maior do país, até agora não conseguiu a “autorização” do próprio estado (Ibama) pra furar um pequeno poço a 500 km do Amapá, no meio do mar, que serviria para procurar petróleo somente.
Só depois disso, caso achassem algo e vale$$e a pena, dariam início à exploração em si.
O estado travando a si mesmo e por consequência o progresso econômico.
Nem quero imaginar o inferno que seria a abertura de uma mina no Pará ou Amazonas. O que teria de ONG estrangeira, político vendido e “índio” mais branco que a neve dando xilique na internet…..
” O estado travando a si mesmo e por consequência o progresso econômico” Ou protegendo o meio ambiente segundo as leis vigentes…. Ou as duas coisas ao mesmo tempo….. Ou nenhuma delas pois não sabemos da Misa a metade…..
O problema não é o Estado brasileiro em si.
Como você disse, o que mais tem no Brasil são ongs financiadas com dinheiro do Soros, Fundação Ford e afins, que botam dinheiro no bolso de artistas, influenciadores e políticos.
Existem reservas em outras regiões. Falta investimento. Agora pode entrar dinheiro de fora para isso
O pessoal de Mariana e Maceió tem uma ou duas coisas pra falar sobre minas.
O custo financeiro aqui é o maior problema
O problema é por aí, mas é mais embaixo.
Não adianta a gente vender terras raras pros outros países fazerem armas deles.
Precisaríamos fazer nossas próprias armas, e estamos longe disso.
A recente aprovação pela ONU da solicitação brasileira para o aumento de sua zona econômica marítima exclusiva tem como objetivo garantir a exploração legitima das terras e minerais raros que se encontram no sub solo marinho. O atlântico sul é a nova fronteira para esta atividade econômica.
Se a exploração e beneficiamento de terras raras fizerem parte dos acordos entre China e Vietnã, realizados nos últimos dias, pode complicar ainda mais o lado dos EUA.
Ele vai ligar…
Pra quem acha que a terceira guerra ainda vai começar, ela já começou, e hoje foi só mais uma batalha de tantas outras que vêm por aí.
EUA gosta de apanhar de “camponeses”
1917 revolução russa EUA perdeu.
1956 guerra do Vietnã EUA perdeu.
2001 guerra do Afeganistão EUA perdeu.
2025 Guerra comercial caminha para uma derrota histórica jamais vista na humanidade.
O letrado Xi passou com um trator em cima do analfabeto Trump.
E você que não sabe plantar um pé de alface e é contra o agronegócio opressor fascista brasileiro torce para os camponeses chineses , né? rrssssss
E o agronegócio brasileiro vende soja pra fazer ração prós animais dos camponeses chineses. Podiam mandar também todas aquelas duplas de calças apertadas pra lá. Sem devolução. Vai descer, vai descer pra Shenzhen…
Se for para chorar,mande áudio
Hehehe,
Eu tô é rindo.
O Elon Musk por conta da falta de terra chinesa já anunciou que vai abandonar esse negócio de foguetes e satélites e vai abrir uma fábrica de charretes.
Ah, isso só acontece se perder os contratos estatais e os subsídios.
hhahahah ri desse humor refinado.
Uma situação que não podemos esquecer,se não me engano em 2015 China caçou e liquidou todos informantes da Cia internos dando um apagão no serviço secreto dos EUA, o resultado aí.
Foram com sede no pote e bateram com a cara no fundo
Foi mesmo. Eu lembro disso . No final o Bruce Lee mata o Chuck Norris.
Ah, isso eu não duvido. Ele só não encararia o Jack Chan.
rss
Eu sempre defendi a tese que o asteroide que matou dos dinossauros há 65 milhões de anos caiu na China e não no México.
rsss
Me perdoem os mais exaltados mas não acredito nessa história de “terras raras”. rsss
Pra mim essa história é igual os europeus congelarem no inverno por falto do combustível russo. rsss
Tem na Argentina, Brasil, Bolívia, Estados Unidos e por aí vai. Dizem que lá eles não pudores e melindres de destruir o meio ambiente e exploram mesmo.
Mas o que vale são as narrativas.
A continuar sem a China vender essa terra daqui uns 2 anos a humanidade irá regredir para a época da lâmpada com óleo de baleia e em 10 vamos voltar a construir pirâmides.
Isso. O Chat GPT deles, por exemplo, depois do oba oba e da queda das ações dos geradores de lero-lero americanos, ainda não se provou tão revolucionário assim. A pós modernidade disseminou o uso da palavra narrativa, mas a propaganda e a desinformação são coisas antigas. Tudo que falam no mundo tem que ser medido com cautela, como se estivéssemos comprando ouro, já dizia o príncipe Siddartha.
Segue o jogo, cae fazer o que com esse material? Vender para quem?? Para o pequeno mercado interno deles? É um jogo muito complexo
Aqui em casa do precisando de um caminhão de terra pra fazer um aterro.
O muro de arrimo já está pronto. Dependendo do preço eu compro uma caçamba inteirinha.
Deixar lá, no futuro retorne a exploração massiva, podem diminuir a velocidade da exploração, podem refinar e armazenar, podem pensar no crescimento constante do seu “pequeno” mercado interno que daqui um tempo possam ter uso pra grande parte do que é extraído.
A China não depende desse dinheiro pra sobreviver ou pra manter a qualidade de vida do seu povo, um país que pode negar a venda total de algum recurso já da o sinal claro de que aquele dinheiro não vai fazer diferença pra ela.
Os chineses tem sua arte de negociar…
E o Brasil deixa a China se apossar de um monte de minas e mineradoras, não são confiáveis.