IDV na LAAD 2025

A IDV, uma empresa do Iveco Group (EXM: IVG), está participando da LAAD 2025, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada de 1º a 4 de abril no Rio de Janeiro. Com uma base de fabricação local em Sete Lagoas (MG), a IDV é referência na América Latina no desenvolvimento e fabricação de plataformas terrestres com alta proteção, mobilidade incomparável e versatilidade excepcional.

Na LAAD (Pavilhão 4, estande V50), a IDV focará em seu portfólio diversificado, altamente inovador e de produtos de primeira linha, destacando duas configurações do veículo blindado anfíbio 6×6 (Guarani), o LMV-BR (Guaicurus) e o Centauro II VBC Cav-MSR 8×8 da CIO (Consórcio Iveco – Oto Melara). A forte presença da IDV na exposição demonstra o significativo e duradouro compromisso da empresa em reforçar continuamente a capacidade de defesa terrestre do Brasil. A colaboração entre a IDV e o Exército Brasileiro tem uma longa história, que já resultou no fornecimento de 700 unidades do veículo blindado anfíbio 6×6 “Guarani”, uma das principais plataformas do Exército Brasileiro. Uma nova confirmação dessa parceria forte foi a assinatura do contrato, em julho de 2024, para o fornecimento de 420 unidades do LMV-BR 2 (Veículo Multirole Leve) dentro de um prazo de 10 anos. Outro marco importante é o Centauro II VBC Cav-MSR 8×8, desenvolvido pela CIO, o consórcio entre a IDV e a Oto Melara, agora Leonardo, que foi escolhido pelo Exército Brasileiro no processo internacional de compras para o fornecimento de 98 veículos.

Nazario Bianchini, head de Vendas da IDV em todo o mundo, destaca o compromisso da IDV no Brasil: “O mercado brasileiro é um foco principal para a IDV. Nossa parceria com o Exército Brasileiro é sólida e continuamos altamente comprometidos em fazer essa parceria prosperar, entregando produtos de alta qualidade que atendem aos rigorosos requisitos das forças de segurança e defesa.”

Humberto Spinetti, presidente da IDV para a América Latina, acrescenta: “A participação da IDV na LAAD faz parte de estratégia para fortalecer nossa presença como referência na indústria de defesa da América Latina. A parceria com o Exército Brasileiro é prova do nosso potencial de expansão. Temos orgulho de estar na vanguarda do setor, oferecendo produtos que atendem as necessidades mais exigentes de proteção, mobilidade e eficiência operacional.”

VEÍCULOS EM EXIBIÇÃO NO ESTANDE DA IDV – Pavilhão 4, estande V50

Entre os produtos em exibição na LAAD está o LMV-BR 4X4 (Guaicurus) do Exército Brasileiro, um veículo conhecido por sua versatilidade em diferentes terrenos, tornando-o ideal para missões especiais que exigem alta mobilidade e proteção nos cenários operacionais mais exigentes. O LMV é uma família de veículos altamente testados, conhecida por seu significativo histórico de implantação com forças armadas em todo o mundo.

Outro destaque no estande da IDV é o veículo anfíbio Guarani 6X6, já em serviço com o Exército Brasileiro, com mais de 700 unidades. A plataforma será exibida nas configurações de Posto de Comando e Conceito Antiaéreo. A versão de Posto de Comando foi projetada para garantir o comando e controle das unidades de combate, aprimorando a consciência situacional e integrando-se com o sistema de comando e controle (C2) do Exército. Equipado para uma tripulação de três soldados (motorista, comandante do veículo e atirador), o Guarani pode transportar até quatro oficiais de estado-maior. Ele apresenta assentos giratórios para atividades de comando e uma tenda externa retrátil com sistemas elétricos e iluminação, acomodando até seis soldados. A plataforma é equipada com uma metralhadora 7,62×51 mm ou 12,7×99 mm (.50 BMG) e granadas de fumaça para autodefesa. A configuração Antiaérea do Guarani é mais uma versão da plataforma Guarani, projetada para fornecer defesa contra ameaças aéreas. O veículo radar, em combinação com uma unidade de disparo, pode detectar, rastrear e neutralizar rapidamente as ameaças, garantindo alta eficiência na proteção de tropas e território.

Desenvolvido pela CIO, o consórcio entre a IDV e a Oto Melara, agora Leonardo, o Centauro II VBC Cav-MSR 8×8 é uma plataforma blindada pesada, projetada para missões de reconhecimento e combate. Equipado com um canhão de 120 mm, o Centauro II oferece proteção balística de alto nível e poder de fogo. O VBC Cav – MSR 8X8 representa o topo do setor em termos de potência, observação, mobilidade, ergonomia, desempenho de disparo, comunicação e proteção da tripulação.

A IDV também exibirá o Centro de Treinamento Móvel (CTM) LMV-BR na LAAD. Totalmente desenvolvido no Brasil, esse equipamento serve como uma plataforma instrucional para apoiar o treinamento de operadores de veículos durante operações de campo e processos de manutenção. O CTM garante atividades de treinamento contínuas e imersivas, garantindo competência e segurança para os operadores de veículos Guaicurus.

Sobre a IDV

A IDV, uma empresa da Iveco Group (EXM: IVG), é especializada no desenvolvimento e fornecimento de soluções veiculares e de proteção para atender às necessidades de clientes militares ao redor do mundo. A empresa fabrica caminhões táticos e logísticos, veículos multitarefas e blindados, além de comercializar toda a linha de veículos comerciais da IVECO Trucks, adaptada de acordo com as especificações e requisitos do setor de defesa. Dessa forma, a IDV oferece uma gama completa de veículos, preparados para atender a diversas aplicações no âmbito da defesa, com foco em qualidade, inovação e desempenho.

Inscrever-se
Notificar de
guest

18 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tutu
1 dia atrás

Importante citar que pelo menos a versão anti-aérea já é o Guarani 2.0, com novo conjunto de faróis, tampa do motor e suspensão, além de outros ajustes.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Tutu
1 dia atrás

Parace que tem um Gurgel no lado esquerdo do Guaicoru?

Mauricio Autorino Veiga
Mauricio Autorino Veiga
Responder para  Camargoer.
1 dia atrás

Acredito que seja a versão de treinamento e manejo do Guaicurus…

MMerlin
MMerlin
Responder para  Tutu
1 dia atrás

Pelo que lembre, a IVECO ia trabalhar com atualizações por lote, ou seja, cada lote viria com melhorias e/ou alterações.
Salvo engano, existe até um setor destina aos engenheiros do DCT, dentro da fábrica, responsáveis diretamente por essas alterações.

Seria o melhor conceito a ser adotado.
Boa parte das fabricantes de veículos elétricos (tesla, byd) já atuam dessa maneira.

Um conceito baseado nos atuais modelos de desenvolvimento de software, onde a concorrência atua com evoluções não mais periódicas, mas constantes.

—–

Vendo ali o vídeo do link que o Brito postou, realmente existem mudanças visuais claras.

Como a versão anti-aerea e o guaicuru com a remax são bonitos.
Se saísse uma versão civil desse veículo 4×4 produzido em boa parte no Brasil, garanto que ia despertar interesse.

Última edição 1 dia atrás por MMerlin
BraZil
BraZil
1 dia atrás

Acho “veículo blindado anfíbio” como referência ao Guarani, incorreta ou forçada,afinal, sua capacidade de navegar é muito limitada, por vários fatores e até configurações, “mas, diabos”; que venham mais veículos blindados anfíbios Guarani em versões atuais e novas.

Brito
Brito
1 dia atrás

detalhes do novo guarani

Minuto 29:30 em diante..

https://www.youtube.com/live/SYiUB5J3oyQ?si=fxx6gySlXaou_v5u

MMerlin
MMerlin
Responder para  Brito
1 dia atrás

Legal ver a REMAX Anti-drone.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Brito
1 dia atrás

Os novos faroia embaixo da linha da água.. que curioso.

Jean Carlo Menezes
Jean Carlo Menezes
1 dia atrás

O Brasil deveria optar por comprar o MBT do mesmo fabricante do Centauro, ou seja o Ariete. Nem que para começar fossem unidades usadas da Itália e modernizadas. Adotar uma nova plataforma é caro e adotar um MBT que usa o mesmo canhão que o Centauro é economicamente e também por logística mais adequado.

Jagder
Jagder
Responder para  Jean Carlo Menezes
1 dia atrás

Ariete é o mais fraco dos tanques da OTAN.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Jean Carlo Menezes
1 dia atrás

O Ariete não é mais fabricado.

A Itália vai modernizar o Ariete e chamar de Ariete 2, apenas.

Tutu
Responder para  Rafael Oliveira
1 dia atrás

E comprar KF-51s novos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rafael Oliveira
1 dia atrás

com torre do LEO2

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jean Carlo Menezes
1 dia atrás

Acho que tem que ficar nos programas abertos antes de abrir outto

Alex Tiago
Responder para  Jean Carlo Menezes
5 horas atrás

Penso que se caso os Italianos vam de KF51 seria top se entrássemos nessa tbm um baita carro top e moderno igual ao centauro.

RDX
RDX
1 dia atrás

Impressionante os drones kamikazes da Xmobots.
Está na hora do EB criar uma unidade para operar esses drones.

No One
No One
1 dia atrás

Só para informação, a divisão militar militar da Iveco está a venda… Leonardo e Rheinmentall parecem estar interessadas. Até que a Avibras poderia fazer uma proposta…rsrs

Cesar Geraldo Gonçalves de Queiroz
Cesar Geraldo Gonçalves de Queiroz
1 dia atrás

Tenho muito orgulho de fazer parte da família IDV. A mais de dez anos fabricando os melhores carros de defesa e transporte de tropa do Brasil e do mundo, com qualidade e eficiência. Com o carro chefe o GUARANI em seguida o LMV GUAICURUS e agora o CENTAUROS, e que venha muito mais.