Trump propõe acordo envolvendo recursos naturais da Ucrânia em troca de ajuda militar
![Zelensky Trump](https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2025/02/Zelensky-Trump-1024x682.jpg)
Em meio à escalada dos ataques russos e à intensificação das tensões na região, o ex-presidente Donald Trump, por meio de seu enviado, teria apresentado uma proposta surpreendente: condicionar a continuidade da ajuda militar à Ucrânia à cessão de parte dos recursos naturais do país. Segundo informações publicadas pelo New York Post, a iniciativa visa estabelecer um novo formato de negociação que vincula a segurança à exploração de ativos estratégicos.
A proposta sugere que a Ucrânia disponibilize concessões relativas a seus recursos naturais, que podem incluir minerais, gás ou outros ativos de alto valor, como forma de “retribuição” por um pacote de apoio destinado a conter os ataques russos. Para Trump, a medida representaria um mecanismo de garantia, reforçando a posição dos Estados Unidos no cenário geopolítico enquanto contribui para a proteção do país contra a agressão russa.
Zelensky disse anteriormente que a Ucrânia quer a filiação à OTAN ou o rearmamento nuclear para impedir que Moscou volte a invadir depois que as armas silenciarem.
Durante entrevista à Reuters nesta sexta-feira (7), Zelensky disse: “Se estamos falando de um acordo, façamos um acordo, somos a favor dele”, enfatizando que qualquer pacto deve incluir garantias de segurança por parte dos aliados.
A Ucrânia abriga cerca de 5% dos recursos minerais do mundo, com ricos depósitos de titânio, urânio, ferro, manganês e lítio — bem como minerais de terras raras que são considerados vitais para a segurança nacional dos EUA.
hahahahahahahaha…
Pelo menos ele é sincero com os reais objetivos, não ficando naquela demagogia de bem estar da humanidade, paz e essas palhaçadas vomitadas em discursos de políticos.
Um FDP de marca maior, mas sincero.
Correto em tudo que postou.
Adendo: todos são FDP.
Concordo.
Fale o que quiser, mas uma coisa deve ser dita do Trump:
Ele é sincero. O pacto com o diabo é ESSE, os termos são ESSES, assina quem quer, ninguém tá sendo enganado.
Depois ninguém pode chorar dizendo que foi enganado.
Não é tão sincero não. Nenhum bom jogador de poker é sincero, muito menos alguém que fez carreira com especulação imobiliária.
A questão é que ele sabe jogar bem, escolhendo quando falar a verdade e quando mentir. Se as coisas vão melhorar com essa maneira dele de fazer as coisas, eu, pessoalmente, duvido muito. Mas… eu sou apenas um brasileiro médio do interior de Sergipe.
Fato é que ninguém acredita naquela proposta dele de transformar a Palestina em um paraíso para depois os palestinos voltarem. Quem vai deixar eles voltarem? Israel? Eles têm mesmo essa intenção? Ou a limpeza étnica sempre foi o plano?
O que eles deveriam fazer, olhar O Putin anexar a Ucrânia e aplaudir?
A situação da Ucrânia complicou … e olha que eu comentei aqui há mais de um ano que o relógio favorecia a Rússia.. quanto mais demorasse a guerra, mais a Rússia teria vantagens… e me chamaram de russófilco
Comentei que a eleição de Trump provavelmente prejudicaria a ajuda militar para a Ucrãnia… e me chamaram de russófilo
Comentei que a guerra de atrito estava destruindo a infraestrutura ucraniana, que a Ucrânia dependia da ajuda militar estrangeira, que o adiamento das eleições na Ucrânia colocaria em xeque a legitimidade de Zelensky…
E quanto escrevi que o regime de Putin era de direita, também reclamaram..
A Ucrãnia não tem condições de sustentar a guerra contra a Rússia… a Ucrânia está com a infraestrutura destruída, dependente a ajuda militar externa e agora sendo sendo chantageada por Trump para ceder os recursos naturais para os EUA.
Creio que será mais barato fazer um acordo diplomático com a Rússia, encerrar a guerra, manter os recursos naturais remanescente para financiar a sua reconstrução
o pessoa financeiro tem a expressão “realizar o prejuízo” e tocar em frente.
A carreira política de Zelnesky está comprometida… há bastante tempo comentei que a guerra seria encerrada por meio de um acordo diplomático, portanto quanto mais cedo fosse assinado, menor seriam os prejuízos para a Ucrãnia..
então, acredito que a Ucrãnia deve iniciar negociações com a Russia o mais rápido possível, mediada por algum país de confiança de ambos e, neste caso, negociações secretas para evitar que sejam prejudicadas pelos interesses dos EUA (vão me chamar de russófilo)
Um acordo terá que ser assinado um dia, indeoendente se esse acordo beneficiará mais os russos ou beneficiará mais os aliados da Ucrânia ( reparou? ).
A questão é: o Zé não manda em mais nada, e quem quer ser o ucraniano que vai assinar esse avordo e entrar pra História como o Petáin eslavo?
É melhor um fim horroroso, ou um horror sem fim?
Será que vai acontecer como na Alemanha pós-segunda guerra? Ucrânia será divida ficando metade com os EUA e metade com a Rússia?
Improvável.., a Ucrãnia precisa escolher entre continuar a guerra e perder o controle de suas reservas naturais ou assinar um acordo com a Rússia e encerrar a guerra, abrindo mão da Crimeia definitivamente e, talvez, aceitando a criação de um estado tampão na fronteira com a Rússia.
É um ou outro
Improvável no momento, mas não impossível mais pra frente! Se decidirem dividir sem ter tropas da Otan na Ucrânia, titio Putin não fará objeção. Putin fica com a parte “russófona” da Ucrânia e os EUA “promovem” a democracia e deixam uma zona tampão na outra parte. Só sei que qualquer acordo que existir, Zelensk estará lascado.
Possível sempre é.. são poucas as coisas realmente impossíveis, por isso eu sempre avalio em termos de probabilidade.
Tem coisas muito prováveis, prováveis, pouco prováveis e improváveis… todas possíveis
O que “provavelmente” acontecerá:
Criméia será 100% russa;
O que a Rússia já tomou da Ucrânia, por ser parte já russófona, será uma “Belarus 2”, um país independente, mas 100% ligado a Rússia;
Uma zona tampão ( tipo Paralelo 36 ) desmilitarizada entre esse território e o resto da Ucrânia;
Rússia concorda em retirar armas de longo alcance nesses territórios, sob a promessa da Ucrânia não entrar na OTAN;
O resto da Ucrânia será rifada para pagar as “doações” ocidentais.;
Os ucranianos que saíram do país dificilmente voltarão.
Se isso é certo ou não, justo ou não, aí ná são outros 500…
O Zelensk já comprometeu estas reservas minerais com a Inglaterra. Já transferiu 16 milhões de hectares de terras férteis para Black rock, Monsanto, Cargill e Bunge. A maior reserva de Lítio, que tambem contem Nióbio, Berilo e Tãntalo. O deposito de Shevshenkovskoe localizada Donestk , era explorada pelos alemães e o Zelensky passou para os Ingleses. Esta reserva foi retomada pelos Russos em meados de janeiro deste ano. Observando bem o mapa. Veremos em cor marrom. As Áreas controladas pelos russos. Que são habitadas por maioria de Russos há menos 150 anos. Vemos a Península da Criméia, Que desde 1792 nunca deixou de ser Russa. Porque a frota do Mar negro sempre esteve ancorada nela. Tudo isso estava estabelecido no tratado de Minsk. Até que uma “primavera”. Na Praça Maidan. Insuflado pelo ocidente. Que mudou tudo. Isso tem que ser estudado desde queda da União Soviética, o tempo do Yeltsin no poder e a entrada do George Soros na Russia para administrar os ativos minerais e tecnológicos Russos. Os europeus entraram em cena . Queriam derrotar os Russos para serem donos destas reservas. O Zelensk acreditou e perdeu. Agora os Estados Unidos Vai tomar posse do que restou.
Nessa altura do campeonato, tem alguém que REALMENTE ainda achava que todos os bilhões em dinheiro e armas que os EUA e Europa enviaram a Ucrânia era REALMENTE “apenas” doação, e que era “apenas” pra defender a Ucrânia contra a Rússia?
Não se enganem, esses recursos ucranianos já estavam “prometidos” aos europeus e norte-americanos a muuuuuito tempo…
Iiiiih… se não for vendido pra Rússia vai ser para os EUA.
Putin e Zelensky estão se dando mal com a Eleição do Trump kkk
Creio que a eleição de Trump foi ruim para Zelensky sem afetar muito a situação de Puton. Aliás, foi o que eu comentei há mais de um ano
Foi ruim para a Europa e para o Zé lensky
Nas atuais condições de temperatura e pressão, somada as tendências atuais, o dueto Ucrânia/OTAN terão que ceder tudo o que Moscou deseja ou ficam com menos a cada dia.
A impressão atual é quanto mais tempo passa, menos cartas tem na mão, menos recursos naturais como espólio e menor o território restante.
Enquanto a OTAN estiver na Ucrânia, Putin não desistirá.
Também é a minha conclusão