United,States,Tariff,On,Imported,Shipping,Container,Freight,Background,As

Em 1º de fevereiro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordens executivas impondo tarifas significativas sobre importações do Canadá, México e China.

As medidas estabelecem uma tarifa de 25% sobre produtos canadenses e mexicanos, com exceção do petróleo canadense, que será taxado em 10%, e uma tarifa de 10% sobre produtos chineses. Trump justificou essas ações alegando preocupações com a imigração ilegal e o tráfico de fentanil, declarando emergência nacional para embasar as sanções.

Em resposta, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou tarifas retaliatórias de 25% sobre aproximadamente C$155 bilhões em produtos americanos, enfatizando que essas medidas são necessárias para proteger os interesses do Canadá.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, também prometeu implementar tarifas de retaliação, rejeitando as alegações dos EUA sobre a falta de controle fronteiriço e colaboração com organizações criminosas. Sheinbaum destacou que o México não aceita interferências em seu território e que as acusações são infundadas.

A China condenou as tarifas impostas pelos EUA, afirmando que elas violam as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). O Ministério do Comércio chinês anunciou que tomará contramedidas correspondentes para proteger seus direitos e interesses, além de planejar apresentar uma queixa formal à OMC contra as ações unilaterais dos EUA.

Especialistas alertam que essas medidas podem desencadear uma guerra comercial de grandes proporções, afetando negativamente a economia global. As tarifas elevadas podem resultar em aumentos de preços para os consumidores americanos, especialmente em produtos essenciais como alimentos e combustíveis, além de prejudicar cadeias de suprimento integradas, particularmente nos setores automotivo e agroalimentar.

A União Europeia e outros parceiros comerciais expressaram preocupação com as ações dos EUA, temendo que as tensões comerciais possam se intensificar e impactar negativamente o comércio internacional. Há receios de que as medidas protecionistas de Trump possam levar a uma escalada de retaliações, afetando não apenas os países diretamente envolvidos, mas também a economia global como um todo.

Analistas econômicos sugerem que as tarifas podem ter efeitos adversos na economia dos EUA, incluindo aumento da inflação e desaceleração do crescimento econômico. Setores que dependem de importações, como o automotivo e o de tecnologia, podem enfrentar custos mais altos, o que pode ser repassado aos consumidores. Além disso, as medidas podem afetar negativamente as relações diplomáticas dos EUA com seus aliados e parceiros comerciais.

O governo dos EUA afirmou que as tarifas permanecerão em vigor até que considere que os países afetados tenham abordado suficientemente as questões de imigração ilegal e tráfico de drogas. No entanto, os países alvo das tarifas argumentam que já estão tomando medidas para enfrentar esses desafios e que as tarifas são injustificadas e prejudiciais.

As próximas semanas serão cruciais para determinar se as partes envolvidas buscarão negociações para resolver as disputas comerciais ou se a situação evoluirá para uma guerra comercial mais ampla, com potenciais consequências econômicas e políticas significativas para todos os envolvidos. Observadores internacionais estão atentos aos desdobramentos e às possíveis implicações para o comércio global e a estabilidade econômica.

FONTES: El País, AP e The Guardian

Inscrever-se
Notificar de
guest

235 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Hamom
Hamom
1 mês atrás

USA → United Sanctions of America…estão totalmente viciados em sanções e tarifas, era assim com Biden e piorou com Trump

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Hamom
1 mês atrás

O Brasil deve colocar “o barba”, digo, digo, “a barba” de molho, pois as sansões contra o Brasil, serão muito bem direcionadas. Ainda mais depois que as esposa de uma certa pessoa falou algo, digamos…nada diplomático “. Sem mencionar outras sandices” Itamaratytivas”.

Sgt Moreno

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Sendo sincero, até me espanto do Brasil não ter sido JUSTAMENTE o 1° país da lista de taxados…
Aí vem coisa…

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O Senhor tem razão: “A calmaria antecede a tempestade.”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Olha… o Brasil é um país periférico no pensamento de Trump..

Trump está usando o imigrante ilegal como meio de implementar sua política interna, talvez de endurecimento das leis internas.. sei lá. Nem preciso tentar explicar que nem o imigrante ilegal é causa dos problemas de criminalidade nem de desemprego nos EUA. Então, obviamente é outra coisa..

Assim como o endurecimento contra o imigrante ilegal é inócuo para reduzir a criminalidade (que é alta) ou reduzir o desemprego (que é baixo), taxar a China por causa do fentanil e inócuo para reduzir a crise de consumo de opióides nos EUA.

1) pode ser apenas o resultado de uma pesquisa interna para saber qual a percepção das pessoas sobre o problema da criminalidade, baixos salários e crise de opíóides.. dai ser uma ação apenas de markeging político

2) pode ser uma estrategia de intimidação de política externa, mas eu duvido porque ela ira apenas acelerar e reforçar os laços de cooperação entre os países do BRICS, da América Latina, da EU e dos países em torno da China…

3) ou outra coisa que a gente só vai entender quando tivermos mais noticias..

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

O Trump, em sí, pode achar que não existe nada da fronteira mexicana pra baixo.
Mas o Dep. de Estado dos EUA, que é quem REALMENTE manda nesse assunto, independente do inquilino da White House, sabe que não se pode ignorar a AL.
Eles sabem que a China vem, a cada dia, aumentando seus negócios e influência na AL, e se os EUA realmente querem conter a influência da China pelo mundo, eles tem que dar “atenção especial” a AL.

O problema é que nem os EUA sabem direito como conter a influência chinesa por aqui…

Nilo
Nilo
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Sabem sim. Não querem, nunca quiseram quintal é quintal essa é a concepção para que fazer melhorias no fundo rsrs

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Cresceu no quintal virou filho.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Por um lado, vice tem razão…está política externa foi pensado pela quipe e assessores do Trump.. ele pouco conhece política externa. Provavelmente acredita que Buenos Aires é a capital de Brasília

Por outro, suponho que está mesma equipe está pouco preocupa com o Brasil.. talvez nem om a Indua

JHF
JHF
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Uma tática é apoiar com tudo via fake news (a nova arma de quem detém o poder econômico) presidentes do tipo Milei, filhote de ventríloquo com clonador de cachorro, enteado de trader e fanfic de Elvis. Basicamente se vc for “wanabee” do Trump prepare sua candidatura que a CIA entra na sua facil-facil….

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Se fosse essa razao mesmo nao teria pq taxar o Canada, apenas 1% da imigração ilegal vem do Canada. Ele realmente não acredita mesmo em livre comercio e acredita que forçando maiores taxas nesses países a industria se relocaria nos EUA, o que é uma falácia, irão se instalar no Vietnam, Indonesia, Filipinas…
Ele cita o fim dos seculo 19 e começo do seculo 20 quando o governo americano taxava importações muito mais que hoje e nao existia imposto de renda… ele realmente acredita que pode enriquecer o país com essa politica. E nao tem ninguém que consiga convence-lo do contrario.

Esteves
Esteves
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O Brasil é o maior corredor para drogas saintes com destino a Europa e África que depois vão aos EUA via Nigéria.

Simples, então. Basta acabar com a demanda e o consumo.

Josè
Josè
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Inexplicavelmente uma grande parcela da sociedade insiste em defender e abrandar as penas para aqueles que fomentam o mercado de drogas.

Esteves
Esteves
Responder para  Josè
1 mês atrás

Escolas, Internet, TV, festas&comemorações, academias, empresas…essa turma do fomento é grande.

Quero ver médico trabalhar sem ritalina. Ou advogado.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Ou caminhoneiros sem “rebite”.

Esteves
Esteves
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O que matou 43 em Minas tem a palavra.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Enfermagem sem Rivotril, morfina (quem na enfermagem diz que não tem uma ampola em casa é mentiroso), comprimidinho do Oxicodona…fora os Tylex 30mg pra tomar com redbull.

A cadeia de consumo é gigante e crescente. O mundo está doente, pressão de todos os lados, familiar, empregatício, escolar …

Sgtº Moreno

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Josè
1 mês atrás

Bem.. o ponto é que a tal guerra as drogas fracassou. Insistir nela vai continuar na mesma.. é uma constatação empírica

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Não, não fracassou. Está sendo sabotada.
El Salvador prova q não.
Quanto mais se abranda, mais piora. Mais evidente impossível.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
1 mês atrás

João. A tal guerra contra as drogas tem 40 anos.. vem lá do Reagan.. que autorizou a CIA traficar para os EUA.. há 40 anos o consumo aumenta, os cartris enriquecem, a violência relacionada ao tráfico aumenta e a corrupção na política e na polícia cresceu paga pelo tráfico..

A guerra contra as drogas fracassou nos EUA, no Brasil no mundo..

Fracassou como já tinha fracassado na Lei Seca nos EUA no início do Século.XX..

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Na verdade é mais antiga. Vem desde Nixon.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Você tem razão.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Como eu disse acima, quem REALMENTE consome isso em doses cavalares está em Beverly Hills, Hollywood e Wall Street.
Da mesma maneira que quem REALMENTE consome e comanda isso aqui está nos Jardins e Alphaville.
Vão dar uma voça nesse povo que são que REALMENTE fazem a demanda e que, por isso, existe mercado?

Não. Não vão.

Mas é mais fácil combater moinhos de vento, ou seja, lutar contra os galhos, e ignorar o tronco da árvore.

Esteves
Esteves
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Alphaville e Pinheiros ou Jardins são somente bairros.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Wilber,

Os dez estados com mais usuários de drogas, em percentual da população, são, na ordem: Vermont, Rhode island, Oregon, New Hampshire, Alaska, Colorado, Novo México, Montana, Havai e em 10º, Nova Iorque.

JHF
JHF
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Isso claramente tem a ver com o tamanho da população do estado. Diz nada sobre quantidade real de usuários.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JHF
1 mês atrás

Eu acho que tem outros aspectos que precisam ser considerados além do tamanho da população..

o problema de dependência química é multivariado

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  JHF
1 mês atrás

Sim, por isso é proporcional. Em Vermont, quase 15% da população é usuária de drogas.

Esteves
Esteves
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Desde Kennedy. Liberou no Vietnam. Na verdade…desde Johnson.

Ou Hooker?

comenteiro
comenteiro
Responder para  Esteves
1 mês atrás

É que o Nixon falou explicitamente sobre a ameaça que as drogas representavam aos Estados Unidos. Ele disse em 1971 que os entorpecentes eram o inimigo público número um.

Hamom
Hamom
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Este fracasso depende do ponto de vista,
se for vista de, forma realista, como ”guerra pelas drogas”, pelo controle dos fluxos de droga e dinheiro do tráfico… então foi um grande sucesso…

Hamom
Hamom
Responder para  Hamom
1 mês atrás

”E de fato, no auge da crise financeira global de 2008, o chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime Antonio Maria Costa, disse ao The Observer “;

ele tem visto evidências de que os produtos do crime organizado estavam disponíveis “como capital de investimento líquido” para alguns bancos à beira do colapso no ano passado.

Ele disse que a maioria dos US $352 bilhões, resultados do lucros das drogas, foi absorvido e lavado pelo sistema financeiro, bancos e Wall Street… ”

Hamom
Hamom
Responder para  Hamom
1 mês atrás

”O diário britânico The Guardian faz uma interessante reportagem sobre o estudo Anti-Drugs Policies In Colombia: “Successes, Failures And Wrong Turns”

O estudo revela que só 2,6% do valor gerado pela cocaína produzida na Colômbia permanece nesse país, enquanto o restante 97,4% é capitalizado por sindicatos criminosos e bancos que lavam o dinheiro em países consumidores de primeiro mundo.

Este minúscula derrame econômico no país produtor contrasta com a grande violência gerada nos países onde a droga é produzida, e onde centram as ”guerras contra a droga”.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Hamom
1 mês atrás

A guerra ás drogas foi vencida pelos traficantes.

acho que assim explico melhor meu ponto de vista

Vagner
Vagner
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Parece que na Indonesia e Arabia Saudita eles perderam….

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

A guerra não acabou…alguns podem ter desistido…mas não acabou..

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Fracassa quando acaba….não acabou

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Joao
1 mês atrás

Não.

Apenas mostrou-se que co. Determinação é possível….

O amigo pode falar aí sim que a Determinação é temporária…..e por isto, a população deve escolher sempre aqueles governantes que mantenham a Determinação

Hamom
Hamom
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

”Os bancos são as instituições que mais lucram com a guerra às drogas. Qual foi a última vez que algum banqueiro foi preso por lavagem de dinheiro?

Por que nunca ou quase nunca prendem chefões do tráfico nos Estados Unidos? Talvez os narcotraficantes mexicanos e colombianos dominem totalmente um dos negócios mais rentáveis do planeta? A reposta parece indicar para que os chefões de países consumidores como EUA são os bancos que lavam o dinheiro e as autoridades que permitem que floresça o narcotráfico.

O diário britânico The Guardian faz uma interessante reportagem sobre o estudo Anti-Drugs Policies In Colombia: “Successes, Failures And Wrong Turns”

O estudo revela que só 2,6% do valor gerado pela cocaína produzida na Colômbia permanece nesse país, enquanto o restante 97,4% é capitalizado por sindicatos criminosos e bancos que lavam o dinheiro em países consumidores de primeiro mundo. Este minúscula derrame econômico no país produtor contrasta com a grande violência gerada nos países onde a droga é produzida, e onde centram a guerra contra a droga. Gaviria, um dos autores, faz uma provocante analogia:

– “O que pensariam os americanos se os índices de homicídios disparassem em Seattle porque o consumo e o negócio da cocaína migrasse ao Canadá?”. Calcula-se que a cocaína colombiana é um negócio de 300 bilhões de dólares ao ano, dos quais só 7,8 bilhões ficam na Colômbia.

– “Todo o sistema operado pelas autoridades nas nações consumidoras é baseado em ir atrás do pequeno produtor, o elo mais débil na corrente e nunca atrás do grande negócio e dos sistemas financeiros onde estão as grandes quantidades de dinheiro… É tabu perseguir os grandes bancos. É suicídio político neste clima econômico porque a quantidade de dinheiro reciclado é muito alta”.

De fato, no auge da crise financeira global de 2008, o chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime Antonio Maria Costa, disse ao The Observer “, ele tem visto evidências de que os produtos do crime organizado estavam disponíveis “como capital de investimento líquido” para alguns bancos à beira do colapso no ano passado. Ele disse que a maioria dos US $352 bilhões, resultados do lucros das drogas, foi absorvido e lavado pelo sistema financeiro, bancos e Wall Street… “

Josè
Josè
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Aqueles que são contra o combate as drogas tem exatamente esse discurso seu, seguindo essa sua lógica vamos deixar de combater os ladrões, vamos deixar de combater os assassinos, vamos deixar de combater os corruptos, vamos deixar de combater…. afinal são todas batalhas perdidas em nosso país, são só mais algumas constatações empíricas.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Josè
1 mês atrás

Enxugar gelo. Tem mercado e tem quem atende o mercado.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Josè
1 mês atrás

Construa-se mais prisões….dignidade a todos, mas prender, resolve sim…

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Carvalho2008
1 mês atrás

outro exemplo….é que dentro da cadeia não existe crime, exceto aqueles decididos pelos proprios lideres….todo mundo fica pianinho….obediente e responsa….não tem esta de detido dar uma de esperto entre eles, a regra de deles entre si, é seguida a risca…

Hamom
Hamom
Responder para  Carvalho2008
1 mês atrás

Prisões são escolas do crime, sujeito fica dia e noite preso e coçando o saco durante anos a fio … num ambiente e companhias que favorecem desvios mentais e de caráter.

Infratores da lei violentos ou perigosos de alguma maneira, devem sem dúvidas ser enjaulados.

Porém existem muitos casos que a melhor pena é um combo de tornozeleira eletrônica e um trabalho obrigatório designado pelo juiz.

Última edição 1 mês atrás por Hamom
Josè
Josè
Responder para  Josè
1 mês atrás

Você tem razão, o correto é deixar todos esses criminosos soltos mesmo, deixar as pessoas de bem a mercê de bandidos, talvez você goste de conviver com criminosos, mas eu e a grande maioria da sociedade não quer isso mesmo, aliás se ficassem presos e cumprissem a pena na totalidade não teria tempo para cometer mais crimes, e sim “bandido bom é bandido morto”, nunca vi um criminoso morto cometer outro crime.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Josè
1 mês atrás

California está indo pro brejo….roubos ate 500 dolares não se prende….

Resultado…os negocios estão saido da california e a classe media tambem…

boa sorte para quem fica….

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Ou bastaria dar uma “coça” no pessoalzinho de Holywood e Wall Street, que são, de longe, os maiores consumidores disso.
Mas acho que os EUA não vão fazer isso com esse pessoal, não é?

Esteves
Esteves
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Tirar o pó de Wall Street? Nunca!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Aí tú quebra a economia dos EUA igual o Crash da Bolsa de 29.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Leia Nação Dopamita. O consumo de opióides é generalizado na sociedade Americana.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

Médico norte-americano receita remédios a base de opióides igual água.
Vão combater isso também?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Esta “raça” proporciona muito dinheiro e prestígio aos Estados Unidos.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

O sistema vive sem as drogas?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Bem.. ao proibir álcool deu tudo errado.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Pro Al Capone deu muito certo, até que caiu na Malha Fina da Receita.

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
1 mês atrás

As drogas existiriam sem?

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

A minha é cafeína, não funciono sem, minha dentista proibiu café, mas tomo chá preto e verde frio, alternado, substitui a água rsrs

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Tem gente que usa dorflex ou dipirona

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Experimenta Arginina+Cafeína+Vitamina C+Taurina+Ginseng+B12.

É fraco mas é bom.

Última edição 1 mês atrás por Esteves
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Sim. O Brasil é anto mercado consumidor quanto corredor para Europa. Mas o corredor para os EUA é a fronteira com o México… Ainda que há muito tempo a principal droga são as sintéticas, analgésicos e opioides

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

O maior problema hoje é fentanyl, produzido no Mexico ou importado da China/India pelos carteis Mexicanos.

Esteves
Esteves
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

A América é uma sociedade dopada.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Também os analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica nos EUA e pelos laboratórios clandestinos nos EUA..

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

O maior problema é a sociedade norte-americana e a quantidade de usuários daquela sociedade.
Mesmo se, milagrosamente, México, China e Índia parassem 100% de exportar fentanyl pros EUA, os consumidores de lá simplesmente tomariam alguma outra substância no lugar.
A Lei Seca e suas consequências não ensinaram nada?
E nem vou falar da sociedade médica norte-americana que receitam remédios que causam dependência igual água…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Se americano não gostasse tanto de drogas. Não existiria este grande, criminoso e disputado mercado.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O Brasil tem deficit comercial com os EUA. E o comercio EUA-Brasil é bem menor se comparado com os tres que estão sendo tarifados.
O governo Trump fez isso no 1o mandato taxando aço importado, teve que reverter depois que a Ford teve prejuízo de 1 bilhão de dolares.
Aqui nos EUA, as duas SUVs mais vendidas (CRV e RAV4) são produzidas em Ontario, Canada. A Chevy Silverado e a Toyota Tacoma tambem vem do Canada e Mexico. Existe uma serie de peças da industria de autos que cruza a fronteira. Isso na industria de autos, o mesmo ocorre em diversos outros setores.
Essa politica de tarifas vai gerar inflação o que deve levar o Fed americano a manter as taxas de juros mais altas. No fim quem paga é a população da Am do Norte inteira. E claro, taxas de juros mais altas nos EUA também afetaria países como o Brasil que teriam também que aumentar suas taxas de juros.
E o Milei achando que consegue um acordo de livre comercio EUA-Argentina!!

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

De onde tirou a fonte desse défice?

deadeye
deadeye
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

E isso vai acontecer de novo, por causa da pressão da indústria automobilística. A maior empresa de fornecimento de peças automotivas no mundo, é Canadense (Magna Internacional), e com essas tarifas, lá se vai a logística da Ford, GM e Stellantis. As tarifas do Trump são uma burrice.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  deadeye
1 mês atrás

É algo que poderia ser negociado e ajustado de forma suave com tempo, sem variações bruscas.

deadeye
deadeye
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

Sim, porém ele usou o fentanyl como pretexto, pelo que muitos estão falando, a questão de anexar o Canadá, não parece meme.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  deadeye
1 mês atrás

Imigrantes e fentanyl são pretextos, inclusive são pretextos escancarados para causar confusão mesmo

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Com o livre comércio as empresas deslocaram suas fábricas para Canadá e México.

deadeye
deadeye
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

A maior parte das fábricas das montadoras americanas por exemplo, ainda continuam nos EUA. Boa parte da perda dos empregos industriais nos EUA, não seu pelo comércio exterior, e sim, automação, ele ataca o motivo errado da perda de empregos.

Última edição 1 mês atrás por deadeye
Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  deadeye
1 mês atrás

E nem o desemprego é um grande problema nos EUA…

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

Se taxar exportaçoes e eliminar livre comércio fosse bom pra indústria, o Brasil deveria ser o país mais industrializado do planeta.
Livre comercio tem duas vias. Empresas japonesas de autos também se instalarao nos EUA e empregam americanos, muitas vezes importando partes diretamente do Japao.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Irrelevância às vezes é uma bênção.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Patriota que está torcendo contra o país.
Ao contrário do falastrão, a economia estadunidense precisa, sim, do Brasil. Aço…

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

Não existe minério de ferro somente brasileiro, não somos o único exportador do Planeta. Existem outros.
.
E é como Trump disse: “O Brasil precisa muito mais de nós do que nós deles.” Se o Brasil desaparecesse do mapa, a tristeza deles seria a perda do café que exportamos para lá.

Esteves
Esteves
Responder para  Fábio CDC
1 mês atrás

Minérios, grãos, sucos, trefilados, carnes, álcool e etanol, açúcar, café…a pauta é grande.

A pauta não é maior e melhor porque os EUA sempre sancionaram. Sempre. Piorou com a crise do aço nos anos 1970.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Agora o agro é legal né?!

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Fábio CDC
1 mês atrás

Não é questão de monopólio de minério. É o preço de aço e as relações com os importadores. Tens ler um pouco mais sobre a pauta de exportações brasileiras e não acreditar em Trump, todos sabemos que faz política a base de pressão e desinformação para o americano médio. Lembra dos Simpsons?

deadeye
deadeye
Responder para  Fábio CDC
1 mês atrás

Na verdade, eles que dependem de nós, a balança comercial dos EUA com o Brasil, é positiva para os EUA.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

Os EUA precisam mais do Canadá, do México e da China do que precisam do Brasil..

somos periféricos na estratégica de Trump.. certamente o Brasil será também será prejudicado, mas o impacto do Brasil sobre a economia dos EUA é pequeno comparado ao de outros países.

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Os EUA sempre nos empurraram para o fundo do poço.

Rompemos o acordo militar em 1978 porque recebíamos lixo e sucata dos EUA.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Esteves
1 mês atrás

A “indústria Nacional” tem uma dependência vital de produtos americanos e do mercado consumidor americano.
Vejam o caso Embraer!

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Os EUA não precisam do Brasil e isso é um fato.
Quem precisa do Brasil é o BRICS!

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Se não precisam do Brasil, então não tem nada a temer de nossa participação nos Brics…..não é assim não….

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Errado, eles querem barra a China….e o Brasil é peça essencial para este caminho….Brasil não é grande como EUA, mas tem peso absurdo numa guerra econômica entre EUA e CHINA…..

Pedro
Pedro
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

ah eh..os EUA estão lascados sem o Brasil.

Nilo
Nilo
Responder para  Pedro
1 mês atrás

Menos meu caro, mas o problema maior já sabemos para decepção dos patriotas, tem outro problema das drogas mais específico como fetanil 50% mais potente que coca e está matando muitos americanos agora jovens todos os dias, o ilícito sintético é produzido na China, traficado pelo Mexico, casos em que misturam com outras drogas, sem mesmo o americano saber, Mas há quem compra da China drogas pelo correio, na dark web é tão fácil quanto pedir uma pizza , essa é a próxima frente de guerra do Trump.

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Exato. Mas potente que a heroína, Essa última mais potente que a cocaína.

Esteves
Esteves
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

Problema de droga potente é que mata. Mata rápido.

Josè
Josè
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Então não é problema e sim solução para o problema, problema conhecido como NÓIA.

Juca
Juca
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Falso.

O que é produzido pela China é o composto químico, que por sinal é aprovado pelo FDA dos EUA e usado amplamente na áreas farmacêutica e médica em todo o mundo

Ninguém usa somente o composto químico puro para enriquecer traficando ou para ficar doidão, o composto químico é sempre misturado com outros opioides e/ou substancias, logo o produto final ilegal vendido nas ruas não é produzido pela China.

Resumindo,o fentanil produzido pela China é necessário e legal.

O fentanil ilegal não é produzido e distribuído pela China.

deadeye
deadeye
Responder para  Juca
1 mês atrás

O fentanil ilegal, deve ser feito em um galpão escondido em Tijuana.

Josè
Josè
Responder para  deadeye
1 mês atrás

Com os “ingredientes” vindos da China.

Nilo
Nilo
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

Os patriotas estão sendo caçados, algemados e expulso, os vídeos no YouTube de patriotas que passavam vídeos malhando o Brasil e enaltecendo EUA, até catando lixo, ou em supermercados, ou loja de carros usados entre outros, sumiram do YouTube rsrsr tem até um líder Pastoril, chorando desesperado pela perdas dos dízimos as igrejas andam vazias, agora sabemos efectivamente de onde vem parte do dinheiro para financiar está campanha de depreciação do país.
Agora os patriotas querem vir de aerolula rsrs Mas o Trump não deixará quer dar o exemplo do que é respeitar um país.
Agora dependem da PF e da estrutura da atual forças armadas que estão a lhes prestar serviços humanitários, esses mesmos que foram achincalhados.

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Pois é.

Quem financia a depreciação do Brasil? O dinheiro “conservador” vem de onde?

Quanto os neo pentecostais recebem de lá…desde os anos 1920? Desde Monteiro Lobato.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Será que caiu a ficha dos patriotas?
Me faz lembrar os nazistas brasileiros.

Esteves
Esteves
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

A sociedade brasileira é eugenista. Herança europeia.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Os patriotas sem noção, sem estudo, sem informação e sem educação.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

O Brasil não produz nem 2% do aço do mundo. A produção de aço nos EUA é maior que a brasileira.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

US Steel… com tarifas sobre aço, a moribunda US Steel que escapou de ser vendida para os japonese da Nippon Steel (por causa de um veto do Biden) pode recuperar competitividade.

Esteves
Esteves
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Tipo ofender a mulher do presidente da França?

Tipo assim?

Josè
Josè
Responder para  Esteves
1 mês atrás

No caso primeiro damo, mas de qualquer forma foi uma atitude completamente desnecessária e errada por parte de quem escreveu, assim como errou o Bolsonaro por não ter se desculpado na ocasião, ele pode não ter escrito mas como a rede social era dele caberia um pedido de desculpa sim.

Última edição 1 mês atrás por Josè
Esteves
Esteves
Responder para  Josè
1 mês atrás

Na idade dessa gente e com a experiência política deles…não caberia fazer.

Josè
Josè
Responder para  Josè
1 mês atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Mig25
Mig25
Responder para  Josè
1 mês atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Josè
Josè
Responder para  Josè
1 mês atrás

Caro editor se a resposta foge um pouco do contexto é impossível responder sem sair também um pouco do contexto, mas certamente existe ligação com o tema sim.

Nota da moderação:
As eternas discussões Lula x Bolsonaro não tem nada a ver com o tema da matéria.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Tipo macho alfa?, na casa branca quem fala pelo país e pela família presidencial é Trump rsrsr

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Aqui temos as outras. Mania da outra falar pelo outro.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Pelo amor de deus, quanta besteira.

Esteves
Esteves
Responder para  Carlos Pietro
1 mês atrás

Debata e rebata o comentário. Leia as regras do blog.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Última edição 1 mês atrás por Esteves
Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Pietro
1 mês atrás

O Sargto Moreno foi modesto, afinal qual função cargo oficial de representatividade que ela tem para representar o Brasil perante outras nações, a mulher para falar em nome do país?, (estou sendo irônico, não responda)

Joao
Joao
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

A preocupação q alguém deve ter é se o PCC e CV passarem a ser consideradas organizações terroristas.
Muito áudio e mensagem vai aparecer….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
1 mês atrás

O PCC e o CV são organizações criminosas assim como a máfia.

O objetivo é financeiro.. talvez alguém queira seja lá porque classifica-la como grupos terroristas, mas acho improvável que a ONU chancele esta classificação…

grupos terroristas tẽm função política

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Grupos terroristas fazem atos de terrorismo. Ações organizadas contra o Estado, assassinatos, existência armada, atuação nacional ou internacional….

Já houve toque de recolher? Ocupacao e gestao de áreas Estado?

Sim….

deadeye
deadeye
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Apenas dizendo, que boa parte das terras raras usadas pelos EUA, vem de China, Brasil, Canadá e Austrália. Sendo que China e Brasil, tem a maior, e a terceira maior reservas.

Então não vem com esse argumento, temos como retaliar qualquer tarifa bem forte, simplesmente limitando as exportações.

fonte: https://www.statista.com/chart/33754/countries-with-the-greatest-known-reserves-of-rare-earths/

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  deadeye
1 mês atrás

Principalmente chinesa… o Brasil tem reservas de terras raras mas não tem empresas que façam a separação e purificação

deadeye
deadeye
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

O que para mim é uma oportunidade perdida do Brasil, porém temos uma carta na manga: liga metálicas de nióbio, controlamos 80% da produção mundial.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  deadeye
1 mês atrás

Eu conheço bem a mina de Araxá da CBMM.. meu mestrado foi sobre óxidos modificados com nióbio… existem outras reservas de nióbio no mundo, mas não são exploradas por razão econômica.. a mina de Araxá é fácil de explorar.. Araxá era um vulcão… a cidade esta dentro da cratera

O nióbio e importante mas não resolve tudo…

Vagner
Vagner
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

“Quem com taxas fere, com taxas sera ferido” Augustus Taxad

Terceira Republica Cleptomaniaca

Soldado brasileiro
Soldado brasileiro
Responder para  Hamom
1 mês atrás

Se taxar as nossas tintas e roçadeiras vai haver a 3º guerra mundial.
O glorioso exército brasileiro deixará de prestar serviços de pintura e capinagem aos estadunidenses parando de exportar mão de obra especializada para lá.

Vamos parar de importar rolos, pincéis, fita crepe, solventes, foices e fios de nylon.

O Sr. Trump sentirá na mesma moeda a força do poderoso exército Brasileiro!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

Achei curioso que Trump vociferava mais contra a China…mas taxaram mais o México e Canadá, do que os chineses.
No mais, se o Brasil for esperto, aproveitaria esse “pânico” para convencer os europeus a destravar de vez o acordo UE – Mercosul.

Josè
Josè
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Para aqueles que achavam que eram só bravatas, as questões de imigração e drogas vão ser levadas muito a sério sim, e quais são os únicos países por onde se pode entrar nos EUA, justamente México e Canadá, a mesma linha quanto a China e as drogas, não há nenhuma novidade nessas ações do Trump, está fazendo exatamente o que disse que faria durante a campanha, agora total falta de inteligência e principalmente falta de maturidade por parte do ministro com prazo de validade vencida do Canadá, assim como da apoiadora de narcotraficante do México, mesmo estando errados ainda assim querem entrar em uma disputa com os EUA, estão errados porque fazem vista grossa nas fronteiras e no México até ajudam os imigrantes a entrarem nos EUA.

Última edição 1 mês atrás por Josè
Esteves
Esteves
Responder para  Josè
1 mês atrás

Vai nada. É somente fumacinha.

Biden expulsou muito mais. Os Democratas ricos têm ojeriza por imigrantes. Quem precisa da mão de obra latina é o Centro Oeste e o Sul norte-americano.

Ou…os eleitores de Trump.

Josè
Josè
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Acredito que esta questão dos imigrantes está sendo observada por um prisma diferente da real preocupação deles, aparentemente o problema não é especificamente com aquele que vai procurar uma vida melhor, o problema são aqueles que estão entrando com outras intenções, talvez não consigamos mensurar essas questões terroristas já que não enfrentamos esse tipo de situação, ainda que nosso país seja bastante violento e dominado pelo crime.

Esteves
Esteves
Responder para  Josè
1 mês atrás

O terrorismo político de extrema direita nos EUA é maior.

Antes do 11 de setembro, tentaram derrubar as Torres Gêmeas duas vezes.

Duas.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

É É rsrsr, e Obama matou muito mais no Iraque e Afeganistão com seus drones, recebeu prêmio Nobel rsrs

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Black is.

Josè
Josè
Responder para  Esteves
1 mês atrás

E se não sorrir o castigo vai ser ficar de joelhos no milho, não sorria pra ver…

https://www.youtube.com/watch?v=n8LpvLktxh0

Última edição 1 mês atrás por Josè
Esteves
Esteves
Responder para  Josè
1 mês atrás

Quem apoia o narco mexicano são os cartéis norte-americanos que fazem a distribuição da droga nos EUA.

Sem demanda não existe oferta.

Josè
Josè
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Esteves esses fatos são os “acessórios”, a questão principal a meu ver é a completa falta de capacidade para um líder e uma líder tratar com um oponente infinitamente mais poderoso, não se vence uma guerra nesse nível dessa forma, até para fazer militância ideológica (jogar pra galera) tem que ter um pouco de inteligência emocional, o exemplo do colombiano deveria ter servido de alerta, os sinais foram dados e estavam bem claros, agora blefar quando o adversário sabe das suas cartas não é uma estratégia boa mesmo.

Esteves
Esteves
Responder para  Josè
1 mês atrás

Ninguém quer vencer guerra. Obama colocou trilhões no Afeganistão.

O imigrante, a droga, o contrabando…isso vem desde o tempo dos camelos.

O combate à tudo isso é um grande negócio.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Mercado de drogas é bilionário, só da dor de cabeça para os pobres e para países periféricos rsrs

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Nilo
1 mês atrás

O real problema das drogas é, porque os idiotas estão usando estas porcarias? Se responderem com sinceridade esta pergunta, ai sim teremos como diminuir o consumo.
Por enquanto, segue a lei de mercado (procura e oferta, sim exatamente isto), gostemos ou não dela.

Josè
Josè
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Não sei se realmente não compreende ou se faz de desentendido, já que os motivos como disse são irrelevantes, a questão é comprar uma briga seja por drogas, imigrantes, muro, etc… que não se pode vencer, e principalmente vai prejudicar muito os países envolvidos, essa é a hora de um governante usar a razão em vez da lacração, já usei de exemplo o narcopresidente colombiano e sua gangue latina foram lacrar e saíram literalmente lacrados.

Última edição 1 mês atrás por Josè
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Esteves
1 mês atrás

E os maiores consumidores disso estão em Holywood e Wall Street.
Vão mexer nessa galera? Acho que não…

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Josè
1 mês atrás

Isso é desculpa, o Trump realmente nao acredita em free trade, ja tinha renegociado o Nafta no seu 1o mandato.
Se fosse isso mesmo, a imigração ilegal pelo Canadá é desprezível, tem mais gente entrando nos EUA entrando com visto de turista e permanecendo nos EUA que cruzando a fronteira canadense.
Fentanyl entao ta nas maos dos carteis mexicanos.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 mês atrás

De repente até o Brasil pode até ter algum lucro, que é o mais importante.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dr. Mundico
1 mês atrás

Acho que o Brasil não terá vantagens., mas acho que os países periféricos, Brics, UE.. etc. vão acelerar o processo de integração, colaboração e organização de um sistema alternativo ao dolar… então, a médio prazo, pode ser..,

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Dr. Mundico
1 mês atrás

Essa politica do Trump vai gerar inflação o que vai forçar a taxa de juros do Fed pra cima. Isso forçaria a taxa de juros do BC brasileiro pra cima tambem visto o estado das contas publicas e o risco do Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Bem.. uma coisa curiosa.. se os EUA tiverem uma traço de inflação o FED subira os juros.. bom para quem tem títulos da dívida deles..

Será que o plano seria este?

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Quem tem dólar são os chineses

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

O Brasil também… muitos países acumularam reservas cambiais como meio de evitar crises como a que está acontecendo na Argentina.

Ainda que as reservas sejam contabilizadas em dólares, elas combinam títulos da dividas de vários países. Dolares, euros, ienes, reminbi

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Dr. Mundico
1 mês atrás

Poderia sim.

Questões políticas ideológicas a parte, o México é hoje o maior parceiro comercial dos EUA e com a imposição de tarifas deve perder competitividade. O Brasil poderia melhorar a situação de sua indústria se conseguisse aumentar as suas exportações para os EUA e o Brasil tem condições técnicas para isso. Dependeria destas tarifas serem duradouras e precisaria de uma política para a indústria, mas se o Brasil escapar poderia ser uma oportunidade.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Amanhã será a prova do pudim… vamos ver como a Bolsa dos EUA vai se comportar.. daqui a pouco as bolsas asiática vão abrir…

dai a gente vai ter uma compreensão do impacto… a partir do que acontecer amanhã é que a gente vai balizar o debate.

a divulgação das notícias na prévia do fiim de semana foi pensado.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Esta questão tem implicações de longuíssimo prazo porque o pessoal do Trump acredita que os EUA conseguiriam ser quase autossuficientes economicamente e por isso ele pensam nos déficits em balança como uma forma de “vazamento” do PIB em benefício de outros países.

Eles estão certos? Eu não sei e na verdade ninguém sabe. Tudo o que existe são chutes, uns mais técnicos, outros menos, mas mesmo assim: exercícios de futurologia.

É uma aposta arriscada que se der certo pode fazer os EUA crescerem vertiginosamente. Se der errado, o resultado pode ser oposto. Mas qualquer que seja o resultado, ele será conhecido em anos ou décadas, e não em dias ou semanas.

Nativo
Nativo
1 mês atrás

Muito pior que a taxinha das ” brisas” que levou panfletista políticos a tirarem as calcinha pela cabeça, mas menso assistindo ainda podemos ser o pró alvo e qual será a reação aplaudir ou afrescalhar de vez.

Underground
Underground
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Não patriotas arrancarão os cabelos. “Patriotas” aplaudirão.

Esteves
Esteves
1 mês atrás

O cinema é bacana. O cinema antecipa. O cinema faz refletir.

Traffic é de 2000. Antevisão de 25 anos.

https://youtu.be/BNSSeq1_OB8?si=FYp84Eh5gSJcOydU

JHF
JHF
Responder para  Esteves
1 mês atrás

A estrutura do problema sempre fia a mesma. Só o tipo de droga foi mudando de década em década. Alucinógenos naturais nos anos 60 e 70, Da guerra do Vietnam chegou a heróina, depois cocaína e agora opiaceos sintéticos. Desde os anos 80 as farmacêuticas fomentam o caminho dos dependentes a rodo. A economia toda e o pais agradece……

Diogo de Araujo
1 mês atrás

Tá chegando o grosso no brazil tbm não pense que escapamos kkkkk. Certíssimo o trump, expulsando imigrantes que há décadas já acompanho o povo americano dizendo que não aguenta mais e impondo tarifas e cobrando responsabilidades de países que vamos resumir com bastante eufemismo ” não estão ajudando”. Não entendo esses direitista do brazil o cara começa a tacar o terror lá ai começam “ainnnn tem meu filho que mora lá ainnnn que maldade” kkkk pelo menos nesse ponto bato palma pros esquerdista os caras são fiéis a seus preceitos.

Última edição 1 mês atrás por Diogo de Araujo
Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  Diogo de Araujo
1 mês atrás

QI menor que 83…

Esteves
Esteves
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Aposto em 3.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Cadê a moderação?

Esteves
Esteves
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

Pode direcionar com o Esteves. Sempre na área.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Diogo de Araujo
1 mês atrás

O Brasil tem deficit comercial com os EUA, mesmo com a taxaçao brasileira, o que é sinal de fraqueza do setor de manufatura brasileiro apesar do cambio. Pros EUA mesmo, só avioes da Embraer tem alto valor agregado, isso pq ja tem muitos componentes americanos, por isso nao acredito que o Brasil vai ser taxado da mesma maneira.
Agora o Milei acreditar que conseguiria um acorde de livre comercio EUA-Argentina parece desilusão.

Esteves
Esteves
1 mês atrás

Pararei. Pararei de ler. E comentar.

Quem quiser apreciar O Esteves terá que pagar. O principal responsável pela quebra da economia brasileira nos anos 1970/80…tarifas, embargos, juros, cotas, petróleo, aço, foi…foi…os EUA.

Terei que ensinar história? Terei?

amarante
amarante
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Não, não, não. Foi o comunismo. Nós vivemos em um País capitalista, em um mundo capitalista, mas o responsável por todos os problemas de todos os Países é o maldito do comunismo.
Tudo culpa do “Carlos Marcos”.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  amarante
1 mês atrás

Cuidado. Não vão entender a ironia

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

O risco seria que o comentário fosse realmente sério.. riso.

Concordo que è ironico….

Ou não? Riso

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Vixe.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  amarante
1 mês atrás

Somos semi capitalistas…

Alto nível de Estatais, alto nível de regulamentação e concessões do Estado…a iniciativa privada altamente obstruída

Esteves
Esteves
Responder para  Carvalho2008
1 mês atrás

Populistas. Ainda populistas.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Esteves
1 mês atrás

tambem…populistas…..o ESTADO decide, o ESTADO dá, o ESTADO julga, o ESTADO concede….

populismo = dependencia do Estado….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carvalho2008
1 mês atrás

Olá Carvalho… acho que o sentido de governos populistas é o contrário dos governos elitistas..

Existem governos que escolhem privilegiar a elite que o sustenta politicamente ou economicamente… são os elitistas. As decisões são tomadas para que, de um modo ou outro, assegure os privilégios de uma elite

Os governos populistas buscam a base popular. Muitas vezes são governos que perderam a sustentação política da elite. As decisões são tomadas para beneficiar a base popular

Nem sempre são decisões erradas ou ruins.. mas são decisões tomadas para beneficiar diferentes grupos da sociedade para garantir o apoio político.

Ficou no imaginário que governos populistas são ruins… são ruins para as elites, assim como governos elitistas são ruins para a base popular…

Outra coisa são governos demagogos… estes usam de artimanhas para conquistar a base popular mas para benefício pŕoprio ou para beneficiar as elites que os apoiam.. os governos demagogos são bem mais complicados.

assumir que governos populistas significa uma população dependente do Estado é uma interpretação equivocada do termo… isso pode acontecer ou pode não acontecer.. isso nem é bom nem é ruim… agora, se for analisar um governo populista sob o ponto de vista de uma elite liberal (no sentido econômico). ele é duplamente ruim..

parecia que era apenas uma discussão sobre semântica, mas é uma discussão sobre ideologia (no sentido de se usar ideias para mascarar ou esconder ações. Ideologia também tem dois significados… pode ser um conjunto de ideia que sustentam teoricamente um sistema, ou pode ser um conjunto de ideias usadas para esconder o real funcionamento de um sistema).

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Populista…= promessas impraticável popular que mantém a casta governante populista no elitismo do wisky, charuto cubano, etc

Elitismo = Jargão do ascendente popular com inveja daqueles que mobilizam a economia e geram empregos…América é elitista? É…….né….quem tem a grana do Bill Gates, da Apple, Musk, Zuckerberg, Antônio Ermínio, e muitos outros, que geram valor, geram trabalho e todo mundo do compra….

Um gera e o outro consome…..vai lá olhar os vencedores da loteria depois de 20 anos….e perceba o quão importante é saber gerar valor e trabalho….

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
1 mês atrás

Uma forma bastante original de retaliação seria Canadá e o México proibirem os americanos de fazerem turismo médico e farmacológico em ambos os países.

Aproximadamente 1 milhão de americanos procuram o sistema de saúde do México todos os anos, às custas do pagador de impostos mexicano.

Esteves
Esteves
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

E compram anestésicos no Canadá por 20% do preço norte-americano bancado pela população canadense.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Rapaz…não sei se você é louco ou é gênio…

Proposta tentadora, confesso…

Esteves
Esteves
1 mês atrás

Nossa diplomacia é um desastre. Como sempre.

A China derrubou e derrubará preços para mitigar os efeitos das sobretaxas nos EUA. Millei já faz igual reduzindo tarifas sobre a produção e exportação na Argentina.

A Ford na Argentina reduziu preços antecipando as ações de Millei.

Os EUA querem guerra tarifária? Reduzimos preços. Abrimos novos mercados com preços menores via redução de tarifas e subsídios.

A América ficou grande após a guerra porque abriu. Trump quer fechar? Por quanto tempo?

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
1 mês atrás

Olha só, a imposição de tarifas por Trump, justificada pela segurança nacional, acirra unilateralismo e piora as relações com Canadá, México e China. As retaliações imediatas desafiam a OMC, elevando riscos de guerra comercial. Inflação, desorganização de cadeias produtivas e realinhamento de parcerias (Canadá/UE, México/China) emergem como efeitos colaterais. A crise acelera a fragmentação do multilateralismo, reforçando a transição para um mundo multipolar.

Esteves
Esteves
1 mês atrás

Ruas, crimes…contrabandos e tráficos…são problemas dos Condados, Cidades e Estados. Isso é Segurança que inclui imigração clandestina.

O Estado quer agir? Ok.

1) Toda vez que o FED elevar taxa de juros, vamos tarifar os bancos.

2) Toda vez que Wall Street aprontar, ao invés de pagar rescisões bilionárias aos CEOs e CFOs, vamos tarifar bancos de investimentos.

3) Toda vez que uma produção de Hollywood ultrapassar 100 milhões em bilheterias, vamos tarifar os estúdios.

4) Sempre…sempre que uma guerra estourar, vamos tarifar os Senhores das Armas.

Tá ok?

EduardoSP
EduardoSP
1 mês atrás

Trratando assim um aliado do naipe do Canadá os EUA estão se prejudicando muito diante do Canadá e diante dos demais aliados.
Confiança é algo demorado de ganhar e rápido de perder.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
1 mês atrás

Os Estados Unidos estão perdendo em passos largos a corrida tecnológica para a China. Estas medidas não vão melhorar a situação. Tudo hoje tem que ser mais conversado. Bravataria não vai resolver.

Richard Stallman
Richard Stallman
1 mês atrás

O Trump de 2025 é estranho:
Focava em destruir a China, agora foca em atacar seus aliados.
Era contra a imigração, mas agora parece ser contra apenas latinos, querendo importar milhões de indianos, gerando desconformo em seus eleitores.
Era contra as guerras, agora é a favor.
Tudo isso aconteceu depois de muitos Democratas apoiarem os palestinos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Richard Stallman
1 mês atrás

Olá Richard. A dissonância cognitiva é uma estratégia manjada de guerra híbrida.. a emissão de informações contraditórias cria uma confusão que prejudica a compreensão

tem um livro (esgotado) chamado Doutrina do Choque… e também um documentário na internet que discute o conceito.

Minha leitura neste momento é que há uma deliberada aplicação deste estratégica de dissonância cognitiva… mas tem que esperar um pouco mais para entender se isso realmente está acontecendo ou se é outra coisa

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Ele é louco. Somente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Ola Esteves.. o louco tem uma doença e é inimputável.. não pode ser responasbilizado pelo que fala e faz.

O presidente dos EUA é responsável pelo que fala e faz

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Louco saiu de moda. O diagnóstico atual é transtorno mental. Tratável com psiquiatra.

Trump…Trump é um poste. Parece um Mackartista arrombado.

Quando descobriram que Hoover era arrombado…tudo mudou.

Olá, Professor.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Olá Esteves.. Trump é muita coisa (inclusive, em minha opinião um fasscista) mas nada de louco.

Ele tem consciência do que faz e ele concorda com a estratégia traçada por seus conselheiros e assessores.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

E o apoio dos americanos eleitores….

iran
iran
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Rogério Anitablian, um analista de geopolítica que aprecio muito tbm considera esses fatores como dissonância cognitiva e psyops

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  iran
1 mês atrás

Pois é… estou com a impressão que realmente são operações de guerra híbrida… há uma outra matérias aqui no Forte sobre um alinhamento entre EUA e a China…. e em seguida tem uma outra sobre sobre a pressão dos EUA contra o acordo entre o Panamá e a China

Este tipo de conflito de informação está generalizado.

Notei que isso esta ocorrendo sistematicamente.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Richard Stallman
1 mês atrás

Que político não mente para vencer a eleição?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

oi… está é uma questão interessante..

lembro de um seminário sobre nazismo dado no programa de pós-graduação

no debate, um dos pontos levantados foi sobre como os políticos mentem.;. um dos pontos levantados é a necessidade absoluta dos políticos mentirem…

explico… uma das principais funções dos grandes líderes é levar o país para um outro nível de progresso, de justiça social e de bem estar… é um país que não existe… ele precisa mentir (mesmo em um outro significado da palavra) para que ocorra uma mobilização das pessoas em direção a este objetivo

Quando Churchill prometeu a vitória na II Guerra a partir do sofrimento era uma mentira porque naquele momento, era mais provável que a Alemanha vencesse…

è uma discussão bem sofisticada que tira a gente do lugar comum.

acho que vale a pena, mas pouca gente vai entender.. vocẽ tenho certeza que entende e também iria se divertir em um debate assim

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Toda eleição é um festival de mentiras – o que eu sempre acho interessante é analisar porque alguma mentiras “pegam” e outras não.

Existe um perceptível sentimento de decadência entre os americanos que sob o ponto de vista mais objetivo – baseado em dados – é difícil de entender.

Economicamente, os EUA estão crescendo enormemente, a ponto de a diferença entre o PIB dos EUA e da China ter aumentado durante o governo Biden.

O sentimento anti-imigração não faz nenhum sentido, dado que o desemprego nos EUA está baixíssimo. Em Jan/2025 está consistentemente na casa dos 4-5% que é um patamar mais baixo do que foi nas décadas de 70, 80, 90, 2000 e 2010. O único período em que o desemprego nos EUA foi consistentemente inferior aos dos últimos anos foi na década de 40 do século passado, ou seja, no pós guerra quando a produção industrial dos EUA praticamente não tinha concorrência.

E desigualdade social sempre existiu nos EUA, embora tenha aumentado nos últimos anos.

Existe uma desconexão dos americanos com a realidade que os leva a buscar um idílio saudosista, onde a questão comportamental tem um apelo muito grande e que também explica, até certo ponto, o consumo epidêmico de entorpecentes nos EUA.

Um amigo meu descreveu a existência de um “desconforto existencial coletivo” nos EUA, e apesar dele ter dito isso de forma jocosa, há algo de verdadeiro nesta frase.

Não é a primeira vez que observamos isso – o mesmo ocorreu no Brexit. Mas no Brexit este sentimento até fazia algum sentido, porque o Reino Unido deixou de ser o “o império no qual o Sol nunca se põe” para se tornar um país relativamente periférico, cuja principal atração são as peripécias e excentricidades de uma família disfuncional.

Mas é um tema que vai exigir mais tempo para ser mais bem compreendido.

imagem_2025-02-03_115453541
Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Churchill foi um herói e provou que a determinação faz com que um espírito derrotista descubra suas forças e alcance a vitória.

A vitória sempre esteve lá, o derrotismo é negatividade é que não permite ser vista.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

A Industria Brasileira depende dos EUA para viver e o baque vai ser forte.
Sem mercado americano não existe BID , não existe Embraer, não tem Taurus . Francamente estou ansioso para ver a canhota fazer juras de amor ao Agronegócio que tanto demonizam e fingir que nunca nada aconteceu, mas o produtor brasileiro não esquece e nem vai esquecer.

Esteves
Esteves
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Ninguém nunca demonizou o produtor brasileiro e/ou o agronegócio nacional.

País de servidão como o Brasil depende das elites financeiras e pastoril.

Para de escrever besteiras.

Mig25
Mig25
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Esse aí não cansa de escrever besteiras…já tá batendo recorde no blog.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mig25
1 mês atrás

Riso… o curioso é que tem muita gente que não gosta das minhas análises e acabo levando muita pancada..

mas o curioso é que eu acerto mais que erro…

vida que segue

comenteiro
comenteiro
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Isso não acontecia com aquela menina grega, a Cassandra?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Pois é…

A Cassandra ficou famosa por prever o desastre de Tróia. Foi ela quem alertou para queimarem o Cavalo..

Contudo, Cassandra fazia profecias tando de desastres quanto de alegrias… mas como era amaldiçoada por Apolo, ninguém acreditava n que ela dizia e eram incapazes de reconhecer que ela havia previsto as coias que iam acontecendo

O que faço é juntar dados presentes e imaginar cenários otimistas e pessimistas usando como referência situações análogas do passado.., depois acompanhar como as coisa se desenrolam e ajudar os cenários…

Quanto mais dados melhor são as análises.

parece simples mas dá trabalho

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Demoniza sim

Invadir centros de tecnologia agropecuário já ocorreu?

Sim

Pautas políticas contra o agro? Sim

Responsabilização de queimadas ao Agro? Sim

Querer taxar o agro? Sim

Invasão de terras???? Sim

Quer responder não a alguma destas????

Olhas as imagens…estou doido para postar imagens….

Última edição 1 mês atrás por Carvalho2008
Josè
Josè
Responder para  Carvalho2008
1 mês atrás

Esquece que não vai ter resposta, ele sabe que contra fatos não há retórica que funcione, o propósito dele é outro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Tudo o que o Brasil importa dos EUA pode importar da EU, da China ou da Índia..

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

O problema da indústria brasileira não seria de importar mas de exportar. E em exportações, China e Índia são concorrentes do Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Quase isso … o maior destino dos bens industrializados brasileiros é a Argentina… Os EUA possuem uma cesta diversificada de importação do Brasil, ainda que a maioria seja petróleo e alimentos. A importação de café é praticamente a mesma de aviões da Embraer.

Claro que vai ter impacto.. os EUA são destino de 10% das exportações brasileiras… mas é uma situação bem diferente do que acontecia há 30 ou 40 anos, quando a certa de exportações brasileira era bem restrita, com ais de 50% de café e com os EUA como principal parceiro

A cesta de exportação em 1970 era praticamente a mesma de 1930 quando a grande depressão da década de 30 atingiu as exportações de café do Brasil para os EUA.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

O problema não é volume, é nicho. A relação Brasil China é uma economia colonial – o Brasil exporta matéria prima e importa produto industrializado. A indústria chinesa devastou a brasileira. No entanto, há nichos que o Brasil precisa preservar se não quiser se tornar um fazendão: que é a indústria de média e alta tecnologia. A questão não é valor, a questão é manter a capacidade industrial nestes setores que seriam os mais atingidos, já que os EUA são de longe os maiores importadores deste tipo de produto brasileiro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Então.. a industria brasileira produz principalmente para consumo interno… o maior importador de bens industrializados brasileiros é a Argentina por causa o Mercosul e do acordo automotivo entre os dois países

Para o resto do mundo, o Brasil é um produtor de alimentos, petróleo e minérios.

Os EUA importam produtos industrializados brasileiros. Em valor, é o mesmo que eles importam de café.. acho que é 10~15% do total de exportação;. um naco.

Tem gente que defende uma relação comercial que privilegiasse os EUA.. seria um bomba.

O caminho é aquele que o Brasil já conhece.. diversificar parceiros;

O pessoal reclama que a Venezuela é isso, que a Venezuela é aquilo.. o Brasil exportava bens industrializados com um superávit maior que 50%.. bens de higiene, máquinas e equipamentos e tudo mais.. Temer jogou tudo isso fora por ideologia tosca;

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Camargoer, o que importa, novamente, não é o valor da exportação. Porque se o importante for valor da exportação, o que Brasil tem de fazer é terraplanar o país, transformar tudo em um fazendão de soja e entregar as chaves para os empresários do agronegócio ou começar a cavar e construir barragens para explorar minerais porque soja e minério de ferro é o que importa na pauta brasileira.

O único setor industrial que o Brasil tem conseguido se sustentar e exportar bem é o de media e alta intensidade tecnológica – que é justamente o que os EUA importam do Brasil.

A questão, de novo, não é valor: é de sobrevivência de um setor chave da economia que não tem como girar uma chave de uma hora para a outra para encontrar substitutos aos EUA.

Não tem como querer encontrar algo de bom nisso. Tarifas contra o Brasil seria devastador para a indústria brasileira de média e alta intensidade tecnológica.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

A taxação contra a China sempre seria maior, beneficiando o Brasil na concorrência…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Carvalho2008
1 mês atrás

Será? 25% para o Canadá e 10% para a China não te diz algo sobre a forma como o Trump está trabalhando?

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Isto ai é so o rompante de primeiro momento….não se sustenta…se ele fizer isto com todo mundo, transforma-se apenas em aumento de carga tributaria ao americano que ira ter inflação…só funciona pontualmente….

E por ultimo….e repito…os EUA já perderam a guerra economica….precisam se entrincheirar na America Latina e do Norte e fazer aqui seu ultimo muro…mesmo tirando empresas da china e desviando a outros paises da Asia, o vazamento de cada dolar ainda irá ocorrer aos montes, pois os paises vizinhos a China, mesmo aliados americanos, mantem a China como principal parceiro e cada dolar acabara caindo lá nas mãos deles…

O cidente e EUA precisam transportar seu parque fabril para a America Latina….

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Sim….este é o ponto de atenção de Trmp…se ele apertar o Brasil, entre AL de vez a China…e aí ele não precisará apenas de um muro mexicano….um muro contra chineses….

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Sim. Segundo o SECEX (Secretaria do Comercio Exterior), as exportações para os EU representam:

  • 30% dos produtos industrializados exportados pelo Brasil
  • 40% dos produtos de alta tecnologia exportados pelo Brasil
  • São 9.500 empresas exportadoras para os EUA (para a China, são apenas 2.900)

Basicamente, problemas em exportar para os EUA acabaria de arrebentar com a indústria brasileira de média e alta tecnologia.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Eu concordo que seria um grande problema, assim com será para o Máxico e Canadá ou qualquer outro país.. agora, acho improvável que isso vá arrebentar com a indústria brasileira.. ainda que a Embraer será fortemente afetada..

Nos EUA já começam a aparecer uma resistência ao trumpismo.. o The Wall Street Journal já está publicando fortes críticas.. e é o WST…

se fosse o THe Washington Post, iam reclamar que é democrata.. mas o WST.. riso. é um boi furioso

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Os problemas do México e do Canadá são do México e do Canadá.

O problema não é a Embraer ou a WEG que operam globalmente.

Há 9.500 empresas brasileiras exportando para o EUA (apenas 2.800 para a China) que são muito, muito menores do que a Embraer ou a WEG e estão longe de terem condições estruturais de operar globalmente.

Para estas empresas – que, em conjunto empregam e movimentam bem mais do que a Embraer – é quase impossível girar uma chave e compensar a perda de competitividade no mercado americano.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Bem …mudancas são oportunidades….

Mercosul pode ampliar….Colômbia, México….porque não…?

iran
iran
1 mês atrás

Nos meios canadenses de defesa já se discute cortar as entregas do F-35 pela metade e pedirem o Gripen

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  iran
1 mês atrás

Tomara….

Josè
Josè
Responder para  iran
1 mês atrás

KKKKKK, depois que o calo apertar não adianta vir pedir socorro para os EUA, ano passado a China e a Rússia mandaram recados bem claros para os canadenses, e sem os EUA os canadenses não tem as mínimas condições de garantir sua segurança territorial, o país é muito grande, só lembrando que boa parte dos componentes do Gripen inclusive motor são de origem dos EUA.

Adriano madureira
Adriano madureira
1 mês atrás

Já estou gostando desse laranja arrogante, que bom que ele está destratando seus aliados…

Tudo na vida a consequências,a reciprocidade mostra isso.

Josè
Josè
Responder para  Adriano madureira
1 mês atrás

Então é ele que está destratando, essa foi boa, vai que cola.

Wagner
Wagner
1 mês atrás

O laranjão acha que o mundo está no século 19?

João Augusto
João Augusto
1 mês atrás

A situação dos Estados Unidos está feia e o americano médio não percebeu ainda: os políticos de lá estão jogando cada vez mais pesado para se locupletarem às custas do contribuinte. Daí pouco importa a efetividade de qualquer medida para a economia geral dos EUA, sendo determinante a manutenção no poder e a manutenção dos privilégios estatais.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Uma atitude errada, que vai aumentar a inflação dos EUA, nisso tudo, quem ganha é o Brasil, pq a China compra muito do Agro dos EUA, e agora eles talvez comprem do Brasil

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Bem.. os juros reais do Brasil já estão em 8%… claro que a inflação nos EUA vai levar o FED a aumentar os juro lá.. uma alternativa seria substituir as importações que os EUA fazem da China, Mèxico e Canadá por outros fornecedores… mas sei lá

Agora, aumentando os juros nos EUA e com este bagunça no comércio exterior, talvez ocorra uma inflação no Brasil causada por alterações no câmbia.. a menos que o dolar caia.. ai vai ocorrer uma deflação no Brasil..

eu não sei ainda o que pode acontecer..

mas se o BC brasileiro aumentar os juros por causa de uma inflação causada pelo câmbio, vai ser uma grande barbeiragem do BC (de novo)

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Acho que o dólar vai cair….no médio e longo o prazo….e muito…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carvalho2008
1 mês atrás

Pois é… mas tem ás vezes o câmbio de cada país responde de um modo diferente… eu não sei se o dolar pode cair aqui no Brasil ou aumentar…

aumentou antes do fim do ano e agora está caindo… sei lá.

neste momento, as bolsas estão todas em queda.. a Bolsa de Tokyo fechou em -2,69%… não vi notícias ainda..

vamos ver o que acontece ao longo da semana

Última edição 1 mês atrás por Camargoer.
carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

No Brasil, o real pode se recuperar menos, pois estamos com problemas graves de contas publicas, mas no geral, deve cair…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carvalho2008
1 mês atrás

Olá Carvalho.. sem entrar na discussão sobre ser governo ou oposição… os números da economia brasileira são bons, exceto a taxa de juros de 13,25%, o que dá juros reais de inacreditáveis maiores que 8%…

Desemprego 6%, Inflação 4,8%, PIB estimado para 2024 3,3%, deficit público 0,1%. os numero macroeconômicos são bons…

claro que poderiam ser melhores…

eu não sei como o dolar vai se comportar nos próximo dias ou semanas

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Sim, correto Mestre Carlos

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
1 mês atrás

Trump replica, na vida pública, o modo vigarista que sempre usou para conduzir seus negócios.
Abusa do poder de que dispõe para criar problemas absurdos, e assim barganhar vantagens.
As regras do jogo são mesmo pesadas, mas boa fé – item ausente da pauta de Trump – é fundamental para construir e manter relações estáveis e harmoniosas.

Camargoer.
Camargoer.
1 mês atrás

Estava lembrando… já pensou neste momento o que seria a ALBA?

estaríamos perdidos.

Josè
Josè
1 mês atrás

Alguém anotou a placa da locomotiva que atropelou a gangue latina e o narcopresidente colombiano???

https://www.youtube.com/watch?v=n8LpvLktxh0

Última edição 1 mês atrás por Josè
Josè
Josè
Responder para  Josè
1 mês atrás

O mais importante é sorrir, se não sorrir já sabe, o lombo vai arder.

Caravaggio
Caravaggio
1 mês atrás

Thats all, folks.

aaeua
comenteiro
comenteiro
1 mês atrás

O México e o Canadá vão fazer o que haviam combinado com o Biden e o Trump retirou as tarifas. Como o teatrólogo inglês certa vez disse: Muito barulho por nada.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Ou eles se comprometem a conter a imigração ilegal, além de combater os cartéis, ou serão tarifados, no caso em questão, eles preferiam dialogar com o Trump e combater os cartéis e imigração ilegal de seus países, para que não sejam taxados.

Josè
Josè
Responder para  Tuxedo
1 mês atrás

E não se esqueça, vão ter que aceitar as ordens do Trump e executa-las sorrindo, se não o chicote vai cantar no lombo.

https://www.youtube.com/watch?v=n8LpvLktxh0

Tuxedo
Tuxedo
1 mês atrás

Justo. Agora os EUA têm presidente.