Governo Lula suspende licitação bilionária de blindados Israelenses
O governo do presidente Lula colocou em pausa a compra de 36 veículos blindados da empresa Elbit Systems, de Israel. A negociação, avaliada em R$ 1 bilhão, enfrenta um impasse entre o Ministério da Defesa e o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim.
A licitação foi vencida pela empresa israelense em abril de 2023, mas, após a decisão, Amorim passou a atuar contra a formalização do contrato. Ele argumenta que a compra de armamentos de Israel poderia financiar ataques contra palestinos na Faixa de Gaza, uma vez que Lula tem criticado duramente a ofensiva militar israelense na região.
Por outro lado, o ministro da Defesa, José Múcio, classificou a restrição como “ideológica” e tentou sugerir uma compra parcial dos equipamentos, o que foi rejeitado por Lula. Sem apoio, Múcio recuou e aceitou postergar a decisão. Em dezembro, o Exército prorrogou o prazo da licitação por seis meses, na expectativa de uma possível melhora no cenário geopolítico.
O Tribunal de Contas da União (TCU) já decidiu que não há restrição legal para contratos com fornecedores sediados em países em conflito. Entretanto, dentro do governo, a avaliação é de que a compra deixou de ser uma questão técnica e passou a ser política, cabendo à diplomacia a decisão final.
A resistência de Amorim também tem motivações diplomáticas, especialmente após as tensões entre Brasil e Israel. Em fevereiro de 2023, o então chanceler israelense Israel Katz declarou Lula como “persona non grata” após o presidente brasileiro comparar a ofensiva de Israel em Gaza ao regime nazista.
O comentário de Lula sobre a morte de civis palestinos gerou forte reação em Israel. Katz afirmou que o Brasil “não será perdoado” enquanto Lula não se retratar. Em novembro, Katz assumiu o Ministério da Defesa de Israel, reforçando ainda mais o atrito diplomático entre os dois países.
Outro episódio de desgaste foi a imposição, por parte de Katz, para que o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, assistisse a um sermão no Museu do Holocausto, em Jerusalém, situação vista por Amorim como uma humilhação pública.
Diante desse cenário de tensão diplomática e incerteza geopolítica, o destino da compra dos blindados segue indefinido. A decisão final dependerá dos desdobramentos do conflito no Oriente Médio e das relações entre os governos brasileiro e israelense.
FONTE: Coluna Malu Gaspar – O Globo
Venceu o amor…Se sou quem manda em Israel, já achava um comprador para esses 36 e passava na cara do governo Brasileiro o que perderam. Isso é uma palhaçada. Nós conseguimos fazer bagunça com a ´única coisa com a qual nenhuma nação séria brinca:. a sua própria segurança….
Concordo e ainda acrecento que se dependesse de mim nunca mais ofereceria nada ao brasil. Afinal tiveram todo trabalho de participar e ganhar uma licitação pra depois ficar nesse lenga lenga.ta louco.
entendendo vcs , é lastimável a ação do atual mandatário do Brasil, um vencedor de uma licitação feita dentro da ordem legal, mas presidentes , governos são temporais, nações pragmáticas não se prendem a picuinhas, Vejo Israel vendendo armas para a Alemanha e comparando armas das Alemanha
Vencer uma licitação não é garantia de nada. O processo pode ou não ser homologado, ainda mais quando há mudança de governo. No caso brasileiro, não estamos em guerra e temos outras prioridades como a compra de caças, helicópteros e fragatas. Não há dinheiro para tudo. Natural suspender uma licitação ainda mais de um país que isolado diplomaticamente como Israel e que tem mantido uma postura pouco amistosa em relação ao Brasil (dificultou ao máximo a retirada dos brasileiros da linha de fogo em Gaza por exemplo). E sempre lembrando que o premiê israelense tem impedido de prisão por parte do Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade praticados em Gaza. Será que a questão ideológica nessa compra seria mesmo do governo atual ou dos militares brasileiros ao não considerar tudo isso? Na prática seria como se o governo a adquirir sistemas anti-aéreos da Rússia por exemplo… Ou seja algo inaceitável no atual contexto de conflito em que se encontra este país.
Sim , é um cancelamento por Ideologia, o Ministro da defesa afirma isto.
O Atual partido que esta no poder executivo do Brasil sempre se levantou contra Israel, seguindo sua linha Ideológica e seu alinhamento com os países que são inimigos declarados de Israel.
Evidencias :
Lula Apoia África do Sul contra Israel
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-01/itamaraty-lula-apoia-denuncia-da-africa-do-sul-contra-israel
https://www.forte.jor.br/2015/02/23/anao-diplomatico-o-brasil-de-dilma-e-lula/
Dilma deixou de diplomar embaixador de Israel e as diversas falas e ações do atual presidente contra Israel
https://veja.abril.com.br/coluna/reinaldo/israel-reage-a-nota-indigna-do-governo-dilma-e-diz-que-ela-explica-por-que-o-brasil-e-politicamente-irrelevante-e-esta-certo-judeus-brasileiros-protestam-contra-itamaraty
Sua argumentação para compra de equipamentos militares é desqualificada na mesma frase , já que não estamos em guerra parque compras Helicópteros , caças e Navios ?
Israel, Estados Unidos, Rússia e China não são membros do TPI.
como um tribunal pode der ingerência sobre outro pais sendo que não é membro dele ?
Brasil anão, Brasil irrelevante, embaixador humilhado, goste ou não é um representante eleito democraticamente, então se acha o governo de Natanyahu de hostilizar e achar que suas ações vencidas serão encobertas por ações ditas em narrativas chorosas de pragmáticas, quando esconde uma submissão a uma agenda extremista, caiu do cavalo. Quem diria um dia um governo de Israel passando achando desculpas para uma saudação que vem sabe o que os trabalhadores da Tesla na Alemanha, Salve o grande líder Elon.
Patriota!
Acho que muitos estão acordando deste opio ideológico, ainda da tempo pra vc.
Deputados de 5 partidos da base de Lula assinam pedido de impeachment
https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/deputados-de-5-partidos-da-base-de-lula-assinam-pedido-de-impeachment
Sonhe! Vais ter que engolir o Lulinha mais 6 aninhos só. Tá acabando.
Só se for ideologia de Israel. Que caçou confusão a todo momento.
Argumento Pífio.
Israel o inimigo que “emprestou” um satélite para o Brasil Usar durante Olimpíadas ?
https://www.aereo.jor.br/2016/09/23/israel-emprestou-satelite-para-o-brasil-durante-as-olimpiadas/
Israel o inimigo que enviou ajuda no resgate da tragedia de Brumadinho ?
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/aviao-com-militares-de-israel-pousa-em-mg-para-ajudar-nos-trabalhos-em-brumadinho.ghtml
Israel o inimigo que doou ao Brasil 11 máquinas capazes de fabricar água potável a partir da umidade do ar
https://guiame.com.br/gospel/israel/israel-doa-ao-brasil-maquinas-que-produzem-agua-potavel-partir-da-umidade-do-ar
Israel o inimigo que enviou equipamento para purificar Agua na tragédia do RS?
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/israel-envia-purificadores-de-agua-para-o-rio-grande-do-sul/#:~:text=%E2%80%9CN%C3%B3s%2C%20como%20Estado%20de%20Israel,grandiosidade%E2%80%9D%2C%20afirmou%20o%20embaixador.
Toma lá, olha a pressão:
Israel vem tomando hostis em relação ao seu país: patriotinha. É Israel que mudou sua atitude em virtude da ideologia, a direita religiosa da coalisão de Netan.
https://www.estadao.com.br/amp/internacional/chanceler-de-israel-provoca-lula-nas-redes-ninguem-vai-separar-nosso-povo-nem-voce/
https://www.osul.com.br/governo-lula-ve-provocacao-em-encontro-de-embaixador-de-israel-com-bolsonaro/amp/
https://m.youtube.com/watch?v=U7IQlNSyv1s
“Israel declara presidente Lula ‘persona non grata’ após críticas à resposta aos ataques do Hamas”
Um partido que tem na sua lista diversos “Ex. terroristas” “ex. Mensalieros” ” ex. presidiários condenados” ira defender o grupo terrorista Hamas
Não tem novidade, somente os acéfalos para defender tal aberração.
Porque não fala isso na minha frente? Corajoso da internet
reconheceu-se, tem uma faísca de esperança
Respondeste meu comentário, e eu quem reconheci? Estás faltando com a lógica, corajoso da internet.
Comentário editado.
E, por fim, vai ter que engolir o sapo por mais seis anos. Aceita. Ou vai pra Israel.
A Perda de Relevância do Brasil no cenário internacional
https://www.defesanet.com.br/terrestre/a-perda-de-relevancia-do-brasil-no-cenario-internacional/
Brasil às cegas com Trump. Ou a Falência da Inteligência Estratégica e de Estado
https://www.defesanet.com.br/intel/brasil-as-cegas-com-trump-ou-a-falencia-da-inteligencia-estrategica-e-de-estado/
Zelensky diz que Lula não é relevante 2025
https://www.youtube.com/watch?v=h4BMiWBb4GA&ab_channel=BandJornalismo
Zelensky diz que Lula faz “retórica política” e flerta com países ditatoriais 2024
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/zelensky-lula-retorica-politica-flerta-paises-ditatoriais/
Meu jovem, não seja ingênuo. Não acredite em tudo que lês. Tens ter um pouco de juízo crítico.
Zelesky, é claro, não está feliz com a posição do Estado Brasileiro quanto aos rumos da guerra (e vai ficar sem ucranianos para lutar – dizimou sua população).
Netan e sua turba fez genocídio em gaza (se não gosta do termo, acha grosseiro, estão és seletivo em suas opiniões).
Nosso mainstream é ocidental (o Brasil sempre sonhou em ser ocidental – daí a cultura do branqueamento), é claro nossos jornal estão putinhos.
Att.
Acéfalo!
Depois de Gaza as coisas mudaram cara.
Não, o partido do PT sempre fizeram ações contra o estado de Israel , é a primeira vez que Israel retalha o Brasil , por causa do inapto que esta no poder.
Israel apoiou o Brasil na modernização dos F-5M e A-1M, e em diversos outros projetos relevantes , é óbvio que o Brasil pagou, porem a relação de desenvolver tecnologia e produtos conjuntamente não é algo simples e fácil de conseguir.
Esta besteira ideológica custara muito caro ao Brasil , temos muito a ganhar com Israel , basta saber jogar o jogo e não mistura o interesse do Estado Brasileiro com interesses ideológicos Partidário.
O Inapto “descondenado” tem colocado o Brasil abaixo da sua relevância na geopolítica, até a Venezuela tem enfrentado o Brasil.
Olha o que o maduro fez indo a Rússia na cúpula dos BRICs após o Brasil vetar sua entrada no grupo.
Lula se livra de constrangimento com Maduro em Cúpula do Brics | CNN 360º
https://www.youtube.com/watch?v=633zrHvoE2M&ab_channel=CNNBrasil
Procurador da Venezuela acusa Lula de ter forjado acidente para escapar dos Brics
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/procurador-geral-da-venezuela-pede-investigacao-sobre-acidente-de-lula/?hidemenu=true
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acho que seu ódio ao Lula é maior que seu amor pelo Brasil.
Se interna num diretório do PL ,vai viver as custas de fundo eleitoral e da mamata política como teus amados, e o melhor que você faz.
Mas lembrem-se, não existe nada que não possa piorar….
https://www.defesanet.com.br/defesa/defesa-lula-pensa-nomear-gleise-para-substituir-mucio-militares-querem-outro-perfil/
Como ter na liderança do MD uma pessoa que não concorda com nenhuma decisão ou declaração vinda das FA, que defende uma ideologia arcaica que não se encaixa mais em nossa realidade?
Essa pessoa já declarou ser totalmente contra compras militares enquanto outros setores da sociedade estiverem carentes.
E depois dizem que o atual Chefe de Estado não é vingativo. ..
ai é para acabar de ferrar tudo, so que tem muita gente que passa pano para este governo do desastre, tenho o direito de discordar deste pessoal que pinta uma administração de excelência, historicamente um fracasso
lembro do Jaques Wagner quando ministro que tentaram tirar dos generais a nomeação / promoções e envio para reserva .
https://www.camara.leg.br/noticias/471764-jaques-wagner-defende-decreto-sobre-atribuicoes-de-comandantes-militares/
Tadinho dos golpistas que ainda aprendem a doutrina de segurança nacional da guerra fria. Que vivem em uma realidade paralela e na mamata da bolsa da viúva (tesouro nacional).
Falta total de pragmatismo.
O Brasil compra e vende de tudo pra um monte de país que faz trocentas atrocidades pelo mundo ou em suas regiões ou internamente.
O CA mais uma vez se mete por seus conceitos…
Foi o Batalhão de Operações Psicológicas que não pode ter esse nome pq era muito agressivo…. (como se FFAA não fosse pra serem agressivas)
Foi Mi-35, que tivemos que arrumar um deserto pra esse camelo.
Foi nossa Def AAe adiada e adiada e adiada pra não ocorrer o q tá ocorrendo com o ATMOS…
Agora isso…
A Art 155 AP SR está totalmente incluída no projeto Forças Blindadas, dentro da família Guarani.
Perdemos a mobilidade estratégica e tática das Bda Mec, por não termos a Art adequada a ela, desperdiçando o recurso do projeto.
É esse tipo de conduta de Estado q nos faz ser zeros a esquerda nas RI.
E ainda querem fazer parte do CS permanente!!!!!!!
Um conselho só de potências nucleares…
Patriota, lhe pergunto, não vais para Israel e fiques por lá?
Realmente o Brasil perdeu segurança jurídica.
Para que então abre uma concorrência para uma licitação?
Porque então ocorreu uma disputa no TCU pela França por causa desta licitação?
Já que não tem nenhum caráter legal nem precisavam ter ido ao TCu
Eu concordo que a decisão deve ser de preferência técnica, mas no fim compra de material militar também é decisão política. Nada de errado um país dar preferência a um aliado por exemplo. O próprio Lula desejava o Rafale como vencedor do FX2, a Dilma que optou por uma escolha ser técnica.
Quanto a empresa perde dinheiro na licitação, todas as perdedoras também perderam.
No fim, Israel necessita vender armas para outros países e o Brasil precisa importar expertise como a israelense, penso que no futuro Israel e Brasil podem continuar a fazer negócios desde que a relação entre os dois seja pragmática dos dois lados.
Rodolfo, o problema é que em um processo licitatório dentro das leis brasileiras não existe a opção por preferência politico/ideológica, muito pelo contrário, caso seja tomada uma decisão político/ideológica em um processo licitatório isso caracteriza crime.
Então creio que no fx2, o crime ocorreu, pois nada dava vantagem ao projeto de caça chamado gripen, a FAB preferia os super Hornet ( ao meu ver os melhores).
e analistas o Rafale , dada a relação antiga com caças franceses, mas no final deu gripen.
O resultado saiu e lá estava escrito os motivos que levaram a vitória do Gripen, eu acredito que foi dentro das regras impostas pelo Brasil, até para se fazer a “maracutaia” se é que foi feita no caso citado por você tem que ter o mínimo de inteligência, tem que ser muito mas muito sem noção para não usar outro termo, querer mudar o resultado depois de anunciado o vencedor, ainda mais tendo o vencedor cumprido todas as exigências legais feitas pelo Brasil como no caso tratado aqui, não há TCU que consiga ajustar tamanha burrice.
Se estava previsto no programa fx2 a transferência de tecnologia o super Hornet nunca iria vencer. Todo mundo sabe que os americanos não transferem tecnologia, pelo contrario tem até restrição.
FAB sempre preferiu os Gripens.
Prefere porque eles sabem como é o governo.
governo na época ate ..que alias, eh o atual..ate anunciou a compra dos rafale, mas teve que voltar atras pois o escolhido ate no FX1 foi o Griphen.
Melhor em quê 🤔🤔😆😆🇺🇲⁉️
Tecnologia e desempenho comprovado.
O que vale na compra de artigos essencialmente militares é o interesse nacional. Critérios técnicos São muito relativos.
Não prediria, não.
Falácia.
Meu padrinho é aviador da FAB e sempre afirmou que a preferência entre os caçadores era o Gripen
Vantagem tecnológica e know How temos sim com o Gripen , se as entregas estão lentas é pq não estamos pagando o que devíamos …
Pesquisa sobre mérito administrativo.
Acredito que você não tenha entendido, a observação que fiz foi quanto existir a opção politico/ideológica, tudo que estiver dentro das normas/regras/leis de licitação brasileira são válidas, mas lhe garanto que não vai encontrar nada que autorize tomar uma decisão em favor ou contra um concorrente especificamente por questões politico/ideológica, sobre esse ponto que você citou teria que fazer um malabarismo para tal, o que a meu ver seria uma tremenda falta de inteligência depois de um processo licitatório concluído, vão ter sérias implicações ao que tudo indica, desgaste totalmente desnecessário.
cancela a licitação e faz a compra direta, como está fazendo com os Blackhawk
Quem está no poder “pode tudo”, é só arcar com as consequências se tiverem, são equipamentos distintos, acredito que seja complicado alegar urgência no caso desse equipamento em relação ao que foi com os helicópteros.
Você está redondamente enganado. Está visão seria no caso do governo brasileiro estar comprando salames ou cuecões para os seus militares. Não se aplica no caso de armamentos que é norteado por um fator chamado interesse nacional que se sobrepõem a outros aspectos.
Entendi o seu ponto. Nesse caso, melhor seria fazer compra direta então? Sem licitação?
Na questão militar, ainda acho que sempre tem um viés geopolítico na decisão, pq comprar material militar significa uma certa aliança… ninguém vende material para um inimigo. Esse foi meu ponto.
No caso do EB por exemplo, penso que sempre existirá um viés a favor de material ocidental, o que diminui as chances do chineses vencerem a concorrência.
Na questão do FX2 por exemplo, seria impossível a Dilma dar a vitória para a Boeing depois do caso de espionagem da NSA (motivo que levou até on cancelamento de uma visita de estado). Então, apesar de eu achar que a compra do material israelense deveria seguir, não julgo a decisão do GF como inteiramente errada, existe um cálculo geopolítico… talvez seguir com a compra do ATMOS enquanto o Itamaraty se posiciona contra a guerra de Gaza seria pior para a relação com os países árabes da região, ainda mais pelo comércio de alimentos e o país possuindo uma grande quantidade de descendentes sírios e libaneses.
Os EUA tomam decisao geopolítica na venda também, restringindo misseis mais avançados, Tomahawks, F35 a aliados mais próximos por exemplo. Se o vendedor tem esse direito, o comprador também tem.
Rodolfo, sinceramente acredito que mudar a legislação seria a coisa mais sensata, no Brasil licitação só existe para dar um verniz de legalidade em atos cheios de vícios e ilegalidades, quem conhece um pouco do processo licitatório sabe bem do que estou falando, só serve para onerar e burocratizar o estado, já que no final sempre tem uma forma de “burlar” esse processo, mas pior, quando chega a denuncia na justiça os reais responsáveis nunca são punidos.
Quando o pentágono exige que os produtos sejam fabricados no país é uma decisão pragmática ou política?:
Estamos falando de leis, regras e normas brasileiras amigo, talvez você não tenha percebido.
Chora!
Sério mesmo que você acha que fiquei preocupado com isso, fiquei chateado agora, já que a intenção foi apenas de expor o grave problema de insegurança jurídica que vivemos a décadas e que só tem se agravado, esse sim preocupante, quanto a compra ou não de armas eles que se resolvam.
Discordo, licitação é uma coisa, decisão de compra é neste caso geopolítica, ultrapassa a barreira, da ideologia, acompanha o histórico da diplomacia brasileira que vem incluindo período da ditadura. O Brasil já teve uma forte política de não alinhamento, ao menos sempre busca manter-se equidistante de posições radicais, principalmente essa tomada pelo Estado Israelense, com Natanyahu.
Todos os países ao compra, vai além da decisão técnica. Se Israel acha que o Brasil é anão, se Israel resolver retaliar, se Israel resolver quebra ou prejudicar acordos já existentes, se Israel resolve humilhar um embaixador brasileiro, cabe ao Brasil fazer a escolha, ou por Natanyahu e seus asseclas ou respeito a sua herança de atuação histórica na diplomacia, a mesma que apoio a fundação de Israel, esse governo e momento, o de Israel também é.
Enquanto isso Trump cita uma vontade de transferir os palestino de Gaza, limpar Gaza de palestino, transferilos para qualquer outro lugar, pode ser um país árabe, a Síria?
Vai Trump, o imperador galático, só ajuda a Califórnia de mudar sua maneira de votar, Vai Trump.
Calma esse governo não vai demorar,ou esse ano ou ano que vem acaba.
Lembrando que ele chamou o Trump de nazista também,vamos aguardar, pois as cenas dessa novela mexicana com produção na Venezuela promete, rs.
E quanto ao EB todo castigo é pouco.
Quem é castigado não é o EB, é a sociedade.
Pensar pequeno isso
A licitação já estava ganha desde o princípio. O EB já ia escolher o atmos de qualquer jeito.
O que vcs não entendem é que comprar armas de um país, cujo presidente foi condenado por crimes de guerra é muito errado.
Caminhando e cantando 🎶 e seguindo a canção 🎵, braços dados descendo a ladeira
Pediram. Não leu sobre as manobras do embaixador de Israel? Ou é patriota defendendo país estrangeiro?
Não é de que a estratégia brasileira de soberania nacional apresenta falhas significativas.
O país mal possui capacidades de produção no setor da indústria de defesa, e ao que tudo indica, não há um interesse real ou esforço consistente por parte das FAs em desenvolver essa capacidade estratégica.
E isto é excelente pra possíveis futuros predadores ,assim como a divisão do povo em lado A e lado B. O famoso dividir pra conquistar sempre funciona.
Poisé e tem gente que baba com força o ovo do Amorim, ideológico até a alma e com um EB liderado por um general subserviente e canhoteiro é bem feito pra eles e idem pra FAB e MB tudo de boas só curtindo a vida e a tropa, a qual carrega o piano, sofrendo sem equipamentos decentes. Pilotos da FAB que viraram pilotos a custa dos impostos pagos por nós, indo pra aviação civil e ,agora, ao que parece teve submarinista indo pra Austrália . E o amor continua nos fazendo passar vergonha mundialmente. O povo tem o governo que merece !!!
Essa frase vale para todos os que passaram no Planalto.
submarinista indo pra australia? como assim?
Um oficial de submarinos da marinha brasileira que trabalhava no submarino humaitá foi contratado pela marinha australiana.
Quer dizer, em uma democracia as Forças Armadas cumpre as obrigações constituídas e as decisões do representante eleito através do voto constituído. O povo realmente tem o governo que merece antes e depois, há lógica nesta citação, assim como pilotos tem direito de escolher onde ganhar mais se é isso sua meta. Quanto ao ovo, bem, testículos de boi, na brasa, tudo uma questão culinária. Cumprindo a Constituição não é opção é dever.
EDITADO
PESSOAL, VAMOS FOCAR NO TEMA DA MATÉRIA!
OS ADORADOS BATE-BOCAS LULA x BOLSONARO SERÃO APAGADOS!
Se sou eu quem manda, já cancelo o WAD e todos os outros sistemas/equipamentos.
Não estão nem conseguindo pagar o que já está pronto, imagina acrescentar multas e novas homologações de novos componentes, nunca iriam fazer isso.
Isso envolveria os WAD suecos também, e outras coisas.
A Rafael poderia fazer outra rodada de sanções, temos muitos equipamentos deles, mísseis, rádios, hardware e software, equipamentos civis, metralhadoras e um mundo de coisas, tudo isso ficaria sem suporte e precisando de substitutos imediatamente.
Está certo o governo. Não devemos comprar de países que se encontram em guerra ou correm o risco de ser embargado pelos EUA, pois não sabemos o quanto deve impactar o fornecimento no futuro. Devemos escolher algum outro concorrete, no caso acho o melhor o SpGH Zuzana da Eslovakia ou até algum da Norinko chinesa (para não ter risco de ser embargado pelos EUA).
Vergonha!!
Acho que uma coisa não tem nada haver com a outra…
Foi um fator político? Foi.
Foi interessante para o Brasil? Não.
Vai fazer falta a curto prazo? Não.
Vai ser o fim da relação Brasil&Israel? Não.
No fim, acho que a ala técnica é a que sai perdendo disso tudo no momento …
Mas como tudo na vida e também é assim na política, nada é permanente, logo em breve (até pelo próprio governo) pode ser revista essa decisão…
Inclusive, tem saído notícias de sinais do início de reaproximação diplomática…
Logo, vamos ver os próximos episódios dessa novela.
Não se preocupem seja quem for o presidente o glorioso exército brasileiro jamais deixará o brasileiro na mão.
“Capinador forte, tinta amiga.”
Ainda que pelos motivos errados, a decisão certa foi tomada. E quanto ao seu comentário sobre segurança, essa compra seria só mais uma brincadeira. Ia mudar nada no panorama geral da Defesa brasileira.
Resumindo: foi definido que nada foi definido ainda.
Pelo que saiu meses atrás, como o Atmos ganhou a licitação ou o governo comprava o Atmos ou teria que fazer uma nova licitação… caso o GF quisesse comprar o segundo colocado o contrato poderia ser barrado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Como no fim a decisão foi política, a licitação teve que ser anulada e uma nova deve ser aberta… talvez seja mais rápida e dê logo contrato ao segundo colocado da primeira licitação (não sei se foi publicado a ordem de preferência do EB)… mas ainda deve demorar meses ou anos pois todas as companhias teriam que re submeter suas ofertas, preços, ToT…
Não precisa de nova licitação. Basta cancelar a atual e comprar diretamente de quem entenderem ser o mais adequado. Para compras militares isso é possível.
Entendi, tanto que já mencionaram as compras dos Blackhawks recentes… mas então, qual é a lógica da primeira licitação ou de tantas outras nas FA brasileiras (FX2, prosub, Tamandaré, 8×8…)?
As licitações para compras militares são opcionais. Quando são realizadas, são para demonstrar maior clareza e transparência dos processos. Mas, adquirir equipamentos bélicos pode prescindir de licitação, visto suas características próprias e uso na defesa nacional.
A dispensa de licitação é regulada pela Lei nº 14.133/2021, uma modalidade de contratação. É uma excessão a regra na Adm. Público. Dispensa de licitação em casos de emergência, em geral, se dá em razão de situações extraordinárias, como de calamidade pública, estado de sítio, catástrofes, guerras, grave perturbação da ordem, entre outras.
É capaz de enrolarem o EB por anos, e ficar para o próximo governo decidir.
Que governinho vagabundo!
Se fosse só isso.
Excelente notícia. A compra do equipamento israelense deveria ser executada com a finalidade exclusiva de engenharia reversa. Não são parceiros confiáveis para uma potência independente, além de terem penetrado fortemente nossa base industrial tecnológica de defesa, através de inúmeras compras de empresas estratégicas, sem nenhuma legislação capaz de impedir este disparate, diferente dos EUA com o Foreign Investment Act.
Nunca li tanta besteira num só texto.
Só faltou a camisa do psol e o boné do MST.
E você acha que não tem.
Quem garante? tu viu alguma foto?
Bem, por favor, aponte os itens incorretos no texto, ao invés de dizer um „não argumento“.
Pelo jeito criaram agentes MUV autônomos agora. Até o papinho é genérico, copia e cola de ideias, mesmos comentários, em todas publicações. Com avanço das IA’s/Automações a Guerra Híbrida vai atingir níveis estratosféricos
Desconheço este assunto. Contudo, estou aguardando o debate de argumentos. Mas antes, sugiro ler sobre o Foreign Investment Act.
Engenharia reversa, por aqui????? Kkkkkkkkkkk filho aqui os braços das forças,só são brabos para o povo, desafiar seus superiores estrangeiros com engenharia reversa, nunca jamais, nem pensar.
Cancela o compra dos Gripens tbm, tem um monte de componente israelense, governo esqueceu que eles compraram um monte de empresa br
Fala um ponto relevante, será que não podem retaliar nas peças do Gripen ng?
Não ficaria surpreso se isso acontecesse, talvez ocorra uma pressão forte por parte de Israel ou EUA antes de retaliações ou embargos
e perder dinheiro?
A AEL no Rio Grande do Sul faz parte do grupo Elbit. Retaliar o Brasil bloqueando o repasse de componentes do Gripen fabricados pela AEL seria um tiro no pé da Elbit no fim, não faria sentido.
O contrato do ATMOS não foi nem assinado, não existe base legal nem pra empresa israelense processar o GF.
Na verdade o desGoverno se esquece de que , quem precisa do outro somos nós, cheios de equipamentos israelenses e como nossas forças armadas tem alergia a equipamento chines ,russo etc. ai fica sem nada.
“…Na verdade o desGoverno se esquece de que , quem precisa do outro somos nós..”
Parece que quem esqueceu que a relação é uma mão dupla foi Israel. O mundo está sofrendo alterações, voos tranquilos acabou, vai se solavanco um atrás do outro.
O seu país sofre um ataque terrorista, com assassinatos horrendos de homens, mulheres, idosos e crianças, cabeças decapitadas, pessoas queimadas, estupros e sequestros.
Seu país entra em guerra contra esses grupos terroristas.
Ai vem um ex-presidiário que é milionário mas diz ser pai dos pobres, e fala que o seu país é genocida e o compara ao holocausto praticado pela Alemanha Nazista, justamente contra o povo judeu.
Olha, se ele tivesse feito isso com outros povos, alguns terroristas já teriam tentado um assassinato no Brasil, mas Israel ou alguns políticos declararam ele como persona non grata.
Ele queria o que? Ser aplaudido em Israel depois das suas declarações?
Nossos mísseis, são jacó, nossos guarani tem recheio jacó, gripen, m113, acho que até nos Leopard tem recheio jacó, sem Israel o Brasil não tem defesa, eles não ficam vomitando regra para o Brasil igual os americanos e os Europeus, só querem que não façamos o mesmo com eles
Os mísses do Gripen são europeus, e os antigos Derby do F5 a essa altura já foram descartados (tem vida útil). Hoje tem a torre do Guarani e diversos componentes do Gripen, KC390, Sisfron fabricados pela AEL no Rio Grande do Sul (faz parte do grupo Elbit).
O problema da relação com Israel é que necessita de interlocutores pragmáticos dos dois lados… no momento parece que não existe muita vontade nem de Brasília nem de Tel Aviv/Jerusalém. E com os dois líderes de cada lado devendo permanecer no poder ainda por muitos anos, não deve melhorar tão cedo.
Nem Bibi e nem Lul.e tem vida longa nos seus respectivos países
Como diriam os Franceses (ou qualquer país do mundo): o Brasil não é um país sério.
Esse país é complicado…. a cada troca de presidente perdemos 2 anos com o novo governo desfazendo tudo do anterior e os próximos 2 com o cara trabalhando só para se reeleger. Fora que não há um pensamento enquanto estado, tudo vira políticas de governo.. aí nunca vai p frente
Quem falou isso foi um diplomata brasileiro…..
Foi o embaixador brasileiro na França, Carlos Alves de Souza, mas de qq forma ele tem razão, não?
Quem estavam roubando nossas lagostas eram os franceses
Geralmente os equipamentos prometidos não chegam por falta de verbas, burocracia das FFAA, falta de foco ou qualquer outra coisa que afete o “programa estratégico” do momento.
Quando parece que algo vai sair, vem o executivo e faz a dele, mantendo a tradição de deixar um programa morrer sem ser concluído para, no futuro, iniciar outro com o mesmo objetivo, mas com um novo grupo de estudos.
Acho que isso não vai acabar bem! Acho que pode haver retaliação não só de Israel como dos EUA. O tempo dirá.
o que os Eua tem a ver com isso?
Todo equipamento ocidental tem alguma peça dos E.U.A, mesmo que seja um parafuso. Parece que é uma exigência/pedágio que impõe a qualquer um que queira ter aliança com eles. E quando não tem, eles tem o hábito de fazer assédio jurídico contra, basta ver a tentativa deles de melar nossa compra dos GRIPEN
Não existe essa exigência/pedágio, há países da Otan que são independentes na fabricação de armas…o que tem a ver os EUA retaliar o Brasil por ter suspendido uma licitação na qual Israel venceu? Qual a lógica disso, fora a sua torcida?
Que lógica de torcida? Leia meu comentário novamente e verá que eu apenas respondi que os americanos tem envolvimento em praticamente todos, senão a grande maioria, dos equipamentos militares do ocidente, apenas para dar algum sentido no comentário em que ele ficou em dúvida.
Não estou justificando ou dizendo que os americanos vão retaliar nem nada disto.
Não tem base legal nenhuma. Se o contrato tivesse sido assinado e o GF quebrado, aí a empresa israelense poderia processar ou exigir multa. mas cancelamento da licitação não é suficiente pra nada.
E os israelenses ainda vendem material pro Guarani, KC390, Gripen, Sisfron via AEL no Rio Grande do Sul (grupo Elbit), seria tiro no pé fazer retaliação. Aliás, o grupo Elbit está interessado em exportar Guaranis produzidos em Minas com a torre automática deles para diversos países, como foi feito recentemente para as Filipinas.
No fim, a relação Brasil e Israel precisa de pragmatismo dos dois lados. Melhorar mesmo só com nova liderança provavelmente em ambos os lados, o que não deve ocorrer tão cedo.
Quem falou em processar? Quem disse que Israel deve ou pode processar o Brasil? Acho que ninguém propôs isso. Já se o governo e as empresas israelenses optarem por retaliar, nada as impede. Mas, independente de qualquer coisa, Celso Amorim é um inepto, tendencioso e apoiador de ligações fortes do Brasil com países “de primeira qualidade”:
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/08/celso-amorim-visita-cuba-e-defende-grande-amizade-entre-brasil-e-ilha.shtml
https://www.brasildefato.com.br/2023/03/09/assessor-especial-de-lula-celso-amorim-visita-a-venezuela-e-se-reune-com-maduro
https://www.camara.leg.br/tv/203056-ministro-celso-amorim-critica-sancoes-da-onu-ao-ira/
https://www.poder360.com.br/governo/amorim-compara-pena-de-morte-nos-eua-com-tratamento-a-mulheres-no-ira/
Pode ter certeza que no Brasil terá em 2027.
Putz, infelizmente é assim né gente, quem pode mais , manda mais.
O governo do amor a todo vapor em fazer caquinha.
Até o cafezinho do oficialato está mais caro. Não está fácil ter que pagar 30 reais num pacote de café melhorzinho.
Mas, o importante é que o amor venceu.
Com tal decisão e as rusgas entre os dois países, não pode implicar em atrasos no fornecimento de aviônicos do Gripen, visto que a Elbit Sistem tem participação de controladora na AEL? Inclusive na questão da manutenção dos F-5 pelo CLS contratado.
Deixa ele aumentar a aposta e os suecos, agora parte da OTAN, embargarem o gripen e pior, seu trump interromper o fornecimento de motores e avionicos para a Embraer…
Tem Chineses e Russos querendo vender caças e outros itens militares ao Brasil. Um país que não fabrica nem .50.
Israel faz parte da Otan? Não…
Temos que ter em mente entender que o governo precisa manter seus meios de auxilio e programas para erradicar a fome do povo.
Kkkkkkkkkkkkkkkk só pode ser piada
Vai erradicar sim!
Senta lá Cláudia…
Pessoal cogitando retaliação de Israel ou dos EUA. Esses países querem vender mais do que a gente quer comprar. Não vão embargar nada.
Israel tem muito mais a perder financeiramente que o Brasil, pois este compra muito mais do que vende para a Israel.
No mais, esse clima belicoso entre os países, com ofensas recíprocas, é prejudicial a ambos.
Por fim, se o Brasil quiser cancelar essa licitação e comprar outro veículo, pode fazê-lo. Não precisa nem fazer outra licitação. Mas para o governo com as contas públicas em frangalhos é bom não comprar nada.
O EB deveria aproveitar e comprar os outros veículos e armas que precisa (Centauro e obuses rebocados, por exemplo), usando essa suspensão como argumento.
Precisaria de outra licitação de acordo com o TCU. Se a posição desse é que nao existe empecilhos a compra de material israelense, um contrato com o 2o colocado poderia ser barrado nas tramitações burocráticas em Brasilia.
Você viu o que ia acontecer com a Colômbia?
E México?
Viu o que Trump já falou sobre Israel?
Você acha mesmo, tem realmente convicção que essas coisas vão passar como se nada estivesse acontecendo?
Tá certo fera.
Você está comparando um país não aceitar seus deportados com não comprar 36 veículos? Tens senso de proporção e gravidade?
O Brasil iria comprar centenas de torres UT30BR de uma empresa israelense. Comprou 13. Não teve sanção nenhuma de ninguém. São apenas negócios.
O Brasil também quis colocar imposição ao envio de seus deportados e quase tomou na cabeça.
Agora, um país com uma política totalmente ideológica, que manda representante oficial para a posse de Maduro, um ditador, querer bater de frente com o outro país que tem como maior aliado militar os Estados Unidos, país esse cujo presidente fez acabar com um conflito sem nem ter tomado posse, sério mesmo que você acha uma boa ideia isso bater de frente com ele e o chamá-lo de genocida e nazista, como já aconteceu?
Táááááá ceeeeerto fera.
Depois não reclama quando o café estiver custando 50 reais.
Não é bater de frente. É deixar de comprar 36 veículos.
O Brasil foi muito mais moderado que a Colômbia e o México. Nem comparação.
O ___________________________________. Não estou discutindo isso.
Estou discutindo que Israel não ganha nada em retaliar o Brasil por causa de uma licitação, pois ele vende muitos produtos e fatura com manutenção e perderia mais do que ganharia com isso.
Agora se você acha que o Trump vai invadir a Amazônia por causa do Brasil não comprar o Atmos, “beleza, fera”.
EDITADO
Senhor Emmanuel.
A politica do Trump tambem é ideológica.
Ou não ?
Compras de equipamentos militares não precisam de licitação. Faz se quiser.
Ideologia política, acima da segurança nacional e não somente neste caso….
ideologia politica é coisa de fachada para corrupto , tudo que eles querem é suborno e maquiar movimento financeiro
Não esquece que as torres dos Guarani são de Israel, beleza? Veja lá no governo de quem o contrato foi feito…
Isso sempre teve, pq vc acha que não compramos da China e Rússia que oferecem bons equipamentos por preços melhores.
Vamos comprar tanques Rússos com torres ejetaveis e helicópteros sem peças de reposição…
lula infelizmente faz perseguição aos Israelenses e ao povo Judeu…
Para esses animais ideologia vale mais que segurança nacional.
Depois faz birra quando é chamado de anão estratégico.
Disse tudo…
Segurança nacional só faria sentido se o objetivo fosse nos dar alguma autonomia produzindo localmente ou com contratos estratégicos de transferência de algo para cá e da obrigatoriedade de produção local.
Bastaria uma birra, por menor que seja, para esses equipamentos ficarem sucateados por falta de peças de reposição. Isso é segurança? Soberania?
Não que no governo do PT fóssemos ter algo do tipo, ao contrário, mais fácil oferecerem algum pedaço do Brasil do que tentar peitar alguém de fora, mesmo que algum vizinho menor. Mas de longe esse debate de “segurança” que muitos vem fazendo aqui está equivocado.
Segurança e soberania sem autonomia industrial é falácia.
eles alugaram os índios e Amazonia recentemente, parece que o PT viu que o próximo pleito eles vão perder, e a estratégia é ganhar dinheiro, então soberania nao é nesse governo
Esquece isso, não tem como ter autonomia industrial porque os políticos só estão interessados em aumentar impostos e sugarem o máximo possível de dinheiro de todos.
Plano de “industrialização” deles costuma ser protecionismo que é pura ilusão. Isolam a indústria interna em uma bolha protegida da concorrência, mas a concorrência lá fora continua avançando enquanto a indústria nacional vai ficando cada vez mais defasada e vivendo de sugar o pobre mercado interno que uma hora se esgota.
Sério isso ?!?
Perseguição !!!
Cara, no máximo foi um comentário infeliz do presidente. Nem digo desnecessário; pois os ataques em Gaza provocavam a morte majoritariamente de mulheres, idosos e crianças.
Ele poderia ter falado de outra forma ou até nem poderia ter dito nada e a diplomacia buscaria uma forma de demonstrar que estavam pesando a mão nos ataques, e que o Brasil não estava indiferente ao sofrimento da população palestina.
Pior, ele na mesma oportunidade perdeu a chance de colar a responsabilidade nos ataques ao Hamas.
Quem escalou foi o primeiro-ministro e a diplomacia ao declarar como persona non grata e ao expor ao vexame público o embaixador brasileiro (que na minha opinião deixou-se levar a tal posicionamento e não teve habilidade para esfriar os ânimos; pois salvo engano, um embaixador num país é alguém (entre tantas outras coisas) que conhece muito do país que hospeda e tem fortes laços e contatos no país).
Mas há os que dirão que o povo tem o governo que merece, em alguns casos essa máxima é justíssima; mas e naqueles locais onde a violência é instrumento de coação eleitoral ?…Alguma semelhança com a Palestina ?
Ou é razoável crer que o Hamas gozava de unanimidade entre toda a população palestina ? Só um lembrete, nem adolfinho conseguiu tal proeza, mesmo entre alemães conservadores.
Personalismo político lá é cá, o que demonstra que nanismo político e diplomático não é um mal exclusivo de países da América Latina.
Finalizando, agora é mais vaidade do que qualquer coisa. Perde a empresa israelense (porque são bilhões e mais uma venda para o portfólio do equipamento para futuras aquisições) e perde o EB (equipamento que alcançou (acredito eu) todos requisitos estabelecidos pela força, além de ser um arma no estado da arte).
Saudações
que lorota…
Péssima notícia!
E a suspensão é por um motivo ridículo.
O presidente está causando problemas na saudável relação Brasil-Israel e atrapalhando uma aquisição importantíssima do EB, justamente num momento delicado na nossa fronteira com a Venezuela.
Custava ter bom senso e esquecer birra ideológica por um momento?
Ele não consegue, a mentalidade dele é dos anos 70. O cara é fraco, burro, e ideológico. E teve gente que votou nele ainda, cadê a picanha?kkkk
Gripens tem tecnologia israelense, aviões Embraer também assim como KC-390 , fora inúmeras tecnologias militares e civis no Brasil. Imagina se Israel quiser agir na mesma forma que Lula faz?
Pq não simplesmente ir para o segundo colocado, ZUZANA 2?
Porque isso mostrará de forma mais escancarada ainda pro mundo o quão bagunçados nós somos!
Imagine como serão as próximas grandes licitações das Forças Armadas com toda essa insegurança jurídica… Sua empresa tem o melhor produto, gasta uma grana em apresentações e ações durante toda a concorrência, vence e tudo desmorona porque um presidente birrento deu uma canetada, passando por cima de um processo legítimo e da autonomia da instituição contratante…
Que drama, hein? Esse tipo de situação já aconteceu com todo país alguma vez. E no nosso caso, o grande responsável é Israel por sua guerra criminosa em gaza que fez o primeiro ministro se tornar um criminoso de guerra e que dependendo de onde ele viajar, pode ser preso. Se não fosse isso, não teria empecilhos na aquisição.
E meu amigo, empresas querem dinheiro 💶💰 as empresas são como uma GP, pagando bem elas não dão a mínima para o que vc é como pessoa.
Então, que o atual ocupante do planalto e seu assessor anão diplomático, sejam coerentes. Se o governo de Israel, como você diz, é criminoso e, nossa dupla que tomou a decisão é “ilibada” é “honestíssima”, então que cancelem qualquer negócio com Israel. Suspendam a compra de sistemas israelenses para o Gripen, KC-390, Guarani, torres da Ares, sistemas e suporte de manutenção dos F-5M, suporte e manutenção para as ARP RQ-900 e Heron e toda a gama de outros equipamentos, armas e serviços israelenses para as Forças Armadas brasileiras. Sejam coerentes e cancelem tudo que for de Israel. Fazendo o que estão fazendo, somente com o ATMOS, deixa nítido e claro que é apenas picuinha ideológica, nada mais. Passa longe de ser uma ação de Estado e mostra ser apenas um rompante ideológico da dupla tomadora da decisão.
E o Hamas não tem culpa nenhuma nessa história, foi tudo falso flag israelense para cometer “genocídio” em gaza!
O TCU iria barrar já que não encontrou motivos para não comprar do 1o colocado. Por isso, a licitação teve que ser anulada, para ou fazer uma nova ou comprar diretamente de outro fornecedor sem licitação.
Uffa!
Pelo menos uma notícia positiva.
Quando a ideologia importa mais que o país, acontece isso.
Circo
Pra mim já deu, o Israelense é o melhor, mas o Zuzana é bom também, e eles ainda compram o KC390, os dois lados ganham
O Zuzana não pode ser aerotransportado
Trata-se de uma notícia requentada. Esse processo já está suspenso desde meados de 2024. É normal um país cancelara compra de armas de um país que se encontra em conflito. Ainda mais quando há um entendimento internacional quanto a promoção de genocídio por parte de Israel em Gaza. Portanto a tese de decisão ideológica cai por terra, lembrando que o premiê israelense Benjamin Netanyahu e o comandante da IDF encontram-se foragidos do TPI onde respondem por crimes de guerra. Para o Brasil um país que abriga a maior comunidade Palestina no mundo e boas relações com o mundo árabe, sendo um antigo defensor da solução de dois estados, seria mais do que natural essa suspensão. A qual trata-se de decisão diplomática haja visto o congelamento das relações entre Brasil e Israel em amplo aspecto. Entendo que o exército erra ao não considerar critérios inerentes a diplomacia brasileira como se as compras de armamentos não implicasse em fatores geopolíticos. Existem outras empresas classificadas e o EB tem condições legais de optar por outros fornecedores com equipamento semelhante sob alegação de interesse nacional. Contudo realmente parece que questão ideológica seja mais do EB do que do governo propriamente, até porque o governo atual governo já negociou diretamente com Israel em outras ocasiões.
Ainda mais quando há um entendimento internacional quanto a promoção de genocídio por parte de Israel em Gaza. Portanto a tese de decisão ideológica cai por terra, “”””” Só na tua bolha
“… encontram-se foragidos …”
Foragidos? Como assim? Eles estão em lugar incerto e não sabido? Estão escondidos?
“… haja visto o congelamento das relações entre Brasil e Israel em amplo aspecto…”
Então, que a dupla tomadora da decisão cancele ou congele todos os negócios com Israel. Todos! Por que só o ATMOS?
eis o pragmatismo do eterno anão diplomático
e parabéns aos generais pelos caminhos que conduziram o país e as FFAA, instituições funcionando é isso.. #aço
Preferiria o golpista da Matinha? Calma, eles logo estarão presos. Ah, alguns já estão.
Israel poderia vender a mesma quantidade de blindados a condições camaradas pra Argentina… seria engraçado
Quem perde somos nós.
Não tem verba. Simples.
Faz muito bem.
Até Sharon pedir desculpas ao Brasil e ser classificado aqui, como personagem não grata.
Aliás ele já é classificado assim em muitos países.
Acho que a melhor opção seria o Cesar em parceria com a Avibras.
Mataria dois coelhos com uma só Paula da.
Teríamos os obuses e salvarismos a Avibras.
Só obrigar os franceses a injetar grana na empresa em contra partida!
Nem dinheiro de graça está salvando a Avibras, na prática aquilo não existe mais.
Foi suspenso, porque L não tem dinheiro para pagar.
Gastos absurdos, ministérios recriados para as promessas de campanha e qualidade do serviço público caindo a cada dia.
E a FAs, nada fazem para melhorar este cenário obscuro.
O que elas poderiam fazer já fazem, que é manter suas ações dentro da legalidade democrática e colaborar para a manutenção do equilíbrio e harmonia institucional da governança brasileira.
Qualquer opção fora disso é anacronismo político e ideologização nociva aos interesses gerais da nação.
Nem faz sentido isso que o Amorim falou. A compra do diesel russo financia a guerra na Ucrânia
Brasil Sil Sil
Não importa mais se o produto e de A ou B e sim cumprir a licitação! Brasil passando mais uma vez seu papel de idiota perante a comunidade internacional! Enquanto isso, nem uma nota ou questionamento ante a Venezuela!
deveriamos ter comprado o zuzana e pronto
Senhores, o governo de Israel foi hostil com o Presidente do Brasil, porque ele fez uma crítica a morte de civis em Gaza, por mais que ele tenha exgerado na comparação. Humilharam nosso embaixador, e disseram que não perdoariam o “Brasil”. Sério que alguém em sã conciência ainda compraria milhões de dólares em armas desse país? Nenhum país, estado, ou governo, faria isso. E mesmo assim, ainda foi dado tempo para que o Netanyahu parace essa loucura, com várias propostas para encerrar o conflito com o retorno dos reféns, e não de Lula, e sim do Itamaraty na ONU…mas os caras começaram a bombardear Beirute. Nós fizemos de tudo pela paz, mas Israel queria sangue.
Eu acho que é certo, e além do mais, não existe somente o produto deles no mercado. Todos tem prós e contras. E tudo isso não significa rompimento com Israel, ou descontinuidade de outros esforços, é apenas algo que aconteceu durante a ofensiva israelense. Talvez depois de algum tempo, tudo volte ao normal, com um pedido de desculpas devido a falta de educação diplomática do governo israelense.
Aah, mais uma coisa, em uma licitação, não há obrigatoriedade de adquirir o produto que ficou em primeiro, não senhor. O que precisa ser feito é justificar, e diplomacia e relações internacionais, tem um peso grande e legal. O atual governante de Israel tem uma condenação na ONU, e muito séria. Se somos patriotas, senhores, somos patriotas com governo de direita ou esquerda. Brasil first.
O atual ocupante do planalto, como sempre, falou sobre o que não sabe. Ao comparar as mortes em Gaza com o Holocausto Judeu, ele só demonstrou sua reduzida e pobre bagagem intelectual. Israel cometeu crimes ao matar indiscriminadamente mulheres, crianças, homens, idosos, jovens, etc. Mas, ao comprar essas lamentáveis e recrimináveis ações israelenses com a captura, escravização, estupro, tortura, assassinatos em massa em câmaras de gás, enforcamento, fuzilamento e cremação dos corpos de mais de 6 milhões de judeus pelo único fato dessas pessoas serem judias, o ocupante do planalto comparou o incomparável. Ele não teve o mínimo entendimento e discernimento para saber que, para falar sobre o holocausto com os judeus, precisa ter muito tato e uma maneira própria de abordar o tema. A ferida do Holocausto nunca irá cicatrizar para os israelenses. Então, quando alguém fala como cidadão brasileiro falou, vai criar crise com os israelenses, sem a menor dúvida.
Me desculpe mas e as milhares de vítimas civis aqui do Brasil que morrem todo ano, até mais que guerras? Acho que ele tem q arrumar a casa primeiro pra depois querer dar pitaco em outros lugares.
Vão ter que fechar a CBC e a Tauros kkk
Além da atual conjuntura, o Brasil pode ser prejudicado na compra dessas armas. É mais confiável parcerias com países Europeus ou com os Chineses. Já que a Ucrânia não gosta mais da gente também, talvez eles não vão se importar se falássemos com os irmãos deles.
Sujando, ainda mais, o já muito sujo nome do país.
Por quê ? Por não querer adquirir um produto made by the “chosen people”?!
Alguns tem uma atração sexual – espiritual com os israelenses,como se fosse inadimissível fazer uma desfeita para essa gente,e eu que achava que fanboy paga-pau
de estadounidense era o topo do viralatismo…
estava errado!
nada a ver
Tem a opção chinesa que bem interessante.
e prepara que vai piorar.
Pessoal, quem apoia compra de prateleira, que não seja para fazer engenharia reversa?
Um sistema de defesa não é nada sem apoio técnico de manutenção e treinamento. Deste modo, a compra do sistema inviabiliza qualquer posicionamento político independente.
Não cancela, não compra. Rediciona isso para mais mísseis RBS-70 ou Mistral II.
Quanto a Elbit, se não quiser vender o WAD, tenho certeza que alguma empresa da Coreia do Sul, Japão ou mesmo a França desenvolve e vende algo equivalente bem rápido.
Isso….”brilhante”!! Quanto essa ideia de”jênio”:custaria? Substituir todos componentes israelenses por outros…quanto tempo? Qual o custo, sendo que nem pagar em dia o que já está contratado o Brasil consegue?
O nosso país precisa focar mais em adquirir experiência em fabricar equipamentos para que no futuro possamos modificá-los e, após isso, desenvolver os nossos próprios. Só assim o país pode ser realmente soberano.
Essas compras de prateleira não melhoram a nossa segurança em nada. Nossos vizinhos são fracos demais para serem uma ameaça para nós. Contra o ocidente eles não serviriam de nada, pois, nesse caso, já não teríamos peças e munições pra eles.
M114 ad eternum
Lembra muito o Programa FX que depois Virou FX-2 e que 26 anos depois só recebeu 8 aviões de possíveis 36 unidades. Uma hora decisão política outra decisão técnica. Aqui é o Braseu!
Que compre o mais barato, mesmo que seja chinês, é só para desfilar mesmo…
O pior de tudo e que atacam Israel que está a um mundo de distância, mais nada fazem quando as nossas fronteiras são invadidas por vizinhos
Absurdo tal decisão, porem nenhuma novidade, pois a insegurança juridica nas relações comerciais é algo cultural no Brasil.
É um verdadeiro milagre a EMBRAER ainda existir e progredir no Brasil.
não tem contrato, não tem insegurança jurídica…
Eu sou leigo, mas gosto de assuntos militares, de defesa e geopolítica.
Eu tenho acompanhado essa situação desde o começo, e desde o começo eu pensei “isso é um obuseiro, é tão difícil fazer um aqui mesmo???”, afinal não deve ser algo tão tecnologicamente absurdo, ou é?? Alguém pode esclarecer?
Grato desde já.
é complicado sim, pois o metal usado é de uma liga feita pra isso, a usinagem tem que ser feita com cuidado, o desenho da culatra tem que suportar o aumento repentino de pressão, e ela tem que aguentar milheres de disparos, tem que se lembrar que eles esquentam e dilatam, tem que levar em consideração, daria para fazer no Brasil com certeza, mas demoraria anos para isso, só países com metalurgia boa se metem a fazer canhões, EUA, UK, FRA, JAP, CHI recente, RUS, COR, esses são os principais
Pronto, de certo que vc me respondeu, dá pra fazer aqui, questão de investimento, correto? Nunca entendi pq fazemos mísseis e não podemos fazer um canhão, eu noto a cúpula militar daqui, ironicamente, subserviente a estrangeiros as vezes…
Esse governo é um desastre…só cego para defende-los
Para ser respeitado internacionalmente o Brasil, precisa acabar com o viralatismo. Trump sobretaxa quem não e AMIGO e não vejo reclamação de ninguém. Esta certo em não comprar. O que ISRAEL fez com a palestina e sim genocídio, Não e pq sofreram um holocausto podemos justificar que faça o mesmo holocausto com outras nações. Israel tem o direito da sua existência da mesma forma que a palestina também tem.
os Palestinos sempre tiveram o poder se seguir seu caminho, mas preferem tentar matar seu vizinho, e gastar milhões em armas e túneis, além de alimentar um grupo que é bilionário, os filhos Araft são bilionários, o alto escalão do Hamas vivia no Luxo dentro e fora de Gaza
Além do ocupante do planalto, tu também está comparando os crimes de Israel na Palestina com o Holocausto judeu? Apesar de toda a dro, mortes e destruí só na Palestina, NÃO HÁ comparação dessa situação com o Holocausto judeu, que foi muito maior, mais degradante, criminoso, sanguinário, monstruoso e assassino!! Não tem comparação!! E foi por comparar o incomparável que o atual ocupante do planalto arrumou esse imbróglio com Israel. Tivesse ficado de boca fechada, teria feito algo útil, mas como sempre, só ele e seus asseclas e seguidores acreditam que ele é um estadista. Para ser um estadista, esse indivíduo precisaria nascer de novo!
Quando a ideologia pesa mais que a administração.