Citando a China, Trump não descarta uso militar para recuperar o Canal do Panamá e adquirir a Groenlândia

186
Donald Trump

Em declarações extraordinárias, o presidente eleito dos EUA também voltou a ameaçar o Canadá com tarifas elevadas enquanto propôs anexá-lo como o 51º estado americano

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, reiterou na terça-feira sua agenda expansionista, citando a China como uma ameaça à segurança e se recusando a descartar o uso de ação militar ou pressão econômica para recuperar o Canal do Panamá e adquirir a Groenlândia da Dinamarca.

“Veja, o Canal do Panamá é vital para o nosso país, está sendo operado pela China, pela China. E nós demos o Canal do Panamá para o Panamá, não o demos para a China”, disse ele em declarações durante uma coletiva de imprensa em sua residência privada, Mar-a-Lago, na Flórida.

Quando questionado se evitaria usar coerção militar ou econômica no Panamá e na Groenlândia, Trump respondeu:
“Não posso garantir. Estamos falando sobre o Panamá e a Groenlândia. Não, não posso garantir em nenhum dos dois casos.
“Mas posso dizer isso: precisamos deles para a segurança econômica. O Canal do Panamá foi construído para o nosso exército”, acrescentou.

As declarações extraordinárias de Trump ocorreram um dia após o Congresso dos EUA certificar oficialmente sua vitória na eleição presidencial. A coletiva foi a segunda realizada desde que derrotou a vice-presidente Kamala Harris em novembro.

Antes de sua posse em 20 de janeiro, Trump tem repetidamente defendido a restauração da posse americana do Canal do Panamá, que foi construído pelos EUA e entregue ao Panamá em 1999, sob um tratado negociado pelo ex-presidente Jimmy Carter.
Os EUA continuam sendo o maior usuário do canal, com 40% do tráfego de contêineres passando pela via artificial.

Trump também afirmou que soldados chineses estavam operando o canal. O presidente panamenho, José Raúl Mulino, contestou a alegação no mês passado, dizendo que “não há chineses no canal”.

Em resposta a Trump na terça-feira, o Ministro das Relações Exteriores do Panamá, Javier Martinez-Acha, afirmou que “a soberania do nosso canal não é negociável e faz parte da nossa história de luta”.

Durante a coletiva, o presidente eleito dos EUA novamente invocou a China como uma ameaça ao instar a Dinamarca a “abrir mão” da Groenlândia para o “mundo livre”.
“Eles deveriam abrir mão porque precisamos dela para a segurança nacional”, disse Trump, referindo-se à Dinamarca. “É para o mundo livre. Estou falando de proteger o mundo livre.”
“Há navios chineses por toda parte. Há navios russos por toda parte. Não vamos permitir que isso aconteça”, acrescentou.

O filho mais velho de Trump, Donald Trump Jr., chegou à ilha pouco antes das declarações do pai, para o que foi descrito como uma visita pessoal.
A Dinamarca afirmou que a Groenlândia não está à venda.

“Não acho que seja um bom caminho lutar um contra o outro com meios financeiros quando somos aliados próximos e parceiros”, disse a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, na noite de terça-feira, em resposta aos comentários de Trump.

Na terça-feira, Trump também propôs anexar o Canadá como o 51º estado dos EUA, alertando sobre a presença de navios chineses e russos e ameaçando tarifas elevadas.
“Se o Canadá se fundisse com os EUA, não haveria tarifas, os impostos cairiam muito, e eles estariam TOTALMENTE SEGUROS da ameaça de navios russos e chineses constantemente os cercando”, publicou Trump nas redes sociais, em resposta à renúncia de Justin Trudeau como primeiro-ministro canadense na segunda-feira.

Durante sua coletiva de imprensa, Trump enfatizou o uso de “força econômica” em vez de ação militar para pressionar pela fusão com o Canadá.
Ele afirmou que, quando se encontrou com Trudeau em novembro do ano passado, o líder canadense alertou que o Canadá iria “dissolver-se” a menos que os EUA comprassem produtos canadenses e protegessem sua fronteira norte.

“Temos muito de tudo e não precisamos de nada disso”, disse Trump na terça-feira.

Logo após a coletiva de Trump, Trudeau usou as redes sociais para dizer que não havia “nenhuma chance” de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos.
Rejeitando sugestões de fusão entre os dois países, Trudeau afirmou que ambos se beneficiam “por serem os maiores parceiros comerciais e de segurança um do outro”.

Mais cedo, a Ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, disse que os comentários de Trump “mostram uma total falta de compreensão sobre o que torna o Canadá um país forte”.
“Jamais recuaremos diante de ameaças”, acrescentou.

FONTE: SMCP/Agências

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

186 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gabriel BR
Gabriel BR
1 dia atrás

Eu penso que mais estratégico para os EUA seria conquistar a Amazônia, Canadá não oferece risco nenhum aos americanos.

Nativo
Nativo
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Esses patriotas de hoje são uma piada.

Última edição 1 dia atrás por Nativo
Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Nativo
1 dia atrás

O Nacionalismo é o último refúgio dos @#$%$%¨&*(

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

É uma pena que eu não possa responder, os caras banem qualquer coisa.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
1 dia atrás

presencialmente menos ainda.

Hamom
Hamom
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
21 horas atrás

Respondi que o Gabriel tb era um nacionalista, só que dos EUA,
o comentário foi banido…

rui mendes
rui mendes
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
18 horas atrás

Só alguns, só alguns.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Nativo
1 dia atrás

O cara faz um comentário logico analisando o ponto de vista americano e você o considera uma piada?

Nativo
Nativo
Responder para  Marcos Bishop
22 horas atrás

Lógico? a amazônia e o Brasil como um todo, oferecem grandes riscos aos EUA neste???
E vontade de ter atenção???

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Nativo
20 horas atrás

Alinhamento anti americano brasileiro.
Do ponto de vista americano poderia ter alguma logica sim.

Cristiano ciclope
Cristiano ciclope
Responder para  Marcos Bishop
19 horas atrás

Então, coloca todos os países do mundo, afinal nenhum país gosta de ser ameaçado se dominação por outro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
10 minutos atrás

Caro. Não existe um movimento anti-EUA no Brasil. Existem pontos de convergência e divergência politica e econômica, mas isso acontece entre os EUA e o Japão, com a Alemanha, com o Canadá.. etc

Um movimento anti-EUA é aquilo que acontece no Irã

Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  Nativo
21 horas atrás

Basta pedir à turma que esteve no poder até 2022 que eles entregam fácil. Se for o Trump, então, beijam a sola do sapato.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Thiago Marques
15 horas atrás

Verdade Thiago, até prestar continência para a bandeira americana foi feita. Um absurdo.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Pra quê os EUA precisariam conquistar a Amazônia, se pela quantidade de entreguistas que temos nesse país, ela seria dada de bom grado?

De qualquer forma, esse próximo governo do Trump vai ser bem interessante com essa quantidade enorme de declarações estapafúrdias.

Pelo menos o Trump não tem vergonha de declarar de forma aberta o que os EUA sempre fizeram: interferir em qualquer nação que seja do interesse econômico deles.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

Seria uma conquista politica , autodeterminação dos povos.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

Perfeito. Nesse comentario vc foi direto ao ponto.
Quero ver o que o pessoal que critica o Putin vai dizer agora.
Pq esse pessoal quer que o Putin e a China sigam as resolucoes da ONU e as leis internacionais quando os próprios EUA descumprem as mesmas resolucoes e leis da forma que querem e quando querem.
Na visão desse pessoal, EUA e Israel podem tudo, e os outros países não.
Vamos lembrar das invasoes dos EUA em Granada, Honduras, El Salvador e Panamá, onde esses países, diminutos que são, jamais ofereceram qualquer perigo aos EUA. E tem materias aqui mesmo na Trilogia sobre isso. Fora a invasao criminosa contra o Iraq em busca de armas nucleares imaginarias, e o apoio dos EUA a AlQaeda, que depois se voltou contra os proprios EUA.
Esperando o pessoal vir aqui dizer: “Aiiinnn… a Rússia invadiu um país soberano”, e os países que os EUA invadiram? Não eram soberanos?
Os EUA querem que todos os países sigam as leis internacionais, mas eles se julgam no direito de fazer o que quiser sem seguir essas mesmas Leis.

Enfim, a hipocrisia.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  MGNVS
1 dia atrás

Há uma grande diferença.
Os Ucranianos possivelmente aceitariam de bom grado serem anexados aos EUA.
O povo mexicano certamente aceitaria.
Os canadenses também aceitarão se a alternativa for perder a possibilidade de manter comercio com a economia americana. Sem os acordos de livre comercio o Canadá vai fazer o que?
Esses países pequenos da América Central possivelmente todos se beneficiariam de uma fusão dessas. Tanto por os EUA apresentarem estruturas democráticas internas mais solidas do que eles quanto pela pujança da economia americana que ofereceria muito mais alternativas a seus cidadãos.
Quando se fala em unificação aos EUA há um forte sentimento de repulsa por parte de teóricos latino americanos da soberania e autodeterminação desses povos, mas convenhamos que para seus cidadãos que vivem fugindo para o Norte seria uma alternativa muito melhor que permanecer subjugados por uma elite tacanha.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Marcos Bishop
1 dia atrás

Meu Deus, quanta servilidade que corre em suas veias.

Você deve imaginar que se o Brasil fosse anexado pelos EUA, finalmente poderia alcançar o glorioso status de WASP.

Meu caro, esse papinho dos EUA anexarem outras nações nada mais é que colonialismo puro e simples.

Lembrando que em qualquer colônia, existem cidadãos de primeira (colonizadores) e segunda categoria (colonizados). E nessa situação hipotética eu teria uma má noticia para te dar: você estaria na segunda categoria.

Última edição 1 dia atrás por Sulamericano
Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

Que o digam a Califórnia, Nevada, Texas e Utah, inteiramente o Estado de Novo México (antes da Compra de Gadsden), e áreas dos Estados de Arizona, Colorado e Wyoming.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

“Você deve imaginar que se o Brasil fosse anexado pelos EUA, finalmente poderia alcançar o glorioso status de WASP.”

Você é quem esta imaginando coisas por mim. Sequer mencionei o nome do Brasil.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

“Lembrando que em qualquer colônia, existem cidadãos de primeira (colonizadores) e segunda categoria (colonizados). E nessa situação hipotética eu teria uma má noticia para te dar: você estaria na segunda categoria.”

Como se 90% dos brasileiros não vivessem uma vida de quinta categoria…

Sequim
Sequim
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

Exato. O engraçado é que esses mesmos “patriotas” ficam furiosos quando o Brasil faz algum bom acordo com a China, por exemplo. Dois pesos e duas medidas total. Porque não vão logo pros States e juram a bandeira deles?

Cristiano ciclope
Cristiano ciclope
Responder para  Sequim
19 horas atrás

Está maluco, eles iam ter que cumprir as leis, pois na não tem jeitinho, pagar as contas de água, luz e tv legalizado e em dia, sem falar em plano de saúde, funerário, previdência.
Tudo lá e pago e você vale o quanto tem no bolso.
A maioria dos brasileiros que vão para lá, vivem com o mínimo básico, sem nenhum plano de assistência privada, mandam tudo o que podem para cá pois a diferença do valor do dólar compensa, para depois voltar.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Sulamericano
21 horas atrás

Um Zé desse aí acha que, ao ser colonizado pelos bonzinhos do norte automaticamente seria considerado um cidadão americano por seus pares. João tá achando que vai virar Jhon. Kkkkkkkkk que piada. Nesse site aqui aparece cada bizonho, seja de um lado ou do outro.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Marcos Bishop
1 dia atrás

Entao partindo do principio das “estruturas democraticas” vc esta dizendo que os EUA tem o direito de anexar e invadir os países que eles quiserem, quando quiserem, e isso independente da soberania de cada país? É isso mesmo?

Isso seria “democracia” ou uma Nova Doutrina do Big Stick?

Na verdade isso não passa de uma baita conversa fiada para basear a argumentacao ja desgastada de que em prol da “democracia” os EUA tem o direito legitimo de intervir em qualquer país do mundo.

Isso esta longe de ser “democracia”, isso não passa de tirania nos mesmos moldes das perpetradas por Russia e China contra outros países. E isso com a diferença gritante de que Russia e China, são mais honestos e não ficam mentido que estao levando a “democracia” aos países invadidos.

Se os EUA podem invadir os países que quiserem, que moral eles tem para criticar Russia ou China?

Mas para grande parte de comentaristas aqui tudo bem, afinal de contas os EUA estao levando a “democracia” aos países invadidos, isso na base do porrete.

Certo está o Brasil, que segue as leis internacionais e so aceita a intervenção contra outros países desde que baseadas em resoluções da ONU referendadas pelo direito internacional como foi na guerra de coalizao contra o Iraq devido a invasao do Kuwait.

O resto é bobagem de torcedores sejam eles a favor de EUA ou a favor de Russia e China.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  MGNVS
1 dia atrás

Não estou dizendo que os EUA tem direito a nada.
Estou dizendo que para o cidadão comum que vivem em uma favela na Nicarágua seria melhor que a Nicarágua fosse um estado americano do que permanecer independente.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Marcos Bishop
23 horas atrás

Marcos Bishop, pelo contrário.
Procure ler sobre a insatisfação de Puerto Rico e do Hawai contra a administração do governo dos EUA.
Inclusive, os EUA tem que se preocupar com estados dentro do prórpio continente, como Texas e California, que tambem já deixaram clara a insatisfação com o governo central de Washinton DC.
Os EUA correm o risco de ver acontecer na vida real o que aconteceu no filme Guerra Civil.

Cristiano ciclope
Cristiano ciclope
Responder para  Marcos Bishop
19 horas atrás

O Canadá vai fazer o quê sempre fez, comerciar com o rero do mundo, o mesmo vale para o México. Os EUAs são o maior destino do comércio canadense e mexicano, mas não são o único.

Binho
Binho
Responder para  Marcos Bishop
12 horas atrás

E porque os canadenses aceitariam ser anexados pelos EUA ?

Canadá é melhor em todos índices sociais que os EUA

Conheci bastante dos dois países, não existe a minima comparação

LUIZ
LUIZ
Responder para  Sulamericano
18 horas atrás

Dizem que os EUA se preocupa com o bem estar dos povos de outros países.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Caro comentarista, vc nao tem vergonha de escrever isso num site brasileiro sobre assuntos de defesa?

Vc percebe a vergonha que esta passando?

Vc esta literalmente dizendo que uma nação estrangeira deveria invadir o país onde vc mora???

Se é assim, que moral vc tem para criticar o Putin por ter invadido a Ukrayna?

Cidadão, ou vc esta postando essa bobagem só para lacrar aqui no site, ou então é para criar polemica desnecessaria, ou então vc é só um entreguista mesmo.

Editores, liberdade de expressao e pensamento é uma coisa, mas o comentarista postar que outra nação deveria nos invadir e isso num site de defesa brasileiro, é simplesmente uma afronta ao nosso país e a nossa soberania.

Mig25
Mig25
Responder para  MGNVS
23 horas atrás

Esse aí perdeu a vergonha faz tempo. Um dos piores comentaristas do blog…

MGNVS
MGNVS
Responder para  Mig25
23 horas atrás

Exatamente.
O cara fala abertamente que quer uma invasao estrangeira contra o proprio país. Se ele fosse americano e fizesse isso nos EUA, seria preso por traição.

Hamom
Hamom
Responder para  Mig25
22 horas atrás

”Vc esta literalmente dizendo que uma nação estrangeira deveria invadir o país onde vc mora???”

Será que mora no Brasil ? E se mora, pode ser não ser nativo; e mesmo que tenha nascido e viva no Brasil, seu coração e lealdade são estrangeiros…

Charles
Charles
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Vc deveria ser banido, desse website e o Brasil!

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Charles
20 horas atrás

Concordo com isso tbm. Na vida em geral devemos ter valores invioláveis. E o site tbm deveria ter esse tipo de valor. Participantes desse site que pregam que país estrangeiro deveria invadir nosso país deveria ser banido. Isso é inadmissível.

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Kkkkkk, meu Deus, o Senhor Gabriel BR jogou 1 semente verde e está colhendo uma safra inteira madura! Foi só para provocar mesmo, ninguém notou?

Juca
Juca
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

De fato roubar a Amazônia do Brasil seria mais valioso para os EUA, até porque o Canadá já é parte dos EUA de certa forma, não só o Canadá mas outros países subalternos como Japão e Coreia do sul também.

Não é difícil imaginar Trump, Xi Jinping e Putin aparando as arestas da seguinte forma:

China fica com Taiwan e boa parte do mar do sul da China
Rússia fica com a Ucrânia toda
EUA ficam com Canadá e Groenlândia.

Em teoria dá para lutar e resistir bastante até chegar nesse ponto aí, mas o caminho mais fácil e mais seguro é esse aí mesmo.

O cenário acima também é melhor para o Brasil pois com apoio de China e Rússia o Brasil pode conseguir manter a Amazônia longe das mãos americanas.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Gabriel BR
18 horas atrás

Isso é piada????

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 dia atrás

O Putin deve estar dando pulos de alegria

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
1 dia atrás

A Rússia é uma economia medíocre , um Estado mequetrefe igual o Brasil só que com arsenal nuclear.

Abymael2
Abymael2
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

“só” kkkk

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Abymael2
1 dia atrás

Uma economia de mediocre não sustenta essa situação por muito tempo.

Nativo
Nativo
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Se a Coreia do Norte se mantém, imagina a Rússia.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

A Rússia existe como estado desde o século XIII. Acho que eles tem se sustentado bem por todo esse tempo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

O real estado do arsenal militar russo e o estado de prontidão de suas forças já rendeu muitos debates.

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Agora eu não resisto mais: Fio, vai pegar seu Toddynho e volta pro videogame, quando cansar assiste um pouco de Gnews.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Estado (Rússia) que não chegou à Kiev em 3 dias, mas também que está fazendo a Ucrânia recuar no Donbass mesmo com o despejo de bilhões e bilhões de ajuda militar ocidental.

Hamom
Hamom
Responder para  Gabriel BR
22 horas atrás

comment image
Maiores economias do mundo por PIB (PPC) em 2024
*[Estimativas do Fundo Monetário Internacional]

Última edição 22 horas atrás por Hamom
Joao
Joao
Responder para  Hamom
20 horas atrás

PPC………

Agora, vê o real.

Hamom
Hamom
Responder para  Joao
20 horas atrás

PPC é o PIB ”real”, o que melhor se aproxima da realidade para todos os países, exceto os EUA.

Já o PIB nominal, medido diretamente em dólares americanos, sem taxas de cambio… só tem mais exatidão no caso dos EUA, cuja moeda tb é o dólar.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hamom
19 horas atrás

Então a realidade Romena é melhor do que a da Suíça?
Ou o Egipto é melhor do que a Arábia Saudita?

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)

Abymael2
Abymael2
Responder para  Hcosta
15 horas atrás

Então pelo mesmo raciocínio que você fez, mas usando-se os números do ranking do PIB nominal, você está querendo dizer que a realidade da Indónésia (16) é melhor que a da Suíça (20) e dos Países Baixos (18)?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Abymael2
4 horas atrás

exatamente. Os números podem ser distorcidos. Acha que é coincidência os apoiantes de Putin usarem sempre o mesmo critério? E estranhamente não referem os outros indicadores?

Mas qual acha que seja a melhor forma de refutar estes argumentos? Evidenciar as suas limitações ou trazer outro argumento, que não tem lógica nenhuma, como comparar economias de tamanhos muito diferentes? Para isso se usa o per capita…

Hamom
Hamom
Responder para  Hcosta
6 horas atrás

”Então a realidade Romena é melhor do que a da Suíça?”
—-
Se por ”realidade” vc se refere ao desenvolvimento, nível de bem estar social, educação, poder militar e outros indicadores de um país.

Então estamos falando de significados de ”realidade” diferentes, vou explicitar o que escrevi ↓

PPC é o PIB ”real”, o que melhor se aproxima da ”realidade” → [ou seja; do real tamanho do PIB… ] para todos os países, exceto os EUA.

Última edição 6 horas atrás por Hamom
Hcosta
Hcosta
Responder para  Hamom
4 horas atrás

e o valor do Rublo, inflação, juros, etc.
Essas questões não têm nenhuma importância…
A Rússia está nesta posição porque tem uma das melhores economias do Mundo…

Hamom
Hamom
Responder para  Hamom
20 horas atrás

Meu comentário respondendo joão está esperando aprovação…

Nota da moderação:

Leia as regras para comentários!!
Sabemos que ler dá muito trabalho e trabalhar cansa!
Mas procure entender pelo menos esta parte:

8 – Eventualmente, os comentários podem ser bloqueados pelo filtro automático do site ou pelo sistema Antispam. Caso seu comentário não seja publicado de imediato, aguarde que um editor do site o veja na lista de comentários bloqueados e analise sua liberação. Comentários com links são mais propensos a bloqueios automáticos.

Hamom
Hamom
Responder para  Hamom
13 horas atrás

Ok, obrigado,
É que o sistema Antispam ultimamente anda bem canibal, tá comendo bastante comentário, aí bateu uma impaciência…

Kayron
Kayron
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
1 dia atrás

Com certeza. Está radiante.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Kayron
1 dia atrás

Ele mal tem recurso para lutar na Ucrânia, veja quantos russos já foram para o outro mundo. O arsenal russo é cheio de gambiarra

Dworkin
Dworkin
Responder para  Gabriel BR
23 horas atrás

Adms, pfv, dá um jeito de banir esse troll dos comentários.

Esteves
Esteves
1 dia atrás

É a nossa oportunidade.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Esteves
1 dia atrás

Só assim para o Brasil dar certo , amigo.
Precisa nem virar Estado Americano propriamente dito , ser um protetorado ou território já melhoraria a vida do brasileiro em 90%.

Esteves
Esteves
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Olha…

Também é a oportunidade deles enviarem 50 milhões de desamparados, desassistidos e desempregados para cá.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Esteves
1 dia atrás

Deportação forçada de cidadãos americanos ? Isso não existe !

comenteiro
comenteiro
Responder para  Gabriel BR
22 horas atrás

Existiu…

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Esteves
1 dia atrás

Se o Brasil incorporasse a Somália , e você fosse desempregado/desamparado/homeless você iria para lá?

comenteiro
comenteiro
Responder para  Gabriel BR
22 horas atrás

Pra quem é ANCAP seria um sonho úmido. Um lugar sem estado…

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Melhor trocar o nick name para Gabriel USA

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Sulamericano
1 dia atrás

Quem sabe um dia…

Scudafax
Scudafax
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Estes são os nossos patriotas, certeza que a espera de 72 h ainda persiste.

Batendo sempre continência para as bandeiras dos EUA e de Israel, como______________________________________________________________

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Scudafax
19 horas atrás

Desculpe pelo trecho editado, editores.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Só aceito entregar a Amazonia se Orlando vier de troco…rzrzrzrz….

https://www.youtube.com/watch?v=2fD0s_ovHb4

comenteiro
comenteiro
Responder para  carvalho2008
22 horas atrás

Tanto lugar melhor…

FERNANDO
FERNANDO
1 dia atrás

Louco, biruta e burro.
Só bla,bla,bla…….
Não vai fazer nada.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  FERNANDO
1 dia atrás

Ele deve ter feito doutoramento no Brasil e a gente não sabe.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  FERNANDO
1 dia atrás

Nunca imaginei que iria chamar um presidente americano de Falastrão…rs

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
1 dia atrás

Houveram vários

Mig25
Mig25
Responder para  Gabriel BR
23 horas atrás

“Houve” vários. Melhor escrever em inglês, acho que te cabe melhor…

Faver
Faver
Responder para  FERNANDO
1 dia atrás

A do Golfo da America foi a melhor…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  FERNANDO
1 dia atrás

discordo..

nem louco, nem biruta nem burro,

talvez fascista (xenofóbico, ultranacionalista, militarista…) na acepção descrita por Umberto Eco em “O fascismo eterno”.

muita gente usa o termo “fascista” sem o rigor do seu significado.

no caso de Trump, a palavra “fascista” é justa.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
1 dia atrás

Discordo tendo em vista que o fascismo defende coisas que o Trump se opõe como controle da mídia, doutrinação politica, fim das liberdades individuais, primazia do coletivismo sobre o individualismo, regulação das atividades econômicas e aumento do tamanho do estado que passa a regular cada aspecto da vida e das relações sociais.

Precisamos encontrar um outro termo para o Trump. Fascista não serve…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
23 horas atrás

Olá Marcos.

Gosto muito de um livro “Introdução ao fascismo” do Leandro Konder. É antigo mas continua fundamental.

Ele alertar que existem “fascismos”… e um determinado regime fascista não precisa ter todos os elementos… também é preciso lembrar que o fascismo é mais parecido a um processo do que a um conceito bem estabelecido.

agora, meu pitaco. Muitas vezes a gente pensa em um regime fascista olhando para o ápice do que foram regimes fascistas no passado e esquecemos de pensar como um regime fascista é instaurado..

é um processo que possui inúmeras contradições.

sua implementação é paulatina… geralmente, as forças democráticas ignoram os riscos supondo que os mecanismos de freios e contrapesos será suficiente para conte-lo. até o momento no qual estes sistemas de freios e contrapesos é destruído..

José de Souza
José de Souza
Responder para  Camargoer.
23 horas atrás

Ih, citou um livro! Vai ter um pessoal espumando jájá, dizendo que tem “video” no YT que fala exato o contrário!…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  José de Souza
22 horas atrás

Riso… verdade…

Ou dizer que não lê autor comunista…
ou dizer que o livro é chato….

ou talvez que prefira ler biografias… riso

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
23 horas atrás

Primogênito de Valério Konder e Ione Marques Coelho. Tinha um irmão mais novo, o jornalista Rodolfo Konder (1938 – 2014), e uma irmã mais nova, Luíza Eugenia Konder.[2] Teve dois filhos e dois netos.[3] Com 15 anos entrou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) onde exerceu sua militância por mais de 30 anos.[4]

Formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1984, obteve o título de doutor em filosofia pela UFRJ. Atuou como advogado criminalista e, depois, trabalhista, até ser demitido dos sindicatos em que trabalhava, em função do golpe militar de 1964. Foi professor da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuante escritor, foi autor de inúmeras obras em diversas áreas do conhecimento, como filosofia, sociologia, história e educação.

Em 1972, forçado a sair do Brasil, foi para a Alemanha, onde trabalhou na Universidade de Bonn, e para a França. Retornou ao país em 1978 e, de 1984 a 1997, foi professor no Departamento de História da UFF. A partir de 1985, lecionou no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A partir dos anos 1960, foi um dos principais divulgadores do marxismo no Brasil, tendo especial papel na introdução da obra de Lukács no país.

Tem 26 livros publicados e os que mais se destacam são A derrota da dialética, Flora Tristan – Uma vida de mulher, uma paixão socialista, Walter Benjamin – O marxismo da melancolia, Fourier – O socialismo do prazer – Vida e obra, O que é dialética e O futuro da filosofia da práxis.[carece de fontes] Publicou também os romances A morte de Rimbaud e Bartolomeu.

Em 2008, publicou Memórias de um intelectual comunista (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 264 pp.)

Desde 2005, coordenava a coleção Marxismo e Literatura, da editora Boitempo.

Ele faleceu em 12 de novembro de 2014, aos 78 anos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
22 horas atrás

Então….

tenho uma pequena biblioteca sobre fascismo… é um assunto que se tornou importante para mim desde 2018.

Recomendo então “Fascismo, um alerta” de Madeleine Albright… que foi secretária de Estado durante a adminitração Clinton…

pode ser um primeiro passo…

“Como as democracias morrem” e “Como salvar a democracia” se tornaram bestsellers.

posso recomendar outros.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
21 horas atrás

Também cito alguns:

1) A grande mentira –  Dinesh D’Souza
2) A Mente Esquerdista – Lyle H. Rossiter
3) A Mentalidade Anticapitalista –  Ludwig Von Mises
4) Fascismo de esquerda – Jonah Goldberg
5) O ópio dos intelectuais – Raymond Aron
6) Revolução cultural silenciosa –  Christopher F. Rufo
7) Corrupção da linguagem – Nine Borges

Última edição 21 horas atrás por Marcos Bishop
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
20 horas atrás

Olha… Raymond Aron é muito bom, particularmente o livro “O Marxismo de Marx” que é meu favorito. É meio pesado para ler em uma tacada.. eu intercalei alguns capítulos com outros livros… há muito para aprender sobre marxismo (o que muita gente nunca entendeu). Também recomendo

agora, Jonah Goldberg tem pouca coisa para ajudar a entender o fascismo. Como seu livro é uma crítica á esquerda, ele não aborda em qualquer momento o fascismo como fenômeno histórico. O título do livro que vocẽ recomendou é apenas uma provocação. É possível concordar ou discordas das suas ideias, mas nada ali ajuda a compreender o que é fascismo, suas origens e a ascensão fascista observada neste início do Séc.XXI.

O texto de Mises é sobre capitalismo. Aliás, puxando de memória, não lembro de qualquer texto de Mises sobre o fascismo. Fiquei confuso a razão de você tê-lo incluído na nossa discussão.

Não li o livro de Dinesh D’Souza. Busquei uma resenha do livro. Pelo que entendi, ele foca a discussão entre a esquerda do partido democrata e a direita do partido republicano. A tese fundamental do livro é que as ideias fascistas nasceram do partido democrata no fim do Sec.XIX principalmente em torno das ideias racistas contra os negros. Agora, ele erra ao extrapolar o partido democrata do fim do séc.XIX com o do fim do Sec.XX. A discussão como o partido democrata se deslocou para a esquerda (nos EUA a esquerda é praticamente o que os Tucanos são no Brasil.. mas lá para eles é esquerda… ) e como o partido republicano foi para a direita é apresentada no “Como salvar a democracia”. Então, pelo que entendo, o lvro “A grande mentira” não ajuda na discussão. Vou buscar na biblioteca da universidade.. estou com dúvida se vale a pena comprar.

Neste caso, recomendo mesmo “Mein kampf”. Eu comprei meu exemplar novo de uma livraria pela internet. Nada melhor que ler sobre o nazismo no seu original.

Desde 2018 meu interesse é sobre o fascismo. Neste caso, o Marcos Guterman, que publicou o “Nazistas entre nós” que venceu o Prẽmio Jabuti de 2018. eu acho.. publicou uma excelente tese sobre a moral nazista.. muita gente pediu para ele transformar em livro, inclusive eu, mas ainda não saiu.., a Tese é disponível na internet. Ajuda a compreender muito sobre o fascismo em sua maturidade.

A Mente Esquerdista é novamente sobre o debate esquerda x direta nos EUA. Nada sobre fascismo. Neste caso, o original de Freud “Psicologia de massas” é mais adequado, ainda que nenhum dos dois livros trata de fascismo (que é o tema da nossa discussão)

Curiosamente, “Corrupção da linguagem” discute o uso inadequado da palavra “fascista” no atual cenário político no mundo, principalmente nos EUA. algo com o que eu concordo. Fascista não é sinônimo de extrema direita, ainda que o fascismo seja um movimento de extrema direita. Acho que eu e Rinaldo já conversamos sobre isso e é um dos pontos (temos vários) que concordamos.

Não li o livro “Revolução cultural silenciosa”, mas a sua sinopse (não encontrei resenha) trata novamente da disputa entre esquerda e direita nos EUA. Não parece ajudar a entender o fascismo. Acho que a biografia de HItler escrita por Kershan (que li de uma tacada) é mais reveladora.

Então.. voltamos ao ponto de partida sobre qual é a bibliografia fundamental para entender o fascismo.

Para quem tem pouco tempo para ler, sugiro as entrevistas do Prof. Michel Gherman, talvez uma das pessoas mais preparadas no Brasil para falar sobre a origem do nazismo. Destaco, porem, que como o Gherman, eu também acho arriscado usar o nazismo como sinônimo de fascismo. O nazismo é um caso extremo de fascismo. Neste caso, concordo com Umberto Eco que existem muitos fascismos.. o nazismo foi um deles (o mais extremo)

Estamos entrando em uma boa discussão em um nível bem mais sofisticado que a maioria das que já vi por ai.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
14 horas atrás

Neste caso, recomendo mesmo “Mein kampf”. Eu comprei meu exemplar novo de uma livraria pela internet. Nada melhor que ler sobre o nazismo no seu original.

Li Mein Kampf aos 17 anos. E outras vezes nas décadas seguintes. Fiquei impressionado como em minha fase socialista ( quem não cometeu esse excesso na juventude? ) fui impactado e me vi concordando com diversas teses ali expostas. Evidentemente não com o conteúdo supremacista. Mas é impressionante o poder de um discurso vitorioso bem urdido.

Acho que a biografia de HItler escrita por Kershan (que li de uma tacada) é mais reveladora.

Essa flui rápido. Lembro de sentar no chão e devorá-la.

O texto de Mises é sobre capitalismo. Aliás, puxando de memória, não lembro de qualquer texto de Mises sobre o fascismo. Fiquei confuso a razão de você tê-lo incluído na nossa discussão.

O entendimento do capitalismo e do liberalismo é imprescindível para compreender um movimento – fascismo – que não se restringiu apenas ao âmbito político ideológico, mas focou, em sua máxima expressão, na dominação dos meios de produção sobre domínio do estado, ainda que não em sua posse, para a busca do seu fim ultimo.
A compreensão do coletivismo que se expressa no fascismo e se contrapõe ao individualismo está posto como basilar para não esquecermos que o no fundo tudo se resume ao controle, ou não, do individuo.
Aqui eu me permito, com imensa tristeza, citar Hitler quando disse ” que não preciso socializar os meios de produção porque socializei os homens…”

Como seu livro é uma crítica á esquerda, ele não aborda em qualquer momento o fascismo como fenômeno histórico. O título do livro que você recomendou é apenas uma provocação. 

A compreensão dos fatos olhando pelo prisma de uma mente treinada no modus esquerdista tem esse problema, que é exatamente o mesmo daquela treinada no modus de seu oposto. Não conseguimos perceber que o significado de uma doutrina pressupõe aceitação de uma série de dogmas. É sobre eles que as técnicas e tradições se erguem. Dos dois lados. A abordagem do fascismo como fenômeno histórico tendo por base seus aspectos elementares, não está presente na tipificação da atual ascensão da Direita. Mas faz-se necessário à manutenção de discurso dentro da teatralidade da politica moderna, mesmo que às custas da materialidade dos fatos.

A Mente Esquerdista é novamente sobre o debate esquerda x direta nos EUA. Nada sobre fascismo.

A importância aqui é compreender o pq de alguém acreditar num suposto Neofascismo Liberal de Estado Mínimo. Essa discussão pode levar a entender que existem outros elementos a serem considerados na analise desse construtos.

Curiosamente, “Corrupção da linguagem” discute o uso inadequado da palavra “fascista” no atual cenário político no mundo, principalmente nos EUA. algo com o que eu concordo. Fascista não é sinônimo de extrema direita, ainda que o fascismo seja um movimento de extrema direita. Acho que eu e Rinaldo já conversamos sobre isso e é um dos pontos (temos vários) que concordamos.

Aqui voltamos ao inicio e, se me permite, ao motivo de nossa peleja. Trump ser chamado de fascista é uma desvirtuação do significado desse termo. Podemos caracterizá-lo como um Direitista Radical, Anti socialista, Anti comunista, Cristão, Reacionário, Expansionista, Militarista, Liberal e até como Libertário. Mas fascismo é o termo que a Esquerda prefere, não por sua fidelidade a uma analise histórica. Mas por seu efeito midiático. Sendo esse também o mesmo motivo dos Direitistas chamarem todos os esquerdistas de comunistas.

De forma que minha conclusão é que nem o Trump é fascista em qualquer acepção da palavra e nem sua eleição representa a ascensão do fascismo em qualquer intensidade ou forma.

A guinada do mundo a Direita não pode ser chamada de volta ao Fascismo assim como a recente prevalência da Esquerda nas ultimas décadas não pode ser chamada de ascensão do comunismo, salvo raras exceções.

Penso que me alonguei. Me desculpe pelo excesso.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
22 horas atrás

Sendo ele um filósofo socialista marxista possui por óbvio uma tendência de ver fascistas em cada esquina. Se o cara for cristão, pai de familia, empreendedor e defender punições duras a crimes e direito a defesa pessoal e direitos individuais sobre os coletivos é automaticamente taxado como fascista.
Essa é a maneira mais fácil para um esquerdista de qualificar um desafeto ideológico.

Voltamos aquela interpelação clássica do filósofo: se eu te pergunto o que é a abelha, vc me responde que elas sao varias, e para minha felicidade, que pensava existir uma definição de abelha, descubro que há um enxame delas.

Hcosta
Hcosta
1 dia atrás

Ficaria mais preocupado se não tivesse estas “ideias maravilhosas”.
Assim, pelo menos, ninguém o leva a sério…

MGNVS
MGNVS
Responder para  Hcosta
23 horas atrás

Caro Hcosta, vc por ser europeu, deveria ficar seriamente preocupado com essas ditas “bravatas” do Trump.
Tenha total certeza que o Trump não demorar meio segundo quando tiver de impor tarifas contra a UE se ele achar que a balança economica e comercial estiver desfavoravel aos EUA.
Pode ter certeza que ele vai fazer contra a UE o mesmo que vai fazer contra a China em relação as tarifas.
E mais, pode se preocupar tbm em relação a OTAN, Trump nao vai ficar bancando os custos da Organizacao sozinho. Seria muito mais fácil ele tirar os EUA da OTAN e investir na AUKUS (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelandia) com o apoio de Japão e Coréia do Sul, ja que o foco futuro dele será a contenção China.

E olha só, Alemanha e França já se manifestaram sobre essa fala desastrosa do Trump!

Com a devida permissão dos editores, segue o link com a materia:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy8y83lmzx8o

Última edição 23 horas atrás por MGNVS
Hcosta
Hcosta
Responder para  MGNVS
22 horas atrás

Temos o Trump e o efeito Trump.
O primeiro é um ignorante que não percebe as consequências do que faz e de como fazer as coisas como presidente.

O efeito Trump é quando os outros países percebem que não dá para fazer grande coisa com Trump. Tratados, acordos comerciais, etc.
Procuram outras parcerias.

É como a famosa retirada de soldados da Europa. E sabe qual foi a razão? Alguma grande estratégia para combater a China, concentrar recursos noutros continentes?
Basicamente retirou soldados da Alemanha para os colocar na Itália. E o motivo? Castigar Angela Merkel, que nunca foi seu pau mandado.

O foco de Trump é o próprio Trump. E que continue assim, que o deixem falar.
Muitos já perceberam como contrariar as suas vontades…
Vão ver a repetição do 1º mandato onde anunciava medidas e depois não tinham nenhuma consequência. É tudo um espetáculo mediático e nada mais do que isso…

MGNVS
MGNVS
Responder para  Hcosta
21 horas atrás

Hcosta, tomara que vc tenha razao.
Por outro lado a UE ja vem se preparando para enfrentar as sandices do Trump.
Isso é tão certo que o proprio acordo UE-Mercosul que estava parado a 30 anos começou a tomar forma.
A UE sabe que pode sofrer sancoes em tarifas da mesma forma que a China irá sofrer.
E alem do acordo com o Mercosul, penso eu que a UE tbm deveria focar em acordos com os BRICS.
Vamos ver como tudo se desenvolve.

Última edição 21 horas atrás por MGNVS
Sequim
Sequim
Responder para  Hcosta
19 horas atrás

Como chamamos aqui no Brasil: um fanfarrão, ou tocador de bumbo. Tudo o que faz é para manter acessa a sanha de quem o elegeu. A grande questão é que agora ele é o presidente da maior economia e da maior potência militar do mundo. E suas bravatas produzem estragos. Quando digo que ele não entregará nada do que prometeu em campanha: alguém já viu o muro que ele disse que construiria para separar os EUA do México, e que obrigaria o México a pagar pelo tal muro, como prometeu no primeiro mandato?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sequim
18 horas atrás

acho que chegou ao ponto de não precisar de fazer o que os seus eleitores querem.
Tudo o que ele faça e o seu contrário é aceite pelos seus eleitores.
Já não há valores mas sim torcidas.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 dia atrás

Brasileiros do Norte , essa é a maior oportunidade da vida de vocês!
Não há nenhum futuro em Banania

Abymael2
Abymael2
1 dia atrás

Se o sujeito já falava bobagens absurdas todos os dias antes, imaginem agora, com a enorme votação recebida.
Fico curioso para saber qual remédio ele toma (se não toma nenhum, tá explicado).
O mais interessante disso é que essa oferta de transformar o Canadá em parte dos EUA vai atiçar os patri0tas brasileiros, aqueles que batem continência para a bandeira deles e que tem arrepios quando são notados por um “gringo”.
Receber uma proposta/ameaça dessas é o sonho deles…

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Abymael2
1 dia atrás

Brasília não vale o sofrimento das crianças do Brasil.

Faver
Faver
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Fale por você Gabriel BR, que não deve suar para trabalhar todos os dias e dar o seu melhor nestas terras. Go to USA and be happy (se eles te quiserem por lá).

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Faver
1 dia atrás

Essa terra é nossa e se ela é nossa ela é minha e sobre ela eu posso deliberar.

Nativo
Nativo
Responder para  Abymael2
1 dia atrás

“Fico curioso para saber qual remédio ele toma (se não toma nenhum, tá explicado).” Acho que ele haloperidol no café da manhã e risperidona na janta. Só pode.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 dia atrás

Como eu disse anteriormente:

Não dou a mínima pras ameacinhas e bibagens que ele fala pro seu público interno.

Mas acho curioso que ele só canta de galo pra países como Groelândia, Panamá e Canadá ( que ja é um protetorado norte-americano ).
Eu não vejo ele “cantando de galo” assim pra CN, Rússia e China…porque será?

Heinz
Heinz
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

A grande questão é, a groelândia apesar de ser uma região autonôma, é ligada administrativamente a Dinamarca, então seria um membro da OTAN atacando outro membro da OTAN, como a aliança reagiria?
Isso é devaneio, loucura. Sobre o Canadá, é outra loucura, essas falas dele só vão inflamar mais ainda sentimentos nacionalistas canadenses. Pensei que o Trump fosse mais esperto que o velho gaga (Biden) mas do jeito que está cuspindo as coisas me faz duvidar que não.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Heinz
1 dia atrás

Dai cai aquela lorota de que “Democracias não entram em conflitos com outras democracias”. Nacionalismo canadense ? rsrsrsrsrsrs

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gabriel BR
1 dia atrás

Caro. A ideia que democracias não entram em guerra contra outras democracias continua valendo e, caso Trump insista nestes pontos, o conceito fica mais forte ainda.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Heinz
1 dia atrás

“(…) então seria um membro da OTAN atacando outro membro da OTAN, como a aliança reagiria?”

Bem, tem a Turquia X Grécia, lembram?
E nem vou falar dos espanhóis olhando torto pros ingleses por causa de Gibraltar…

“Sobre o Canadá, é outra loucura, essas falas dele só vão inflamar mais ainda sentimentos nacionalistas canadenses.”

Existe nacionalismo no Canadá? Se for igual o “nacionalismo” tupiniquim, então está explicado…

“Pensei que o Trump fosse mais esperto que o velho gaga (Biden) mas do jeito que está cuspindo as coisas me faz duvidar que não.”

Que o Biden era senil e fraco, isso não se discute, mas achar que o Trump é mais esperto ou que seria melhor que o Biden, desculpe, mas aí você foi meio ingênuo de achar isso, com todo o respeito…

Heinz
Heinz
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

não é ingenuidade, é que a régua pro Biden é muito baixa

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Heinz
1 dia atrás

É, vendo sob esse ângulo, não dá pra dizer que você tá errado…

MGNVS
MGNVS
Responder para  Heinz
23 horas atrás

Heinz, fiz um comentario parecido com o seu:

“Quero ver isso acontecer. Se os EUA tomarem uma ação hostil e militar contra o Canadá e contra a Groenlandia, que é um territorio da Dinamarca, como fica a OTAN nessa questão? Já que tanto os EUA, como o Canadá e a Dinamarca são membros fundadores da OTAN, como essa questão seria resolvida sob a ótica militar, já que a carta da Organizacao é clara quanto ao fato de um de seus membros ser atacado?O Canadá e a Dinamarca poderiam invocar a proteção da OTAN contra os EUA, que nesse caso seria o país agressor a dois dos membros da Organização? Só quero ver.”

E tem mais, Alemanha e França já se manifestaram contra essa fala absurda do Trump!

Segue o link, com a devida permissão dos editores:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy8y83lmzx8o

nereu
nereu
Responder para  Heinz
21 horas atrás

Da UE eu sei que a Groelândia não faz parte

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Heinz
20 horas atrás

Bom Heinz, se houver algum tipo de valor e coerência na OTAN, apesar do que isso representaria, teriam que responder na defesa de seu país membro atacado, todos contra o agressor. Não é isso que diz o tratado?
Esse é o risco de uma aliança que envolve partes já antagônicas ou que venham a se tornar antagônicas.
O caso de turcos e gregos é emblemático. É bem claro que o sistema militar de um é substancialmente planejado para responder ao sistema militar do outro, visto que são inimigos históricos. Caso um ataque o outro, como a OTAN responderia? Mesma resposta acima.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

Ainda não.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

Ele já fez. Inclusive, foi até a Coréia do Norte dar o recado pessoalmente.
Com a Rússia idem. E a Rússia de Putin.
E, pasmem, até a China, ameaçando esse país com sanções pesadas que fizeram os chineses recuarem.
Por isso a vitória de Biden foi tão importante para frear essa expansão norte americana.
E ele não canta de galo. Galo é na França. Nos Estados Unidos o bicho com pena é a águia, e águia não baixa cabeça para galinha, se é que você me entende.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Emmanuel
1 dia atrás

“Ele já fez. Inclusive, foi até a Coréia do Norte dar o recado pessoalmente.”

E após esse recado, o “gordinho da CN” continuou fazendo suas nukes e mísseis balísticos…que recado bem dado, ein?

“Com a Rússia idem. E a Russia de Putin”

Funcionou tanto, que a Rússia simplesmente engoliu calada a Ucrânia fazer parte da OTAN, sem fazer nenhuma medida…
Ou não?

“E, pasmem, até a China, ameaçando esse país com sanções pesadas que fizeram os chineses recuarem.”

Os chineses recuaram EM QUÊ mesmo? Refresque minha memória, por gentileza…

“Nos Estados Unidos o bicho com pena é a águia, e águia não baixa cabeça para galinha, se é que você me entende.”

Nem vou rir, vai que é distúrbio…

Reginaldo
Reginaldo
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

Esquece, essa galera vive nas mensagens das tias do zap e a realidade deles é baseada nessas “lorotices” que eles repetem sem nem um pingo de medo de passarem vergonha. A turma que eles defendem são como deuses pra eles…

Última edição 1 dia atrás por Reginaldo
Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Reginaldo
1 dia atrás

Quem eu defendi amiguinho?
Disserte.
Até porque não tenho lado aqui.
Meu Deus é Cristo. Talvez o seu seja Putin. Essa é a diferença entre nós dois.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Reginaldo
1 dia atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Heinz
Heinz
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

O cara fez um acordo com o Talibã, ele culpa o Biden pela saída desastrosa do Afeganistão, óbvio que o velho senil é culpado, mas ele também teve culpa.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

“o “gordinho da CN” continuou fazendo suas nukes e mísseis balísticos”
Não continuou não.

“a Rússia simplesmente engoliu calada a Ucrânia fazer parte da OTAN”
Com Biden. Com Trump a Rússia não invadiu ninguém.

“Refresque minha memória’
China e Estados Unidos iniciaram uma guerra comercial que só prejudicou o mundo, mas Trump não cedeu fazendo a China buscar o diálogo. Ele não cede.

“vai que é distúrbio”
Típico de torcedor. Normal aqui. Mas existem bons psiquiatras por aí.

Última edição 1 dia atrás por Emmanuel
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Emmanuel
1 dia atrás

“Não continuou não.”

Hum…tem certeza?

https://www.forte.jor.br/2024/10/31/coreia-do-norte-lanca-missil-intercontinental-e-recebe-criticas-de-eua-e-coreia-do-sul/

“Com Biden. Com Trump a Rússia não invadiu ninguém.”

Se você acha que, mesmo se o Trump fosse o 1 na época, o Putin iria engolor calado a Ucrânia fazer parte da OTAN, então quem sou eu pra contradizê-lo…

“China e Estados Unidos iniciaram uma guerra comercial que só prejudicou o mundo, mas Trump não cedeu fazendo a China buscar o diálogo. Ele não cede.”

Se você acha que isso prejudicou todo mundo, i clusive China, mas não os EUA, como disse, quem sou eu pra contradizê-lo…

“Típico de torcedor. Normal aqui. Mas existem bons psiquiatras por aí.”

Acredito que você e o “patriota BR” aí precisem mais disso do que eu…

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

Sua matéria é de 2024.
Quem é o presidente dos Estados Unidos em 2024?
Teeeempo….

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Emmanuel
1 dia atrás

Cara, vamos deixar uma coisa clara aqui:

O ponto de não-retorno passou no dia em que a CN detonou sua primeira nuks.
Não há absolutamente NADA que o Trump possa fazer pra reverter isso, e aquela “historinha midiátia” dele apertando a mão do gordinho da CN, não mudou NADA disso.
Se você acha que o Trump voltar pra presidência norte-americana vai afetar, de alhuma maneira, o programa nuclear ou de mísseis balísticos norte-americanos, sinto dizer, mas não vai.
Trump pode falar grosso, espernear, ameaçar, nada disso importa.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
23 horas atrás

Vamos lá…

Trump não foi a Coréia do Norte para fazer parar o programa nuclear norte coreano. Ele foi para dizer ao gordinho treloso que se ele queria briga os Estados Unidos estavam prontos. Era só dizer quando começar. E o Xing ling coreano “deu uma ré” tão grande que enquanto Trump foi presidente ficou quietinho o canto dele, não ameaçando mais os estados Unidos. E isso é um fato.

Quanto à Rússia, Putin foi o PRIMEIRO a falar em negociações de paz quando confirmada a vitória de Trump. E esse não dá a mínima se ele vai invadir a Europa ou não. O objetivo de Trump é colocar os russos no seu devido lugar quanto as ameaças aos Estados Unidos. E Putin sabe que latir pra Biden é uma coisa, latir para Trump é outra. E isso é outro fato.

Quanto aos chineses, esses sabem que não podem entrar numa guerra comercial contra os Estados Unidos. Os Estados Unidos são os fregueses do mundo. E a China vende bastante para eles. Quem MANDA é o freguês. Até Macron sentiu na pele quando disse que iria sobretaxar os produtos norte americanos e, TRUMP, delicadamente, respondeu que iria sobretaxar, TAMBÉM, os vinhos franceses exportados para os Estados Unidos. O que Macron fez? Voltou atrás e não sobretaxou os produtos norte americanos….que coisa não?

Eu não acho que a volta de Trump vai mudar alguma coisa, eu tenho CERTEZA que ninguém mais vai querer “tirar uma onda” dos norte americanos com ele no poder. Ninguém vai querer ficar fazendo ameaças quando é o próprio Trump quem as faz. E o efeito de sua vitória já se faz sentir PELO MUNDO. E se você não vê isso, aí é uma questão sua.

Trump pode falar grosso, espernear, ameaçar, nada disso importa.
Tanto importa que já está até derrubando ministros e fazendo países reavaliarem sua posição na guerra da Ucrânia, como exemplo. Quem esperneia é comentarista da Trilogia.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Emmanuel
23 horas atrás

“E o Xing ling coreano “deu uma ré” tão grande que enquanto Trump foi presidente ficou quietinho o canto dele, não ameaçando mais os estados Unidos.”

Parou de ameaçar, mas continou com seu programa nuclear e de mísseis balísticos em andamento…nossa, quanta vantagem..

“E a China vende bastante para eles”

A China vende e compra bastante pra um monte de países ( Brasil incluso ), achar que só por isso a China vai baixar a cabeça só porque o Trump vai falar grosso é torcida, simples e pura.

“E o efeito de sua vitória já se faz sentir PELO MUNDO”

Nessa eu concordo.
Um monte de países fazendo seus “próprio clubinhos”, fazendo moedas de uso único e acordos econômicos entre sí, pra diminuírem sua dependência de um país que tem um falastrão na White House.

“Tanto importa que já está até derrubando ministros”

🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
22 horas atrás

“Parou de ameaçar, mas continou com seu programa nuclear”
E?
O Irã faz a mesma coisa. O mundo parou de girar por causa disso? Eles atacaram Israel com suas “bombas nucleares”?
Então. A questão é até onde você quer ir. E ninguém vai longe CONTRA os Estados Unidos. E isso é um fato calabreso.

“A China vende e compra bastante pra um monte de países ( Brasil incluso )”
Noooooossa. O peso do Brasil e dos Estados Unidos é o mesmo.

“achar que só por isso a China vai baixar a cabeça”
Já baixou antes. Quase baixou a cueca. rsrsrsrsrs
Exercício de imaginação: Imagina os Estados Unidos dando uma sanção aos chineses, COMO JÁ ACONTECE, e o que pode resultar essa ação. Agora, imagina o contrário. Uma sanção chinesa aos norte americanos (grilos cantando ao fundo).

“🤣🤣🤣🤣🤣🤣”
🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Emmanuel
21 horas atrás

“O Irã faz a mesma coisa. O mundo parou de girar por causa disso? Eles atacaram Israel com suas “bombas nucleares”?
Então. A questão é até onde você quer ir. E ninguém vai longe CONTRA os Estados Unidos. E isso é um fato calabreso”

E vice-versa. Porque o Tio Sam não “resolve o problema” com a CN e Irã da mesma maneira que fez com o Panamá, Iraque e Afeganistão?

“Noooooossa. O peso do Brasil e dos Estados Unidos é o mesmo.”

Falta de interpretação de texto e honestidade, aliado a um recorte do que o outro fala, é um negócio triste mesmo…

“Já baixou antes. Quase baixou a cueca. rsrsrsrsrs”
Viu isso aonde? Brasil Paralelo?
Mostre fontes, por gentileza…

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
21 horas atrás

“Falta de interpretação de texto e honestidade, aliado a um recorte do que o outro fala, é um negócio triste mesmo…”

Sentiu, calabreso?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Emmanuel
22 horas atrás

Não tente procurar por alguma coerência em Trump. Com a Coreia do Norte começou com o rocket man e depois já eram grandes amigos. E continuaram a desenvolver armas nucleares…
Era tudo uma jogada para o Nobel da Paz…

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Hcosta
21 horas atrás

“Era tudo uma jogada para o Nobel da Paz…”
Menos…
Meeeeenos…

Hcosta
Hcosta
Responder para  Emmanuel
17 horas atrás

Se há algo que um egocêntrico e megalómano como Donald Trump não quer é atenção…

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Hcosta
16 horas atrás

Trump só se preocupa com os Estados Unidos. Só. E é isso que as pessoas não estão vendo.
E quando digo Estados Unidos é tudo relacionado aos benefícios que a Amerika pode ter em comércio e domínio global.
Ele não está nem aí para Nobel seja lá do que for. Ele quer que os Estados Unidos volte a crescer, nem que seja na base da intimidação de seus parceiros econômicos.
Mais ou menos como acontecia com o Big Stick do final do séc. 19 e início do séc. 20.
Se ele puder usar toda a força econômica do seu país, que é gigante e não tem nada comparado, nem mesmo a China com todo o seu desenvolvimento industrial e econômico, para obliterar quem ameaça a América, ele vai usar. e ponto final.
Se ele achar que precisa, realmente, tomar a Groelândia e o Canal do Panamá para o bem do seu país, ele vai fazê-lo e quem não gostar que lute, que não lutará. Isso é um fato e que as pessoas não entendem ou não querem entender.
E o Brasil que fique bem quietinho porque já está na mira TAMBÉM.
Trump não quer atenção, quer o domínio global, de novo, na mão dos Estados Unidos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Emmanuel
3 horas atrás

Trump acha que tem soluções simples para problemas complexos. É o que chamo de idiota e de ignorante. É a arma dos populistas, se alimentando da ignorância ou da apatia da população.
Basta ver as declarações sobre os incêndios em LA. E isto vai se repetir todas as semanas.

Alguém questiona o seu senso moral, integridade, dever, valores, etc.? Há alguma dúvida de que ele seja um fraco exemplo destas qualidades?
Como quando pediu dinheiro às empresas petrolíferas em troca de alterações à legislação. Alguém duvida que isto não é corrupção e que “luta” pelo bem dos EUA?

No entanto pensam que vai resolver tudo. Mas pelo contrário vai tornar a América mais fraca. Promove exatamente o inverso do que faz o seu país forte, ao alimentar-se de medos infundados. É um parasita da sociedade que cresce ao causar sofrimento.

E não tem as capacidades intelectuais para fazer aquilo que diz. É mais importante o espetáculo em redor de si mesmo do que medidas em concreto.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

Ações separatistas são bem diferentes de uma ação direta de um Estado estrangeiro. Durante o governo Trump, Putin não se aventurou em nenhum lugar. Com Biden, ele mordeu a Ucrânia.
Este ano a guerra acaba. Adivinha por quê?
Teeeempo….

Mig25
Mig25
Responder para  Willber Rodrigues
23 horas atrás

Na cara não…rs

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Mig25
23 horas atrás

A lá ele…
Saaai daí…
rsrsrsrs

Faver
Faver
1 dia atrás

Todo dia tem uma nova pérola saindo do Trump e do seu entorno. São bravatas, mas que dizem muito sobre o que os novos integrantes do novo governo pensam. Se vai ser realidade? Pode ser que sim, pode ser que não, mas vem sendo repetidas dia sim e outro também.
Estas afirmações são no mínimo falta de respeito com os outros, um certo tipo de falta de decoro. Quanto aos aliados, eu diria “Confia”…
Tem outras coisas bem mais perigosas ocorrendo por lá, como o pedido oficial protocolado do advogado Aaron Siri, ligado ao Kennedy indicado a presidência da FDA e ao Trump, para revogar a aprovação de vacinas da poliomielite nos EUA. Atitude perigosa e antivacina na veia.
Se fazem isto com uma vacina reconhecida como eficaz, porque não fazer algo em relação a territórios alheios? A conferir.

Última edição 1 dia atrás por Faver
JuggerBR
JuggerBR
1 dia atrás

Se o Biden lidou com a imprensa o bombardeando por estar senil, com o Trump a conversa será que ele está clinicamente insano.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Responder para  JuggerBR
1 dia atrás

E também senil. A diferença de idade entre Biden e Trump é pequena.

Se eu acreditasse na confiabilidade de exames antidoping e de testes psicotécnicos (sobretudo no que concerne à idoneidade de seus aplicadores), recomendaria que fossem etapas obrigatórias de toda e qualquer eleição.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
1 dia atrás

Trump nem é louco nem burro… mas certamente é outra coisa bastante danosa para a democracia nos EUA e no mundo

Abymael2
Abymael2
Responder para  Camargoer.
23 horas atrás

Assisti a um documentário sobre ele no HBO Max (ou Prime Vídeo, não lembro).
A conclusão a que cheguei: pode haver dúvidas sobre se ele é louco ou burro (ou ambos), mas não há dúvida alguma de que se trata de um grande vig4rista.
Confirma aquele ditado de que por trás de toda grande fortuna há um crime (nesse caso, vários).

Emmanuel
Emmanuel
1 dia atrás

Vamos lá…
Se os Estados Unidos quiserem tomar o canal do Panamá, eles tomam. O Panamá não tem como reagir.
Se quiserem tomar a Groelândia, eles tomam. A Dinamarca vai fazer o quê? Alguém realmente acha que a ONU ou os países europeus da Otan vão fazer alguma coisa? NUNCA.
Se isso vai realmente acontecer é difícil de afirmar e pode ser mais uma jogada política que uma ameaça de fato.

Rússia e China vão pular de alegria porque tira o foco deles. A questão da Groelândia neutraliza a Europa como um todo, isso para a guerra da Ucrânia é só mais um desastre.

Sem contar que vai mostrar força dos norte americanos, que já ameaçam vários países, inclusive Índia, aliado de longa data, com sanções.

Chineses e russos fiquem bem espertos, Trump quer descer para o play e ele não sabe brincar.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Emmanuel
22 horas atrás

Se ele tiver combinado com os russos e chineses..
Vai todo mundo tomar um pedaço do mundo pra si…
Nova Pax…

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
1 dia atrás

Destino Manifesto, o retorno.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Dagor Dagorath
22 horas atrás

Bela lembrança. E por mais de uma vez ele já elogiou como o bigodudo governava…

Pragmatismo
Pragmatismo
1 dia atrás

Vai ficar difícil a justificativa para a defasa de Taiwan, Ucrânia…

Uma coisa é falar, e esse aí é tão falastrão quanto o tupiniquim do “meu exército”.

Att.

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
1 dia atrás

Na verdade, o Canadá JÁ É o 51º Estado americano, 52 o RU, 53 o Japão, 54 a Alemanha, 55 Israel.

MGNVS
MGNVS
1 dia atrás

Quero ver isso acontecer.
Se os EUA tomarem uma ação hostil e militar contra o Canadá e contra a Groenlandia, que é um territorio da Dinamarca, como fica a OTAN nessa questão?
Já que tanto os EUA, como o Canadá e a Dinamarca são membros fundadores da OTAN, como essa questão seria resolvida sob a ótica militar, já que a carta da Organizacao é clara quanto ao fato de um de seus membros ser atacado?
O Canadá e a Dinamarca poderiam invocar a proteção da OTAN contra os EUA, que nesse caso seria o país agressor a dois dos membros da Organização?
Só quero ver.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  MGNVS
1 dia atrás

Talvez voce tenha razao.., o objetivo é apenas implodir a Otan

MGNVS
MGNVS
Responder para  Camargoer.
23 horas atrás

Saudações, Camargoer,
Pensei nisso também.
Talvez a intenção do Trump seja realmente a de rachar a OTAN e direcionar os EUA para a AUKUS (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia).
A OTAN teria que ser reformulada e passaria a ser uma Força de Defesa estritamente europeia.
Esse seria o maior presente do Trump a favor do Putin.

Já tem matérias na BBC com reações da Alemanha e da França contra essa fala do Trump.

Segue o link, com a devida permissão dos editores:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy8y83lmzx8o

Última edição 23 horas atrás por MGNVS
Digo
Digo
1 dia atrás

Se eu fosse o Trump, eu faria a mesma coisa, assim como se eu fosse o Xi ou o Putin, não hesitaria em ser o agressor se isso fosse em detrimento da segurança nacional.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
1 dia atrás

Impressionante alguns comentários dos últimos posts sobre Canadá e EUA. Entende-se, em certo aspecto, o motivo das “Notícias do Zap” serem tão “comemoradas” pelos “Tio do Zap”. As manobras mentais para legitimar algumas ações são hilárias.
Como dizem “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.”

Última edição 1 dia atrás por Marcio Cosentino
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcio Cosentino
1 dia atrás

Democracia é quando quem está no poder pode eventualmente perder uma eleição.

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
19 horas atrás

A alternância de poder numa democracia tem que ser real sob pena de tudo ficar na mesma por décadas ao ponto dos eleitores acharem que “político é tudo igual”, o que com o tempo , igual a água na pedra, afasta o eleitorado e o deixa receptivo a “seres iluminados” em prontidão para assumir, já que não adianta votar mesmo…

Reginaldo
Reginaldo
1 dia atrás

Na minha pobre analise imagino que essas falas nada mais são do que fruto de simples soberba e que acaba por deteriorar a confiança das nações aliadas.

Como todo líder populista, Trump gosta de manter seu público cativo e nada melhor que falar as mesmas besteiras que eles pensam e gostariam de ouvir de um líder.

O problema é que isso gera efeitos colaterais e é isso que a gente tem que dar atenção, como por exemplo a perda de confiança dos aliados e como eles reagem a isso. Mesmo que sejam apenas lorotas, ninguém gosta da ideia de ter um aliado que vive te ameaçando.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Reginaldo
1 dia atrás

O Trump tá falando m… pra manter seu público interno e eleitorado acesso. Até aí, OK, é quase “perdoável”.
A questão é que:

Essas falar repercutem, independentemente se são bravatas pra manter o cercadinho dele ouriçado, ou se são sérias.
Será que os “novos integrantes do clubinho ” ( Suécia e Finlândia ) estão vendo essas falas com bons olhos?

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Responder para  Willber Rodrigues
1 dia atrás

As semelhanças entre Trump e Putin são muito maiores do que as entre Trump e um líder realmente democrático.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Afonso Bebiano
1 dia atrás

Olá.
Discordo.. há um oceano (literalmente e metaforicamente) entre Trump e Putin

Putin é um político profissional com uma experiência enorme..

Sob o ponto de vista de valores democráticos, vocẽ tem razão, mas do ponto de vista político, Trump é apenas consequência de uma crise do sistema democrático… isso nos EUA, no Brasil, Europa ou qualquer país democrático.

Trump é uma ameaça ao sistema democrático.. Putin nunca foi.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Camargoer.
19 horas atrás

Mestre e aprendiz…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Reginaldo
1 dia atrás

Olá R.

A gente pode considerar vários pontos de vista… talvez sejam todos complementares.

Certamente, nada disso é ato falho. Ele tem repetido as mesmas declarações sistematicamente.

1) é um discurso radical para sustentar a fidelidade de sua base eleitoral. Estas declarações são complementares á outras, como a deportação em massa, revisão dos gastos sociais, elevação das taxas de importação. Tudo precisa ser entendido com uma única coisa.

Provavelmente, os marqueteiros de Trump perceberam que estas declarações são bem aceitas pela base eleitoral de Trumpa… assim, ele vai insistindo e repetindo-as enquanto funcionar..

2) pode ser um ensaio para alguma outra coisa. É comum que ideias sejam colocadas para verificar a aceitação do público interno. Isso foi feito com a invasão do Iraque… as informações foram sendo vazadas até a saturação. Quando ocorreu a invasão, era uma ideia que já estava circulando e evitou qualquer impacto

3) as ideias em torno do Canadá ou Groelândia podem ser apenas cortina de fumaça para o Canal do Panamá… ou o Canadá e o Canal podem ser apenas cortina de fumaça para Groelândia…. o Canadá parece-me apenas uma manipulação para incluir um desenho estratégico em torno do Canal ou da Groelândia.

No caso, uma intervenção para assumir o canal seria um desastre diplomático… já a Groelãndia é um território praticamente desabitado, ainda que contenha muitos recursos naturais… eu apostaria 2$kichutes na Groelandia e 1$kichute no Canal… nada no Canadá.

4) Talvez o grupo em torno de Trump esteja buscando a “sua” guerra..

5) Talvez o grupo em torno de Trump seja feito de fascistas convictos e eles estão realmente pensando nestas coisas todas como justificáveis do ponto de vista estadunidense.

Reginaldo
Reginaldo
Responder para  Camargoer.
1 dia atrás

Mas os seus pontos de vistas sugeriria que deveria haver inteligência por traz de tais declarações, aí já é difícil de conjecturar kkkk…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Reginaldo
23 horas atrás

Entendo… por isso a “Quinta” hipótese… acho que ela inclui certos desvios do bom senso. (riso)

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
22 horas atrás

Talvez esteja pensando em um “Estados Unidos Global” com a unificação política dos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e mais alguns…
Rsss

Hcosta
Hcosta
Responder para  Camargoer.
21 horas atrás

Não pense em grandes estratégias mas pense como um egocêntrico que quer deixar a sua marca na história.

Como já percebeu que não deve ganhar algum prémio Nobel deve querer ficar conhecido como o presidente que aumentou o território dos EUA, como se estivéssemos no séc. XIX…

BraZil
BraZil
1 dia atrás

Gabriel meu filhinho, breve teremos novidades sobre a Amazônia e vc poderá cantar o star spangled banner á vontade, assistindo o CBS morning. Por que vc acha que a China se adiantou e garantiu enormes reservas de Urãnio e Nióbio que temos lá? Prevendo que os EEUU irão agir, de uma forma ou outra, com base no que o Estado Brasileiro está fazendo com os Yesnósmamamis. O Triplo A a que o Presidente Bolsonaro se referia, nada mais é do que o que já houve no Vale do Ruhr, Corredor Polonês, kaliningrado, Rep. do Uruguai, Sebastopol, Gibraltar etc etc. Interesses geopolíticos se impõe, baseados no hard power ou mesmo no softpower, desde que haja um no big stick bem duro por trás.

carvalho2008
carvalho2008
1 dia atrás

Se Orlando vier de troco…..rzrzrzrz

https://www.youtube.com/watch?v=2fD0s_ovHb4

EduardoSP
EduardoSP
23 horas atrás

Kkkkk….
Esses quatro anos vão ser da pá virada!!
Galera toda doida tentando entender o que o gajo fala, tentando botar dentro de uma racionalidade tradicional.
O cara é um Chacrinha!
“Eu vim para confundir, não para explicar!”
E o mundo que se exploda!
E vai.

Gustavo Tavares
Gustavo Tavares
23 horas atrás

Como sempre, o mundo ocidental sendo hipócrita como são.
Criticaram a Rússia pela invasão da Ucrânia, agora querem fazer o mesmo no Panamá.
Infelizmente teremos que aturar novamente esse “louco rei do norte” no poder.
Daqui a pouco ele vai querer anexar o Brasil e criar os estados unidos do sul.
Pior que achará muito “patriota” que apoiará é até sonha com isso viu.
Usa as cores do Brasil, mas no fundo amam o vermelho, azul e branco

Kkce
Kkce
22 horas atrás

E o Trump “isolacionista” ein?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
22 horas atrás

Trump como Presidente e um otimo marketeiro!

Camargoer.
Camargoer.
22 horas atrás

Alguém tem uma visão geopolítica extremamente afiada.

https://pbs.twimg.com/media/GgvOwNTWAAAMqDl?format=jpg&name=small

Última edição 22 horas atrás por Camargoer.
Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
22 horas atrás

Essa era exatamente a mentalidade de Hitler e os nazistas! Eu quero aquele território e que se lasquem quaisquer leis internacionais! Primeiro a Austria, depois os Sudetos Tchecos, depois toda a Tchecoslováquia; o resto é história que acho que todos conhecem. Estamos voltando para o século XIX? Se um país é militar e economicamente poderoso, ele pode fazer tudo que queira sem prestar contas a ninguém?

Bosco
Bosco
21 horas atrás

Não existe possibilidade disso acontecer numa democracia como a americana .
A menos que o Trump dê um golpe, o que acho não só improvável como impossível de ocorrer.

C G
C G
20 horas atrás

É um versão política do “play stupid games, win stupid prizes”!
Quando eu digo que a nova direita é fraca de dar dó não é exagero, qualquer esquerda que volte a falar de luta de classes atropela esse bocó!

Ruas
Ruas
20 horas atrás

No caso canadense, eu acho bravata de fato. É um país consolidado e com boa coesão nacional, apesar de ser um país bilíngue, formado da conjunção de uma comunidade inglesa e uma minoria expressiva francofona. O Canal do Panamá eu acho factivel, já que há fatores históricos, estratégicos e econômicos preponderantes.

Mesmo o caso da Groelândia, é totalmente factível. É um território gigantesco, cheio de recursos, com uma população diminuta, já possui bases dos EUA lá, existiu instalações para lançamento de mísseis nucleares durante a Guerra Fria, é um território que está próximo diretamente do núcleo Estado Unidense.

Com a abertura das rotas polares, será uma área cada vez mais cobiçada no que tange às linhas e comunicações e transportes de mercadorias entre Eurásia e América do Norte.
Os EUA não vão ficar de mãos atadas vendo uma possível fuga da Groelândia para a esfera de influência comercial da China ou qualquer outro.

Se os EUA tomar, na prática o resto da OTAN não vai fazer nada, só vai ficar na narrativa, na papelada, repudiando. E mesmo que fizessem, quem ali da Europa bate de frente com os EUA em um confronto naquela área? Ninguém. Nem mesmo sancionar eles vão fazer, e nem podem, e mesmo se, utopicamente, fizerem, os EUA têm quase tudo praticamente.

É até diferente um território colossal como a Groelândia, até hoje, ser de um país pouco expressivo geopoliticamente como a Dinamarca.

E podem ter certeza que isso não é só ideia do Trump, a maioria dos políticos pensam algo similar, o Deep State americano está alinhado a isso, pois envolve estratégia, economia, zonas de influência. Quem manda nos EUA é o Deep State.

lucena
18 horas atrás

Usando uma didática cartesiana … seria mais ou menos assim:
.
No mundo da jogatina estratégica global… cada jogador joga o que sabe jogar.
.

  • Biden … joga o jogo da velha…. Que as vezes ele perde até para o seu amigo imaginário.
  • Putin… joga o Xadrez …bom jogador.
  • Xi Jinping … joga o Go ( baduk) …estratégia e paciência.
  • Trump ..joga poker…onde as vezes … é esconder o jogo rium e convencer os outro que ele tem boas cartas .. plef.

O problema do blef … é que o jogador de poker fica manjado e tem sempre alguém que paga para vê o jogo…é onde está o perigo ou para o que faz o velho blef …ou para quem pagar para vê ás cartas na mesa.
.
Trumpe sabe que nem tudo é como ele quer que aconteça … e seus seguidores acham que o Donald é um semideus e pode tudo… ai vem as frustrações…a realidade é outra que vai de encontro as suas expectativas e o seu mundo ilusório é efêmero que nem uma bolha de sabão .

rui mendes
rui mendes
18 horas atrás

Já agora, falta aí a principal resposta. Do ministro dos negócios estrangeiros da França, que chamou á França e á UE, a defesa da Dinamarca e da Gronelândia. que disse só isto, a Gronelândia é território da UE e vai continuar a ser, seja qual for o país que a queira.
É assim mesmo, bem dito.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
17 horas atrás

I’m sitting comfortably, eating popcorn, and watching a B movie starring Donald Trump. Francamente, para quem esperava o Trump assumir para cortar a ajuda à Ucrânia, há muitos surpresos com as declarações do homem cor de laranja. Só que ele está falando para a torcida dele nos EUA e quer colocar pressão nos aliados para que assumam a OTAN. O resto é colóquio flácido para acalentar bovino. Prometer é uma coisa e cumprir as promessas é outra. Os próximos quatro anos serão imprevisíveis para os EUA. O mundo continuará o mesmo.

BrunoFN
BrunoFN
17 horas atrás

EUA saiu de um presidente ”geriátrico” para um ”maluco prepotente” , PREOCUPANTE , mas que reflete como um espelho , parte do que o povo dos EUA pensa sobre o mundo .. , em relação a Groelândia , Dinamarca não vai abriu mão desse território , e se tomarem a força , mundo vai por um caminho sem volta … em relaçao ao Canadá . o mesmo .. pressão economia contra esse países vai resultar em 2 coisas .. fim da OTAN como conhecemos , razão / legitimidade para o mundo começar a correr do dollar , mesmo a UE se afastar do EUA … bom para a China , que pode surgir como uma ”’mediadora equilibrada” (mais com olho em Taiwan) e a Russia , terminar com a Ucrania e partir para cima da Georgia e Moldavia .. e e isso …
quanto ao canal do Panama , ja se fala em implodir o canal , que assim seja ,,”nem eu nem ele ” , e o comercio mundial mergulha em uma bela crise .. e mais um motivo para o mundo se livrar do dollar … nao sei se o congresso americano vai por um freio nesse maluco , mais e notável que a falta de lideres globais ”’equilibrados” ainda vai nos custar ”caro” … talvez tudo isso resulte em uma guerra mundial .. e o Brasil, como nunca na historia de sua existencia , nao esta preparado para nada , nem se preocupa com isso , nem lideranças civil nem militar … agora ja imaginou se esse maluco afirma ”que a Amazonia e fundamental para segurança nacional americana” . e ai ?vamos correr para a China ? Russia ? … e uma vergonha a falta de visão de mundo que temos …”pessoal so acredita vendo” ou ”vamos pagar para ver” .. e pegar bem caro .. muito caro

adriano Madureira
adriano Madureira
13 horas atrás

Velhote estúpido ! De certa forma está dando carta branca, abrindo precedente para a China se sentir livre para fazer o mesmo com Taiwan, ou qualquer outra nação com pretensões iguais

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
Responder para  adriano Madureira
4 horas atrás

Exatamente Isso!

Binho
Binho
12 horas atrás

Será que ele está em pleno gozo de suas faculdades mentais?

Ainda mais sobre que falou de anexar o Canadá militarmente

…..

Última edição 12 horas atrás por Binho
Bosco
Bosco
5 horas atrás

Minha posição nessa história estapafúrdia é clara. Não tenho nada contra um país querer anexar outro e/ou o outro querer ser anexado, mas reconheço o direito de um país não querer sê-lo e resistir.
Fico do lado da resistência.

Sequim
Sequim
Responder para  Bosco
3 horas atrás

Bosco, por mais divergências que tenhamos, sou obrigado, moralmente, a me aliar a você nesta tua posição.