Guerra de Chips - EUA x China

Os principais fabricantes de chips da China ainda estão 10-15 anos atrás das principais empresas ocidentais devido à falta de acesso às máquinas de litografia EUV, afirmou o novo CEO da ASML.

Gigantes chinesas de tecnologia, como SMIC e Huawei, fizeram progressos significativos no setor de semicondutores nos últimos anos. No entanto, as sanções dos EUA mantêm a China atrás de líderes do setor, como Intel, TSMC e Samsung.

Essas declarações foram feitas por Christopher Fouquet, diretor executivo da ASML, a maior fabricante de ferramentas para chips da Europa e do mundo, em uma entrevista ao NRC na Holanda, citada em uma reportagem do site Tom’s Hardware.

Máquinas de litografia da chinesa AMEC

“Proibir a exportação de máquinas de litografia EUV [extremo ultravioleta] fará com que a China fique 10 a 15 anos atrás do Ocidente. Isso realmente tem um impacto”, disse ele.

O principal fabricante de chips da China, SMIC, não consegue igualar a TSMC de Taiwan, mesmo com as melhores máquinas Deep UltraViolet (DUV) da ASML, que produzem chips de 5 a 7 nanômetros, porque não pode acessar as máquinas de EUV de ponta, conforme apontado no relatório.

“No entanto, a principal preocupação não é que as empresas chinesas possam desenvolver suas próprias ferramentas de litografia EUV daqui a cerca de 15 anos, mas que possam copiar as máquinas DUV da ASML (como a Twinscan NXT:2000i) nos próximos anos”, concluiu a reportagem.

4.7 3 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

21 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Emmanuel
Emmanuel
5 dias atrás

“Vinho tinto brasileiro é melhor que vinho tinto argentino e uruguaio”, diz CEO de vinícola brasileira. Sua premissa é baseada no estudo de solo e clima das três nações – “Eles não têm o céu que azul que nós temos. E olha esses campos verdes, coisa lida xessuis”.
O mesmo CEO falou que levará uns 15 anos para os dois países produzirem bebidas iguais às nossas. “Só se eles copiarem esse jeitinho brasileiro de produzir a bebida dos deuses”, afirmou.

Cada uma que a gente vê. Os caras estão fazendo chips de 5 nanômetros e estão atrasados. Atrasado é brasileiro.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Emmanuel
5 dias atrás

Atrasados? Perdemos o tiro de partida…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Comenteiro
5 dias atrás

na verdade nem tentamos competir, então nem estamos atrasados, já vencemos só por isso kkkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Carlos Campos
5 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Comenteiro
5 dias atrás

Acho que nem fomos para a competição.
kkkkkkkkkkk

comenteiro
comenteiro
Responder para  Emmanuel
3 dias atrás

Infelizmente é verdade.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Emmanuel
4 dias atrás

Sem EUV, a quantidade de chips de 7nm que a SMIC consegue produzir fica bem reduzida porque o numero de erros aumenta, o yield por cada waffer de silicio cai. Por isso a quantidade de telefones da Huwaei com esses chips tem sido restrita e apenas para o mercado domestico. Foi por isso que a TSMC e Samsung decidiram por usar EUV para nodes menores.
Mas ainda sim acho que a longo prazo vai ser inevitável a China alcançar a ASML, mesmo que leve 2-3 decadas.

Filipe
Filipe
5 dias atrás

Confia!

JuggerBR
JuggerBR
5 dias atrás

Falou o vendedor dessas máquinas. Porque ele falaria algo diferente?

Kayron
Kayron
5 dias atrás

Acho que ninguém nega que os chineses estão atrás nessa área, essa é uma das áreas críticas que a China persegue o desenvolvimento para tentar atingir a maturidade em 2030.

Eles poderiam atingir até 3nm sem EUV, usando outras técnicas. Além de 3nm fica muito mais complicado, mas uma vez que a China consiga criar sua própria EUV, os chineses serão o único país do mundo a produzir internamente todas as cadeias de suprimentos essenciais para a fabricação de chips, uma autossuficiência tecnológica extraordinária.

Akivrx
Akivrx
Responder para  Kayron
5 dias atrás

Não é somente a capacidade de produzir tem que saber projetar também e nisto os chineses estão muito atrasados, basta ver o novo CPU que eles projetaram é fabricado com tecnologia de 5nm mas o desempenho dele é de um i3 8 geração…

Kayron
Kayron
Responder para  Akivrx
5 dias atrás

Eu acho que vc quis dizer o CPU com tecnologia de 7nm que teve um desempenho comparável ao i3-8100/n100. Ele é bom o suficiente para uso geral do computador. Além disso, em relação para a geração anterior, ele dobrou o desempenho.

Então, não sei o que vc quer dizer, a menos que a China seja capaz de romper barreiras e conseguir um salto quântico na capacidade de projetar/fabricar chips mais avançados, o desempenho será aumentado gradualmente, até mesmo porque eles estão sofrendo sanções.

Mas, eu não me referi a especificamente isso, considerando que eu já afirmei que eles estão atrás, mas do objetivo da China alcançar a autossuficiência tecnológica, construindo máquinas DUVs e EUVs.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 dias atrás

A situação é que os Chineses já tem suas DUV, copiar a DUV da ASML é possibilidade, além de que o GAP de 15 anos é medida de hj, o Japão no Passado dominou por muito tempo os Chips, antes deles os EUA, a China pode vir a ser o novo dominante nos Chips.

Kayron
Kayron
Responder para  Carlos Campos
5 dias atrás

A capacidade de conseguir desenvolver nunca foi por limitação tecnológica, mas pela reserva de mercado, apenas uma barreira comercial, anteriormente, ninguém queria (ou mesmo podia) competir com a ASML, porque já dominava o mercado, então, todos os custos associados não valiam a pena. Atualmente, ainda mais nesse mundo que parece estar regredindo na globalização, a autossuficiência tecnológica é meta de Estado para países que necessitam ou foram obrigados a perseguir esse objetivo, a China tem todos os recursos e capacidades para conseguir isso, considerando seu enorme mercado, não faltará demanda quando for desenvolvido.

Paulo
Paulo
5 dias atrás

Kkkk… site ruim, lógico que é de direita, atrasados ? Desde q colocaram o embargo nos chips, a China conseguiu em 6 meses coisas q todos os outros demoraram 2 anos para progredir, mais 1 ou 2 anos eles vão passar a frente de todos.

Wagner
Wagner
4 dias atrás

Atrasados? Acho que não, só esqueceram de combinar com os espiões interno que vende tudo para China, com a chegada do Trump o carrinho de compras chinês tente a aumentar.

Eromaster
Eromaster
3 dias atrás

A China já domina 5 e 7 nanômetros, está bem adiantado na tecnologia no chip de 3 nanômetros também , que já são suficientes para a maioria das tecnologia atuais.
Quanto mais a China avança, mais o mercado que empresas ocidentais perdem.
Xiaomi já lançou com chip de 3 nanômetros.

Fonte: https://www.techenet.com/2024/10/xiaomi-da-passo-gigante-com-primeiro-chip-de-3nm-da-china/

Tutor
Tutor
2 dias atrás

Imaginem a República Federativa do Brasil

Otto Lima
Otto Lima
2 dias atrás

Mais uma vez, o Ocidente subestima a China, que realmente está atrás, mas não mede esforços para alcançar ou mesmo ultrapassar o Ocidente nessa área.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
2 dias atrás

Se não querem vender os chips ou as máquinas que os produzem para os chineses, então o jeito é conseguir por espionagem.
E ainda, mesmo os chips estando 10 ou 15 anos atrasados, o produto final obtido com eles é similar aos ocidentais.

Bigliazzi
Bigliazzi
1 dia atrás

Disse o óbvio, fazer muitos chips não significa fazer os melhores chips… podem perguntar para a Nvidia. Podem perguntar para os Russos também, utilizavam chips ocidentais nas hiper armas putinianas em detrimentos dos chips chineses extremamente menos competentes