SARP Nauru 500C ISR da Xmobots é demonstrado para a Secretaria de Defesa Social da Paraíba

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Tarde de 21 de novembro, litoral Norte paraibano. Uma SUV com shelter ingressa numa estrada de terra de uns diversos canaviais da região, algumas dezenas de metros à frente o conjunto para e seus operadores desembarcam. Dois operadores começam a levantar o mastro da antena e realizar sua ancoragem. Outros dois tiram do shelter uma caixa robustecida e iniciam a montagem da aeronave com duas chaves e uma parafusadeira.

Em pouco mais de 10 minutos, a aeronave está montada com baterias e abastecida com gasolina de aviação, os sistemas estão em finalização de testes e sincronização. Após comunicação prévia do plano de voo e autorização do CINDACTA III, a aeronave decola verticalmente utilizando os motores elétricos, após os 200 pés o motor a combustão é acelerado e a aeronave inicia o voo horizontalmente.

Em pouco mais de 3 minutos de voo, a aeronave chega em uma área de desmatamento da Reserva Biológica das Guaribas, o operador do sistema eletro-óptico realiza o monitoramento das áreas com imagem no espectro visível e infravermelho.

Após o monitoramento ambiental, a aeronave é designada para a área rural de um município vizinho, distante pouco mais de 12 km, do alto as câmeras acompanham trabalhadores rurais realizando a colheita da cana-de-açúcar, as câmeras de alta definição permitiram a identificação da silhueta humana já a grande distância.

O Sol já se punha no horizonte e era momento de retornar, em pouco tempo escureceu, o que não impediu a continuidade do voo de regresso enquanto se acompanhava o tráfego de veículos de uma das rodovias estaduais da região e, finalmente, o pouso vertical em condições noturnas.

Pode parecer cena de filme de Hollywood, mas já é uma realidade e foi um breve resumo da demonstração realizada pela Xmobots do SARP NAURU 500C ISR para os representantes da SESDS/PB e de alguns dos 27 órgãos e instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública da Paraíba.

SARP Nauru 500C ISR

O SARP Nauru 500C ISR não é apenas a aeronave, mas um Sistema Integrado de Soluções destinado, primordialmente, às atividades de Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. O Sistema é composto pela Aeronave, Sensores, Estação de Voo, Estação de Sensores, Equipamentos de Comunicação e um Shelter/Van, além de equipamentos de apoio, que inclui ferramentas, manuais ou outros, a escolha do cliente.

A aeronave possui estrutura em material composto, com alguns itens em fibra de carbono, no compromisso com baixo peso e resistência. A propulsão é feita por um motor a combustão de dois tempos que usa gasolina de aviação como combustível, usado, principalmente, no deslocamento horizontal do voo, podendo levar a aeronave a velocidades de cerca de 90 km/h. Associados ao motor de combustão, são utilizados quatro motores elétricos que são responsáveis pela decolagem e pouso verticais, além da estabilidade em condições de rajadas de vento.

A aeronave, em conjunto com os sistemas de comunicação, permite até 60 km de alcance. O enlace de dados da aeronave com a estação de controle, seja na Van ou no shelter, ocorre por uma antena de transmissão e recepção que possui duas versões. Uma com alcance até 30 km, com menor consumo de energia e com um investimento menor. A segunda versão permite um alcance de 60 km, com um maior consumo de energia e um investimento maior na aquisição.

Com um teto operacional de 6 mil pés (1.830 m) a aeronave se mantém quase indetectável a olho nu para um observador no solo, ao mesmo tempo que pode cobrir uma grande área sob vigilância. Com autonomia de cerca de 4 horas, um alvo ou localidade pode ser monitorado por um período bem maior, sem a necessidade de pouso para troca de baterias ou abastecimento.

Quando consideramos a opção da van, temos uma grande independência para operação do SARP, podendo contar com eletrodomésticos e banheiro para habitabilidade dos operadores. Já a opção shelter apresenta modularidade e versatilidade de uso com diversas plataformas motrizes, com as mesmas características de habitabilidade de uma van. Enquanto uma van poderia ficar indisponível por problemas, com o shelter apenas seria necessário escolher um outro veículo para rebocá-lo.

O SARP NAURU 500C ISR conta com um Gimbal com Sensores de Câmera Multiespectrais e Câmera RGB. O que permite o monitoramento em condições adversas como fumaça ou noturnas, com zoom óptico ou digital. Além da torreta optrônica, a aeronave conta uma câmera na parte frontal que permite visualização FPV para operações. Um diferencial é a certificação para operação noturna pela ANAC, contando com toda a suíte de equipamentos necessários para este tipo de operação.

O SARP conta ainda com diversos componentes off-the-shelf, o que se traduz em maior disponibilidade e menores custos de manutenção. Com valores de aquisição na casa dos 7 dígitos, possuir uma manutenção acessível é importante para o operador. Enquanto uma aeronave de asa rotativas leve tem seus custos na casa dos R$ 5.000,00 por hora-voo, o SARP apresenta valores de 1/5 desse valor-referência. Anualmente, o custo de operação, manutenção e treinamento, dependendo do pacote Suporte Logístico Contratado, gira em torno de 5% do valor da aquisição.

O cenário paraibano

A Paraíba conta com larga experiência no uso de aeronaves de asa fixa, asa rotativas e drones. Seja por meio do COA/CBMPB com aeronaves dedicadas ao serviço aeromédico e integrante do Sistema SAR, assim como drones usados no monitoramento de incêndios e resgate. O GTA/SESDS com seus dois Esquilos e em implantação de um EC130, unidade usada em toda gama de missões para-públicas, ou ainda, o COA/PMPB, com mais de uma década de experiência no uso de drones voltado para Segurança Pública, sendo referência pela capacidade técnica e do pessoal.

O monitoramento de áreas sensíveis como a Praia de Areia Vermelha e a Calha do Rio Paraíba, assim como de incêndios florestais em áreas de difícil acesso como da área adjacente ao Pico do Jabre, o Combate à Criminalidade na Modalidade de Domínio de Cidades/Novo Cangaço, Plantações de Cannabis, Fiscalização das Rodovias Estaduais, dentre outras missões. Seriam missões executadas com economia de recursos e de uma eficiência ímpar.

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Hamom
Hamom
4 horas atrás

Muito bom, Xmobots é um exemplo de empreendedorismo tecnológico, pioneiro em VANTs no Brasil.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Hamom
55 minutos atrás

Será nessa versão a integração de misseis?

Junior
Junior
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
37 minutos atrás

Será no Nauru 1000c