SARP Nauru 500C ISR da Xmobots é demonstrado para a Secretaria de Defesa Social da Paraíba
Tarde de 21 de novembro, litoral Norte paraibano. Uma SUV com shelter ingressa numa estrada de terra de uns diversos canaviais da região, algumas dezenas de metros à frente o conjunto para e seus operadores desembarcam. Dois operadores começam a levantar o mastro da antena e realizar sua ancoragem. Outros dois tiram do shelter uma caixa robustecida e iniciam a montagem da aeronave com duas chaves e uma parafusadeira.
Em pouco mais de 10 minutos, a aeronave está montada com baterias e abastecida com gasolina de aviação, os sistemas estão em finalização de testes e sincronização. Após comunicação prévia do plano de voo e autorização do CINDACTA III, a aeronave decola verticalmente utilizando os motores elétricos, após os 200 pés o motor a combustão é acelerado e a aeronave inicia o voo horizontalmente.
Em pouco mais de 3 minutos de voo, a aeronave chega em uma área de desmatamento da Reserva Biológica das Guaribas, o operador do sistema eletro-óptico realiza o monitoramento das áreas com imagem no espectro visível e infravermelho.
Após o monitoramento ambiental, a aeronave é designada para a área rural de um município vizinho, distante pouco mais de 12 km, do alto as câmeras acompanham trabalhadores rurais realizando a colheita da cana-de-açúcar, as câmeras de alta definição permitiram a identificação da silhueta humana já a grande distância.
O Sol já se punha no horizonte e era momento de retornar, em pouco tempo escureceu, o que não impediu a continuidade do voo de regresso enquanto se acompanhava o tráfego de veículos de uma das rodovias estaduais da região e, finalmente, o pouso vertical em condições noturnas.
Pode parecer cena de filme de Hollywood, mas já é uma realidade e foi um breve resumo da demonstração realizada pela Xmobots do SARP NAURU 500C ISR para os representantes da SESDS/PB e de alguns dos 27 órgãos e instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública da Paraíba.
SARP Nauru 500C ISR
O SARP Nauru 500C ISR não é apenas a aeronave, mas um Sistema Integrado de Soluções destinado, primordialmente, às atividades de Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. O Sistema é composto pela Aeronave, Sensores, Estação de Voo, Estação de Sensores, Equipamentos de Comunicação e um Shelter/Van, além de equipamentos de apoio, que inclui ferramentas, manuais ou outros, a escolha do cliente.
A aeronave possui estrutura em material composto, com alguns itens em fibra de carbono, no compromisso com baixo peso e resistência. A propulsão é feita por um motor a combustão de dois tempos que usa gasolina de aviação como combustível, usado, principalmente, no deslocamento horizontal do voo, podendo levar a aeronave a velocidades de cerca de 90 km/h. Associados ao motor de combustão, são utilizados quatro motores elétricos que são responsáveis pela decolagem e pouso verticais, além da estabilidade em condições de rajadas de vento.
A aeronave, em conjunto com os sistemas de comunicação, permite até 60 km de alcance. O enlace de dados da aeronave com a estação de controle, seja na Van ou no shelter, ocorre por uma antena de transmissão e recepção que possui duas versões. Uma com alcance até 30 km, com menor consumo de energia e com um investimento menor. A segunda versão permite um alcance de 60 km, com um maior consumo de energia e um investimento maior na aquisição.
Com um teto operacional de 6 mil pés (1.830 m) a aeronave se mantém quase indetectável a olho nu para um observador no solo, ao mesmo tempo que pode cobrir uma grande área sob vigilância. Com autonomia de cerca de 4 horas, um alvo ou localidade pode ser monitorado por um período bem maior, sem a necessidade de pouso para troca de baterias ou abastecimento.
Quando consideramos a opção da van, temos uma grande independência para operação do SARP, podendo contar com eletrodomésticos e banheiro para habitabilidade dos operadores. Já a opção shelter apresenta modularidade e versatilidade de uso com diversas plataformas motrizes, com as mesmas características de habitabilidade de uma van. Enquanto uma van poderia ficar indisponível por problemas, com o shelter apenas seria necessário escolher um outro veículo para rebocá-lo.
O SARP NAURU 500C ISR conta com um Gimbal com Sensores de Câmera Multiespectrais e Câmera RGB. O que permite o monitoramento em condições adversas como fumaça ou noturnas, com zoom óptico ou digital. Além da torreta optrônica, a aeronave conta uma câmera na parte frontal que permite visualização FPV para operações. Um diferencial é a certificação para operação noturna pela ANAC, contando com toda a suíte de equipamentos necessários para este tipo de operação.
O SARP conta ainda com diversos componentes off-the-shelf, o que se traduz em maior disponibilidade e menores custos de manutenção. Com valores de aquisição na casa dos 7 dígitos, possuir uma manutenção acessível é importante para o operador. Enquanto uma aeronave de asa rotativas leve tem seus custos na casa dos R$ 5.000,00 por hora-voo, o SARP apresenta valores de 1/5 desse valor-referência. Anualmente, o custo de operação, manutenção e treinamento, dependendo do pacote Suporte Logístico Contratado, gira em torno de 5% do valor da aquisição.
O cenário paraibano
A Paraíba conta com larga experiência no uso de aeronaves de asa fixa, asa rotativas e drones. Seja por meio do COA/CBMPB com aeronaves dedicadas ao serviço aeromédico e integrante do Sistema SAR, assim como drones usados no monitoramento de incêndios e resgate. O GTA/SESDS com seus dois Esquilos e em implantação de um EC130, unidade usada em toda gama de missões para-públicas, ou ainda, o COA/PMPB, com mais de uma década de experiência no uso de drones voltado para Segurança Pública, sendo referência pela capacidade técnica e do pessoal.
O monitoramento de áreas sensíveis como a Praia de Areia Vermelha e a Calha do Rio Paraíba, assim como de incêndios florestais em áreas de difícil acesso como da área adjacente ao Pico do Jabre, o Combate à Criminalidade na Modalidade de Domínio de Cidades/Novo Cangaço, Plantações de Cannabis, Fiscalização das Rodovias Estaduais, dentre outras missões. Seriam missões executadas com economia de recursos e de uma eficiência ímpar.
Muito bom, Xmobots é um exemplo de empreendedorismo tecnológico, pioneiro em VANTs no Brasil.
Será nessa versão a integração de misseis?
Será no Nauru 1000c