Comando Conjunto Corcovado integra forças para defesa e proteção durante reunião de líderes do G20

2

Rio de Janeiro (RJ) – Nesta semana, o Comando Operacional Conjunto Corcovado se mobilizou em uma série de treinamentos para garantir a segurança da Cúpula de Líderes do G20, que acontece no Rio de Janeiro.

Nos dias 13 e 14 de novembro, militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do 1º Batalhão de Guardas participaram de aprontos operacionais como parte da preparação para as ações que serão realizadas durante a Cúpula de Líderes.

No dia 15, um ensaio geral reuniu as tropas do Comando Operacional Conjunto Corcovado, integrando capacidades estratégicas do Exército oriundas dos Comandos de Operações Especiais, Defesa Cibernética, Comunicações e Guerra Eletrônica, Aviação, Defesa Antiaérea, além do Comando Militar do Leste e do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. O Comando Conjunto envolve também unidades da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de órgãos de segurança pública.

Esses comandos atuaram de forma sinérgica durante a simulação de uma pronta-resposta aeromóvel e batedores especializados fizeram o reconhecimento de vias no entorno do Museu de Arte Moderna. Além disso, os treinamentos envolveram escolta de autoridades, segurança de perímetros, proteção de infraestruturas críticas, patrulhamento de vias aéreas, ações de contraterrorismo, guerra eletrônica, defesa cibernética, defesa antiaérea, proteção contra drones, além de defesa química, biológica radiológica e nuclear. Todas essas capacidades foram colocadas à prova durante o treinamento.

O Grupo dos 20

O encontro do G20 tem como objetivo debater estratégias conjuntas para combater o crime organizado transnacional, garantir a proteção do meio ambiente em esfera global e promover melhorias no sistema de justiça. Esse fórum intergovernamental reúne 19 países — África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia — além de dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Juntos, os membros do G20 representam as 20 maiores economias do mundo.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz
Heinz
1 hora atrás

O RJ nunca esteve tão seguro como para o G20, tem tropa do EB na entrada e saída das principais vias de acesso a zona sul, tropas da PM em prontidão constante e fazendo suas rondas, PRF também bem atuante. Ou seja, se quisessem davam um jeito em pelo menos 80% da criminalidade daqueles estado, mas temos que nos contentar com uma sensação de segurança temporária que durará pouquíssimos dias.

Natan
Natan
21 minutos atrás

Tá tão boa que já teve 1 PM de sp baleado ( estava trabalhando no G20)

Carro do ministro do presidente sendo roubado.

PF que foi dopado por prostitutas e perdeu a arma.

Puro suco do Brasil