Sindicato e representante de provável comprador da Avibras se reúnem nesta sexta
Será apresentada pauta de reivindicações dos trabalhadores
A direção do Sindicato se reúne, nesta sexta-feira (8), com o representante do provável comprador da Avibras Indústria Aeroespacial. Estará em discussão a pauta de reivindicações dos trabalhadores, que acumulam 19 meses de salários atrasados e já completaram dois anos em greve. A reunião acontecerá na sede do Sindicato, às 10h.
Segundo a Avibras, um acordo para a venda do controle da empresa já foi assinado com um investidor brasileiro. A expectativa é que a venda coloque fim à crise na maior indústria bélica do país e, principalmente, regularize os salários e todos os direitos dos trabalhadores.
O nome do investidor ainda não foi divulgado e, segundo a direção da Avibras, a conclusão da transação dependerá do “cumprimento de condicionantes”.
Caso a venda de fato seja concretizada, a retomada dos trabalhadores dependerá do novo proprietário atender às reivindicações já aprovadas em assembleia. Entre as exigências está o pagamento de todos os salários na íntegra, incluindo as multas.
“Estaremos com muita firmeza nesta reunião para defender os interesses dos trabalhadores. Para o Sindicato, a prioridade é que os funcionários da Avibras recebam todos os seus direitos e tenham seus empregos garantidos. É a partir deste princípio que iremos para a mesa de negociação”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
FONTE: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
Torço para esta situação da AVIBRAS se resolva. Principalmente pelos seus funcionários. Também pelos projetos. Recentemente, foi apresentada uma entrevista com um dos diretores da MacJee. Este apontando que vários engenheiros e técnicos da primeira empresa tinham sido contratados pela segunda. Também foi apontado o interesse no uso de algumas estruturas e parcerias relacionados ao motor S50. E que a intenção não era assumir o projeto. Mas isto ficou bastante no ar. Gostaria de ver a MacJee assumindo (também existem outras do BID bastante competentes), mas tenho cá minhas dúvidas. As dívidas da AVIBRAS são expressivas. Bastante se levarmos em… Read more »
Torcer com muita fé, para a AVIBRAS não o mesmo triste destino da ENGESA…
A situação da Engesa era mais crítica. Lá em meados de 90 sua dívida era de US$ 500 milhões. Atualizado seria muito maior. Fora o contexto político e econômico da época.
Um grande problema para assumir a Avibrás é que o interessado precisa de um caminhão de dinheiro para sanear boa parte das dívidas existentes, em especial as trabalhistas, além de, provavelmente, ter que fazer algum pagamento em dinheiro para os atuais donos da Avibrás transferirem a empresa. Não vejo as empresas da BID com um caminhão de dinheiro para fazer isso. Por isso acho que o investidor não é uma empresa da área. Talvez alguma empresa da área participe do plano, mas não como investidor principal. Outrossim, sem encomendas, não tem como a Avibrás manter centenas de empregados. O sindicato… Read more »
É Alto o risco de um negócio desses (pelo menos no Brasil), não é por acaso que o nome do provável comprador não foi divulgado, com toda a certeza nem os funcionários irão conhecer no primeiro momento. Mas, o “know how”, dos técnicos da AVIBRAS, vale a pena qualquer risco…
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
O cara esta comprando basicamente dividas trabalhistas, porque na pratica a AVIBRAS nem existe mais. Ou ele tem um plano muito bem estruturado com o governo envolvido ou ele é um sonhador queimando dinheiro, porque mexer com defesa no Brasil, qualquer pessoa que acompanha sabe que é maluquice.
Divida, a estrutura restante e a propriedade industrial.
Também tô curioso em saber quem é o investidor “brasileiro”.
Então os chineses e os australianos eram sonhadores queimadores de dinheiro, também?
Está realmente comparando o nível do mercado militar australiano e, principalmente chinês, com o nosso?
As empresas desses países têm faturamento muito maior que as nacionais, o que diminuiu o impacto financeiro e os riscos.
Fora o potencial do mercado militar nesses países que é muito maior que nosso.
Os chineses querem uma subsidiaria da Norinco na America Latina e os Autralianos querem um projeto quase pronto de míssil de cruzeiro a preço de banana, ninguém esta preocupado com a Avribras ou em investir na área de defesa no Brasil. Por isso que é estranho aparecer do nada um brasileiro cheio da grana interessado em uma empresa de misseis e foguetes.
Maquinários e estruturas continuam na planta. Há trabalhos de manutenção se não me engano.
Os trabalhadores metalúrgicos estão há dois com um bloqueio em frente a fabrica para que os donos não sumissem com os equipamentos ou quaisquer outros ativos.
sds,
Jairo
Heróico esse pessoal do sindicato (obviamente pensam na questão do patrimônio não sumir pra não pagar as dividas trabalhistas), nem sabia dessa parte.
Conheci pessoalmente os donos e seus descendentes, são pessoas incríveis, integras, de boa índole, de reputação ilibada e conduta irrepreensíveis, não merecem os comentários pejorativos e sem noção. Parabéns ao sindicato pela luta e vitórias que virão!
É o velho da Havan kkk
Não vai adiantar de nada quem comprar e não ter o próprio governo comprando! Vai falir na mão de qualquer pessoa se o próprio governo compra de fora e não a avibras!
Para a MacJee, que está se consolidando e assumindo contratos que antes seria destinados (para não dizer direcionados) à AVIBRAS, o interesse fica nos projetos, patentes, provavelmente alguns equipamentos e a bancada de teste estático que a empresa possui.
Se estes itens superam a dívida da AVIBRAS? Provavelmente.
Ocorre que pelas matéria que estão sendo vinculadas o “investidor” deve assumir o controle da empresa. Se total ou parcial não sabemos.
Mais do que comprar da Avibras, o governo já faria muito em não atrapalhar as empresas da BID, por conta de política ficamos de fora da maior black Friday de armamentos desse século com os europeus comprando tudo que estiver disponível para Ucrânia, se tivessem oferecido Astros a Avibras não estaria dando conta de produzir munição.
Pode ser uma grande manobra contábil e posterior venda de gaveta.
Fatia a empresa ..descarta o passivo em um bloco e vende o ativo …
Abrolhos 👀
O que você aponta seria uma fraude contra credores fácil de ser identificada e coibida. O jeito certo e fácil de fazer isso é com a falência da empresa. Decreta a falência e leiloa os bens. O valor obtido com as compras é utilizado para pagar os credores até acabar. Quem recebeu, recebeu. Quem não recebeu, senta e chora. E quem comprou os bens, inclusive propriedade intelectual, não responde por qualquer dívida. Mas se estão fazendo uma compra da empresa, é porque o investidor acredita que o valor dos bens da empresa supera suas dívidas e pode lhe dar um… Read more »
Tanto mistério em revelar tal investidor, falem logo quem é kkkk
2!!!
https://www.youtube.com/watch?v=SFlMShjaG3Q&ab_channel=SindicatodosMetal%C3%BArgicosdeSJCamposeRegi%C3%A3o
video do sindicato falando sobre as negociações de hoje
Nem eles sabem quem é o investidor
Com as notícias de cortes orçamentários, me indago: não terá sido um erro desse investidor, comprar uma empresa da qual o governo local não vai comprar nada?