Rússia aumenta taxa de juros para conter inflação causada pela Guerra na Ucrânia
O Banco Central da Rússia (BCR) anunciou um aumento da taxa de juros de referência de 19% para 21%, o nível mais alto desde 2003. A medida visa conter a inflação, que atingiu 8,6% em setembro, segundo dados oficiais.
“É necessário um novo endurecimento da política monetária para garantir o retorno da inflação ao objetivo de 4% e reduzir as expectativas inflacionárias”, explicou o BCR em comunicado.
Histórico de aumentos
O último aumento dessa magnitude foi entre o final de fevereiro e início de abril de 2022, quando o banco elevou a taxa para 20% para proteger a economia russa das sanções ocidentais, impostas em resposta ao ataque de Moscou à Ucrânia. Desde então, a diretora do BCR, Elvira Nabiullina, reafirma seu compromisso de reduzir de forma sustentável a inflação, que afeta o poder de compra dos russos.
A inflação tem sido impulsionada pelo aumento do gasto público voltado para a ofensiva na Ucrânia, com os preços subindo para 8,63% em setembro, bem acima da meta oficial de 4%, segundo a agência de estatísticas Rosstat. Para conter o aumento, o BCR já havia elevado a taxa de juros de 18% para 19% em meados de setembro.
Gastos públicos e impacto econômico
O aumento dos gastos públicos, especialmente em pedidos do complexo militar-industrial para equipar o Exército na Ucrânia, tem alimentado um ciclo de alta nos salários e no consumo das famílias. Desde 2021, o orçamento federal russo cresceu quase 50%, com bilhões destinados ao Exército e às suas famílias, além das empresas de armamento. Embora essa política permita à economia russa resistir às sanções, também contribui para o aumento dos preços nos produtos de consumo diário.
No comunicado, o BCR destacou “os gastos fiscais adicionais e o aumento do déficit orçamentário federal projetado para 2024”, que têm “efeitos pró-inflacionários”.
Perspectivas de crescimento
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima as previsões de crescimento da Rússia para este ano, estimando um aumento de 3,6%. No entanto, espera-se uma desaceleração para 2025, à medida que as pressões inflacionárias e o déficit orçamentário afetem o desempenho econômico.
FONTE: AFP, via Exame
Ortodoxia, economia neoclássica, austeridade politica economica aplicada em tempo de guerra rsrsrsr e o populismo do governo Putin foi para o espaço.
Opa. Parece que a matéria ficou incompleta.
Imagina o Brasil se estivesse em Guerra rsrsrsrsrs
Já teríamos nos rendido.
não durava 3 dias
Manda nossos especialistas em economia para lá para explicar que se baixar a taça de juros, dá para investir mais.
Haddad vai lá pedir a queda da Taxa de Juros, pois 21% vai asfixiar a economia
Carlos… vamos lá. A matéria é bem clara. A economia russa foi reorganizada para sustentar a guerra. A Russia é praticamente autossuficiente na produção de guerra. Então, todas as compras de guerra resultam em injeção de recursos na economia, que resulta em aumento da demanda interna por consumo.. por isso a pressão inflacionária… a Russia não tem como cortar estes gastos militares e por outro tem um grande programa de investimento na ampliação da economia de guerra por meio de recursos subsidiados ou a fundo perdido. A economia russa está praticamente em pleno emprego e com taxa de crescimento anual… Read more »
agora explica pq ela não baixa o juros na marretada para melhor o investimento e o crescimento da economia com uns “””””economistas”””” querem aqui no brasil
“A economia russa está praticamente em pleno emprego e com taxa de crescimento anual da ordem de 3%.”
pleno emprego: MORRER em um ataque suicida
Então Francisco.. é o que tudo mundo ligado ao setor produtivo no Brasil pergunta… por que o Bacen mantém uma taxa de juros real de 6% com uma inflação anual acumulada de 4% e reservas cambiais superiores à US$ 650 bilhões, com a industria com capacidade de produção ociosa e com 38% da população ativa na informalidade (dados do IPEA). eu posso supor algumas coisas, apenas supor… por exemplo, os bancos brasileiros registram enormes lucros, mas comparado com bancos nos EUA, Japão e Europa, o volume de crédito é baixo… é uma boa pista. também é importante lembrar que os… Read more »
A parte do Brasil a gente sabe pq o juros ta alto e resposta é falta de confiança no país… é mesmo motivo pq a Rússia ta subindo a taxa de credito. se a fantasia da martelação de números da Rússia fosse real ela não precisa subir o juros pra 20% ou mais, obviamente ela não ta a pleno emprego, não ta com consumo voando, não ta essa maravilha que você descreveu com numeros inventado por seila quem. se ta pra 20% a “selic” deles é pq ninguém quer emprestar dinheiro pra Russia pq sabem que ela não tem como… Read more »
Olá Under.. vamos devagar…. a taxa de juros real é a diferença entre o valor nominal da taxa de juros básica e a inflação. No caso brasileiro, a taxa Selic é 10,75% ao ano. A inflação acumuladas em 12 meses (setembro) é 4,42% Então, a taxa de juros é 6,3%. A inflação tem múltiplas causas. Algumas vezes uma delas ocorre sozinha, outras vezes as causas acontecem ao mesmo tempo. vamos lá… em caso de uma crise externa como seria uma elevação do preço do petróleo. Se o país é um grande produtor de petróleo ou combustíveis, é possível amortizar o… Read more »
Você esqueceu de citar o dólar, quando a economia cresce automaticamente aumenta a procura pelo dólar para importação ou exportação de mercadoria ,aumenta a procura pelo dólar o preço do dólar sobe e isso também causa inflação na economia do país que está crescendo.
Americanos controla a sua inflação controlando o petróleo,dólar como moeda mundial e o Fed.
Antes da guerra a Dívida da R[ussia era de 59% do PIB do país, eles tinham muita gordura para queimar, agora vamos ver quanto tempo o governo suporta essa taxa de juros, essa guerra tem que acabar logo, se a Rússia vencer e ficar com solo fértil e subsolo rico da Ucrânia, valeu a pena
Acontece que a Russia não tem como vencer, se tivesse como vencer já teria ganho faz tempo.
Basta uma meia dúzia de países, que a Ucrânia pode continuar um guerra de guerrilha por décadas, isso se ela não conseguir se manter assim sozinha
Continue repetindo isso que um dia até você acredita.
“…conseguir se manter assim sozinha.” KKKKKKKKK
não preciso repetir, a Russia prova isso pra mim e para todo mundo todos os dias
eu seu que pra você doi muito e a a ponto de vocês chegar a chora no banheiro, mas a Russia não é a URSS. ninguém gosta de ver o herói de infância levando um surra fenomenal de um qualquer, que ta com mão amarrada ainda
você precisa crescer e parar sere criança e perceber que o herói de vocês morreu o que sobrou é um vazio lá
O editor publicou essa notícia pra ver a treta purucar e dar audiência (eu sei que não, isso é uma piada):
Russistas x Americanistas
Economia estatizada/nacionalistas x liberais
Moeda FIAT x ouro x criptos
………..
Se alguém de mais intrigas, vão preenchendo
“O editor publicou essa notícia pra ver a treta purucar e dar audiência (eu sei que não, isso é uma piada)”
não acredito que seja piada, única coisa que sustenta esse site é os comentário… ele faz essa matérias de propósito pra gerar engajamento e depois depois da piti nos comentário.
Tá indo muito bem a guerra pra Rússia, relaxem. Mais uma semana no máximo e a tropa do exército vermelho estará em Kiev e tudo acaba.
E até dezembro (o ano ninguém sabe!) estarão em Lisboa!
Confia!
O Brasil nem precisa de guerra para aumentar os juros. Os próprios governos queimam mais dinheiro do que podem e destroem a economia do eterno país do futuro…
O Brasil é um país que pensa muito no social. Ele ‘socializa’ bem os impostos.
Aumento de impostos para você. Aumento de arrecadação para mim.
Oras, e como vão sustentar um país com uma máquina pública gigantesca? Não é possível demitir funcionários públicos. Diferente da Argentina, também não é possível diminuir salários e extras (de todos os setores), pois são “direitos adquiridos”. É impossível cortar ou diminuir impostos quando há tantos gastos.
uma coisa que percebi que o Argentinos são superiores ao Brasil é que mesmo eles destruindo a própria economia por décadas encomia eles ainda tem lucides de ter funcionários publico que podem ser demitidos sem burocracia.
Milei demitiu perto de 70mil funcionários públicos e praticamente o país seguiu normalmente, aqui no Brasil ja estaríamos no quinto golpe de estado mesma semana se isso acontecesse.
Ai…. vamos então. Durante o Império e depois durante a república velha, os servidores públicos eram nomeados… os livros do Eça de Queiroz e o Machado de Assis descrevem bem a situaçao Assim, os apadrinhados de quem estava no poder eram admitidos e os outros eram demitidos seguindo a dança do poder,.. aliás, ninguém era admitido ou demitido por mérito ou justo causa… apenas pelo apadrinhamento… Após a revolução de 30 (hoje vista como a revolução burguesa tardia), Vargas instituiu o ingresso por concurso e a estabilidade como meio de separar a estrutura do Estado (permanente) da estrutura de Governo,… Read more »
não ajudou, até pq esse papo de perseguição é pura anedota. vários funcionários públicos são perseguidos e demitidos mesmo com a estabilidade.
Basta criar um processo interno qualquer para quele ele seja retirado do cargo, essa estabilidade é ilusão
É possível demitir funcionário público, sim. Os cargos são estáveis após três anos e não vitalícios.
Pesquise mais sobre as hipóteses de demissão de servidores públicos e sobre as diferenças entre servidor estatutário e celetista.
Pois é… o período de avaliação daquele que ingressa no serviço público por concurso são trẽs anos. È o chamado “estágio probatório”. O servidor pode ser demitido pelo bem do serviço público caso seu desempenho seja mal avaliado pela sua chefia imediata. Após este período, o servido público pode ser demitido pelo bem do serviço público por justa causa, por exemplo peculato, falsidade ideológica (como forjar documentos), corrupção passiva ou ativa e uma série de crimes. Nestes casos, existe um processo administrativo que antecede a demissão. Você levantou uma questão importante. Existem os servidores estatutários que entram por concurso e… Read more »
É a socialização dos prejuízos para a privatização dos lucros. Manter altas taxas de juros para um punhado de rentistas parasitas se beneficiarem às custas do país inteiro, de milhões de brasileiros via impostos e a dívida pública. Fora as outras maneiras perversas de concentração de renda, como benefícios tributários para os amigos/financiadores do rei.
De privilegiados funcionários públicos, só se for militar, do judiciário, legislativo e o topo do executivo. De resto, é altamente questionável o status de “privilegiado”.
Querer revogar alguns dos pilares clássicos que norteiam os rumos de uma economia é como querer revogar a lei da gravidade. Além das centenas de milhares de Mães russas que estão tristes agora são os empresários que começam a sentir o que o idiota do Putin vem fazendo. Recomendo o Putin não ligar o celular e nem pegar um avião. Segue o jogo… e a região de Kursk ainda continua sob domínio de um bando de ucranianos travessos e sem logística… hahaha
Sugar daddy U.S.A. não vai continuar bancando Zé Laskensky muito mais tempo.
Hahahahaha.
As mães desses brasileiros cheios de dodoi por causa do Putin devem chorar o dia todo de decepção dos filhos submissos que repetem inverdades.
Hahahahaha.
Ah…
Não tem nenhum vídeo de ucranianos tentando fugir de Kursk e sendo mortos como patos. Nem de equipamentos que perderam.
Se alguém disser que tem não acredite, estão tentando te enganar.
Hahahahaha.
Agora a Rússia quebra!
se dizem que a EU vai falir com uma taxa de juros de 3,25, etc. e inflação de 1,8%, imagine o que seria se tivessem os 21% de juros e inflação de 8% da Rússia…
Sim, a Rússia vai quebrar, é só aguardar…
https://en.wikipedia.org/wiki/Russian_financial_crisis
e ainda acrescento a queda da União Soviética e os anos seguintes.
Só mais 72h…
A impressora imprime rublos dia e noite… O fim da história é sabido por todos…
Estou com um pacote de pipocas pronto para ler todos os comentários contra e a favor kkkkk
Engraçado ,o Brasil não está em guerra, nem sobre sanção e está tudo caro.