A HENSOLDT está introduzindo novos sistemas optrônicos para o tanque de batalha principal Leopard 2. Eles aumentam significativamente o valor de combate da plataforma. Foto KNDS

Oberkochen (Alemanha), 22 de outubro de 2024 – A especialista em sensores HENSOLDT está lançando três novos sistemas optrônicos para o tanque de batalha principal Leopard 2A8 e o veículo de combate de infantaria PUMA. Essas soluções digitais combinam tecnologias ópticas comprovadas com inovadores sistemas de sensores e câmeras, aumentando ainda mais a precisão de reconhecimento e de mira nas condições mais desafiadoras.

Os novos sistemas de visão digital oferecem maior precisão e, consequentemente, um desempenho superior dos sensores em comparação com as ópticas analógicas atuais. Ao combinar visão direta comprovada com as mais recentes tecnologias de câmeras, o alcance e a qualidade da imagem são significativamente aprimorados. Processamento de vídeo suportado por IA e tecnologia de varredura de última geração aumentam consideravelmente as capacidades de reconhecimento e reduzem o tempo de resposta nas decisões. Em particular, os novos dispositivos de imagem térmica digitais ATTICA LWIR (infravermelho de onda longa) e MWIR (infravermelho de onda média) proporcionam melhor desempenho de reconhecimento, mesmo nas condições climáticas e de visibilidade mais difíceis. Isso aumenta significativamente a proteção dos veículos de combate contra ataques e sua capacidade de enfrentar unidades inimigas.

ATTICA GL Digital – sistema de imagem térmica de alto desempenho para o artilheiro

O novo ATTICA GL Digital é a solução mais recente de infravermelho para o Leopard 2A8. Ele oferece melhor qualidade de imagem tanto nas faixas de onda média quanto longa, permitindo a aquisição de alvos o mais rápido possível. Em combinação com o PERI RTWL Digital, o ATTICA GL Digital oferece tanto ao comandante quanto ao artilheiro uma mira infravermelha de alto desempenho. A configuração uniforme dentro das forças armadas alemãs e das nações usuárias do Leopard (LEOBEN) garante máxima compatibilidade e aumenta a eficiência. Além disso, a configuração mista de imagens térmicas LWIR e MWIR em um único veículo permite o uso ideal de ambas as tecnologias.

PERI RTWL Digital – periscópio digital estabilizado para o comandante

O PERI RTWL Digital é um sistema estabilizado de observação e aquisição de alvos de alta precisão, especialmente desenvolvido para os tanques Leopard 2A8, PUMA e Boxer RCT30. Ele oferece ao comandante um desempenho aprimorado dos sensores nas faixas de infravermelho de onda média e longa, permitindo uma aquisição precisa de alvos em todas as condições de visibilidade. Os canais ópticos de vidro comprovados são complementados por câmeras de visão diurna em full HD, o que aumenta significativamente o desempenho do sistema. Ao mesmo tempo, o sistema possui funções avançadas de processamento de vídeo e oferece uma visão panorâmica com campo de visão estabilizado, adequado para observações de longo e curto alcance. A integração é totalmente compatível com os padrões da OTAN e MIL. O sistema suporta a capacidade “observador-atirador”, tornando-o ideal para operações de combate dinâmicas.

Estação de armas optrônicas digitais – sistema panorâmico estabilizado para o PUMA e Boxer

O WAO Digital é um sistema eletro-óptico estabilizado de aquisição de alvos de longo alcance para o veículo de combate de infantaria PUMA e o Boxer RCT30. Graças ao alto desempenho de seus sensores e à precisão resultante, ele garante que as plataformas permaneçam prontas para o combate mesmo em condições adversas. A compatibilidade com a tecnologia analógica WAO permite fácil integração dentro dos mesmos requisitos de espaço na torre. O WAO Digital possui sensores infravermelhos e de luz diurna de alta resolução que oferecem capacidades de zoom contínuas e são totalmente estabilizados. Aqui também, a conformidade com os padrões da OTAN garante máxima prontidão operacional.

“Diante da atual situação de ameaça, as operações de combate modernas exigem não apenas sistemas digitais de alto desempenho, mas também capacidades de produção seguras”, afirma Tanya Altmann, chefe da divisão de Optrônica e Soluções Terrestres da HENSOLDT. “Estamos enfrentando esses desafios desenvolvendo cadeias de suprimento seguras e escalando as capacidades de produção. Os novos sistemas optrônicos para o Leopard 2A8 e o PUMA oferecem às Forças Armadas Alemãs e a outras nações LEOBEN segurança de planejamento a longo prazo, maior desempenho e máxima prontidão operacional. Com essas tecnologias, a HENSOLDT garante que as forças armadas mantenham a superioridade de informações e efeitos no campo de operações.”

FONTE: Hensoldt

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz
Heinz
14 minutos atrás

Oh duplinha que gostaria de ver no EB, uma pena que nunca se concretizará.

Gabriel BR
Gabriel BR
6 minutos atrás

Para o contexto europeu é a melhor combinação…