Segundo general polonês, se a Rússia atravessar a fronteira com a Lituânia alvos russos até 300km de distância serão atacados imediatamente

12

O ex-chefe do Estado Maior do Exército Polonês, Rajmund Andrzejczak, disse que a Polônia e seus aliados lançarão instantaneamente um ataque de longo alcance contra a Rússia caso ela ataque qualquer Estado da linha de frente da OTAN.

Falando na conferência Defending Baltics em Vilnius, Lituânia, no início desta semana, Andrzejczak, que liderou as forças armadas de 2018 a 2023, alertou que uma vitória russa na Ucrânia poderia ter sérias implicações de segurança para o bloco militar liderado pelos EUA, especialmente para os países que compartilham fronteiras com a Rússia.

“Depois de uma vitória russa na Ucrânia, teríamos uma divisão russa em Lviv, uma em Brest e outra em Grodno,” ele disse, como citado pelo Bild, referindo-se às cidades mais ocidentais da Ucrânia e da Bielorrússia. Ele acrescentou que, nesse cenário, a Polônia e a Lituânia seriam efetivamente cercadas por forças russas.

À luz disso, Andrzejczak disse que a Rússia deveria ser dissuadida de uma possível ofensiva. “Se atacarem mesmo uma polegada do território lituano, a resposta virá imediatamente. Não no primeiro dia, mas no primeiro minuto. Atingiremos todos os alvos estratégicos num raio de 300 km. Vamos atacar o St. Petersburg diretamente,” ele disse.

Segundo o general, a Polônia deve “tomar a iniciativa” em dissuadir Moscou. “A Rússia tem de compreender que um ataque à Polónia ou aos países bálticos também significaria o seu fim… Essa é a única forma de dissuadir o Kremlin de tal agressão. Para esse efeito, a Polónia está actualmente a comprar “800 mísseis com um alcance de 900 km,”, afirmou.

O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou repetidamente a ideia de que Moscou tem planos de atacar a OTAN, chamando essa especulação de “absurda” e destinada a assustar e fazer lavagem cerebral ao público ocidental.

 

FONTE: RT (baseado no texto original da publicação alemã Bild)

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Casanova
Casanova
5 horas atrás

Acho totalmente improvável a Rússia dar um passo na direção de qualquer país da OTAN, a guerra na Ucrânia já está cobrando um preço muito alto de Moscou, de qualquer forma, o recado tá dado.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Casanova
4 horas atrás

Vice versa também, quem tem armas nucleares tem garantia de soberania.

Heinz
Heinz
Reply to  Joanderson
1 hora atrás

Pior que não, é só mais uma etapa a se passar. Vide Índia e Paquistão

Marcos
Marcos
4 horas atrás

Russia faria ataque nuclear tático massivo em dezenas de alvos antes de eventual ofensiva convencional justamente para degradar resistência.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Marcos
4 horas atrás

E claro que a OTAN não responderá a ataques nucleares…. oops ! Aí você acorda dos sonhos delirantes.

Werner
Werner
4 horas atrás

A hipocrisia é uma maldição,a Rússia ser cercada e ter tropas perto de suas fronteiras é o certo e aceitável ,mas se a Rússia chegar perto da “poderosa e valente” Polônia é errado e não aceitável.

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
Reply to  Werner
3 horas atrás

No momento que a Rússia invadiu a Ucrânia ela perdeu totalmente todas as suas “razões”.
Mas o povo polones pode descansar tranquilamente. A Rússia não vai conseguir derrubar Kiev. Mais cedo ou mais tarde vai ter que fazer um acordo.
A Rússia também sabe que excluindo suas armas nucleares, seria muito difícil um embate com a Polônia, ainda mais se tratando do monstro militar que a Polônia está se tornando.

naval762
naval762
4 horas atrás

Se sobrar alguma coisa, além de ruínas, do estado russo talvez o sucessor de Putin pense em atacar.

Hamom
Hamom
4 horas atrás

comment image

Bardini
Bardini
Reply to  Hamom
1 hora atrás

Esse tipo de post faz lembrar a situação na época em que a administração Biden avisou com antecedência que a Rússia iria invadir a Ucrânia. Inundaram os comentários, postando um amontoado de baboseira nesta mesma linha aí…
.
Relembrar, é viver:
https://www.forte.jor.br/2022/01/28/russia-agora-pode-atacar-a-ucrania-com-muito-pouco-aviso-alertam-lideres-do-pentagono/
.
Lituânia, Polônia e demais, que se preparem e se armem até os dentes, para não pagar o preço dos omissos da Ucrânia, que até o último dia acharam que poderiam resolver na conversinha com o Putin.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
3 horas atrás

Festival de abóboras desse polaco milico. … a Polônia vive em traumas pós guerras eterno …

Após a Rússia consolidar sua vitória na Ucrânia partirá para Moldávia = Transnístria … Odessa , tic , tac.

Last edited 3 horas atrás by Bispo de Guerra
adriano Madureira
adriano Madureira
1 hora atrás

Verdadeiro Rambo polonês! Esse seria um dos primeiros a esconder-se dentro de um bunker…

Enquanto os verdadeiros soldados se ferram do lado de fora, velhos como esse senhor, com medalhas e estrelas até no rabo, estarão seguros como ratos em bueiro.

Bom seria ver uma nuclear iluminando Varsóvia!