Os EUA planejam proibir certos hardwares e softwares fabricados na China e na Rússia em carros, caminhões e ônibus no país devido a riscos de segurança. Autoridades expressaram preocupação de que a tecnologia em questão, utilizada para direção autônoma e para conectar carros a outras redes, poderia permitir que inimigos “manipulassem remotamente veículos nas estradas americanas”.

Atualmente, há pouco uso de software fabricado na China ou na Rússia em carros americanos. No entanto, a Secretária de Comércio, Gina Raimondo, disse que as medidas eram “passos direcionados e proativos” para proteger os EUA.

“Os carros de hoje têm câmeras, microfones, rastreamento por GPS e outras tecnologias conectadas à internet”, disse ela em um comunicado. “Não é preciso muita imaginação para entender como um adversário estrangeiro com acesso a essas informações poderia representar um sério risco tanto para nossa segurança nacional quanto para a privacidade dos cidadãos dos EUA.”

Oficiais chineses afirmaram que os EUA estavam ampliando “o conceito de segurança nacional” para atingir injustamente empresas chinesas. “A China se opõe à ampliação do conceito de segurança nacional pelos EUA e às ações discriminatórias tomadas contra empresas e produtos chineses”, disse Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em um comunicado. “Instamos o lado americano a respeitar os princípios de mercado e fornecer um ambiente de negócios aberto, justo, transparente e não discriminatório para as empresas chinesas.”

A proposta, que agora entrará em um período de comentários, é a mais recente iniciativa da Casa Branca para limitar a presença da China na cadeia de suprimentos da indústria automotiva. A Casa Branca também aumentou as tarifas sobre carros elétricos, baterias para veículos elétricos e uma série de outros itens, além de ter proibido a importação de guindastes de carga fabricados na China, alertando para riscos de cibersegurança.

Os EUA lançaram uma investigação em fevereiro para examinar os riscos cibernéticos dos chamados carros conectados. As proibições de software entrariam em vigor a partir do ano modelo de 2027, enquanto as regras de hardware seriam efetivas três anos depois, dando à indústria mais tempo para reestruturar suas cadeias de suprimentos.

John Bozzella, presidente e CEO da Alliance for Automotive Innovation, que representa grandes montadoras, disse que, embora haja “muito pouca tecnologia – hardware ou software na cadeia de suprimentos de veículos conectados que entra nos EUA da China atualmente”, a regra forçaria algumas empresas a encontrar novos fornecedores. “Já disse isso em outros contextos, mas aplica-se aqui também: você não pode simplesmente apertar um botão e mudar a cadeia de suprimentos mais complexa do mundo da noite para o dia”, disse ele.

“O prazo incluído na regra proposta permitirá que alguns fabricantes de automóveis façam a transição necessária, mas pode ser curto demais para outros”, acrescentou. Ele disse que a associação continuará a compartilhar sua perspectiva enquanto as regras finais são desenvolvidas.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
deadeye
deadeye
5 horas atrás

“Instamos o lado americano a respeitar os princípios de mercado e fornecer um ambiente de negócios aberto, justo, transparente e não discriminatório para as empresas chinesas” – engraçado que a China fala isso, porem pratica Dumping, proibiu empresas de tecnologia ocidentais na China, exige que multinacionais façam parcerias com um parceiro local, e graças as essas “parcerias” empresas chinesas roubam propriedade intelectual e industrial ocidental. o que os EUA e a UE fazem, é apenas uma reação aos exageros da China.

Last edited 5 horas atrás by deadeye
Talisson
Talisson
Reply to  deadeye
5 horas atrás

Eu diria o contrário. A China é que está reagindo a décadas de injustiças.

André Luis Lacerda
André Luis Lacerda
Reply to  Talisson
1 hora atrás

Essa é dá boa em! Não entendi nada. Você queria que o EUA deixasse o Japão riscar a China do mapa nos anos 40? A China vem pirateando todas as marcas nas últimas 3 décadas sem receber a devida retaliação comercial. É dessa injustiça que você fala? Claro que não né. Devo lembrar que a China de hoje é uma invenção do ocidente que começou a ser construída em 1972 para atingir dois objetivos: acabar com a fome que matava milhões naquele país por conta do economia planificada (socialismo) e para acabar com a economia da URSS. Se não fosse… Read more »

Nativo
Nativo
Reply to  André Luis Lacerda
1 hora atrás

Pelo visto na “droga de escola” que o pessoal frequentou você é professor para escrever tanta discrepância com fatos históricos.
Sem os EUA o país China nem existiria??? Deus do céu ler isso embrulha o estômago.

Só tem uma diferença de quase 2000 anos entre a China e a Inglaterra, terra mãe dos EUA, pelo amor de Deus,.

André Luis Lacerda
André Luis Lacerda
Reply to  Nativo
35 minutos atrás

Richard Nixon 1972. Se você não conhece isso, então você não conhece nada de China. Absolutamente nada.

André Luis Lacerda
André Luis Lacerda
Reply to  Nativo
33 minutos atrás

Só tem uma diferença de quase 2000 anos entre a China e a Inglaterra, terra mãe dos EUA, pelo amor de Deus,.

O que o c* tem haver com a calça? É competição para ver quem é a civilização mais antiga? Então fico com a civilização hindu, é mais antiga.

Nilo
Nilo
Reply to  Talisson
44 minutos atrás

Meu caro, o EUA está aplicando veneno no seu hospedeiro rsrsrs

Jagder
Jagder
Reply to  deadeye
1 hora atrás

A China acabou com nossa indústria de aço, calçados e têxtil.
Sem mais.

Pedro Mariano
Pedro Mariano
Reply to  Jagder
40 minutos atrás

Quem acabou com tudo isso que falou, foi o próprio Brasil. Você acha mesmo que colocando tarifas adicionais vai fazer surgir algo por aqui? Para proteger um setor, sacrifica o restante da população.

Mende
Mende
5 horas atrás

Pois, não gostam que atinjam as empresas Chinesas, mas quando prejudicavam as Empresas Ocidentais,
com salários baixíssimos, com trabalhadores sem direitos, e ainda copiando produtos dessas empresas, aí já valia.

Gabriel BR
Gabriel BR
4 horas atrás

Hipocrisia que chama né?!

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Gabriel BR
4 horas atrás

Não meu amigo, não é hipocrisia… é guerra mesmo. Toda guerra é por causa de GRANA… o resto é resto… A China sem mercado consumidore perde a guerra… Vai vender essa alta tecnologia para a Africa?

Wagner
Wagner
Reply to  Bigliazzi
4 horas atrás

O mercado consumidor chinês é o maior do mundo, maior classe média do planeta terra, maior detentor da dívida pública estadunidense,6 tri. Tem munição para queimar na guerra comercial.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Reply to  Wagner
36 minutos atrás

Em uma guerra contra os interesses dos EUA deter reservas em dolares ou possuir titulos da divida americana pouco significa, vide o recente caso da Russia.
Quanto a ter o maior mercado consumidor do planeta e a maior classe média do planeta quanto tempo esses dois durariam caso a Europa e os EUA parassem de comprar da China?

Bigliazzi
Bigliazzi
4 horas atrás

OK! A Mobileye Israelense, lider de tecnologia ADAS, de um simples equipamento a um carro autonomo deixará de fabricar na China. Isso não é problema. Mais de 150.000.000 de veículos já estão equipados com alguma tecnologia Mobileye… quem perde mesmo é a China.

Machado
Machado
3 horas atrás

Os norte americanos estão desesperados

GFC_RJ
GFC_RJ
3 horas atrás

Laissez faire, laissez passer!

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Reply to  GFC_RJ
1 hora atrás

Só quando a vantagem for deles…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
3 horas atrás

Pensem nos pagers libaneses… qualquer equipamento que recebe dados é um risco.

José 001
José 001
Reply to  Jacinto Fernandes
2 horas atrás

Tenho certeza que o aparelho que usou para escrever esse comentário não é nacional.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  José 001
2 horas atrás

Ele tem razão em colocar a questão dos “pager” israelenses na discussão e o seu comentário também mostra que o Brasil agora tem mais uma “fronteira” tecnológica aberta….

eita nóis

Last edited 2 horas atrás by Camargoer.
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jacinto Fernandes
2 horas atrás

Pois é… pensei nisso. Os sofwares vão ter que passar por auditoria… eita nóis.

vai que tem trechos escritos por russos ou chineses..,

em cima do muro
em cima do muro
3 horas atrás

A diferença de americanos, europeus, chineses e outras potencias para republiquetas como o Brasil é que eles fazem de tudo para se dar bem, para que seus negócios, cidadãos e politicas seja prosperas…. essa noticia não passa de protecionismo puro, livre mercado pra vc, protecionismo pra mim kkkk….. e não estão errados, pq os chineses fazem igual, mas acaba sendo irônico, vindo do pais que mais espionou e interferiu nas politicas de outros países na atualidade, a dilma ate hoje esta esperando as desculpas da espionagem da NSA.

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Reply to  em cima do muro
1 hora atrás

Um país que gasta a maior parte do orçamento com juros não chega a lugar nenhum.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  JUJU BERTULINA
40 minutos atrás

Chega ao topo da desigualdade social

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Reply to  JUJU BERTULINA
31 minutos atrás

Pior de tudo é saber que bastava que o governo central fizesse o dever de casa e gastasse menos do que arrecada para os juros caírem e sobrar mais dinheiro no orçamento que poderia ser destinado aos gastos do governo aumentando o PIB e por conseguinte a arrecadação, aumentando o superávit e permitindo uma maior queda dos juros num ciclo virtuoso. Mas aqui faz-se justamente o contrario…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
2 horas atrás

Fechar o mercado para china significa abrir novos mercados para o resto do mundo, enquanto uns enxergam o problema, outros enxergam as oportunidades….menos o nosso Brasil que é cego, esse está deitado eternamente em berço esplendido.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
1 hora atrás

Depois dos pagers bomba … EUA vê ameaça até em leds se vier da China (pode emir raios mortais 😆).

Interessante, os EUA consideram o Irã um estado patrocinador de terrorismo …

Israel alterando equipamentos de uso civil para explodir independente de quem os tiver portando/usando no momento do “on fire” … seria que tipo de estado …

Shalom* 💣

שָׁלוֹם , também significa , goodbye … 😈

Last edited 1 hora atrás by Bispo de Guerra
JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Reply to  Bispo de Guerra
1 hora atrás

H-i-p-o-c-r-i-s-i-a

juggerbr
juggerbr
16 minutos atrás

Não pode tecnologia chinesa em carro? Vão voltar a vender Ford T e Fusca? E sem rádio hein…
Trump fez mesmo um estrago nos neurônios dos políticos de lá… Só decisão ruim…

J-20
J-20
6 minutos atrás

Hmm… Por onde eu começo a explicar para eles que isso é quase impossível hoje em dia?