Santa Maria (RS) – No período de 26 de agosto a 6 de setembro de 2024, a Força de Prontidão (FORPRON) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada realizou a Operação Minuano, como parte da preparação para a certificação de suas tropas, a ser realizada no final do mês de outubro, no Campo de Instrução Barão de São Borja em Rosário do Sul (RS).

As Forças-Tarefa conduziram o adestramento de seus pelotões de fuzileiros blindados e carros de combate por meio de exercícios no terreno voltados para a realização de operações ofensivas em um contexto de defesa externa. A atividade explorou a capacidade anfíbia das viaturas blindadas M113BR para a transposição de cursos d’água e contou, ainda, com a realização do tiro real dos carros de combate Leopard 1A5. Em Santa Maria, o adestramento empregou dispositivos de simulação de engajamento tático (DSET), possibilitando mensurar detalhadamente o desempenho tático das frações.

O 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado realizou o adestramento do apoio de fogo da FORPRON por meio do planejamento e condução de missões de tiro simuladas, empregando os modernos obuseiros M109 A5+BR.

​​​​​​No mesmo período, o 1° Regimento de Carros de Combate, apoiado pelas portadas pesadas IRB do 12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, realizou uma operação de transposição de curso de água imediata, atividade que contou com a presença de comitiva da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

A 6ª Brigada de Infantaria Blindada é uma das brigadas do Exército Brasileiro selecionadas para integrar o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), refletindo o elevado grau de motivação e profissionalismo de seus integrantes na constante tarefa de estar sempre preparada para a sua principal missão: a defesa da Pátria.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dworkin
Dworkin
3 horas atrás

Que lindo, parece um exército dos anos 70!

Angus
Angus
Reply to  Dworkin
2 horas atrás

Eu tenho que reclamar.
Eu reclamo quando não faz.
Eu reclamo quando faz.
Reclame também quem nunca reclamou.

Dworkin
Dworkin
Reply to  Angus
2 horas atrás

Não reclamei, achei legal, bem vintage.

Tuxedo
Tuxedo
3 horas atrás

É… é se virar com o que tem…

Angus
Angus
2 horas atrás

A reportagem não faz referência a uma possível participação da Bateria Antiaérea orgânica da Brigada, equipada com os Gepard.

Espero que tenha participado e só não tenha sido citada.

Adestramentos nivel pelotão são importantes como preparação para o adestramento nível subunidade/unidade.

paulop
paulop
2 horas atrás

Interessante e necessária ação do EB visando manter a prontidão das forças. Porém, me vem a cabeça algumas reflexões: será que a atual estrutura das Brig Bld é adequada, observando o que acontece na Ucrânia, por exemplo? Quando vierem os novos blindados, a estrutura será a mesma? Conforme o próprio site a unidade, fazem parte dela: Companhia de Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada 1º Regimento de Carros de Combate 4º Regimento de Carros de Combate 29º Batalhão de Infantaria Blindado 7º Batalhão de Infantaria Blindado 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado… Read more »

Joao
Joao
Reply to  paulop
1 hora atrás

Eu concordo contigo de “agrupar” frações em uma Unidade. Da economia na logística e administração interna.
Faria um pouco diferente da sua proposta, mas nessa linha.
O Pel PE pode ser PE mesmo. Tem suas tarefas específicas de PE. Já existe o Pel Seg na Cia C.
Mas acho pouco 2 peças de manobra. 1 RCC e 1 BIB. Acho q tem de ser pelo menos 3.

Saudações.

Alfa BR
Alfa BR
1 hora atrás

Organograma das Brigadas Blindadas do Exército Brasileiro.

comment image

No papel:

– 108 carros de combate Leopard 1A5.
– 202 viaturas blindadas de transporte de pessoal M113.
– 16 obuseiros autopropulsados M109A5+BR (155 mm).