Seca e queimadas: Lula diz que Exército pode usar jovens do serviço militar para combater fogo

50

Presidente citou ’70 mil jovens por ano’ que ingressam no serviço militar, e falou em treiná-los para ações de defesa civil. Lula visitou Pantanal e Amazônia e retomou intenção de criar ‘autoridade climática nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que jovens em formação militar sejam treinados para atuar no combate a queimadas e desastres climáticos, aproveitando o período em que servem nas Forças Armadas. A ideia foi apresentada ao comandante do Exército, mas ainda não há previsão para sua implementação. Lula destacou que aproximadamente 70 mil jovens por ano poderiam ser preparados para enfrentar questões climáticas e proteger florestas, água e vidas humanas.

Lula também ressaltou a importância de envolver a população no combate às mudanças climáticas, assim como a sociedade se adaptou a medidas contra a dengue. Ele defendeu que o Brasil precisa de milhões de pessoas preparadas para lidar com queimadas e outros desastres naturais. O presidente apontou o exemplo de brigadistas voluntários que atuam no Pantanal como uma referência para a mobilização nacional.

O presidente reafirmou o compromisso de seu governo com a criação de uma autoridade nacional para o clima, prometida desde sua campanha. Essa medida visa tratar a questão climática com seriedade, deixando de ser um tema “secundário”. Contudo, detalhes sobre o funcionamento dessa nova autoridade, como seu orçamento e liderança, ainda não foram divulgados.

Lula ressaltou a importância de pressionar a comunidade internacional, especialmente os países desenvolvidos, para financiar a preservação da Amazônia. Ele destacou que as pessoas que vivem na floresta, como extrativistas e indígenas, precisam ser apoiadas para que possam preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que garantem seu sustento.

Em relação à situação dos indígenas Yanomami, Lula expressou preocupação com as condições de desnutrição e mortalidade infantil enfrentadas por essa população. O governo tem enviado alimentos e médicos para a região, mas o problema persiste. O presidente destacou o esforço da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em ampliar a assistência à comunidade.

Sobre o garimpo ilegal na região Norte, Lula afirmou que o governo está tomando medidas para combater a atividade, que tem impactos negativos na saúde e no meio ambiente dos povos indígenas. Apesar dos esforços, o presidente admitiu que a destruição de equipamentos ilegais, como dragas e balsas, é um desafio constante, já que esses equipamentos são rapidamente substituídos.

Lula mencionou rumores de que o governador de Roraima, Antonio Denarium, teria ligações com garimpeiros, e garantiu que investigações estão sendo conduzidas para combater o garimpo ilegal na região. O presidente reconheceu que o combate a essa prática é difícil, mas ressaltou a determinação do governo em continuar agindo para proteger as populações indígenas e o meio ambiente.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
2 meses atrás

Poderia não, deveria. Já deveria ter feito isso há muito tempo. Sempre que vejo essa quantidade de incêndios todos os anos fico me perguntando porque ficam usando recursos a conta-gotas. 2/3 aeronaves da FAB quando muito, meia dúzia de helicópteros do EB e da SSP e acabou… quem faz volume são os bombeiros locais e brigadistas civis, voluntários.

EV não faz absolutamente nada além de bisonhice no quartel. Bota essa galera com abafador pra bater mato, soprador e enxada para abrir aceiros, que resolve boa parte do problema

Ed Sanches
Ed Sanches
Reply to  Jadson S. Cabral
2 meses atrás

Sempre muita conversa, muita reunião em sala climatizada para definir estratégias…até la ja queimou tudo.

João
João
Reply to  Jadson S. Cabral
2 meses atrás

Ele é o PR… é só mandar……

Sobre o EV não fazer nada, discordo.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 meses atrás

Isso sim Presidente. O estado e toda as suas instâncias devem apoiar e principalmente liderar todos os esforços!
O governo federal municipal e estadual não podem ser apenas um sanguessuga de impostos.

E não me venham com esse papo de desvio de função e/ou finalidade.
Exército marinha, aeronáutica e PF devem estar nisso pra ontem!
Muitos são incêndios criminosos.

Last edited 2 meses atrás by Antunes 1980
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Antunes 1980
2 meses atrás

“E não me venham com esse papo de desvio de função e/ou finalidade.”

Sejamos sinceros aqui:
Um Exército que gasta tempo e recursos cuidando de CAC e que, até ontem, dava pitaco e se metia no que PM’s estaduais poderiam adquirir em armamentos, não tem o direito de reclamar de “desvio de finalidade” em ajudar contra queimadas ou desastres naturais.

João
João
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Exército não gasta tempo e recurso com isso.
É ordem. Ta na lei.
E ganha mais do q gasta com o SFPC.

Sobre o controle das PM, é pra não ocorrer o q já teve nos anos 30 e de 50 a início dos 60.

Até Art 105 teve governador querendo comprar. Na época, Art 105 é a 155 de hoje.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  João
2 meses atrás

“Sobre o controle das PM, é pra não ocorrer o q já teve nos anos 30 e de 50 a início dos 60.”

Essa é a preocupação do EB? Sério?
Isso explica muita coisa…

O EB também tem medo de uma “Guerra de Canudos 2” e ser obrigado a fazer 4 expedições pra dar cabo de uma vila com civis desarmados e analfabetos também?

joão
joão
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Não é o EB q decide…
Não é medo ou não do EB…

É lei. Cumpra-se.

ln(0)
ln(0)
Reply to  joão
2 meses atrás

Essa lei é baseada no medo do EB, ou melhor Forças Armadas. Por que você acha que há uma interferência em assuntos completamente fora do seu objetivo fim? Controle de armas, explosivos, defesa civil, tiro de guerra sem nenhuma utilidade esapalhado em todo território nacional.
O que essas atribuições tem a ver com a defesa da pátria? Não artilharia anti-aérea, nem blindados modernos e em número suficiente e quase nada de drones, mas a qualquer momento pode aparecer uns praças do EB para fazer vistoria na sua casa. Na minha opinião, não faz sentido.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  João
2 meses atrás

Exercito não tem que controlar PM, PM nem deveria ser PM. Estamos muito atrasados nesse conceito antigo de segurança publica onde a policia é força auxiliar do exercito

joão
joão
Reply to  Jadson S. Cabral
2 meses atrás

Somente em caso de guerra. Igual no mundo todo.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  João
2 meses atrás

Controle externo da PM tem que ser exercido pelo respectivo MP estadual, nāo por uma força militar.

ln(0)
ln(0)
Reply to  João
2 meses atrás

Provavelmente isso era da época que não havia PM, mas a Força Pública. Esta era praticamente um exército estadual, tanto que, por exemplo, em 32, a Força Pública paulista tinha convênio com o exército francês para treinamento. Tudo que veio depois (na minha opininão e observação), transformação da Força Pública em Polícia Militar e essa interferência no que os estados podem ou não comprar, era para diminuir a independência dos estados em relação ao governo federal.

João
João
Reply to  Antunes 1980
2 meses atrás

Isso sim Presidente??
Ele acha…
Por que não manda???

Jagdv44
Jagdv44
2 meses atrás

Essa fumaça é ainda resultado do governo bolsonaro.

Koprowski
Koprowski
Reply to  Jagdv44
2 meses atrás

….para os escrotos, sim…kkk

MAB
MAB
Reply to  Jagdv44
2 meses atrás

negativo, agora é uma fumaça do bem! Com muito amor. Por isto não se vê comoção nacional nem a imprensa martelando o assunto. Nem artista cantando, nem a greta gritando….

Todos de parabéns por tudo isto ! Quem cala consente.

Nosso amigo planejamento , mais uma vez , esperando no lado de fora. Setembro sempre foi o mês mais seco, ano mais, ano menos.
Mas , como sempre, melhor colocar culpa em algo ou alguém, assim todos nos safamos!

E vida que segue em bananalandia.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Jagdv44
2 meses atrás

Dois anos depois ? Lula está fazendo o que na presidência que até agora não resolveu o problema, que aliás aumentou ?

Last edited 2 meses atrás by Diego Tarses Cardoso
MGNVS
MGNVS
Reply to  Jagdv44
2 meses atrás

EDITADO
POR FAVOR FOCAR NO TEMA DA MATÉRIA.
O AVISO VALE PARA TODOS.

Mcruel
Mcruel
Reply to  Jagdv44
2 meses atrás

Exato… e bolsonaro expirrou e causou um tufão na Ásia. (cada um que me aparece…)

Fawcett
Fawcett
Reply to  Jagdv44
2 meses atrás

Nada disso. Essa fumaceira é culpa do povo brasileiro como um todo, assim como foi durante o governo Bolsonaro, o da Dilma, Lula 2, Lula 1, etc. Tem muita gente que fica com um sorriso de orelha a orelha com estas queimadas pois sabem que mais cedo ou mais tarde os territórios afetados virarão pastagens ou plantações do soja.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Reply to  Jagdv44
2 meses atrás

Não e do Bolsonaro mas sim uma combinação dinâmica de vários fatores , as alas da esquerda estão revoltadas e até petistas com o governo lula que veio com a imagem de que não passaria nenhum crime ambiental ou seriam minimizados mas o governo tem muita conluio infelizmente com muitos desses problemas ambientais, para combater isso e necessário atuantes de civis , militares , científicos e investimento a longo prazo sem interferência de outras pastas do governo. Eu entendo que para muitos vêem isso como hipocrisia desse atual governo por que no do Bolsonaro fizeram movimentação internacional (apesar de eu… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
2 meses atrás

“autoridade climática nacional” alguém avisa o senhor presidente que esta autoridade existe e se chama IBAMA, ao invés de criar novos cargos que não é garantia que irá resolver o problema, o governo atual deveria verificar os N motivos pelo qual a instituição não consegue cumprir a sua missão.

Last edited 2 meses atrás by Rafaelvbv
Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
2 meses atrás

Bingo!
1- Com a criação de mais um órgão na esfera nacional teremos: mais gastos com esse órgão, ocupado através da politicagem de sempre. Ou seja, menos recursos para a finalidade e mais recursos para o órgão “meio”.
2- outro instrumento de política, com o órgão dizendo “tudo previsto e normal” ou “o gelo derrete esse ano”, a depender apenas de quem ocupa os cargos.
3- mais imposto.

João
João
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
2 meses atrás

É mais uma teta, onde fica?

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
2 meses atrás

Perfeito, Não precisa criar outro órgão ambiental pois o IBAMA já existe para isso. Quanto a N motivos para o IBAMA não estar fazendo a sua função, vamos lembrar que no desgoverno Bolsonaro, sob a gestão catastrófica do incompetente do ex-ministro Ricardo Salles, houve o desaparelhamento total do IBAMA para que o órgão deixasse de cumprir a sua função constitucional, principalmente no que tange a fiscalizar justamente o desmatamento ilegal e esses incêndios criminosos. Essa é mais uma herança maldita de Bolsonaro, que só se ocupava de ficar fazendo lives idiotas para os patriotários, isso quando o incompetente não estava… Read more »

Werner
Werner
Reply to  MGNVS
2 meses atrás

E agora com a entidade das matas ,que só aparecia de 4 em 4 anos, premiada como ministra do meio ambiente melhorou?
Vocês na defesa desse desgoverno são cegos,surdos e loucos.

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
2 meses atrás

Não era só trocar de presidente que acabava as queimadas ? porque estamos batendo recordes e mais recordes de incêndios ?
Cadê a Marina ?
Tudo culpa do Genocida, Cadeia Nele !!!

Romão
Romão
2 meses atrás

Da última vez que as Forças Armadas se meteram em desastre natural, os oficias, praças e soldados (recrutas ou não) comeram o lanche dos civis e pouco fizeram.

Com a justa exceção da Aviação do Exército e demais forças, que são um orgulho para o país, é claro.

Heinz
Heinz
Reply to  Romão
2 meses atrás

Se não fosse o exército, boa parte do Rio Grande do Sul ainda estaria ilhada.

João
João
Reply to  Heinz
2 meses atrás

👏👏👏👏👏👏

João
João
Reply to  Romão
2 meses atrás

Falácia.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
2 meses atrás

O presidente reafirmou o compromisso de seu governo com a criação de uma autoridade nacional para o clima, prometida desde sua campanha…”

Pergunta:
E o IBAMA?

Mais uma pergunta:
Marina a ministra do meio ambiente não é a tal autoridade, o que ela está fazendo?

NOTA:
Não tenho qualquer classe de viés político apenas estou confuso com essa fala do Cmt em chefe de nossas FFAA.

Sgtº Moreno

Heinz
Heinz
Reply to  Claudio Moreno
2 meses atrás

Marina é aquela que no governo do ex-presidente disse que tinha um modelo de como combater esses incêndios e o desmatamento da floresta. Pois bem, ela compõem o atual governo e nada faz, só fica falando e bla bla, bla. As queimadas estão batendo recordes, quando Caetano veloso vai aparecer na globo implorando para salvar as giradas da Amazônia? Cadê a beautiful people ? Cadê a ministra do meio-ambiente?

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Heinz
2 meses atrás

Agora camarada Heinz o verde oliva que eles tanto odeiam e humilham irá mais uma vez mostrar a nação brasileira para quê viemos. Já a “guarda pretoriana” (leia-se Guarda Nacional), criada neste regime de governo em anos anteriores, para combater emergências nacionais, segue aquartela…

NOTA: Se ainda houver alguém que tenha a coragem de dizer que a GN é para assuntos de emergência nacional em segurança pública…aí eu vou tomar meus remédios e ir dormir.

Sgtº Moreno

Heinz
Heinz
Reply to  Claudio Moreno
2 meses atrás

Saudações camarada Sgt Moreno, justamente, a Guarda nacional há uns dias estava passando vergonha, indígenas tomaram um fuzil de um capitão da guarda, isso sem contar a ineficácia de suas ações em várias ocasiões. Quando a água ou neste caso o fogo está batendo no pescoço, chamam as FA, e ainda depois querem denegrir a imagem da Força, situação complicada.

João
João
Reply to  Heinz
2 meses atrás

O que interessa pra ela é q está mamando uma teta. Quanto mais fogo melhor.

João
João
Reply to  Claudio Moreno
2 meses atrás

Não precisa ter viés político pra ver os absurdos dessa administração.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Claudio Moreno
2 meses atrás

Sgtº Moreno… sem entrar em debates ideologicos ou preferencias pessoais sobre o assunto, mas vamos lembrar que no desgoverno Bolsonaro, sob a gestão catastrófica do incompetente do ex-ministro Ricardo Salles, houve o desaparelhamento total do IBAMA para que o órgão deixasse de cumprir a sua função constitucional, principalmente no que tange a fiscalizar justamente o desmatamento ilegal e esses incêndios criminosos. Essa é mais uma herança maldita de Bolsonaro, que só se ocupava de ficar fazendo lives idiotas para os patriotários, isso quando o incompetente não estava dando voltinhas de jet-ski. Ser presidente do Brasil é governar para todos e… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
2 meses atrás

Eu sou contra o serviço militar obrigatório…

João
João
Reply to  Gabriel BR
2 meses atrás

Países em guerra, não.
OTAN se arrepende amargamente de não ter na maioria.

Ikki
Ikki
2 meses atrás

Parabéns!
Apagar fogo, levar urna pra índio e alimentar populares em posse presidencial são atividades que orgulham todo cidadão consciente socialmente, ainda bem que subir o morro foi proibido pelos defensores supremos da democracia.

Werner
Werner
Reply to  Ikki
2 meses atrás

Democracia relativa.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
2 meses atrás

Vergonha usar os jovens como bucha de canhão ao invés de prepará-los para guerra, que é o papel das forças armadas.

Chamavam Bolsonaro de desmatador, mas quem está deixando o país ficar coberto por nuvens de fumaça é Lula.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Diego Tarses Cardoso
2 meses atrás

Com a ajuda do “agro” que está botando fogo em tudo.

Werner
Werner
Reply to  EduardoSP
2 meses atrás

Agora é culpa do agro,do clima,do tráfico.
Vocês são uma piada pronta.

Matheus
Matheus
Reply to  Diego Tarses Cardoso
2 meses atrás

Concordo. Colocar jovens em formação militar (recruta) pra fazer trabalho de bombeiro é piada. E quantos bombeiros profissionais com todo o equipamento não morreram em incêndios florestais mundo afora? Até filme fizeram. Que vá ele e seus assessores e Ministros lá ajudar apagar o fogo.

Werner
Werner
Reply to  Matheus
2 meses atrás

O ex-ministro tarade poderia ajudar,rs.

Groosp
Groosp
2 meses atrás

Jovens dos presídios nem pensar.

Tuxedo
Tuxedo
Reply to  Groosp
2 meses atrás

É exatamente isso o que ele deseja.