Guerra da Chips: China condena restrições da Holanda sobre equipamentos da ASML

29
ASML

China criticou neste domingo a decisão da Holanda de ceder à pressão dos EUA e ampliar os controles de exportação sobre equipamentos de fabricação de chips da ASML.

O governo holandês anunciou na sexta-feira que expandiria os requisitos de licenciamento de exportação para as ferramentas de litografia por imersão DUV (Ultravioleta Profunda) 1970i e 1980i da ASML, alinhando suas regras com as restrições unilaterais de exportação que os EUA impuseram no ano passado.

Pequim criticou repetidamente a estratégia de Washington de pressionar aliados, como a Holanda e o Japão, a aderir aos controles de exportação que visam restringir o acesso da China a chips e equipamentos avançados de fabricação de chips.

“Nos últimos anos, para manter sua hegemonia global, os Estados Unidos têm coagido certos países a apertar as medidas de controle de exportação de semicondutores e equipamentos relacionados. A China se opõe resolutamente a isso”, afirmou o Ministério do Comércio da China em resposta ao anúncio do governo holandês.

O ministério acrescentou que o lado holandês não deve abusar dos controles de exportação, evitar medidas que prejudiquem a cooperação sino-holandesa em semicondutores e proteger os “interesses comuns das empresas chinesas e holandesas”.

O lobby dos EUA efetivamente impediu que a ASML, a maior fornecedora mundial de equipamentos de fabricação de chips, exportasse seus sistemas de litografia mais avançados para a China.

A Ministra do Comércio holandesa, Reinette Klever, afirmou na sexta-feira que a decisão foi tomada “para nossa segurança”.

FONTE: Reuters

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

29 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Victor
Victor
3 meses atrás

“para nossa segurança”. eles foram ameaçados?

SUTERMINATOR
SUTERMINATOR
Responder para  Victor
3 meses atrás

Sim, pelos EUA.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  SUTERMINATOR
3 meses atrás

Nao tem ameaça.
Metade dos componentes dessas maquinas sao feitos nos EUA como a fonte do laser.
O governo americano restringiu inicialmente EUV e no governo Biden expandiu pra DUV.
Mesmo que a Holanda quisesse exportar essas maquinas pra China seria impossível

Seria similar aos alemaes bloqueando a venda de Guaranis pra Filipinas.

Esteves
Esteves
3 meses atrás

Quem tem amigos tem inimigos pois o meu inimigo que era amigo do meu amigo ficou inimigo do meu inimigo e assim nós dois amigos viramos inimigos do meus inimigos que foram amigos antes e depois.

Ou, segue o enterro.

Carlos
Carlos
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Aqui, Esteves não tem inimigos. Esteves serve. Mas se Esteves não comentar como os donos do mundo querem, Esteves será inimigo.

Sergio
Sergio
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Neh…

Não temos amigos nesta vida.

Essa definição, de AMIGO, se suportarmos a provação de habitar esse inferno sem cair muito, conheceremos apenas no outro mundo, assim que esse saco de fezes, urina e sangue baixar sepultura e nos vermos, enfim, livres.

Aqui temos inimigos! Quem não é inimigo é no máximo, neutro.

Gabriel
Gabriel
3 meses atrás

*Inserir meme dos Homens-aranha se apontando*

Os yankees poderiam falar o mesmo dos chinas restringindo acesso a terras raras (germânio, gálio) ou fazendo lobby pra carro elétrico

Deveríamos aprender a lição com os grandes e fazer o mesmo aqui (minérios, Embraer/BIDS, alimentos etc)

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Gabriel
3 meses atrás

As restrições e sansões nestes casos estão acontecendo porque a China está ameaçando a hegemonia dos EUA e sua posição de líder global. E os produtos e materiais sancionados estão relacionados com gargalos tecnológicos dos dois lados.

O Brasil não está ameaçando nada nem ninguém pra começar a impor sansões. Nem temos bala na agulha pra isso.

A única lição que o Brasil deveria aprender, e que nunca aprendeu, é que somente um país tecnológicamente desenvolvido pode se sentar na mesa dos adultos.

Vitor
Vitor
3 meses atrás

É questão de tempo a ASML vai ser engolfada pelos chineses e correm o risco de perderem esse mercado por atenderem influência externa.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Nessa area os chineses estao bem atras, as melhores maquinas de lito chinesas chegam a 28nm e os chips mais modernos da Huaweii sao feitos em litos ASML DUV antes da extensão do embargo a essas maquinas. EUV entao mais longe ainda, e a ASML esta lancando a nova geraçao EUV conhecida como HighNA.

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
3 meses atrás

Alguém aí sabe me dizer se os Estados Unidos ainda prega o Livre Mercado ou agora não vale mais? Quantos papagaios agora têm de ficar quietinhos ou tentar mudar de assunto, não é mesmo?

MGNVS
MGNVS
Responder para  JUJU BERTULINA
3 meses atrás

Vixi… caramba, além de pisar ainda amassou!
Ou como gostam de dizer: “na cara não, para não estragar o velório.”

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  JUJU BERTULINA
3 meses atrás

Tio Sam e o resto do Ocidente ( diga-se, Europa ) não pratica o livre mercado pro resto do mundo desde…sempre.
Da mesma maneira que pregam liberalismo sem freios pros outros…mas não pra eles. Não.
Se duvida de mim, tente comprar a LM, Raytheon ou BaE System, e veja a resposta deles.

Mas tem quem defenda que seja implementado AQUI o que esses países nãonpraticam neles mesmos…

LUIZ
LUIZ
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Pra uma ala a direita o melhor negócio é vender as empresaa estatais estratégicas. Em vez de fazer um pente fino na empresa diminuindo a burocracia e corrupção acham que vender é a solução.

Mosh
Mosh
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

A vantagem deles fazerem isso agora é que ao menos a máscara caiu de vez, não tem como continuarem defendendo essa história da carochinha sem parecem imensos hipócritas.

Wagner
Wagner
Responder para  JUJU BERTULINA
3 meses atrás

Pois é, são apenas seguidores de econocoach de porta de YouTube. Uma turma que compara orçamento doméstico com orçamento de estado já é motivo de piadas.

“Cartas Da Economia Nacional Contra O Livre mercado” Alexander Hamilton.

” Eu não li o livro mas vi o musical” 😂. Frase de uma “Heróina” narcisista econocoach dessa turma.

IBZ
IBZ
3 meses atrás

Quando tentam sabotar o desenvolvimento tecnológico da China com embargos e limitações de acesso ela vai e começa a produzir no proprio territorio avançando bem rápido na área. Acho que a estrategia dos EUA em lidar com os chineses só mostra desespero e incompetência dos estadunidenses.

Angelo
Angelo
3 meses atrás

Se o Brasil quisesse comprar esses equipamentos da asml para aquela empresa que quase foi fechada fazer produtos mais competitivos e ficar mas rentável será que seríamos sancionados também?

Eromaster
Eromaster
Responder para  Angelo
3 meses atrás

Nem conseguiria comprar, mesmo tendo o dinheiro pra isso. Será visto como uma ameaça a liderança deles na área de tecnologia.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Eromaster
3 meses atrás

Gente escrevendo o q nao sabe.
Se houvesse uma fabrica privada multinacional interessada numa Fab no Brasil nao haveria restrições. Pra comecar isso nao existe… leis trabalhistas, energia, impostos, falta de mao de obra qualificada, etc… Samsung ou TSMC nao tem interesse em perder dinheiro.
A ASML desenvolve suas maquinas para a indústria de ponta e quem arca com o custo do desenvolvimento sao seus clientes. Hoje os clientes de EUV sao apenas 3 empresas: TSMC, Samsung e Intel… só essas. Todas as outras decidiram há anos nao competir no segmento de ponta e produzir apenas legacy nodes de 14-28 nm que são necessários pra maioria dos eletrônicos, carros etc, nao da pra produzir chip IA com isso. O custo de uma ASML EUV é 200 milhoes de dolares, High NA vai ser 300. DUV que seria o suficiente pras necessidades do país nesse momento custa 100 milhões de dolares a unidade, tudo o que foi investido na CEITEC ate hoje. Ou seja, produzir semicondutor nao é dever do estado.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
3 meses atrás

Li aqui alguns comentários e respeito a opinião de todos, como vários falando sobre cade ? o liberalismo , o mercado livre? Mas neste caso qualquer um faria o mesmo aplicando as mesmas restrições inclusive a própria China se estivesse na posição dos EUA, Pois se trata de provavelmente a mais importante vanguada técnologica que resulta inclusive em vantagem militar em equipamentos sensiveis. Este é um item que a China, sendo a principal potência concorrente dos EUA pela hegemonia Global, vai ter mesmo que correr atras para se igualar em vez de copiar.

Pieter
Pieter
3 meses atrás

Pelo jeito só tem comunas aqui nesse chat…vou investir milhões, horas de trabalho, pra depois dar de mão beijada? Todos sabem como a China trabalha….ela que corra atrás do preju sozinha.

Wagner
Wagner
Responder para  Pieter
3 meses atrás

Nada se cria,tudo se copia. chineses e árabes foram no longo da história que mais sofreram pirataria intelectual.
Os ingleses roubaram até as cerâmicas chinesas.

Yuri
Yuri
Responder para  Wagner
3 meses atrás

“Roubaram” aham, Roubaram sim. A China não deu de mão beijada não.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Responder para  Pieter
3 meses atrás

Pois é “companheiro” esta é a constatação

Jorge Nunes
Jorge Nunes
3 meses atrás

Isso é meio que burrice, a China vai colocar muita gente para fazer um equipamento similar . E vai criar concorrência onde não tem hoje.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Jorge Nunes
3 meses atrás

Eles estao investindo, mas nessa area o gap ainda é muito grande. A melhor lito chinesa produz nodes de 28nm. Os novos chips da Huawei sao feitos na China com litos DUV da ASML adquiridas antes da extensao do embargo que inicialmente era pra EUV apenas (as mais modernas sao EUV, que logo serao ultrapassadas pelas HighNA). E sem lito da ASML nao da pra produzir chip de IA.
A longo prazo a China vai conseguir auto suficiencia, mas vai ser um caminho longo e duro.

Alison
Alison
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

Se informa melhor… ate aqui no site ja tem materias que mostram que a China ja produz 14 nanômetros em massa e ja produziu de 07 nanômetros (em escala ainda não industrial) pro celular da Huwaei. Pesquisar não dói…