Forças ucranianas capturam Sudzha e avançam ao Norte, controlando extensa área na região de Kursk

275
Ukraine incursion into Kursk - 2

Em uma manobra militar significativa, as forças ucranianas tomaram o controle da cidade de Sudzha e estão avançando rapidamente ao norte, resultando na perda de 430 quilômetros quadrados de território controlado pela Rússia na região de Kursk. Segundo relatos, as tropas ucranianas assumiram o controle dessa extensa área em menos de 72 horas. A zona de combate agora abrange 430 km², informou o veículo de notícias Agenstvo.

Canais do Telegram próximos ao Ministério da Defesa russo, notavelmente “Rybar,” confirmam que as forças ucranianas quase tomaram totalmente o controle de Sudzha. Canais de guerra russos corroboraram essas alegações com imagens de um veículo civil sendo bombardeado em uma rotatória a leste da cidade. As imagens não indicam claramente quem é o responsável pelo ataque, mas “Rybar” afirma que a Rússia ainda controla essa rotatória.

Além disso, tropas ucranianas entraram no assentamento de Mirny e agora controlam várias vilas, incluindo Kazachya Loknya, Bogdanovka, Knyazhy, 1º Knyazhy e 2º Knyazhy, conforme relatado por “Rybar.” O canal também informa sobre confrontos em andamento na vila de Snyagost, que fica a 10 km de Korenevo. No entanto, de acordo com “Rybar,” as forças ucranianas ainda não conseguiram entrar em Korenevo, um dos principais centros administrativos da região. Por outro lado, o canal pró-militar “Belarusian Silovik” menciona batalhas na entrada do assentamento com base em informações de duas fontes.

Novas imagens surgindo online mostram dezenas de soldados russos carregando bandeiras brancas e levantando as mãos enquanto se aproximam das forças ucranianas na região de Kursk.

Após a detenção, soldados ucranianos começaram a carregar os russos que se renderam em caminhões. Acredita-se amplamente que eles serão transportados para campos ucranianos para posterior troca com a Rússia. Entre os capturados estão guardas de fronteira, recrutas e pessoal mobilizado. Notavelmente, lutadores de Kadyrov, unidades chechenas leais ao presidente russo Vladimir Putin, foram os primeiros a recuar para as posições traseiras antes do ataque ucraniano.

Blogueiros militares russos (Z-milbloggers) relatam que o exército ucraniano executou uma operação rápida, pegando as forças russas de surpresa. Propagandistas pró-russos admitem abertamente uma falha significativa de inteligência e operacional dentro das forças armadas russas.

FONTE: Uawire

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

275 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
fjuliano
fjuliano
5 meses atrás

Esse artigo, claro, não especifica números da ofensiva. No entanto a própria grande mídia ocidental já refere algo em torno de mil militares e pelo menos uma centena de blindados https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/video-russia-mostra-suposto-ataque-a-militares-ucranianos-perto-de-kursk/ . Notícia de hoje, agora pouco no uol: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2024/08/08/russia-reage-a-ataque-e-mata-660-militares-ucranianos.htm . Enfim, a “ofensiva” de Belgorod ano passado, em junho ou julho de 2023, foi bem maior, glamourizada, enfeitada com todo tipo de mentiras e, no fim, a hype acabou em poucos dias. Vamos ver essa.

Felipe
Felipe
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

1000 militares do quais 660 já perderam a vida, e mais de 82 blindados foram pro vinagre. Operação suicida

Henrique
Henrique
Responder para  Felipe
5 meses atrás

a matéria é sobre a ofensa da Ucrânia e não da Russia

Henrique
Henrique
Responder para  Felipe
5 meses atrás

fonte: Rússia

“Rússia respondeu com força, matando ao menos 660 militares adversários desde o início da semana. Já as baixas russas nos combates na zona chegam a nove”

ta bom karakkkkkkkkkkkkkkkkkk
morreu SÒ NOVE RUSSO

podia ter colocado que morreu 666 ia combar com a parte da fanfic russa que a Ucrânia é satanista
comment image

https://www.youtube.com/watch?v=xeEIgsbA_q0

Hcosta
Hcosta
Responder para  Henrique
5 meses atrás

perde mais de metade da força e mesmo assim continuam o ataque…
Ou a Rússia só tinha 9 soldados a defender a região ou há algo de errado nessas contas…

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

A UOL já teve jornalistas mais competentes. Pode até torcer para os Russos… Mas pelo menos torce com um pouco mais recato

fjuliano
fjuliano
Responder para  Henrique
5 meses atrás

É sério que vc quer falar de “fonte”?. Veja a do artigo: FONTE: Uawire . “Uawire” Mas de onde vem isso? O google responde, é um site do estilo notícias de grupo de whatsapp de idoso de interior. Tendencioso é pouco, chega a ser caricato.

Henrique
Henrique
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

K/D ratio dos caras ta 70/1 kkkkkkkk

nem jogador de CS 1.6 ‘cheatado’ faz isso

ai questionar a fonte é ser tendencioso kkkkk

meme do J. Jonah Jameson rindo pra não poluir o blog (mais do q vcs ja tão poluindo com números inventados pelos russos)

Santamariense
Santamariense
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

E hoje, passados 4 dias desse teu comentário, como está o território russo? Pelo que tenho lido, a Ucrânia aumentou bastante a área sob seu domínio. Folha de São Paulo, Brasil 247, CNN, BBC Brasil, entre tantos outros canais, estão todos aumentando? Será que estão usando informações de “grupo de WhatsApp de idoso do interior “?

Jose
Jose
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Eles acreditam até em papai noel…

deadeye
deadeye
Responder para  Jose
5 meses atrás

Se a Rússia falar que tomou Berlim, vai ter gente aqui acreditando.

MMerlin
MMerlin
Responder para  deadeye
5 meses atrás

Relaxa que em três dias chegam em Kiev.

Fonte: Putin (2022)

Jhow
Jhow
Responder para  MMerlin
5 meses atrás

Chegaria sim. O problema foi que ele não contava que o ocidente fosse se envolver nesse nível de fornecer armas e dinheiro. Putin teme um conflito mais amplo, por isso poupa artilharia na Ucrânia. A estratégia é ir fazendo esses ataques aéreos, pois os misseis de defesa aérea que a Ucrânia usa são extremamente caros e estão ficando escassos. Putin quer prolongar para desgastar a ajuda do ocidente em relação ao conflito na Ucrânia.

francisco
francisco
Responder para  Jhow
5 meses atrás

Leu os pensamentos do Putin?

Chris
Chris
Responder para  deadeye
5 meses atrás

Quem fala a verdade… Só Deus sabe !

Mas a midia que é controlada pelo governo é a russa !

As ocidentais sao privadas… Muitas vezes defendem seus proprios interesses… Mas sao aquelas que precisam ter cuidado com a reputação, sob pena de perderem os patrocinadores e publico.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Chris
5 meses atrás

A grande verdade é que esta guerra deve acabar. Muita gente já morreu, muita gente ficou ferida, muita infraestrutura civl já foi destruida, muita gente já abandonou suas casas e tiveram a vida prejudicada.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Henrique
5 meses atrás

A Ucrânia está tendo que tentar defender as frentes sul e leste fora as novas e tendo dificuldades para manter tudo isso , logística, pessoal , treinamento , recursos financeiros , e etc como a Ucrânia vai manter e tentar abrir uma nova Frente Kursk se não está dando conta de manter suas posições sendo encabeçadas pelos russos mesmo que de forma lenta ?

Missão suicida basta ser lógico para ver isso nunca que vão abrir uma contra ofensiva em massa não tem atualmente capacidades gerais para isso se a Rússia está tendo problemas com uma população quase 4 vezes maior (pré guerra principalmente Ucrânia) e com uma logística maior e com mais capacidades como em sentido lógico a Ucrânia vai avançar ? kKKK chega a ser irônico.

Os russo mantém avanços na frente sul e leste e mantém controle destas regiões você acha mesmo que a Ucrânia vai conseguir recapturar isso tudo e fazer ofensivas em Kursk e avançar? eu sei que cada um aqui tem a sua ideologia e lado inclusive eu mas sou lógico para saber separar as coisas façam o mesmo sejam pragmáticos e racionais.

Chris
Chris
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Eu vi é um Putin dizendo que precisaria convocar reservistas… Depois desta ofensiva !

Pelo jeito… O saco anda vazio !

Fabio
Fabio
Responder para  Felipe
5 meses atrás

Uuoool, isso sim que é fonte de informação crível

Marcos Silva
Marcos Silva
Responder para  Felipe
5 meses atrás

Vc não apenas não leu como prefere distorcer os fatos.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Mais um ataque suicid@ midiatico e pra distração. Vão ficar nesse perímetro dos 430km quadrado atacando e se defendendo.

Henrique
Henrique
Responder para  LUIZ
5 meses atrás

quem faz ataque suicida é a Russia…

+200 anos de historia ainda não aprendeu isso?

Tiago
Tiago
Responder para  Henrique
5 meses atrás

O Ocidente é que aprendeu .

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Tiago
5 meses atrás

Essa guerra tem suas dissincronias.

Militarmente a Rússia venceu, não há material humano na Ucrânia que reverta as conquistas russa.

A OTAN subestimou a capacidade russa em reagir as tentativas de sufocar sua economia.

Economicamente a EU saiu perdendo mais que a Rússia face as sanções.

Os EUA na ânsia de enfraquecer a Rússia viram ocorrer o contrário, uma união russa, cada vez mais solidificada com a China.

F-16 , essa invasão ,operação “vodka nas veias” são midiáticas, estrategicamente o que 04 caças ou 1000 suicidas mudarão na geografia da guerra.

A indústria militar de um país, é a chave de sua vitória ou derrota, vide Alemanha Nazi…

fjuliano
fjuliano
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

Perfeito.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

De fato mais muitos aqui ficaram cegos eu tenho meu lado e não defendo as ações da OTAN de forma alguma principalmente pós período soviético para alegarem cada vez mais suas ações em outros países tentando cercar e criar instabilidade não só na Rússia mas em qualquer país ou continente que possa apresentar qualquer possível ameaça a soberania deles principalmente os EUA.

Mas muitos aqui ficaram cegos ao ignorar o óbvio mesmo que a Rússia teve erros gerais grandes no início do conflito ainda atualmente controlam leste e sul da Ucrânia não que seja impossível para a Ucrânia recuperar tudo e tentar avançar mais de forma lógica analisando tudo isso e praticamente improvável ou pouco provável de acontecer pelo menos agora , os russos erraram no cálculo obviamente acertaram antes na Criméia (valores geopolíticos e estratégicos para eles) mas erraram no início do conflito mas mantém leste e sul da Ucrânia tem praticamente o território em mais de 99% intacto e sem problemas gerais muitos já foram superados e vão continuar, coitado dos ucranianos sendo feito de gato /sapato tanto pela Rússia como pela OTAN isso que me dá pena de verdade.

Mas agora sinceramente mesmo tendo percas ruins como já citei aqui em outros comentários e comentei mesmo assim a Rússia e muito mais forte que Ucrânia e o conflito está em andamento não sei o futuro nem ninguém sabe apenas podemos prever certas situações não sei quem vai ganhar mais dados os recursos e etc a Rússia provavelmente pode sair como ganhadora mesmo com percas significativas principalmente em laços econômicos e diplomáticos mais a OTAN estava e está avançando era inevitável isso por isso os russos estão na Georgia e usando Hungria , Moldávia , Sérvia enquanto ainda há tempo se fosse os EUA fariam o mesmo ou pior se o pacto de Varsóvia estivesse no México e América central.

deadeye
deadeye
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

Não é a UE que está com 8% de inflação…. já a Rússia.

Henrique
Henrique
Responder para  Tiago
5 meses atrás

Ocidente  não faz ataque suicida…

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Henrique
5 meses atrás

A Rússia estavam incomodados por diversas questões os russos sabem disso e qualquer país faria algo semelhante ou igual, o conflito não acabou e nem tem data de previsão mas com base nos dados atuais e que a Rússia controla o leste e sul da Ucrânia e estão tentando avançar e a Rússia tem capacidades gerais maiores que dá Ucrânia isso são fatos obviamente falando .

Chris
Chris
Responder para  Henrique
5 meses atrás

E a parte que pouca gente sabe… É que eles costumam é usar pessoas das colonias incorporadas…

Mesmo na guerra da Ucrania… O que menos tem é o (nativo) russo !

Rui Mende
Rui Mende
Responder para  LUIZ
5 meses atrás

Mediático???!!??
Isso é tudo que a Ucrânia não é, isso é departamento Russo, basta ver com os Chechenos, quando avançavam alguns metros, até em directos de estaKrimeiros a render-se ao inimigo, nada é divulgado, ou a famosíssima companhia de merMecenários da Wagner, que quando não tem diferenças de 10/1 em sodados, é derrotada facilmente, como se viu no Mali.

Chris
Chris
Responder para  LUIZ
5 meses atrás

Suicida ou não…

Esses ucranianos estão fazendo coisas que nem os EUA teriam coragem… heheh

Mas ao mesmo tempo, expondo muitas fragilidades russas… Para surpresa de praticamente todo mundo no ocidente !

Tutor
Tutor
Responder para  Felipe
5 meses atrás

Ever Dadi
Foi o Putin que me falou hahahahahaha

Elias
Elias
Responder para  Felipe
5 meses atrás

“Força terrestre” não vai comentar sobre as dificuldades que a “diplomacia” do Amorim esta impondo para aquisição do Atmos obuseiro???

fjuliano
fjuliano
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Até mesmo especulações são melhores do que as bizarrices que vcs consomem como se verdade fossem.

Hcosta
Hcosta
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Já viu os vídeos da coluna Russa e começa a tentar desviar as atenções…

Não deve demorar muito para aparecerem as “notícias” da morte de 2000 soldados da OTAN em bases subterrâneas, juntamente com 50 HIMARS e 50 F-16…

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Dado o tamanho econômico e principalmente na área de atuação pra gente aqui no Brasil ou falantes de língua portuguesa e óbvio que a mídia ocidental pro OTAN pró UE e com laços com estes grupos façam propaganda o mesmo vale pra Rússia e países da Eurásia e Europa Oriental todos fazem isso :/

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

O que a grande mídia ultra esquerdista fala? O que os apoiadores do neo fascimo russo falam??? Conta para a gente

George
George
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Calma. Respira. Veja o lado bom da Operação Especial Ucraniana. A OTAN ficou mais longe da Rússia.

C G
C G
5 meses atrás

Sem armas nucleares a Russia duraria pouco mais que o Iraque contra a Otan, começou como o segundo melhor exército no mundo, foi para o segundo melhor exército na Ucrânia e se nao tomar cuidado vai ser o segundo melhor exército na própria Russia!

fjuliano
fjuliano
Responder para  C G
5 meses atrás

Nas mesmas condições de batalha que vemos, sem apoio aéreo para nenhum dos lados, os ucranianos iriam TRUCIDAR qualquer dos países da OTAN que enfrentasse. Verdade seja dita, os eslavos são guerreiros por natureza. Porém os russos estão levando a melhor contra alguns de seus irmãos, frise-se alguns, e uma aliança de mais de 30 países. O que faz um curto circuito na cabeça de alguns.

Hcosta
Hcosta
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Diga qual é o objetivo da Rússia para “estar levar a melhor”…

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Pois é ! rsrs
A anteriormente segundo maior força militar do mundo, contra uma antiga periferia sua… Já tem mais de 2 anos de guerra, e os russos não conseguem avançar !
Quem, ainda, consegue defender isso !?!?!

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Alfredo Araujo
5 meses atrás

Na teoria tudo e maravilhoso todos países tem parâmetros superiores olha pra história que vai ver como funciona as coisas Afeganistão conseguiu expulsar tanto União Soviética como EUA de lá se fosse pelos dados e estatísticas eles estaria sendo feito de cachorrinho por eles até agora então por que não amigo ? Só digo uma coisa realidade nem tudo que e teórico principalmente projeção de poder X realidade funciona na prática o mesmo valeu por início do conflito da Rússia x Ucrânia né o mesmo em 2021 com os EUA no Afeganistão sendo a maior potência e tendo todo apoio da OTAN nas costas mas foram derrubados por meros camponeses armados pra você ver né mas só a Rússia que apanha vai acredita.

fjuliano
fjuliano
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Existe alguma dúvida quanto à manutenção dos territórios do Donbass e Criméia? O próprio boneco zé já está falando em conversações de cessar fogo, lógico que ordenado por quem puxa os fios. Dito isso, quem vai perder o que? Quem levará a pior? Quem perdeu território é lógico e incontroverso. Território que será mantido ao contrário das sanções que um dia caducam no vai e vem de governos, isso sem considerar ainda que a economia russa se adequou e vai muito bem obrigado mantendo o comércio com a Ásia que cresce mais que o ocidente.

Hcosta
Hcosta
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Agora é a manutenção dos territórios???
Não era para ser até Odessa no mínimo???

E a OTAN, a etnia Russa, os nazis, os valores “socialistas”, etc…???

Mas repita o que escreveu várias vezes se isso o ajudar a lidar com a realidade mesmo que seja com a sua negação.
Não é o mais adequado mas cada um tem as suas formas de lidar com ela…

fjuliano
fjuliano
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Daqui uma semana vamos ver se essa animação de festa infantil de vcs se mantem, vamos ver como vai estar essa maravilhosa ofensiva em Kursk. A propósito, já tem muitos meses, bastante tempo que vcs ficavam apenas na argumentação da base da pirâmide: “Rússia bandidos invasores!!! Putin malvado!!! Comunixxxxtas!!!” agora surgiu essa faísca. Daqui uma semana conversamos. Belgorod ano passado demorou mais que uma semana e do nada sumiu dos noticiários.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Controla Leste e sul da Ucrânia até agora e estão fazendo avanços pequenos mais o que eles controlam de áreas no leste e sul estão ficando cada vez mais consistentes conseguiu de forma indireta ou direta saber quais países são seus aliados ou que não são a OTAN já fez Europa de quintal a UE cada vez mais se mostrando como e com os russos , esse conflito era inevitável dada a geopolítica mundial o mesmo e a questão da China X Taiwan e inevitável assim como os EUA e OTAN asseguram seus interesses e de se esperar o mesmo dos russos , não vou comentar a respeito de mídia por que obviamente aqui e lá na Rússia a mídia e muito parcial mas os dados das mídias aqui do ocidente confirmam junto dos russos e um fato leste e sul da Ucrânia estão sob controle pelos russos principalmente determinadas regiões separatistas .

ESTOU MENTINDO?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Senhor Maskarado
5 meses atrás

está a distorcer a informação e a comparar o que não é comparável o que é uma forma de mentir…

E reforça essa ideia de conquistar terreno mas quem lhe garante que os conseguem manter? Os Soviéticos levaram 2 ou mais anos a recuperar o território ocupado pelos invasores…

E tem o exemplo dos países de Leste que levaram 40 anos a libertarem-se dos Soviéticos mas não me parece que na Ucrânia demorem tanto tempo…

E desde quando o objetivo da Rússia é conquistar terreno?
Pare um bocado para pensar e tente perceber quais foram as reais intenções da 1ª invasão, da 2ª e depois do fracasso destas.

O que mudou?
Nada, as razões continuam a serem as mesmas, a diferença é o nível da resistência Ucraniana. E sabe quais são? É Putin manter-se no poder…

C G
C G
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Que mesmas condições? Pq não haveriam rodizios de B2, F-22 E F-35 na cabeça dos russos que não dão conta nem de velhos migs fazem anos?

Krest
Krest
Responder para  C G
5 meses atrás

Amigo, se vc precisa de uma coalizão de 32 países para enfrentar apenas um, isso já é um demonstrativo da força deles, não acha ?
.
Na guerra contra a Finlândia em 39 todos diziam que a URSS eram fraca, que iria cair facilmente para os alemães. Toda geração diz isso sobre a Rússia, mas passam os séculos e eles continuam aí.

LUIZ
LUIZ
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

As tropas ucranianas tão tendo êxito devido a ajuda ocidental. Eles sozinhos não duraria 1 mês nessa guerra. Nessa incursão em Kursk tem muitos mercenários.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  C G
5 meses atrás

Isso é exagero… Os russos realmente se mostraram muito menos capazes do que se sabia, porém estão longe desta debilidade que vc diz. A Otan, sem os americanos, não seria muito mais forte que a Rússia, neste momento.

Joanderson
Joanderson
Responder para  JuggerBR
5 meses atrás

A Rússia tá no nível certo se vc olhar quanto ela gastou e gasta nas forças armadas, no seu melhor momento ela destinava 90 bilhões de dólares para modernizar seu exército isso lá em 2014,logo que invadiu Crimeia seu orçamento militar diminuiu assim como seu pib devido as sanções, forças armadas moderna é custosa e a Rússia fabrica de tudo tendo um pib de país de terceiro mundo,resulta nisso tem um exército grande mas com pouco treinamento, muito equipamento militar porém a maioria antigo,tem equipamento moderno porém em pouca quantidade.

C G
C G
Responder para  JuggerBR
5 meses atrás

A Otan sem EUA nem de longe esta em esforço de guerra, só os Rafales, Typhoons e Gripens fariam um pandemônio nos céus Russos que ate hj não conseguem ter superioridade contra um país com forca aérea miserável!

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  C G
5 meses atrás

Resumindo.
Verdadeiro significado de “incompetência”.

Charle
Charle
Responder para  C G
5 meses atrás

Agora a luta é contra a otan? Até bem pouco tempo os admiradores do “zé milionário” juravam de pés juntos que era apenas uma guerra Russia x Ucrânia.

Henrique
Henrique
Responder para  Charle
5 meses atrás

luta sempre foi Russia e Ucrânia … e as r***** que insistem que tão lutando contra a otan…

legal que pela logica deles a Russia ta apanhando por WO ate agora ja que a otan nem entrou na guerra

C G
C G
Responder para  Charle
5 meses atrás

Eu não disse isso nem remotamente, eu não posso ser responsável pela sua interpretação de texto deficiente!

Maurício.
Maurício.
Responder para  C G
5 meses atrás

“Sem armas nucleares a Russia duraria pouco mais que o Iraque contra a Otan.”

Acontece que não existe Rússia sem armas nucleares, e eles tem todo o mérito de tê-las.
Eu poderia dizer que a OTAN sem os EUA não é nada, mas não existe OTAN sem EUA.🤷🏻‍♂️

Henrique
Henrique
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

pelo desempenho patético da Russia nessa guerra a OTAN daria conta sem os EUA

ainda mais agora que a Russia obrigou os países da Europa a investir em armamentoskkkkkkk

mas nem precisa dos outros países.. .da o dinheiro e as armas pra Ucrânia .. ela da conta

Eromaster
Eromaster
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Pelo nível de comentário, parece que esse cidadão tem 14 anos de idade.
Se fosse essa moleza toda, até o tio sam já teria invadido a Rússia.

Henrique
Henrique
Responder para  Eromaster
5 meses atrás

teu único argumento foi falar que eu tenho 14 anos? kkkkkkkkkkkkk

ou vai dizer agora que Europa investindo pesado em armamentos, Russia atolada num guerra sem avançar 2 anos ou que a Russia disse que começou uma guerra pra evitar Expansão da Otan e terminou com mais 1300km de fronteiras com a otan é fanfic do Cod? kkkkk

Jose
Jose
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Argumentos deles são esses Henrique. “Vocês não sabem de nada” , ” Você parece criança” e por ai vai….

Faver
Faver
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Porque teu comentário tem de ter “kkkk”, parece whatsapp.

Faver
Faver
Responder para  Eromaster
5 meses atrás

É muita torcida e adesão a cultura da lacração. Porque o comentário tem de ser carregado de “kkkk”. Parece whatsapp.

Em uma análise séria se observa as várias incompetências e debilidades das FAs russas. Por outro lado, bilhões em equipamentos e recursos “doados” pelo ocidente, uso de satélites e aviões de espionagem dos países da Otan, restrição de recursos e sansões contra a russia pesam sim para eles. Isto influencia a guerra quer queira ou não. Mas a torcida daqui não quer analisar seriamente algo.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Explica aí os EUA no Vietnã e no Afeganistão. No Iraque também sofreram muitas emboscadas resultando em muitas mortes de soldados norte americanos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  LUIZ
5 meses atrás

Nunca percebi como essa comparação com o Vietname e o Afeganistão serve para disfarçar o fracasso Russo…

O Vietname foi há mais de 50 anos, durou 20 anos e os EUA tiveram 360 000 baixas.
O Afeganistão durou 20 anos e com 23 000 baixas (2400 mortes).

Em ambas as guerras os EUA derrotou as forças armadas (no Vietname no território do Sul) limitando-se estes a ações de guerrilha e no caso do Afeganistão a zonas isoladas.

A Rússia, em dois anos de guerra, tiveram um número equivalente de baixas e ainda não derrotaram o exército convencional.

Ambos os casos servem de exemplo de como o uso da força militar não é suficiente para a estabilização de um regime e não como exemplo de fracasso militar.

O atoleiro destas guerras foi causado pelo fracasso das ações políticas e não pelas ações militares.

Portanto não percebo como essas comparações não tenham outra utilidade a não ser para evidenciar o fracasso Russo.
A não ser que o objetivo seja bater o recorde de baixas por metro quadrado no menor espaço de tempo…
E sem derrotar as forças convencionais…

Joao
Joao
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Me permita uma correção, as baixas no Vietnã foram 58.000 mortos e 156.000 feridos.

Realmente, não há comparação.
Vietnã foi diferente do Afeganistão e ambos são diferentes da Ucrânia.

É normal colocarem tudo no mesmo bolo, para argumentos que não tem fundamento.

Carlos
Carlos
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

O Vietnã só serve de exemplo em alguns casos mas se nos recordarmos dos B52 que foram abatidos por misseis antiaéreos, ninguém ouviu os EUA dizer que estavam em guerra com a URSS, mas foram os soviéticos que forneceram os misseis, mas atualmente muitos dizem que é a Rússia contra o Ocidente, sem nunca o Ocidente ter entrado na guerra, apenas fornecendo material à Ucrânia, mas alguns afirmam que existem militares “ocidentais” lutando pela Ucrânia, mas nunca dizem que existem brasileiros que morreram nesta “guerra” combatendo pela Ucrânia, mas isso não convém à propaganda porque retira os argumentos para a máxima da Rússia contra o Ocidente

João
João
Responder para  LUIZ
5 meses atrás

A discussão baixou tanto de nível aqui na seção de comentários que hoje os russetes já não sabem mais diferenciar uma guerra convencional com linha de frente definida, enfrentando um inimigo uniformizado e facilmente identificável de uma guerra assimétrica ou de guerrilha em que o inimigo não usa uniforme, não tem hierarquia e não ataca por um local esperado. No Vietnã e na fase de ocupação do Afeganistão e do Iraque tivemos o segundo tipo de conflito, na Guerra do Golfo e na Invasão do Iraque tivemos uma guerra ao estilo da primeira, em que os EUA tiveram embates diretos contra os inimigos, derrubaram governos e VENCERAM, a Rússia nem mesmo conseguiu derrubar o governo de Kiev pra ter que lidar com insurgência e ocupação de território igual os EUA fizeram e isso é humilhante sim para as forças russas. Enfim não respondo isso pra te convencer de algo e sim pra mostrar a desonestidade intelectual dos russetes em tudo relacionado à defesa.

Felipe
Felipe
Responder para  C G
5 meses atrás

Quanto tempo duraria o Afeganistão sem armas nucleares contra a Otan?

C G
C G
Responder para  Felipe
5 meses atrás

Durou muito pouco, é preciso ter clareza para separar uma guerra de uma ocupação, os EUA ocuparam o Afeganistão bem rapido, o mesmo não ocorreu no Vietnam caso vc procure um exemplo melhor!

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  C G
5 meses atrás

Clareza não é o forte dessa turma. Pelo contrário. A única clareza aqui é que a mente deles é bem turva, entre a necessidade constante de se colocar ao lado dos russos, seja por qual motivo for, e a realidade que se impõe.
Aliás, Afeganistão sequer é um exemplo. Não haviam forças convencionais. Foi um conflito substancialmente assimétrico. Aliás, em termos de convencionalidade de conflitos, a invasão soviética no Afeganistão teve mais essa característica, do que a invasão americana, que se concentrou na ocupação do território. São coisas totalmente diferentes. E sim, os americanos se envolveram em um atoleiro no Afeganistão, de 20 anos, caríssimo e saíram de forma vergonhosa, não tendo alcançado o objetivo de suprimir os grupos paramilitares da região e de conseguir formar algum tipo de força política, acompanhada de uma força militar, que se pudesse classificar como um regime de governo.
O exemplo cabível, para comparação, é o caso do Iraque, no qual houve o conflito convencional, seguido do conflito assimétrico.
No Iraque, os EUA conseguiram subjulgar as forças convencionais iraquianas em pouquíssimo tempo. E aqui há algumas variantes importantes a se considerar. Em nível de equipamentos, as forças regulares iraquianas não eram mal armadas. Ao menos até onde se considerava equipamentos russos como equipamentos de qualidade. E eles tinham em grande quantidade. O grande problema da força iraquiana é um problema que parece ser muito presente nos países da região, com exceção de Israel e Turquia. O nível de adestramento das forças. Aparentemente, questões como politicagem no preenchimento de postos estratégicos e alto nível de corrupção fazem com que o nível de treinamento dessas forças fossem e sejam bem ruins. Basta ver o quanto os sauditas sofrem com os rebeldes do Yemen. Outra questão importante a se considerar é: Os EUA, apesar de invadirem com aliados e ter bases na região, deslocou milhares de homens para um país longe de seu território, com uma logística bastante satisfatória para os objetivos. Já os russos, tiveram uma imensa dificuldade, tanto no deslocamento de homens, como em toda a logística da guerra, para invadir um país que compartilha fronteiras ao norte, ao leste e ao sul. Ao que parece, não faz mais de um ano que os russos começaram a acertar essa logística.
Enfim, me parece muito claro que os EUA foram altamente mais bem sucedidos na fase convencional do conflito no Iraque, do que os russos estão sendo na Ucrânia.
Já na fase assimétrica, assim como no Afeganistão, se afundaram num vespeiro.
Só poderemos saber como os russos desempenharão nessa fase, se e quando o conflito atual se configurar desse modo, o que não só parece distante como tbm improvável de acontecer. Importante lembrar que, no Afeganistão, os russos tbm foram muito mal. Igual ou pior que os EUA. Em um retrospecto mais recente, em uma escala menor, evidentemente, tbm foram muito mal na primeira invasão à Chechênia. Na segunda invasão, acertaram o ponto fundamental em qualquer conflito assimétrico, que é a convergência de ações com grupos locais importantes. O fizeram e dominaram a região.
Enfim, de toda forma, não tem nenhum sentido comparar a invasão ao Afeganistão com a invasão à Ucrânia.

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Felipe M.
5 meses atrás

Uma aula para os “desmemorizados”.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  C G
5 meses atrás

Se tinham problemas externos e internos isso coloca em dúvida e em evidência todos exércitos e FAA que entraram em conflitos práticos já experimentaram falhas a Rússia só tende a aprimorar os vácuos e erros cometidos e que estavam ali mascarados o mesmo vale para as nações que eles podem ou não podem contar numa guerra , muitas cartas ficaram em evidência traidores e aliados foram mostrados na prática e isso de certa forma só fortalece eles esse impacto entre OTAN X Rússia iria acontecer de forma ou outra e a OTAN estava avançando os russos tomaram ações psicológicas e geopolíticas com base nestas ações fora seus interesses a OTAN e EUA fazem mesma coisa , mesmo que a Rússia não seja mais poderosa que a OTAN também são mais de 30 países! Ainda assim faz eles coçarem muito a cabeça até hoje pra incomodar a ponto de gastar recursos gigantescos contra eles se fosse pouca merda não daria em nada se a líbia incomodou os EUA imagine a Rússia (não vamos cair em contos midiáticos todos aqui tem suas ideologias e lados eu mesmo tenho os meus!) Qualquer país que sabe a importância de não ter medo contra qualquer superpotência seja Rússia , EUA , China , França , Paquistão , Coreia do Norte vai ter armas nucleares para assegurar seus interesses por isso nunca vai ter guerra OTAN x Rússia e você sabe disso C G no primeiro disparo o mundo acaba.

Cassini
Cassini
Responder para  C G
5 meses atrás

E o que há de errado nisso? A OTAN é uma aliança militar de MAIS DE 30 PAÍSES – dentre eles a maior potência militar do planeta – contra um ÚNICO país.

São as armas nucleares que garantem a segurança da Rússia e o equilíbrio do mundo.

C G
C G
Responder para  Cassini
5 meses atrás

Claro, foi o que eu disse, não da conta nem da paupérrima Ucrânia, vamos lembrar que o apoio de verdade so apareceu quando a Russia falhou, no início do conflito quase todos davam a Ucrânia como perdida então sim, colocar o desempenho patético Russo na conta da colisão que apoia a Ucrânia é conversa de mau perdedor!

João
João
Responder para  Cassini
5 meses atrás

Esse papo de a Rússia lutando contra 30 países é uma balela total.
Perto da quantia de ajuda que os EUA e a OTAN PODEM dar à Ucrânia, a ajuda que estão efetivamente entregando é troco de padaria e só serve pra segurar os russos, ou vai me dizer que enviar pouco mais de 30 blindados M1A1SA é realmente ajuda digna de 30 países. Colega, os EUA tem mais de 3000 Abrams estocados só no Sierra Army Depot que não estão em uso, se eles realmente quisessem armar a Ucrânia estariam enviando bem mais ajuda.

C G
C G
Responder para  João
5 meses atrás

Nenhum Alemão deixou de tomar sua cerveja, nem o Americano deixou de comer seu Big Mac ou Frances deixou de beber seu vinho, a Otan não está nem fazendo força, um punhado de tanques, um punhado de F-16 agora… basicamente o Otan esta renovando os estoques!

Jhow
Jhow
Responder para  C G
5 meses atrás

Não é um conflito entre Rússia e Ucrânia, mas sim entre Rússia e Otan. Sem a ajuda da aliança a Ucrânia já teria perdido. Não é só dinheiro e arma que a Otan possui, mas também poder de informação afinal são 32 países. A Ucrânia esta servindo como tabuleiro… triste.

C G
C G
Responder para  Jhow
5 meses atrás

Reforçando novamente que isso so aconteceu pq a Rússia falhou miseravelmente em invadir a a Ucrânia, aí o jacaré mostrou a barriga, não existe oportunidade perdida quando um grande demonstra fraqueza, foi assim com o EUA no Vietnam, foi assim com a URSS no Afeganistão e está sendo assim com a Rússia na Ucrânia, todo mundo vai deitar e rolar, independente do resultado dessa guerra ela sairá menor em termos de poder militar e geopolítico!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 meses atrás

“Blogueiros militares russos (Z-milbloggers) relatam que o exército ucraniano executou uma operação rápida, pegando as forças russas de surpresa. Propagandistas pró-russos admitem abertamente uma falha significativa de inteligência e operacional dentro das forças armadas russas.”

Uma operação dessas não se faz do dia pra noite.
Maior vacilo dos russo em não terem previsto isso, e não terem se precavido pra isso.
Se os caras não localizam tropas em sua fronteira numa operação dessa envergadura, imagina infiltração de drones ou de tropas especiais e sabotadores cruzando suas fronteiras?

rfeng
rfeng
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Um pequeno numero fazendo muito barulho numa fronteira que tem 2000 km, a serviço secreto tinha que saber, logico que não, o numero e muito pequeno em uma manobra diversificada pra aliviar Donestsk. Esses recursos que estão sendo perdidos vão fazer falta já que a Europa e os EUA estão racionando o que já não tem muito.

Henrique
Henrique
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

“Maior vacilo dos russo em não terem previsto isso, e não terem se precavido pra isso.”

aposto 10 reais que existe inúmeros reportes dos russos dizendo quelas fronteiras estavam muito bem fortificadas e devidamente protegias por incontáveis soldado/materiais e que esses reportes só foram feitos por Yesman pq os cara não querem trabalhar e falar a verdade pros superiores por medo de serem presos kkkkkk

Nativo
Nativo
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Acho que alguns motivos do desastre militar russo nessa guerra, são a grande quantidade de políticos e altos oficiais corruptos, nada muito diferente de qualquer país de terceiro mundo inclusive o Brasil.

Wilson
Wilson
Responder para  Nativo
5 meses atrás

Por favor, tente não ofender… os Russos.

Bryan
Bryan
5 meses atrás

A Ucrânia ganha tantas batalhas, avança tanto para o Oriente que não sei como ainda não deu a volta ao mundo de tantas conquistas. kkk!

Angus
Angus
Responder para  Bryan
5 meses atrás

No que se refere a bravatas, o conflito é bem equilibrado.
Equilibrado também é a disputa entre os fanzoca, quem vibra mais a cada bravata.

Porém, já passou da hora de tirar as crianças da sala e deixar as pessoas com sabedoria acabar com essa guerra insana: a Rússia volta para suas fronteiras e a Ucrânia não entra para a OTAN.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Angus
5 meses atrás

“a Rússia volta para suas fronteiras e a Ucrânia não entra para a OTAN”

Maluquice acreditar que a Rússia aceitaria essas condições. Os russos já tinham a garantia de que a Ucrânia não entraria na OTAN antes da guerra (primeiro porque países com disputas territoriais não podem se juntar; segundo porque nunca haveria unanimidade na aliança para a entrada). Mas isso não era o suficiente para Putin, ele queria mesmo era uma Ucrânia vassalizada, como a Bielorrússia.

Tiago
Tiago
Responder para  Bruno Vinícius
5 meses atrás

Assim como o México e para os EUA .

MMerlin
MMerlin
Responder para  Tiago
5 meses atrás

Quando você pensa que a discussão não pode piorar a gente vem e lê uma dessa.

Economias, relacionamentos, situações financeiras e regimes políticos totalmente distintos.

Wilson
Wilson
Responder para  Angus
5 meses atrás

“a Rússia volta para suas fronteiras e a Ucrânia não entra para a OTAN”. Acredito que este acordo fosse possível no início do conflito, mas hoje as condições são bem mais complexas, ceder os territórios conquistados seria uma grande derrota para os Russos (e para Putin) enquanto aceitar a “autonomia” dos territórios apoiados pela Russia seria a morte para os Ucranianos (e para Zelenski).

Hcosta
Hcosta
Responder para  Angus
5 meses atrás

se fosse assim tão simples…
O problema é que a OTAN nunca foi a razão para esta guerra. Só serve para um regime decrépito justificar esta sua condição ao desviar as atenções para um “inimigo” externo…

E Putin, num ato de desespero para justificar o seu fracasso, anexou os territórios, cavando ainda mais o seu buraco…

deadeye
deadeye
Responder para  Angus
5 meses atrás

Maluquice querer que a Ucrânia, deixe de tomar uma decisão soberana por causa da Rússia.

leonidas
leonidas
5 meses atrás

Isso não é uma ofensiva.
É na minha visão uma manobra visando conseguir alguma propaganda positiva a Kiev junto ao seu próprio povo e demais aliados externos.
Não faz sentido militarmente falando vc invadir territórios pois isso demanda algo que a Ucrânia no momento não tem que seria efetivo para manter a progressão, resguardar o apoio logístico e guarnecer a retaguarda.
Quanto mais vc avança mas logística é demandada e mais retaguarda vc soma aumentando exponencialmente os riscos e efetivos alocados.
Em um contexto onde a Ucrânia esta na defensiva isso tende a ser apenas um ato tático de propaganda e para conseguir reféns visando uma troca, é o meu ponto de vista como leigo claro…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  leonidas
5 meses atrás

Provavelmente, o objetivo da Ucrânia, além de gerar engajamento em redes sociais, seria fazer a Rússia sair correndo das áreas da Ucrânia aonde eles estão, pra “ajudar” a expulsar os ucranianos de seu território.
O problema é que:
Apesar do gigantesco erro dos russos em terem deixado isso acontecer, a maior parte das FA’s russas NÃO ESTÃO na Ucrânia, e sim na própria Rússia.

Então volto a perguntar: considerando-se que a Ucrânia NÃO TEM apoio aéreo pra ajudar nessa investida, não tem reservas suficientes pra manter essa iniciativa por muito tempo, e que o resto de suas linhas na Ucrânia estão sobrecarregadas pela falta de reservas, o quê diabos os ucranianos esperam com esse ataque?

Alguém ainda se lembra de que eles tentaram a mesma coisa ano passado?
Nunca mais ninguém tocou nesse assunto…porquê será?

Tiago
Tiago
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Bora ali , invadir a Rússia, fazer uma selfie e morrer na volta .

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Tiago
5 meses atrás

Pra quem só faltou fazer filme de Hollywood dizendo quando e aonde seria a contra-ofensiva, e pra quem tirou selfie e fez trocentos vídeos de Tik-Tok de quando o primeiro Abrams foi pro campo de batalha ( e os russos usaram isso pra localizar e destruir esse Abrams em menos de 24h ), eu não duvido de nada…

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Pelo site The war zone, o pessoal do Pentágono também não sabe o objetivo dessa manobra.
Também acredito que não seja militar mas sim propaganda… e tentar enfraquecer o Putin.

Vitor
Vitor
Responder para  leonidas
5 meses atrás

Não tem lógica essa operação as perdas de mão de obra só vão aumentar , não tem efeito prático somente o esgarçamento e a corrosão da confiança do regime ucraniano.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Vitor
5 meses atrás

Há lógica na operação. O impacto é mais psicológico que militar.

JHF
JHF
Responder para  RPiletti
5 meses atrás

Na segunda o impacto vai ser militar pois a quantidade de material perdido será enorme, somando menos soldados a falta geral dentro da Ukrania. Difícil entender a incursão espalhada para dar notícia de quantidade de km² e perder de 50 a 70% do material em uma semana, além de 100% do terreno “invadido”.

Hcosta
Hcosta
Responder para  RPiletti
5 meses atrás

Ao desviar recursos da frente de batalha, poderá ter um grande impacto. No mínimo a Ucrânia ganhará tempo para reforçar as suas posições. E numa altura em que os avanços Russos são às dezenas de metros por dia e muito localizados.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Considerando-se que a maior parte das tropas e aviação russa NÃO ESTÁ na Ucrânia, e sim na própria Rússia, e considerando-se que essa “invasão” ucraniana quase não tem cobertura aérea e de artilharia, pra quê diabos a Rússia iria “sair correndo” das regiões aonde ela está na Ucrânia, pra expulsar esses ucranianos de seu território?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

O regime Russo, autoritário e em que o discurso nacionalista e de força é essencial para as suas políticas, vai deixar passar este tipo de ações? Que demonstram o seu fracasso?

E onde a maior parte das tropas voluntárias (profissionais e bem treinados) estão na Ucrânia e a defesa territorial é feita por recrutas mal treinados e equipados?

E não precisam sair de outras regiões distantes. Basta diminuir os números da ofensiva fracassada Russa de Kharkiv para já ter algum valor militar.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Essas incursões na verdade aumentam a popularidade do Putin na Rússia. Aí e uma boa desculpa para ele continuar o que está fazendo.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

Tem a chance da Rússia manter uma quantidade grande de soldados e equipamentos numa região sem precisar “se esconder” dos satélites dos EUA para avançar Ucrânia adentro.

Faver
Faver
Responder para  Vitor
5 meses atrás

Tentar retirar os esforços da linha de frente russa para resguardar o país, tentar infringir danos aos russos e mudar a opinão pública. Resta saber se vai dar certo e o custo disso.

Faver
Faver
Responder para  leonidas
5 meses atrás

Comentário sensato. Invadir é uma coisa, manter é outra. Em uma fronteira tão vasta acho que este ataque foi planejado para tentar abrir uma nova frente ou ganhar subsídios para uma negociação. Foi uma aposta alta que terá muito custo em pessoal e equipamentos que a Ucrânia não tem. É tudo ou nada agora, afinal de contas os republicanos estão chegando e os recursos vão acabar para os ucranianos.

KKce
KKce
5 meses atrás

É apenas uma operação militar especial para desnazificar Kursk e defender minorias ucranianas oprimidas. Basta a Rússia ceder o território que o conflito acaba. </ironia>

Jose
Jose
Responder para  KKce
5 meses atrás

Um dos melhores comentários..se vale pra Ucrânia vale para o pais do ditador..rsrs. Perfeito KKce !

KKce
KKce
Responder para  Jose
5 meses atrás

Só falta fazer o referendo igual o outro lado fez no Donbass kkkk

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  KKce
5 meses atrás

Eu sei que eu não deveria…. Mas eu ri! Boa!

Casanova
Casanova
5 meses atrás

A situação da Rússia não é das melhores… Vários oficiais do exército foram afastados e presos por aceitar suborno, entretanto, houve rumores de que um dos generais afastados foi preso mesmo por revelar a situação caótica do exército; armamento sucateado, e mesmo falta de armamento, sem mencionar as deserções, e há muitos vídeos no telegram onde drones ucranianos flagram soldados russos cometendo suicídio no campo de batalha.

fjuliano
fjuliano
Responder para  Casanova
5 meses atrás

Muito pior q isso, mas muuuuito pior. Lutam com pás, equipam mísseis com motores de geladeira, acabou a moral das tropas a munição e muito mais…..pqp essa ação minúscula suicida e patética do governo do boneco serviu para reavivar essas narrativas bizarras de 2022 e 2023. Pelo menos esse objetivo já conseguiram.

JHF
JHF
Responder para  Casanova
5 meses atrás

Estou interessado no tema, claro se não for mais um fake. Favor, poste o link de 3 aqui.

Casanova
Casanova
Responder para  JHF
5 meses atrás

Acesse o Telegram canal: Dead Russians | War in Ucrania

profyler
profyler
Responder para  JHF
5 meses atrás

Olá,

Existem 91 videos documentados de soldados Russos cometendo suicídio aqui:

https://www.reddit.com/r/DroneCombat/wiki/list/?share_id=vl8cUhiLVs9cvBr–bfQL&utm_content=1&utm_medium=ios_app&utm_name=ioscss&utm_source=share&utm_term=1

Não esqueça de me agradecer 🙂

LUIZ
LUIZ
Responder para  Casanova
5 meses atrás

Um drone ucraniano mostrando soldado russo cometendo suicídi0. Material de propaganda de guerra. Tem gente que acredita.

Casanova
Casanova
Responder para  LUIZ
5 meses atrás

Canal no Telegram: Dead Russians | War in Ucrania
Acesse se tiver coragem

Krest
Krest
Responder para  Casanova
5 meses atrás

Acho que vc quis dizer: “Acesse se tiver transtorno psicopata e sentir prazer em ver pessoas feridas cometendo suicídio”

Munhoz
Munhoz
5 meses atrás

Manobra para tentar parar o avanço russo nas outras frentes, e dar um sinal positivo (falso) para o ocidente e causar algum desgaste para o governo russo.
No final vai ser semelhante a operação alemã nas Ardenas, e vai servir para encurtar ainda mais o tempo para a derrota da Ucrânia

Felipe
Felipe
Responder para  Munhoz
5 meses atrás

Exato

Wilson
Wilson
Responder para  Munhoz
5 meses atrás

Muito bem lembrado o exemplo de Ardenas! Esta é uma possibilidade real.

Faver
Faver
Responder para  Munhoz
5 meses atrás

Vai para o tudo ou nada porque os republicanos estão chegando e a torneira de bilhões tende a fechar.

profyler
profyler
Responder para  Munhoz
5 meses atrás

Até Setembro chegam em Kiev ! kkkk

Joanderson
Joanderson
5 meses atrás

Realmente ainda não entendir como a Rússia com todo o poder militar alegado e Realmente tem,não acabou com a Ucrânia que mesmo recebendo armas do ocidente não pode lutar com todas as alternativas como a Rússia que ataca todo território ucraniano seja por mar,ar ou terra.
Não se pode botar a culpa na qualidade dos equipamentos militares já que muitos países compram,a Índia msm já é uma potência militar e pelo menos 75% do seu arsenal é de origem russa,se o que a Rússia vende fosse tão ruim os indianos não continuariam comprando tendo tantas opções.
Antes eu achava que a Rússia sozinha conseguiria um empate técnico contra todos os países da otan na Europa se os EUA não se metesse,hoje vejo que se fosse a Polônia a invadida e recebesse essa msm ajuda que a Ucrânia recebe ela sozinha acabava com a invasão,Forças armadas são caras e custosas não dá para a Rússia com um pib de pais de terceiro mundo querer competir com os EUA que além de ser o país mais ricos do mundo tem apoio da otan e outros aliados,esse papel agora é da China,
Putin tava fazendo tudo certo porém caiu na cilada de se atolar nessa guerra,em 2014 tinha um pib 2,4 trilhos de dólares e um orçamento militar de 90 bilhões de dólares, se não tivesse quebrado sua economia recebedo sanções desde 2014 devido a invasão da Crimeia hoje⁶ teria um pib mais ou menos do tamanho do indiano e um orçamento militar de uns 150 bilhões de dólares e crescendo,nesse ritmo até 2030 teriam batido todas as metas de modernização das suas forças armadas,o que faltou para os Rússos foi a paciência dos chineses.

Henrique
Henrique
Responder para  Joanderson
5 meses atrás

“Realmente ainda não entendir como a Rússia com todo o poder militar alegado e Realmente tem,não acabou com a Ucrânia”

Estado corrupto, pessoas corruptas, doutrina ultrapassada, Yesman, propaganda que nem o governo que fez ela sabe distinguir se é propagada ou verdade, completa alienação das informações pela cadeia de comando

não é difícil entender o fracasso da Russia…

e os caras hoje la acham que a Glasnost tava errada… esse bagulho tava tentado salvar a Russia e os caras destruíram a política por conta de corrupção. pra vc ver que o nível de corrupção na Rusisa é terminal.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Joanderson
5 meses atrás

As guerras na Europa Medieval eram relativamente equilibradas, com uso de cavaleiros com armaduras e infantarias.
Quando os Ingleses passaram a usar o Arco Longo mudaram toda a dinâmica das guerras e adquiriram uma preponderância que se manteve daí em diante.
É o que acontece na Ucrânia: uma nova tecnologia disruptiva que está mudando o campo de batalha e diminuindo a importância de arsenais antigos.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Marcos Bishop
5 meses atrás

Drone mudou de vez o campo de batalha. Um país pode adquirir 200 blindados 8×8, basta o adversário comprar 500 drones suicidas por uma fração do preço que neutraliza completamente a força mecanizada do primeiro.
Empresas como a Anduril vão ser mais valiosas que várias empresas de defesa hoje.

Joanderson
Joanderson
Responder para  Marcos Bishop
5 meses atrás

Gostei da sua resposta amigo,realmente os drones tão mostrando para que veio,mas msm assim para mim a Rússia se por um lado resistente, por outro não é oq eu achei que eram.

Vagner
Vagner
5 meses atrás

Se nao me engano, parece que por volta de 1942, havia um cara austriaco com um bigodinho ate engracado que tambem achava que estaria entrando em territorio Russo e tomando Vilas e povoados a torta e a direta. Nao sei se essa historia e muito conhecida, parece q o livro falava de II Guerra Mundial ou Guerra No Dois ou algo assim. Acho que nimguem nem lembra mais…

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Vagner
5 meses atrás

Não fosse ele maluco, esse livro teria um final diferente.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Vagner
5 meses atrás

Em 1942 a “OTAN” (aliados) estava ao lado da URSS.

Vagner
Vagner
Responder para  RPiletti
5 meses atrás

2024 o Putin tem a China ao seu lado e o ocidente nao chega nem perto do que era em 1942 ( ou 1941 ) com excessao dos EUA.

PS: sou a favor da paz e nao torco nem para um lado e nem para o outro.

Henrique
Henrique
Responder para  Vagner
5 meses atrás

“2024 o Putin tem a China ao seu lado “

não tem não kkkkkk
China ja cortou a Rússia do sistema bancário dela

Xi só ta fazendo esse joginho pra tirar vantagem dos eua… se precisar empurrar a Rússia pra vala a China faz sem pensar.. .até pq ela ganha mais com a rusisa esfarelada

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Tem o componente Taiwan no meio do jogo…

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Vagner
5 meses atrás

É porque o cara do bigodinho esquisito que invadiu a Rússia em 1941 (e não 1942), não tinha um objetivo definido em mente quando invadiu. Ele achou que invadindo simplesmente e avançando iria causa do colapso do Exército Vermelho e do regime Soviético. Os Soviéticos mesmo perdendo muita gente, foi apoiado por potênciais Ocidentais e depois de dois anos e meio levando paulada do bigodinho, conseguiu reverter a situação.

Lembra um outro cara metido à machão que invadiu um país vizinho achando que invadindo em larga escala iria causar um choque tão grande que iria colapsar o exército desse vizinho e fazer com que o regime político do país invadido desaparecesse…. Bem, já temos dois anos e meio dessa insanidade e o país vizinho está sendo apoiado por potências ocidentais, só que nem de perto com o mesmo vigor que o apoio dos Soviéticos, mas vamos ver no que dá…

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Leandro Costa
5 meses atrás

Lembrando também que na época do bigodinho a própria Ucrânia fazia parte da união das repúblicas do bigodão.

Vagner
Vagner
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
5 meses atrás

Boa, bigodao!! Kkk
Sim verdade, o tabuleiro geopolitico e bem diferente. A verdade e que nada e Tao facil quanto parece ser..se o fosse, Cuba ja teria caido ha decadas…o Afeganistao estaria falando Ingles e Russo..

PS: Um abracao a todos do Poder Terrestre e muita gratidao por termos esse espaco para discutir e aprender!!

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Vagner
5 meses atrás

O tabuleiro político realmente é bem diferente, mas a geografia não mudou… Ou seja, a porta de entrada para a Rússia via terrestre, continua sendo a Ucrânia.

Mercenário
Mercenário
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
5 meses atrás

Exato, Nunão.
Não era a Rússia, mas a União Soviética.
E não era só a Alemanha também (Austria, Romenia, Itália, Finlândia…)

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
5 meses atrás

O curioso é que dentre a repúblicas que formavam a URSS, a perda populacional da Ucrânia (16%) em termos percentuais foi maior do que a média da URSS (13,7%) enquanto que a da Rússia (12%) foi menor do que a média. Isso se explica porque a Rússia usou a Ucrânia e os países bálticos e a Bielorrússia como buchas de canhão.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Jacinto Fernandes
5 meses atrás

Jacinto, acho até que não. É mais porque esses territórios estavam no caminho dos Alemães mesmo e muitos, principalmente Ucrânia, tinham muitas pessoas de descendência Judaica, e já sabemos o que infelizmente aconteceu com essas pessoas.

Faver
Faver
Responder para  Jacinto Fernandes
5 meses atrás

Os ucranianos lutaram dos dois lados na 2a guerra. Oeste mais alemão e leste a favor da urss. Muitos ucranianos lutaram a favor dos alemães na 2a guerra. Inclusive, integrantes da policia ucraniana participaram da preparação do massacre de Babi Yar.
Fonte: Martina Bitunjac, Julius H. Schoeps (2021). Complicated Complicity: European Collaboration with Nazi Germany during World War II. [S.l.]: Walter de Gruyter GmbH & Co KG

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Faver
5 meses atrás

Os russos também. Estude sobre o “Exército Russo de Libertação”. Uma unidade formada por soldados russos lutando com os alemães

mictan
mictan
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
5 meses atrás

E a Ucrânia foi invadida de cabo a rabo, de fio a pavio, ao contrário de hoje

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
5 meses atrás

Meio que contravontade,mas fazia.

Vagner
Vagner
Responder para  Leandro Costa
5 meses atrás

Torco pela paz e nao tenho preferencia por nenhum lado. Vivemos na era da desinformacao e tudo tem q ser visto com uma lupa e sem emocoes. Se o Afeganistao, Corea do Norte, Vietnam, apenas para mencionar alguns ainda estao em pe…nao e um pais como a Russia que Ira cair..a nao ser q haja Uma guerra civil.

Henrique
Henrique
Responder para  Vagner
5 meses atrás

“Torco pela paz e nao tenho preferencia por nenhum lado”

tradução: defende a Russia

Vagner
Vagner
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Bom vamo la: Pago impostos para o Tio Sam ha mais de 30 anos. Pode se dizer que meu dinheiro ajuda o esforco de guerra Ucraniano, ajuda os europeus a se defenderem, ajuda o estado de Israel a se defender e por ai vai. Mesmo assim, continuo a pensar que essa guerra e uma tragedia humana desnecessaria e que meu dinheiro seria melhor utilizado ajudando os cidadaos de minha comunidade. O fato de eu achar que uma guerra contra a Russia por um pais que nem da OTAN eh seja desnecessaria e usar recursos que poderiam ser usados para arrumar problemas internos para ajudar um pais que nao faz parte da alianca nao me tornam “Russete” ou “Chinete”. Saudacoes!

Henrique
Henrique
Responder para  Vagner
5 meses atrás

vamo la o que?

é um conflito simples…

Agressor (RUSSIA) bate na Vitima (Ucrânia), se vc não ta com a vitima (Ucrânia) vc ta automaticamente ajudando agressor

é SIMPLES.. não existe “Bom vamo la, blabla pipopoblabla chorinho

se vc não ajuda a vitima hoje você vai ser a vitima amanhã pq vc da dando licença pro agressor agir do jeito que ele quiser…

pessoa não entender isso tem sérios problemas

Vagner
Vagner
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Voce demonstra muita imaturidade para argumentar e tentar ao menos emular a educacao humana. Provavelmente nao esta a costumado a conviver com pessoas de opinioes diferentes. Grosserias e afins nao validam argumento algum. Alem disso sua percepcao cognitiva eh 100% maniqueista, preto ou branco, sim ou nao. Saudacoes cordiais!

JHF
JHF
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Discordo profundamente. Depois da 5ta série percebemos que no mundo real existem 256 tons de cinza em quaisquer interpretação de situações mais complexas como está.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Vagner
5 meses atrás

Talvez. Não sei o que Vietnã, Coréia do Norte e Afeganistão tem a ver com o assunto, por terem históricos de Guerras bem diferentes, mas tudo bem.

Henrique
Henrique
Responder para  Vagner
5 meses atrás

a diferença que a gente não ta em 1942 e a Rússia não tem mais Ucrânia pra defender ela…

Vagner
Vagner
Responder para  Henrique
5 meses atrás

O que quero dizer eh que mesmo que a campanha da Russia seja desastrosa mesmo assim nao tem como a Europa se impor. Essa e uma proxy-war, mesmo os Europeus prefeririam voltar a comprar gas barato novamente e voltar ao status quo anterior. Se fosse tao facil impor hard power Kabul e Bagdad estariam cheias de McDonalds agora. Nem a Coreia do Norte que e bem menor que a Russia foi invadida! A pessoa tem que ser muito ingenua para achar que americanos e/ou europeus vao pisar la e fazer o service para eles.

Henrique
Henrique
Responder para  Vagner
5 meses atrás

pessoa tem que ser muito ingênua em acha que a rusisa não vai continuar chantagenado a Europa e vai ficar tranquila e não vai causar confusão mesmo supondo um cenário que el teria ganhando a Ucrânia

cara ta vivendo entre 1937 e 1940 na Inglaterra na Downing Street…

pela tua logica aqui nos comentários é melhor não te policia ou agência de segurança privada.. pq raios alguém se preocuparia em defender os bens das outras pessoas de um terceiro que ta roubando e mantado elas? (analogia vale pra bombeiros e medicos)

Krest
Krest
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Henrique, a sua visão de sempre apoiar a vítima vale também para o Iraque, Vietnã, Afeganistão, Panamá, granada, Palestina, Líbano, Síria, líbia ?

Carlos I
Carlos I
Responder para  Vagner
5 meses atrás

Pois é, esse aí do bigode era aliado da Rússia que forneceu armas munição e alimentos para ele por mais de 3 anos.

Quando o do bigode traiu o pacto a Rússia correu pedir ajuda para o tio San

Vagner
Vagner
Responder para  Carlos I
5 meses atrás

Pois eh..por ai se deduz que nimguem eh amigo de nimguem…o ocidente apenas usa a Ucrania para vender e testar armas….Uma nova Guernica…infelizmente

Carlos 07
Carlos 07
5 meses atrás

Vacilo gigantesco da inteligência russa. Seria a abertura para uma renovação do patriotismo russo e o alistamento em massa?

MMerlin
MMerlin
Responder para  Carlos 07
5 meses atrás

A Rússia é um país de contrastes muitos intensos o que dificulta qualquer renovação em termos de comportamento.
Possui uma permanente insatisfação econômica e uma grande quantidade de movimentos nacionalistas.
Inclusive essa Guerra maluca que o Putin resolveu começar, de longe, não é unânime entre sua população.
Se não fosse a Rosguard, o Putin já tinha deixado o poder.

Gabriel Ferraz
Gabriel Ferraz
5 meses atrás

Qualquer pessoa sensata torce pra um fim pacífico de qualquer conflito mais isso aí não tá com uma cara de fim muito boa ,de duas uma ,ou a Rússia vai aceitar isso respondendo de maneira moderada como vem fazendo ou vai perder a mão e jogar uma nuke na Ucrânia, não precisa ser uma de grande escala não, não estou entrando no mérito de quem tá certo ou errado nessa guerra, mais ficar provocando um país que tem milhares de ogivas não é uma boa . Por muito menos o EUA jogou duas no Japão.

LucianoSR71
LucianoSR71
Responder para  Gabriel Ferraz
5 meses atrás

“Por muito menos o EUA jogou duas no Japão.” – Meu Deus, que barbaridade é essa?

Wilson França
Wilson França
Responder para  LucianoSR71
5 meses atrás

“Por muito menos” é dose.
Não tem nem comparação.

LucianoSR71
LucianoSR71
Responder para  Wilson França
5 meses atrás

Isso surge quando se quer fazer comparações utilizando-se fatos históricos sem conhecer História…

Joao
Joao
Responder para  Gabriel Ferraz
5 meses atrás

Sabia que todas as Purple Heart dadas nas guerras até hj, depois da IIGM, foram feitas para invasão dado Japão?

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

Rapaz imagina a russia lutando contra EUA, esse urso é um ursinho carinhoso

Vitor
Vitor
Responder para  Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

Camarada você adora cinema.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Vitor
5 meses atrás

O cara acha que a vida real é igual filme do Hollywood, em que o império derrota os seus inimigos com facilidade.
Em uma guerra real e quente entre EUA e Rússia, satélites, cartão de crédito, internete, petróleo e transações bancárias deixariam de existir em questões de horas.

Lopes
Lopes
Responder para  Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

Ursinho que os EUA morre de medo ..

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
Responder para  Lopes
5 meses atrás

Aham, “medo”. kkk

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Responder para  Lopes
5 meses atrás

Lopes, a Rússia é o bêbado brigão que saca uma faca dentro de um bar lotado.

É claro que isso vai preocupar os demais presentes no bar, embora cada um deles possa dar conta do valentão.

Tiago
Tiago
Responder para  Afonso Bebiano
5 meses atrás

Pode dar mas ninguém tenta .

Maurício.
Maurício.
Responder para  Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

“Rapaz imagina a russia lutando contra EUA, esse urso é um ursinho carinhoso.”

A Rússia é o agressor na Ucrânia, certo? Por que os EUA não vão lá defender a Ucrânia?

Henrique
Henrique
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

Pq a Russia não invade a Polônia logo ja que todo quilo é “território da Russia”?

Maurício.
Maurício.
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Tá, mas se a Rússia é tão fraca assim, por que os EUA não vão lá defender a Ucrânia com suas tropas? 🤔

Iran
Iran
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

Creio que os americanos pensem que nem precisam disso para derrotar a Rússia

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

Porque um envolvimento direto seria uma declaração de guerra.
Ninguém,a não ser lunáticos ou imbecis,deseja uma guerra aberta entre potências nucleares,já que isso muy provavelmente implicaria no fim da civilização como conhecemos,quiçá de toda a Humanidade.
Para evitar isso,existem as proxy wars e a DMA.
Entre China e India,por exemplo,que tem disputas territoriais e de esfera de influência ancestrais,nunca passaram de escaramuças enquanto potências nucleares,já que em ’62,os conflitos abertos e em maior escala somente aconteceram,porque além de partilharem fronteiras terrestres,o que naturalmente aumenta o nível de atrito, a ausência de um estado-tampão para “aliviar” as tensões fronteiriças depois da perda do Tibete em ’50 e principalmente o fato de ainda não terem desenvolvido seus arsenais nucleares,provavelmente tenha sido o maior estímulo para que o conflito escalasse,pelo menos num primeiro momento.
Mesmo com a vitória chinesa em ’62,viu-se o tamanho da trozomba que sobraria para ambos,se o conflito evoluísse para uma guerra aberta.
A LAC foi instituída justamente por isso,mesmo que informalmente no seu início.
Em ’67,embora em menor escala mas com derrota chinesa,o recurso nuclear que a China já possuía e a India só alcançaria em ’74 não foi utilizado.
Talvez pq a India já possuísse um outro tipo de arma de destruição em massa,biológicas,talvez por medo de retaliações das outras potências nucleares( a India é o primeiro membro da Commonwealth),o conflito que durou só 9 dias divididos em duas ofensivas chinesas e consequente vitória desta,desescalonou. Ou talvez a China estivesse simplesmente satisfeita com os objetivos que alcançou com a vitória,mas risco de DMA evitou e continua evitando que um pule no pescoço do outro.
Insisto,tirando a retórica para as massas,ninguém é louco o bastante para mandar o mundo pro beleléu,a não ser que sua existência esteja realmente ameaçada.
DMA,diria Ping Pong,o gordinho fogueteiro (não confundir com o Sacani,o querido gordão foguete),que assim sobrevive até hoje.
Lembrando, que essa vitória em ’62 se deu sob a égide de Mao,o que abriu caminho para que ele,Mao, novamente angariasse poder,o que depois de alguns poucos anos levaria a China ao desastre com sua Revolução Cultural,também conhecida como “A Grande Fome de Mao”.
Exemplos não faltam na História,de que nem toda vitória militar se traduz em sucesso no médio e longo prazo,por mais acachapante que ela consiga ser.
Pirro,Aníbal,Napoleão,Adolf,Mao,Pol Pot,Saddam,Putin,além de outros, provam isso.

Gabriel BR
Gabriel BR
5 meses atrás

O exército ucraniano é o melhor da Europa, povo mais guerreiro do mundo

LUIZ
LUIZ
Responder para  Gabriel BR
5 meses atrás

Muitos estão caindo fora da Ucrânia pra não lutar. Sem os EUA a Ucrânia não durava 1 mês. Até o poderoso Israel sem os EUA não aguenta o Irã,Síria,Hamas e o Hezbolah. A Ucrânia tem o suporte militar melhor do mundo ao seu dispor com equipamentos e consultores militares e mercenários.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Gabriel BR
5 meses atrás

A população da Ucrânia sempre foi muito corajosa. Para colocar em números, na 2ª Guerra Mundial, a Ucrânia perdeu 16% da população. Os russos perderam 12,7%… então quando o pessoal invoca a 2ª Guerra Mundial lembre-se: se os russos sangraram, os ucranianos sangraram mais.

Krest
Krest
Responder para  Jacinto Fernandes
5 meses atrás

A população que proporcionalmente mais perdeu vidas foi a Bielorrússia.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Krest
5 meses atrás

Sim. Inclusive quando se pega a média das repúblicas que formavam a URSS, as perdas da Rússia ficaram abaixo da média enquanto que Bielorrusia, Ucrânia, ficaram acima da média.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Jacinto Fernandes
5 meses atrás

Proporcionalmente até pode ser.
Mas converta isto agora em quantidade e veja quem “sangrou” mais. Lembrando que o território da Ucrânia tinha equivalente a 1/4 de população comparado com o da Rússia.

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

De 72h para invadir kiev, estão a 3 anos nessa e agora a russia é invadida pela Ucrania correndo risco de perde ruma usina Nuclear kkk

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

Eu lembro que os torcedores aqui no início da invasão diziam que os russos chegariam a Lisboa em poucos meses se quisessem.

Realidade: tão tomando sufoco há quase 3 anos da Ucrânia e tão longe pra chuchu de Kiev. Já perderam dezenas de navios entre fragatas, destróieres, OPVs e submarinos. Mais de 3.000 carros de combate, 112 caças, 10 aeronaves cargueiras e 3 AEW&C. O pintor de rodapé do Kremlin joga xadrez 9D como ninguém!

Werner
Werner
Responder para  737-800RJ
5 meses atrás

Vc é bom em contabilizar as perdas russas,agora gostaria muito de saber as dos ucranianos,principalmente,os equipamentos da OTAN.
Parece que a Ucrânia está massacrando os russos que lutam com paus e pedras,segundo alguns,mas você,eu e muitos sabem que a realidade é bem diferente das postadas pela imprensa e até sites de gore.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Werner
5 meses atrás

Independente do apoio, a Rússia tinha (ou deveria ter tido) tudo a seu favor: quantidade e diversidade de equipamentos, quantidade de tropas, planejamento e treinamento, apoio logístico e informações (referente à Ucrânia e possíveis ações aliadas). Isso sem contar o “elemento surpresa”.

O custo que está guerra está trazendo para o Kremlin que, diferente da Ucrânia, arca sozinha com a invasão, já passou dos US$ 100 bilhões.
A Rússia já utiliza todos os meios possíveis internos para conseguir manter os esforços: aumento de impostos e redirecionamento da economia. O que praticamente sustenta tudo é a exportação de gás e petróleo, principalmente para China e Índia, devido ao baixo valor cobrado pelas comodities russos.
Mas isto pode e provavelmente vai mudar.
Os países produtores de petróleo do Oriente Médio já estão refazendo alguns contratos com ambos os parceiros da Rússia e conseguindo quase equiparar os valores. A redução na compra do petróleo russo já chega a 30%.
A China não vai deixa a Rússia não mão. Mas o esforço de guerra custa cada vez mais para este segundo país. Principalmente o custo político. E não estamos falando apenas do custo interno.

Iran
Iran
5 meses atrás

Era isso que a Ucrânia deveria ter feito durante a contra-ofensiva de 2023 ao invés de alardear como se fosse lançamentodo do GTA 6, fazer algo secreto que nem a FSB conseguiu prever

Cadu
Cadu
5 meses atrás

Uma operação especial para desnazificar a Rússia e proteger a minoria ucraniana nesses territórios, por isso dessa operação.
Os ucranianos, com essa ação, desmoralizaram as forças russas ainda mais. A corrupção e o medo de falar a verdade em uma ditadura levaram um ditador a ir para uma guerra que, na cabeça dele, seriam poucos dias e mostraria a força da grande mãe Rússia, e no caso está mostrando toda a fraqueza militar do país e a obstinação do pai Ucrânia.
Só do ponto de vista militar, me parece uma operação para criar um embaraçamento à Rússia e buscar a Rússia mover forças da Ucrânia para o seu próprio território ou talvez uma ocupação de algumas áreas russas para uma futura negociação de paz. Para os analistas que acreditavam que a Rússia deixaria o mundo em choque, em vez de uma grande vitória, está deixando pela fraqueza militar. Z ops ..

Maurício.
Maurício.
5 meses atrás

Agora vai!

Maurício.
Maurício.
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

Então a coisa está mais feia ainda pra Rússia, menos 300! Agora, com certeza, vai!

KarlBonfim
KarlBonfim
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

Existe uma história de soldados mercenários gregos que penetraram até o centro do todo poderoso Império persa sem serem incomodados, Alexandre o Grande se lembrou desse episódio, invadiu e conquistou a Pérsia…Não dizem que a História sempre se repete?!

JHF
JHF
Responder para  KarlBonfim
5 meses atrás

Calma, torcida tudo ok mas, ainda tem q sustentar as posições atuais. Eu daria mais uma semana para saber como vai o ganho de território. Até agora como operação de mídia para impressionar a nova candidata dos States, abastecer a torcida com boas notícias e imagens de vitória e coisa e tal, está perfeito. Na próxima semana vamos ver se isso dura ou termina em nada.

Henrique
Henrique
5 meses atrás

Lembrando que Kursk ja fez parte da Ucrânia e segundo a Russia, e uns aqui, é legitimo invadir territórios que já tenham pertencido ao país no passado

logo, a Ucrânia ta legitima a anexar toda aquele territóriokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Entende muuuuito de história militar.
Deve ter jogado muito War na vida.

Faver
Faver
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Este ai fica só no “kkkk” estilo whastapp para validar a opinião dele. Só lacração.

Henrique
Henrique
Responder para  Faver
5 meses atrás

e teu argumento pra rebater o meu ou kkk vc não tem né?

Henrique
Henrique
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

tem um doidão que foi pra Russia entrevistar o Putin

Pudim ficou quase QUARENTA MINUTOS explicando que ele tem direito de pegar a Ucrânia pq la em 10.000 AC a Rússia era dona aquilo….

então, chora com o putin e não aqui

JHF
JHF
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Data errada.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 meses atrás

Vamos esperar alguns dias para ver se esta não é mais uma “ofensiva ” com caráter midiático do Zélensk para sensibilizar seus mantenedores . Pelas noticias que começam chegar de lá. Já começaram dar com os burros na água.

Emmanuel
Emmanuel
5 meses atrás

Manobra para dividir as forças russas.

Impacto real na guerra: ZERO.

Logo, logo, Moscou retoma a área perdida. E ainda por cima, o tiro pode sair pela culatra. Putin pode decidir abrir, por ali, mais um caminho na já fragilizada frente ucraniana.

Para a mídia pode ser muito bom, para quem está lutando é só um ataque que trouxe mais mortes desnecessárias.

Henrique
Henrique
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

“Putin pode decidir abrir, por ali, mais um caminho na já fragilizada frente ucraniana.”

tem 2 anos essa guerra e na única vez que Putin abriu uma frente ali foi no Primero dia da guerra. Se vc acha que vai ter outra ali vc não ta acompanhando o conflito

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Estou acompanhando e é perfeitamente factível o que falei.
Acho que você é quem não está acompanhando o que está acontecendo.

Deve ser daqueles que acredita que a Ucrânia vai virar o jogo com meia dúzia de F-16.

Henrique
Henrique
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Estou acompanhando

ta bom kkkk ta sim

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Seeeeeeerio?

mictan
mictan
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Sim, é incrível a capacidade da Rússia de controlar a situação, abrir caminhos, novas frentes e tomar o que quiser, mesmo só conseguindo avançar pra trás e pro fundo do mar…

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  mictan
5 meses atrás

Estranho que eles AINDA estão dentro da Ucrânia, avançando.

Não era para a Ucrânia já ter expulsado todos os orcs da Terra Santa?

Mais incrível é a capacidade ucraniana de controlar a situação, abrir caminhos, novas frentes e tomar o que quiser…. ops… eles não têm essa capacidade.

Henrique
Henrique
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

“Estranho que eles AINDA estão dentro da Ucrânia, avançando.”

estranho que o avanço russo vc tem que dar 6x o zoom no mapa pra achar ele

mais engraçado que a Russia matou único cara que remente avançou dentro da Ucrânia nos últimos 2 anos

Rafael Aires
Rafael Aires
5 meses atrás

Propaganda é a alma do negócio. Desperdício de tropas e equipamentos, sem objetivo estratégico. Comandantes ucranianos são bons pra caramba.

Henrique
Henrique
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

mateira é sobre a Ucrânia e não sobre como a Russia faz guerra

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Henrique
5 meses atrás

Ok. A Ucrânia vai derrubar o Putin com 1000 homens (ironia, è claro).

Wilson
Wilson
5 meses atrás

Análise difícil mas podemos apostar em três possibilidades, com suas respectivas consequências: 1 – Avanço mais midiático que estratégico, buscando levantar o moral interno e justificar o apoio externo (logo será revertido) ou 2 – Busca manter distância entre as tropas Russas e a região estratégica de Kharkiv (conquistas serão defendidas fortemente pela Ucrânia) ou 3 – Tenta desesperadamente abrir uma nova frente para desviar a atenção dos Russos, que estão ganhando terreno no sul (prenúncio da derrota Ucraniana).

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

Instituto para o Estudo da Guerra informou que veículos blindados ucranianos avançaram para posições de 10 km (6,2 milhas) na região de Kursk nos dois primeiros dias da incursão. O exército ucraniano estabeleceu o controle sobre o centro de gás de Sudzha, que é único ponto de entrada do gás russo na União Europeia. Até hoje (quinta-feira), havia relatos de que ainda havia gás fluindo de Sudzha. Alguns canais populares e geralmente bem informados do Telegram disseram que a situação no local não é tão estável quanto o Kremlin sugeriu. O canal pró-guerra Rybar no Telegram criticou duramente os mais altos escalões do exército russo na quarta-feira, dizendo que “por dois meses todas as informações foram enviadas para o quartel-general inútil”, acrescentando que havia tempo suficiente “para tomar uma decisão apropriada”. Kiev continua longe … e a Ucrânia vai tornando os custos da guerra muito alto para os russos.
https://www.bbc.com/news/articles/cy0ngzg9754o.amp

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

E tem o custo reputacional de um pais que quer ser visto e tratado como potência mas que sofre uma situação desta…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
5 meses atrás

É provável que o Biden, já livre do peso da reeleição, comece a ser mais generoso com a Ucrânia em termos de fornecimento de equipamento. A uma para prevenir que em uma eventual vitória do Trump a Ucrânia fique a ver navios, a duas porque em uma eventual vitória da Kamala ela tenha um começo de mandato com menos pressão no assunto. Qualquer que seja o vencedor, há interesse em reforçar os ucranianos nos próximos meses.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Jacinto Fernandes
5 meses atrás

Ou o contrário…

Já que ele não vai mais concorrer, que a Ucrânia seja deixada pra lá.
A responsabilidade do que fazer fica para o próximo…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Marcos Bishop
5 meses atrás

Acho que a o fornecimento de mais equipamento, principalmente munição para o Himars responde a isso.

JHF
JHF
Responder para  Marcos Bishop
5 meses atrás

Dificilmente. A família Biden está cheia de negócios lucrativos com a oligarquia Ukraniana. Um dos aspectos da sensibilidade da presidência dos USA para ajudar a preservar a “democracia” na Ukrania vem do fato do envolvimento direto da família Biden na cadeira produtiva e financeira do país.

Sergio S
Sergio S
5 meses atrás

Isso porque era apenas uma ” operação militar especial” ……….. falando nisso, faz tempo que não leio mais aqui frases do tipo ” não se preocupem camaradas, é apenas uma operação militar especial e está tudo sobre controle”

Emmanuel
Emmanuel
5 meses atrás

Vamos lá:

1 – A Ucrânia perdeu. Mal tem mais forças para esses teatros midiáticos. Isso é um fato;

2 – F-16 não será o vetor que irá mudar o caminho da guerra. Só a OTAN entrando no conflito que isso acontecerá. E NÃO vai acontecer;

3 – Os ucranianos não vão retomar o que perderam se a OTAN não entrar na brincadeira;

4 – A guerra não atingiu a economia russa porque Índia e China ocuparam o lugar de quem saiu;

5 – Biden é um fraco e Kamala vai continuar a sua fraqueza. Trump é o único que vai bater na mesa e dizer que acabou a brincadeira. Contribuinte americano está CANSADO de financiar essa guerra que já perdeu todo o sentido;

6 – O resto é choro de torcida organizada.

fjuliano
fjuliano
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Perfeito. Moçada alucinada com ilusões não aceita, mas suas pontuações são inquestionáveis.

Henrique
Henrique
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

“1 – A Ucrânia perdeu. Mal tem mais forças para esses teatros midiáticos. Isso é um fato;”

incrível com o fato ate agora a Russia não conseguiu vencer essa guerra… nem pra fazer manobras pelo norte ela ta fazendo. Se a Ucrânia ta sem material e apoio pq não teve até hoje um outra manobra pelo norte?

o curioso caso do pais que perdeu, Mal tem mais forças para esses teatros e ainda assim Russia não encerra a “UpIraÇau Iespaciau”.

“A guerra não atingiu a economia russa porque Índia e China ocuparam o lugar de quem saiu;”

deve ser muito bom a Russia vender tudo pela metade do preço de mercado e ser colocada de joelhos pela China e índia ja que ela só tem duas opções pra vender as coisas. Putin foi muito inteligente, ele viu que vender as coisas pelo valor de mercado, para todo mundo que tem dinheiro e receber em dia era ruim pra Russia. Dai ele decidiu só ter dois compradores e vender abaixo do valor de mercado e acetar as exigências desses dois… giniu

“2 – F-16 não será o vetor que irá mudar o caminho da guerra. ”

se não vai pq a Russia fez um choro enorme esses últimos dois anos por conta disse e de outras armas que a Ucrânia recebeu??

nenhum arma que Ucrânia recebe muda o teatro, mas Russia faz questão de chorar por cara projetil que a Ucrânia recebe

” Contribuinte americano está CANSADO de financiar essa guerra que já perdeu todo o sentido;”

fonte, invetei kkkkk

sim, sim, o americano esta cansado de ter empregos na indústria bélica e manter os interesses dele kkkkkk

e o pix russo ta caindo em dolar ai?

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Henrique
5 meses atrás

“fonte, invetei”

Você não nunca leu um jornal americano, certo?
Só vê a globo, certo?

Imaginei.

JHF
JHF
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Aparentemente ele é muito bom fazendo seu trabalho. Só comentar algum aspecto da situação que não seja “super Huber Ukrania slide” que vc leva uma resposta cheia de kkkkkkkk. Até aqui está fazendo um exelente trabalho. Parabéns

Léo Neves
Léo Neves
5 meses atrás

Ao meu ver a Rússia antes da guerra era totalmente voltada e preparada para um conflito em grande escala contra um inimigo como a Otan e não tinha preparo e táticas contra uma força como da Ucrânia que agiu como insurgentes em grupos menores, e hoje paga o preço perdendo muita capacidade. A Rússia tinha total capacidade e equipamentos mas pegou muito em estratégia e demorou muito a se adaptar. Vai levar pelo menos uns 10 anos após esse conflito para ela voltar às capacidades de antes da guerra . Um bom exemplo que qualquer potência militar pode se dar mal em um conflito com as táticas e decisões erradas. Agora ela está se adaptando bem rápido mas já é bem tarde para ganhar este conflito.
E a respeito dessa invasão do território russo é para ganhar moeda de troca em um acordo , mas a Ucrânia não vai conseguir manter os ganhos por muito tempo.

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

Seria muito engraçado se a Ucrania criar a repuplica democratica da Kursk

Nilton L Junior
Nilton L Junior
5 meses atrás

Mas oportunidade dos Russos dizimar os ucras conforme um do seus objetivos estratégicos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nilton L Junior
5 meses atrás

com a desvantagem de estar a destruir a sua própria infraestrutura…
Mas corre tudo como planeado…

Z Renato Z
Z Renato Z
5 meses atrás

EDITADO

Abymael
Abymael
5 meses atrás

Estão falando em mais de 600 baixas dos 1000 ucranianos que se meteram nessa aventura, além de dezenas de blindados.
Isso é mais um sintoma grave da modernidade midiática das redes sociais.
Qual o valor dessa operação para a guerra e os objetivos da Ucrânia? Zero.
Quase dominaram uma cidadezinha russa de … 5000 habitantes.
Qual a finalidade?
Eu respondo: fazer gracinhas nas redes sociais.
Desde o início da guerra a gente vê essa preocupação por parte das forças ucranianas, mesmo canais oficiais das forças armadas deles. Gostam de postar videos e fazer postagens engraçadinhas. “Ah, mas a propaganda aumenta a ajuda”…mas ao custo inestimável de vidas de soldados.
Os blindados podem ser repostos. Mas quem opera eles não pode.
Essa é uma guerra que, todos sabem, tem provocado um número alto de mortes. Já se sabe que estão tendo que “catar” pessoas para mandar para o front.
Aí inventam essa “operação” e perdem mais 600 soldados (bem treinados, pois não se imagina que tenham mandado para isso qualquer tipo de recruta).
Eu não entendo isso.
Mesmo que tivessem dominado essa cidade: e depois?
Marchar até Moscou? Por favor….
Por isso que a cada dia fica mais claro que, para EUA e UE, o lema desta guerra é aquele que se fala: “contra a Rússia, lutaremos até o último ucraniano!”
E me parece que os ucranianos não estão se dando conta disso, incorporaram essa ideia e parecem não se importar com o massacre nas trincheiras. Eu sei que a Rússia também está perdendo muitos combatentes, mas a sua população é 4x maior, ou seja, no final, a conta nunca vai fechar para a Ucrânia.
Ao fim e ao cabo, torço pela paz, mas…também sei que, para eles, tanto ucranianos quanto russos, nós brasileiros somos uma sub-espécie de uma sub-raça, então minha piedade também é limitada, vai até a página 2.
Enfim, só espero que o combustível que EUA e UE estão colocando nesse conflito não se transforme, muito em breve, em um cogumelo atômico e uma nuvem de radiação, porque aí será ruim para eles e para nós também.

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
Responder para  Abymael
5 meses atrás

Ta dizendo que 1000 ucranianos invadiram tudo isso em 72h? kk

Abymael
Abymael
Responder para  Rodrigo G C Frizoni
5 meses atrás

Não compreendo esse seu idioma (deve ser aquele tal de miguxês wue os millenials falam), não foi possível entender o que você escreveu.

Antunes 1980
Antunes 1980
5 meses atrás

Fica a lição para o Brasil. Se não tiver um monitoramento constante, e manter um contingente robusto e bem preparado em vários pontos da nossa fronteira. Corre o risco de sofrermos pesadas perdas em incursões similares a estas.
Pense, se a moda pega, até a Bolívia conseguiria chegar até Cuiabá sem muito esforço…

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Antunes 1980
5 meses atrás

Chegar é fácil. Hipoteticamente, até o Canadá conseguiria avançar um bom pedaço nos EUA se ele não está “esperando” o ataque. O difícil é manter o território. É uma operação suicida sem ganho estratégico, só ganho midiático.

LUIZ
LUIZ
5 meses atrás

“Em uma manobra militar significativa, as forças ucranianas tomaram o controle da cidade de Sudzha”

Essa cidade está em uma zona cinzenta. Não está sobre o controle ucraniano. Nos canais russos no Telegram a informação é que os ucranianos está nos arredores de Sudzha.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
5 meses atrás

Qualquer ação ucraniana e reportada como vitória esmagadora da Ucrânia contra a Rússia TB2 Byraktar (a propósito ótimo UAV) (F16) (Ataques e ofensiva em Belgorad como já citados por alguns) (ATACMS ( MOSKAVA) não e atoa que falam que isso e Game Chager etc não que não sejam conquistas para Ucrânia em alguns aspectos ou que não sejam relevantes (Golpes ruins para as FAA russas) mas sinceramente não tem muito que fazer as regiões separatistas vão continuar controladas pelos russos sejam pragmáticos e realistas.

Mas agora o por que dá mídia só mostra em maioria qualquer notícia deste tipo ? A Rússia nesse último mês teve diversos avanços saiu até aqui no forte mas a grande mídia e totalmente parcial não só neste conflito como diversos e uma batalha geopolítica obviamente todos sabem disso! a Ucrânia com esta mini ofensiva não vai ganhar nada não tem como avançar de forma profunda no território russo estão gastando recursos de forma para chamar atenção ou tentar revidar (Gente Zelensky também cobra de seus oficias e etc ou acha que e só Putin que ficou irritado com falhas de Sergeui Shoigu e afins ? Ele também fala pró pessoal dele precisamos de resultados
e etc e além disso a grana despejada pela OTAN-UE e enorme se ele não tiver qualquer coisa para demonstrar alguma vitória ele vai ter problemas internos e externos sabemos disso o mesmo vale pra Putin só que a Rússia tem centenas de vezes mais capacidade em geral que a Ucrânia em todos sentidos) mais não essa “ofensiva’ não vai se sustentar por muito tempo .

A Rússia obviamente não colocou defesas de forma estratégica ou foi lenta ou incompetente em responder a este mini avanço mas também estão ocupados em várias frentes e obviamente estão tendo percas mais que imaginavam que teriam (por isso a ironia de muitos em relação aos russos não gostarem mas sendo hipócritas em relação a Ucrânia e sua dita operação militar especial’ obviamente mas também de hipócrita todos estão cheios principalmente super potências) eu sou lógico para compreender isso mas também sou para ver que a mídia está usando isso como Ucrânia “esmagando’ a Rússia, essa mini ofensiva vai ser travada e não vai adiantar em nada diferente da Rússia que mesmo com a dita “operação militar especial’ chamada assim por eles , mesmo havendo revezes e erros gigantescos ainda controlam boa parte do território ucraniano de sul a leste e fazendo pequenos avanços em outras áreas como todos aqui sabem , se houve erro estratégico e etc e outra história a Ucrânia não tem força militar para defender todas frentes sem recuar e querer empreender um tipo de ofensiva em Kursk sejamos sinceros ao menos galera , por isso concordo com os outros que e uma missão suicida por que há parâmetros de força e e etc não e simplista por isso lemos aqui no forte e etc e mesmo assim a profundidade com exatidão não sabemos dos dois lados por causa da propaganda tanto da Ucrânia e OTAN/ UE encima como da Rússia e seus aliados (Índia) (China) e etc

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Senhor Maskarado
5 meses atrás

Eu juro que comecei à ler, mas é difícil de entender. Se você é estrangeiro, tente usar um tradutor online para traduzir seu posto, ou pode até fazer na língua original que alguém aqui pode entender e os outros podem até usar o tal tradutor online.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Leandro Costa
5 meses atrás

Tá difícil mesmo e não é a primeira vez que acontece.

Deve existir algum plug-in do WordPress que analise os comentários e avise: “Leia por sua conta e risco”.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Senhor Maskarado
5 meses atrás

Dislexia?

Fabio
Fabio
5 meses atrás

Caramba, mas segundo análises farenáseas a guerra já estava ganha pra Rússia e que não iria ceder território algum, assim como o Hamas eram super tropas com seus túneis inpenetráveis. Esse imperialismo, é teimoso demais pra perder.

mictan
mictan
Responder para  Fabio
5 meses atrás

Sujeito tem nicks parecidos que escrevem da mesma maneira.
E agora passou a fazer listas… kkkkkkkkkk
Não desiste nunca

Rodrigo
Rodrigo
5 meses atrás

Off topic:
EB lançou edital pra mbts e vbci
Com menos de 50t e torre de 105 a 120mm

Bigliazzi
Bigliazzi
5 meses atrás

Resumo da história… Mais uma vergonha passada a crédito e débito pela incompetente Rússia. E tem gente que arrota a vitória russa em questão de dias. Uma coisa é certa, a cada dia que passa os Russos estão mais distantes de uma vitória. Três dias em Kiev… Três semanas em Paris. Os Russos estão utilizando táticas de 1914 em pleno século XXI… Mais de 120 anos depois os Rússia teimam em uma guerra de trincheira e numa batalha de artilharia estática. Se a Ucrânia tivesse a superioridade aérea que a Rússia tem… Esse guerra já tinha acabado em três meses e os anos de 2022 e 2023 teriam sido muito mais felizes para as dezenas de milhares de Mães russas que perderam seus filhos vaporizados dentro de tanques e transportes Russos. Fica a pergunta (outra): qual seria o resultado se os patéticos Russos atacassem a OTAN???

adriano Madureira
adriano Madureira
5 meses atrás

Pena que os russos não tem coragem de usar ogivas táticas…

não são como os americanos que na hora de passar o rodo não são comedidos

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  adriano Madureira
5 meses atrás

Você realmente fica penalizado pelo fato de não usarem armas nucleares?

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Jacinto Fernandes
5 meses atrás

Sim ! Muito desses cretinos que estão governando a europa, jamais viram uma explosão nuclear, eu não tenho duvidas de que tal artefato fosse usado no mundo de hoje, com centenas e centenas de satélites de comunicação, internet, tablets, PCs, celulares e seus telegram e twitters da vida, ao verem uma explosão em tempo real, haveria um clamor da sociedade para que essa guerra cessasse e os atores envolvidos fossem para a mesa de negociações.

Foi assim com Hiroshima e Nagasaki…

As pessoas são sugestionáveis, ao verem a imagem do horror a sua frente, pensarão também em seus países e sua própria aniquilação.

Protestos não iriam faltar pela europa.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  adriano Madureira
5 meses atrás

Não é bem assim … no Vietnã tinha um general americano que queria detonar “50 nuc” táticas … com sabemos não detonaram nada e saíram com as calças arriadas …rs

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

“Só” cinquenta?!

esses americanos sabem ser ignorantes.

Arthur
Arthur
5 meses atrás

Não morreu ninguém nessa ofensiva/invasão… Tudo não passa de um show midiático… Ninguém seria tão estúpido em retirar recursos humanos e materiais tão necessários para a defesa ucraniana no Donbass, para desperdiça-la na fronteira do nada com lugar-nenhum. Uma vez, um austríaco bigodudo tentou fazer algo parecido nas Ardenas, em dezembro de 1944. F@#$#deu com as tropas alemãs no leste e depois deu no que deu…

Neural
Neural
Responder para  Arthur
5 meses atrás

Essa invasão me lembrou a ofensiva da Wermatch nas Ardenas.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
5 meses atrás

Invasão midiática..ucranianos não tem meios de sustentar e manter uma ocupação dessa magnitude.

Pegou à Rússia de calças na mão..rs…é fato , porém , como a história mostra , os russos aprendem rápido e o mais importante, trazem soluções definitivas.

Como diz o ditado “o que não nos mata nos fortalece”…. aguardando os próximos capítulos.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

A estratégia da Ucrânia parece estar voltada para humilhar as forças armadas russas ao levar a guerra para dentro do território russo, obrigar o deslocamento de tropas e causar incômodo no Kremlin. As tropas ucranianas ja avançaram 20 quilômetros em território russo, forçando a rendição de soldados e a fuga de civis, em um ataque surpresa que expõe as vulnerabilidades de Moscou. E os ucranianos estão sendo muito criativos para manter essa incursão, chegando ao cúmulo de invadir o sistema de câmeras de monitoramento de trânsito para localizar e destruir uma coluna de blindados que serviria de reforço na região de Kursk. E parece que essa estratégia está dando certo. O blogueiro militar russo Vladislav Shurygin, em 08/08/2024 (sexta feira) postou no Telegram a seguinte mensagem: “o inimigo escolheu de forma muito habilidosa e precisa uma estratégia diferente, aproveitando a rigidez burocrática e a lentidão do sistema de gestão russo, para esgotar a Rússia com ataques contínuos e inesperados em infraestrutura sensível e na população civil, provocando descontentamento, decepção e apatia”. Enquanto isso, Vladimir Putin aparece em video olhando friamente o comandante Valery Gerasimov.

adriano Madureira
adriano Madureira
5 meses atrás

Agora chegam a Moscou…Não tenho dúvidas disso!

Irão pegar Putin sentado no bojo.

cipinha
cipinha
5 meses atrás

Essas noticias sobre a guerra são bem cansativas e mais ainda os comentários de torcida de futebol. O maior erro russo foi ter parado na Crimeia em 2014, ali as FFAA ucranianas não tinham força nenhuma, o ocidente não estava preparado para ajudar… esse tempo foi mais que suficiente para todos os atores saberem o que fazer.
Até que ponto a autocracia não acaba interferindo no funcionamento das FFAA russas? As vezes pessoas não tão qualificadas são colocadas em posições estratégicas por serem confiáveis. Eu também não consigo entender esse conceito russo que não valoriza a superioridade aérea e a zona de exclusão aérea como algo a ser conseguido o mais rapidamente possível

Jhow
Jhow
5 meses atrás

Missão suicida sim!. Vão fazer o que na região se já estão sem soldados e quase sem dinheiro. Na pior das hipóteses Putin pode declarar ameaça a soberania e autorizar o uso de arma nuclear em Kiev como retaliação. O ocidente vai fazer o que?? nada obviamente. Essa guerra vai acabar como acabou a do Japão. Triste…

Carvalho2008
Carvalho2008
5 meses atrás

Talvez seja uma estratégia Ucraniana de chacoalhar as defesas russas que já estão incrustadas dentro da Ucrânia. Pois isto obriga a Rússia a desviar recursos de lá para retomarem as cidades russas invadidas.

A questão é que isto só funciona se os Ucranianos forem muito rápidos tanto em invadir quanto em se retirar para voltarem a focar nos territórios ocupados.

É curioso

Sergio S
Sergio S
5 meses atrás

https://youtu.be/E8ILsyFfvFc?si=zQQIT81NPpuWwE0R…relato de uma brasileira que vive em kursk

JPonte
JPonte
5 meses atrás

A Ucrânia está pressionando com esta invasão do território russo , a OTAN ceder mais equipamentos e a Rússia retomar tropas na Ucrânia para seu próprio território além de criar situação embaraçosa para a elite militar russa frente a sociedade russa já estressada .
Vejamos os próximos movimentos , por hora a vantagem está com a Ucrânia .

Manus Ferrum
Manus Ferrum
5 meses atrás

E nas outras frentes a Ucrânia já está colapsando.

francisco
francisco
5 meses atrás

Difícil acreditar em quem dizia que a campanha só duraria alguns meses.