MOSCOW - JULY 23, 2021: Red square, view of St. Basil's Cathedral.

Um influente órgão global previu que a economia da Rússia crescerá mais rápido do que todas as economias avançadas do mundo, incluindo os EUA, este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a Rússia cresça 3,2% este ano, significativamente mais do que o Reino Unido, França e Alemanha.

As exportações de petróleo permaneceram “estáveis” e os gastos do governo permaneceram “elevados”, contribuindo para o crescimento, disse o FMI.

No geral, o FMI afirmou que a economia mundial foi “notavelmente resiliente”

“Apesar de muitas previsões sombrias, o mundo evitou uma recessão, o sistema bancário provou ser amplamente resiliente, e as principais economias de mercados emergentes não sofreram paradas súbitas”, disse o FMI.

O FMI é uma organização internacional com 190 países membros. Eles são usados por empresas para ajudar a planejar onde investir, e por bancos centrais, como o Banco da Inglaterra para orientar suas decisões sobre taxas de juros.

O grupo diz que as previsões que faz para o crescimento no ano seguinte na maioria das economias avançadas, na maioria das vezes, estiveram dentro de cerca de 1,5 pontos percentuais do que realmente aconteceu.

Apesar do Kremlin ter sido sancionado por sua invasão à Ucrânia, o FMI atualizou suas previsões de janeiro para a economia russa este ano e disse que, embora o crescimento vá ser menor em 2025, ainda será maior do que o esperado anteriormente, em 1,8%.

Investimentos de empresas estatais e corporativas e a “robustez no consumo privado” na Rússia promoveram o crescimento ao lado de fortes exportações de petróleo, de acordo com Petya Koeva Brooks, diretora adjunta do FMI.

A Rússia é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo e, em fevereiro, a BBC revelou que milhões de barris de combustível feitos de petróleo russo ainda estavam sendo importados para o Reino Unido, apesar das sanções.

Longe da Rússia, o FMI rebaixou suas previsões para a Europa e para o Reino Unido este ano, prevendo um crescimento de 0,5% este ano, tornando o Reino Unido o segundo mais fraco desempenho entre o grupo G7 de economias avançadas, atrás da Alemanha.

O G7 também inclui França, Itália, Japão, Canadá e os EUA.

Prevê-se que o crescimento melhore para 1,5% em 2025, colocando o Reino Unido entre os três melhores desempenhos no G7, de acordo com o FMI.

No entanto, o FMI disse que as taxas de juros no Reino Unido permanecerão mais altas do que em outras nações avançadas, próximas a 4% até 2029.

O grupo espera que o Reino Unido tenha a maior inflação de qualquer economia do G7 em 2023 e 2024.

O Chanceler Jeremy Hunt disse que os números do FMI mostraram que a economia do Reino Unido estava começando a melhorar.

“A inflação em 2024 é prevista para ser 1,2% menor do que antes, e nos próximos seis anos projetamos crescer mais rápido do que grandes economias europeias como Alemanha ou França – ambas tiveram rebaixamentos significativamente maiores no crescimento de curto prazo do que o Reino Unido”, disse ele.

Conflito no Oriente Médio

Economistas do FMI alertaram que, se o conflito entre Israel e Hamas no Oriente Médio escalar ainda mais, isso poderia levar a aumentos nos preços dos alimentos e da energia em todo o mundo.

Ataques contínuos a navios no Mar Vermelho e a guerra em andamento na Ucrânia também podem afetar a economia global até agora “notavelmente resiliente”, disse.

Um possível aumento nos custos de alimentos, energia e transporte afetaria mais duramente os países de baixa renda, acrescentou.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
8 meses atrás

Enquanto isso, o BBC diz que a Russia está perdendo utilizando pás como arma.

Rapaz, ser ucraniano hoje é negócio de altíssimo risco.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

Não Guacamole. Seu “enquanto isso” está mais de um ano desatualizado.

Artigo recente do portal BBC, reproduzido aqui, diz que a Ucrânia poderá perder a guerra neste ano:

https://www.forte.jor.br/2024/04/13/a-ucrania-poderia-enfrentar-uma-derrota-em-2024-veja-como-isso-pode-acontecer/

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

Caro. Se o Folha de S`publicar que, segundo o FMI, a economia brasileira ser’a oitava do mundo, superando a Itália, de quem é a afirmação, do FMI ou da FSP?

PACRF
PACRF
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

A economia russa está crescendo em função das demandas estabelecidas pela guerra.

Bispo
Bispo
Reply to  PACRF
8 meses atrás

Aí que mora o perigo, encerrando a da Ucrânia, podem querer outra guerra para , girar a economia 🙃

Henrique
Henrique
Reply to  Bispo
7 meses atrás

“encerrando a da Ucrânia,”

kkkk dois anos ja, mas vão encerrar sim… só não vai ser do jeito que a Rússia acha que vai ser

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
Reply to  PACRF
7 meses atrás

Como se antes da guerra a Rússia fabrica-se celulares, computadores, e demais produtos industriais mais que produtos militares e exportação de comodites.
Vamos ser sinceros, quase nada mudou na economia russa desde que eles eram a união soviética. O pessoal diz que a China terá o mesmo fim que a união soviética, mas os soviéticos, nunca exportaram bens indústrias e de alta tecnologia como a China e nunca foram tão integrados ao comércio mundial como a China. Por isso, a Rússia pouco e afetada por sanções,

Satyricon
Satyricon
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

As análises do FMI baseiam-se nos dados oficiais divulgados pelo governo de Putler, simples assim. Só faltou esclarecer que os dados oficiais são “maquiados” (Sempre foram, desde tempos soviéticos). É o “modus operante” russo. https://youtu.be/hDye4gqBgYk?si=CzlJS9yVGMgjNoVN Se não bastar, assistam o blog do Constantin Samoilov – @insiderussia , que é RUSSO (foragido), ECONOMISTA e ex-executivo do setor petrolífero russo. Para ele, a economia russa é uma bomba relógio, de tão maquiados são tais números: https://youtu.be/ogYRqb24ltc?si=-ZkEN3Nn-3OTKo_v Obs: O mais extraordinário de tudo é que, miraculosamente, o orçamento russo manteve-se estável, durante todo o conflito, com um déficit pequeno. Mas como, perguntarão alguns?… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Satyricon
CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
Reply to  Satyricon
7 meses atrás

Não amigo, o FMI se baseia em dados orifciais do país sob análise e dos países que com ele faz comércio.
Se ainda tem petróleo e metais saindo e produtos entrando em um país, se tem como saber indiretamente se a econômia de um país, diminuiu, continua mesma ou se aumenta.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Satyricon
7 meses atrás

Por favor, leia novamente meu POST. O FMI realmente baseia seus relatórios exclusivamente nos dados oficiais divulgados por qualquer governo (não só o russo). Mas a Rússia altera esses dados, ou seja, eles não condizem com a realidade do país. Leia a observação do comentário. As RECEITAS do governo russo eram majoritariamente oriundas de hidrocarbonetos antes da guerra. Caíram vertiginosamente durante a guerra, e foram substituídas por receitas “não oriundas de hidrocarbonetos” (é esse o nome dado), sem nenhuma explicação do que seriam tais receitas. Daí o déficit informado ser tão pequeno. Isso não é real. A conclusão dos especialistas… Read more »

KarlBonfim
KarlBonfim
Reply to  Guacamole
7 meses atrás

Numa autocracia, digo, ditadura disfarçada de democracia, com eleições e tudo, nada é confiável, principalmente os números e índices oficiais da economia (ainda mais corroborado pelo FMI), 2+2=5 e pronto, quem contrariar leva um processo e até cadeia por divulgar fake news e desinformação.

Last edited 7 meses atrás by KarlBonfim
Quirino
Quirino
8 meses atrás

Daqui a pouco aparece uns aqui dizendo que a BBC esta fazendo propagando para o Kremlin kkkkkkkkk…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Quirino
8 meses atrás

Não duvido.

Yuri
Yuri
Reply to  Quirino
8 meses atrás

Já ouviu falar em espionagem? nunca, jamais, duvide da inteligência russa. Aqui no Brasil mesmo, é lotado de espião russo, mas as pessoas nem se tocam.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Yuri
8 meses atrás

Acho que as pessoas até se tocam dentro do ônibus no horário de pico, mas é preciso ficar atento com a carteira no bolso

Nativo
Nativo
Reply to  Yuri
8 meses atrás

Sim aqui tem espião de todos os cantos(tar Portugal já tivemos) afinal temos praia, futebol, belas mulheres bronzeadas e um povo míope. Quem não quer espionar por aqui.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Quirino
8 meses atrás

Fundeleiev Monetariovsk Internacionaknikov

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

A hora do troco. Próximo as eleições Biden está tendo essa notícia e terá mais outras se tratando de Rússia, vai de que se explicar ao eleitor americano.
Mais surpresa virá, Assim como fizeram na eleição última eleição russa.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Quirino
7 meses atrás

Não, costumam é aparecer a dizer, que os meios ocidentais são manipuladores e tal, mas depois é isto, dizem o que é facto e não como os meios de comunicação social das ditaduras, que nunca dizem nada contra os seus “donos”, pois da cadeia ou pior, morte.

Henrique
Henrique
Reply to  Quirino
7 meses atrás

o que vai parecer e ja apareceu é gente enaltecendo “crescimento” sem entender que calculo leva em conta as dividas/despesas

teu salário é 5000k, tu pega uma divida de 50.000

tu renda subiu 1000%… mas na verdade vc ta 45k negativo. No caso da Russia esse dinheiro não vai se aplicado para retornar o pagamento da divida.. ate onde a gente sabe 155mm é consumível e não rende dinheiro, não é tipo um caminhão que pode fazer frete e se pagar com o tempo

muito fácil zuar essa pesquisa ai.. só pegar divida

Last edited 7 meses atrás by Henrique
fjuliano
fjuliano
Reply to  Henrique
7 meses atrás

“…até onde a gente sabe” o território tomado, incluindo a Criméia, é o mais rico e industrial da Ucrânia.

Henrique
Henrique
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

até onde é fato a Russia não ta explorado esse território e nem tem perspectiva de exploração e nem se vai conseguir explorar

entenda: minério no solo não é sinônimo de riqueza…
riqueza são as trocas comercias voluntarias que vc faz cm esses minério.

não adita ter quintilhões de toneladas de algo se vc não consegue tira ele do solo ou se ninguém quer comprar

“mais rico e industrial da Ucrânia.”

nem tem indústria naquela lado, Russia fez questão de explodir tudo

Last edited 7 meses atrás by Henrique
fjuliano
fjuliano
Reply to  Henrique
7 meses atrás

Mas ora, o pessoal da OTAN está fazendo o possível com dinheiro e armas para o governo do boneco não perder mais território, ou seja, o que já foi já foi e os russos parecem almejar alcançar o dnipro e isso pode ser objeto de discussão, o território já perdido não, vide a realidade reconhecida até por quem sustenta o governo do boneco. Dito isso, a poeira vai baixar, e como vcs não cansam de dizer q a Rússia tem uma economia baseada em commodites, aí está um amplo território com muito mais a ser explorado e comercializado com os… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

“Mas ora, o pessoal da OTAN está fazendo o possível com dinheiro e armas para o governo do boneco não perder mais território, “ Mas ora, o que isso te a ver com calculo do PIB e minério kkkkk ´foi vontadezinha de falar do Zelensky? ainda ta dodói por ele ser ator? kkkk “Dito isso (ou seja disse nada com nada), a poeira vai baixar, e como vcs não cansam de dizer q a Rússia tem uma economia baseada em commodites,” a Rússia é e sempre foi um país com economia baseada em commodites. negar isso é negar a realidade, coisa… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Henrique
7 meses atrás

“pega um dívida” não quer dizer $$ no bolso. Ex.: um empresa compra outra endividada. Ela “pega a dívida” da outra.

Agora, se for empréstimo (que pode ou não virar dívida), aí sim, aumenta o teu capital e não renda. Este exemplo que tu citou, a renda ainda é de “5000k” e dívida é de ”50000″ (+ possíveis juros). Ao não ser que ele aplique os “50000”.

Henrique
Henrique
Reply to  Carlos
7 meses atrás

““pega um dívida” não quer dizer $$ no bolso. Ex.: um empresa compra outra endividada. Ela “pega a dívida” da outra.” pelo calculo do PIB essa empresa cresceu sim kkkkk A formula é essa PIB = C + I + G + X – M Onde: C = Consumo das famílias I = Investimento G= Gastos do governo X = Exportações M = Importações Ela considera os gastos estatais. Só pegar divida que magicamente vc sobe, não tem segredo. e considerando o onde ela ta alocando dinheiro não tem retorno (tu não usa T80 pra arar chão ou fazer frete)… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Henrique
7 meses atrás

Levam tempo analisando um caso “hipotético” como se fosse o acontecido. Só pensar donde a Rússia iria levantar empréstimo cheia de sanção econômica do jeito que está? Ou imaginar alguma das 53 outras opções para o PIB ter aumentado….

Henrique
Henrique
Reply to  JHF
7 meses atrás

ta cara.. calculo do pib é hipotético sim, confia eu inventei a formula

Vitor
Vitor
8 meses atrás

Enquanto o outro está em conflito externo… do outro lado do Atlântico doleta à 5,25 ..ensaia o voo da galinha.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Vitor
8 meses atrás

Como?

Veja lista da projeção das 10 maiores economias em 2024 (em US$ trilhões)
1 – Estados Unidos: 28,781
2 – China: 18,532
3 – Alemanha: 4,591
4 – Japão: 4,110
5 – Índia: 3,937
6 – Reino Unido: 3,495
7 – França: 3,130
8 – Brasil: 2,331
9- Itália: 2,328
10 – Canadá: 2,242
11 – Rússia: 2,056

E segue o link:

https://istoedinheiro.com.br/brasil-deve-subir-da-9a-para-a-8a-posicao-no-ranking-das-maiores-economias-do-mundo-diz-fmi/

Last edited 8 meses atrás by RPiletti
Mirade1969
Mirade1969
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

Se não me falha a memória até uns dois anos atrás nós estávamos em 13º colocado nem aparecia nesta lista. Deve ser sorte né

RPiletti
RPiletti
Reply to  Mirade1969
8 meses atrás

Quem debochou com o voo da galinha foi outro… eu apresentei números contrários à isto.

Kommander
Kommander
Reply to  Mirade1969
8 meses atrás

Estar entre as 10 maiores economias do mundo é sinal de prosperidade? Então essa prosperidade não chegou onde eu moro.

Em tese, o Brasil deveria ser mais desenvolvido que Canadá e França, países de primeiro mundo que estão colocados atrás do Brasil.

Dworkin
Dworkin
Reply to  Kommander
8 meses atrás

Brasil tem 200 milhões de habitantes e tu quer mesmo comparar com Canadá ?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Dworkin
8 meses atrás

Então… a China tem 1,5 bilhão de habitantes… riso Então, cada coisa é uma coisa. O Brasil estar na nona ou oitava posição é uma excelente noticia. Espero que na próxima avaliação do FMI esteja entre a sétima ou oitava, depois entre a sexta e sétima Assim como é preciso que o PIB cresça, também é preciso que o IDH cresça, como vem acontecendo, com aumento da expectativa de vida, da escolaridade da população e da renda per capta. Também é preciso que o índice Gini diminua, o que significa menor desigualdade social. Também é preciso uma redução da taxa… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

O Brasil voltou a crescer em 2021.
Tivemos um dos melhores desempenhos do mundo saindo da recessão provocada pela covid.

Kommander
Kommander
Reply to  Dworkin
8 meses atrás

Então o problema agora é a população? Ah, tá… Agora entendi porque o Brasil é um país desigual, é culpa dos 200 milhões de habitantes. Imagino um chinês lendo esse teu comentário e rindo. Nosso país é abundante em riquezas naturais, mas até hoje não passa de um exportador de commodities, extremamente depende do agro. A gente extrai a matéria prima, vende pra fora e compra de volta num valor bem mais caro. Mas o problema não é a corrupção, nem a desindustrialização e nem a falta de investimento em educação, tecnologia e segurança, a culpa é da “superpopulação brasileira”.… Read more »

Lopes
Lopes
Reply to  Kommander
7 meses atrás

“ Imagino um chinês lendo esse teu comentário e rindo.“

Ai que tá a questão, lá o projeto é de longo prazo e não muda .. não tem essa briguinha de direita x esquerda por isso as coisas funcionam .

O Brasileiro é tão inocente que acha mesmo que um Elon musk está preocupado com o Brasil.

Problema da corrupção é no mundo todo ou você acha que só BR rouba ? A questão é que ninguém fecha uma das maiores indústrias do país em nome do combate a corrupção .

( loockheed é um exemplo mas tem vários )

Kommander
Kommander
Reply to  Lopes
7 meses atrás

Sim, apesar de eles serem uma ditadura comunista, lá existe projeto de longo prazo, projeto de Estado.

Só esqueceu de falar que não existe esquerda x direita, porque lá é uma ditadura.

Lopes
Lopes
Reply to  Kommander
7 meses atrás

Os EUA não é uma ditadura e não existe isso de direita x esquerda .

Oque existe lá é briguinhas internas e ambos defendem o país independente de quem for o projeto ..

Muito diferente daqui que se o projeto for bom mas for de alguém de esquerda a direita vai vetar ..( vice-versa )

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Reply to  Kommander
7 meses atrás

Comunistas só do nome por que de fato nunca existiu qualquer existência real do comunismo, bom não só China tem um governo () ditadura como outros países autocráticos ou teocráticos apoiados pelos EUA veja como e a Arábia Saudita, Omã , Bahrein , Nigéria para ver se e tudo bonitinho democrático fora isso democracia e um conceito longo se há uma classe dominante que influência as eleições com ações financeiras e manipulações podemos colocar o entre aspas nisso daí , principalmente no conceito que democracia e só de apelo de forma ocidental e neoliberal sendo que justamente muitos países mais… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kommander
8 meses atrás

Pois é… a China tem a segunda maior economia do mundo, mas deveria ser mais desenvolvida que o Canadá e França, países de primeiro mundo que estão colocados abaixo dela…

Nativo
Nativo
Reply to  Kommander
8 meses atrás

Não chegou hoje, não chegou de 2004 a 2008 , não chegou de 1986 a 1989, não chegou de 1968 a 1974 e tempos mais distantes.
Porque “pobre não sabe usar dinheiro” deixa para os especula… Digo investidores, políticos, elite do funcionalismo público civil militar, fazendeiros, banqueiros, grandes empresários comerciais e industriais kkkkkkkk

Last edited 8 meses atrás by Nativo
Carlos
Carlos
Reply to  Kommander
7 meses atrás

prosperidade não chegou onde eu moro.” Tens razão, mas isso é em todo lugar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mirade1969
8 meses atrás

Riso. Quando chegar a 7 alguém vai dizer que é número de mentiroso.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Mirade1969
8 meses atrás

Sim o último governo fez um bom trabalho, fomos um dos países que saíram da recessão provocada pela covid mais rápido, um dos primeiros países a voltar a crescer.
Agora vamos torcer para que o atual governo faça um bom trabalho também para continuarmos crescendo nos próximos anos.

Vitor
Vitor
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

Projeção futura ? Esse é atualizado diariamente a discrepância do ranking muda completamente https://tradingeconomics.com/

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

Inflação + impostos é diferente de crescimento econômico colega.
Desse jeito dá para ser 1º na ranking.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Emmanuel
8 meses atrás

Economia brasileira cresce 2,9% em 2023, diz IBGEResultado ficou acima da expectativa do mercado, que esperava alta de 2,2% no ano; maior destaque positivo foi a agropecuária, que cresceu 15,1% no ano

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/economia-brasileira-cresce-29-em-2023-diz-ibge/

Jose
Jose
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

RPiletti tomara que as previsões positivas se concretizem, mas lhe garanto que algo está errado, moro em uma região agrícola do estado de SP e tenho alguns amigos agricultores e os relatos deles não refletem esses dados e está projeção, se a economia brasileira for depender da agricultura para atingir as projeções de crescimento desse ano se preparem que o tombo vai ser grande, mas muito grande.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jose
8 meses atrás

então… a experiência individual não tem valor estatístico.

Yuri
Yuri
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

Não é só a experiência dele não. Todo mundo que vai no mercado reclama dos preços, que só crescem. E aí?

Lopes
Lopes
Reply to  Yuri
7 meses atrás

Todo ano o preço das coisas sobem independente de qual for o governo ..

Você quer que o governo tabela os preços ? E o livre mercado ?

Yuri
Yuri
Reply to  Lopes
7 meses atrás

Eu quero é sentir essa melhora na economia que todos falam. Se vocês estão sentindo, no dia-a-dia de vocês, meus parabéns. Eu e mais um monte de pessoas, não estamos.

Jose Carlos
Jose Carlos
Reply to  Yuri
7 meses atrás

Pois é!!!a economia pode ir bem mais a vida do povo tá sempre uma droga.

Jose
Jose
Reply to  Yuri
7 meses atrás

É pior do que aparenta ser Yuri, esse tal aumento do PIB está diretamente ligado ao excessivo gasto do governo e já sabemos aonde isso nos levará, pseudo crescimento econômico esse mais conhecido como “voo de galinha”. https://noticias.r7.com/brasilia/fmi-piora-projecao-fiscal-para-o-brasil-este-ano-18042024/.

Yuri
Yuri
Reply to  Jose
7 meses atrás

Pois é.

Jose
Jose
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

Talvez por conta do seu relatório da patente não tenha tempo de enxergar os fatos, mas isso não significa que não existam.

Nativo
Nativo
Reply to  Jose
8 meses atrás

Meu caro José o que estes citados por você produzem? Se for milho ou soja estão com tudo,. Porque são os maiô beneficiados por financiamento agrícola do país.
Agora se produzirem o arroz e o feijão nosso de cada dia , aí realmente é choro mesmo.

Jose
Jose
Reply to  Nativo
7 meses atrás

Caro Nativo ledo engano seu quanto a soja e milho estarem com tudo, esses amigos que citei são pequenos e médios agricultores de soja e milho, plantam na faixa entre 200 e 500 alqueires de soja e milho, segundo eles a maré de “vacas gordas” acabaram, na ultima safra quase não cobriram as despesas, todos diminuíram a atual área de plantio em pelo menos 30%, mas como diz um cidadão aí que parece entender de tudo deve ser só impressão minha e desses produtores que citei.

JHF
JHF
Reply to  Jose
7 meses atrás

Comparar a normalidade com a ” maré de vacas gordas” sempre vai dar choro pois, vacas gordas tem a ver com sobra. Todo mundo se alegra e festeja nas vacas gordas pois, tá sobrando. Ahi expande 3x fazendo a conta de que vai ganhar 3x. O preço cai por excesso de mercadoria e todo mundo reclama pois calcula a vaca magra pelo que falta dos 3x que queria na expectativa da vaca gorda. No final, o real problema sempre foi excesso de expectativa. Estamos exatamente nesse momento.

Jose
Jose
Reply to  JHF
7 meses atrás

JHF qualquer um com o mínimo de noção sobre economia sabe que todos os setores sofrem momentos cíclicos, esses amigos que citei não estavam reclamando, estavam relatando que o atual momento para a agricultura está muito ruim, os custos dispararam e os preços da soja e do milho desabaram, naturalmente que com esses sinais negativos resolveram diminuir a área plantada, e diminuindo a área plantada isso se reflete em toda a cadeia produtiva, são menos insumos vendidos, são menos equipamentos vendidos, menos transporte efetuado, menos etc…, não entendo a dificuldade para entender o que relatei, já que é evidente que… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Jose
7 meses atrás

Pode ser, ou alguns consideram muito importantes suas próprias informações ou colocam elas com peso superior ao analisado por outros pares. O atual peso da agricultura pode ser discutido, defendido e explicado. A sazonalidade de determinados produtos dentro da área pode ter momento melhor ou pior, os diferentes comentários podem ser mais ou menos solidários ao momento específico de determinados produtos, mas no final de tudo isso, PIB e a mistura de tudo com tudo e eu concordo com o colega aqui encima que diz que “estatística não reflete a individualidade de certos sectores”. Junta-se a isso o fato (infeliz)… Read more »

Jose
Jose
Reply to  JHF
7 meses atrás

Caro JHF quem citou a relevância do setor agrícola diante do PIB não fui eu, somente relatei o que está acontecendo com a agricultura no país nesse momento e que muitos por várias circunstâncias é óbvio que não sabem, e que o PIB poderia ser afetado por conta desse motivo, nada além disso, muito menos tenho a pretensão de defender meus pontos cegamente em detrimento de outros, o que ocorre é que sim existem assuntos que certamente alguém vá estar mais informado do que nós e não se trata de conversa de boteco como costumam fazer algum gestores públicos, só… Read more »

Lopes
Lopes
Reply to  Jose
7 meses atrás

Relatos pessoais são só relatos..

Kommander
Kommander
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

Fonte do cara é IBGE… Pelo amor…

RPiletti
RPiletti
Reply to  Kommander
8 meses atrás

FMI estimava em 3,1%, BC 2,9%.
Cita alguma outra que tu tenha.

Segundo o relatório Panorama Econômico Mundial, divulgado nesta terça-feira (10) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) brasileiro crescerá 3,1% em 2023,
As previsões do FMI estão mais em linha com as estimativas do governo brasileiro. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda prevê expansão de 3,2% da economia brasileira em 2023 e de 2,3% em 2024. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projeta alta de 2,9% no PIB em 2023 e de 1,8% em 2024.”

Realista
Realista
Reply to  Kommander
8 meses atrás

Antes IBGE do que o grupo de zapi ..

André
André
Reply to  Kommander
8 meses atrás

Queria qual órgão cara pálida? O grupo de whatsapp da família? Cada um que aparece…

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

Eu nem ia me dar ao trabalho de responder…mas dá uma olhadinha na previsão de crescimento deste ano. Será menor do que ano passado.
País que cresce não tem diminuição, de um ano para o outro, no seu percentual, mas aumento.

Como disse, inflação + impostos dá para ser 1º no ranking.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Emmanuel
8 meses atrás

Caro. PIB é uma coisa…. inflação é impostos são outra coisa. O PIB pode ser calculado pela demanda ou pela oferta. Os dois métodos dão no mesmo resultado. Para isso, usa-se o conceito de valor agregado. Por exemplo, ao transformar uma árvore em madeira, há um valor agregado. Quando esta madeira é usada para fazer um mesa, há um novo valor agregado. Não se conta duas vezes o valor para calcular o PIB, Impostos não entra no PIB, mas os gastos públicos sim. Se uma prefeitura gasta comprando uma mesa nova para a escola, este valor é considerado no PIB… Read more »

Binho
Binho
Reply to  RPiletti
7 meses atrás

Ser for olhar PIB per capita ( o que é correto)

Essa lista seria bem diferente viu

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  RPiletti
7 meses atrás

Desde 2023 o país vem patinando, nem é culpa do Ministro Haddad, apesar de ele pagar bancos ao invés de investir no Brasil, com o Buraco Fiscal aumentando, investimento caindo desde o ano passado, é que em 2025 a ecônomia entre em recessão

Jose
Jose
Reply to  Carlos Campos
7 meses atrás

É Carlos não podemos esquecer que ao contrário do que muitos afirmam que esses precatórios que nunca tiveram urgência nesse país de serem pagos coincidentemente depois de “milênios” os supremos acharam que deveriam ser pagos pelo governo anterior, o qual assim como todos os outros que o antecederam também não pagou, mas o mais interessante é que até hoje e sem nenhuma explicação razoável o atual governo que também não pagou esses precatórios em seus governos anteriores dessa vez resolveu pagar todos e a vista como bem lembrado por você, e nesses meses que antecederam esse pagamento inexplicavelmente houve uma… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Jose
7 meses atrás

foi tudo uma coincidência bilionária

Jose
Jose
Reply to  Carlos Campos
7 meses atrás

Haja coincidência, só na casa dos 50 BILHÕES.

Victor
Victor
8 meses atrás

então o putin realmente está ganhando o xadrex 5d?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Victor
8 meses atrás

depende. O objetivo era esse? Um crescimento percentual ligeiramente superior em um dado período? Para isso que perderam milhares de homens e quantidade relevante de seu arsenal? Para isso que colocaram sua matriz econômica completamente sob dependência da China e, em certa parte, da Índia? Para isso que perderam o investimento bilionário no nord stream 2? Para isso que acompanharam a OTAN se expandindo em mais de mil km em suas fronteiras terrestres, com a entrada da Finlândia, com o bônus, ainda, da entrada da Suécia? Falando em OTAN, para isso que ressuscitaram a OTAN, que caminhava para o ostracismo,… Read more »

Yuri
Yuri
Reply to  Felipe M.
8 meses atrás

Nem tenta, o Brasil tá cheio de gente que caiu na propaganda do Kremlin.

Vitor
Vitor
Reply to  Felipe M.
8 meses atrás

O que mudou ? Na passado os yanques falava que o Brasil era país do futuro …a economia tinha que crescer para depois dividir o bolo…mesmo discurso…só mudou a retórica.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Reply to  Felipe M.
7 meses atrás

Países que se aliaram rapidamente a OTAN já estavam dentro do espectro de influência todos sabem que após o fim da União Soviética o medo que fez os países bálticos terem a doutrinado de não alinhamento tinham acabado junto ao antigo pacto de Varsóvia , os países que estão entrando na OTAN uma hora ou outra já entrariam isso só confirma que já estavam no caso OTAN Vs Rússia mais pra lá do que pra cá nesta questão , se expandiu ou não a larguras do bloco militar isso já era esperado o alargamento da OTAN que justamente está causando… Read more »

Mateus
Mateus
Reply to  Victor
8 meses atrás

Claro que a Rússia tá ganhando! Dois anos para conquistar 15% duma região do tamanho do Mato Grosso do Sul é uma baita vitória. Quem sabe nos próximos 130 anos ele tome a Ucrânia toda. Até lá os Su-30 vão ser substituídos por naves espaciais.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mateus
8 meses atrás

“Até lá os Su-30 vão ser substituídos por naves espaciais.”

Dizem que os russos conseguiram projetar um disco voador e chamaram o ET Bilu para pilotar, já tem até vídeo do encontro dele com um F-16 da Ucrânia.

https://youtube.com/shorts/_lMy1bNNm9c?si=9OukpfX4qWQRYKuY

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Dizem que os russos conseguiram projetar um disco voador e chamaram o ET Bilu para pilotar”

Na propaganda de Moscou, que sempre disse desenvolver as “melhores e mais fantásticas armas, insuperáveis na terra, no espaço e no alienígena”, não duvidaria surgir esse tipo de tese.
E vários aqui ficariam replicando ad nauseam como se estivessem em um orgasmo virtual coletivo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Felipe M.
8 meses atrás

“E vários aqui ficariam replicando ad nauseam como se estivessem em um orgasmo virtual coletivo.”

Tipo os “Game Changer” e “Divisores de Água” ocidentais na Ucrânia, né?
Tipo o abate de 99% de drones e mísseis em Israel, né?
Cada um acredita na baboseira que quiser…

Yuri
Yuri
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Sim, sim, o domo de ferro não existe, confia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Yuri
8 meses atrás

Onde eu disse que o tal domo de ferro não existe? Eu acho e defesa antiaérea de Israel muito boa, principalmente o Iron Dome, agora, achar que Israel conseguiu realmente abater 99% dos mísseis e drones, aí já é viver em uma realidade paralela no qual já não tem mais volta, ou seja, não dá nem para tentar debater.

Yuri
Yuri
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Praticamente em todo o lugar que você vê, é dito que foram 99% e que não houve nenhum morto. Não sei aonde você viu que não foi, mas deve ser uma fonte bem questionável.

JHF
JHF
Reply to  Yuri
7 meses atrás

Podemos ser específicos usando a matemática com números amplamente ventilados (reais ou não, impossível saber …). Se vc tem 300 drones e mísseis lançados e caíram entre 9 e 15 (a depender da fonte), vc derrubou menos de 99% deles. Pura matemática. Ok, objeção #1- não chegaram a Israel 300 artefatos, o número é diferente….. Ok mas ahi piora pois continuam caindo entre 9 e 15, sendo interceptado um número proporcionalmente maior deles. Uma estimativa básica seria pensar que 1/3 dos artefatos foram interceptados fora de Israel pelas forças dos outros países. Ahi a matemática aponta uns 10-12 (quantidade conservadora)… Read more »

Lopes
Lopes
Reply to  Yuri
7 meses atrás

Manda ele pra Ucrânia pra vc ver oque acontece .

Bispo
Bispo
Reply to  Mateus
7 meses atrás

Esqueceu de mencionar os 30 países as hiper sanções bem como a mídia ocidental vendida que já consideravam a Rússia uma Etiópia, rs… a relatos , rs…que a Europa está fazendo despacho em saguão de aeroporto, …para que Irã x Israel não explodam os custos do gás e petróleo.

Resumindo: quem pode gerar energia e vender o excedente… “não morre pagão” … 🙃

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Reply to  Mateus
7 meses atrás

Tanto a antiga União Soviética ficou 10 anos no Afeganistão 1979-1989 quanto os EUA ficaram 20 anos no Afeganistão 2001-2021 então ambos seriam xadrez 5D já que ambos torraram Bulhões senão trilhões ?Guerra do Vietnã? Guerra Angolana ? Não dá pra simplificar coisas complexas países erram e ganham testam e etc não e exclusividade da Rússia ou dos EUA fazerem isso e ganhar poder ser bem mais amplo um conflito enquanto a guerra da Rússia X Ucrânia não acabou tendo um desfecho fixo ainda não podemos concluir o cenário total do conflito apenas o que por enquanto foi conseguido ,… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Victor
7 meses atrás

até o momento ele tá, começou bem, perdeu umas peças agora tá se recuperando bem.

fjuliano
fjuliano
8 meses atrás

A resiliência russa é histórica mesmo. Palmas de pé para eles, notável e admirável, o país mais sancionado da história da humanidade segue derrotando o grupelho cujo objetivo sempre foi desmembrar a Rússia em vários estados puppet.

Agora um ponto que fica bastante claro nessa constatação: o mundo vai bem além de Europa ocidental + EUA/Canadá. Bem além. E que bom para o Brasil que seja assim, quem sabe até nossos conterrâneos que tem medo e raiva de deixar de ser um misto de província/aterro sanitário desse pessoal, mudem de opinião, ou pelo menos suas próximas gerações mudem essa visão.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  fjuliano
8 meses atrás

Engraçado que o resto do mundo´´, que c…. e andou pra essas sanções e continuou fazendo negócios com a Rússia, como índia, China, praticamente toa a Ásia e o Brasil, suas economias estão indo bem, ou tão bem quanto possível.
Enquanto isso, a poderosa indústria química e de siderurgia alemã, está pedindo socorro pro Estado, por causa da alta do preço da conta de luz, dos commodities, e da concorrência chinesa.
E vamos ignorar também dos países europeus que continuam comprando commodities russas por meio de terceiros…

Quirino
Quirino
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Dono do feudo (Estados Unidos) 1 X Vassalos (Europa) 0.
Nos últimos 20 anos a Europa se enfiou em varias enrascadas por ir nas ideias dos Estados Unidos, alguns exemplo são a gigantesca migração vinda do oriente médio fruto de burrices da OTAN e o mato sem cachorro que ela esta atualmente com a Ucrania.
No dia que a Europa parar de ser vassala e passar a pensar e agir por conta própria talvez ela não caia nas enrascadas que os Estados Unidos mete ela.

Last edited 8 meses atrás by Quirino
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Quirino
8 meses atrás

Os europeus caíram no canto da sereia´´ de que, se a Rússia não for impedida na Ucrânia, ela invadirá o resto da Europa, como se os russos fossem os aliens de Independence Day. Por isso, comprometeram suas economias, seja gastando o que não tem, seja boicotando sua fonte de energia barata´´, com uma guerra que, pra início de conversa, era totalmente evitável, caso a Europa não fosse Maria vai com as outras´´ dos EUA. Agora estão numa sinuca de bico: se derem pra trás e cortarem a ajuda a Ucrânia, a Ucrânia perde e eles ficam muito mal na fita.… Read more »

Mirade1969
Mirade1969
Reply to  Quirino
8 meses atrás

A Europa é imperialista, sendo assim migração nada mais é que o efeito tardio de anos de imperialismo que deixou eles ricos e os países que hoje mandam seus cidadãos imigrar para Europa pobres. Só a exploração gerou isso e ainda vai se agravar mais.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Mirade1969
8 meses atrás

Sabe o que é a imensa ironia disso tudo? Que essas ondas de imigração ilegal em massa pra Europa ocorreram principalmente depois que a Europa, sendo Maria vai com as outras´´, caiu na lábia dos EUA e interviu diretamente em países como Líbia, Afeganistão e Iraque. Enquanto isso, os EUA, o principal instigador disso, fica de boa´´ do outro lado do Atlântico, deixando o ônus disso pros europeus. A mesma história com essa guerra da Ucrânia: a Europa, novamente sendo Maria vai com as outras´´, ficará com o ônus disso tudo, enquanto os EUA, ao longe, colhem os bônus. Todo… Read more »

Macgaren
Macgaren
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

Russos gostam tanto da gente que até mandaram um espião na embaixada para recrutar brasileiros, tudo pelo amizade.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Macgaren
7 meses atrás

Que coisa né? A propósito: quem gosta do Brasil? Por gentileza me diga quem é amigão do Brasil

Carlos
Carlos
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Eis que surge um supra sumo do conhecimento que questiona tudo e todos. Quando queres dados do Brasil vais ao IBGE e tens os dados que procuras e esses dados são verdadeiros. Na Rússia não tens esses dados disponíveis e quando disponibilizam alguns, esses dados são mais do que fabricados pela propaganda do Kremlin, daí a previsão do FMI, procura a origem dos dados que dizem que a Gazprom perdeu 40% das suas receitas e não será na Rússia que os encontrarás, a não ser que sejas hacker, porque a verdadeira informação está trancada a sete chaves.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Carlos
8 meses atrás

Eis que surge um supra sumo do conhecimento que questiona tudo e todos´´

Tenho o direito de questionar o que eu bem entender. Você é livre pra simplesmente ignorar meus comentários, dar dislikes neles e passar reto.
Me mira e me erra. Me ignore, da mesma maneira que eu nem ligo pras bobagens que você fala e nem perco meu tempo as lendo.

Passar bem.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Carlos
8 meses atrás

“a verdadeira informação” está nos ArquivosX, em um cinema próximo de vc.

Gabriel Pereira Lima
Gabriel Pereira Lima
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

São matérias do início do conflito, as previsões eram essas mesmas aí, mas a Rússia é um país de tamanho continental com grandes reservas de minérios é energia e mentes é mesmo com a desindustrialização causada pelo fim da união soviética, ainda tem hoje uma indústria local bastante forte é muitos parceiros econômicos, sendo impossível isolar a Rússia do comércio mundial o interessante que quando pessoas lúcidas é geopolíticos de respeito falavam isso, chamavam de “Russets”.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Gabriel Pereira Lima
8 meses atrás

O problema não foram as previsões do início do conflito. O problema eram as bases da esmagadora maioria dessas previsões. Poucas delas eram baseados em dados ou prognósticos, a esmagadora maioria delas eram baseados em histeria, em torcida, em dados tirados do ar´´. Se, na época, você simplesmente perguntava ou questionava sobre isso, sofria quase um linchamento moral. A melhor coisa do tempo é que, com ele, você pode respirar, botar a cabeça no lugar, e analisar friamente as coisas. Tirando meia dúzia de gato pingado, ninguém mais acredita naquelas idiotices do tipo mísseis com chip´s de geladeira´´ ou munição… Read more »

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

teve apressado soltando teoria pra todo lado. Várias contra a Rússia. Várias contra a europa. Diziam que o “inverno estava chegando” na europa e que todos morreriam de frio. Continuam dizendo que quebrarão em x tanto de tempo. Enfim. Se o seu problema é com os apressados que disseram algo que não se confirmou, poderá apontar o dedo pra todo lado, que lá teve algum “especialista” fazendo alguma previsão errada. Inclusive, tem um “especialista” famoso no youtube brasileiro, “ex isso e aquilo”, que não acertou praticamente nada dentre suas centenas de chutes desde 2022, da mesma forma que o Hoc,… Read more »

Yuri
Yuri
Reply to  Gabriel Pereira Lima
8 meses atrás

Um país continental e a maior parte do seu território é uma geleira gigante que custa uma grana pra explorar. Uau.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Essa primeira matéria envelheceu meu mal…

“A capacidade do Kremlin de guerrear já está limitada, mas o pior ainda está por vir.”

Por Agathe Demarais , diretora de previsão global da Economist Intelligence Unit .

Essa Agathe Demarais, será que também é “especialista e professora”? 🤔

Mas, eu ainda acho que até o final do ano a Rússia vai colapsar, vamos aguardar…

André
André
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

O mania horrível de colocar de maneira pejorativa uma profissão tão sofrida como a de professsor. Essa palavra deveria ser algo de muito orgulho.

Quirino
Quirino
Reply to  André
8 meses atrás

Infelizmente os próprios “professores” acabaram com a imagem do profissional.

Maurício.
Maurício.
Reply to  André
8 meses atrás

Veja que eu coloco “professor” sempre entre aspas, o resto fica a seu critério.

nereu
nereu
Reply to  Maurício.
7 meses atrás

ela ser professora é o de menos, em uma pesquisa rápida achamos ligações(European Council on Foreign Relations) com governos europeus e japonês, OTAN George Soros, Microsoft e mais alguns Bilionários NÃO NOMEADOS

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

O pior é que esta gente não perde o emprego, ao contrário. Ocupam lugares de destaque na mídia mainstream como porcos pseudo analistas cujas principais características são a mais absoluta falta de capacidades para analisar seja lá o que for e o compromisso em divulgar mentiras e inventar projeções fantasiosas perniciosas para manipular as massas e mercados financeiros de imediato. Isto nunca vai cessar porque a maioria das populações estão no nível de mentalidade de rebanho. Mas não há dúvidas de que tudo isto se configurou como um gigantesco vexame para o bloco ocidental que está em guerra econômica e… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Quando vi que os Russos estavam comprando quantidades grandes de ouro de forma contumaz nas últimas décadas, e já possuía uma das maiores reservas mundiais deste metal antes do início do conflito, entendi que estavam se preparando para um confronto com os gringos faz tempo.

Wagner
Wagner
8 meses atrás

A Rússia se livrou a tempo da bobagem “Liberalismo de livre mercado”.

Henrique
Henrique
Reply to  Wagner
7 meses atrás

é mesmo.. tomara que voltem logo pra como era a URSS

com tabelamento de preço e plano quinquenal

Last edited 7 meses atrás by Henrique
Kommander
Kommander
8 meses atrás

Enquanto a China existir, não há sanção ocidental que funcione.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Kommander
8 meses atrás

Obviamente, a China não participar desse teatrinho de sanções ajudou muito, mas não foi só isso.
Você simplesmente NÃO consegue embargar um país do tamanho e importância geopolítica como a Rússia, um país riquíssimo em recursos naturais e com o maior arsenal nuclear do planeta.
Acharam que a Rússia fosse um Zimbábwe ou Paraguai da vida, mas descobriram que não é assim que a banda toca.

A Europa e os EUA estão começando´´ a descobrir que o resto mundo não segue mais cegamente a cartilha deles, e que o resto do mundo faz negócios com quem bem entender.

Yuri
Yuri
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Veremos por quanto tempo a Rússia e a China vão fazer o que quiser…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Yuri
8 meses atrás

“Veremos por quanto tempo a Rússia e a China vão fazer o que quiser…”

Nossa, Putin e Xi Jinping nem vão dormir essa noite.

Yuri
Yuri
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Essa noite vão conseguir tranquilamente. Agora, ano que vem, tenho dúvidas se vai ter uma noite que eles vão conseguir dormir.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Reply to  Yuri
7 meses atrás

Deveria dizer isso justamente aos EUA e aos cinco olhos .

Gabriel BR
Gabriel BR
8 meses atrás

Não foi falta de aviso , os indícios eram muitos!
Só compra a narrativa da OTAN quem quer ser enganado

Pit
Pit
8 meses atrás

Não se sustenta nem a p@u, além de ser concentrado…enquanto a taxa de falência de empresa muito alta.

carvalho2008
carvalho2008
8 meses atrás

Postei exatamente isto 7 horas atras no topico do Analista chines…ele não respondeu nem considerou os dados acima desta materia….

A Russia tem aumento de PIB a revelia de sanções…..com o Irã foi assim, não haveria como ser diferente com a Russia…

O mundo precisa de Energia e comida….e a russia tem….ela apenas desviou para outros mercados consumidores…..furou a bolha do dolar como lastro internacional de moeda….

Andromeda1016
Andromeda1016
8 meses atrás

O tiro dos gringos está saindo pela culatra

Raymundo
Raymundo
8 meses atrás

O FMI sempre erra pra baixo os crescimentos do Brasil e da Rússia. Com essa correção que fizeram agora perto do meio do ano, espero que acertem

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Raymundo
7 meses atrás

Isto é verdade, desafio qualquer colega que encontre uma previsão FMI para o Brasil em começo de ano, que não fure feio ao final do ano….sempre começamos com previsões horríveis, independente de governo e depois termina com indice bem melhor….é impressionante…. Sobre o crescimento brasileiro no ranking, existem 2 fatos basicos: 1 O mundo internacional está derretendo lá fora a 5ou6 anos, e o brasileiro não se dá conta disto…temos um certo isolamento cultural e econômico disto, as vezes até aliena 2 O Brasil tem se saído bem das crises nos últimos 5-6 anos…. o que aliado a derrocada mundial… Read more »

Wcm
Wcm
8 meses atrás

Essas guerras são um aprendizado que o mundo é o poder mudou literalmente, EUA Ainda acha que manda e desmanda …já era, não existe pais qe se deu bem se aliando com eles , fora EUR, Japão e Austrália o restante se não cair pro lado da China fai continuar miserável.e dependente deles

Yuri
Yuri
Reply to  Wcm
8 meses atrás

Vai ser a mesma história com a China. Não existe santo no mundo.

Heinz
Heinz
8 meses atrás

Queria muito entender como fazem esse cálculo, porque pela lógica, a Rússia está gastando uma barbaridade de dinheiro na guerra, e está vendendo suas comodities a preços muito mais baixos do que no inicio do conflito. Esse “crescimento” é de fato real e impulsionador, ou é só um momentante de números? Pergunta de leigo mesmo, gostaria de entender mais sobre o assunto,

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Heinz
7 meses atrás

De alguma forma, funcionou para eles se libertarem do custo do dólar em transações internacionais….Isto amorteceu seus custos internos…

Henrique
Henrique
Reply to  Heinz
7 meses atrás

é o calculo do PIB PIB = C + I + G + X – M Onde: C = Consumo das famílias I = Investimento G= Gastos do governo X = Exportações M = Importações tu mete um G la pra cima e magicamente teu país sobe na tabela. Ccomo países tão pouco se lixando pra equilíbrio fiscal pq a solução é so meter imposto alto pra isso pra eles tanto faz estourar as contas com divida, o que importa é falar pra galera que cresceu (sem falar que o chicote vai cantar depois) se o Brasil pegar um empréstimo… Read more »

Scudafax
Scudafax
7 meses atrás

O livre mercado é assim desde que sob completo domínio de empresas americanas. Duvidam? Vejam a reportagem abaixo:

https://www.cnbc.com/2024/04/18/china-slams-us-probe-into-its-shipbuilding-industry-for-unfair-practices.html

Se você dominar o mercado e não for de um país da OTAN, ou ocupado militarmente, vai sofrer todo tipo de ataques.

BraZil
BraZil
7 meses atrás

Bom dia. Gente, o que? não tem a assinatura do Feng Yujun, portanto, vale nada essa previsão…

Binho
Binho
7 meses atrás

Russia é top 3 na maioria dos minerais do planeta,
derivados de combustíveis fósseis…..e outras tantas riquezas de seu vasto territorio

Além disso povo trabalhador e pragmatico

Por isso tiveram tantas invasões no passado, guerras contra mongois, turcos, contra Império da Suecia, aquela coalizão formada por Napoleão, 1º guerra da Crimeia contra potências Ocidentais, Japão, e por fim o Eixo com Hitler…..

País cobiçado

Heinz
Heinz
Reply to  Binho
7 meses atrás

Cara, ninguém quer invadir a Rússia nos dias atuais, principalmente com o advento das armas nucleares. É tipo dizer que um país quer invadir os EUA.

Luiz
Luiz
Reply to  Heinz
7 meses atrás

Eles não querem invadir a Rússia, só querem um governo amigo que entregue suas empresas a preço de relógio e quinquilharias e partir a federação russa em pequenos países… Geórgia, Chechênia, etc… Dividir, conquistar, por suas multinacionais, seus bancos, suas elites financeiras… Mais ou menos como fizeram com o Brasil, onde quase toda a produção do PIB, vira lucro de empresas estrangeiras…

Yuri
Yuri
Reply to  Luiz
7 meses atrás

Se isso se transformar em benefícios pra população em geral( e muitas vezes, se transforma ), eu não vejo problema.

JHF
JHF
Reply to  Yuri
7 meses atrás

Pega o Brasil e explica ahi qual o benefício disso tudo para 70% da sua população que ganha até 2 salários mínimos ….

BraZil
BraZil
Reply to  Luiz
7 meses atrás

Perfeito Luiz. Já comentei em posts passados por que a Rússia é tão obstinada em sua defesa…a Rússia tem um nível de independência enorme em várias áreas e domínio em outras tantas e isso incomoda muito…

EuaOTAN
EuaOTAN
Reply to  Heinz
7 meses atrás

primeiramente quem liga de invadir os EUA ? oque vc acha que tem la pra ser tão cobiçado mes responda se tiver argumentos.

Scudafax
Scudafax
7 meses atrás

Custo exorbitante reportado pela Marinha dos EUA no Oriente Médio:

https://www.newsmax.com/world/globaltalk/navy-middle-east-houthis/2024/04/17/id/1161426/

Um bilhão de dólares desde outubro, gastos principalmente para interceptar drones e mísseis do Yemen, com mísseis de até 3 milhões de dólares…

Com mísseis e drones é possível criar uma assimetria de valor insustentável no longo prazo. Enquanto as defesas baseadas em feixes concentrados de lasers não se tornam operacionais.

Scudafax
Scudafax
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
7 meses atrás

Obrigado, Nunão. Não tinha visto ainda este post. Desculpe pelo Off-Topic.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Reply to  Scudafax
7 meses atrás

Teve um cara no YouTube alegando que o Irã gastou 2 bilhões de dólares no ataque kKK e cada propaganda

Sagaz
Sagaz
7 meses atrás

Após retração de vários % vai subir 3%. Então eu tinha 100mil, perco 10mil, mas esse ano estou melhor que todo mundo porque vou ganhar 2,7mil!

Neural
Neural
Reply to  Sagaz
7 meses atrás

Rússia aumentou absurdamente a produção de armamentos. Dizem que estão fabricando mais de 100 T-90M e T72B4 só na fábrica de Ural, a cade mês. Isso dá pra repor tranquilamente as perdas que estão baixas no momento. Mas o Shoigu quer ao menor o dobro disso por mês