Rússia segue avançando pelo Leste da Ucrânia, após queda de Avdiivka
A Rússia afirmou na quinta-feira que as suas forças avançaram ainda mais no leste da Ucrânia, aumentando a pressão sobre Kiev dias antes do aniversário de dois anos do conflito.
A Ucrânia tem enfrentado intensa pressão na sua frente oriental nos últimos meses, à medida que enfrenta a escassez de munições e os atrasos na tão necessária ajuda militar ocidental.
O Ministério da Defesa russo disse quinta-feira que capturou Pobeda (“vitória” em russo), uma pequena aldeia na linha da frente a cerca de cinco quilómetros a oeste da cidade de Donetsk.
“Na frente de Donetsk, unidades do grupo de tropas ‘Sul’ libertaram a aldeia de Pobeda e melhoraram a sua posição ao longo da linha da frente”, afirmou.
A captura, se confirmada, marcaria mais um passo em direção ao oeste para Moscou, que na semana passada tomou o antigo reduto ucraniano de Avdiivka após meses de batalha.
A Ucrânia disse num briefing na quinta-feira que estava “contendo as forças inimigas” em Pobeda, mas não refutou explicitamente a afirmação de Moscou.
FONTE: Moscow Times
Coitados dos Russos. O exército dizimado e agora lutando com pás e paus, a força aérea já não existe, construindo os poucos mísseis que ainda podem com chips de geladeiras e máquinas de lavar. Daqui a pouco a Otan chegará a Moscow. Dizem que Putin já está lá na China. 😁
E viva a democracia nos USA…
Hehe!!!
Sem contar que Putin já se encontra hospitalizado e em estado terminal… rsrs
Não sabia que o Zelensky postava aqui com nome de brasileiro … rsrsrsrs
“A Rússia é uma maquina de guerra, eles derrotaram Hitler e Napoleão, aquilo é uma maquina de guerra” – Donald Trump.
Se o Ocidente não estivesse tratando a Rússia como um país de 5° categoría desde o fim da URSS, talvez essa e outras guerras teriam sido evitadas…..
EDITADO
COMENTÁRIO POSSUI CARACTERÍSTICAS DE TROLLAGEM.
Passaram 2 anos de propaganda dizendo que os russos lutavam com pás, que eles estavam sem munição, que os russos eram uma massa bestializada, e que a contra-ofensiva ucraniana seria a “panacéia contra todos os males”.
Depois da contra-ofensiva não ter se desentolado do jeito que os aliados esperavam ( e tô sendo generoso com as palavras aqui ) e finalmente a realidade bater na porta, pra “começarem” a admitor que os russos são osso duro de roer…
Quem diria que Trump seria uma das poucas vozes de bom-senso nesse meio…
EDITADO
COMENTÁRIO POSSUI CARACTERÍSTICAS DE TROLLAGEM.
Se a Ucrânia , não procurar o caminho da Diplomacia , vai acabar perdendo muito mais territórios para a Rússia .
Já disse: o “timming” pra Ucrânia ter conseguido alguma coisa diplomaticamente foi após a 1° contra-ofensiva, quando ela ainda tinha tropas, material e a ajuda Ocidental era firme.
Mas hoje? Nem seus próprios aliados sabem se vão continuar doando pra ela até o meio do ano.
O presidente da Ucrânia acabou de declarar que está planejando uma contra ofensiva 2024 com o novo general… Prometeu vitória e a glória.
Só faltou combinar se ainda vai ter gente suficiente em seu país pra fazer essa “contra-ofensiva” até lá…
É o famoso avanço para trás conforme alguns especialistas falavam aqui que a Rússia estava a dois passos da derrota.
Aquele blindado russo com os dois canhões automáticos, o Terminator, deve ter feito um estrago pesado nas tropas de Kiev.
Até agora são pequenos avanços ao redor de Avdiivka, parecem movimentos limitados com consolidação de posição.
E a pressão sobre o zé só aumenta:
População cansada, cidades devastadas, mortes sem sentido. Lembrando aqui de Soledar, Bakhmut e agora Avdiivka. Moedores de carne ucraniana, naquelas de resistir a todo custo, mesmo sem condições de vitória.
Será que para a população na Ucrânia, a vontade de lutar é toda esta mesma, que o Zé tenta mostrar? Por isso o comandante das tropas foi trocado.
Resistir perde o sentido quando tudo que você amava foi destruído.
Não acredito que o Zé tenha autonomia para decidir o futuro da Ucrânia e os rumos da guerra.
Nesse momento, parece que ele apenas faz parte do time de “obreiros” ou “executores” das ordens emanadas do QG dos EUA/Otan.
LEmbrando que os Nazis fizeram com a França, expulsaram eles e tomaram territorios matando milhares, mas eles desistiram ?, e se ChurChill desisitisse ?, os próprios Russos não desistiram em Stalingrado mesmo com 20 milhoes de mortos, os Vietcongs nao desistiram e o Talib]a não desistiu, uma hora o invasor cansa, e ditadores envelhecem e morrem,.