35º aniversário da retirada soviética do Afeganistão
Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro , se dá o 35º aniversário da retirada da União Soviética do Afeganistão.
Embora a invasão soviética do país tenha sido um incidente doloroso e desagradável para o povo, resultando em mais de um milhão de mortes de afegãos, milhares de feridos e milhões de pessoas forçadas a migrar.
O ataque da União Soviética ao Afeganistão, que levou a uma guerra que durou uma década no país, resultou em extensas perdas materiais e humanas.
Em Dezembro de 1979, a antiga União Soviética enviou milhares de soldados ao Afeganistão para controlar política e militarmente o país.
Em 15 de fevereiro de 1989, as últimas unidades do exército da antiga União Soviética foram forçadas a sair do Afeganistão devido à resistência dos Mujahideen, encerrando a sua presença de uma década no país.
A invasão do Afeganistão pelo antigo Exército Vermelho Soviético marcou o início daquilo a que os afegãos hoje se referem como a “guerra dos quarenta anos”.
Entretanto, os talibãs celebraram o dia da retirada da União Soviética do Afeganistão na quinta-feira, 15 de Fevereiro, e afirmaram que o Afeganistão alcançou a vitória três vezes no último século, recuperando cada vez a sua “liberdade e independência”.
De acordo com a declaração, a recente libertação do Afeganistão da nova ocupação em Agosto de 2021, com assistência divina, sublinha o forte sentido de independência do povo afegão e a sua determinação em proteger a sua religião e a sua pátria.
Especialistas afegãos alertam que a situação actual no Afeganistão é terrível, com uma crise humanitária catastrófica. O país enfrenta desafios como a pobreza, a escassez de água e energia, as baixas taxas de alfabetização, as violações dos direitos humanos e as políticas opressivas dos Taliban, colocando tudo em risco e conduzindo ao pior colapso da sua história.
Apesar dos progressos realizados nos últimos 20 anos, as conquistas do Afeganistão estão agora em perigo devido a estas questões prementes. O país enfrenta desafios sem precedentes, que põem em perigo a sua estabilidade e o seu progresso.
FONTE: KhaamaPress
Alguém maís quer se aventurar no Afeganistão?
Sinistro né? Ingleses no século XIX, soviéticos no XX, americanos no XXI, sem lembrar lá dos primórdios, acho que até Geghis Khan se deu mal.
A geografia do Afeganistão é seu maior trunfo defensivo.
Mas macenônios,árabes e mongóis triunfaram ali.
Britânicos também. Perderam a primeira, mas tiveram certo sucesso na segunda. Os afegãos só foram se livrar e ter total independência em 1919.
Esses líderes não conseguiram pois isto está reservado para mim e o Exército Brasileiro!!
Deixarei o Afeganistão pro final!!
Vídeo desse dia:
O Último Soldado Soviético Deixa o Afeganistão (Forças Terrestres Soviéticas, URSS, Fevereiro 15, 1989)
https://odysee.com/@FrenteOriental:4/O-Ultimo-Soldado-Sovietico-Deixa-o-Afeganistao-Forcas-Terrestres-Sovieticas-URSS-Fevereiro-15-1989:6
Com certeza não, mas a Rússia está se aventurando novamente. Desta vez na Ucrânia.
EDITADO
Enquete:
Qual foi a saída mais vergonhosa do Afeganistão…
EUA – 1
URSS – 0
“The Soviet soldiers were looting from the dead in Afghanistan, including stealing money, jewelry and clothes.[241] During the Red Army withdrawal in February 1989, 30 to 40 military trucks crammed with Afghan historical treasures crossed into the Soviet Union, under orders from General Boris Gromov. He cut an antique Tekke carpet stolen from Darul Aman Palace into several pieces and gave it to his acquaintances.”
Na parte de crimes de guerra da Wiki sobre a invasão Soviética…
Sei … e não houve tais incidentes de roubos , etc com os EUA.
Porém o pior é a traição, praticamente todo afegão que atuava junto aos americanos foi abandonado a sorte , posteriormente foram caçados e mortos pelo Talibã. Fizeram o mesmo no Vietnã e na Síria(Curdos)
Quem paga pau para EUA , fica esperto, são traíras.
“Praticamente todos”, exceto os cerca de 120000 que foram evacuados…
Agora posta a parte dos crimes de guerra cometidos pela Austrália no Afeganistão, que tinha até competição para ver quem tinha mais mortes, além do batismo de fogo, onde cada soldado em patrulha tinha que matar um cívil, posta também porque os EUA ameaçam os juízes do TPI que querem investigar os crimes de guerra cometidos pelos EUA no Afeganistão.
https://www.forte.jor.br/2023/03/19/em-2018-os-eua-ameacaram-prender-juizes-do-tpi-se-eles-perseguissem-americanos-por-crimes-de-guerra-no-afeganistao/
Crimes australianos no Afeganistão
O Governo australiano acatou a denúncia de que 39 civis haviam sido executados. O MP daquele país abriu processo de investigação, e o que se tem hoje de confirmação é de que um soldado australiano atirou em um civil. Aguarda julgamento.
Tinha esquecido, a Rússia também ameaça de prisão os juízes do TPI. Medvedev também ameaçou de bombardear Haia.
Wikipedia em inglês?
Se o Tio Sam não ameaçasse qualquer um que tentar investigar os seus crimes de guerra pelo mundo essa pagina da Wiki teria que ter um novo servidor só para isso…. É muita democracia e liberdade nesse país……Mas só até tocar na ferida..
Conhece nada de história você.
Os americanos são expert em sair com as calças na mão quando .”o bagulho é louco” ..rs… Vietnã, Afeganistão… aguardando se meterem em Taiwan ..rs
E nunca é expulsão ou derrota…
URSS 15 mil soldados perdidos
EUA 2400 soldados perdidos
A diferença é muito simples: URSS calcava suas missões em operações terrestres.
EUA/OTAN sempre em bombardeios aéreos indiscriminados.
Sim. Bombardearam montanhas, indiscriminadamente. Já os Russos, matavam até os “presidentes” para colocar outro, para depois matar e assim vai
A URSS saiu ordenadamente do Afeganistão.
Não tem absolutamente nenhuma comparação com a saída caótica dos EUA/OTAN diante da ofensiva do Talibã.
Sim. Quaneo Chegaram em casa,acabou a o País.
Logo vocês irão ver o mesmo na Ucrânia.
Rússia devolvendo o solo roubado do vizinho, Vladimir Putin e sua família sendo exterminada e a inclusão da Ucrânia na OTAN e UE.
A história mostra que políticos (Putin) que tomam decisões baseadas na raça, cor e etnia nunca vencem!
Troca de médico, rs
O problema destes Talibãs é que eles sabem lutar obstinadamente mas não sabem governar.
Expulsaram as duas maiores potências militares e seria muito bom que depois da última grande vitória expulsando os eua eles entregassem a administração do país a gente competente e comprometida com seu país. Porém eles conquistaram o poder e não vão largar.
Estes é o contraponto nefasto das revoluções armadas. Lutam para libertar seu país de opressores estrangeiros e quando conseguem, se tornam os novos opressores ditadores de seu povo.
Sabem governar sim, mas do jeito deles. O objetivo é viver de acordo com os modelos vigentes nos séculos VII/VIII.
E tá tudo certo, por mais absurdo que isso possa soar. É ilusão achar que todos os povos podem/querem viver seguindo a mesma linha de raciocínio ocidental.
O que EUA/Europa fizeram pelo Afeganistão depois de gastarem > U$ 2 trilhões nesse conflito?
Se tivessem usado 10% disso em infraestrutura civil o país tinha resolvido todos os problemas básicos de bem estar civil.
Mas o objetivo nunca foi esse; aliás, em nenhum país das intervenções dos EUA-OTAN.
O atual talibã é muito, muito diferente do que tomou o poder em 1996.
Quando as coisas não estiverem dando certo, lembre-se que até o maior e mais poderoso exército que o mundo já viu teve os seus fracassos…..
Me Desculpe. Mas o mais Poderoso foi o Romano
Sim, no tempo dele. O colega acima está citando o exército mais poderoso que já existiu, no caso o soviético. O mais poderoso de seu tempo e por sua vez, o mais poderoso da história.
Sim. Na minha Opinião o Exército Romano foi o mais poderoso da História
Roma teve o exército mais eficiente e efetivo, agora o maior e com mais poder de fogo da história foi o Exército Vermelho da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Maior não quer dizer que é mais poderoso
Nada na história humana se compara ao poder yanke. Infelizmente eles são dominantes.
Me desculpe, mas o mais poderoso foi o mongol, tanto em números de combatentes, quanto em territórios conquistados.
Pelo menos sairam de forma ordenada, já a maior potencia militar do Mundo saiu de forma desordenada.
Muito ordenada anda a Ofensiva De 3 dias em Kiev
Não, não saíram. Foram atacados e com cerca de 500 baixas.
https://en.wikipedia.org/wiki/Soviet_withdrawal_from_Afghanistan
Sofreram baixas até o final, mas conseguiram sair de maneira menos vergonhosa que os EUA. o erro dos EUA foi anunciar o dia que ia sair, e pelo fato de não ter criado uma lista de apoiadores que não poderiam ser deixados para morrer.
Não considero que foi uma retirada de militares, os militares a maior parte dos poucos milhares já tinham sido retirados, mas enviaram 7000 para evacuarem os civis e conseguiram evacuar cerca de 120000.
O fracasso foi não conseguirem estabelecer um governo no Afeganistão mas não considero o resgate de 120000 uma vergonha. Poderiam ter sido mais mas as circunstâncias, como o rápido avanço dos Talibã, não o permitiram.
O caos foi causado por toda a população em pânico para sair, por vários motivos.
Saíram de forma ordenada. Ato seguinte= Colapso total e generalizado da URSS
Chernobyl e o Afeganistão sugaram o que restava da morimbunda URSS…
sim kkkkkkkk Gastaram aproximadamente 400bi pra ganhar nada
O Tio Sam torrou um PIB do Brasil no Afeganistão pra no fim entregar o país para terroristas de Havaianas e Ak-47 kkkkkkkkkkkkkkkkk
Os Barbudinhos de Chinelo ajudaram a destruir o Imperio ?
Chá de polônio deveria ser proibido, ou será que ele escorregou no banheiro e bateu a cabeça na quina da pia?
Edit: na pressa cliquei no comentário errado…
Off topic: Navalny morreu.
Essa foi mais uma constatação de que exércitos regulares podem começar uma Guerra, mas Exércitos do Povo sempre vencerão. Alguém espera a vitória da Rússia com sua invasão criminosa na Ucrânia??? Esse é um evento impossível.