Três soldados americanos mortos em ataque de drone na Jordânia, pelo menos duas dezenas feridos
Três soldados do Exército dos EUA foram mortos e pelo menos duas dezenas de membros do serviço ficaram feridos em um ataque de drone durante a noite em um pequeno posto avançado dos EUA na Jordânia, disseram autoridades americanas à CNN. Este é o primeiro incidente em que tropas americanas foram mortas por fogo inimigo no Oriente Médio desde o início da guerra em Gaza.
O assassinato de três americanos na Torre 22 na Jordânia, perto da fronteira com a Síria, representa uma escalada significativa em uma situação já precária no Oriente Médio. As autoridades disseram que o drone foi disparado por militantes apoiados pelo Irã e parecia ter vindo da Síria.
O Comando Central dos EUA confirmou em um comunicado no domingo que três membros do serviço foram mortos e 25 feridos em um ataque de drone unidirecional que “atingiu uma base no nordeste da Jordânia”.
O presidente Joe Biden prometeu no domingo responsabilizar os responsáveis pelo ataque, dizendo que, embora os fatos ainda estejam sendo coletados, “Sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã operando na Síria e no Iraque.”
“Esses membros do serviço encarnavam o melhor de nossa nação: Inabaláveis em sua coragem. Inflexíveis em seu dever. Intransigentes em seu compromisso com nosso país — arriscando sua própria segurança pela segurança de seus companheiros americanos, e nossos aliados e parceiros com quem estamos na luta contra o terrorismo. … Tenham certeza – todos os responsáveis vão prestar contas no momento e da maneira que escolhermos.”
Até sexta-feira, houve mais de 158 ataques às forças dos EUA e da coalizão no Iraque e na Síria, embora os oficiais tenham descrito o constante bombardeio de drones, foguetes e mísseis como malsucedidos, já que frequentemente não causaram ferimentos graves ou danos à infraestrutura.
Não está claro por que as defesas aéreas falharam em interceptar o drone, que parece ser o primeiro ataque conhecido à Torre 22 desde que os ataques às forças dos EUA e da coalizão começaram em 17 de outubro. As forças americanas no posto avançado estão lá como parte de uma missão de aconselhamento e assistência à Jordânia.
Oficiais americanos têm repetidamente dito que não querem ver as crescentes tensões no Oriente Médio se transformarem em uma guerra regional. Perguntado na semana passada se o Pentágono avaliou que os representantes iranianos estavam intensificando seus ataques às forças dos EUA, a secretária de imprensa adjunta do Pentágono, Sabrina Singh, disse: “Não necessariamente, não.”
Em uma entrevista previamente gravada com a ABC News que foi ao ar no domingo de manhã, o presidente do Estado-Maior Conjunto, general CQ Brown, disse que parte do trabalho dos EUA é “garantir que as coisas que aconteceram no Oriente Médio não ampliem o conflito.”
“O objetivo é dissuadi-los e não queremos seguir um caminho de maior escalada que leve a um conflito muito mais amplo na região”, disse ele.
Houve dezenas de feridos desde que os ataques começaram — um alto oficial militar disse aos repórteres na semana passada que havia cerca de 70 — mas o Pentágono classificou a maioria deles como menores, exceto um soldado americano que ficou gravemente ferido em um ataque no Iraque no Dia de Natal.
O chefe de mandado oficial 4 Garrett Illerbrunn da 82ª Brigada de Aviação de Combate estava prestes a ser enviado de volta aos EUA para tratamento adicional depois de ficar gravemente ferido em um ataque de drone na Base Aérea de Erbil.
Os EUA tomaram várias ações retaliatórias contra os grupos apoiados pelo Irã no Iraque e na Síria, uma das mais recentes na semana passada, quando os EUA atacaram três instalações no Iraque usadas por Kataib Hezbollah e outros grupos afiliados ao Irã.
O assassinato de três americanos também ocorre quando os EUA e o Iraque devem começar em breve as conversas sobre o futuro da presença militar dos EUA no país.
FONTE: CNN
Normal, sempre vai ser dai para pior aquela localidade.
O que está acontecendo no Texas agora merece atenção especial. Se nada for feito, uma guerra civil está em vias de acontecer.
Acabarão sofrendo intervenção da guarda nacional e ficará por isto mesmo.
Quem bate leva também …
E recebe de volta
__________
__________
COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Terceira guerra mundial em andamento.
Concordo, Texas vs EUA vai começar como uma guerra civil e depois vai se espalhar pelo mundo! Se é pra viajar na maionese, vamos viajar com força! 😂
Acontece que o antigo movimento de independência do Texas está se intensificando cada vez mais. É improvável, mas não impossível a eclosão de uma nova guerra de secessão.
Um dia é da caça outro caçador .
__________
__________
COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Isso faz lembrar o declínio da URSS, quem era alinhado foram punidos, com a fuga dos EUA do OM, as monarquias cairá.
Tu que pensa
Biden é um fracasso total.
“Com Biden e sem Trump o mundo ficará mais suave” . Guga Chacra. 🤡
Acho que nem nossos presidentes poderiam ser tão incompetentes
Não entendi… “assassinato de 3 soldados”…
Eeee
Justo! Se fossem meros insurgentes locais, seria “neutralizados”, mas como são Estadunidenses, a imprensa usa “assassinados”. Pura hipocrisia!
Pois é Sr.Claudio …e isso tem até um nome … chamasse de .. “guerra de narrativas”… muito usada por mídias coorporativas ocidentais.
.
Quando geralmente coloca um dos lados como vítimas, por mais forte que seja essa vítima e o outro … o eterno vilão … por mais fraco seja o vilão.
.
Basta ver como ela se comporta na secular guerra entre palestinos Vs Israel…. até uns tempos atrás… quando o Hamas… era financiado pelo governo de Israel para combater o governo palestino de Yasser Arafat… eles não eram tidos como terroristas pela tal mídia…. e hoje … até a ONU virou a vilão na conta dessas mídias.
__________
__________
COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Algumas mídias alternativas dizendo que Israel está prestes a declarar guerra ao Líbano.
Não sei até que ponto isto é verdade, mas se ocorrer e Israel resolver invadir o Líbano, há uma grande possibilidade de se meter num lamaçal que lhe trará um resultado desastroso.
Quando foi que isso aconteceu? Israel já entrou no Líbano várias e várias vezes e entra sempre que quiser, não tem ninguém à altura da IDF, eles entram, removem a sujeira e saem, sempre foi assim, será mais um passeio.
Hj a guerra é diferente de 10 ou 20 anos atrás. Ninguém tem mais medo de grandes potências militares. Estratégias militares com pouco recurso e improvisos pode fazer muito estrago numa força militar.
Isso é fruto do acesso à armas baratas, eficientes, fáceis de se fabricar em grande quantidade, como drones, mísseis anti-tanque, anti-navio e etc.
Mas tem gente que diz que drones e mísseis são complexos e difíceis de construir.
E que têm de custar 3 milhões de dólares um missil.
Justamente por falta de ação.
Os Estados Unidos já deveriam ter passado o rodo no Irã há muito tempo.
Quem não decide não agir quando pode, quando decide agir talvez não possa mais…
Por que os EUA “têm que passar o rodo no Irã”?
Amiguinho, a Pérsia ancestral existe desde antes que sequer o idioma inglês viesse a existir.
E continuará a existir para desafiar a próxima potência que venha a surgir nesse mundo de Deus.
Pq eles financiam terrorismo por pura crença religiosa
E os EUA financiam terroristas mundo afora por causa de qual crença? Ideológica, financeira ou étnica?
Alexandre mandou um abraço. Tudo se limita a vontade dos exércitos de homens livres lutarem contra o exército de escravos.
Menos, menos. Em dois mil e seis levou um vareio. Hoje não existem mais trouxas. Basta ver os Houthis . De um país miserável e faminto fazendo o estrago que estão fazendo.
__________
COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS E PROSELITISMO POLÍTICO E IDEOLÓGICO. VOCÊ JÁ FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Os caras do Hamas de abrigo e nike dando um calor na IDF.
https://youtu.be/-jUxMU3vswE?si=-1frV17Ukar_pi1B
Israel ja levou uma sova do Hezbollah em 2006. A boca não é boa.
__________
__________
COMENTÁRIO APAGADO.
AVISO A TODOS: O COMENTARISTA NONATO ESTÁ SUSPENSO DA TRILOGIA.
FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES, AO LONGO DE MESES, TEVE VÁRIAS CHANCES DE MUDAR SUA ATITUDE MAS CONTINUOU A USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS E PROSELITISMO POLÍTICO E IDEOLÓGICO, DESRESPEITANDO SISTEMATICAMENTE E REPETIDAMENTE DIVERSAS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
POR ESSES MOTIVOS O COMENTARISTA NONATO ESTÁ SUSPENSO DOS BLOGS DA TRILOGIA.
QUE ISSO SIRVA TAMBÉM DE AVISO A TODOS QUE INSISTEM EM DESRESPEITAR OS DEMAIS COMENTARISTAS E AS REGRAS DO BLOG.
Porque atualmente os EUA forneceram equipamentos para o Líbano, de Bradleys e M60A3, FMTVs e M109, e os Super Tucanos.
Da última vez, saíram de lá expulsos pelo Hesbolah depois que os Marcava começaram a ser destruídos pelos mísseis anti-tanque iranianos.
E note que mesmo com Israel lá, o Hesbolah não acabou e se fortaleceu.
__________
__________
COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Pau que dá em Chico…
Isso já era óbvio que haveria retaliação tanto por parte dos houtis como indiretamente por parte do iran…
Cada dia acontece algum ataque em país diferente nessa região.
Ver qual será a reação dos EUA, mas está virando um caos ali.
“Sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã operando na Síria e no Iraque.”
Sabemos também que os EUA são invasores na Síria e no Iraque, sabemos também que a invasão desses países, principalmente a do Iraque, foi um prato cheio para a criação desses grupos radicais/terroristas. Sabemos também que os EUA se aliam com esses grupos quando lhes convém, os chamados “moderados”…rsrsrs. Ou seja, quem sai na chuva é pra se molhar, sem mimimi ou blá blá blá.
Boa tarde a todos. Os EEUU não batem só em bêbado. com relação ao Irã, por exemplo, na mídia de lá, (EEUU) só se fala no tal dossiê que eles tem sobre o país e estão juntando páginas e mais páginas ao mesmo. Creio que já tem umas 10 toneladas o tal dossiê.Desse jeito, creio que o plano deve ser jogá-lo de um c5 galaxy sobre Teerã….
__________
COMENTÁRIO APAGADO.
AVISO A TODOS: O COMENTARISTA NONATO ESTÁ SUSPENSO DA TRILOGIA.
FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES, AO LONGO DE MESES, TEVE VÁRIAS CHANCES DE MUDAR SUA ATITUDE MAS CONTINUOU A USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS E PROSELITISMO POLÍTICO E IDEOLÓGICO, DESRESPEITANDO SISTEMATICAMENTE E REPETIDAMENTE DIVERSAS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
POR ESSES MOTIVOS O COMENTARISTA NONATO ESTÁ SUSPENSO DOS BLOGS DA TRILOGIA.
QUE ISSO SIRVA TAMBÉM DE AVISO A TODOS QUE INSISTEM EM DESRESPEITAR OS DEMAIS COMENTARISTAS E AS REGRAS DO BLOG.
Essa massificação dos drones civis de venda livre modificados para usos militares, inicialmente desenvolvida pelo Estado Islâmico e transformada numa “ciência” pela Ucrânia, preocupa-me, pois irá ter sérias consequências para além da área militar.
Em pouco tempo, provavelmente também começarão a ser usados para atos de terrorismo, assassinatos políticos ou civis e guerras entre grupos criminosos, facilitando o anonimato e a distância de quem os usa para fins ilegais. E se as forças militares de países como os Estados Unidos ou Israel não os conseguem deter, maiores dificuldades terão as simples unidades policiais espalhadas pelo mundo.
Medo…
https://www.anduril.com/capability/counter-uas/
Agora aguentem o revide. Depois ficam soltando notinha pra Gutierrez. Pensam que atacando o EUA, vão salvar o Hamas do extermínio, está apenas começando… Tik tak tik tak
Americanos matam a rodo mundo a fora. Não podem morrer nem uma vezinha, sequer?
Sempre morreram, olhe os números no Iraque, Afeganistão e etc.
__________
COMENTÁRIO APAGADO.
AVISO A TODOS: O COMENTARISTA NONATO ESTÁ SUSPENSO DA TRILOGIA.
FOI ADVERDIDO DEZENAS DE VEZES, AO LONGO DE MESES, TEVE VÁRIAS CHANCES DE MUDAR SUA ATITUDE MAS CONTINUOU A USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS E PROSELITISMO POLÍTICO E IDEOLÓGICO, DESRESPEITANDO SISTEMATICAMENTE E REPETIDAMENTE DIVERSAS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
POR ESSES MOTIVOS O COMENTARISTA NONATO ESTÁ SUSPENSO DOS BLOGS DA TRILOGIA.
QUE ISSO SIRVA TAMBÉM DE AVISO A TODOS QUE INSISTEM EM DESRESPEITAR OS DEMAIS COMENTARISTAS E AS REGRAS DO BLOG.
______, vai demorar um pouco.
Talvez teus bisnetos, se você tiver, vejam alguma coisa.
EDITADO. COMENTE OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Rússia? 😂😂 Até o Irã está com mais moral que os Russos.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO POR NÃO SEGUIR AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.
Só três?! Pela lista de inimigos que os eua tem e estão aumentando, deveria ser maior…
Mas tudo a seu tempo, não vai tardar e turistas americanos não poderão andar calmamente em alguns lugares, como nos anos 70-80.
Bom provar do mesmo veneno.
Antes batia e levava “a bola” embora. Agora nem a bola consegue ver e leva umas na fuça..rs
O período pré-guerra já começou.
Pode ser que já estejamos em uma nova guerra mundial e ainda não nos demos conta, historiadores talvez digam daqui 100 anos que a 3a guerra começou em 2022 na Ucrania e em 2023-24 espalhou pro Oriente Medio. Parece que está cada vez mais difícil segurar um confronto aberto entre Irã e EUA, o que inevitavelmente levaria Europa, Israel, Russia e China a participarem. Em cima disso joga tensoes no Paquistao, India, Taiwan, Coreia do Norte e do Sul, Japao, Australia… o pavio ta cada dia mais curto.
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/01/arsenal-do-hamas-tem-armas-e-municoes-reutilizadas-do-exercito-de-israel.shtml
Quem tem … tem medo. https://gazetabrasil.com.br/destaques/2024/01/29/ira-nega-envolvimento-em-ataque-contra-base-dos-eua-na-jordania/
Os Estados Unidos me fazem recordar os anos de Senai.
Aonde presenciei garotos magrinhos e tímidos serem maltratados pelos “valentoes” que, ao ser confrontados por outros de igual quilate corriam pra baixo da saia da mamãe.
É o mesmo princípio. Até hoje engolem os quase TREZENTOS marines chacinados pelo caminhão bomba em Beirute. Sob os olhos do cowboy, Reagan. Que nada fez.
Coragem só Contra os pobre Jós do quintal latino americano…
Imaginem a opinião pública americana vendo seus soldados morrendo no outro lado do mundo em uma guerra que sequer foi declarada.
Aparentemente o drone inimigo foi confundido com uma unidade americana.
E os três mortos foram identificados:
https://www.nbcnews.com/news/world/3-army-reserve-soldiers-killed-jordan-drone-strike-identified-rcna136248
Curioso para ver a situação.
Ponto 1: Financial Times, anuncia a demissão de Zhaluzny.
Ponto 2: Financial Times, anuncia um crescimento ainda maior da economia russa com dados do FMI.
Ponto 3: até onde se dirá que a Ucrânia perdendo ainda mais territórios, tendo tanto apoio da OTAN, não foi derrotada?
Ponto 4: como ficam os EUA, sendo picados tal e qual um soldado armado, por “mosquitos” 🦟. Vai derrotar o mosquito com granada? Ou chacinar populações inocentes, imitando os outros em absoluta carnificina (15 mil mulheres, crianças e bebés mortos em menos de 3 meses)
AVISO DOS EDITORES: ESSE ASSUNTO NÃO TEM NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
3 Soldados americanos mortos em conflito, chama mais atenção aos americanos do que 500.000 mortos ucranianos, não é a toa que os EUA gostam tanto de guerras proxies.