BvS10 da BAE Systems participará de testes do Exército Indiano
As empresas líderes em propulsão elétrica e sistemas blindados, BAE Systems e Larsen & Toubro, anunciam uma parceria estratégica para introduzir o versátil veículo qualquer-terreno BvS10 no mercado indiano, atendendo às necessidades das Forças Armadas da Índia
19 de setembro de 2023 – A BAE Systems empresa líder em propulsão elétrica para serviços pesados, e a Larsen & Toubro Limited (L&T) anunciam parceria destinada a introduzir o renomado veículo qualquer-terreno BvS10 no mercado indiano. O acordo, que inclui licenciamento e fabricação, visa fornecer às Forças Armadas da Índia uma solução de Veículo Articulado para Qualquer Terreno (QT) sob medida.
De acordo com os termos do contrato, a L&T assumirá a posição de principal fornecedora no mercado indiano, com o apoio crucial da BAE Systems Hägglunds, fabricante sueca da bem-sucedida família de veículos BvS10. O projeto conjunto da BAE Systems e da L&T resultou na modernização do BvS10 para atender às exigências específicas das Forças Armadas indianas, dando origem à nova variante chamada BvS10-Sindhu. O programa QT tem como objetivo oferecer veículos do Complexo de Sistemas Blindados da L&T, complementados pelo suporte logístico integrado (ILS).
“O nosso veículo qualquer-terreno BvS10 demonstrará as capacidades essenciais que o Exército Indiano necessita durante os testes previstos para o final deste mês. Mobilidade incomparável, flexibilidade e a capacidade de operar em condições climáticas extremas são elementos centrais do design do BvS10”, afirmou Tommy Gustafsson-Rask, Presidente Executivo da BAE Systems Hägglunds. “Essa parceria com a Larsen & Toubro nos proporciona a oportunidade de expandir nossa presença no mercado do Indo-Pacífico”, completou o executivo.
A Larsen & Toubro vê essa colaboração como um catalisador para o crescimento de seu segmento de Sistemas Blindados, apoiado por uma sólida base de fabricação e design, aliada à experiência da BAE Systems. Arun Ramchandani, Vice-Presidente Executivo e Diretor da L&T Defence, expressou: “A parceria entre a L&T e a BAE Systems une nossos pontos fortes para fornecer uma solução que atende às expectativas do Exército Indiano. O BvS10-Sindhu é o veículo ideal para enfrentar terrenos extremamente desafiadores e as condições climáticas em que será implantado”.
O veículo BvS10 em exposição na DSEI em Londres nesta semana se destaca por ter uma configuração de sistema de defesa aérea móvel de curto alcance (MSHORAD), ilustrando a versatilidade do veículo. Ele evoluiu para um veículo de combate modular capaz de transportar uma ampla gama de cargas úteis, oferecendo resposta a praticamente qualquer ameaça no ambiente operacional moderno, sem comprometer a sua armadura.
A mobilidade articulada do BvS10 proporciona excelente capacidade de manobra em terrenos variados, incluindo neve, gelo, rocha, areia, lama, pântanos e ambientes de montanhas íngremes. Além disso, sua capacidade anfíbia permite a travessia de áreas alagadas e águas costeiras. Ele é capaz de transportar pessoal, suprimentos e letalidade montada para enfrentar qualquer ameaça no ambiente operacional moderno.
A versatilidade do projeto modular permite a reconfiguração do BvS10 para missões diversas, abrangendo transporte de pessoal, comando e controle, serviço de ambulância, reparo e recuperação de veículos, suporte logístico, consciência situacional, além de letalidade montada no veículo e armas de apoio.
Atualmente, o veículo está em serviço na Áustria, França, Holanda, Suécia, Ucrânia e Reino Unido, além de estar sendo encomendado pelo Exército alemão. A variante não blindada, Beowulf, da BAE Systems venceu a concorrência para o programa Cold Weather All-Terrain Vehicle (CATV) do Exército dos EUA em agosto, com um contrato para fornecer 110 veículos ao longo de cinco anos.
Sobre a BAE Systems:
Na BAE Systems, fornecemos algumas das soluções de defesa, aeroespaciais e de segurança mais avançadas e tecnologicamente sofisticadas do mundo. Contando com uma força de trabalho altamente qualificada, com mais de 90.500 profissionais em mais de 40 países, trabalhamos em estreita colaboração com clientes e parceiros locais para desenvolver, projetar, fabricar e oferecer suporte a produtos e sistemas que fortalecem a capacidade militar, protegem a segurança nacional e mantêm a segurança de informações e infraestruturas críticas.
Sobre a Larsen & Toubro
A Larsen & Toubro é uma multinacional indiana de 23 bilhões de dólares que atua em projetos de EPC, fabricação de alta tecnologia e serviços. A empresa opera em mais de 50 países em todo o mundo. Uma abordagem forte e focada no cliente e a busca constante por qualidade de primeira classe permitiram que a L&T alcançasse e mantivesse a liderança em suas principais linhas de negócios por oito décadas.
DIVULGAÇÃO: BAE Systems Hägglunds / MSL Group
Não me entra na cabeça a logica desse veiculo. É como se fosse um M113 puxando outro M113.
Eliton, vou tentar explicar….precisamos seguir a premissa que todo processo de reabastecimento logistico exige planejamento em um eventual conflito pois é um momento de vulnerabilidade tanto para o prestador quanto para o receptor do apoio.
Essa viatura permite desengatar essa carreta na área de reabastecimento da unidade, pegar a outra carreta (vazia) e voltar, isso já torna a missão muito mais eficiente e segura….
Obs- pelo que me lembre, ela é blindada, anfíbia e tem baixissima pressão sobre o solo para não ativar minas AT…a viatura é bruta.
Esse tipo de veiculo é usado em terreno de montanha e neve se voce notar que a esteira é mais larga feita para não afundar na neve etc.
Que coisinha mais feia.
Não tem uma unidade desse veículo no corpo de fuzileiros?
Tem a versão Bv206 recebidos em 1989 com radares Giraffe 50AT. imagino que não deve estar operacional.
Valeu Migs!
“….Tem a versão Bv206 recebidos em 1989 com radares Giraffe 50AT. imagino que não deve estar operacional”……..alguma novidade?
Excelente veículo de ligação podendo manter uma linha de abastecimento logístico de uma força blindada, precisamos de veículos todo o terreno como esse, pois em um eventual conflito os caminhões não conseguem chegar a FT blindada e ficaríamos limitados ao uso dos M-113 para essa tarefa, que não faz o menor sentido se pensar no custo/beneficio/capacidade de carga, talvez adquirir alguns m-548 minimize o problema igual os chilenos fizeram….
É preciso lembrar que pode comprar o melhor carro de combate do mundo se não fizer chegar logística nele, este é só um peso morto.
Pois é. Temos uma cavalaria blindada abastecida por caminhões. O M548 preencheria essa lacuna.
Eletrificacao estah acontecendo em muitas forcas armadas ao redor do mundo para diminuir custos operacionais (manutencao pois hah muito menos partes para reparar) e fugir da flutuacao dos precos (altos) de combustiveis fosseis.
Cabe lembrar que as limitacoes e restricoes de veiculos eletricos vao diminuir com o passar do tempo pois hah muito interesse e investimento no prolongamento de duracao das baterias para que se tornem menores e mais capazes.
Hah muita novidade para ser vista neste campo nos proximos anos.
A parte fácil vai ser achar um posto de recarga no campo de batalha.
Sempre achei muito interessante.
Rapaz, eu sempre pensei que esses BvS10 eram maiores. Mas essa primeira imagem me deu a impressão que são um tanto quanto pequenos.
Ele tem um motor e a transmissão é conectada também na parte de trás? É isso?
off topic: parece que ontem o Merkava Mk4 Barak, divulgado em alguns lugares como Merkava Mk5, entrou em serviço em Israel.