tuneis russos em Zaporizia

Conforme as forças ucranianas avançam em sua contraofensiva no sul do país, elas descobrem estruturas defensivas russas extremamente robustas como casamatas de concreto e túneis com sensores de proximidade.

Túneis não são novidades no campo de batalha e ficaram famosos durante os anos 1960/1970 quando os vietnamitas construíram dezenas de quilometros de túneis para enfrentar um exército mais forte como o dos Estados Unidos.

A diferença é que os túneis russos encontrados até aqui possuem sistemas modernos como sensores de presença, semelhantes aos instalados em alarmes de residências. Estes sensores são acionados de forma automática quando da presença de soldados na entrada dos túneis, alertando os russos sobre a proximidade dos invasores.

Os túneis contavam inclusive com um centro de comando, de onde os comandantes dos pelotões recebiam as informações e orientavam seus militares.

https://twitter.com/DefMon3/status/1700483537382629475

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

30 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jefferson B
Jefferson B
1 ano atrás

É muito curioso ver o 2 melhor exército do mundo lutando com seus militares no modo “rato de esgoto”.
Em março de 2022 ninguém imagina ver tamanha fraqueza da Rússia.
É curioso imaginar que a Rússia faz fronteira com a Ucrânia, ou seja, não há grandes entraves logísticos s complicações.
Sem dúvidas isso é o retrato de inúmeros erros estratégicos e táticos, desde uma invasão sem capacidade militar de enfrentar a Ucrânia (eu sou da opinião de que a Rússia sofreria pesadamente para a Ucrânia mesmo sem ajuda da OTAN), até a imaturidade da liderança militar russa, composta por homens despreparados para a guerra moderna.
As pessoas ficam rindo dos chineses, eu sinceramente acho que as Forças Armadas da China deve ter um nível de profissionalismo bem elevado. O que quero dizer? A China parece ter uma capacidade muito superior a russa. O próprio fato dela ainda não ter invadido Taiwan fé qualquer maneira é sinal de inteligência, bem diferente dos russos que parecem não calcular o resultado das suas ações.
Enfim, é humilhante ver militares russos dentro da Ucrânia escondidos em esgotos.

C G
C G
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

Os russos não conseguiram nem superioridade aérea ao lado de sua fronteira, operando dentro de aeroportos supostamente seguros (drones de papelão!!! KKKK), perderam seu flagship para um país sem marinha, tiveram seu territorio invadido pelo país mais pobre da Europa e agora isso, que fase, resta para as putinetes comemorar um leopard ou um challenger destruído aqui ou ali!
A contra ofensiva segue lenta mas constante, se a Ucrânia mantiver a pressão em direção ao mar de Azov a Cimeia fica em apuros, mesmo que isso ocorra em 2025…

Toshio Nagasaki
Toshio Nagasaki
Responder para  C G
1 ano atrás

Se tem mísseis que cobre todo planeta tudo por GPS e frequência de rádio,para que colocar jatos sobrevoando um espaço que os trabalhos estão sendo feito com mísseis de precisão

Heitor
Heitor
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

Parece que tu não entende a diferença de como se combate uma guerra clássica da de uma guerra de resistência, culpa das guerras midiáticas de mostrar poder dos EUA ?

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

Não são os dois melhores exércitos do mundo.

Nem que quisessem.

São os dois maiores exércitos da Europa. E nem os melhores também são.

Toshio Nagasaki
Toshio Nagasaki
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

Meu caro a Rússia está lutando contra a Ucrânia e a OTAN,acorda,se liga,i outra estamos a beira de uma terceira guerra mundial,o melhor já estamos nela , tem muitos soldados estrangeiro lutando do lado da Ucrânia

Monarquista
Monarquista
Responder para  Toshio Nagasaki
1 ano atrás

Verdade, veja os Tomahawk explodindo os alvos estratégicos russos, veja os F-35, urofighter, F-16, gripens, enfrentando os su e migs, veja as colunas de Abrams avançando… Brava Rússia, resistindo contra a Otan.

AMX
AMX
Responder para  Toshio Nagasaki
1 ano atrás

Logo, a guerra civil espanhola foi uma “guerra mundial”.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

Aqueles túneis não eram tubulação de esgoto,não há uma população tão grande ali pra ter tubulação de esgoto com aquele diâmetro,e esgoto não usa sensores de aproximação,a não ser que já estejam colocando sensores por aí afora, mas pra detectar trolhas enormes que possam vir a entupir a tubulação…

MARS
MARS
1 ano atrás

Algumas termobáricas e adeus habitantes de tuneis…

Magaren
Magaren
Responder para  MARS
1 ano atrás

Nada que bastante fogo não queime as cobras nos tuneis.

Toshio Nagasaki
Toshio Nagasaki
Responder para  Magaren
1 ano atrás

São soldados em todas as guerras tem casa mata trincheiras túneis valas ninguém fica de peito aberto para receber uma rajada de metralhadora ponto 50 ou de um fuzil,tem estilhaços voando para todos os lados,belo trabalho dos Rússia bom mesmo se tivesse envadidos toda a Ucrânia,só que iria morrer muita gente tanto Russo e ucraniano

Renato B.
Renato B.
Responder para  Magaren
1 ano atrás

Na guerra do Vietnã o lado que usava túneis ganhou.

AMX
AMX
Responder para  Renato B.
1 ano atrás

Alemanha tinha rede de túneis mais sofisticada e habitável que os Aliados na I Guerra. Nem por isso ganhou.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Pois é: depois do capim alto, o maior obstáculo ao avanço da contraofensiva ucraniana são os túneis. Daqui há algumas semanas será a falta de guarda-chuvas e galochas. Muito compreensível, afinal o soldado ucraniano é um ser frágil e sensível…

Vitor
Vitor
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Vdd narrativa do fracasso contra ofensiva com 60 mil baixa é de assustar .

Joanderson
Joanderson
1 ano atrás

Por mais que a Rússia esteja decepcionando a maioria que como eu achava que essa guerra seria um passeio,é inegável que a Rússia é uma potência militar tanto pelo tamanho das suas forças armadas como pela quantidade e capacidade de produzir suas próprias armas.
Ae fica a pergunta,outro pais conseguiria fazer melhor ? Acho que so os EUA.
Outra se a Rússia que da um apoio gigante a os seus militares e sempre investiu neles, e a Ucrânia que teve oito anos para se preparar,estão nessa ladainha que ninguém sabe quem ta melhor no conflito a anos, imagina o nível das forças armadas do nosso pais que de politico a militar não estão nem ai para nossa defesa.

naval762
naval762
1 ano atrás

Problemas com ratos? Joguem gás raticida!

Godo
Godo
Responder para  naval762
1 ano atrás

Alô editores, esse tipo de linguagem é permitido?

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Godo
1 ano atrás

Por muito menos, uma mera adjetivação bosqueana e pimba.

Baal
Baal
Responder para  Godo
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

É osso. Trabalho é difícil. Mas a Ucrânia vai expulsar os invasores.

Na fazenda, acontece algo parecido. Tenho que desentocar os ratos. Da um trabalho grande na fazenda. Imagina com bunker.

LucianoSR71
LucianoSR71
1 ano atrás

“Túneis não são novidades no campo de batalha” – realmente, muito longe de serem. Uma das táticas usadas há muitos séculos no cerco a cidades com muros de proteção era cavar um túnel escorado por madeiras até alcançarem os pontos logo abaixo destes, criando grandes espaços ali, preenchiam com toras, depois espalhavam material inflamável e ateavam fogo, isto fazia com que as escoras se consumissem e o peso da terra não mais fosse suportado, indo abaixo levando junto os muros de proteção, total ou parcialmente, mas o suficiente p/ viabilizar a invasão diante do caos causado nas defesas da cidade.
Em 1917 durante a a 1ªGM aconteceu a chamada Batalha de Messines, quando os aliados cavaram 26 túneis sob posições alemãs e depositaram quase 500 toneladas de alto explosivo que ao serem detonadas criaram a maior explosão não nuclear da História, cerca de 10.000 soldados alemães teriam morrido (há uma grande controvérsia sobre o número real).

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

Os ucranianos fazem muita propaganda, mas o mapa no campo de batalha não muda a favor deles.

Marcos R
Marcos R
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Pouco a pouco vai mudando… Me mostre onde mudou a favor dos invasores nos últimos dois anos!
Depois das conquistas nos meses iniciais só vi avanço para trás.

C G
C G
1 ano atrás

Convido a fazer o processo inverso tbm!

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 ano atrás

Avanço Ucraniano? Que avanço.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Acho que é o avanço para o moedor de carne. Só pode ser.

Combatente anfíbio
Combatente anfíbio
1 ano atrás

Acho interessante os comentários, é verdade que a Ucrânia só está lutando até aqui porque a OTAN está segurando a retaguarda com os suprimentos necessários as vezes chegando tarde mas chegando, não devemos desprezar a capacidade e resiliência dos comandante e soldados ucranianos que lutam por suas famílias e lares, a Rússia foi arrogante e prepotente, julgou mau a Ucrânia, sim e não, ouve muita falta de planejamento? Nem precisa falar, a Rússia foi arrastada para uma guerra de massacre com baixas inadmissíveis, mas para o padrão russo suportáveis, infelizmente muitas pessoas ainda morrerão até começarem andar sinais da cansaço, a impressão que tenho é que a Rússia está apostando nisso , pois qualquer planejamento razoável do lado russo está bem claro que não existe mais, apenas tentam manter as conquistas, e do lado da Ucrânia está claro recuperar o máximo possível até que os aliados se cansem ou sua capacidade ee fornecer soldados para esse moedor de carne cobre o preço alto demais veremos os próximos meses!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Satélites militares são capazes de identificar redes de túneis, que podem ser explodidos, inundados ou incinerados. Não faltam explosivos, água e napalm para as tropas ucranianas. Drones terrestres carregando granadas hiperbáricas podem avançar centenas de metros dentro dos túneis antes de detonar suas cargas que consomem todo o oxigênio nas proximidades. Definitivamente, túneis já não são um bom lugar para se esconder nos dias de hoje.