Antes da detonação da barragem, russos encheram o reservatório até o seu nível recorde

129
ucrania-crise-represa

Imagens de satélite mostram represa de Nova Kakhovka, em Kherson, Ucrânia. 05/05/2023. Maxar Technologies/REUTERS

Um gráfico publicado nas mídias sociais mostra que a variação no nível da água do reservatório de Kakhovka, criado pelo represamento das águas do Rio Dnipro em 1956, atingiu o seu recorde histórico um pouco antes do rompimento.

Fontes ucranianas alegam que a barragem, controlada pelos russos, teve as suas comportas fechadas para a estocagem recorde de água à montante da mesma. Com isso, no caso de destruição do barramento, o volume de água que atingiria as áreas à jusante causaria uma inundação de grandes proporções.

Curiosamente a margem mais prejudicada com o rompimento da barragem é justamente o lado sul (margem esquerda do rio), onde a topografia é mais baixa que a margem oposta (ver mapa abaixo). O lado sul atualmente é ocupado pelos russos.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest

129 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Monarquista
Monarquista
1 ano atrás

Atualizando:

A Rússia ocupa essa hidroelétrica há mais de um ano e a enche até as bordas.

Nenhum vídeo mostra fumaça ou qualquer outro tipo de dano externo, dando a entender que o que seja que destruíu a barragem, foi interno.

A destruição acontece bem quando a Ucrânia volta a avançar, impedindo seu avanço.

O governaor russo da região fala que não foi destruída, depois fala que foi, depois culpa sabotagem ucraniana.

Foram os ucranianos sim, amiguinhos putinzetes. Podem confiar.

Slowz
Slowz
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Sim os russos destruíram o Nord Stream, ponte que liga a Crimeia e agora a barragem ..

É verdade esse bilhete 🤡

Monarquista
Monarquista
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Então os ucranianos se infiltraram dentro de uma barragem controlada pelos russos, com toneladas de explosivos, exatamente quando os russos a encheram até as bordas, e a explodiram, prejudicando seu próprio avanço?

RPiletti
RPiletti
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Os ucranianos são p*** da galáxia ou os russos estão fumando muito onde não devem?

Nei
Nei
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

EDITADO:
Sem provocações por favor!

Nei
Nei
Responder para  Nei
1 ano atrás

Isso mesmo, sempre fazendo piadinhas e não vejo comentário editado.

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Nei
1 ano atrás

Se não viu, é porque foi apagado, simples assim.

O referido comentarista já teve advertências em mais de uma ocasião.

Não dá pra ser onipresente na moderação. Mesmo com os editores se revezando nessa tarefa ingrata de babá de marmanjo, que consome tempo precioso, sempre há algum comentário que passa. Está explicado nas regras.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Os explosivos podem ter sido instalados tanto pelos Russos quanto pelos Ucrânianos mas especulo que daqui algumas décadas vão revelar que o serviço secreto da Ucrânia foi o responsável pela detonação, foi justamente o lafo Sul que atualmente ocupado pelos Russos o mais prejudicado com a detonação !!

FlavioHMCO
FlavioHMCO
Responder para  Slowz
1 ano atrás

faz mais sentido serem os Russos para corta o avanço ucraniano impondo severas perdas e dificultando a logística dos ucranianos além de impor mais pressão nas tropas de engenharia de combate ucranianas…para serem os ucranianos ele teriam que ser muito dos burros….

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Uma viagem bro…

MFB
MFB
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

O criminoso Putin não tem vida fora do poder. Está condenado a fazer loucuras para permanecer ou ser trucidado assim que deixar de ter poder.

Ed Sanches
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Para deter o avanço de tropas ucranianas a barragem não precisaria ser destruída, era só danificar a ponte acima das comportas e a passagem por alí seria impossibilitada.E no que informaram, a represa era útil aos russos , que ocupa esse território, então….vai saber.

Lucas
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Não faz sentido a Ucrânica destruir a barragem. Isso só vai dificultar qualquer ofensiva.
Só os Russos teriam interesse nisso. Agora esse terreno vai ser muito mais difícil de ser percorrido.
Lembrando que a USSR fez exatamente isso (tb na Ucrânica) durante a WWII para tentar conter o avanço nazista:
https://en.wikipedia.org/wiki/Dnieper_Hydroelectric_Station

IvanF
IvanF
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Será que os russos destruíram mesmo essa barragem, DE NOVO?!?!

Pra quem não gosta de link da Wikipedia, aqui vai um do “The Guardian”, do ano passado por sinal: https://www.theguardian.com/world/2022/nov/02/second-world-war-dnieper-dam-blown-up-by-russians-1941

Lucas
Responder para  IvanF
1 ano atrás

Legal! Obrigado por compartilhar o artigo IvanF.

Ademir
Ademir
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Verificação de fatos: quem atacou usina hidrelétrica de Kakhovka?
Na manhã desta terça-feira (6), a barragem da hidrelétrica de Kakhovka, na região russa de Kherson, no rio Dniepre, sofreu danos significativos. A destruição total da barragem poderia resultar em uma devastadora inundação, e potencialmente mataria milhares de civis. A mídia ocidental rapidamente culpou Moscou pelo ataque. Mas essa alegação faz sentido?

A usina hidrelétrica de Kakhovka tornou-se a mais recente peça de infraestrutura civil a ser destruída na guerra por procuração em curso da OTAN contra a Rússia na Ucrânia. Situada na região de Kherson ao longo do rio Dniepre, a usina foi construída em 1956 na cidade de Novaya Kakhovka.

Este reservatório alimenta as regiões de Kherson, Zaporozhie e Dnepropetrovsk, regulando o fluxo de água ao longo do Dniepre, prevenindo inundações e fornecendo água doce para os canais do Norte da Crimeia, Kakhovka e Dniepre-Krivoi Rog.
Além disso, alimenta minas, fábricas e povoados locais, fornece água para a agricultura e, crucialmente, garante o fornecimento de água usada para o resfriamento da usina nuclear de Zaporozhie.

15 meses de avisos russos: As forças russas estabeleceram o controle sobre a usina hidrelétrica de Kakhovka no dia em que Moscou lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, sinalizando sua importância estratégica.
As forças ucranianas começaram a bombardear quase imediatamente áreas ao redor da usina e sua barragem usando artilharia de longo alcance e mísseis táticos, incluindo Tochka-U e Himars. As forças ucranianas também realizaram bombardeios contra a cidade de Novaya Kakhovka, matando e ferindo dezenas de moradores locais.
Em agosto passado, o vice-diretor da usina de Kakhovka para a reconstrução soou o alarme sobre a ameaça que a destruição da barragem representaria para a usina nuclear de Zaporozhie, dizendo que “problemas com a barragem na usina hidrelétrica de Kakhovka” poderiam “levar a um desastre nuclear” na usina nuclear. Isso ocorre porque as instalações da usina requerem um fornecimento constante de água fria para evitar derretimentos e contaminação radioativa.

A Rússia atuou para evacuar civis e tropas da margem direita do rio Dniepre em outubro passado, em parte devido a preocupações sobre a potencial destruição pelas forças ucranianas da hidrelétrica de Kakhovka.
No mesmo mês, a Rússia distribuiu uma carta ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação em torno da usina, com o representante permanente russo Vasily Nebenzya acusando Kiev de uma “provocação monstruosa” envolvendo o bombardeio de Novaya Kakhovka usando até 120 mísseis e projéteis diariamente durante um período de cinco meses.
Mídia ocidental se apressa a julgar
As advertências de Nebenzya foram ignoradas e, sete meses depois, as coisas aconteceram. No entanto, em vez de recordar ou prestar atenção às preocupações de Moscou, a maioria dos meios de comunicação ocidentais, como esperado, se apressou a culpar a Rússia por este último ato de terrorismo contra a infraestrutura civil.
“A maior usina nuclear da Europa está em risco sendo os russos acusados de bombardear uma barragem”, escreveu uma importante agência britânica. “‘Catástrofe’ é temida enquanto uma grande barragem é explodida perto de Kherson: Ucrânia culpa a Rússia enquanto a explosão causa uma brecha maciça, provocando inundações e colocando a usina nuclear em risco”, opinou outra. “Zelensky condena os ‘terroristas’ russos após ataque à barragem”, disse uma terceira

A mídia dos EUA mostrou-se igualmente ansiosa para levar água a Kiev e seus patrocinadores da OTAN, com uma grande rede intitulando sua peça sobre a história “Destruição de barragem crítica da Ucrânia é ‘ecocídio’, diz assessor de Zelensky”.
Um tema comum entre a cobertura da maioria dos principais veículos ocidentais tem sido a ânsia de servir como estenógrafos para Zelensky e seus apoiadores estrangeiros, com citações focadas no que as autoridades ucranianas disseram, textos apresentando o refrão desgastado sobre “agressão russa” e autores fingindo ignorância sobre o ano que Moscou passou alertando sobre os ataques da artilharia ucraniana à hidrelétrica.

Foi preciso um tabloide para mostrar um pouco de coragem e apenas uma pitada de integridade jornalística, com o jornal alemão Bild removendo as palavras “Russos explodem” de sua manchete, retitulanda-a simplesmente “Grande barragem destruída na Ucrânia”, provocando imediatamente a indignação da mídia ucraniana.

Oi, @BILD, isso foram “os russos” que explodiram uma enorme barragem, ou a “enorme barragem explodiu” por conta própria?
A história apresenta os mesmos velhos tropos antirrussos, acreditando apenas no governo e fontes militares ucranianos e não citando uma única fonte russa. Mas pelo menos a manchete não é mais apenas propaganda descarada.
Usando a lógica dos meios de comunicação tradicionais, é totalmente racional para a Rússia destruir preventivamente sua própria infraestrutura multibilionária, forçar a evacuação de povoados próximos, ameaçar o fornecimento de água potável da Crimeia (que a península restaurou somente no ano passado após um extenuante bloqueio de água de oito anos por Kiev) e potencialmente ameaçar os sistemas críticos de resfriamento da usina nuclear de Zaporozhie.

O tom usado nas reportagens ocidentais, talvez inevitável devido à guerra por procuração da OTAN com a Rússia, é assustadoramente reminiscente das opiniões da mídia ocidental sobre duas outras grandes campanhas de sabotagem: o bombardeio da usina de Zaporozhie e o ataque do ano passado à rede de gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte).
Nesses casos, também, a linha parcial da mídia tem sido que os russos estão atacando sua própria infraestrutura. Mas todas as vezes, inclusive após o ataque de terça-feira (6) à usina hidrelétrica de Kakhovka, a pergunta-chave que a mídia falhou em responder é: por quê?

Mauricio
Mauricio
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Isso senhores…é guerra! E apesar de convenções e tratados, a guerra é exatamente a expressão da falta delas e por isso chama-se guerra.

Alexandre Santos
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

E deixaram a frota do mar negro sem água doce. Além de poder causar um desastre nuclear na usina que está sob sua gestão, menos né

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

Só mais um dos crimes cometidos por esses invasores. Essa é a índole russa e de seus defensores. Não há limites para a falta de caráter e humanidade dessa corja

Nilo
Nilo
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Indole?
Nord Stream, quando os americanos explodiram (ou os Ucranianos rsrs) onde estava vocês e os defensores do meio ambiente. Aplaudindo rsrsrs

Nei
Nei
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Prove! Se provar, acreditaremos. Mas ficar nessa narrativa sem ter provas, não adianta.

Realista
Realista
Responder para  Nei
1 ano atrás

Você tem provas de quem explodiu a barragem também ?

Nilo
Nilo
Responder para  Realista
1 ano atrás

Realista, os americanos estão dizendo em artigo do The Washington Post – 06/06/2023
EUA tinham inteligência de plano ucraniano detalhado para atacar o oleoduto Nord Stream
https://www.washingtonpost.com/national-security/2023/06/06/nord-stream-pipeline-explosion-ukraine-russia/
Me diga, quem consegue dinamitar uma construção como a do Nord Stream a mais de 60 metros de profundida no meio do mar baltico, estourar essa represa é fichinha.
Passou um boi agora passa uma boiada.

Underground
Underground
Responder para  Realista
1 ano atrás

A usina estava sob controle russo. Simples assim.
Mas o tiro atingiu o próprio pé: o lado esquerdo do rio, sob controle russo, foi o mais afetado. Há relatos de centenas de soldados russo boiando.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Vamos listar aqui os crimes de guerra dos americanos no Afeganistāo, Iraque e na Síria?

Será que já compensaram os vietnamitas, que sofrem até hoje, por causa do uso irresponsável e imprudente do agente laranja?

Nāo tente clamar uma suposta superioridade moral para os EUA porque ela nāo existe.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

houve compensação aos sul vietinamitas atacados pelos norte vietinamitas? cada comparação.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Rogerio
1 ano atrás

Entāo nāo me venha com falso moralismo e indignaçāo seletiva.

Nei
Nei
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

Isso é exatamente o que você faz!

Sagaz
Sagaz
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

Todos discutindo o fato do crime de guerra cometido na barragem, mas os putinlotras justificam com base em eventos passados que os ucranianos nada tiveram a ver….

LATYU
LATYU
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás
Hcosta
Hcosta
Responder para  Hcosta
1 ano atrás

Será um primeira fase de retirada?
Recuarem para a Crimeia e o Donbass ocupado?
Algo semelhante com o que aconteceu na margem direita do rio… Recuarem para posições mais fáceis de defender?

E com a narrativa/propaganda de que estão a fazer um esforço pela “paz”…

Slowz
Slowz
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Você só acha isso se os invasores forem russos ou chineses ..

Jose
Jose
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Exatamente ! Covardes !

Heitor
Heitor
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Existe boa índole na guerra? Está vendo muito filme de Hollywood ou jogando muito joguinho.. a realidade é que não há boa índole na guerra…

Underground
Underground
Responder para  Heitor
1 ano atrás

Engano seu.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

“Curiosamente a margem mais prejudicada com o rompimento da barragem é justamente o lado sul (margem esquerda do rio), onde a topografia é mais baixa que a margem oposta.”
.
.
.
Aposto um churrasco pra todo mundo aqui do site na churrascaria mais top do Universo que existe um relatório produzido por Russos para o Kremlin/MoD/Putin dizendo exatamente o contrário. Que a demolição da barragem vai inundar as forças de ataque da Ucrânia e vai atrasar em meses a contraofensiva se não talvez inviabilizar ela 
.
Por que só tendo uma informação completamente b*** feita por gente Yes Man
produzida com único proposito de agradar superior é que se consegue uns feitos aleatórios desse tipo.
.
Considerando toda historia da Rússia dentro da URSS e que regimes autoritário criam por osmose esse tipo de cadeia de comando horrivelmente falha e que a própria historia da Rússia reconhece isso (A Glasnost existe justamente pra tentar reverter essa cadeia falha)… é certeza que Rússia explodiu achando que isso vai inviabilizar a Ucrânia   

FlavioHMCO
FlavioHMCO
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Mas se tinha tropas ucranianas já no lados sul foram varridas…quem atravessou ficou preso e sem possibilidade de reforços ou mesmos resgate…

Henrique
Henrique
Responder para  FlavioHMCO
1 ano atrás

tipo umas 1000 pessoa num universo de ~750k a 1milhão que Ucrânia ta mobilizando
.
ajudou muito varrendo a represa… daqui 5-10 dias quando a agua normalizar a Ucrânia coloca mais 1k de pessoas la de novo

sem contar o próprio pessoal russo que deve ter sido pego pela agua (mas descaso oque russo tem pelas própria tropa é irrelevante nessa guerra, depois não sabem pq russo foge da mobilização)

Talisson
Talisson
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Resumindo, esse rompimento não favorece a Russia.

Heinz
Heinz
Responder para  Talisson
1 ano atrás

Favorece, e muito!

Henrique
Henrique
1 ano atrás

só falta agora baixar o Dnipro na parte de traz da barragem favorecendo o avanço da ucrânia kkkkk

Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

O Putinstão se tornou um estado terrorista.

Slowz
Slowz
1 ano atrás

Reservatório sempre que possível é pra estar cheio ..

Nilo
Nilo
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Principalmente depois de um período de aquecimento da temperatura após um inverno.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Conhece “comporta”? Serve para regular o nível…

Nilo
Nilo
Responder para  RPiletti
1 ano atrás

Acabou de ser regulado rsrs.
Tirou a comporta.

Henrique
Henrique
Responder para  Nilo
1 ano atrás

tiraram represa INTERIA.. não explodiram só a comporta, tem agua passando pela da parte que é barragem de terra
.
e no fim não vai servir pra nada isso pq trava claro que a contra ofensiva não iria acontecer acontecer ali ou da represa pra frente… Putitnildo fazendo putinicies de volta

Nilo
Nilo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Tiraram??
É o rio seguindo o seu caminho. A natureza no seu estado natural.

Jose
Jose
Responder para  Nilo
1 ano atrás

NA boa…isso não é normal. Debochado.

Nilo
Nilo
Responder para  Jose
1 ano atrás

José, é fato, o rio voltou ao curso natural, tiram a comporta (russo ou ucraniano por meio de explosão).
O que se tem até o momento é pura especulação. Existem razões tanto para a Rússia quanto para a Ucrania ter realizado a destruição da barragem. Os dois tem condições de realizaram o feito, inclusive a Ucrania, que segundo americanos foram os responsaveis pela destruição do Nord Stream, a mais de 60mts de profundidade e no mar baltico. Por enquanto de vítmas segundo os ucranianos, e se é que eles não afogaram, são os duzentos animais que dizem ter morrido.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Nilo
1 ano atrás

ah sim, entendi. Foi uma ação em prol do meio ambiente então né? “vamos tirar essa barragem daqui e dar nova vida ao rio”.

Fala sério. Esses caras estragam qualquer discussão que possa ter nesse lugar.

George
George
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Seguir o seu caminho significa não desviar água para a Crimeia.

Pedro
Pedro
Responder para  Slowz
1 ano atrás

certo..coincidência então acontecer isso quando os ucranianos voltam a avançar…….

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Zé Lascado já infligiu ao seu próprio país a maior da calamidades ao dar ouvidos a promessa americanas de dinheiros, equipamentos entrada na Otan, mandou os russos se lixar.
Zé para de mimimi salva os ribeirinhos ou vai deixar morrer para por a culpa nos russos ou vai jogar cadáveres no rio e dizer que são as vítimas da enchente.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Nilo
1 ano atrás

É área da Nova Rússia, seria bom o Putin enviar o submarino Moska para lá…

Nilo
Nilo
Responder para  RPiletti
1 ano atrás

É a profecia, vai virar Mar. Do mar Negro direto pro mar de Nova Kakhovka.

Henrique
Henrique
Responder para  Nilo
1 ano atrás

ta kings kkkkk

PACRF
PACRF
1 ano atrás

Incapaz de tomar Kiev e derrubar o Zelensky, que são os principais objetivos da invasão, a Rússia há tempos se concentra em destruir a infraestrutura energética da Ucrânia. É difícil imaginar o ódio e o rancor que as famílias ucranianas estão nutrindo contra os russos.

Nilo
Nilo
Responder para  PACRF
1 ano atrás

O povo alemão um dia enalteceu o Hitler rsrsr

Pedro Alvez
Pedro Alvez
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Igual o povo russo está enaltecendo o Putin agora?

Entendi.

Nilo
Nilo
Responder para  Pedro Alvez
1 ano atrás

Compara a biografia do Putin e os serviços prestados a povo russo.
Com a biografia do Zé Lascado e os serviços prestados ao povo Ucraniano.
Como comediante vez muito Ucraniano ri rsrsrsrsts.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Um exímio tocador de piano.
Como presidente destruí a infraestrutura do país, destruído o parque industrial, o povo, o que restou e o que saiu vive uma calamidade.

Bosco
Bosco
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Acho mais nobre tocar um piano com o “calcanhar” do que enfiá-lo no ___________________

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Slowz
Slowz
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Na cara não 🤣

Bosco
Bosco
Responder para  Nilo
1 ano atrás

A biografia do Putin?
Conta pra gente a trajetória dele até virar um ditador mafioso e colocar a Rússia nesse atoleiro?

Nilo
Nilo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

EDITADO:
Sem provocações por favor!!

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Tá bom. Mas não usei nenhuma palavra de desrespeito ao Bosco.
Bosco Li seus comentários no PAereo junto com camargoer e carvalho2008, ….
bom demais.

Bosco
Bosco
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Nilo,
Só pra constar, meu comentário foi editado mas não tinha nenhuma ofensa à sua pessoa.
*Aproveito para dizer que aprova a atitude da moderação.

Nilo
Nilo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Bom ter seus comentarios de volta.
*Aproveito para dizer que aprova a atitude da moderação.”.
Sim.

PACRF
PACRF
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Biografia: ex-comunista de carteirinha, espião da KGB na antiga Alemanha Oriental, que fez carreira na nomenklatura soviética.

Slowz
Slowz
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Da uma olhada como estava a Rússia quando ele assumiu e compara com agora ..

Atirador 33
Atirador 33
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Hoje está bem pior do que quando Putin assumiu. Quando ele assumiu, a Rússia se organizava enquanto nação, firmava os contratos da vendas de gás e petróleo com o ocidente. Nos dias de hoje, o que é a Rússia enquanto nação? País embargado economicamente, considerada pela maiorias das nações como nação agressora.
Acredito que o maior prejuízo da Rússia hoje se comparada a Rússia pós CCCP, foi demonstrar ao mundo o fiasco que são suas forças armadas, diante da narrativa de segunda mais poderosa potência militar do globo.

Alexandre
Alexandre
Responder para  Atirador 33
1 ano atrás

Como faz falta a verdade factual. Como é ridicula a cultua das narrativas.

Nei
Nei
Responder para  Nilo
1 ano atrás

____________

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO E LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo
Nilo
Responder para  Nei
1 ano atrás

Em meus comentarios não disse ofensas a nenhum comentarista, contudo o cidadão acima, ofende.
Lave sua boca cidadão, não lhe conheço valentão de internet, se não tem nivel para uma discussão adulta volte para o seu curral.

Nei
Nei
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Mas que nervosa! Vai ajudar papai PUTIN, vai.

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Nei
1 ano atrás

Engraçado Nei, acabei de responder comentário seu reclamando que outro comentarista não sofreu advertência da moderação, e você vem com esse comentário chamando outro de “nervosa”?

Se você mesmo não consegue seguir as regras, está reclamando do que?

PACRF
PACRF
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Até hoje o povo alemão sente as consequências da II Guerra. Se pudessem voltar no tempo, Hitler não teria nenhuma chance de assumir o poder com seu discurso de ódio.

Nilo
Nilo
Responder para  PACRF
1 ano atrás

Sim, esta sociedade alemã está atenta.

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Bom, se a Ucrânia pode apelar, a Rússia também pode.

Henrique
Henrique
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

apelar?

me diz em qual momento a Ucrânia apelou fazendo usina nucleares de refém a Rússia?
explodiu barragens na Rússia?
ameaçou metade do planeta com bombas nucleares e inclusive a Rússia?

RPiletti
RPiletti
1 ano atrás

Se tu sair da frente do monitor e for dar uma mão para os recrutas torturados, quem sabe Kiev cai antes de 2030 ou os ucranianos liberam o leste…

António Rodrigues
1 ano atrás

Esta fez lembrar isto só que não teve bomba saltitante…..

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Chastise

António Rodrigues
1 ano atrás

Como diria o outro a leste nada de novo…nada… nadar.. enfim a humanidade no seu auge…… que se lixem os outros.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

Perae… Deixa ver se eu entendi… Os russos enchem deliberadamente a barragem. Depois destroem… E ae o lado prejudicado é dos russos? Não tem nenhum equivoco nessa reportagem não?!?

Rogerio
Rogerio
Responder para  Luiz Trindade
1 ano atrás

equivoco foi a Russia começar a guerra de 15 dias, hoje fazem 467 dias de “operassão ispeciau”

Satyricon
Satyricon
Responder para  Luiz Trindade
1 ano atrás

Para pra pensar no histórico russo nesse conflito. Tiveram a capacidade de cavar trincheiras no solo altamente radioativo ao redor de Chernobyl, possivelmente contaminando suas próprias tropas.
Essa agora não é surpresa alguma…

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Responder para  Luiz Trindade
1 ano atrás

É… Se ver pelo lado das respostas… Os russos estão bem f… Porque fazem uma c… dessas. Não dá para ver como ganhar um conflito como esse!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Enquanto os russos destroem uma barragem, os ucranianos vão destruindo as defesaa antiaéreas russas. Dessa vez foi um lançador de mísseis antiaéreos TELAR que virou sucata chamuscada. Os ucranianos deixaram a seguinte mensagem: “O russo 9A310M1[-2] TELAR do sistema de defesa aérea Buk-M1[-2] foi destruído por um ataque de precisão das forças ucranianas presumivelmente em Luhansk Oblast.” O ataque foi creditado à unidade especial “Omega” da Ucrânia em Zaporizhzhia.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1665345553096400899?s=20

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás

No aguardo de uma retaliação dos aliados da Ucrânia;
No aguardo de início, o mais rápido possível, de fortes sanções contra os aliados da Rússia. Principalmente aliados que fazem parte do novo Pacto de Varsóvia (leia-se BRICS);

## Recordar é Viver

Ano passado o louquinho da internet ficava chamando de chapéu de alumínio quem sequer replicasse as denúncias do governo ucraniano de que o exército russo tinha instalado explosivos nessa represa.

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

Putz,vai custar uma fortunaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
pra consertar.
Está guerra está passando dos limites.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Quem será que é o culpado por essa “Operação Chastise”? Eu não coloco a minha mão no fogo nem pelos ucrânianos e nem pelos russos!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Por volta das 3h da manhã de terça-feira (06/06/2023) ocorreu uma grande explosão. A explosão teria sido alta o suficiente para ser ouvida a 80 km de distância. Imagens de uma câmera de monitoramento com vista para a barragem parecem mostrar um flash, explosão e rompimento da barragem. Um paredão de água desceu rio abaixo inundando tudo no caminho. Quem teria sido o responsável pela explosão?
https://www.theguardian.com/world/2023/jun/06/visual-guide-collapse-ukraine-nova-kakhovka-dam

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Coincidências da vida

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Acho que podemos chamar de maior ato de contramobilidade estratégica desse século, me fez lembrar da velha técnica da terra queimada/arrasada, já vimos na história ações menores de contramobilidade tática como destruição de pontes e tals….mas confesso que isso foi surpreendente.

Sensato
Sensato
1 ano atrás

Antes da ocupação russa, os moradores da Criméia reclamavam que desde sua separação da Ucrânia e posterior incorporação à Federação Russa, autoridades ucranianas restringiam deliberadamente o nível das águas do reservatório, impondo à Criméia um racionamento de água.
Seria de se esperar que, após 1 ano de ocupação russa, o reservatório teria sua capacidade plena reestabelecida…

Sergio Machado
Sergio Machado
1 ano atrás

Guerra é isso. Tudo num lodo dificulta qualquer ofensiva terrestre. Certamente os ucranianos previram isso e devem ter planejado alguma ação de contenção.
Tudo dentro do previsto.
Em tempo, há vídeos no Mi28 praticando tiro ao alvo contra muitos blindados enfileirados durante essa madruga.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Sergio Machado
1 ano atrás

Moscou alega q eram Leopards as vítimas. Silhuetas muito parecidas pela câmera do Mi28.

Jose
Jose
Responder para  Sergio Machado
1 ano atrás

Eram colheitaderas Leopards…russos sendo russos. Mesmo pap de sempre ! Há videos…ha fotos” e ninguém aqui vê.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Jose
1 ano atrás

Tenta Tribun Timur, da Indonesia. You tube mesmo. Muitos vídeos de ambos os lados.
Quem não vê, não vê. Entretanto, fala que não existe.

Carlos
Carlos
Responder para  Sergio Machado
1 ano atrás

Os Russos cansaram de ter seus equipamentos levados pelos agricultores depois de quebrarem e resolveram atacar a tal brigada agrícola ucraniana, e ainda falaram que eram tanques leopards, uma das maiores vergonhas em combate

Satyricon
Satyricon
Responder para  Sergio Machado
1 ano atrás

Os russos estão tão desesperados, que colheitadeira John Deere agora virou MBT.

Que vexame.

Coitados das Putinetes, kkkk

carcara_br
carcara_br
1 ano atrás

Se foi a Rússia, isso implicaria alguma coisa em relação a possibilidade de uso de armamento não convencional no caso de uma derrota iminente das linhas defensivas?

Ferreira Junior
Ferreira Junior
1 ano atrás

Salvo engano, essa área foi ocupada pelos ucranianos desde a retirada russa de Kherson. O exercito prejudicado é o russo. Se foi a Rússia, não entendi a estratégia,

André G.
André G.
Responder para  Ferreira Junior
1 ano atrás

Que vc não entendeu já percebemos.

Nei
Nei
Responder para  Ferreira Junior
1 ano atrás

Estava em mãos Russas ainda!

Chevalier
Chevalier
1 ano atrás

A Rússia é um estado terrorista e fascista. Quem apoia tb é.

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

Quando explodiram Nord Stream, rapidamente acusaram a Rússia, inclusive o tio sam e a UE.
A verdade só veio a tona uma semana depois, quando o renomado jornalista investigativa Norte Americano Seymour Hersh descobriu toda verdade e publicou.

Os Ucranianos estão aprendendo com o titio do norte.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Os dois lados teriam motivos para tal… é um guerra é difícil saber o que ocorreu… será que os russos estavam armazenando munições ali ? Será que houve erro de cálculo por parte do ucraniano em um ofensiva ? Foi intencional ou acidental ? são muitas questões! É engraçado como as pessoas tratam como uma simples dualidade!

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

É só não ameaçar a Russia q seu país não é destruido. Simples assim.

Rogério
Rogério
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Conversinha fiada, eles começaram um guerra expansionista, só isso!

Bosco
Bosco
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Então você considera legítimo um ataque nuclear preventivo de Israel contra o Irã?

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Bingo.

paulof
paulof
1 ano atrás

Inépcia de alguém que tinha poder de controlar a barragem, devem ter demitido ou fugiram os antigos ligados ao governo ucraniano, colocaram no topo aqueles tipos bons para ficar na longe na batalha por seu filho de alguém, e deu nisso, e ainda devem ter sido alertados e ignoraram.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 ano atrás

Não tem dúvidas que foram os russos com o intuito de dificultar a ofensiva ucraniana que esta para começar, mas a enchente esta causando danos tantos aos ucranianos , civis e militares, mas também aos militares russos.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
1 ano atrás

Os russos não precisavam destruir a barragem. Bastava abrirem todas as comportas (já que dizem que eles controlavam a represa) no momento do contra ataque ucraniano, todas as vezes que as tropas resolvessem avançar. Teria sido uma excelente arma!

Carlos
Carlos
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

Se usassem a cabeça…

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
1 ano atrás

Kherson é ITAIPU amanhã …

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
1 ano atrás

Uma coisa é certa, por Kherson é que a tão aguardada ofensiva Ucraniana da Primavera ñ passara !!

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
1 ano atrás

O ser humano é um bicho muito ruim…

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Para a Rússia ter chego a esse ponto podemos concluir algumas coisas
1 – reconhece que não teria capacidade de continuar controlando a hidrelétrica no curto prazo.
2 reconhece que teria enormes dificuldades em frear uma ofensiva ucraniana por ali
3- reconhece que ali será provavelmente território ucraniano em breve, pois seria muito idiota destruir uma infraestrutura que considera que continuará mantendo sua no futuro já que almeja dominar esse Oblast.
4- como a área alagada promovia uma área de separação aquática grande e de difícil transposição, a Rússia considerou que mesmo tendo essa área de separação brutalmente reduzida no futuro breve, quando às águas baixarem e a área que era alagada secar, valia a pena tomar essa atitude drástica pois nesse momento estava gravemente ameaçada nesta posição.
Algo mais?

André G.
André G.
Responder para  Carlos
1 ano atrás

Muito bom comentário

Alexandre Santos
1 ano atrás

Na primavera ocorre o degelo. Preciso desenhar?

Cesar
Cesar
1 ano atrás

Ou seja os ______________ brasucas do Putin ______________ querem fazer crer que os ucranianos são os responsáveis pela detonação de explosivos na estruturas da barragem. Os ucranianos estão ajudando o putin a destruir os ativos econômicos, necessários ao país no pos guerra. Seria o mesmo que o Brasil explodir Itaipu. O que não falta aqui são _____________!

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Scudafax
Scudafax
1 ano atrás

A Ucrânia controla o nível do reservatório, uma vez que está a montante do mesmo. A reportagem falha em não verificar o histórico de ataques ucranianos contra a hidroelétrica, inclusive com reportagem do Washington Post em 2022.

Scudafax
Scudafax
1 ano atrás
Fagundes
Fagundes
1 ano atrás

Enquanto isso no Brasil mal temos defesa anti aérea de médio alcance, se algum grupo terrorista ou nação imprudente fizer algo igual o povo sofre enquanto os responsáveis por prevenir vão para suas mansões afastadas