‘Ninguém está com vontade de lutar’ – depoimento de um soldado russo capturado
O exército da Rússia tem sido notoriamente brutal com seus soldados mobilizados. Um homem que escapou de sua unidade e foi capturado pelos ucranianos contou como fugiu depois que sua unidade sofreu 75% de baixas, foi torturado pelo FSB e seus comandantes o abandonaram.
Tem havido muitos relatos nos últimos meses, geralmente vindos de parentes, de soldados russos mobilizados sendo presos, espancados, famintos, ameaçados e baleados por se recusarem a entrar em ataques quase suicidas. Agora há um raro relato em primeira mão.
Dmitry Karpov, um soldado de 32 anos de Vyazniki, região de Vladimir, concedeu entrevista ao jornalista ucraniano Vladimir Zolkin após sua captura pelas forças ucranianas. Ele descreveu como sua unidade foi enganada e abandonada na linha de frente antes de sofrer muitas baixas.
Ele diz que ele e cerca de 200 outros foram inicialmente informados de que estariam guardando uma usina de concreto na região de Belgorod, dentro da Rússia. Em vez disso, eles foram levados à noite para posições de linha de frente em um cinturão de floresta entre Yahidne e Kuzemivka, na região de Luhansk, na Ucrânia.
Os homens não entenderam para onde foram levados. O motorista do caminhão de Karpov “simplesmente nos largou no cinturão da floresta e foi embora”. Eles tinham um oficial, um comandante de companhia, mas não o viram depois que ele foi “deixado em algum lugar distante” na retaguarda.
Enquanto estava na linha de frente, Karpov adoeceu com pancreatite. Ele foi levado para uma enfermaria para tratamento e depois voltou para uma aldeia da linha de frente, onde sua unidade morava em uma casa abandonada. Eles ficaram sob intenso fogo de foguetes, dos quais apenas 21 das 80 pessoas sobreviveram.
A essa altura, o resto já estava farto e se recusava a lutar mais. Eles depuseram as armas e foram ao escritório do promotor militar em Troitske, onde ficaram presos por 15 dias. Um oficial político tentou, sem sucesso, fazer os homens voltarem para o front.
Na promotoria, 20 a 30 deles foram presos em um espaço de apenas 3 metros por 6 metros (10 pés por 19,5 pés). Em seguida, foram entregues ao FSB e levados para Zaitseve, perto de Donetsk, onde passaram mais 15 dias sendo torturados pelo FSB.
Karpov diz que eles foram algemados a uma cadeira e eletrocutados com armas de choque, com o FSB exigindo saber por que eles estavam se recusando a lutar. Os homens só eram alimentados se tivessem dinheiro; então eles foram levados a uma loja a cada 2-3 dias para comprar comida. Os que não tinham dinheiro passavam fome.
Embora fosse novembro e estivesse fazendo frio, os homens foram presos a céu aberto. Eles foram algemados às grades de um lance de escadas externas e deixados lá durante a noite. Após 15 dias, os homens foram finalmente libertados.
O FSB queria mandá-los para retenção em Novopskov, na região oriental de Luhansk, mas não havia lugar lá. Em vez disso, eles foram despejados em Svatove, que Karpov chama de “a cidade dos recusados”. Relatos anteriores falaram de muitos recusados se reunindo lá.
Os homens não receberam abrigo, mas foram deixados à própria sorte no que Karpov descreve como a “montanha dos recusados”: “Há uma colina não muito longe de Svatove, e os recusados estavam sentados nela. tenda feita de capa de chuva e espere perto do fogo.”
Um homem decidiu que voltaria para casa e atravessou a fronteira, ainda armado com seu fuzil de assalto. Ele conseguiu chegar à casa da mãe, mas três dias depois ela ligou para as autoridades para informar sobre o retorno do filho. Eles foram até a casa dela e o mataram a tiros pela porta.
Na época em que Karpov esteve lá, ele diz que a “montanha dos recusados” era habitada por cerca de 40-45 pessoas. Os homens circulavam constantemente por ele, alguns partindo, outros chegando a cada poucos dias. Eles não tentaram escapar, pois sabiam que seriam presos ou mortos como desertores.
Os oficiais vinham até eles para trazê-los de volta às suas antigas unidades ou convencê-los a ingressar em novas com melhores condições. Aqueles que concordaram provavelmente foram desgastados pelo tempo frio e falta de comida ou abrigo.
Karpov concordou com uma oferta de seu coronel para construir abrigos para oficiais. No entanto, isso não durou – seu regimento, o 346º Regimento de Fuzileiros Motorizados, foi dissolvido, provavelmente devido às baixas que sofreu, e seus membros foram dispersos em outros lugares.
Para alguns, este parece ter sido um processo muito brutal – alguns dos homens relataram por meio de seus parentes que policiais atiraram em seus pés para convencê-los a assinar novos contratos.
Karpov escapou com mais facilidade. Ele foi levado de volta para Voronezh na Rússia, onde foi treinado como motorista/mecânico de BMP-2. Ele foi informado de que estaria dirigindo na estrada Svatove-Kreminna, alguns quilômetros atrás da linha de frente (mas ainda altamente perigoso).
No entanto, ele nunca teve a chance. Ele diz que embora tenha sido designado para um regimento móvel de caçadores, não havia um único BMP, nem qualquer outro equipamento além de alguns caminhões dos Urais. Em vez disso, ele foi colocado de volta em uma trincheira da linha de frente para tarefas de escavação.
Quando a trincheira foi atacada por metralhadoras e RPGs, os russos que a comandavam fugiram. Na confusão, Karpov se perdeu e, após 15 minutos vagando pela floresta, foi capturado por soldados ucranianos.
Agora, diz Karpov, a guerra é invencível. “Não sei o que Putin quer alcançar, mas acho que ele nunca conseguirá. Ninguém está com vontade de lutar.”
O vídeo abaixo apresenta a entrevista completa do soldado russo (com legendas em inglês).
Rússia sendo Rússia.
Segundo um canal do YouTube , a Ucrânia perderia a guerra em uma semana, agora depois de 1 ano ele diz que a guerra é de desgate. Tudo planejado.
Ele faz de tudo para exaltar a Rússia e criticar a Ucrânia.
A falta de honestidade deste senhor é algo difícil de explicar.
Independente dos erros políticos, a Ucrânia esta bravamente lutando pelo seu país.
Já peguei a pipoca, esperando os minions reclamar sobre essa matéria……rs
Evidentemente, tudo muito triste. Mas entendam uma coisa…
Tempos difíceis não tem misericórdia de corações fracos.
De resto, pura propaganda de guerra! Assim é que é, segue a vida!
Bela filosofia de boteco. Fácil falar isso sentado a meio mundo de distancia. Um lado dessa guerra esta defendendo sua nação invadida, outro não ve sentido, esta sendo obrigado a isso sem os recursos ou treinamento, por isso a desmotivação.
Pedro,
eu sei que você ACREDITA mesmo no que está falando.
Pobre Pedro, e milhares como você, que simplesmente não entendem por mais que a gente explique os fundamentos deste conflito.
L a m e n t a v e l!!!
eu sei que vc ACREDITA que a Rússia tem razão.
Lamentável!
Pedro,
a “razão” é cavalo do demônio. Não se trata da Rússia ter “razão,” trata-se do “dever” russo sobreviver enquanto entidade civilizacional. E em meio a este processo que estamos assistindo, a Rússia “hoje” serve como “instrumento” para “atrasar” a implementação dos planos globalistas progressistas de todos os matizes ideologicos para a civilização humana.
Nesta complexa guerra, o que estamos vendo, é apenas “UMA” das grandes batalhas que dela fazem parte…
tb sou contra essa ideologia globalista, mas a favor de guerra não.
“Não se trata da Rússia ter “razão,” trata-se do “dever” russo sobreviver enquanto entidade civilizacional. E em meio a este processo que estamos assistindo, a Rússia “hoje” serve como “instrumento” para “atrasar” a implementação dos planos globalistas progressistas de todos os matizes ideologicos para a civilização humana.” Isto não é um comentário é uma apologia nacional socialista que defende o que os nazis defendiam na II Guerra. Em momento algum faz referência aos acordos e tratados internacionais que defende os civis nas guerras, em nenhum momento faz referência aos crimes de guerra que são cometidos, como se tudo fosse permitido.… Read more »
“O Primeiro Ministro polonês, Mateusz Morawiecki, defendeu que a Ucrânia, ao lutar contra o imperialismo russo, age em defesa dos interesses da OTAN e, por isso, deve ser acelerada sua adesão à Aliança.”
e qual o interesse da Ucrânia? Ter parte do territorio anexado pela Rússia?
Certíssimo!! A guerra é cruel pra os ambos os lados.
Entrevista realizada por um capturado com vida por Forças em que tem líderes que afirmam levar a guerra em toda a parte do mundo contra os russos incluindo civis russos, com relatos de extermínio de prisioneiros.
Não tem santo em ninguém dos lados.
Esse aqui é outro. Recebeu mais de 60 likes em alguns minutos. Que comédia essa turma de fakes. Uns 40 devem ter sido só do Kings.
Falou tudo. Só piscar os olhos e aparecem trocentos likes. Muito suspeito.
Percebi isso também.
Na verdade, tenho a leve impressão que isso é frequente. Lembro que vi comentários em outras matérias do mesmo usuário com vários likes, muito acima de qualquer outro comentário.
Bem suspeito.
Como o Senhor bem sabe, sem ajuda, a Ucrânia já teria caído há muito e muito tempo, talvez não em 1 semana mas com certeza em no máximo 2. Eles lutaram e lutam bravamente mas contra a Rússia, sem ajuda, não haveria o que fazer. Foram atacados por 5 frentes distintas simultaneamente…
.
Sem ajuda estariam liquidados mas com toda a assistência que tem recebido e continuarão recebendo, a história é outra. Eu particularmente aposto na vitória Ucraniana a longo prazo mas que vai ser um inferno para ambos, russos e ucranianos, não restam dúvidas.
Eu particularmente sou pró Rússia, porém usar os envios de armas do ocidente a Ucrânia como desculpa do fracasso da Rússia para me não cola, desde a guerra fria se os EUA invadia um pais a urss dava todo o suporte para o pais invadido e vice versa, o plano era desgastar o inimigo foi assim no Vietnã,coreia, Afeganistão e muitas outras guerras principalmente na África, se os russos invadiram a Ucrânia achando qui o Ocidente não iria fazer nada foi de um amadorismo terrivel,Para me o Putin já sabia de tudo, sabia qui a otan iria da todo o… Read more »
Joanderson, Os EUA têm uma regra: as forças de terra só avançam após a superioridade aérea ter sido estabelecida e após as forças inimigas em terra terem sido mitigadas via ataque aéreo de precisão. Os russos erraram de diversas formas: 1- subestimaram a coragem e determinação do povo ucraniano e de seu líder; 2- acreditaram nas própria narrativas; 3- gastaram munição preciosa em alvos de pequeno valor estratégico; 4- não estabeleceram a supremacia aérea nas primeiras semanas do conflito; 5- em tempos de informação descentralizada acharam que todo o país iria acreditar nas narrativas mentirosas e iria se engajar na… Read more »
Outro grande erro dos russos, além dos que vc citou, foi (na minha opinião) não ter cortado logo no início da guerra as linhas de reabastecimento de ajuda que a Ucrânia recebe….
Se a Rússia tivesse logo destruído as ferrovias, pontes, estradas, aeroportos que levam a Polônia, Romênia e outros países vizinhos a Ucrânia já teria caído.
Pelo que parece os russos não tem pressa ..
Acrescentaria mais um erro: Subestimaram a capacidade e a vontade do Ocidente em apoiar a Ucrânia.
Mas como o Bosco falou, só dá para fazer isso quando se tem superioridade aérea.
Como eles não conseguiram a superioridade aérea não dava para fazer isso que vc falou, pois são alvos que ficam bem atrás das linhas inimigas.
Sim, é verdade…..mas os russos poderiam ter feito isso usando mísseis de longo alcance.
Acharam que seriam recebidos com flores e música, como foi na Criméia…..
Além de subestimar os ucranianos e a ajuda da OTAN….
A notícias de 30 tanques Ucranianos já com relativo sucesso com pequeno avanço em ataque em Bakmuht, e bombardeio em Soledar, preservando os 60.000 mil soldados Ucranianos em prontidão na retaguarda. Vamos aguardar o desenrolar do combate, a depender do sucesso pode ter na sequência outro ataque com mais tropas envolvidas. Bekmuht a cidade sem valor estratégico rsrsrsrs.
“lutando bravamente pelo seu país”, essa é a diferença entre ucranianos e russos. Os ucranianos têm motivos para lutar, tais como: salvar a vida de seus familiares, salvar vida de seus compatriotas, salvar seus bens. Já os russos, têm apenas um “motivo” para invadir a Ucrânia: lutar contra “nazistas”. Ninguém acredita nesse “motivo”, nem os soldados.
O que acho impressionante aqui é a insistência desses mini agentes de propaganda. Do nada seu comentário recebeu mais de 50 negativas, coisa de 1 hora atrás a situação era outra. Não sei como as pessoas não reparam esse tipo de coisa aqui. Sou totalmente a favor de eliminar likes e dislikes. Isso só serve para trolls e militantes.
Falou tudo. Só alimenta troll.
esse senhor, estava certo, porém entrou a variável OTAN, aí tiveram que partir para o desgaste mesmo, discordo muito em vários pontos dele, inclusive em podcast recente chamei ele de covarde, a guerra tá terrível para os dois lados, tem vários homens ucranianos que não voltam para lutar, vários que já perderam a vida, o contingente de soldados e reserva russo é maior, se a essa contra ofensiva não der certo para a Ucrania vão perder o leste do país todo.
Parece não ser o mesmo ‘espírito de luta’ do pessoal de Zaporizhizhia de ontem.
Você fala da propaganda do Putinstão segundo a qual a qual teriam repelido a contraofensiva ucraniana?
A contra ofensiva em Zaporizhizhia tem muitas perdas e baixas mais do lado ucraniano.
Isso é a propaganda russa que, como sabemos, tem a credibilidade de uma nota de 3 reais….
Enquanto os soldados russos sequer sabem porque estão lutando na Ucrânia, eis o pensamento de um soldado ucraniano que perdeu o irmão na batalha: “Sabíamos que poderíamos não voltar, mas é uma honra lutar pela Ucrânia. É por isso que não me arrependo de forma alguma. Meu irmão deu a vida pela nossa liberdade. Infelizmente, a liberdade vem com sangue.” isso resume o sentimento ucraniano. Então repito o pensamento do analista militar do Azerbaijão Agil Rustamzade: “É impossível vencer uma guerra onde não só exército está lutando contra você, mas todo o povo, e na Ucrânia todo o povo ucraniano… Read more »
Para quem ainda não conhece o analista militar do Azerbaijão, está apresentado. Agora só falta saber o que pensam os blogs militares búlgaros e os funcionários da Universidade Nacional de Khmelnitsky…
Nada de novo, apenas o modo usual como mamãe Rússia trata seus filhos…agora, se for algum camarada, oligarca ou chegado, aí a conversa é outra.
Até no Brasil se vc se negar a ir a guerra a pena de morte é liberada.
“ agora, se for algum camarada, oligarca ou chegado, aí a conversa é outra. “
Já perdi as contas de quantos oligarcas caíram da janela ..
Só os não alinhados com o papi Putin I
Tanto ucranianos e russos estão na mesma situação.
Acho que não hein, os ucranianos tem um motivo, uma razão, um inimigo esta destruindo seus pais, matando sua gente. pro soldado russo qual a motivação? morrer por um autocrata que quer apenas mais territorio? mesma coisa se o brasil tivesse invadido a cisplatina pra reanexar a força, vc acha que algum brasileiro bom da cabeça apoiaria e gostaria de participar disso?
Vontade mesmo está os soldados ucranianos de Mariupol ou bakmuht .. a não pera 🤔
Pega o depoimento de um frustrado/caso isolado é fácil mas a realidade é que os russos continuam moendo o exército ucraniano.. e a tão esperada esperada contraofensiva não sai do papel ..
Agora a tática da Ucrânia é atacar alvos sem valor algum na Rússia . Parabéns aos envolvidos 🤣🤣 manda mais polonês pq está pouco ..
Caso isolado? Acho que não leu o texto.
Então a sua perspectiva é começar a matar civis indiscriminadamente junto com alvos sem valor militar igual aos que os russos fazem? A igreja católica tem os chamados advogados do diabo pelos vistos o putin também…. Significado de Advogado do diabo O que é Advogado do diabo: Advogado do diabo (em latim advocatus diaboli) é uma expressão originalmente utilizada pela Igreja Católica para designar o advogado que tinha por missão apresentar provas impeditivas da admissão de um candidato a santo ou beato. Sua função era averiguar todos os fatos apresentados em favor do candidato., procurando falhas nas provas de milagres… Read more »
Se os militares começam usar uma igreja de abrigo, a culpa não é dos mísseis ..
e os sucessos nos avanços de ré em Kiev, Karkov e Kerson ?
Não seria um passeio de semanas ?
O cronograma está meio atrasado não ?
Em Bakhmut combates diminuíram no entorno, as forças aerotransportadas russas VDV, continuaram a se redistribuir para ocupar as posições do Grupo Wagner e o general ucraniano Oleksander Syrskyi , comandante das Forças Terrestres Ucranianas, visitou comandantes na área de Bakhmut para planejar novas operações no setor (tem foto). Em Zaporizhzhia, os mil-bloggers russos estão preocupados porque já há fogo de artilharia pesada na região e parece que a Ucrânia tem superioridade de fogo nessa direção. Em Melitopol, mais ao sul, foi relatada uma explosão ao longo de uma linha férrea usada pelas forças russas para transportar tropas e material para… Read more »
Os caras tem que mostrar serviço, senão acaba o “dindin”. O sul da Ucrânia é plano e impossível a realização de grandes avanços sem estar à descoberto. Como ucraniano é highlander eslavo, logo mais combatentes se juntarão à Zaluzhnyi e Budanov…
A propaganda do Putinstão apresentou uma foto do que seria um “Leopard 2” destruído!
Após chegar a foto viram que se tratava de um AMX-10C sendo que a foto sequer tem nitidez ou seja, certamente é uma montagem.
A propaganda do Putinstão já foi melhor Qings
Hank, A propaganda soviética sempre foi péssima mas funcionava porque, como diz o ditado, “fantasma sabe pra quem aparece”. Os “soviéticos” de hoje só conseguem “ludibriar” os mesmos de sempre , que foram condicionados a aceitar tudo que vem de lá como a mais pura verdade porque acreditam que assim estarão colaborando para um mundo melhor, sem a opressão do Ocidente, do macho, do Deus bíblico, do branco, do hétero, do rico, do burguês, do professor, do adulto, do carnívoro, do agronegócio… A única opressão que essa turma de “sugestionáveis” aceitam de bom grado no melhor sentido do “quanto maior,… Read more »
A vontade de tomar Kiev vem de fevereiro de 22… cá estamos no meio de 23 e a provocação é a contraofensiva ucraniana que não começou. Estamos muito bem hein…
Esse é o problema de se defender regimes autoritários.
E esse é o problema de um povo permitir que “democraticamente” a ditadura se instale.
Este deve ter sido o último trabalho de propaganda anti-russa bolada por Kirill Budanov, agora ex-chefe de inteligência ucraniana, morto em ataque de mísseis na capital Kiev, em 29.05.2023, e confirmada hoje por midias locais. A mídia ocidental está de luto hoje…
Zaluzhnyi e Budanov já foram
Ontem, Geraisinov comandou pessoalmente os russos em Zaporizhizhia.
Parece que a localização dos militares ucranianos e seus planos não são mais segredos para os russos.
Confia …
Uma das coisas que eu acho mais engraçado é que uma semana depois dos Russos dizerem que Zaluzhnyi ter sido morto o cara grava um vídeo tirando um sarro dos próprios Russos
Mesma coisa do Budanov que da entrevistas frequentes.
Voces já estão vivendo em um universo paralelo.
Sim, video com Zaluzhnyi de costas até eu faço!!!! Budanov dava entrevistas, até final de maio, depois somente em sessões espíritas… Não é universo paralelo, tem a ver com além-vida…
O desespero do Putinstão em anunciar a “contraofensiva” ucraniana é um admissão tácita de derrota Qings, não insista
Parece que a propaganda russa mata os comandantes ucranianos e logo depois eles ressucitam para dar entrevistas. Curioso isso, né?
Sim com diálogos em “off” e de costas… Tenta outra…
Mais uma dor de cabeça para o senhor Putin l….
https://cnnportugal.iol.pt/ucrania/guerra/exclusivo-ucrania-tem-agentes-de-sabotagem-dentro-da-russia-e-esta-a-entregar-lhes-drones-para-ataques/20230605/647dc36dd34ef47b87549a93
Ataques de desespero por parte dos ucranianos.
Desespero é o que esse cara e os colegas dele passaram. Leu ou assistiu a entrevista?
Vix CNN…
Eu vi um vídeo onde aparece dois soldados ucrânianos feridos, um implora para ser morto, ele implora para não ser torturado, o coitado está todo detonado, grita de dor, o outro, levou um tiro no rosto, perto da boca, enquanto isso, um soldado russo aplica os primeiros socorros, no fundo, se ouve os tiros, uma cena deplorável, onde seres humanos se matam por vaidades de líderes que estão bem longe do front, mas, no fim, cada um será julgado por seus atos, disso eu não tenho a menor dúvida.
Não encontrei fotos do Zaluzhnyi e do Budanov mortos … mas tem fotos lindas de um Su-24M Fencer ucraniano transportando dois mísseis de cruzeiro Storm Shadow sob as asas. Diferente do que os russos supostamente alegam, os mísseis de cruzeiro Storm Shadow, fornecidos pelos britânicos, estão atingindo od alvos russos na Ucrânia. Agora aparece o vetor dos Storm Shadow. Nenhum designer da Sukhoi OKB imaginaria que sua criação um dia carregaria mísseis de cruzeiro britânicos usados para fazer ataques de precisão contra alvos russos.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-su-24-spotted-carrying-two-storm-shadows
“Invadir a Ucrania sem motivo algum nao passa de uma idiotice.”
A sociedade russa é tão contraditório quanto a Ucraniana, uns a favor outros contra.
Mas a liderança russa não é a brasileira que relativiza sua soberania.
Mas pelo visto a liderança russa relativiza a soberania da Ucrânia.
Há vários relatos como esse pela internet, eu sou um pouco cético, afinal o prisioneiro poderia se beneficiar ao fazer um depoimento como esse; no entanto, relatos desse tipo aparecem até mesmo entre militares de elite, já existe até livro de ex-pqd russo, Pavel Filatyev, sobre os acontecimentos na Ucrânia. Vendo uma coisa dessa, os torcedores tupiniquins, de ambos os lados, vão a loucura.
Aquilo que é demonstrado em grande parte pela história mundial, é que a nação que agride se o não conseguir rapidamente, os soldados que defendem a sua pátria fazem das tripas coração, ao contrário dos soldados agressores que com o passar do tempo começam a perder confiança e a demonstrar desalento o que leva muitas das vezes a fazerem barbaridades contra os civis.
Triste sina a humanidade em mãos de dirigentes criminosos.
Meus queridos colegas. isso é propaganda de guerra e tem dos dois lados, claro, mas aqui só vemos a anti Russa, pois obviamente somos capacho da OTAN (nossos verdadeiros algozes).. Pena os ucranianos não lerem o FORTE. Se lessem a guerra já teria acabado, pois eles teriam avançado sem temor. Aqui já se noticiou 1) as péssimas condições de armazenamento de munição pelos Russos – nada presta; 2) as péssimas co0ndições de alimentação das tropas Russas – nada presta, 3) as péssimas condições da moral dos soldados Russos – nada presta; 4) As péssimas condições de profissionaismo dos oficiais Russos… Read more »
57 nações yanques contra os pé rapado dos russos…É difícil explicar isso na escolinha do professor Raimundo…coitado do Chico Anísio
muito triste, pior de tudo que mesmo não querendo lutar, vão acabar lutando, guerra sempre é assim, terrível, as russos tem um histórico de tratar mal e matar quem se recusa a lutar, nos EUA eles só te prendem mesmo.
Há relatos de avanços na ofensiva ucraniana.. exialstem fontes que não sejam as do xings ou o próprio xings? Rsrs
Parece que as forças ucranianas começaram a se mover em vários pontos ao longo da linha de frente na região de Donetsk nesta segunda-feira (05/06/2023). Moscou ostentou que repeliu todos os ataques, mas já está sendo desmentida por líderes da milícia russa e por blogueiros militares, que disseram que as forças ucranianas avançaram em torno da cidade de Bakhmut, no norte de Donetsk, e da vila de Novodonetske, no oeste da região. Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo Wagner, disse o seguinte a respeito da perda de Berkhivka, um assentamento ao norte de Bakhmut: “Agora parte do assentamento de Berkhivka já… Read more »
Não querendo ser chato nem me passar por putinminion mas geralmente POWs são forcados a falar o que o lado oposto quer.