Corpo de Fuzileiros Navais recebe primeiras viaturas JLTV
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) recebeu as primeiras Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4×4 “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV) da Oshkosh Defense.
O contrato para a aquisição das viaturas foi assinado em 2020, no âmbito do PROADSUMUS, o Subprograma de Meios de Fuzileiros Navais componente do Programa Estratégico da Marinha “Construção do Núcleo do Poder Naval”.
O acordo celebrado entre a MB e o governo dos Estados Unidos prevê a aquisição de 12 JLTVs. O novo veículo JLTV da Oshkosh combina a mobilidade do Humvee com a proteção do MRAP.
Fuzileiros sempre na frente no quesito de equipamentos no estado da arte, pena sao quantidades pequenas !!
Os S-105 que “fumaram” um monte de diesel durante desfile pelas ruas de Brasília que o digam!
Cada um pesa cerca de 14.000kg, não tem espaço internoalgum e custa cerca de USD350~450mil para exportação. O Hummve M1114 blindado custa USD40mil e pesa 6t, um pouco menos que o Iveco Lince comprado pelo EB. A Lógica do CFN é copiar o USMC com o PIRANHA, JLTV, etc.. Só que irão sofrer com a manutenção, embarque nos navios e meios anfíbios da MB, não pode ser transportados por helicópteros e não haverá grana para comprar e manter mais do que um punhado sem valor militar. Mas quanto entrarem na favela, chamarão atenção.
Tem espaço interno.
Na questão de transporte de helicópteros, eu não encontrei alguma matéria/informação da capacidade de transporte ser realizado por helicópteros da categoria do UH-60 ou H-225, mas sim por helicópteros com alta capacidade de transporte, como o CH-47 Chinook: “The LMV vehicle has been designed with a compact profile that allows one vehicle to be carried inside a CH-47 helicopter, while a Lockheed Martin C-130 Hercules transport aircraft can carry two systems internally.”-ar’/recognit^on.
Nesse caso, o JLTV também pode ser transportado por helicópteros desta categoria: “Heavy Lift: Marines Helicopter Brings Vehicle from Ship to Shore”-nat^on^linterest. Então, tal nível de especificidade não seria um problema.
Excelente aquisição.
Vai ser uma mudança de padrão nos Fuzileiros Navais.
Que seja o início de sua implantação em toda a força.
No aguardo de novos pedidos.
Nesse ponto a Marinha é mais “malandra” que o EB e a FAB.
Vão comprando de pouquinho.
Vem 12. Daqui a pouco mais 6.
Depois mais 12.
Quando os políticos sanguesugas de propinas se dão conta, já compraram tudo o que queriam.
O EB já vai e manda um pedido de quase 150 Linces e fala que quer mais de mil.
Os Renans Calheiros e as Gleisis Hoffmanns da vida chegam a ficar sem dormir pensando na grana que vão morder dos fabricantes…
Os Fuzileiros compram o máximo que conseguem. Não tem nada de malandragem.
O Exército faz o mesmo, mas como tem mais dinheiro acaba comprando muito mais veículos que os Fuzileiros.
SENSACIONAL!! O Melhor da categoria. Pena não terem feito uma compra conjunta pra equipar o EB e CFN. Visando padronização e redução de custos.
O melhor… Sim, depende.
Algum motivo pro CFN não ter adquirido os Linces junto com o EB, ou são requisitos diferentes?
Caro. Você tem razão. Até entendo que CFN é uma divisão especializadas com caráter expedicionário e de pronto emprego, mas é difícil entender a falta de padronização das forças armadas brasileiras. Para empregos similares, cada força adota um equipamento diferente. Quando adotam o mesmo equipamento, cada um usa um código e um nome diferentes.
As 3 FA´s tem o mesmo heli ( Super-Puma ), porém, além de cada uma das FA´s dar um nome próprio( é pra fingir que são helis diferente? ) pro heli, até hoje NÃO há um centro de treinamento integrado pra pilotos e mecânicos pra esse vetor.
A verdade é que não há, ou há pouqússima, conversação entre as 3 FA´s pra se integrarem ao máximo, pra reduzir custos e despesas, e melhorar a eficiência.
Mas isso é culpa de NÃO termos um MD forte e atuante, que realmente obrigue as 3 FA´s a se acertarem. O MD brasileiro é só um enfeite, deixando que cada FA faça o que quiser, a revelia do dinheiro público.
Enquanto isso, as 4 FA´s norte-americanas ( mesmo com muito mais grana pra queimar do que a gente ) usam centenas de equipamentos iguais, pra facilitar a logística e a escala.
Obvio, não? Sem contar uniformes, patentes, estruturas administrativas e de saúde, etc.
Racionalidade zero nas FFAA.
São os interesses, as conexões entre vendedores e compradores, etc.
Padronizar, centralizar, ampliar escala das compras implica em reduzir o número de fornecedores, reduzir os preços unitários, reduzir os pontos de contato entre FFAA e setor privado e o pessoal não vê vantagens nisso.
Melhor deixar como está.
A sua resposta está aqui ‘O novo veículo JLTV da Oshkosh combina a mobilidade do Humvee com a proteção do MRAP.’. O Lince é similar ao Humvee e não tem o nível de proteção do MRAP.
Os Linces são um pouco superiores aos M1114, Hummve blindados, e na mesma faixa de peso. JLTV pesam mais que o dobro e tem meor espaço de carga, não podendo ser teletransportados e custam 10x mais que o M1114. Talvez para missões muito específicas com exposição a minas anticarros pesadas possam servir para salvar os tripulantes, talvez.
Acho que ainda não existe tecnologia de teletransporte para afirmar que o JLTV possa ou não ter essa capacidade…
Sinceramente…porque não aderiram ao programa VBMT-LR 4×4 do EB ?
É fundamental entre as forças a padronização dos equipamentos, chega ser ridiculo este tipo de postura e o ministerio da defesa observa e não faz nada.
?ezimgfmt=rs%3Adevice%2Frscb1-1
Aí é que tá! Uma boa indagação…
JLTV é usado pelo USMC, só isso já responde sua indagação. Na real deviam ter padrozinado o JLTV no CFN e EB. E comprar um lote grande.
Porque não o contrário?
Só pq a USMC usa, quer dizer que é o melhor da categoria?
Lógico. A maior força de agressão do mundo. Não vão aceitar qualquer coisa.
Porque os Fuzileiros gostam de dizer que são diferentes e, na opinião deles, melhores que o EB.
CFN gosta de fingir que são os USMC.
Só olha as fotos deles com o equipamento completo, mesma coisa dos Marines americanos durante a invasão do Iraque, só que a camuflagem é verde.
No meu entendimento, os Oshkosh, sendo mais robustos, são melhores e mais estruturados, também capacitados para desembarque em cabeça de praia. Pois, a areia é geralmente mais fofa (menos densa). Notem que o diâmetro e largura dos pneus são ligeiramente mais largos, ao contrários dos Iveco.
Basta adaptação na plataforma do iveco.
E necessário uma padronização dos meios empregados entre as 3 forças.
Quero ver manter estes equipamentos
Olá Colegas. Fiquei com a impressão que o CFN mudou o padrão de camuflagem das suas viaturas. Acho que eram mais verdes. Agora tem um tom de marrom que parece novo.
Desculpem a ignorância do leigo aqui…
Mas… 12 viaturas dessas não é muito pouco para um Corpo de Fuzileiros em um país como o nosso? Bah…
TUDO que vc chutar do inventário das FA é pouco para um país do tamanho do Brasil
No quesito mantenabilidade e operacionalidade,vejo problemas.
No quesito sobrevivência, é um carro muito bem pensado, com várias características que o colocam acima dos demais concorrentes.
No geral, foi uma boa escolha.
Assim como também acho que o EB fez bem em escolher o veículo da IVECO ao invés desse da Oshkosh. O Lince tem mais cara de Exército e esse tem mais cara de forças de elite como Comandos, Fuzileiros e Forças Especiais.
A Oshkosh não tem compromisso nenhum com a estética histórica de veículos. É 100% compromisso com a engenharia de combate.