Brasília (DF) – O Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas vai ganhar um importante reforço. Foram adquiridas 20 Viaturas Blindadas Especiais Socorro 6×6, modelo MaxxPro Recovery Vehicle. Produzidas pela empresa norte-americana Navistar Defense, são equipadas com uma “asa delta” traseira e uma lança hidráulica com acesso eletrônico, suportando 42 toneladas de reboque com um arraste de quase 23 toneladas.

“Trata-se de uma capacidade, até então, inexistente na Frota Guarani. Essa aquisição, por meio do programa de vendas militares estrangeiras do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, vai incrementar esse suporte fundamental ao poder de combate, especialmente no que se refere às atividades avançadas de manobra de força e de apoio à retaguarda nas tarefas de manutenção de segundo escalão”, afirmou o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Hertz Pires do Nascimento. As novas viaturas serão distribuídas aos batalhões logísticos que integram as brigadas de infantaria e cavalaria mecanizadas, bem como às escolas e organizações militares mecanizadas mais isoladas.

Caraterísticas da Viatura Blindada Especial de Socorro (VBE Soc)

O MaxxPro Recovery Vehicle é uma viatura com proteção blindada apta a realizar resgates em campo de batalha. Resiste a disparos de armas de calibre 5,56 e 7,62 mm, estilhaços de artilharia, minas e artefatos explosivos improvisados. Está equipada com um motor MaxxForce 8.9 L, turbo inter-cooled diesel, com 450 hp e torque de 1.627 Nm. A transmissão é automática de seis velocidades e a suspensão dianteira é independente.

Possui capacidade de 42 toneladas para reboque (PBTC); 22,6 toneladas de arraste no cabo de aço; 15,8 toneladas com o uso da “asa delta” traseira; 27,2 toneladas de içamento de carga no guindaste, com lança hidráulica; e um suporte de reboque e arraste que atende às viaturas da família Guarani.

Programa Estratégico Forças Blindadas

A aquisição faz parte do Programa Forças Blindadas, que integra o Portfólio Estratégico do Exército e entrega à Força Terrestre a renovação da frota blindada. A iniciativa proporciona avanços tecnológicos e de qualidade, tendo em vista a manutenção da capacidade operativa, bem como o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, por meio de transferência de tecnologia e da qualificação técnica de mão de obra nacional.

O processo de compra da Viatura Blindada Especial de Socorro 6×6 é resultado de um planejamento iniciado em 2018, contemplando estudos estratégicos e de viabilidade. São várias etapas para uma aquisição desse porte, conforme determinam as normas do Exército Brasileiro para obtenção de um sistema de material de emprego militar, a exemplo das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar.

Com a aquisição de modernas viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas e de seus subsistemas componentes, como os sistemas de armas e comunicações, busca-se a transformação da Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernização da Cavalaria Mecanizada e da Infantaria e Cavalaria Blindadas. Todas as fases do Programa buscam a integração com os demais Programas e Projetos Estratégicos do Exército, em particular com os Programas Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e Programa de Proteção da Sociedade (PROTEGER), bem como o incremento da integração com as demais Forças.

FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército

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Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Me parece justo e necessário.
Só achei o poder de reboque de 42 toneladas pouco.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

42t é peso do Leopard 1 fica bem em cima da régua e eu ficaria mais confortável se tivesse um pouco de capacidade sobrando mas da pra puxar até ele com esforço

o Guarani tem +- 14t

Isso tudo dito.

20 unidades é um numero beeem pequeno, espero que venham mais no futuro, 20 veículos para atender a frota do que se espera ter de guaranis no futuro é irrisório.

Nei
Nei
Reply to  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Boa aquisição, algo necessário.

Putinetes choram quando compra-se algo pelo FMS dos EUA kkk.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Provavelmente porque é 6×6. 8×8 suportaria mais.

Pablo
Pablo
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Mas ate onde lembro, seria um 8×8

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Pablo
1 ano atrás

Os Oshkoshs seriam, os Navistar são 6×6.

Loelce locatelli
Loelce locatelli
Reply to  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

O motor de 8,9 litros é fraco, teria que ser um de 13 ls. Que equipam cavalos mecânicos que tracionam carretas com capacidade de tração de 74 toneladas.

Humilde Observador
Humilde Observador
1 ano atrás

Excelente aquisição, já que não tem opções equivalente no mercado nacional (nem sequer caminhão-trator genuinamente militar nos temos para transportar os “tanques”, usamos caminhões civis, que cumprem seu papel, verdade seja dita, mas, estão longe do ideal). Teremos quando a Tatra começar a vender normalmente por aqui.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

A avibras chegou a fazer um veículo socorro, mas parece que o projeto ficou muito caro, é o que dizem por aí.

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Muito caro vc tá sendo educado. Isso aí ficou absurdamente caro. A Arábia tem desse aí.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Eduardo Oliveira
1 ano atrás

Eduardo, você não está confundindo com a viatura remuniciadora do astros? Eu acho que esse veículo socorro da avibras ficou só nesse aí mesmo, o projeto ficou caro e foi cancelado.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
BK117
BK117
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pelo o que li recentemente, a viatura de socorro da família Astros foi adquirida recentemente pelos árabes.

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não. A rem todos os países com sistema astros tem, mas só na Arábia eles tem todas as versões do sistema, inclusive além da viatura socorro eles também tem uma rem que é carreta, como se fosse um bitrem e o cavalo é uma VBA normal.

Caio
Caio
Reply to  Eduardo Oliveira
1 ano atrás

Essa remuniciadora com reboque apareceu discretamente na internet.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pelo que fiquei sabendo, a Arábia Saudita encomendou um sistema a mais, um sistema específico (caro pq eles têm dinheiro). Não sei se é essa viatura. Mas sim, eles têm uma viatura específica.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Eduardo Oliveira
1 ano atrás

Qual o valor deste veículo ?
Qual o valor do concorrente ?
Quais as capacidades técnicas de ambos ?
Espero que tenha essas respostas para justificar sua alegação .

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Eu conheço o carro pq trabalhei uns anos com o sistema em Formosa. Por isso sei que é bem mais caro que os concorrentes e por questões óbvias não posso falar o valor….

Last edited 1 ano atrás by Eduardo Oliveira
Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Eduardo Oliveira
1 ano atrás

Papel aceita qualquer coisa e internet também.
Eu sou engenheiro aeroespacial e trabalho com sistemas espaciais para uma agência secreta da Nada!
Será verdade ? Eis a questão !

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Correção: NASA!

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Lembra do nome desse projeto? Era chassis Tatra?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Humilde, o astros 2020 é montado no chassi da tatra, que é da República Tcheca. O nome do projeto da viatura socorro eu não sei.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Os primeiros astros era montados em chassis Mercedes-Benz com tração integral, não me lembro se eram UNIMOG (Zetros com certeza não era, porque não existia ainda), depois mudaram para o Tatra, então, esse que você se refere deve ser um Tatra.

Caio
Caio
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Era o L – 2028 A, pesadamente modificado pela TECTRAN.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Caio
1 ano atrás

Isso mesmo.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Salvo engano, é o AV-REC, que seria a versão de recuperação do chassi Tatra/Tectran.

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

O chassi da viatura socorro é Mercedes

CARLÃO
CARLÃO
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Os Árabes mandaram essa Viatura- Reboque adquirida por Eles para testes aqui na Avibras .
Na última matéria do Caiafa+Master Ele deixa isso Bem Claro.

Maurício.
Maurício.
Reply to  CARLÃO
1 ano atrás

Vou ser bem sincero, eu não vou muito na onda do Caiafa não, eu acho ele muito deslumbrado, qualquer projeto pra ele é coisa de outro mundo, ele disse que nosso míssil de cruzeiro, sim, aquele mesmo que nunca fica pronto, poderia sair “decapitando” os ditadores da AS, pura balela! Depois, desdenhou de quem achava que o Gripen realmente estava com a nariz caído, ele se acha a última Trakinas do pacote.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Ele é jornalista especializado, possui décadas de experiência, trabalha para revistas sérias e a prova de que tem credibilidade é que ele vive sendo convidado pelas principais empresas de defesa mundo a fora para fazer matérias, viaja o mundo, vive em feira, é respeitado dentro das forças armadas brasileiras, tem contato com vários dos empresários e pessoas chaves da base industrial de defesa brasileira… como ele mesmo diz, não foi ninguém quem o disse, não foi o primo do vizinho de fulano, nem a tia de cicrano. Foi ele quem foi lá e viu. E poucas pessoas no Brasil tem… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jadson S. Cabral
1 ano atrás

Ele é convidado para falar o que as empresas querem que ele fale, simples assim, onde está o míssil de cruzeiro que ele tanto fala? Veja os vídeos dele falando que o nariz do Gripen E não estava caído coisa nenhuma, que todos os Gripens eram iguais, não teria diferenças entre os da Suécia e os do Brasil, ele é um jornalista deslumbrado e chapa branca, só isso.

Caio
Caio
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Caiafa dá umas “caiafadas” de vez em quando, mas na grande maioria das vezes ele está certo. O AV- MTC está em fase final, segundo a AVIBRAS e o próprio Comando de Artilharia do Exército.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

O chassis e Tatra ou MB ?

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Da Viatura Socorro é Mercedes

Last edited 1 ano atrás by Eduardo Oliveira
Maurício.
Maurício.
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Alan, o chassi do veículo socorro eu não tenho certeza, o Eduardo Oliveira diz que é Mercedes, eu acho que é um chassi Tatra T815-7 8×8. Aqui, um chassi Tatra T815-7 8×8, repare que é basicamente o mesmo veículo da Avibras, só que a Avibras colocou a tradicional cabine de Astros no chassi.

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

É o tatra mesmo, me confundi. É pq a gente faz a diferenciação deles pela roda e as rodas traseiras do reboque são parecidas com do chassi Mercedes, mas é tatra mesmo.

Maurício Veiga
Maurício Veiga
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A Avibras perdeu uma boa oportunidade, poderia oferecer este veículo juntamente com os sistemas AstrosII e o Guarani, diluindo assim os custos de produção/aquisição do mesmo, mas vocês já conhecem a nossa história…

Tomcat4,4
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Este veículo foi desenvolvido ,produzido e mandado para o cliente que bancou tudo,pois dindin lá sobra, Arábia Saudita !!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Esse veiculo faz parte de um contrato estrangeiro que foi encomendo mais por causa da pandemia o contrato foi cancelado !!!
É so entrar no caiafa no youtube e assistir o video por dentro da avibras !!

Ivan herrera
Ivan herrera
1 ano atrás

Há uma data prevista pra esses veículos chegarem ou algumas já foram entregues?

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Ivan herrera
1 ano atrás

Provavelmente já estão a caminho, visto que o anúncio da aquisição já tem um tempo(Setembro de 2022) e agora vem o anúncio do centro de comunicações.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Aliás, o processo remete a 2018, tendo tido a escolha inicial do Oshkosh HEMTT M984 (segundo famoso veículo especializado), que por algum motivo voltou atrás.

Matheus
Matheus
1 ano atrás

[OFF] Centauro II foi “entregue” ao comandante do EB na Italia.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Agora q o país tem Presidente as aquisições voltam a acontecer…

Last edited 1 ano atrás by sub urbano
Danilo Gentili 2026
Danilo Gentili 2026
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Sou obrigado a concordar nisso. Para as forças armadas Bolsonaro só reservou o papel de boba da corte, enquanto enchia seu governo de militares para um possível golpe

Heverton Ribeiro
Heverton Ribeiro
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Ola Sub Urbano. Que Deus continue abençoando você e sua família.
Parece que no texto diz que: o processo de compra começou em 2018.
Um abraço fraterno.

Pablo
Pablo
Reply to  Heverton Ribeiro
1 ano atrás

😂😂😂, nao precisa envergonhar o cara

Nei
Nei
Reply to  Heverton Ribeiro
1 ano atrás

Boa tarde, essa entrou com bola e tudo!

Mas ele sempre envolve política em quase todos os comentários dele.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Para um Guarani pesando entre 15 a 20t parece ser o socorro perfeito (quando licitamos a viatura os requisitos eram esse), mas e agora que adquirimos o centauro de 30 toneladas?
A Avibras fez um Astros 8×8 ARV…já que os sauditas bancaram o projeto, talvez o EB poderia adquirir algumas unidades

Last edited 1 ano atrás by Rafaelvbv
Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Com esse veículo de socorro, coisas assim não devem mais acontecer.😂

https://youtube.com/shorts/Hc2mxJIa7IM?feature=share

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pior que ainda pode acontecer, porque nesse lote (me corrijam se estiver errado) só virão veículos de reboque, os tratores pranchas ainda não estão contemplados.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Aliás, nesse caso já que adquiriram o MaxxPro Recovery Vehicle, podiam completar a compra logo para ter comutabilidade entre peças e adquirir uns 5000-MV para transportar os “carros de combate”:
https://www.navistardefense.com/NavistarDefense/vehicles/5000_mv/5000_mv

Acho os Oshkosh um pouco mais butos, mas, os Navistars deveriam ser adquiridos então em uma compra futura para manter a coerência.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Leia-se “brutos”.

Henrique A
Henrique A
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Alguém sabe qual o modelo da viatura que está fazendo o socorro?

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Ramon
Ramon
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Eu queria saber o que aconteceu depois pois parece que foi erro da equipe em não acionar o freio do guarani, quando ocorre esse tipo de erro a equipe é responsabilizada tendo que arcar com os danos ou o EB que arca com os mesmos, já que ninguém no mundo faz seguro para equipamento militar?

Caio
Caio
Reply to  Ramon
1 ano atrás

Acho que não foi a questão do freio, até para evitar um novo capotamento no barranco…O ideal seria soltar o cabo.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Eu quero é ver os frágeis blindados ocidentais explodindo na Ucrânia! kkkkkkk

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Os fatos dizem que os blindados russos são mais frágeis, mas se você está dizendo 🙂 kkk

Ramon
Ramon
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Nossa se os ocidentais são frágeis, quero nem imaginar os russos pois oq eu vi de torre de tanque ucranianos e russos de origem soviética entrando em órbita ano passado foi brincadeira, desde t52 até t90 conseguiam fazer isso usando simples granadas que falta um cofre de munições descente e um sistema para controlar incêndios internos faz, mas esperar o que de um país como a Rússia onde seus soldados são descartáveis.

Ricardo Santos
Ricardo Santos
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

O que me deixa triste e acho lamentável mesmo é ver pessoas defendendo gente que destrói e oprime a vida dos outros e não valoriza nem mesmo aqueles que os defendem!! Desperdiçar sua vida nisso é catastrófico para todos! Fui fã do comunismo em minha adolescência mas vi que tudo nisso é pura retórica! Tenho amigos russos e ucranianos e vejo o que essa guerra está fazendo aos dois povos! Nessa guerra não existem Santos! Mas defender quem vem para destruir e oprimir outros e não respeita nem seus próprios combatentes que lutam para defender-lhe é não usar das faculdades… Read more »

Humilde Observador
Humilde Observador
1 ano atrás

Tem alguns veículos sob esteiras também da Engenharia que cumprem a função, mas, é claro que o uso é apenas para situações muito específicas já que o resgate fica sendo mais lento, mas, com menos chance de atolar.

Nemo
Nemo
1 ano atrás

Sem dúvida um equipamento necessário, mas havia uma previsão de uma variante de socorro na família Guarani. Alguém saberia dizer se o projeto vai continuar?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Nemo, tem uma matéria, de 2018 em outro site de defesa, na época diziam que os projetos da viatura guarani de socorro e a 8×8 estavam paralisados por tempo indeterminado por constantes cortes nos recursos para a defesa. Como o Guarani 8×8 não deu em nada e compraram o centauro 2, provavelmente o Guarani de socorro foi cancelado.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Material de primeira

Emmanuel
Emmanuel
1 ano atrás

Muito boa aquisição.
Agora, compra mais 20, sem guincho, coloca um canhão poderoso em cima e transforma num autopropulsado sobre rodas.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Emmanuel
1 ano atrás

Já estamos em processo de aquisição de obuseiros autopropulsados para o EB.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Aí vem a péssima visão estratégica de nossos militares.
A Avibras tem o “Mamute”, um 8×8 especializado para suporte ao sistemas Astros 2020.
O EB deveria adquirir a mesma plataforma para suporte tanto ao Astros como ao Guaraní.
Mas quando não há comunicação nem dentro da força, dificilmente haverá integração de meios.
E quem sofre com isso é a indústria nacional.

Alois
Alois
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Este Mamute é o modelo que a galera falou nos comentários um 8X8 que existe apenas um na Arábia Saudita e bastente carro, compra aqui, pagando bem mais não vale a pena, ainda mais pro tamanho de nossa demanda, imagina o custo de desenvolver o projeto, ferramental e depois de entregar alguns fechar a fábrica.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Alois
1 ano atrás

É esse pensamento que impera no Brasil: o viralatismo nacional.
Compra lá fora que é melhor e mais barato.

Enquanto isso a industria nacional vai morrendo aos poucos.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Alois
1 ano atrás

Amigo, não vá com opiniões de outras pessoas sem embasamento técnico ou documental algum, acho que você é mais inteligente para discernir por si só. Até algum deles apresentarem provas críveis e cabais que o “Mamute” é mais caro que o importado não acredito. Talvez a Avibras descontinuou o veículo por falta de comprador. O que tornaria esse veículo mais caro que o importado ? Um eixo e uma roda a mais que o outro ? O chassis ? Para mim é aquela velha história de eu conheço um cara, que é primo de outro cara, que conheço um cara… Read more »

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Força ? Que força ? Força da picanha, do leite condensado , das lagostas ?

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Não se esqueça do Viagra, caviar, espumante importado etc etc

Maurício.
Maurício.
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Existe um veículo com o nome de Mamut, mas é um veículo socorro polonês com base no chassi Tatra T815-7 8×8. Não tem nenhuma ligação com a Avibras, só se a Avibras copiou o nome da polonesa e colocou o nome de Mamute em seu veículo também. Aqui o KWZT-1 Mamut da polonesa.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

https://www.youtube.com/live/YQS-8KvL3RI?feature=share
No início do vídeo verá o “Mamute”.

RDX
RDX
1 ano atrás

Parabéns aos oficiais que escolheram esse veículo. Finalmente um pouco de sensatez. Os ufanistas piram com esse tipo de notícia. Como assim, a nossa indústria tem capacidade para desenvolver um veículo da mesma categoria, eles diriam. Sim, tal projeto demoraria 10 anos para ficar pronto, custaria 10 vezes o valor do veículo acima… para no final encerrar a produção com 20 exemplares e depois passar 30 anos penando para manter um veículo “exótico” em níveis aceitáveis de disponibilidade. Os alemães anunciaram recentemente a aquisição de blindados 6×6 finlandeses. Como? Os pragmáticos alemães responderam que não querem esperar até 9 anos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by RDX
Sulamericano
Sulamericano
Reply to  RDX
1 ano atrás

É isso mesmo!
Pra quê desenvolver tecnologia nacional se podemos comprar tudo lá fora?

Vamos focar no que interessa e que esse país pode fazer: produzir/vender soja e minério de ferro.

Obs.: contém ironia

Last edited 1 ano atrás by Sulamericano
Rafael
Rafael
Reply to  RDX
1 ano atrás

Os americanos chamam esse tipo de veículo de “key logistical enabler”. Quem não desenvolve essa parte menos “sexy” Força, descobre sua necessidade da pior forma possível.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  RDX
1 ano atrás

O Livre mercado é sempre a melhor opção em 90% dos casos

Caio
Caio
Reply to  RDX
1 ano atrás

A UT 30BR é o que faz a diferença entre o Guarani ser um APC ou um IFV.
A torre de forma alguma pode ser considerada obsoleta, sendo que atualizaçōes pontuais serão feitas, já a publicaçāo no DU da compra de 214 unidades autoriza mas nāo necessariamente empenha o dinheiro para pagamento. E ainda, ela não foi reprovada e sim declarada “nāo conforme”em determinados quesitos de uma fase de testes. Em projetos de rigor técnico elevado e alto teor tecnológico, praticamente todos os produtos enfrentam situações de “não conformidade”.

Scudafax
Scudafax
1 ano atrás

O equipamento parece de qualidade. Contudo, serve apenas para tempos de paz, não se pode terceirizar a produção militar de um país caso se tenha ilusões de independência. Equipamentos estrangeiros devem passar por engenharia reversa obrigatório e secreta.

Tomcat4,4
1 ano atrás

Excelente aquisição, pra puxar Guarani , dá e sobra (até pra puxar Centauro II). Que venha um novo lote mais pra frente.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Tomcat….reboca o centauro 2, mas não arrasta ele…ou seja…o socorro está mais limitado à uma pane do que salvamento em condições de combate.
Experimente ver como fica a parte inferior das viaturas danificadas por ied e você chegará a mesma conclusão….viaturas de blog precisam de poder para arrastar, içar…etc…rebocar até um outro Centauro reboca com um cambão….abraço

Gustavo
Gustavo
1 ano atrás

Se o congresso tivesse algum compromisso com Brasil, poderia se fazer investimento para desenvolver tecnologia local,e sua produção gerando emprego e independência, mais tudo bem, o pensamento das nossas liderança e de vassalo,e o que eles querem e aumentar seus salários e viver na vida boa, enquanto isso as forças armadas são esquecidas deixando elas comprarem o que quiser mesmo não fazendo diferença nenhuma para Defesa, pq o que faz diferença e a aquela que você aproxima a indústria defesa nacional do povo e do povo as forças armadas.

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Esperar 10 anos e gastar quase 1bi pra fazer um Guincho?
Melhor comprar de fora mesmo e colocar o dinheiro em projetos realmente estratégicos.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 ano atrás

Já vem com o IRST?

EParro
EParro
Reply to  Marcelo Andrade
1 ano atrás

KKKKKK