Ponte na Crimeia

Análise de Clara Ferreira Marques (*) / Bloomberg

As pontes são símbolos políticos potentes, e poucos mais do que a ligação de 19 quilômetros através do Estreito de Kerch que liga a Rússia à Crimeia anexada, uma façanha de engenharia rebitada com significado estratégico e de propaganda. Quando ele atravessou em 2018 em um caminhão laranja brilhante, bandeiras russas tremulando, Vladimir Putin chamou de milagre. Foi um projeto, o porta-voz do Kremlin fez questão de dizer aos repórteres, que o próprio presidente iniciou. No ano seguinte, voltou para inaugurar o trecho ferroviário, andando na cabine do trem para as câmeras.

E, no entanto, logo após uma explosão espetacular no início do sábado que danificou gravemente a ponte, Putin e outros altos funcionários ficaram em silêncio. Mesmo os propagandistas mais barulhentos de Moscou – como a chefe da RT Margarita Simonyan, que inicialmente tuitou apenas uma palavra – foram reticentes. A reação oficial não surgiu até domingo, com Putin rotulando a explosão de “ataque terrorista” em um breve comentário. Então, após um início em Zaporizhzhia, alertas de ataque aéreo se espalharam pela Ucrânia; A segunda-feira amanheceu com explosões no coração de Kyiv.

Tem sido uma expressão eloquente da frustração e pressão no topo. Enquanto Putin luta para lidar com o constrangimento do ataque à ponte e outros reveses militares, ele também está tentando reprimir as críticas de vozes altas com uma demonstração, para a multidão local e o resto, do poderio militar da Rússia – para que ninguém esqueça. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, descreveu na segunda-feira ataques de retaliação generalizados a instalações de energia e alvos civis, em um momento e locais “especialmente escolhidos para causar o máximo de dano possível”.

Kyiv não reivindicou explicitamente a responsabilidade pela bola de fogo de Kerch, mas emitiu selos comemorativos incisivamente, enquanto o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional twittou imagens da explosão ao lado de Marilyn Monroe cantando “Feliz aniversário, senhor presidente”.

Mais do que um golpe pessoal em Putin, o ataque à ponte é uma falha estratégica e de segurança, dada a obviedade da ponte como um alvo, e quão enfaticamente a mídia russa havia relatado sobre a proteção em várias camadas supostamente em vigor. Mesmo os infames golfinhos treinados, uma prometida “cúpula” protetora e barcos anti-sabotagem foram incapazes de impedir a interrupção de uma linha de abastecimento crucial para as forças armadas. E é, como Kyiv colocou, apenas o começo – um lembrete de quão difícil será para Moscou manter a terra que conquistou.

Então, onde estava Putin durante grande parte do fim de semana? Afinal, em julho, o ex-presidente e super-falcão Dmitry Medvedev havia ameaçado uma resposta do “Dia do Julgamento” a qualquer ataque à Crimeia; este não é nem o primeiro – uma base aérea foi seriamente danificada durante um ataque durante o verão.

O silêncio tem sido a reação padrão de Putin a situações que ele sente que estão saindo do controle, quando um patriarca supostamente todo-poderoso é incapaz de encontrar uma solução óbvia e tropeça. Depois que o submarino Kursk afundou no primeiro ano de sua presidência, ele ficou mudo por dias. Duas décadas depois, quando o Covid-19 começou a varrer a Rússia, ele também desapareceu da vista do público – escondendo-se do vírus e da culpa por quaisquer erros. E aqui estamos nós novamente.

Não importa a famosa história que Putin gosta de contar sobre perseguir um rato no corredor de seu apartamento em Leningrado. Quando encurralado, o animal saltou e o atacou, supostamente uma lição de vida sobre como terminar uma briga. Aqui, o líder russo fez o que, na realidade, ele faz com muito mais frequência – ele está tentando evitar ser empurrado para um canto, demonstrando que ainda tem alternativas.

Ele agiu em retaliação, para silenciar vozes cada vez mais altas como a do líder checheno Ramzan Kadyrov e do chefe mercenário Yevgeny Prigozhin, mas também para demonstrar opções, incluindo as brutais, como ataques a alvos civis. A referência específica à explosão da ponte como um ato de “terrorismo” é em parte para diminuí-lo, mesmo quando a mídia estatal se alinha para minimizar os danos reais. Mas assim como as explosões em prédios de apartamentos russos que levaram à segunda guerra chechena foram usadas para tentar legitimar a brutalidade, Putin está tentando justificar uma resposta assimétrica desumana. Perturbadoramente, a Rússia acaba de nomear o general da Força Aérea Sergei Surovikin como comandante de suas forças de invasão na Ucrânia, um homem que liderou as forças russas na Síria e tem uma reputação de crueldade. Ele rapidamente recebeu um endosso de Kadyrov, que também se declarou “satisfeito” com a direção dos acontecimentos na Ucrânia.

O atraso também nos diz, no entanto, que Putin foi pego de surpresa. Tendo tomado a decisão politicamente arriscada de partir para a mobilização, mesmo que parcial, ele se viu humilhado por uma força ucraniana capaz de realizar um ataque que, como Mick Ryan, estrategista e general aposentado do Exército Australiano, me apontou, é um desafio tanto do ponto de vista de segurança quanto tecnicamente. E a Ucrânia aprenderá com isso. Kyiv não tornará fácil para Moscou manter os territórios que conquistou.

O Kremlin ainda não está sem opções. Armas nucleares táticas, apesar de todas as ameaças, continuam sendo difíceis para Moscou implantar e provavelmente não resolveriam nem os problemas políticos nem estratégicos e militares de Putin. Mas ele já usou outras alternativas antes. A ênfase na ponte como alvo de infraestrutura crítica sugere que é onde Moscou se concentrará. As infraestruturas energéticas europeias já estão sob ataque e é provável que venham mais. Ryan sugere que a retaliação também pode incluir ataques cibernéticos a países que apoiam a Ucrânia e sabotagem secreta em áreas até mesmo além da fronteira onde a ajuda estrangeira está sendo coletada.

No entanto, como ele aponta e a Rússia descobriu, as vulnerabilidades acontecem nos dois sentidos.

Clara Ferreira Marques é colunista da Bloomberg Opinion e membro do conselho editorial que cobre assuntos externos e clima. Anteriormente, ela trabalhou para a Reuters em Hong Kong, Cingapura, Índia, Reino Unido, Itália e Rússia.

FONTE: Washington Post

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

124 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

Parece que Kiev já está caindo rsrsrs

George
George
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Gastaram milhões para disparar um míssil que destruiu a quitanda do seu Joseph.

Confia – Putin vai ganhar muitas guerras assim.

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  George
2 anos atrás

Bilhões, eua/naziOtan… Ninguém consegue parar a Rússia.

George
George
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Enquanto você escreve a Rússia já perdeu mais alguns quilômetros quadrados na guerra.

Por que? Porque não sabe conduzir um conflito. Gasta míssil de milhões de dólares na quitanda do seu Joseph e não dá roupa de frio para os seus soldados.

leonidas
leonidas
Responder para  George
2 anos atrás

Entendo que é do interesse geopolítico Brasileiro que a Rússia ganhe esta guerra.
Entendo que a Crimeia é russa e jamais foi ucrânia por fatos que já postei antes.
Reconheço que os territórios anexados são feitos de forma ilegal pois não pertencem a Rússia.
Mas espero que os EUA e a UE percam esta aposta o que infelizmente implica na perda de milhares de vidas de inocentes ucranianos e russos também pois povos padecem por seus governos.
Agora não vejo razão alguma para a Rússia ficar atacando vilas, pois até o momento o que se vê é isso, é como alguém declarar guerra ao Brasil e não atacar nossos polos petroquímicos ou a região da Embraer para ficar jogando misseis na Vila Madalena, Largo do Paissandu, Pq D Pedro II, Cohab Tiradentes ou no Sambódromo.
Pois são ataques inúteis do ponto de vista estratégico e absolutamente infelizes do ponto de vista politico (fato importantíssimo) além de criminosos pois são alvos absolutamente civis que estão sendo atacados de forma deliberada!
Pois isso ai não é só explicado por erro de precisão não…

Caerthal
Caerthal
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Penso que está muito difícil avaliar algum ganho para o Brasil de semelhante situação. Só tem desfecho ruim à vista.

Underground
Underground
Responder para  Caerthal
2 anos atrás

Na verdade não há ganho nenhum.
Fertilizantes? O mercado foi mais rápido que o governo e comprou uma quantidade gigantesca, tanto que os estoques estão em seu nível máximo e já estão recusando receber mais.
Diesel? A quantidade recebida representa menos de 3% do total importado.
Ainda corremos o risco de sermos sancionados.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Até a Turquia, a Finlândia, Cazaquistão, Geórgia, etc… estão com dificuldades em parar os Russos de entrarem nas suas fronteiras…

Parece a repetição do que aconteceu no início da construção do Muro de Berlim…

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Se eu acreditasse no que os Russos dizem, já estaria num manicómio…

Chevalier
Chevalier
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Olha esse comuna maldito passando pano pra ataques a civis…

Realista
Realista
Responder para  Chevalier
2 anos atrás

Então os americanos e europeus são tudo comuna né ?

Nonato
Nonato
Responder para  Realista
2 anos atrás

Cinismo e deboche são táticas manjadas do comunismo.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Vdd, não param de fugir da mãe Rússia, logo terão que convocar os simpatizantes que moram no exterior…

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

Qual simpatizante que apoia esse projeto de ditador? Basta ver na trilogia quem é simpático a guerra desse porco desgraçado que logo logo estará junto de hitler,stalin,milosevic, sadan ,kadafi,mao,pol pot …etc …o Kings e o patrício que são os mesmos idiotas úteis ? 2 coitados que não valem uma bala de 762 .

Edu
Edu
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

É o xadrez 5D. Ninguém quer morar lá. Daí, foge. Depois, eles dizem que tem que proteger cidadãos russos no exterior (os caras que fugiram deles). Rússia parece ex.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

agora até a otan é nazista pros russos? eaiohoaeiheo

Vcs já viraram piada, só não se tocaram ainda

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Eu até iria comentar quem é a Grande piada, porém meus comentários de respostas ficam retidos… mas continue com a sua crença porque faz muito sentido.

NEMO revoltado
NEMO revoltado
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Se o brasil é tão ruim, porque perde tempo em um fórum brasileiro?

Edu
Edu
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Quem assinou tratado com Hitler para dividir a Polônia?

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Nazi você vai ver a hora que a fúria anglo-saxonica cair sobre o principado de moskovia ..como diz o teu baixinho mafioso..”isso é só o começo “.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

A pergunta que eu sempre me faço..

Você acredita nas m…. que você escreve ou é só pra ser o do contra ?

Rogério
Rogério
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

É o ganha pão dele!

pangloss
pangloss
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Ele sabe que só escreve bobagens. A pior parte é ele achar que vai convencer alguém com narrativas tão infantis.

Lucas
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Ninguém consegue parar a Rússia….
na sua marcha para trás.
hehehehe

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Lucas
2 anos atrás

Kkkk boa

MFB
MFB
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Putin só piora a própria situação. São ataques que só ajudam a reforçar o apoio à Ucrânia. Nenhum ganho do ponto de vista militar. Estão sem saída e isso é perigoso.

Heitor
Heitor
Responder para  MFB
2 anos atrás

E não muda em nada a situação em campo de batalha… Não adianta atacar posições longe do front e continuar recuando no campo de batalha.. ordenou esses ataques por pura pressão interna cujas opiniões sobre ele são nada boas. Já temos em torno de 300000 homens russos fugindo… É um êxodo que vai custar caro (impostos e força de trabalho). Em qualquer país é um baque.

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  MFB
2 anos atrás

Existe uma saída , e o povo russo sabe qual é.

Heitor
Heitor
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Parece que faltou tomar a tarja preta hoje rsrsrs

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

o q algumas pessoas aqui não estão vendo é q agora aconteceu algo q ainda era um pouco raro da russia fazer, atacar infra estrutura critica, como pontes,usinas eletricas etc…

Monarquista
Monarquista
Responder para  horatio zhirinovsky
2 anos atrás

Eles não atacaram estruturas críticas: atacaram parques, ruas movimentadas e até o consulado da Alemanha. Atacaram pura e simplesmente civis.
É crime de guerra e terrorismo.
Hoje a Rússia já pode ser considerada um estado terrorista.

Bruno
Bruno
Responder para  Monarquista
2 anos atrás

Já tem pais atuando para reconhecer a Rússia como estado terrorista…

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  horatio zhirinovsky
2 anos atrás

E isso não muda muita coisa. Para se conseguir efetivamente tirar esses tipos de alvo de operação, é necessário um bombardeio contínuo, caso contrário voltarão à operar. A Rússia não tem feito muito bem isso desde as primeiras semanas da Guerra. Então se em pouco tempo não fizerem a mesma coisa, essas estruturas eventualmente vão voltar à operar, etc.

Mesma coisa vale para a interdição do campo de batalha. É preciso manter uma vigilância constante para se conseguir um fluxo contínuo de ataques para se efetivamente ‘selar’ o campo de batalha e evitar movimentos de tropas, apoio logístico, envio de material, etc. A Rússia se mostrou incapaz de fazer isso, mesmo tendo uma variedade e superioridade de meios disponíveis e com capacidade para fazer o trabalho. Pelo menos é o que os Russos alegam.

O que os segura? Falta de dados em relação à possíveis alvos críticos próximos ao campo de batalha? Se utilizassem esses mísseis todos contra formações de batalha quando os Ucranianos estavam concentrando suas forças para os contra-ataques, estes poderiam ter sido desbaratinados até antes de acontecerem. Fica claro que a Rússia não tem uma boa coleta de inteligência e parece incapaz de assinalar alvos para ataques ‘time critical’ ou que não tenham os meios disponíveis para realizar esses ataques à qualquer determinado momento, ou seja, é muito mais fácil realizar os ataques em um momento específico contra alvos fixos, já que demanda tempo para reunir esses meios.

Sério, a cada dia que passa os Russos passam atestado de amadorismo e falta de capacidade.

Galego
Galego
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Os vídeos das termelétricas ucranianas destruídas são impressionantes.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Galego
2 anos atrás

São impressionantes ao mostrar o desespero russo por estarem perdendo a guerra, daí apelaram para a covardia de acertar civis

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Galego
2 anos atrás

Realmente são impressionantes. São um documento que registra o amadorismo dos líderes Russos.

Atacar fontes de energia é absolutamente válido em uma Guerra. Não significa que seja o mais indicado. No início do conflito, com pontas de avanço Russas estavam cercando Kiev e Kharkiv, era o ideal, quando grandes centros urbanos, e consequentemente de comando e controle poderiam ficar sem energia ou com abastecimento instável. Não apenas ajudaria à desbaratar as defesas como também provocaria mais pânico entre a população civil e até mesmo os defensores. Da mesma forma, uma nação industrial com sua indústria toda voltada para a economia de guerra, poderia ver sua produção de insumos militares paralisada por algum tempo.

Agora? Agora não há ninguém avançando para os centros urbanos, os centros de comando e controle com certeza tem geradores potentes o suficiente para darem conta do recado até a energia ser reestabelecida, já que com boa parte da economia Ucraniana voltada para a Guerra, apostaria dizer que as fontes elétricas tem bastante gordura para queimar. Aliás, não vi nenhum informe lá da Ucrânia dizendo que estão às escuras.

Novamente torno à dizer. Esse poder de fogo teria sido melhor utilizado em atacando centros de comando e concentrações de forças Ucranianas na frente de combate. Esse tipo de alvo só é realmente destruído e tirado de operação com bombardeios constantes, para garantia de que não terão como voltar à funcionar.

Existem inúmeros exemplos para isso, mas o melhor deles ainda é o United States Strategic Bombing Survey feito logo após o término das hostilidades durante a Segunda Guerra Mundial, mas existem bons e maus exemplos disso ao longo de todos os conflitos desde então.

Enquanto isso, podemos concluir que:

  • A Rússia não consegue manter um ritmo de bombardeio pesado durante mais do que um ou alguns poucos dias;
  • A Rússia não consegue assinalar alvos e atualizar sua localização no campo de batalha para ataques críticos que demandem pouco tempo de reação, de forma que suas tropas não conseguem aproveitar essa teórica vantagem;
  • A Rússia não consegue definir uma estratégia para a vitória, o que facilitaria muito a escolha de alvos, e por enquanto ela gasta munições caras e difíceis de serem obtidas em grandes quantidades, com alvos que não lhe darão vantagem no campo de batalha.
  • A Rússia não consegue fazer interdição do campo de batalha, mesmo quando atacaram alvos fixos de infra-estrutura que favoreciam a movimentação do inimigo. Ela chegou à atacar alvos no oeste da Ucrânia que nos levaram à crer que ela faria isso, mas inexplicavelmente (poucas munições) ela parou.

Sem continuidade nas operações, bombardeio nenhum que não seja CAS, vai ter efetividade. Líderes Russos são absolutamente amadores em uma guerra moderna. Esqueceram TUDO que a Segunda Guerra Mundial os ensinou ou que possam ter desenvolvido durante a Guerra Fria. Que vergonha…

Galego
Galego
Responder para  horatio zhirinovsky
2 anos atrás

Demorou muito.
Agora começa uma nova fase da guerra.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Galego
2 anos atrás

Sim, uma nova fase onde os russos, incapazes de reverter os revezes no campo de batalha, atacam alvos civis o que reforça o apoio internacional à Kiev

“Jênio” o enxadrista 5D

NEMO revoltado
NEMO revoltado
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Pare e pense no que escreve, pois são civis, mães, pais e filhos que estão sendo atacados e não militares como seria o correto!
Putin acusa a Ucrânia do que ele é, um terrorista!

MFB
MFB
Responder para  NEMO revoltado
2 anos atrás

É um moleque revoltado que ainda não descobriu que a União Soviética Kaput

MHC
MHC
Responder para  NEMO revoltado
2 anos atrás

Zelensky deveria ter pensado nisso.

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Responder para  MHC
2 anos atrás

Que o Putin é um terrorista!?

Ele já sabe!

Guilherm S.
Guilherm S.
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Então você defende míssil de cruzeiro caindo em parquinho infantil com crianças né?
Isso diz muito sobre você e sua índole.

Andre
Andre
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Está sim, e em apenas duas semanas.

Está matéria aqui do forte pode te ajudar a convencer todo mundo que Kiev já está caindo:

https://www.forte.jor.br/2022/03/27/as-forcas-armadas-ucranianas-ja-foram-derrotadas-diz-veterano-da-cia/

Nesta mui acertada entrevista, publicada em 27 de março, o veterano da CIA, nos brinda com pérolas como:

 Nas primeiras 24 horas da operação militar russa na Ucrânia, toda a capacidades de Intercepção de Radar Terrestre Ucraniano foi dizimada.”

“Quando uma coluna a 39 km (ou 64 km, conforme a fonte de notícias) foi posicionada ao norte de Kiev durante mais de uma semana, ficou claro que a capacidade da Ucrânia para lançar operações militares significativas fora eliminada”

A Rússia é autossuficiente e não depende de importações.”

Plínio Jr
Plínio Jr
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

O Adolf Putin fazendo o roteiro certinho dos ditadores sanguinários…

NOstra
NOstra
2 anos atrás

Ursinho carinhoso ficou pucto

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Mais de 70 mísseis, mais de metade derrubados por baterias anti aérea e consegue pouco mais que matar alguns civis… Que situação para o Putin.

MFB
MFB
Responder para  Carlos
2 anos atrás

Pura demonstração de fraqueza, passou mais um recibo.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Responder para  Carlos
2 anos atrás

Onde tirasse esse números?

LUIZ
LUIZ
Responder para  DOUGLAS TARGINO
2 anos atrás

Ele contou no momento do ataque. O cara é o The Flash no teatro de guerra.

Carlos
Carlos
Responder para  DOUGLAS TARGINO
2 anos atrás

Avance uma matéria, 75 lançados, 41 abatidos, um inclusive com manpad

Heinz
Heinz
Responder para  Carlos
2 anos atrás

E o do manpad tem vídeo pra demonstrar

Felipe
Felipe
Responder para  Carlos
2 anos atrás

esses S-300 são zica mesmo

Edu
Edu
Responder para  Carlos
2 anos atrás

Quase acertaram uma ponte de parque. Ridículo.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
2 anos atrás

Gastaram milhões para atacar civis que não vai mudar o rumo da guerra e ainda vai deixar os ucranianos com mais raiva da Rússia. Atacaram uma ponte de vidro na Ucrânia e nem conseguiram derrubar kkkk

The moment missiles struck Kyiv’s Glass Bridge – YouTube

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

ué?!?
Essa ponte e o gasoduto não são alvos “civis” também?!?
Nada mais justo que o ursinho carinhoso dar o troco em hidrelétricas, ferrovias, etc, etc…
VEJAM!!
Como o conflito caminha, a passos LARGOS, em direção à fronteira oeste.
EU se fosse o Putin já colocaria ferrovias e pontes abaixo ao longo das fronteiras com os países mais a oeste da Ucrânia.
A guerra vai escalar …CERTEZA!
AGUARDEM!!

Hcosta
Hcosta
Responder para  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Já está na fase da Raiva.
Pelo menos já superou a fase da Negação…
comment image

Morgoth
Morgoth
Responder para  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Do ponto de vista estratégico, pontes, usinas de energia, fábricas de armas, gasodutos, etc. são meios vitais para o esforço de guerra de uma nação. Parques públicos infantis, não o são.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Morgoth
2 anos atrás

A Ucrânia vem atacando o centro do Donestk causando a morte de civis. E o ataque das forças ucranianas na estação de trem em Kramatosk onde morreu mais de 50 civis. Deve ter bases militares russas nessas regiões.

Edu
Edu
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Querido, os ucranianos não são burros como os russos de atacarem civis. Vc não ganha nada com isso. Só o Putin para ter uma ideia dessa.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Perca de tempo respondendo a esses energúmenos…são gente de mete pequenas e poder argumentativo HONESTO…ZERO.
Vivem de deboches (dialética cética da filosofia grega) quando não socráticos com suas perguntas como “respostas”.
Infantis! Nada mais que isso. Dignos de dó. rsrsrs

Hcosta
Hcosta
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Uma base militar Russa em Kramatorsk é difícil de acreditar…

Mas deve ser daqueles que acredita que foram os Ucranianos apesar de ter sido reivindicado pelos Russos e depois seguida de uma campanha de desinformação para apagarem os rastros…

Ainda deve estar na fase da negação…

Bruno
Bruno
Responder para  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Esse russo entende ! Ja já a guerra, sim é uma guerra e não operação especial de roubo de território, chega a Londres hein. Cuidado.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

A ponte é uma construção ilegal em território ilegalmente anexado e que estava sendo usada como rota de abastecimento para as tropas invasoras, logo é um alvo militar legítimo!

Quanta diferença para a ponte de vidro de Kiev não é mesmo!?

E aquele seu papinho de dialética cética da filosofia grega, como é que fica?😉

Bruno
Bruno
Responder para  Raça Negra
2 anos atrás

Excelente explicação, mas mesmo assim esses caras que passam pano pra russo não vão entender. Nem desenhando.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Raça Negra
2 anos atrás

Não há ilegalidade na anexação da Criméia visto que a doação dela para a Ucrânia já foi uma ilegalidade. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão, já dizia o ditado popular.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Claro que há legalidade na doação da Crimeia para a Ucrânia. Até a Rússia reconheceu essa legalidade e até deu garantias que seria respeitada. O Mundo inteiro reconheceu que a Crimeia era território Ucraniano. Esse argumento é inválido.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

De alguém que fazia postagens de cunho n@zist@ quando usava o nick “defensor da liberdade” somente se espera esse tipo de b0ç@lid@de

Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

O que aconteceu à narrativa de que a Rússia não ataca civis?
Agora já é aceitável?

Nem se dão ao trabalho de propagar mentiras, como as do ataque na estação de comboios, nos hospitais, etc… que foram os Ucranianos, os Russos nem têm esses rockets/mísseis, etc…, entre muitas outras?

Estas ações demonstram que isto é uma intensificação dos ataques a civis diretamente, que o comando Russo nunca esteve preocupado com isso e com objetivos militares mas com uma guerra de punição e que estão a ficar desesperados recorrendo a estas manobras de propaganda interna para “parecer” que estão a ganhar.
Isto é uma guerra política, dirigida por políticos e não por militares.

O problema é que, como se viu no Vietname e outros conflitos, pode ter o efeito contrário e haver ainda mais apoio para a causa Ucraniana, dentro e fora do país.

Galego
Galego
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

No ataque à ponte, morreram dois historiadores civis russos.
Ataque inútil e sem propósito.

Bruno
Bruno
Responder para  Galego
2 anos atrás

Atacar uma das mais importantes linhas de suprimentos do país roubador de territórios é sem propósito ? Tá “SERTU”. A Ucrânia deveria ajudar a melhorar lá e permitir cada dia mais o envio de armas e afins né ?
Mais uma surreal desse fórum.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Galego
2 anos atrás

A ponte, além de ser uma construção ilegal, era usada como rota de abastecimento para o invasor….

É alvo legítimo que chama?😉

Morgoth
Morgoth
2 anos atrás

Um dos alvos foi um parque infantil ucraniano que, felizmente, estava vazio.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Responder para  Morgoth
2 anos atrás

com um emissor de ondas eletromagnéticas RADAR, atrás do prédio né?!?!
Um alvo cívil na primeira vista, mas que se transformou em “guarida” para equipamentos militares…qual a diferença dos Reféns no Oriente médio?!?! Lembram?! Não né. kkkk

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Mais um a disseminar as mentiras russas! Mas não adianta pois ninguém, salvo a seita enlouquecida de russos tupiniquins, acredita nelas…😉

5195F417-4793-4390-8D2A-069812E92FAD.jpeg
paulof
paulof
2 anos atrás

Tem algo que mais pensar que algo já estava ensaiado, afinal logo após do ataque em um país que censura tudo sobre a guerra, já foi preso quem não chamou de “operação especial”, aparecem logo após do “incidente”, as imagens das câmaras que registaram a explosão e uns quinze minutos depois o resultado, inclusive na imprensa russa, foi fartamente divulgado nos países asiáticos primeiro, e vc não tem imagem alguma de derrotas russas vindo do lado de Moscou. logo após sobe o general armagedon no comando da “operação especial”, o vagabundo checheno informa no telegram que agora é general coronel, dia seguinte se sabe que o ministro da defesa e o chefe do estado maior perderam seus postos, entendo quem acredita ter sido os ucranianos, mas o comportamento da imprensa russa para o caso e como se vazou é inédito, o que me faz pensar que algo de mais podre ocorre no reino da putinlandia. Alguém sabe me dizer por que o consulado alemão em Kiev é um alvo legitimo?

MHC
MHC
2 anos atrás

Esperavam o quê? Flores?

Bruno
Bruno
Responder para  MHC
2 anos atrás

Em alvos civis ? Parques ? Vai se tratar russófilo !

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  MHC
2 anos atrás

Nós, seres normais e com dignidade, assim como o MOD ucraniano, esperávamos uma resposta de homem e à altura: algum ataque à estruturas de grande valor pra Ucrânia, como pontes, barragens, fábricas de insumos bélicos, alvos militares e não mísseis em parquinhos de criança e prédios civis.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  MHC
2 anos atrás

De um covarde como o sociopata do Kremlin não esperaria algo diferente

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

A pergunta certa é: Qual pais você vive senhor Ivanmc?

Se defende tanto a Russia, deveria estar morando la.

Edu
Edu
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Se renunciar a nacionalidade, pago a passagem de ida.

europeu
europeu
Responder para  Edu
2 anos atrás

Edu,
parece que são muitos mas não!! as passagens ficariam baratas! Anda aqui muita gente com vários nomes. quando os identificarem eu ajudo a pagar a passagem de ida para a Rússia.

737-800RJ
737-800RJ
2 anos atrás

Bateu o desespero no anão ditador! Tá tomando um baile das Forças da Ucrânia e resolveu, mais uma vez, apelar pra civis inocentes…
Covardão!

europeu
europeu
Responder para  737-800RJ
2 anos atrás

Com a vergonha de hoje o Putin não ganhou nada! apenas mais ódio dos ucranianos e mais ajuda dos europeus e americanos como mísseis de defesa aérea e radares mais sofisticados.
No campo de batalha vão perder a guerra. Quanto tempo vai demorar a cair Kerson?
Hoje reagiram, como já foi dito, à humilhação interna, satisfizeram os saudosistas e doentes do antigo império soviético, mas a guerra não pára, vão ser atropelados.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

E depois os russos reclamam de russofobia..

Revidassem o ataque a ponte em alvos militares..

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A ponte na Criméia era um alvo militar?

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Sim.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Construção ilegal e usada como rota de suprimento, portanto um alvo militar

Aceite

juggerbr
juggerbr
2 anos atrás

A cada dia que passa as coisas não ficam melhores, pelo contrário…

Lewandowski
Lewandowski
2 anos atrás

Se comprovado que foi intencional, isso não poderia ser considerado crime de guerra e Putin ser punido?

Bruno
Bruno
Responder para  Lewandowski
2 anos atrás

O presidente da Ucrânia matrou a filha do russo ? Como sabe ? Vocês putinetes de ditador estão cada dia mais surreais !

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Lewandowski
2 anos atrás

Daria Dugina além de filha do guru do sociopata do Kremlin não tinha pudor algum em destilar suas teses supremacistas que apregoavam o fim dos ucranianos como povo.

É alvo legítimo que chama?

Machado
Machado
2 anos atrás

Aparentemente a Rússia começou a aniquilação da infraestrutura ucraniana. Finalmente. Já não era sem tempo. Não se ganha guerras poupando inimigo

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Machado
2 anos atrás

Condomínio Residencial é infraestrutura ?

Neural
Neural
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Parte do ataque foi feita com os drones Iranianos Shahed-136 que custam menos de 10 mil dólares cada um. Custam inclusive menos que um manpads Stinger, estimado em quase 100 mil dólares cada.

Atacaram alvos estratégicos, usinas termelétricas, sedes militares, e de comunicação. Não teve alvo civil

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Neural
2 anos atrás

A pergunta persiste…

Condomínio Residencial é infraestrutura ?

Porque são nitidamente os alvos que foram atacados..

Bruno
Bruno
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Não tenta mais Rodrigo. O lunático não aceita…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Pode ter sido um míssil que falhou, mas em vários vídeos é clara e intenção de atacar alvos do esforço de guerra ucraniano, como aquelas usinas térmicas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Eu vi um prédio de condomínio partido ao meio…

Pena que foi o o que você mora..

Tenho certeza que o seu discurso seria outro.

George
George
Responder para  Neural
2 anos atrás

Fica tranquilo. O Igla que derrubou o míssil russo foi doado pelos próprios russos quando estavam em retirada.

Hawk
Hawk
2 anos atrás

Se Argentina ataca-se a Rússia e o Brasil tenta-se impedir, negociando, cantando “Imagine”, enviando flores, tomava bomba também! E não adianta ser do BRICS! Pense nisso antes de ficar torcendo para um lado que não seja o seu! Vale pra qualquer outro que tenha armas nucleares.

Caerthal
Caerthal
2 anos atrás

Isso não está caminhando bem. Se alguém acha que sairá vencedor desta guerra suspeito que terminará bastante frustrado.

E ninguém fala em cessar-fogo.

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Caerthal
2 anos atrás

Até o fim .

Cicero
Cicero
Responder para  Caerthal
2 anos atrás

Caerthal,

Você foi direto ao ponto. Ninguém fala em arrefecer a situação e ir para uma solução diplomática.

Apesar de pessoalmente achar o Putin um completo insano, que agora colhe os resultados de um governo altamente corrupto, ainda penso que ele pode ser o personagem moderado, na realidade distorcida daquela sociedade.

Essa guerra cutucou em muita gente importante de lá e quase todos agora tem bens congelados no exterior e como o Putin não entrega resultados, ele pode ser extirpado do governo. E aí, quem vai ser o maluco que pode sucedê-lo?

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Por curiosidade, quais são às normas das nossas forças armadas nesta questão? Se receberem ordens de lançar ataques contra civis podem questionar estas ordens ou teriam que seguir como os terroristas russos?

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Carlos
2 anos atrás

**** acho **** que seriam consideradas ordens ilegais, e portanto não precisam ser obedecidas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

O problema está no quanto o pessoal acredita que a ordem é ilegal e se ele está disposto a enfrentar os problemas por se negar a cumprir..

Ex.: A ordem do Fachin para parar com as armas de calibre restrito, não teve embasamento jurídico e mesmo sem sair no DOU e ter sido julgada no pleno do STF o EB já adotou a regra…

Ou seja… os funças n querem ter dor de cabeça e usar o argumento de que estava obedecendo ordens será mais fácil.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu concordo. Eu nunca entendi esse papo do Fachin, até porque porte não é uma coisa fácil de se conseguir no Brasil. E o próprio transporte de armamento também é extremamente regulado. Para mim foi uma decisão ridícula ‘para inglês ver,’ só que esses caras do STF não deveriam se preocupar em agradar opinião pública já que não são eleitos.

E isso me lembra também de uma ocasião anos e anos atrás na qual um jovem tenente do EB foi julgado culpado em um tribunal militar quando em uma ação militar ele apreendeu um meliante qualquer e o soltou em uma área de fação rival aqui no Rio, onde o cara foi prontamente assassinado. A Ordem era perfeitamente legal, o cara soltou o suspeito, mas o contexto a tornou não apenas imoral, como também ilegal.

É complicado, ainda mais quando se mexe com uma hierarquia tão absolutamente enraizada na Força, e com total razão de ser. Sem hierarquia e disciplina, as FFAA não seriam mais do que um bando armado. Mas ao mesmo tempo se precisa firmar a anuência às leis tanto militares quanto civis. Uma ordem pode ser legal, mas também ser amoral. Vai depender do discernimento do militar naquele momento.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Por coincidência eu estou com um pedido de apostilamento de arma já tem mais de um mês, parado no status de pronto para análise e mais dois pedidos de armas aprovados.

Agora já tenho praticamente certeza que só irão realizar o apostilamento depois da eleição.

Usar o argumento que permitir a venda de armas no período eleitoral para ajudara diminuir a violência é pífio..

qualquer coisa comprada hoje, provavelmente o dono só irá receber ano que vem.

Este meu pedido de apostilamento foi para arma comprada e paga em Agosto/2022.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Não acho um argumento pífio não. É completamente ridículo, inválido e não se sustenta na realidade, mas sei que estava usando eufemismo para isso.

Do jeito que colocam parece que a gente entra numa loja com a grana e sai de lá armado que nem o Rambo.

Sempre vou me lembrar daquele referendo, que mesmo com toda a mídia em cima, ainda teve um resultado que muita gente não gostou e foi praticamente ignorado pelos legisladores/governo.

Rodrigo, boa sorte nesses trâmites legais. Espero que esse imbróglio seja resolvido logo, bicho.

Carlos
Carlos
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Minha esposa está com duas que comprou em julho, também pronto para análise já faz mais de um mês, é ridículo.

Heinz
Heinz
2 anos atrás

A Rússia se rebaixou a um nível nunca antes visto. Um verdadeiro estado terrorista.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

O ataque maciço da Rússia a alvos civis na Ucrânia só vai acelerar o envio de sistemas de defesa antiaéreos mais modernos. A Alemanha já avisou que vai enviar o primeiro IRIS-T dos quatro que serão enviados. O primeiro NASANS logo estará instalado. Mas a Rússia abriu a porteira para o envio dos ATACMS.
https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/en/germany-to-quickly-send-air-defense-systems-to-ukraine/a-63397544

Neural
Neural
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Vão gastar um IRIS-T, míssil de dezenas ou centenas de milhares de dólares, contra um drone shahed que custa 10 mil dólares. Rússia já achou o caminho.

Putin encomendou 2 mil shaheds.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Agora a Ucrânia já tem motivo para atacar vários pontos da ponte Kerch com ogivas pesadas. Valeu, Putin. Você é um gênio.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

A Ucrânia esperou o contato, e o contato veio. Na velocidade de um míssil ainda mais…

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

O que esperar de alguém que já fez postagens de cunho n@zist@ quando usava outro nick?

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Alvos civis….ta parecendo aquele outro canal “Hoje no mundo ucraniano”…

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Qual a finalidade militar de uma passarela de vidro minha cara putinz&t&

Machado
Machado
2 anos atrás

Tá cheio de usuários pró Otan no sítio. Aparentemente portugueses e norte americanos. Pelo que vi tem poucos brasileiros nacionalistas que defendem os nossos interesses nacionais. Europeus não tem jeito mesmo. Um bando de vassalos do EUA sem autonomia pra decidir seu destino e o que é melhor pra eles sempre atrelados às decisões de Washington. Salve a Rússia! Salve o BRICS!

Neural
Neural
Responder para  Machado
2 anos atrás

Isso aí amigo, aqui é terra de mickeyboy e gente estranha com influência do titio de bigodinho. Brasileiro comum sabe que essa é uma guerra de procuração da Otan.

Raça Negra
Raça Negra
Responder para  Machado
2 anos atrás

A Rússia é um estado terrorista e pária governado por um sociopata, e “uzbriqui” é um balaio de gatos desfuncional que apenas serve aos interesses de China e Rússia quando desejam falar grosso com os EUA e a UE.