M60_3

Campinas – SP, 28 de setembro de 2022 – A Embraer entregou ao Exército Brasileiro as duas primeiras unidades dos radares SABER M60, em sua versão 2.0, que serão utilizados nas Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. Além desses dois radares, a Embraer anunciou em abril deste ano um novo contrato que contempla quatro radares adicionais do mesmo modelo.

A aquisição dos radares SABER M60 está prevista no Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro 2020-2023 e amplia a capacidade operacional da Força Terrestre. Desenvolvido pela Embraer em conjunto com o Exército Brasileiro, o SABER M60 é um radar de artilharia antiaérea de baixa altura com 100% de conteúdo nacional e que já se encontra em operação com o Exército. Em 2019, houve a conclusão da fase de atualização tecnológica do radar, resultando na versão 2.0.

O SABER M60 é um radar de busca que integra um sistema de defesa antiaérea de baixa altura visando a proteção de pontos e áreas sensíveis como instalações governamentais e infraestruturas estratégicas. Com tecnologia 3D, possui alcance de 60 quilômetros e até 16.400 pés de altura, permitindo rastrear até 60 alvos simultaneamente, incluindo a detecção e classificação automática de alvos. Trata-se de um radar tático de grande flexibilidade operacional, fácil montagem e transporte, podendo ser desdobrado em até 15 minutos. Possui ainda tecnologia LPI (Low Probability Interception), o que permite alta capacidade de atuar na identificação de alvos sem ser facilmente identificado.

O SABER M60 pode ser integrado aos sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos, além de possuir provisão para integração com outros sistemas de defesa aérea, tal como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

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Rui Chapéu
Rui Chapéu
2 anos atrás

Pergunta:

Esse radar serve também para saber de onde está vindo a artilharia inimiga?

Vi que estão usando na Ucrania, acho que o termo é radar de contra bateria, ou algo assim.

Além disso, ele serve contra drones tb?

E aproveitando o gancho…. existe drones lança-granadas no EB ou algum estudo para aquisição desse tipo de arma que está fazendo um belo trabalho na ucrania?

Marcos
Marcos
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Programas estão em andamento.

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Marcos
Marcos
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Não serve. A Embraer está desenvolvendo um radar de contrabateria para o Exército.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Obrigado pelas respostas!

Gostei de saber dos projetos tanto do EB quanto da Embraer.

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

“Pergunta:

Esse radar serve também para saber de onde está vindo a artilharia inimiga?”
Não.
Mas Embraer e EB já celebraram acordo de desenvolvimento de um Radar de contra bateria.
Esse sim terá essa função, dentre outras.

Matheus
Matheus
2 anos atrás

Mas quais são as vantagens do 2.0 para a primeira versão?

Wellington Góes
Wellington Góes
2 anos atrás

Do ponto de vista de independência nas decisões de venda, é um problema o envolvimento da empresa nesse segmento militar, visto porque a Embraer é sensível às vendas externas, por causa das sua ligação umbilical das vendas de aviação comercial aos EUA… Esse é um dos problemas desse monopólio da indústria aeroespacial no Brasil… Ficar dependente ao extremo de uma única empresa.
Sou favorável a sim, que se tenha partição, como no caso da aviação ISR, ou transporte, mas em aviação de combate e segmentos ligados a equipamentos ofensivos e/estratégicos, como mísseis e outros, não gosto desse envolvimento. Melhor ser tocado por uma empresa como a Avibras, por exemplo.

Marcos
Marcos
Responder para  Wellington Góes
2 anos atrás

Aviões fabricados pela Boeing e Airbus despejando toneladas de aço na cabeça de muita gente no Oriente Médio = tudo numa boa

Embraer = num pode cumpanheiro

Sequim
Sequim
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Pois é. Alguns ainda tristes pela não-venda da EMBRAER à Boeing…

Wellington Góes
Wellington Góes
Responder para  Sequim
2 anos atrás

Isso é uma indireta pra mim é?! Se for, tá sabendo bem… Rsrs

Wellington Góes
Wellington Góes
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Então, mas não reclame pra mim… Rsrs

Morgoth
Morgoth
2 anos atrás

E o Saber M-200? Há anos não se fala mais dele.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Morgoth
2 anos atrás

Caro Morgoth
O equipamento (protótipo) foi apresentado oficialmente ao público no dia 10 de dezembro de 2021.
Agora ele passa pelo crivo do Centro de Avaliações do Exército. Lá, serão realizados os ensaios técnicos e operacionais necessários para garantir que o radar tenha o desempenho e a confiabilidade esperados.
Foi iniciada também a preparação da linha de produção, para que comece a fabricação dos radares a serem empregados pelas unidades operacionais.
Estima-se que as primeiras organizações militares recebam este radar entre 2023 e 2024.
Abraço

Matheus
Matheus
Responder para  Morgoth
2 anos atrás

Hein? Teve noticia esse ano do lançamento da versão final, procura aí.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

nova geração hein, pelo que lembro um país africano comprou uns radares, espero que vendam mais agora com melhorias.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Mauritânia.
Duas unidades salvo engano.

Reforço para agir em caso de necessidade contra a Argélia.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

vi que ele é LPI então ele é AESA?

Matheus
Matheus
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

PESA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Matheus
2 anos atrás

obrigado

F-39 Gripen
F-39 Gripen
2 anos atrás

Uma dúvida, esses radares e suas tecnologias poderiam ser empregados em um futuro Awacs da Embraer?

Waldir
Waldir
2 anos atrás

Pessoal boa noite. Dúvida de leigo: alcance até bom mas altitude de 16.000 pés. Caças acho que voam mais alto. Nesse caso ele fica um pouco limitado ? Ou qual é o “nicho” que ele atua melhor ? Alguém poderia me explicar por favor ? Obg

Salim
Salim
Responder para  Waldir
2 anos atrás

Este radar e para cobrir baixa altitude como rones, mísseis, aviões voando baixo justamente para evitar serem detectados por sistemas maiores de defesa aerea que já atuam no Brasil nos Cindacta. Esta tecnologia até permite monitorar movimentação em campo. Veja na Ucrânia, tanto russos como ucranianos voam baixo para escapar detecção radar e justamente radares como o m60 detectam estes meios e guiam defesa anti aerea de ponto de baixa e média altura.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Muito bom ver raras excessões onde um produto nacional continua evoluindo.
Mas acho que uma futura evolução do M-60 deveriam mudar o layout do radar (tipo da antena), buscar alívio de peso, e versões veiculares, navais e quem sabe até aérea.
Parabéns Embraer/EB.

CRSOV
CRSOV
2 anos atrás

Qual ou quais as diferenças desta versão 2.0 do SABER M 60 para a anterior ?