Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Monarca britânica estava em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela teve o reinado mais longo da história do Reino Unido
A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica.
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.
Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o agora rei Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.
A saúde da monarca foi motivo de crescente preocupação desde outubro do ano passado, quando foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a “exames” médicos que nunca foram detalhados. Desde então, ela reduziu consideravelmente sua agenda, com aparições em público cada vez mais raras e sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala.
O evento preocupante mais recente foi a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, na terça-feira (6). Na ocasião, Elizabeth II transferiu, pela primeira vez na história, a cerimônia para o Palácio de Balmoral, onde ela estava. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.
Uma foto do encontro divulgada pelo Palácio de Buckingham, que mostra a rainha cumprimentando Truss, provocou inquietação porque, segundo analistas, a mão da rainha parecia muito arroxeada.
Em maio, Elizabeth II foi substituída por Charles na abertura oficial dos trabalhos no Parlamento do Reino Unido. Também foi a primeira vez que um monarca não presidiu essa sessão.
A participação da rainha foi reduzida nas festividades do Jubileu de Platina, série de eventos que celebrou os 70 anos de seu reinado, no início de junho. Além da agenda enxuta, ela cancelou participação em uma missa durante o evento por se sentir indisposta.
Desde os primeiros problemas de saúde, no entanto, o Palácio de Buckingham falou muito pouco ou emitiu notas contidas sobre o estado de saúde da rainha, sempre se referindo aos problemas como indisposições.
Serviu fielmente o seu país por toda a vida, agora terá o seu merecido descanso ao lado do Pai Eterno.
God Save The Queen. May She Rest in Peace.
Cag___ e andei.
Preferia que houvesse neste período de 200 anos de Independência do Brasil artigos sobre o Tema.
Em vez de uma família construída pelo Marketing.
A irmã, Margareth, com relação marcada por vários escândalos de infidelidades. Entre outros pares românticos da princesa, estavam Mick Jagger e até Pablo Picasso. Margareth teve problemas com álcool e drogas.
Diana, já divorciada de Charles – outro casamento marcado por infidelidades.
Andrew, considerado filho favorito da rainha, escandalizou a todos quando, em 2019, foi acusado de exploração sexual de menores.
Harry, neto da rainha, rumores de ter sido internado por problemas com álcool e drogas, agrediu um paparazzi e quando foi fotografado em uma festa usando um símbolo nazista. Já mais velho, mudou o comportamento, afastamentou-se da família real.
Atual Rei Charles, telefonema bombástico em que disse que gostaria de ser o tampão da amante, ser um absorvente interno para viver eternamente dentro da amante … Camilla Parker Bowles.
A atual Rainha: Camilla Parker Bowles , namorou vários amigos do Charles, conhecia e esteve presente no casamento de Diana, mantinha relacionamento extra conjugal com Charles,
#SlaviaKatervina
Será “bem recepcionada” lá no outro lado…
Boa sorte, vai precisar….rs!
“ Morte da Rainha fecha a página da história do Ocidente “
O povo brazileru de hoje idolatra a família real dos países dos outros mas não sabe nada sobre a nossa família imperial do passado. Os brazilerus não sabem quem foi a Princesa Isabel e não sabem nada sobre ela ou sobre o que ela fez pelo o nosso país. Hoje a imagem da Rainha Elizabeth é mais reverenciada e honrada do que a da nossa princesa imperial. Preferem idolatrar a família real de uma potência corsária estrangeira que sempre nos foi hostil, do que a valorizar sua própria história. Quem não conhece a verdadeira História do Brasil, não a valoriza e nem a ama!
A família Imperial sempre foi abolicionista, tanto que no documento de Independência do Brasil já constava que Dom Pedro I planejava abolir a escravidão quando possível mas infelizmente a libertação dos escravos era um assunto muito delicado e tinha que ser feito de forma gradual para não destruir a economia do Brasil, se fosse feito de uma vez só seria um caos completo. Os Estados unidos tinham um plano de fazer a abolição da mesma forma que o Brasil, pois seria MUITO mais barato(tanto em dinheiro quanto em vidas humanas) e não desestabilizaria a economia, o sul não aceitou e se rebelou como os estados confederados. Sim eles conseguiram abolir a escravidão lá alguns anos antes do Brasil mas com um custo altíssimo da Guerra Civil e quase 1 milhão de mortos, foi um desastre humano e econômico imenso, a maior guerra da história das Américas.
A família imperial NUNCA teve escravos, eles eram completamente contra e fizeram tudo em seu poder para acabar com a escravidão, fora que tínhamos uma monarquia constitucional parlamentarista, os imperadores não eram monarcas autoritários, eles tinham que seguir a constituição e fazer tudo dentro da lei. A escravidão no Brasil só acabou por causa da monarquia, não é a toa que na época do império, republicanos e escravocratas eram praticamente sinônimos. A princesa Isabel também tinha um plano final para completar a abolição, ela ia indenizar todos os ex-escravos para que eles pudessem construir suas vidas com dignidade, mas essa parte não conseguiu ser concluída por causa do golpe republicano.
D. Pedro II financiou vários intelectuais entre eles muitos negros! Qualquer cidadão que chegasse ao palácio imperial era recebido pelo Imperador e inclusive em um episódio um alforriado foi até o palácio e reclamou com o imperador que um funcionário do governo não estava respondendo as suas queixas e então o Imperador disse que seria o interlocutor pessoal entre ele e o funcionário do governo.
Fontes: Heitor Lyra (1977). História de Dom Pedro II (1825–1891): Fastígio (1870–1880). 2. pg. 13 e pg. 309. Vainfas, Ronaldo (2002). Dicionário do Brasil Imperial pg. 539.
A república nos destruiu cultural e socialmente, além de nos entregar de bandeja ao controle das oligarquias político-econômicas. No passado o Brasil caminhava rumo ao futuro, mas hoje não dá nem pra dizer que o Brasil caminha pra trás, afinal lá atrás era mais avançado que hoje.
Pedro II por volta dos 22 anos de idade, c. 1848. Esta é uma cópia posterior de um daguerreótipo presumivelmente perdido. É a fotografia sobrevivente mais antiga do imperador.
Pedro II, por volta dos 25 anos de idade, c. 1851
Dom Pedro e a imperatriz Teresa Cristina Pedro II at age 61, 1887.
Fotografia da família imperial reunida, num jardim com palmeiras e um pinheiro. Da esquerda para a direita: d. Antônio, em pé, princesa Isabel, sentada, tendo à sua frente d. Luís, sentado, d. Pedro de Alcântara, príncipe do Grão-Pará, e d. Augusto Leopoldo, ambos em pé; d. Pedro II, sentado, segurando um guarda-chuva, conde d’Eu, em pé, d. Teresa Cristina e d. Pedro Augusto, ambos sentados,
Isabel e a Baronesa de Muritiba
Brancos e afrodescendentes reunidos na província do Rio de Janeiro (sudeste brasileiro), c. 1888. As eleições no Brasil durante o século XIX eram muito democráticas para a época
Francisco Paulo de Almeida, o barão de Guaraciaba, título concedido pela Princesa Isabel. Banqueiro, empresário e cafeicultor, um dos brasileiros negros mais ricos e bem-sucedidos do Império e, proprietário de aproximadamente mil escravos
Senado Brasileiro, em 1888, durante a votação da Lei Áurea, enquanto uma grande multidão assistia nos fundos
Momentos após a assinatura da Lei Áurea, a princesa Isabel saudava uma grande multidão nas ruas Povo_paço_1888
Lei Áurea
Missa campal celebrada em ação de graças pela Abolição da Escravatura no Brasil, 1888
A realeza brasileira, com a Princesa Isabel ao centro, durante missa campal celebrando a abolição da escravatura, em 17 de maio de 1888
Pedro II at age 62, 1888.
“Os soberanos do mundo”. Uma fotomontagem feita na Europa em 1889 com os principais chefes de estado do mundo. Dom Pedro II, então Imperador do Brasil, é o 8º da esquerda para a direita.
A última fotografia da família imperial no Brasil, 1889
Partida para o exílio da Família Imperial no dia 17 de novembro de 1889, no vapor Alagoas
Alagoas (paquete)
Pedro II governou o Brasil por 49 anos, entre 1840 a 1889. Na foto, o imperador em 1889, aos 64 anos.
No dia 5 de dezembro de 1891 não foi só o imperador D. Pedro que morreu, morreu também o próprio Brasil. E o mais incrível foi que no enterro do imperador, foram ex-escravos que carregaram o caixão dele. É realmente triste vermos o que o Brasil se tornou. O povo brasileiro traiu a si mesmo quando permitiu que a família Imperial fosse deposta e exilada, ali começou nossa ruína. Antes era “Império do Brasil”, hoje é “República das Bananas”. Infelizmente a república de banana foi instaurada e permanece até os dias atuais, nossos congressistas só atuam a serviço dos interesses estrangeiros e desestimulam a economia prejudicando até às ferramentas pública e de defesa do próprio Estado. A república foi um aborto que nos arrasou para sempre, o Brasil nunca mais vai ser o que ele foi naquela época:
https://www.youtube.com/watch?v=8SLpcguvHjs
NUNCA MAIS!!!
Embora eu não seja do tipo que idolatra monarcas, sempre admirei a forma digna como ela se comportou em publico. Já o filho que agora é rei, não me inspira nenhum sentimento positivo.
“Clésio Luiz
Embora eu não seja do tipo que idolatra monarcas”
God Save The Lula. Presidente da república de ratanabá! Hakuna Matata… 😀
Rest in peace noble Queen 🙏😔
Até tomei um susto quando soube da notícia.
Elizabeth era ( e ainda será por muito tempo ) a cara da Grã-Bretanha e de seu povo. Ela estava com seu país no começo e fim da WWII, todas as crises da Guerra Fria, Guerra das Falklands, e começo do séc. XXI.
Será que a Monarquia britânica vai sobreviver sem ela?
Sem querer polemizar, mas susto?
Ela tinha quase 100 anos e seu passamento era esperado.
Menos, meu caro.
Depois de um reinado de 50 anos, você quase se esquece que a Rainha tambem é mortal.
mais do que isso, foram 70 anos de reinado
Em que pese sua postura digna e corajosa, principalmente na Segunda Guerra Mundial, a Realiza britânica é o exemplo típico de ‘decadence avec elegance’.
E grande parte do povo se agarra a isso.
Mas, descanse em paz.
Uma monarquia sempre vai ser melhor que uma república. Espero que o William saiba cuidar do trono e do UK, quando era mais novo gerava problemas. Andrew devia ser escondido ainda mais
Willian?
Charles já esta velho tambem.
Mais cedo ou mais tarde vai cair na mão do Wiliam.
Se morrer com a idade da Mãe ainda terá 20 anos de reinado…
olha eu acredito que vai para o William, mas pode ser mesmo que o Charles assuma.
Realmente, a Arábia Saudita é muito melhor do que a Alemanha, Finlândia, Estônia e Irlanda.
Mas tem um IDH melhor que o nosso. Qatar idem. Senta e chora.
no contexto do Oriente Médio é bem melhor que uma républica, acabe com a Monarquia na Arábia Saudita, e tu vai o que é o caos das várias facções tentando conseguir a hegemonia do país….
Se esses dois não acabarem com a monarquia britânica, vai ser milagre…
Engraçado que o país mais rico e mais poderoso do mundo tem mais de 300 anos de república….
muito engraçado mesmo.
ta sabendo que rei/rainha não manda nada lá ja tem uns séculos né?
Ela não manda nada, tanto que o Boris foi lá obrigar ela aceitar a renuncia ..
ohhh nossa… ele foi la DEPOIS de ter perdido a confinação do Parlamento … que incrível o poder dela..
Olha muita gente queria ter o poder que ela tem viu ..
tu tá sabendo que o que você diz é verdade só no Japão né? e mesmo assim a Família Imperial é ouvida pelos principais políticos, CEOs e Empresários do Japão.
Inspiração de muitos. Foi uma estadista e até o último momento de sua vida, foi devota ao país e à Commonwealth. Deixa um legado de transformações culturais durante o séculos XX e XXI. Sempre acima das disputas políticas. Catorze dias é pouco para enlutarmos, em face a tanto que ela fez. Uma página da história ocidental se vira e damos início à uma nova página.
Vão apagar meu comentário de novo? (Serviu fielmente ao imperialismo nefasto, criminal, psicopata, de Crimes de Guerra e Contra Humanidade dos estertores do Império Britânico e em seguida ao Imperialismo, da mesma natureza, estadunidense… +).
Não se espera menos dessa “trilogia”…
Sempre corroborando a narrativa mainstrean ocidental.
Refletido diretamente no nível médio dos comentaristas…
$…
Pimenta no ** dos outros é refresco, se a gente for falar de governos criminosos, que cometeram crimes contra a humanidade, imperialismo, a conta está repleta de sangue do oriente ao ocidente, provavelmente até a ideologia que você segue tem sua parcela de culpa, a rainha tem sua parcela de culpa estou longe de defender monarquia, pra mim o tempo delas já passou mas a rainha da Inglaterra provavelmente é melhor que 99% dos nossos políticos.
Melhor pra quem? Para colônias que tiveram na África e Ásia?
E toda sorte de Crimes de Guerra e Contra a Humanidade que cometeram nos últimos 200 anos com sua política colonial e imperialista e depois a reboque da dos EUA de mesmo naipe?
Que apenas serviu a imperialismo criminal britânico e dos EUA…
Bom mesmo foram os governos do Stalin, Mao e Pol Pot, Kim, etc.
Repetição de sempre, na falta de argumentos para defender o imperialismo e colonialismo nefasto britânico. Um dos regimes mais criminosos da História.
Incrível como o vira latismo campeia pelo braZil. Mas não se espera menos dos brasicanos (que legitimam essa monarquia decrépita por tabela)…
Voltei recentemente de uma viagem a alguns países africanos e fiquei surpreso.
Muitos deles já viraram essa página da história, mas você, ai do diretório acadêmico, continua nesse bla bla blá.
China, India e mais alguns outros te mandam lembranças.
Aliás, viralatismo é esse discursinho fraco que ouço no Brasil, por parte de cachorrinhos (au au au) ligados ao passado.
Recalque e dor de cotovelo de uma ideologia que fracassou. Desejo que o Brasil- e brasileiros- um dia possa vivenciar a glória e esplendor do império britânico, de moldar o mundo e deixar nele seu rasto indelével.
Desejo que um dia os brasileiros possam provar esse mesmo sentimento de grandeur e orgulho pela própria nação e história, que um dia possam se libertar desse imundo complexo de vira-lata.
Não tenho muita simpatia pelo mundo anglofono mas isso não me impede de reconhecer os méritos e conquistas deles.
Dor de cotovelo? Pelo colonialismo criminal na África e Ásia? Pelo imperialismo nefasto? Assim se construiu o “império” britânico: racismo, roubo, saque, golpes, sanções, invasões, Crimes de Guerra e Contra Humanidade (= méritos e conquistas deles).
Em 1945 passaram o bastão para os EUA para uma Política de Estado da mesma natureza, da qual se tornaram vassalos automáticos.
Moldou que mundo? O ocidental anglo-estadunidense e de sipaios (colonizados) pelo Sul Global… O resultado está evidente, mas apenas para quem consegue pensar minimamente fora da bolha ocidental e tem base mínima em História e Geopolítica.
E nada mais curioso que alguém que legitima o Imperialismo nefasto britânico falar em “complexo de vira latas”… É de rir alto…
“Geopolítica ” risos e mais risos . Um conjunto de adjetivos e propaganda rasa que mostram uma evidente lacuna e limitações ( talvez proposital) do seu conhecimento histórico e queres falar de “geopolítica “. Você chama de geopolítica um conjunto narrativas, falso moralismo e indignação seletiva… não cola garoto, talvez faça sucesso entre os leitores da carta capital. Me mostre qual povo, reinado ou império não se manchou dos crimes que você acusa o império britânico? Os russos ou soviéticos? As várias dinastias que reinaram sobre o território hoje sob domínio da RPC ? A própria RPC ? Os árabes? Os astecas? Os Incas ?
A diferença do império britânico está no seu legado, na influência sobre o sistema jurídico, econômico, nas artes, na literatura,na ciência, na revolução industrial, no direito ( qual o grande contributo da RPC para os direitos humanos ? muitos se enchem a boca sem reconhecer qual foi o percurso desses que hoje são reconhecidos como direitos) na arte da guerra e do domínio dos mares . Só para mencionar algumas das áreas onde foi protagonista…
Você se espelha nos fracassados …
Geopolítica, obviamente, cujo teu conhecimento é praticamente nulo para legitimar o imperialismo ocidental.
Idem em História, só repete o senso comum revisionista mainstrean ocidental…
O único discurso moral aqui é o teu.Como de todo braZicano ou quem legitima o nesfasto imperialismo europeu (que exercem residualmente como fantoches dos EUA esde 1945).
Eu lido com a Historiografia séria, analítica e materialista histórica.
O legado do império britânico é colonialismo, Crimes de Guerra e Contra a Humanidade. E o sistema de mesma índole do Regime dos EUA.
Rússia imperialista? Só a czarista, que tinha a mesma matriz ideológica a britânica!
RPC é uma “dinastia”? Mais baboseiras; não sabe absolutamente nada sobre a RPC e a história da península fora a repetição da narrativa mainstrean ocidental.
E Geopolítica, que com certeza tu não tem nenhuma clareza do conceito, não é, nunca foi um conjunto de “narrativas”.
Os árabes? Os astecas? Os Incas? Que correlação histórica tem esse balaio?
A narrativa é doutrina de massa, revisionista e deturpada, via Política de Estado dos EUA e seus satélites.
A Geopolítica é factual e material.
Eu me espelho no mundo real dos países Soberanos.
Não no vira latismo pró-imperialista, completamente analfabeto em História e Geopolítica, que ainda campeia na mentalidade subdesenvolvida dos braZicanos.
Me prestei para responder essas asneiras mas não foi publicado… Esse “antispam”…
Não vou repetir.
O mesmo revisionismo e discurso moral juvenil barato de sempre.
Vai se curar Zeus, Hórus, “Paul” Brics e todos os outros fakes que criasse até agora… Procura ajuda . Tens tanta vergonha assim da tua personalidade para se esconder atrás desses inúmeros perfis ?
God save The Queen !
Uma mulher de uma biografia extraordinária, muitas virtudes e uma grande líder.
O Reino Unido está só o pó da rabiola, uma mulher comum ainda tratada como Rainha em pleno 2022 retrata bem essa decadência.
Nada contra essa senhora, mas achar que ela apitava alguma coisa só por ostentar esse titulo cafona é a mesma que achar que o Biden decide o futuro dos EUA. rs
Já que era tratada como Rainha, não deveria partir dessa para outra sem pedir perdão aos povos que a Inglaterra matou e explorou por mais de 200 anos.
Eu, no lugar dela, sem duvidas pediria perdão pelas injustiças em nome de meu país, mas como ela não apitava nada, bateria as botas antes da hora se ousasse…
(Espero que não seja deletado)
Hmm sei… grande estadistas para vocês são Modi , Mao, Xi, Putin e irmão coreano do Zacarias …esses sim salvaram milhões, nunca perseguiram e oprimiram adversários ou minorias. As mãos deles são imaculadas. Recalque…
Meos deos…
Mãos imaculadas?
Alguém fazer uma afirmação dessas nunca abriu um livro de História contemporânea na vida… Geopolítica então (nunca ouviu falar).
Esse é o nível…
Sem mais…
Que lógica absurda de mimim ideológico…
E já agora os Mongóis quando é que vão pedir perdão a humanidade por terem eliminado perto de 11% da população mundial durante o seu império?
Meu caro, não é a Mongolia que se coloca acima do bem e do mal, não é a Mongolia que quer dar lição de moral para os demais países e ser exemplo para os demais tendo um passado tão brutal e explorador como a Inglaterra. A Mongolia pelo menos está lá quietinha, e tem que ficar quietinha mesmo pois está entre Russia e China, mas como a Inglaterra tem o apoio dos EUA então fica mais fácil continuar com a pregação hipócrita dos anglo-saxões.
O tratamento que estão dando a essa mulher comum é totalmente antiquado em pleno 2022, quem sabe com sua morte, eles acabem de vez com essa coisa brega de rainha, rei, príncipe etc.
Eu imagino aqui se fosse uma rainha chinesa ou russa… rs
A Mongólia há muito tempo não tem qualquer problema com Rússia e China. Teve sim com os japoneses na primeira metade do século XX…
WSilva, o nível é baixíssimo, como esperado, dos colonizados e vira latas que defendem o imperialismo britânico e estadunidense. São completos analfabetos em História e Geopolítica básicas…
E, como são nulos nessas ciências, sempre enveredam com pseudo argumentos morais rasos, que beiram a infantilidade. Um adolescente do ensino médio que tenha prestado atenção em algumas aulas refutaria rindo.
Monarquia é uma das coisas mais anacrônicas e ridículas que ainda existem. Uma família (parasita e inútil) escastelada num título.
Patético.
A Geopolítica não é uma ciência, gênio … é uma disciplina não científica que utiliza recursos de várias disciplinas científicas ou menos para estudar com método as relações entre geografia física, humana e a ação política . E por incrível que pareça para você, existem várias abordagens , diferentes correntes e teorias, um pouco como na filosofia e no estudo da relações internacionais .
Chegas com um monte de adjetivos, indignação seletiva, falso moralismo e narrativas ideológicas do século passado querendo enganar quem? A turma da quinta série? Se prepare melhor e tente na próxima vez .
Acabei de ler no RT:
”BBC attacked over ‘colonial’ Queen tweetThe broadcaster disabled comments under the tweet after being accused of “rebranding colonialism””
Imagine se fosse uma estatal chinesa ou russa fazendo isso, bloqueando comentários?(e já fizeram várias vezes). Um baita alvoroço seria criado no ocidente.
Mas como é a BBC, vamos apenas abafar o caso, ou então fazer mais um vídeo do tal genocídio de Xinjiang, dá bastante views. rs
Esse povinho acha que é livre com google, facebook, instagran, YouTube, etcs… Nada mais que plataformas de vigilância, doutrinação pró-EUA, roubo de dados e censura, alinhadas com a Política de Estado de Washington e atuando em conluio com suas agências!
Vide Ucrânia… Qualquer um que vincule conteúdo contra a narrativa oficializada é invisibilizado, censurado, tem contas caçadas, etcs…
Obviamente os país que defendem suas Soberanias e dados de seus cidadãos contra essas plataformas e censura são “ditaduras que cerceiam a liberdade”…
Tu, um jênio braZicano, pró-imperialismo ocidental, vai definir o que é Ciência ou não? Disciplinas científicas ou “menos”? Por favor…
Copiou acima isso dá onde? Da wikipedia em português? Esse é o nível…
Tu não tem ideia do que escreveu. Apenas fez uma gororoba “copy/past” de uma pesquisa de 3 minutos no google…
Óbvio.
Disse o germânico que defende e incentiva, como bom vira-lata, o uso do inglês em um fórum brasileiro. O germânico que não pode ver uma vergonha que quer passar no crédito , o teutônico que se rebaixa até para países mais miseráveis do próprio Brasil.
Falou o germânico que adora se espelhar nos fracassados.
O germânico que pretende falar de “geopolítica” ( risos ) utilizando categorias morais e pejorativos rsrs Uma disciplina basicamente amoral, que recusa qualquer tipo superestrutura ( não sabe o que é ? Leia Marx ! ), onde a “sovrastruttura” é o supérfluo, o enfeite, o adorno para os tolos como você.
O problema é que essa turma acha que uma coisa anula a outra, ou seja, se os mongóis cometeram atrocidades terríveis, e cometeram mesmo, isso anula as atrocidades cometidas pelos ocidentais. rs
Como disse acima, existe uma diferença brutal entre Mongolia e Reino Unido, anglo-saxões se colocam acima do bem e mal, se colocam como exemplo para o mundo ignorando seu passado brutal e explorador.
É uma pregação hipócrita, eu não vejo os mongóis fazer isso, logo a comparação do amigo acima não faz sentido.
Já se perguntou o porquê de britânicos, dinamarqueses, espanhóis, suecos, noruegueses e etc ainda nāo terem se livrado de suas monarquias? Você acha mesmo que tem lugar de fala para chamá-los de “antiquados”?
É muita falta de semancol, colega.
Apenas uma embalagem para seus regimes.
Monarquia não passa de uma família de parasitas e inúteis enquanto a banca corporativa e transnacional enche os tubos…
Mimimi?
Império Mongol: (1206-1368).
Comentário esperado de quem legitima o imperialismo criminal contemporâneo britânico e estadunidense…
…
O título é tāo cafona que 15 países soberanos e independentes o ainda tinham e continuarāo a tê-lo como chefe de Estado, fora outros países de primeiríssimo mundo que mantêm um Rei/Rainha. Mas bom mesmo são as repúblicas bananeiras, né?
Você com certeza nāo entende o tamanho da importância da monarquia britânica.
Entendo perfeitamente o tamanho do histórico de Crimes de Guerra e Contra a Humanidade do imperialismo britânico nos últimos 200 anos!
História!
Que hoje não passa de regime fantoche associado ao imperialismo criminal do mesmo naipe dos EUA.
Apenas herança colonial.
Faça uma pesquisa nas ruas de todos esses países e veja se eles são a favor ou contra manter a rainha(agora o rei) como chefe de estado de suas nações.
Se houver garantias que não haverá retaliação contra esses países, a maioria massacrante joga essa herança na lata do lixo e cada um segue o teu caminho.
Aliás, já há movimentos já nesse sentido.
Eu tambem considero algo superado e não sou nada atraído pela ideia de uma monarquia. Mas é instituição como outras, que no caso deles funcionou bem, muito bem, para manter a coesão, estabilidade, previsibilidade e evitar grandes rupturas institucionais. Algo que não pode-se dizer de tantas repúblicas que sofreram várias rupturas, golpes e gravissimas crises.
Seria o mesmo na RPC com o PCC ? Resquício de uma ideologia que fracassou no mundo inteiro, mas no caso deles é funcional para manter o poder e controle. Se não houvessem políticas de assimilação e limpeza étnica assim como o perigo de retaliações e da coerção, Hong Kong, Mongólia Interna, Turquestão Oriental, Tibete e Manchúria, teriam jogado esse esquema fracassado na lata do lixo há décadas .
Seria o mesmo na RPC com o Pcch? Turquestao oriental , Tibete, Hong Kong, Mongólia interior … continuariam sob o PCC, sem a assimilação, limpeza étn#c# campos de reeducação e repress#o?
HK não, os outros territórios anexados sim, assim como Texas, Califórnia, Novo México nos EUA. Se o povo original dessas terras invadidas e anexadas não tivesse sido oprimido e exterminado, os EUA não teriam sucesso na sua expansão e anexação.
Essa é a diferença entre China e EUA, os EUA exterminaram povos, a China não, os tibetanos e muçulmanos estão todos lá até hoje, diferente dos americanos nativos que hoje estão todos de baixo da terra. rs
”que no caso deles funcionou bem, muito bem, para manter a coesão, estabilidade, previsibilidade e evitar grandes rupturas institucionais.”
É exatamente esse o papel do PCCh pós derrubada da dinastia Qing e fracasso do governo KMT. Concordo com você que a ideologia é ultrapassada, mas o PCCh não alimenta mais a China com ideologia, alimenta a China com progresso, e o progresso indiretamente endossa a ideologia.
E o Putin que está doente 😂😂😂
Pediu para sair só para não entrar em guerra contra a Rússia.
Nossa Rainha se foi…. o povo brasileiro acordou mais triste hoje….
Estamos órfãos…agradecemos por tudo nossa Rainha…nossa mãe…
Os únicos “órfãos” por aqui são os vira latas braZicanos, sipaios do imperialismo ocidental.
O Império Britânico terá ainda muitos problemas pela frente.
Já se fala novamente na realização de um novo plebiscito sobre a independência da Escócia.
Há pressão do lado da Irlanda, para que a Irlanda do Norte se unificada com a Irlanda.
Nas ilhas do Caribe, que ainda mantém a realeza britânica como Chefe de Estado, também há pressões para que isso seja abolido e passem a escolher o Chefe de Estado em eleições diretas.
Enfim, o futuro do Reino Unido é incerto. E o futuro da Monarquia Britânica também. Elizabeth II morreu com a popularidade alta e apoio da grande maioria dos britânicos. Resta saber se Charles, agora rei Charles III conseguirá manter o prestígio.
Creio que o melhor a se fazer seria Charles abdicar antes mesmo da coroação e passar a bola para o Príncipe William que, aparentemente e até aonde se sabe, mantém a tradição real. Ele não se casou com uma princesa mas ainda está casado, e não há relatos de infidelidade de ambas as partes.
O mesmo não se pode dizer de Charles. Tinha uma mulher lindíssima ao seu lado mas ele não a amava. E no final ainda acabou ofuscado pelo brilho de Diana junto à imprensa.
Tudo isso, aliado a questão principal: será que, em pleno século XXI, as pessoas deveriam sustentar uma monarquia?
A realeza britânica, assim como a de outras realezas europeias, só serve como um grande Big Brother. Não decidem nada, não comandam nada. Vivem vidas nababescas, participando de solenidades sem fim que nada acrescentam de prático à população, na minha opinião.
Mas isso quem irá decidir é povo britânico.
De qualquer forma, Elizabeth II encerra uma era monárquica que começou com a morte da Rainha Vitória, em 1901 e culminou com sua coroação em 1952.
Uma época de intensa transformações culturais e políticas.
Charles representa um meio termo, nem lá e nem cá, por isso acho que deveria abdicar e passar a coroa para William, que tem mais a cara do século XXI e poderá enfrentar melhor os próximos desafios da família real: manter o prestígio diante do esfacelamento do que resta daquele quem foi o maior império que o mundo já viu.