Supercomputador da China alcança o primeiro lugar global com modelo de IA em ‘escala cerebral’
- A equipe de pesquisa diz que a mais recente máquina Sunway está no mesmo nível da US Frontier, nomeada como a mais poderosa do mundo apenas algumas semanas antes
- Sua velocidade permitiu treinar um programa de inteligência artificial com 174 trilhões de parâmetros, rivalizando com as sinapses do cérebro humano
Cientistas chineses dizem que um novo supercomputador é tão rápido que executou com sucesso um modelo de inteligência artificial tão sofisticado quanto um cérebro humano.
A conquista coloca o supercomputador Sunway de última geração no mesmo nível da Frontier, a mais recente máquina construída pelo Departamento de Energia dos EUA, que no início deste mês foi nomeada a mais poderosa do mundo.
A equipe chinesa usou a máquina Sunway para treinar o modelo de IA – chamado bagualu, que significa “pote do alquimista” – com 174 trilhões de parâmetros, rivalizando pela primeira vez com o número de sinapses no cérebro.
Os usos potenciais incluem veículos autônomos e reconhecimento facial, bem como processamento de linguagem natural, visão computacional, ciências da vida e química.
Os resultados foram apresentados em uma reunião virtual de Princípios e Práticas de Programação Paralela 2022, uma conferência internacional organizada pela Association for Computing Machinery (ACM), com sede nos EUA, em abril.
Um membro da equipe de pesquisa confirmou a autenticidade da apresentação em junho, mas pediu para não ser identificado devido à sensibilidade da questão.
O mais recente Sunway tem uma velocidade de um bilhão de bilhões de operações por segundo, expressa como 5,3 operações de ponto flutuante por segundo (exaflops), e mais de 37 milhões de núcleos de CPU – quatro vezes mais que a Frontier – de acordo com os pesquisadores.
O Sunway, com nove petabytes de memória – o equivalente a mais de dois milhões de filmes com qualidade de DVD – e 96.000 sistemas de computador semi-independentes chamados nós, parecia um poderoso cérebro humano, disseram eles.
A comunicação entre os nós em velocidades superiores a 23 petabytes por segundo, por exemplo, simula uma mudança de opinião. Um pesquisador disse que a capacidade de computação paralela da máquina imitava o pensamento humano “como comer enquanto assiste à televisão”.
Ao combinar tecnologias críticas, como otimização intra-nó específica de hardware e estratégias paralelas híbridas em uma escala nunca vista antes, os cientistas disseram que alcançaram um “desempenho decente” do modelo de IA sem precedentes em “escala cerebral”.
Assim como seu antecessor, o Sunway TaihuLight, a nova máquina usa chips projetados na China com recursos exclusivos, como economia de energia e ampla largura de banda de comunicação, de acordo com informações publicamente disponíveis.
O TaihuLight, desenvolvido pelo National Research Center of Parallel Computer Engineering and Technology em Wuxi, na província oriental de Jiangsu, foi o número um na lista Top500 de supercomputadores de 2016 a 2018.
A lista, que classifica os 500 sistemas de computador mais poderosos do mundo, não recebeu nenhum envio de dados de desempenho chinês nos últimos anos. Não está claro por que a China, que tem 173 máquinas no ranking – mais do que qualquer outro país – deixou de contribuir para sua compilação.
Alguns especialistas industriais suspeitam que as autoridades chinesas possam querer reter informações cruciais para evitar provocar sanções unilaterais dos EUA.
A China vem desenvolvendo três supercomputadores exascale – capazes de realizar pelo menos um exaflop de cálculos por segundo – desde 2016. Acredita-se que essas máquinas alcançarão o mesmo nível de desempenho do novo Sunway.
De acordo com um post de mídia social em novembro do usuário da Sunway Zhejiang Lab em Hangzhou, leste da China, a nova máquina atingiu uma velocidade de 4,4 exaflops. Nenhum detalhe adicional foi dado.
Os supercomputadores chineses já foram considerados por alguns críticos como projetos de vaidade, com aplicações limitadas na pesquisa acadêmica ou na indústria. Mas a situação mudou significativamente, de acordo com os cientistas que usam essas máquinas.
Os pesquisadores usaram o supercomputador Tianhe de nova geração – outra máquina exascale – no Centro Nacional de Supercomputação de Tianjin, para a rápida triagem e descoberta de produtos farmacêuticos para combater o coronavírus.
E os aplicativos chineses que modelam a dinâmica atmosférica, terremotos e circuitos quânticos ganharam repetidamente o Prêmio Gordon Bell da ACM – conhecido como o Nobel da computação de alto desempenho – nos últimos anos.
FONTE: South China Morning Post
E por aqui não se renova o computador do INPE que é importante para a agricultura , previsão de risco climático e de informações para o tráfego aéreo e ações militares .
E o super computador Santos Dumont em Petrópolis ficam cortando verba da conta de energia.
Bota então um super computador no nordeste alimentado em parte por energia solar e eólica.
Falou tudo amigo , tem uma frase que não me lembro quem postou aqui na trilogia ,”o Brasil não perde a oportunidade de perder oportunidade ” .. infelizmente.
Olá Angelo, a maior parte da energia elétrica utilizada nas operações dos supercomputadores, são destinadas a refrigeração do sistema, Ar Condicionado mesmo. Abraços.
Os maiores supercomputadores do Brasil já estão no nordeste. Eles ficam no Senai Cimatec.
É surreal pensar que daqui a 15 ou 20 anos a China terá passado os EUA na área militar e econômica. A China ruma para ser a maior superpotência econômica e militar do mundo. Os eua e seus aliados são o passado, o futuro está na Ásia. Que continuem fortalecendo o investimento nas forças armadas, ciência, tecnologia e educação, no caminho certo para o reerguimento de sua nação. E enquanto isso na terra das bananas verdes, os políticos ficam vendo quem rouba mais e os escravos ficam só dançando quadrilha e carnaval, e outros iludimentos folclóricos. O povo gosta é… Read more »
A se nosso problema fosse o carnaval ou a festa junina.
Nosso problema é mamador de político, que vê esses vermes surrupiando nosso país e continuam abanando pompom.
O que a humanidade fazer ou deixar de fazer com IAs vai definir o progresso das décadas e séculos vindouros.
É de pensar que se vendia matéria prima brasileira a preço de banana para os EUA fabricar seus computadores e depois nós vender a preços exorbitantes. rs
É por isso que o Brasil não vai pra frente, porque gente como você acha normal o Brasil se vender pra EUA e China… Se lá trás tivesse alguém para bater na mesa e dizer ”NÃO” aos EUA, hoje seria moleza dizer NÃO para a China também. A China fez justamente isso com os metacapitalistas ocidentais querendo explorar o grande mercado chinês e sua mão de obra barata… O governo chinês com o porrete na mão estabeleceu as condições vantajosas para a China, era isso que o Brasil tinha que ter feito, mas não..trocou matéria prima por dinheiro, hoje não… Read more »
Perfeito, agora depois de 25 anos, essa cultura começa mudar, trigo aqui com 2,5 x mais produtividade, industrializando Grafeno, baterias de Nióbio, aviões desejados pelo mundo, futuro carro voador.. etc (ainda é muito pouco) ..mas parte da população querem o Brasil unidos a ditaduras, unindo toda a AL numa gigante fazenda da China..
Mais viagem na maionese chinêsa. Só quem não conheçe ciência e tecnologia acredita nessa propaganda comunista.
Poiseh!
Esse supercomputador não é da China, E SIM FOI INVENÇÃO BRASILEIRA!
Vc acredita nisso mesmo ou é ironia?
A julgar por outras postagens, sim.
A aplicação militar seria ótima, drones sendo coordenados mais rápido, tanto os em ar, ataques cibernéticos em massa em vários países diferentes, milhões de simulações de como a China poderia reagir a um ataque ou até atacar, e em qual cenário a China vence.
Agro é pop, kkkkk
No seculo 15 a China movimentava 50% do comércio mundial. Parou no inicio da era comunista com Mao Tse-Tung. Agora, no século 21 está retomando novamente a liderança mundial.
“Quando a China acordar, o mundo tremerá.” Napoleão Bonaparte.
Agora sim vai dar pra jogar paciência sem travar…