Semelhanças entre a Batalha de Kursk (1943) e a de Donbass (2022)

143
mapa comparativo kursk kharkiv

por Honya San

Putin está cometendo o mesmo erro que Hitler cometeu na Batalha de Kursk em 1943, as semelhanças são alucinantes

A lista de coincidências inclui:

  1. A batalha atual é uma manobra de pinça gigante em torno do saliente de Donbas dos ucranianos, a Batalha de Kursk foi uma manobra de pinça gigante em torno do saliente soviético de Kursk.
  2. Ambas as batalhas estão ocorrendo perto da cidade de Kursk (a menos de 2 horas de carro de Kharkiv).
  3. Os defensores agora e em 1943 tinham meses para preparar vastas fortificações: campos de minas, trincheiras, arame farpado, pontos de emboscada camuflados, posições antitanque, e também sabiam exatamente de onde viriam os atacantes.
  4. Os generais do lado atacante podiam ver os perigos de correr de frente para uma defesa formidável em profundidade e, após meses de preparativos defensivos, seria claramente mais sensato e não muito difícil para os atacantes mudarem para diferentes estradas e abordagens não muito distantes. longe, mas não.
  5. O ditador que lidera os atacantes (Hitler na época, Putin agora), orgulhosamente ordena que suas enormes formações de tanques, sem dúvida as mais poderosas da história na época, sejam direcionadas diretamente para essas defesas preparadas.
  6. Apesar de ter uma temível vantagem de poder de fogo, os atacantes são presos como esperado e são implacavelmente bombardeados e bombardeados dia após dia, desgastando-os
  7. Putin provavelmente, como Hitler, tem a suposição equivocada de que seus inúmeros tanques poderiam mais uma vez invadir os defensores para capturar vastas faixas de território, que é exatamente o que aconteceu quando a Alemanha iniciou sua invasão total da Rússia em 1941, e recentemente quando a Rússia começaram sua invasão total da Ucrânia 81 anos depois.
  8. Hitler subestima drasticamente a vontade e a capacidade dos defensores de resistir e lutar mesmo contra um dos exércitos de ataque mais formidáveis ​​de todos os tempos, assim como Putin fez.
  9. Esta foi a última grande ofensiva que os exércitos de Hitler tentariam no Oriente, exaustos pelas tremendas perdas. E com a forma como a batalha em Donbas está indo, os exércitos de Putin estão indo para o mesmo destino, as baixas são graves o suficiente para que eles só recuem depois disso, como fizeram em Kiev.
  10. Depois, a maltratada Wehrmacht alemã não conseguiu segurar Kharkiv, Orel e Bryansk, assim como Putin provavelmente não terá o suficiente para segurar Kherson, Melitopol e Mariupol, pois seu poder enfraquece a cada dia que passa, enquanto o exército ucraniano cresce. em força de cada vez mais armamentos da OTAN e voluntários recém-treinados.

Considerações adicionais:

Todos os generais russos estudaram a Batalha de Kursk, eles sabem que estão condenados, mas são impotentes para impedir a destruição contínua de suas forças.

Putin *também* estudou a Batalha de Kursk com certeza, e *sabe* que está enfrentando a mesma derrota que Hitler enfrentou em 1943. Ele sabe que está no papel de atacante nazista desta vez, cometendo o mesmo erro fatal.

Mas ele está preso em estabelecer um prazo de 9 de maio como o dia em que declarará vitória, a retirada total apenas duas semanas antes mostraria ao mundo inteiro que ele foi derrotado e fugiu, não importa o discurso que ele faça. Então agora sua imensurável vaidade e orgulho o compelem a empurrar seus exércitos para a aniquilação, sem outra opção.

Todas as semelhanças podem ser notadas na histórica Batalha de Kursk, que é dramatizada em 3D no vídeo documentário “Battle of Kursk Soviet Storm” que pode ser encontrado no youtube

(Nota: o mapa é espelhado para enfatizar a impressionante semelhança nas linhas de batalha, pois a maioria aqui já está familiarizada com os mapas da situação em Donbas)

 

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

Pra cada matéria interessante duas de levantamento de pompom. A estratégia ocidental deve estar passando por problemas mesmo o nível da desinformação e propaganda aumentou.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Você está insinuando que o blog recebe dinheiro americano para fazer propaganda em prol da Ucrânia? Porque se esse for o caso, vale lembrar a máxima de Carl Sagan de que “alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
carcara_br
carcara_br
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Eu espero é que recebam mesmo, encham os bolsos, ficaria feliz se recebessem muito! Agora num contexto de monetização por meio de anúncios eu nem preciso de nada extraordinário. basta olhar no inicio, nos cantos e no final da página. Em relação a veiculação de propaganda nas matérias acho que está mais relacionado a visões de mundo dos próprios editores do que qualquer outra coisa. É possível extrair informação útil de propaganda também, desta por exemplo se percebe um esforço enorme de associar a figura do Putin ao alemão do bigodinho, então já dá pra perceber a preocupação intensa em… Read more »

Nunão
Nunão
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

“Em relação a veiculação de propaganda nas matérias acho que está mais relacionado a visões de mundo dos próprios editores do que qualquer outra coisa.” Excetuando o banner do alto da página e dois na lateral (um da Bíblia e um de site parceiro), todos os demais são gerados por sites de busca e não têm nada a ver com os editores. Funciona assim: os algoritmos dos sites de busca indicam o que pode ser do seu interesse, baseado na sua navegação, e não das visões do mundo dos editores do site, e exibe propaganda pra você… Então se você… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nunão
Zorann
Zorann
Reply to  Nunão
2 anos atrás

Olá N.unão! Eu admiro muito o trabalho de vocês todos neste site. Sigo e comento nas postagens a muitos anos e sei do compromisso do site em mostrar todos os lados, em todas as situações, permitir o debate sadio e não só quando o assunto é guerra na Ucrânia Dito isto,gostaria de fazer um adendo: O G.oogle A.ds mudou os termos de serviço e deixou de remunerar determinados conteúdos. Uma mensagem foi enviada por e-mail a todos que anunciam no G oogle informando da mudança. Isto é claramente uma forma de censura, a medida que favorece quem publica matérias favoráveis… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Zorann
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Zorann
2 anos atrás

Zorann,

Agradecemos os elogios.

A Trilogia recebeu esse e-mail. E continua a publicar matérias e análises variadas, independentemente disso.

Parte delas tem gente que vai reclamar dizendo que são favoráveis à Ucrânia e em outras tem gente que vai reclamar dizendo que são favoráveis à Rússia. Cada um vai dizer que estamos fazendo “propaganda” pra um dos lados, a gosto do freguês, embora a maioria desse pessoal não saiba nem dizer o que é propaganda.

As escolhas de temas pelos editores já eram assim antes dessa mudança do Google e vão continuar após, não muda nada.

Krsnoiarski
Krsnoiarski
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Falta estudo de história militar para esse povo. O esclarecimento, para quem entende, está ótimo. Parabéns

carcara_br
carcara_br
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

não esperava menos de quem não acha brega dizer que comentar é um privilégio rsrsrsr. Realmente não sabe o que é propaganda

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Eu sei.
Mas pelo seu comentário, você não sabe.
Eu sei fazer elogio também: você é bem melhor quando comenta do que sabe.

Last edited 2 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
paulotd
paulotd
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Só vejo matéria favorável a Ucrânia aqui

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Você está muito enganado. Ou de má-fé. Não creio que haja outra opção além dessas duas.

Tem mais de uma centena de matérias sobre a guerra na Ucrânia, e dúzias delas usam fontes russas ou mostram o ponto de vista dos objetivos da Rússia.

Alguns exemplos abaixo pra você procurar matéria que seja do seu gosto. Boa leitura, você deve ter passado batido, pelo jeito. É fácil achar, os títulos dão uma boa pista dos conteúdos:

https://www.forte.jor.br/?s=Russia

Last edited 2 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Antonio Cançado
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Oi? ALEMÃO DO BIGODINHO?
Se você quer se referir a Adolf Hitler, te informo que ele era AUSTRÍACO.
E havia uma grande diferença entre ele e o Putin: ele metia medo, era assustador, ao passo que o Putin é apenas PATÉTICO.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Antonio Cançado
2 anos atrás

e ai digitou o nome do inominável e seu comentário ficou retido?

MFB
MFB
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Atenção editores? Vão permitir esse tipo de ilação? Essa turma de órfãos da sputinik não aceita o contraditório. Órfãos mesmo, foram censurados lá…

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  MFB
2 anos atrás

Concordo. Já não é a primeira nem a segunda vez que ele faz isso. Por mim poderiam dar um chá de cadeira nesse cara aí. Se não publicam o que ele quer ele fica metendo o pau no site. Vai lá e cria o seu próprio site com suas próprias ideias e vê se é fácil.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Não adianta nada. Mudam de nome, como fez o tal (ou os tais) de kings.

Andrigo
Andrigo
Reply to  Jagdverband#44
2 anos atrás

Vai saber se esse aí nao é o perfil mais “hardcore” do Kings.

George
George
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Campeão de negativadas. Isso que dá querer pautar o que é dos outros.

carcara_br
carcara_br
Reply to  George
2 anos atrás

me preocupa mais quando recebo muitos positivos como neste comentário.

Wellington jr
Wellington jr
2 anos atrás

Prevejo o choro das putinetes. Logo encherá os comentarios com criticas ao post..

Zabumba
Zabumba
2 anos atrás

Esse conflito gera alucinação de historiadores pensar que batalhas passadas se assemelha a realidade presente, nesse período de emoções aparece vários candidatos a mãe Dina. TÔ FORA.

MBK
MBK
2 anos atrás

Segundo falam, a segunda guerra mundial foi decidida no dia D. Portanto, não sei sobre a importância desta batalha de Kursk mencionada pelo articulista.

Pedro
Pedro
Reply to  MBK
2 anos atrás

Caramba..uma das batalhas mais importantes da Segunda Guerra..de uma pesquisada melhor.

alexandre
alexandre
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Se não estou errado, foi a maior batalha de tanques da história, me corrijam se estiver errado

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Axho que ele foi irônico.. Ocidentais não dão valor ao esforço russo contra Hitler…

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  JuggerBR
2 anos atrás

O resultado positivo da Segunda Guerra para os aliados, foi resultado do esforço em conjunto. Imagina se o Hess, vice de Hitler, tivesse conseguido o tratado de paz com a Inglaterra antes da invasão da URSS. Imagina se os EUA não tivessem mandado dinheiro e equipamentos para os soviéticos, para enfrentar Hitler. E por aí vai. Imagina se as pequenas ações de comandos e espiões não tivessem sido implantadas, como ficariam as grandes batalhas. Então todas as vitórias foram importantes.

Augusto
Augusto
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

Mas algumas claramente foram mais decisivas que as outras.

Régis
Régis
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Foi sim. Se não fosse pela presença de drones de ataque e mísseis anti-tanque gostaria de ver como seria um enfrentamento total entre Leopards 2 e T-90s. Mesmo que os Leos fossem de segunda mão.

Augusto
Augusto
Reply to  MBK
2 anos atrás

MBK, essa batalha foi a maior batalha de tanques da historia, possivelmente a maior batalha terrestre da historia. Foi a ultima grande ofensiva alemã na guerra na frente oriental. Depois dessa batalha a Wehrmacht não teria condições nenhuma de vencer a guerra. Não desmerecendo o esforço aliado no dia D, mas em termos de importância para o resultado do conflito não tem nem comparação.

Até hoje as academias militares do mundo inteiro estudam sobre essa batalha.

Augusto
Augusto
Reply to  MBK
2 anos atrás

O dia D foi importante, pois impediu do pós-guerra a área de influenza soviética fosse maior.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Totalmente equivocada a análise.
Os alemães fizeram um ataque de blindados, altamente móvel, contra as defesas russas.
Os russos, em Donbass estão avançando lentamente, na estratégia ‘bombardear, destruir, ocupar e fortificar’,
Nada a ver com a estratégia nazista.
Os russos estão avançando ao norte, de maneria segura, já se aproximando de Yampil
Ao sul, foi anunciado mais um avanço russo em Popasnaia.
Essa cidade é o eixo da defesa ucraniana em Donbass.
Quando ela cair, toda a posição ucraniana mais ao leste estará praticamente cercada.
Portanto totalmente diferente do que ocorreu em Kursk.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

E isso sem contar as escalas das situações.
Em Kursk foram utilizados milhares e milhares de tanques, canhões, aviões e milhões de soldados.
E como dito acima, foi uma tentativa de blitz nazista, em movimento de pinça, sobre as defesas soviéticas que se traduziu em um rotundo fracasso.
Totalmente diferente das batalhas posicionais que estão ocorrendo em Donbass.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Achei a comparação do texto para lá de estapafúrdia. Caça-cliques com palavras fortes.

MFB
MFB
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Calma Antônio. Pegue um avião e vá acessorar o Putin. Assim, quem sabe, a guerra acaba em uma semana….

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  MFB
2 anos atrás

Olha é melhor a galera pro nato começar a fazer abaixo assinado pro neo Kzar Putim não prolongar a ocupação porque pelo visto as evidência mostram que os Russos estão pagando pra ver.

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Exatamente equivocada a análise, comparar russos com alemaes é o mesmo que comparar você com o Rommel. Rsrsr russos só se garantem com as armas nucleares e só…no mais são fracos e obsoletos assim como suas armas …FALASTROES.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  MASTRIT
2 anos atrás

Varreram a força aérea ucraniana em 2 dias e tu me solta esta pérola?

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Amigo, isso é site para assuntos de Defesa, não Comedia.

Caerthal
Caerthal
Reply to  MASTRIT
2 anos atrás

Os russos estão lutando uma guerra terrestre, sua especialidade. Na 2da GM derrotaram o exército mais poderoso e eficaz, porque se recusaram a se render e souberam suportar perdas pavorosas.

Gente como Trudeau, Bidê, Micron não faz a menor idéia do que está se passando.

Augusto
Augusto
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Mas parece que os russos atualmente se esqueceram de como se faz guerra.

Augusto
Augusto
Reply to  MASTRIT
2 anos atrás

Mastrit, pergunta pro tio Adolf o que ele pensa dos russos agora. Ele pensava o mesmo dos russos em 41.

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Alguém pode me explicar porque a Rússia está promovendo uma Operação Especial contra a grama ucraniana?

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

o

carcara_br
carcara_br
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Isso ai está cheio de valetas que poderiam muito bem abrigar soldados com metralhadoras em posições muito bem protegias. Agora, fiquei na dúvida estamos vendo o efeito da explosão aérea de submunições (mais efetivo neste tipo de terreno) ou seria o impacto direto da artilharia no solo?
Alguém sabe dizer se os foguetes mais simples dos sistemas GRAD por exemplo dispões de mecanismos de detonação que não por contato?

Casemiro
Casemiro
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Porque está cheio de ratazanas nazistas entocadas?

Esse aqui deram sorte.
Acabaram se rendendo.

https://t.me/voenacher/16243

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Aliás, vc que gosta tanto dos ucranianos deveria se solidarizar com eles e ajudá-los.
Já são cerca de 5.000 deles capturados pelos russos e cada um custa cerca de 104 rublos ao dia para sustentar.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Isso da 1 real por dia ?

alexandre
alexandre
Reply to  Guilherme Leite
2 anos atrás

sei não…moeda da russia vale tão pouco…

Casemiro
Casemiro
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Mas, lá não falta para ninguém
Já por aqui …….

alexandre
alexandre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Já viu os vídeos que mostram a miséria na Rússia. Situação lá é um pouco melhor que o Brasil, mas nada de maravilhoso.

alexandre
alexandre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Nesse ponto é verdade que melhoraram muito, desde o momento em que se tornaram capitalistas e acabaram com a ditadura soviética e a utopia em que viviam a situação melhorou

Casemiro
Casemiro
Reply to  Guilherme Leite
2 anos atrás

Na verdade, eles deveriam trabalhar para comer.
Lá na Sibéria.

alexandre
alexandre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Devíamos fazer uma campanha aqui na trilogia para comprarmos uma passagem pro Casemiro ser feliz lá na Rússia, quando ele se juntar as tropas russas vai estar no paraíso

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Deveríamos mesmo. Deveríamos comprar e colocar à disposição dele, pra ele ir chutar alguns Ucranianos, como tanto sonha. Aposto que no dia que fizessemos isso, ele aparecia com outro perfil, pois claramente esse falastrão não tem o mínimo de coragem pra nada. Não passa de um hater profissional bunda mole atrás de uma tela de computador. Frouxo

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Eu ajudo. faz a vaquinha online.

César
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Imagina se vc tivesse que trabalhar de verdade pra comer. Não teria tanto tempo livre pra ficar inventando perfis falsos e trolar todo santo dia, né!?

Marcos10
Marcos10
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Casemiro,
Os russos estão é preocupados que na troca de militares entre os dois países, só estão retornando para o lado russo os soldados. Nada de oficiais. Há o temor generalizado que a CIA esteja recrutando esses oficiais. Vai saber!!!
Para complementar: depois do incêndio no Cruzador russo, ao que parece está havendo incêndio espontâneo em vários locais dentro de Moscou, todos ligados a área militar.
E hoje, Putin chorou na Igreja Ortodoxa. Chore junto!!!

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Pelo linguajar do Lavrov, em entrevista, quase chorando, ameaçando uma guerra nuclear, vejo que o Russos estão sangrando muito, Eles calcularam uma perda de homens, em quantidade pequenas. A Rússia ainda tem outro problema pela frente. A inteligência da OTAN botou a mão em vários equipamentos, exclusivo dos russos e uma hora dessas estão sendo estudados até o osso. Essa perda de material sensível, a Rússia não vai poder substituir de forma rápida e eficiente. O Pudim abriu as portas do inferno, para os equipamentos militares russos.

George
George
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

E eles estão presos onde? No calabouço do Moskva?

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Esses, nem tanto.
Estão sendo desentocados de seus abrigos no meio do campo a tiros de canhão.

https://t.me/voenkorKotenok/35265?single

alexandre
alexandre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Mas você é chato….as vezes temos que guardar nossa chatice para não atrapalhar os outros

alexandre
alexandre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Casemiro: a situação vai melhorar, os russos vão usar a partir de agora as armas klingon, vão poder destruir qualquer alvo em qualquer lugar, em qualquer sistema solar com a força do pensamento…

Casemiro
Casemiro
Reply to  alexandre
2 anos atrás

‘Chola’!

George
George
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Igual a mãe dos soldados russos que morreram na missão especial? 20 mil mortos. Se continuar assim as perdas russas serão maiores que as perdas dos Americanos em dez anos de guerra no Vietnã, e isso antes do final do ano.

Um verdadeiro desastre para as forças do Putin.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

É o combate a grama livre.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Esses vão comer grama pela raiz.
Estavam em Kharkov

https://t.me/intelslava/26662?single

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

O tratado de Brest Litovski da WW1 mandou um abraço para teus guerreiros eslavos , levaram um boi na WW2 por causa da URSS e dos aliados..se não já sabe né… tá na hora da Horda de Ouro ocupar novamente por 300 anos essa pocilga chamada russ.

alexandre
alexandre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Se eu fosse o Putin dava um chute na bunda dos generais russos e chamava esse Casemiro, o homem sabe tudo de guerra…é um deus das armas…cada louco

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Casemiro e os outros nicks dele aqui, seria um exércicito de um homem só.

Casemiro
Casemiro
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Não é que eu saiba tudo, apenas não gosto de falar besteiras.
hehehehe

alexandre
alexandre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Casemiro, com todo respeito, gostaria de saber suas opiniões políticas, vejo vc enfático ao defendera a Rússia, hoje a Rússia é capitalista, empresas são privadas lá, a propriedade privada existe, liberdade de religião voltou. Vc defende a Rússia por considerar o capitalismo russo melhor que o capitalismo americano? Ou o imperialismo americanos seria o grande problema? Mas a Rússia ao invadir países incorre em outro tipo de imperialismo? Vejá bem, não critico suas posições, apenas gostaria de elucidações

Saudações

Casemiro
Casemiro
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Vc acha que eu penso que a Rússia é socialista?
Claro que não é.
Todos sabem.
A minha torcida é para acabar com a essa situação atual no Mundo.
E a Rússia deu o pontapé inicial nisso.
Só isso.

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

A tá e você acha que invadir terras alheias é o certo só porque você quer mudar o mundo? Cuidado em, as vezes o mundo muda você.

Alecs
Alecs
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Torce pra rússia e sonha em ser a putinete favorita do czar! kkkkkkkkkkkk

Boitatá
Boitatá
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Nossa, mas que teoria mais sofisticada! Você tem nas mãos o caminho para um mundo melhor.

Alecs
Alecs
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Imagina se gostasse! kkkkkkkkk Tem um porquinho da índia do filho de um dos foristas que é mais inteligente que você! kkkkkkkkkkkkkk

MAB
MAB
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

É um privilégio termos um sujeito que é um gênio em estratégia, um gênio em história, um gênio em economia, um gênio em política, um gênio em análise de imagens e fotos e que além disso tudo consegue tempo durante suas longas jornadas como caixa de padaria brindar-nos com seus brilhantes comentários. Pelo que percebo, cada domínio sobre um assunto está associado à uma personalidade do Tonho da lua. Fenomenal mesmo. O mais espetacular é que ele renunciou uma vida de luxos e riquezas para compartilhar conosco este imenso conhecimento. Uma salma de palmas, ele merece. Me esqueci, é vidente… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Análise profunda de um pires, a única semelhança são pro nazista que encontraram no estado Ucraniano legalidade e legitimidade para sua existência como politica de governo.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

A grande variável é o tempo. No caso de Hitler o tempo desde o início foi seu grande inimigo. Putin tem o tempo como aliado.

Augusto
Augusto
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Também acho a comparação desnecessária e equivocada. Os soviético tiveram meses para construir um defesa em profundidade no bolsão. Se os russos demorarem 4 meses para tentar fazer a manobra de envolvimento até faria sentido a comparação. Não sei se o autor sabe, mas esse tipo de manobra, desde Canas, e estudada em todas as academias militares, com praticamente todos os lideres militares tentam reproduzi-la, pois ela é considerada perfeita em termos táticos. E logico e totalmente sensato os russos tentarem reproduzi-la em Donbass. Principalmente se os ucranianos ainda não conseguiram estabelecer um cinturão defensivo na região. Alias desde o… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Com relação a Kursk, os alemães falharam pois demoraram muito tempo para atacar, com isso perderam o fator surpresa da operação e deram tempo para os soviéticos se preparem adequadamente para o ataque.

Canarinho
Canarinho
2 anos atrás

Deus do ceu, quem escreveu isso?? Sao tantas variáveis envolvidas numa batalha dessa envergadura e o sujeito vem enumerar meia dúzia que ate com certa forcacao de barra nao colam. So para citar o desprendimento da realidade do autor. Ponto 6 – Apesar de ter uma temível vantagem de poder de fogo, os atacantes são presos como esperado e são implacavelmente bombardeados e bombardeados dia após dia, desgastando-os Mentira, e exatamente o contrario que e provada e comprovada por varios meios (videos e fotos) diariamente. A Russia tem quase que o dominio integral do ceus Ucranianos, infligindo perdas severas em… Read more »

Casemiro
Casemiro
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Pois é.
Não sei quem é ou o que seria ‘Honya San’, mas viajou legal.
Donbass, para os ucranianos será mais próxima de uma Stalingrado, onde o Exército nazista teve cercadas e destruídas suas melhores forças.
Ou, em menor escala, uma Mariupol, onde o nefasto Batalhão Azov teve também cercadas e destruídas suas principais forças

George
George
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

“Eu conversando comigo mesmo”

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Podia escolher um nick mais diferente. esses dois dão muito na cara.

Last edited 2 anos atrás by Victor Filipe
Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Esta matéria na verdade quer fazer uma analogia de Hitler com Putin.
Mas não precisa tanto, o mundo todo já viu que o ex KGB é capaz de qualquer coisa.

Além de matar dezenas de milhares de inocentes, também enviou seus soldados para um front altamente hostil, sem o mínimo de treinamento, sem munição, pouco alimento , combustível e dentro de equipamentos totalmente obsoletos.

Ele sabia desde o início que tudo isso seria um moedor de carne na mais alta intensidade. Porém arriscou alto demais !
Um irresponsável contra a Ucrânia e também com o seu próprio povo!

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

É praticamente uma fila do açougue.

11k de soldados mortos por mes.

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Exato , tá saindo caro o passeio deste baixinho mafioso . E o pior é que a população da Ucrânia e da própria Rússia está sofrendo na mão deste safado sem vergonha .

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Típico ser que estaria de bom tamanho em baixo da terra .

Rayan
Rayan
2 anos atrás

As variáveis negativas da Batalha de Donbass para Rússia, são diametralmente opostas a essa análise extremamente enviesada e imprecisa. Lendo o estudo da Batalha de Donbass publicado aqui no Forte, os pontos fracos da Rússia nessa batalha são de outra ordem: – paridade de efetivo ou até interior ao ucraniano. – lentidão do avanço devido a inúmeras fortificações ucranianas construídas ao longo de 8 anos e aproveitando as estruturas da época soviética – limitações de ofensiva em larga escala devido à concepção russa de BTG , que de uma média de 600 homens mobilizados, cerca de 200 são linha de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rodolfo Laterza
Casemiro
Casemiro
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Com relação ao uso de helicópteros e blindados, os russos mudaram suas táticas.
Com os helicópteros estão fazendo ataques de longa distância, explorando a balística de lançamento.
Estão usando muitos mais artilharia.
As tropas e tanques só avançam depois do terreno devidamente ‘amaciado’.

Li relato de um mercenário lituano que voltou para casa após poucos dias de luta, porque não aguentou o incessante bombardeio russo.
Tornou-se um militante da causa ucraniana lá na Lituânia.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Antônio você e suas histórias mirabolantes. Os Helicópteros Ka52 estao fazendo uso do tiro balístico a esmo, sem efetividade real. Na verdade só tá fazendo eles serem mais alvos de Manpads.
Fora isso os russos estão gastando muita munição para pouco avanço. A guerra de baixo custo já foi pro saco no começo de Abril. Agora é a situação o que dura mais a munição russa ou a resistência Ucraniana. Creio que a resistência dure mais principalmente com os novos equipamentos chegando ao front.

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

O estoque de reserva de munição russas gigantesco, os equipamentos fornecidos pelo Ocidente são poucos. Por exemplo, 40.000 projéteis para 20 obuses M-777 dura horas de disparos em linha de frente. A Ucrânia tem carência de armas, munições e combustível desesperadas, fato notório pelos pedidos diários do Zelenski e o suprimento diário na Polônia de uma dúzia de aeronaves de carga militar. O problema da Rússia não é falta de munição, esse é um ativo que lhe é amplamente favorável conforme inúmeros dados, é o baixo efetivo e a impossibilidade de através do conceito de BTGs promover avanços rápidos em… Read more »

Alecs
Alecs
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Eu as vezes fico pensando se ele acredita mesmo no que escreve. Acho que criou o Casemiro de tanto ser comparado ao da Lua da novela! kkkkkkkkkkkkkkk

Alecs
Alecs
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Vai pra lá e fica pelo menos esse restinho de ano e depois volta pra nos dar notícias! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Augusto
Augusto
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Perfeito Rayan, sou muito critico desse conceito criado pelos russos de BTG.

Augusto
Augusto
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Para esse tipo de manobra em terreno aberto, formações maiores são mais adequadas.

Rayan
Rayan
Reply to  Augusto
2 anos atrás

As enormes formações soviéticas eram pesadas e com problemas de flexibilidade, além de custosas em manter e exigiam uma logística imensa.

Mas eram apropriadas para o tipo de guerra de larga escala, em amplo território e contra efetivo adversário significativo, sem.contar adotarem como premissa maior o poder de fogo para aniquilação total.

As Forças Armadas Russas se viciaram em teatros de operações de guerra híbrida e perderam capacidade de combate convencional para guerras de longa duração contra adversários bem armados.

Augusto
Augusto
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Exatamente Rayan, justamente o teatro de operação no leste da Ucrania.

Eles entraram nessa guerra esperando que fossem combater igual na Chechênia e na Síria. Nesses cenarios até faziam sentido em utilizar unidades menores como os BTG’s. A Rússia pode ter forças aramadas poderosas, mas a Ucrânia tem um exercício grande fartamente equipada mesmo que por meios obsoletos da era soviética. Nesse teatro de operações faz muito mais sentido utilizar unidades maiores afim de penetrar profundamente na retaguarda ou promover manobras de cerco.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

As únicas semelhança entre Kursk e Donbass são que a luta é entre russos contra nazistas e os russos estão vencendo e avançando.
E só.

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Cara “nazista” eslavo nao existe e você e o putinho sabem disso …retórica inútil para quem realmente entende .. você e os eslavos são considerados sub-humanos …entenda isso por favor ….vergonha alheia ……

BrWs
2 anos atrás

Nao comparem Kursk de 81 anos atrás como agora, as armas empregadas hoje são totalmente diferentes. E os Ucranianos envolvidos nessa área não tem uma linha de suprimentos continua do Ocidente. É muito difícil ou quase impossível levar Tanques, artilharia ou caminhões de suprimentos de Ocidente até o Donbass, sem ser interceptado.

alexandre
alexandre
2 anos atrás

Se eu fosse o Putin dava um chute na bunda dos generais russos e chamava esse Casemiro, o homem sabe tudo de guerra…é um deus das armas…o maior estrategista militar do universo…acho até que é parente do kings…cada louco

Last edited 2 anos atrás by alexandre
carcara_br
carcara_br
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Casemiro é o Antônio, eu quero acreditar.

Thiago
Thiago
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Mas é ele mesmo, o jeito de escrever é o mesmo

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Kkkk e ele não acordou que é apenas um latino americano sem “cheiro e nem sabor “

Casemiro
Casemiro
Reply to  alexandre
2 anos atrás

Não preciso ir para lá.
O ‘Sírio’ já chegou.

Alecs
Alecs
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

ahhhhhhhh! Que pena. Pensei que já estava de passagem comprada! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Casemiro
Casemiro
Reply to  Alecs
2 anos atrás

Papai já te falou quanto custa uma para lá?

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

Velozes e furiosos versão russa…E antes que venham de mimimi e blá blá blá, nesse perfil tem bastante vídeo de tanques russos sendo destruídos na Ucrânia.

https://www.instagram.com/tv/CcqqiAppNGW/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Sem contar o mapa de Donbass invertido.
Vale qualquer coisa.

kkkkkkk

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

É uma comparação é interessante mas existem muitas diferenças entre as manobras russas e da Wermacht. A blitzkrieg focava nas linhas de suprimento do adversario e a doutrina soviética objetiva o controle do terreno. A principal diferença se traduz em uma palavra: rapidez. O foco da blitz era atingir a linha de suprimentos do adversario com manobras rapidas de blindados. O problema disso é que essa ponta de lança alemã precisava avançar rapido ou também entrava em colapso por falta de suprimentos e reforços. Um exemplo classico é a Contraofensiva de Ardennes, quando os nazis tentaram reverter a invasão aliada… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

sub urbano, os soviéticos tinham a sua própria doutrina de ruptura que era parecida com dos alemães. Eles a chamavam de operações em profundidade, onde as divisões de armas combinadas deveriam cuidar das penetrações das linhas inimigas. Uma vez feita a ruptura grandes unidades blindadas deveriam avançar profundamente até a retaguarda inimiga. O que ditava o final do avanço era a logística ou alguma barreira natural. Os soviéticos paravam, estabilizavam a frente de combate, reagrupavam suas forças e sua cadeia logística e depois repetiria o mesmo processo, até concluir a campanha e alcançar o objetivo pré-definido.   Não era uma… Read more »

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
2 anos atrás

Isso esta mais pra “TORCIDA” do que uma ANALISE.

Nilson
Nilson
2 anos atrás

Realmente é inspiradora a semelhança entre o movimento de pinças da batalha de Kursk com a atual batalha de Donbass, mas basicamente as semelhanças são apenas a proximidade geográfica e o fato de ser um movimento de pinças. Bem, e em alguns lugares o fato de os ucranianos estarem há tempos se entricheirando, mas duvido que tenham defesas em profundidade tão importantes quanto o Exército Vermelho tinha em 43. As demais semelhanças trazidas pelo autor são um pouco de forçação de barra, kkkkk, não precisava disso tudo…

Casemiro
Casemiro
Reply to  Nilson
2 anos atrás

Kursk ficou como exemplo do esgotamento da tática de ‘blitzkrieg’.
O sistema de defesa em camadas dos soviéticos mostrou-se excepcional.
O inimigo avançou pouquíssimos quilômetros e foi derrotado logo a seguir.

Nilson
Nilson
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Sim, em grande escala sim. Mas em 42 já havia ocorrido em El Alamein, em menor escala, uma defesa em profundidade dos britânicos. Aproveitando, lógico, algumas vantagens do terreno (o Mediterrâneo ao norte, a depressão ao sul), mas de qualquer forma foi o embrião de como defender contra uma blitzkrieg. Interessante também notar que em Stalingrado os alemães foram derrotados em um grande movimento de pinças, que isolou o 6º Exército. E os alemães não tinham defesas em profundidade, o que permitiu seu cerco.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Nilson
2 anos atrás

Exato.
Operação Urano.
Um clássico movimento em pinças pelos flancos do Exército alemão
E depois do cerco, a tentativa de resgate do 6º Exército, se não me engano por von Manstein, fracassou.
Vale ressaltar que as dimensões dessa batalha, em todos os sentidos, foram muitíssimo maiores que essa de Donbass.

Augusto
Augusto
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Operação Uranos foi uma obra prima tática desenvolvida e executada com maestria por Zhukov e seu alto comando. Um exemplo de guerra de movimento.   Para Manstein conseguir salvar o 6° exercito, o mesmo teria que tentar furar o bloqueio e avançar em direção ao seu corpo de exército. Por mais que Mainsten tentasse avançar as condições do campo de batalha iriam impossibilitar ele de tentar furar o bloqueio. Era simplesmente uma ordem quase impossível de ser comprida. Ele diversas vezes instou Paulos a tentar furar o bloqueio e tentar uma retirada, mas o mesmo não queria desobedecer o Führer.… Read more »

Capa Preta
Capa Preta
2 anos atrás

A Rússia caiu na armadilha do partido democrata americano e se meteu num atoleiro sem necessidade alguma, tudo por ter no poder um ditador megalomaníaco que está ficando claramente débil e senil. Ou destrói a Ucrânia inteira num ataque sem precedentes e se torna um pária gigante por décadas trocando matéria prima por trocados, um tipo de Venezuela gigante, ou então vai ficar aí igual cachorro sarnento correndo atrás do próprio rabo explodindo uma coisinha aqui outra acolá ao custo de milhões de rublos diários. A Rússia vinha numa crescente econômica nas últimas duas décadas formidável depois da vergonha que… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Capa Preta
2 anos atrás

Concordo com sua analise Capa Preta, Putin jogou no lixo todo o bom trabalho que ele fez nos últimos 20 anos. Ele caiu na armadilha dos democratas. Tanto tempo no poder deve ter deixado ele arrogante e megalomaníaco.

Putinik da Silva
Putinik da Silva
2 anos atrás

Off topic:

Mais um depósito de combustível russo “se incendiou sozinho”, desta vez em Bryanski, aproximadamente 110km em linha reta da fronteira ucraniana.

https://twitter.com/osinttechnical/status/1518379523284348928?s=21&t=T0AfPyTeIZqcLePKK6xVEg

https://twitter.com/osinttechnical/status/1518379991012188160?s=21&t=T0AfPyTeIZqcLePKK6xVEg

Augusto
Augusto
Reply to  Putinik da Silva
2 anos atrás

Já está ficando feio pros russos.

Leandro
Leandro
2 anos atrás

Está bem difícil mesmo.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Uma análise feito por blog pro Ucrânia kkkk sei não parece aquelas fábricas de notícias.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Fábricas de notícias tipo… aquelas que a Rússia faz?

Eromaster
Eromaster
2 anos atrás

Esse artigo é totalmente fora da realidade.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Eromaster
2 anos atrás

Esse comentário é totalmente fora da realidade.

Fabrício Lustosa
Fabrício Lustosa
2 anos atrás

Rússia afirma que destruiu depósito de armas estrangeiras perto de Odessa. Mais de 70 alvos militares foram atacados em território ucraniano neste sábado (23), segundo o Ministério da Defesa da Rússia. https://noticias.r7.com/internacional/russia-afirma-que-destruiu-deposito-de-armas-estrangeiras-perto-de-odessa-23042022; Zelensky pede reunião com Putin para ‘pôr fim à guerra’. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu, neste sábado (23), uma reunião com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para “pôr fim à guerra”. “Acredito que quem começou a guerra poderá pôr fim nela”, disse Zelensky em uma coletiva de imprensa em uma estação de metrô no centro de Kiev. O líder ucraniano reiterou que não tinha “medo” de… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Fabrício Lustosa
2 anos atrás

Esse Zelensky e um fanfarrão.

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Putin tem de dar uma vitória no dia da vitória que se aproxima. Os ucranianos querem dar uma derrota a eles.

Será que putin será ousado e covarde o suficiente pra usar uma arma de destruição em massa e declarar uma pseudo vitória?

Felipe
Felipe
2 anos atrás

A mídia ocidental insiste neste 9 de maio de Putin. A Rússia não falou nada sobre esta data.

Zé zinho
Zé zinho
2 anos atrás

putin, desta vez, tem armas que podem decidir a batalha. Vai arcar com os custos políticos?

Antonio Cançado
2 anos atrás

Não vejo tantas semelhanças, mas torço para que esteja certo.

Fernando Mattos
2 anos atrás

A abordagem parece incompleta; relevante é o fato de que Stalin estava muito bem informado da intenção alemã no saliente de Kursk, e a preparação soviética foi executada de acordo para deter e repelir a ofensiva da Wejrmacht. Tanto que, em 05 jul 43, a operação Cidadela (alemã) teve início e, em 12 Jul, os russos já iniciavam o contra-ataque (operação Kutuzov). Em 11 Ago o Ex Vermelho conquistou Cracóvia (Kharkov). Essa última seria um “resgate” histórico de 1943 e hoje…

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Está análise está muito errada. Ao contrário da invasão em direção a kiev onde os russos foram com muitos blindados avançando sem parar e acabaram sendo emboscadas ou ficando sem suprimentos agora no donbass o avanço será muito mais lento e inteligente. Artilharia primeiro amolece as defesas , helicópteros atacam em baixa altitude , aviação lança mísseis guiados e su-25 no apoio aproximado. Após as tropas muitas vezes a pé estão avançando lentamente. Virou guerra de desgaste e aí a Rússia tem a vantagem pois tem mais equipamentos que a Ucrânia. Ao contrário do início da invasão onde russos perdiam… Read more »

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Me permita discordar Poggio. A principal estratégia russa nesse início da Batalha do Donbass é o uso sem precedentes do “Martelo Russo”. A poderosa artilharia russa. São centenas de ataques diários, em vários dias já chegou a ultrapassar a barreira de mil ataques diários, concentrados na linha de defesa ucraniana. São ataques de obuzeiros, foguetes, mísseis, aviões bombardeiros, caças, helicópteros e drones. Algo sem precedentes na história militar recente. Pra se ter uma ideia, durante a tentativa de cerco de Kiev, era comum a gente ver imagens de dezenas de soldados russos mortos todos os dias nos canais russos e… Read more »

JagdVerband#44
JagdVerband#44
Reply to  Guilherme Poggio
2 anos atrás

Mas vocês podem impedir que as “crianças” dos dois lados poluam o blog?

Augusto
Augusto
Reply to  JagdVerband#44
2 anos atrás

Realmente, tem muito fanboy aqui na trilogia, isso acaba deixando a discussão infantilizada demais.

O pessoal faz analise por preferencia pessoal, parece torcedor de time de futebol.

Apesar de não concordar com o texto da matéria, como Poggio falou, ele deixou varias oportunidades para podermos discutir as táticas russo e ucranianas nessa fase da guerra.

fabian
fabian
2 anos atrás

Bah! Análise muito superficial para uma revista especializada, já vi melhores neste site…

L G
L G
2 anos atrás

Nossa que comparação sem nenhum conhecimento histórico. E difícil até comentar. Esse tem que voltar a estudar primário.