No leste da Ucrânia, russos aplicam as lições aprendidas com os erros cometidos no norte

104

Os Estados Unidos acreditam que a Rússia está aprendendo com seus fracassos no norte da Ucrânia, onde não teve a capacidade adequada para sustentar as operações militares, e aplicando essas lições à nova ofensiva no leste e sul do país, de acordo com um alto funcionário da Defesa dos EUA.

“O que vimos nos últimos dias é que eles continuam tentando estabelecer as condições”, disse o alto funcionário da defesa em uma ligação com repórteres na segunda-feira (18). “Nós chamamos isso de operações de modelagem”.

“Parece que eles estão apreendendo com as lições fracassadas do norte, onde não tiveram capacidade de sustentação adequada na área em que estavam prestes a operar”, disse o funcionário.

O funcionário disse que os EUA viram a Rússia se movendo com “artilharia pesada”, “facilitadores de comando e controle” e “aviação, particularmente apoio de aviação rotativa” como parte dos 11 novos grupos táticos de batalhão que se mudaram para o leste e sul da Ucrânia. “nos últimos dias”.

A Rússia está reunindo tropas e parece perto de tomar a cidade portuária de Mariupol, no sudeste. A CNN informou na segunda que o destino de Mariupol depende de um número desconhecido de defensores que forma sua última resistência em uma usina de ferro e aço.

Andriy Yermak, chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, disse que a “segunda fase da guerra” começou na região leste de Donbas, em meio a sinais claros de uma ofensiva russa intensificada. Em discurso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou que a batalha na área leste “está em andamento”.

“As forças russas começaram a batalha por Donbass para a qual estão se preparando há muito tempo e uma quantidade considerável das forças russas está concentrada e focada nessa ofensiva”, afirmou Zelensky.

“Não importa quantos militares russos eles estejam trazendo para aquela área, continuaremos lutando e defendendo e faremos isso diariamente. Não vamos desistir de nada que seja ucraniano, mas não precisamos de nada que não seja nosso”, disse Zelensky.

“Sou grato a todos os nossos guerreiros, nossos soldados, nossas cidades heróicas e cidades da região que estão resistindo e se mantendo firmes”, disse ele.

A operação desarticulada – e às vezes caótica – da Rússia no norte da Ucrânia foi bem documentada e seus primeiros fracassos militares foram uma surpresa para as autoridades americanas e ocidentais.

Desde que a Rússia lançou seu ataque à Ucrânia em 24 de fevereiro, bombardeou cidades ucranianas com mísseis e artilharia, destruindo apartamentos, hospitais e escolas e deixando dezenas de civis mortos.

Mas sua invasão por terra está em grande parte paralisada e Moscou não conseguiu tomar as principais cidades, incluindo Kiev, em meio à forte resistência dos ucranianos e erros táticos.

Rússia com foco no leste e sul

Os EUA avaliam que a Rússia adicionou 11 grupos táticos de batalhão (BTGs) às suas forças no leste e no sul desde o fim da semana passada, de acordo com o alto funcionário de defesa dos EUA, elevando o número total de BTGs da Rússia para 76.

O funcionário disse que todas as forças terrestres russas estão atualmente concentradas nas regiões da Ucrânia, mas os EUA não conseguem identificar exatamente como os novos BTGs estão espalhados.

Em preparação para um novo tipo de luta nas planícies abertas do sudeste da Ucrânia, os EUA estão fornecendo a Kiev armamentos com capacidades de alta potência. O novo pacote de armas de US$ 800 milhões representa o sinal mais forte até agora de que a guerra na Ucrânia está mudando.

Uma autoridade dos EUA disse à CNN na semana passada que isso foi planejado, argumentando que, como a Rússia, que não conseguiu capturar Kiev, mudou sua estratégia para concentrar forças no leste da Ucrânia, os americanos estão mudando sua própria estratégia.

FONTE:
CNN

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

É o que penso.

Na Síria os russos mediaram o conflito como uma força de contraponto às ações norte americanas. Foram lá para manterem seus interesses e auxiliaram Bashar Al Assad em não cair.

A Ucrânia me parece ser uma Síria invertida.

Os EUA estão apoiando Zelensky para ele não sucumbir frente as agressões russas.

É a guerra fria que nunca deixou de existir. Apenas está com uma nova roupagem.

Espero que estes laboratórios de medição de forças jamais migrem para as Américas Central, do Sul e Caribe.

PACRF
PACRF
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

A Rússia já está ocupando a Crimeia e agora quer ficar com Donbass. Dois enclaves para manter a Ucrânia sob ameaça permanente. Igual as duas Coreias.

Henrique
Henrique
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Interessante avaliarmos outros pontos de vista, veja o que diz uma russo-ucraniana, dá pra ter uma ideia de outra visão em relação ao governo da Ucrania…
Como citei, não há santos nesse cenário.
(1) LOLA MELNYCK FALA SOBRE A CULTURA RUSSO-UCRANIANA – YouTube

Bosco
Bosco
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Se você ouvir a anita falando do Bolsonaro…

Henrique
Henrique
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Comparação esdrúxula Bosco! Vc viu/ouviu a entrevista? Aposto que não!!

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

Gostei bastante do seu comentário, eu tb espero q não aconteça mas provavelmente vai, ja vemos diversas pressões externas sobre o Brasil e a tendência é que esse tipo de pressão aumente, vimos no inicio do atual governo uma forte relação Brasil/EUA, no mesmo período Brasil e China se alfinetavam, agora, após a mudança do comando na casa branca e o aumento da pressão por parte de Washington e Bruxelas sobre o Brasil por causa de questões ambientais, vemos um afastamento do Brasil em relação aos EUA e uma maior aproximação em relação a China/Rússia, esse ping-pong nas relações vão… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Ivan herrera
Ivan herrera
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Espero que os nossos políticos independente da cor partidária e os nossos generais estejam percebendo isso.

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
Reply to  Ivan herrera
2 anos atrás

Só rindo…. Políticos? Pode tá caindo bomba do lado deles e ainda sim, estarão preocupados com o fundo eleitoral para as próxima eleições.
Generais? Olha meia dúzia vão realmente se preocupar. Outros não sabem nem mesmo que há guerra no mundo.

Nick
Nick
2 anos atrás

Americanos combatendo os russos de forma terceirizada. Testam seus armamentos/indústria de defesa americana agradece e ainda não morre um só americano, enquanto vê milhares de soldados russos voltando dentro de um caixão para a Russia. Obrigado Putin.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Nick
2 anos atrás

O inverso também acontece, russos terceirizando o combate, isso ocorreu no Vietnã, Afeganistão, Síria e agora na Ucrânia, por enquanto 2 a 1 para os americanos, a Ucrânia infelizmente seria uma oportunidade para os russos empatarem esse jogo sujo que só faz tirar vidas inocentes ou americanos ampliarem o placar.

Vidas de inocentes importam, ou deveriam importar.

Abs

Chevalier
Chevalier
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Vidas inocentes tb foram tiradas em Donbass durante anos…

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nick
2 anos atrás

Quando falo que putin se ferrou nessa história as putinetes ficam histéricas, mas é essa a verdade,a Ucrânia luta com as armas Ocidentais, os Ocidentais testam e demostra ao mundo como é suas armas e sua eficiência contra os russos que são um grande fabricante de armas. Cada vez que um tanque, um caça, um equipamento é destruído por armas Ocidentais, turcos, Otan e até a Finlandia comemora.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Será que os caças ocidentais sobreviveriam aos S-300 e 400 nos céus da Ucrânia? Não vamos saber mais certamente seriam abatidos como até os invisíveis como na Sérvia. Tem até o S-500 pra testar numa aeronave ocidental. Brindados ocidentais também não são invencíveis frente aos poderosos armas portáteis antitanques que a Rússia também tem.

Bosco
Bosco
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Luiz,
Não se se você sabe mas o cruzador Moskva não consegui se defender de míseros dois mísseis subsônicos antinavio apesar de até o dia 13 passado dizerem que ele era inafundável.
Eu não apostaria muito nesses tais Ss russos não.

Andre
Andre
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Com drones Bayraktar destruindo S-300 na Síria, na Armênia e na Ucrânia, não debe ser lá essas coisas.

José Luiz
José Luiz
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Acho um barato o pessoal pensar que um navio tecnologicamente antigo como o Moskva seja invulnerável, um navio que deve ter um eco de radar imenso com aqueles imensos lançadores tubulares no convés e antenas de radar gigantescas de varredura mecânica, super pesadas e no alto, com um peso que quando o navio começa a adernar vão contribuir para aumentar o desequilíbrio. Mísseis gigantescos e antigos com toneladas de combustível inflamável de foguete tudo juntinho e sem proteção. E por fim qualquer nau capitânia tem que ter sua escolta. No mínimo duas escoltas mais modernas para a cobertura e proteção… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

Então você está dizendo que todos aqueles sistemas defensivos russos instalados no Moskva eram só de mentirinha?
6 CIWS, 104 mísseis, 1 canhão de cano duplo…
Tudo mentirinha…

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

E só uma dúvida, você já tinha essa impressão da Classe Slava ou só chegou a essa conclusão de uns dias pra cá?
Só outra dúvida, você tem essa mesma impressão da Classe Ticonderoga, contemporâneos dos Slava, ou em relação a eles você não passa pano?

Bosco
Bosco
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

E eu pergunto isso porque de minha parte eu tinha uma excelente impressão das qualidades defensivas da Classe Slava.
Tinha ela como a classe de navios de guerra melhor dotada de sistemas defensivos contra mísseis subsônicos sea-skimming, superada só pela classe Kirov.
Pra mim , em se confirmando que só foram dois mísseis e os dois atingiram o navio, é uma grande decepção.
Qualquer coisa menor que um ataque de saturação com pelo menos uns 8 mísseis convergindo simultaneamente é no mínimo, vergonhoso.

José Luiz
José Luiz
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro amigo, eu tenho essa impressão de todos os navios russos da era soviética, dos atuais não sei dizer. Modéstia a parte sou um curioso digamos assim da tecnologia bélica da antiga União Soviética, por favor não confunda com esses atuais admiradores da Rússia do Putin, nem com ideologias políticas. Meu fascínio vem da minha adolescência na guerra fria, depois com o fim do bloco soviético e com a grande quantidade de material disponível na internet em sites estrangeiros comecei a ler sobre os sistemas de armas que eram os do terrível inimigo da época. Me atentei para os caças… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

José, O Moskva, após o término da URSS , passou por uma reforma completa dos sistemas que duro extensos 8 anos. Quando foi lançado ao mar em 79 a ameaça de mísseis subsônicos sea-skimming era novidade mas quando foi extensamente modernizado já não era. Veja o caso das fragatas brasileiras classe Niterói. Quando foi lançada na década de 70 ela não tinha defesas contra mísseis subsônicos sea-skimming mas na sua reforma na década de 90 ela recebeu sensores, armas e sistema de combate que a habilitava a se defender, ainda que modestamente, de um ataque de míssil subsônico sea-skimming. Claramente… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Assim como o patota, ops, Patriot, vazado constantemente pelos “buscapés” iranianos como você mesmo diz.

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A Rússia é expert em propaganda. Porém seus equipamentos na prática são pra lá de questionáveis!

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Supressão de defesas no Ocidente não é feita só com caças e é um assunto levado muito a sério.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Sim são eficaz pena que não adiantou nada .

Mgtow
Mgtow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Putin se ferrou sim abiguinho,pode acreditar.
Continue se confortando com a narrativa mentirosa da midiaotan.
Eu quero ver quando a dura realidade ficar a olhos nu e não tiver mais como esconder o declinio ucraniano.
Levas e mais levas de militares ucranianos estão se entregando
Isso a globo não mostra né

PACRF
PACRF
Reply to  Nick
2 anos atrás

Você acha que os mais de 40 milhões de ucranianos desejam se submeter à dominação russa?

Nick
Nick
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Muito pelo contrário! Os Ucranianos estão sendo bravos e fazendo o que está ao alcance deles. Putin achou q no 3º dia os generais ucranianos já teriam deposto Zelensk. Infelizmente os ucranianos não tiveram a mesma sorte que outros países da cortina-de-ferro, que saíram da zona de influência russa. Mas a sorte da Ucrania ainda não está decidida, quem sabe os russos cometam mais algum erro que possa ser fatal para as ambições do Putin.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Nick
2 anos atrás

A estratégia russa era esta, pensavam que a população ucraniana os receberia de braços abertos, que chegariam em Kiev rapidinho , derrubariam o governo, colocando uma marionete no lugar dele…

Isto não aconteceu… daí em diante, um show de incompetência russa , para algo que eles não previam, não se preparam e não contavam…

Os russos podem tomar toda a Ucrânia hoje, mas a péssima impressão passada ao mundo da organização de suas FAs ficou e será dificil de apagar tão cedo ……

Bosco
Bosco
Reply to  Nick
2 anos atrás

“Americanos combatendo os russos de forma terceirizada.” Se os ucranianos aceitam em nome de causarem o maior dano possível no agressor, problema deles. O que não dá margem pra dúvida é que a Rússia atacou e invadiu a Ucrânia, que nunca lhe fez mal, pelo contrário, historicamente sempre foi vilipendiada pela Rússia. Se os ucranianos aceitam combater a Rússia para os EUA e a OTAN nessas circunstâncias ela está certíssima. Pelo menos com isso consegue meios de se contrapor ao agressor. Estaria errada se deixasse o invasor deitar e rolar em seu território só para não ser taxada de servil.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Nick
Nick
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco, Concordo 100%. Não discuto a questão do fato de a Russia ter INVADIDO um país SOBERANO apenas para o Putin buscar as glórias de uma USRR que não voltará, o tempo não volta. Os ucranianos estão lutando bravamente com os recursos que tem e com os armamentos doados pelos ocidentais. Mas por outro lado, vejo os interesses dos americanos nessa guerra. A Europa aumentando seus orçamentos de Defesa. Suécia e Finlandia ansiosos para ficar sob a cobertura da OTAN. A economia russa sendo arruinada por sanções e até mesmo os oligarcas russos tendo seus bens confiscados. E tudo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nick
Bosco
Bosco
Reply to  Nick
2 anos atrás

Eu sei Nick! Eu não te critiquei. Só complementei seu raciocínio.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

E estão sendo reportados avanços significativos em Izyum (Kharkov), Nikolaev e Zaporizhzya.
Completada essa fase, não duvido que a Rússia caminhe para Odessa, histórico porto glorioso para os soviéticos..

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Kings Você por aqui ainda? Não passou lá no texto do afundamento do Moskva?

Last edited 2 anos atrás by Ze das couve
Casemiro
Casemiro
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Não sei quem é esse Kings, mas pelo jeito que vcs o adoram, o cara devia ser bom.
Voltando ao assunto, acho que logo teremos boas notícias.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Esperava mais de você. Que resposta mais manjada.

JagdVerband#44
JagdVerband#44
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Quanta vergonha

LUIZ
LUIZ
Reply to  JagdVerband#44
2 anos atrás

Os russos estão indo muito bem nos ataques aéreos e nas forças terrestres.

JORENE
JORENE
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Estão indo muito bem mal.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

bem demais, até estão vencendo a guerra com facilidade

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Kings, tenho uma péssima notícia para você. Explodiram mais uma vez aquele aeroporto perto de Kherson. Acho que é a terceira vez que os russos caem nesse truque.

José K.
José K.
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Vai a dica: kings é um camarada que errou tudo o que previu/falou aqui.
Ele sumiu, e, quando voltou, mudou de apelido para não passar mais vergonha.
Fica a dica.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  José K.
2 anos atrás

Ri muito….kkkkkk…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

HAHAHAHAHAHAAHAH e o comediante é o Zelensky! HAHAHAHAHAHAH

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Hhuahauhauhua…ri muito tb…rsrs..

Joe
Joe
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Rapaz, seu caso é mais sério que imaginávamos. Não se reconhece mais ?

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Joe
2 anos atrás

kkkkkkk…to rindo ainda…O Kings ”e bom mesmo como ele mesmo se auto definiu. Bom em nos fazer rir .

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Kkkkkk kings conhecemos sua retórica, até a forma da escrita é igualzinho. Não adianta esconder é tu mesmo e não assume pra não ser cobrado.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk Kings vc é demais cara. Meu voto para o prêmio cara de pau e cinismo é seu.

Augusto
Augusto
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

Daqui a pouco ele muda de novo o nick, quem sabe algum dia ele desiste de postar aqui na trilogia.

Augusto
Augusto
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Não da uma de louco não, se você acompanha a trilogia, sabe quem e o Kings.

Sua própria resposta acaba lhe entregando.

Gabriel Galdino
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Esse é o novo nick do Kings ? notei que ele anda sumido ultimamente.

Joe
Joe
Reply to  Gabriel Galdino
2 anos atrás

É um dos nicks dele. Note que usa as mesmas palavras e a mesma cadência de postagens. Caso para estudo este aí.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Joe
2 anos atrás

Típico caso para o ditado “Agora a NASA vem”….

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Gabriel Galdino
2 anos atrás

Ele mesmo. Mesmo jeito de escrever, mesmas atitudes.

JORENE
JORENE
Reply to  Gabriel Galdino
2 anos atrás

Também….. é uma lapada atrás da outra. Parece o Moskva levando cacete !

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  JORENE
2 anos atrás

kkkkkkk…..boaaaaa….a melhor do dia…

Joe
Joe
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

E estão sendo reportados avanços significativos”

Tonho. Você fala isso todo dia desde o início da operação “vai tratorar a Ucrânia”. Continue repetindo, que pela insistência, um dia você acerta uma previsão/informação.

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Joe
2 anos atrás

Os únicos que estão tratorando são os agricultores ucranianos.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Tratorados tipo esses ucranianos?
Pessoal da DPR está com a mira boa.

https://t.me/intelslava/25905

Cicero
Cicero
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

A sua referência é um canal no Telegram? Nada de confirmação via imprensa livre? Mais me parece a minha tia no WhatsApp da família.

Luciano
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Casemiro, a sua forma de escrever se assemelha muito a um baba ovo do Putin chamado Antoniokings, vcs são irmãos?

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Vão fazer desembarque anfíbio em Odessa Casemiro !!!! Eles não tem ameaças marítimas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A Romênia não está do lado, não vai chegar arma em Odessa que não se preparou durante 2 meses para isso.

Os russos ainda estão batalhando em Mariupol Casemiro, dois meses de guerra e eles não conquistaram 100% do que restou da cidade e você quer tomar Odessa ? kkkkkkkk nem vc acredita hahaahaha

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Suas narrativas são perfeitas Kings…. tudo o que vc relata acaba ocorrendo ao contrário …

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
2 anos atrás

Quando a reportagem diz que os EUA acreditam nisso ou naquilo, supõe isso ou aquilo, dizem isso ou aquilo, eu paro de ler

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Ao que parece, os russos já estão se aproximando de Slavyansk.
Mapas de avanço já dão conta que chegaram à vizinha Lyman.

Joe
Joe
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

E o comboio que iria esmagar Kiev? kkkkk

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Já que não possuem competência para tomar uma cidade grande ent~]ao estão partindo para objetivos mais modestos.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Ei kins, me faz um favor? me adianta qual vai ser a desculpa de Moscou quando essa ofensiva falhar igual as outras.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Terceiro dia da invasão e a linha de frente nem se moveu. vamos continuar acompanhando os “sucessos” Russos. divindade da 25 de março.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Invasão não, da nova, melhorada, supra sumo e master ofensiva Russa que ainda não resultou em nada e já perderam o comandante de uma das forças separatistas.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Eu espero, do fundo do meu coração que a Russia continua tendo os “Sucessos” que ela tem obtendo no campo de batalha. que continue assim mesmo até o fim do ano, nesse ritmo, se a Russia tiver uma divisão sobrando vai ser muito.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Incrível vídeo em Azovstal
Cerca de duzentos Azov foram mortos pelos chechenos.
Enquanto eles recolhem as armas dos ‘caídos’, o tiroteio continua.

https://t.me/partizan1941/17688

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Ainda não tomaram Mariupol? Mas essa guerra começou quando? Semana passada?

Fabricio Lustosa
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Cara, vc e muitos por aq devem ter 15 anos de idade pq não é possível tamanha imaturidade! Vcs são acostumados com vídeo game só pode! Q em um ou dois meses vcs “zeram” o joguinho ou completam a missão ou sei lá o q. Sabe quanto tempo o seu magnânimo EUA demorou para chegar em Bagdá ? Quanto tempo demorou para tomar outras cidades iraquianas defendidas por coitados em pouco número e mal armados? Eita torcida tosca essa de vcs pqp.

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Meu filho, você realmente está comparando a campanha do Iraque com a campanha da ucrânia? Sabe quantos habitantes tinha Bagdá? Eu te conto – 5 milhões. Repito CINCO MILHÕES. Kyiv tinha 3 milhões e os russos não conseguiram chegar a 20 km da cidade. Para de torcer e analise os fatos.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Ze das couves continua sendo imaturo. É apenas um provocador.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Coloque os argumentos e vamos debater. Ficar desqualificando os outros aqui só fará com que você receba dedada negativa no comentário.

Henrique
Henrique
Reply to  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Fabricio, não adianta…a turma da “torcida” de ambos os lados é complicada, não debatem táticas ou estratégias e sim as defesas das ideologias que acreditam ou compram. Acham que guerra é apertar o botão que tudo morre em volta, mas colocar as botas no campo com chumbo correndo de todos os lados não é fácil para nenhuma força hoje… nenhum exército regular toma qualquer cidade de médio porte sem grandes perdas ainda mais os russos que estão lutando contra TODA a Europa/Otan/EUA em termos de equipamentos despejados na Ucrânia. Ninguém discute a temeridade que é isto para a Europa pois… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Bosco
Bosco
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Henrique, Me desculpe aí mas no caso Ucrânia/Rússia não é questão de ideologia não. A Rússia é um país governado por um ditador, policialesco, que se perpetua no poder na base da propaganda maciça , desinformação e pelo medo, onde há instalado um sistema econômico “capitalista” e que está longe de qualquer paraíso esquerdista mas que por acaso é celebrada por alguns “jênios” brasileiros como sendo um contraponto ao poder americano que eles aprenderam a odiar (só no discurso , devo salientar) , apesar dela ter todos os dos defeitos dos EUA e nenhuma de suas virtudes. Ou seja, no… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, não discordo sobre o que comentou do governo russo mas por conta disso fechar os olhos às atrocidades cometidas pelo governo ucraniano e o fomento da Otan/EUA às tensões para desestabilizar a região é que é falta de honestidade intelectual!
Ja falei aqui que não há santos no comando dessa guerra e é preciso estudar a fundo os acontecimentos antes de ser “torcedor”!
Ta igual corintiano, vestido com a camisa do time, na torcida organizada do time, na arquibancada do time, xingando o juiz e dizendo… “não sou torcedor”.. muito hilário..!
Abraço

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Bosco
Bosco
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Henrique, Não é questão de “fechar os olhos para as atrocidades cometidas pelo governo ucraniano” e sim de acreditar que a máquina de propaganda, desinformação e fake news russa, o gabinete do ódio do ditador Putin, utilizando táticas kgbistas, rodando há 8 anos , altamente ressentido por ter sido chutado de Donbass por grupos nacionalistas, inventou 90% das “atrocidades”. Sabemos bem como isso funciona e vemos acontecer em nosso país. Por que devo acreditar nas alegações russas? “Acuse-os de fazer o que você faz” Sabemos que Putin queria um governo fantoche na Ucrânia para fazer dela um estado tampão contra… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Os caras pensam que o recuo russo em Kiev foi uma derrota kkk.

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Não. Foi uma Operação Especial de Avanço para trás.

Nick
Nick
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Russos não erram! 😀

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Nick
2 anos atrás

Pessoal do Kursk manda lembranças.

pangloss
pangloss
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Russos nunca recuam. Apenas dão meia-volta e avançam.

Henrique
Henrique
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Melhor comentário!!!!! rs

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Sim, foi uma vitória derrotosa!

Bosco
Bosco
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Casemiro,
Se vir o Toinho aí na repartição pergunta pra ele quando o comboio chega. Por favor!



Ah! E pergunta também quando a CN e Cuba vão virar comunistas. Eles já estão no socialismo há muito tempo. Eu não quero perder esse evento que deve ser algo muito lindo de se ver.
Brigado!!!
*Tomara que seja televisionado…

Andre
Andre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Kiev cau hoje?

Bosco
Bosco
Reply to  Andre
2 anos atrás

Andre,
Aproveita e pergunta sobre o comboio.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Aquele que não sofreu um único arranhão dos ucranianos? Mas eles não são pica? Como não arranham um alvo gigante daqueles?

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Charle
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Nossa, parece-me impossível sobreviver a uma situação dessas. Não queria que tivesse acontecido essa guerra. Mas, Viva à Rússia.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

eu vi esse vídeo, realmente os chechenos são bons lutadores.
Agora poste o outro vídeo em que eles são abatidos tbm…
A tática deles ficou muito manjada, eles abrem fogo com fuzis e metralhadoras, ai param e vem outro com RPG, e atira, vi um vídeo que foram fazer isso, os ucranianos esperaram o fogo de supressão terminar, quando os caras com RPG colocaram a cara foram eliminados.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Russos aprenderam a tomar tiro. Aprendida a lição, esticaram o comboio de novo.

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Fonte : CNN
Fim
Narrativa tosca, tacanha e cretina da midiaotan para engabelar que não se informa pelos meios corretos.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

tacanha hehehe

lfurlan
lfurlan
2 anos atrás

Com todo o respeito vejo muita defesa de ideologia, paixões e torcida. Mas fazendo Análise fria da situação desse conflito o que temos de fatos são os invadidos tinham 400 mil soldados regulares no exército mais uns 100 mil civis recrutados sem treinamento pra defender o país, que está invadido com praticamente 1/3 do território perdido, sem força aérea, sem acesso ao mar, sem fábricas pra repor munições e equipamentos dependendo de ajuda externa e com baixas bem maiores que o invasor. Já os atacantes invasores entraram com 190 mil soldados, com colunas intermináveis de tanques, força aérea esmagadora com… Read more »

pangloss
pangloss
Reply to  lfurlan
2 anos atrás

Análise fria por análise fria, o que se vê é que a Rússia vai destruir a Ucrânia, como se poderia prever. A surpresa fica por conta dos custos que foram impostos a essa aventura, muito acima do que Putin imaginava. Os russos acharam que iriam bater o pé no chão e a Ucrânia iria entregar seu governo a Moscou, mas isso não aconteceu. Na Segunda Guerra Púnica, depois que Aníbal venceu os romanos em Canas, ele também achou que, na sequência de uma vitória militar, seu inimigo se renderia. Roma não fez isso, e Aníbal não sabia mais o que… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

A Rússia está se adaptando rápido, as grandes perdas estão diminuindo gradativamente. Os maiores erros início da guerra foram:

A) longas e expostas linhas logísticas. (Deveriam manter apenas pequenas concentrações de suprimentos)

B) vulnerabilidade das tropas em perímetros urbanos. (Forças especiais deveriam ter mapeado melhor as posições e defesas ucranianas)

C) baixa utilização de drones e munições guiadas. (sem ver o inimigo, se torna quase um suicídio, e quando localizado ataques cirúrgicos para abrir as posições inimigas)

D) falta de apoio aéreo mais efetivo. (a medida dos avanços, o apoio quase integral de helicópteros e aviões).

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

CNN? Nem perdi tempo lendo isso!