Prof. Dr. Vitelio Brustolin, Professor do INEST/UFF, Pesquisador de Harvard

Vamos ser claros. A Rússia poderia destruir a Ucrânia se quisesse? Sim. Não seria necessário nem usar as armas nucleares. A Rússia fará isso? Não, porque isso seria o início da Terceira Guerra Mundial. Qual é o maior inimigo do Putin? O próprio Putin. Qual é o maior inimigo do Zelensky? Também o Putin.

Há, contudo, uma análise política a ser feita aqui: se o Zelensky cair ou fugir, as chances de a guerra acabar são substanciais. A Otan também está vendo isso: notem que os EUA ofereceram transporte para o Zelensky sair da Ucrânia. Logo, quando Putin põe as suas forças nucleares em alerta máximo, ele está enviando a seguinte mensagem à Otan: parem de ajudar o Zelensky. Ao invés disso, me ajudem a derrubar o Zelensky; ou vocês querem a Terceira Guerra Mundial?

O Zelensky também sabe disso. Ele sabe que é o elo mais fraco desta corrente. A negociação do cessar fogo interessa à Rússia, desde de que a maioria dos objetivos políticos sejam concretizados. Que objetivos são esses? Putin foi alterando-os com o passar do tempo. Primeiro não queria que a Ucrânia ingressasse na Otan. Enviou as tropas russas para fazer exercícios na fronteira por conta disso.

A Ucrânia prosseguiu fazendo declarações sobre a necessidade de ingressar na Otan (os exercícios na fronteira tiveram o efeito oposto, portanto). Putin começou a fazer queixas e ameaças, seguidas de demandas. Não adiantou. Invadiu o território ucraniano (iniciando esta fase da guerra) sob o pretexto de defender os russos residentes em províncias separatistas. Zelensky não recuou. A escalada prosseguiu e a Rússia promove uma incursão à capital Kiev, que junto com Zelensky, é um dos dois principais centros de gravidade do conflito.

Por que é interessante que a segunda rodada de negociações avance? Porque os dois lados sairiam de pé, cada qual com a sua versão. Putin diria que ganhou a guerra, por ter conquistado os seus objetivos políticos. Zelensky diria que ganhou a guerra, pois uniu a população do seu país contra os russos (triplicando a própria aprovação e ganhando respeito internacional que nunca tivera) e que ainda assim continua se aproximando da União Europeia, com a qual a Ucrânia já tem acordo comercial e para a qual o Zelensky pediu ingresso imediato ontem, após a primeira rodada de negociações.

A Ucrânia não precisa ingressar na Otan. Ser membro da União Europeia (caso Putin não se oponha e aqui há uma discussão sensível de soberania) já ajudaria o país a ficar mais seguro. Ao mesmo tempo, Putin, irá alegar para o seu público interno, que impediu o avanço da Otan sobre a Ucrânia.

Por que Putin intensificou os ataques após a primeira rodada de negociações? Porque se ele tomar Kiev, poderá conseguir que mais demandas suas sejam aceitas. Ao mesmo tempo, com a intensificação dos ataques, Putin continua ameaçando Zelensky, não dando tempo para muita deliberação. No futuro, Putin tentará impor um governante pró-russia e tomar a capital é uma demonstração de força para a população ucraniana.

Já faz alguns dias (desde sábado) que se intensifica desdobramento de forças terrestres a 30 km de Kiev. Colunas de blindados demonstram que há domínio aéreo por parte da Rússia. O ataque padrão é começar com a artilharia e armas combinadas (bombardeio estratégico). Em seguida infantaria e cavalaria (blindados) ingressam juntos. Se houver resistência, é feito um recuo e novo bombardeio (vide, com variações, o que se foi feito em Dnipro, Ivano-Frankivsk, Kharkiv, Kherson, Kramatorsk, Lutsk, Mariupol e Odessa).

Essa é uma breve análise de conjuntura. Há muitos outros fatores a serem considerados (a situação das províncias separatistas de Donetsk e Lugansk, por exemplo, além das cidades ocupadas pelos russos). Contudo, é preciso acabar com a ilusão de que os agentes do conflito são irracionais; que agem por insanidade. Todos os lados (e sim, são mais de dois) estão fazendo as contas de perdas e ganhos neste momento. A escalada do conflito será pior para todos eles, e também para o restante do mundo.

Subscribe
Notify of
guest

249 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Jr
Carlos Jr
2 anos atrás

Só vejo uma maneira desse conflito acabar rapidamente, a rendição da Ucrânia com aceitação dos termos impostos por Putin, o comediante sem graça quis aparecer pro mundo ao desafiar a Rússia e está pagando muito caro por isso, lamento todas as vidas perdidas mas as preocupações de Moscou em relação a sua segurança são legítimas.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

E as preocupações de Kyev não? Para comediante. A Rússia tinha garantido resolver todas as disputas com a Ucrânia sem o uso da força militar em troca do arsenal nuclear. Foi o que aconteceu ? Palhaço

Carlos Jr
Carlos Jr
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Thiago A que deve ser de acéfalo, não foi Moscou que avançou em direção a otan e sim o contrário, imagine se o México entrasse pra alguma aliança militar com a Rússia e a China e recebesse armas em seu território? O que tu acha que Whashington faria? Procure analisar os fatos sem paixões e volta pro teu circo, com todo o respeito aos palhaços.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Confirmo, você é um palhaço. O que tem para analisar ? Que a Rússia invadiu e anexou parte do território ucraniano ? A ingerência russa nós assuntos internos ucranianos ou as limitações que a Rússia quer impor sobre a política de defesa ucraniana sem oferecer garantia nenhuma? A atual invasão em larga escala que confirma que os temores ucranianos eram reais? Pela sua lógica Washington estaria certa conduzindo esses tipo de ações no continente americano. Pela sua lógica deveríamos invadir a Colômbia pela presença de bases norte-americanas ou quem sabe a Venezuela que recebe e acolhe meios como bombardeiros estratégicos… Read more »

Jester
Jester
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Então me fala . Pq o que tenho visto pelos comentários aqui e que existem mísseis americanos na fronteira com a Rússia ” apontados na cara da Rússia ” . Gostaria de saber quais são esses mísseis e onde estão pq segundo alguns aqui foi isso que iniciou o conflito . Inclusive com comparações ao que aconteceu em 1962 .

Bosco
Bosco
Reply to  Jester
2 anos atrás

Jester, Qualquer um que achar aceitável essa tese de que a Ucrânia ajudaria de alguma forma a defesa russa contra um eventual conflito com a OTAN, em pleno Século XXI, é um completo ignorante a replicar imbecilidades desconexas. Pode ser general, ex-general, coronel, presidente da república, jornalista, embaixador, ministro, pipoqueiro, maconheiro… o que for. Isso non ecziste! O Putin estava perdendo relevância para a China e resolveu dar uma balançada no esqueleto pra tirar a poeira. Coisa de ditador sem compromisso com nada que não seja sua cabeça de vento, com os puxa-sacos e com os que lhe legitimam no… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

mau intencionado = mal intencionado

Igor
Igor
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Tão negativando correção de português??????

Caio
Caio
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Desmiolados e mau intencionado apoiando figuras tipo o Putin, hoje, até por aqui temos muitos.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É mesmo? Será que 800 km a mais de chão para as forças da OTAN chegarem a Moscou é coisa de ignorante?

Cara ainda bem que você e esse seu papel higiênico que tu chama de catálogo de armas não estão no alto comando das forças armadas do meu país. Estaríamos em sério perigo.

Aliás me manda esse teu catálogo, o gato da minha filha, o Aquiles, vai usar ele de caixa de areia….

Nascimento
Nascimento
Reply to  Bosco
2 anos atrás

”Qualquer um que achar aceitável essa tese de que a Ucrânia ajudaria de alguma forma a defesa russa contra um eventual conflito com a OTAN, em pleno Século XXI, é um completo ignorante a replicar imbecilidades desconexas.” Ta, mas cadê os argumentos que comprovam essa tese da ”irrelevância da Ucrânia pra defesa russa”? A questão principal é a profundidade estratégica Bosco. O maior argumento russo é o de profundidade estratégica, independente das capacidades militares nucleares e militares. Nessa suposição a Rússia fica em MUITA desvantagem frente aos EUA. A OTAN não atua diretamente, o Reino Unido e os EUA sempre… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Putin veio com essa embromação de neonazistas, genocídio, minorias étnicas, mísseis da OTAN, etc, que tem que ser muito desmiolado ou mau intencionado para acreditar”

Mas Bosco, os países sempre inventam alguma narrativa para atacar outro país, Bush veio com uma embromação de armas químicas, armas de destruição em massa, genocídio, minorias étnicas, etc, que também tem que ser muito desmiolado ou mal intencionado para acreditar, e acredite tem desmiolados que defendem aquela invasão até hoje…

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Mauricio, Dois erros não fazem um acerto. Não é porque os americanos inventaram uma desculpa no passado que justifica os russos inventarem um hoje. A do passado pelo menos foi uma aposta que se mostrou irreal mas que fazia todo sentido tendo em vista que o Saddam já havia matado cerca de 20000 curdos com armas químicas no passado. E aí teve todo o contexto da invasão do Kuwait em 1990 pelo Iraque que foi expulso por uma coalizão e por ações aprovadas até pela Rússia e depois houve o 11/09. No caso da Ucrânia não teve nada. Só a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“A do passado pelo menos foi uma aposta que se mostrou irreal mas que fazia todo sentido tendo em vista que o Saddam já havia matado cerca de 20000 curdos com armas químicas no passado” Bosco eu concordo que teve o genocídio de curdos com armas químicas no Iraque, isso eu não nego. Mas o ponto é, não teve aposta nenhuma, teve inspetores de armas da ONU que não mostraram evidências de tais armas, ecomo eu disse, até um ex-CIA já afirmou que Bush sabia disso, portanto, o discurso que foi uma aposta não é válido, eu acho que lá… Read more »

Eliakim
Eliakim
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, não concordo com a maioria das tuas opiniões, mas nessa eu te acompanho.

Rússia e Ucrânia são dois países distintos e NADA justifica a invasão. Nada, absolutamente nada.

Kornet
Kornet
Reply to  Jester
2 anos atrás

Há armas nucleares americanas na Bélgica,Holanda,Alemanha,Itália(2 bases) e Turquia.
O problema desse Zelansky foi que ao invés de ouvir um idoso de 98(Kissinger) foi ouvir um de 80 decrépito e com popularidade baixa.

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Mas a preocupação do “comediante” com a segurança de seu país são ilegítimas , né? O “comediante” que você faz chacota foi legitimado pelo povo enquanto o grande estadista Putin é um ditador mantido pela cleptocracia russa. Seu relativismo moral é tão asqueroso que coloca como negativo a resistência do presidente e do povo ucraniano que vão perder mas vão cobrar um preço caro ao agressor , preço esse que sem dúvida irá cair sobre a cabeça de Putin, mas cedo ou mais tarde. A cleptocracia que lhe legitima não aceita os fracos e “infelizmente”, Putin suou e todo mundo… Read more »

paulof
paulof
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A pergunta sempre que me faço quando os russos se expandem, para que mais terras se eles são uns incompetentes administrando, não tem um lugar onde eles põe o dedo que prospere, tirando 4 ou 5 famílias de oligarcas, e como o povo diz é a favor da distribuição social da riqueza pode apoiar um regime que é extremamente concentrador de renda? Esse amor pelo psicopata Putina, vai entender.

Bosco
Bosco
Reply to  paulof
2 anos atrás

E o tanto de território que eles têm e não fazem nada? Vão trabalhar lá na Sibéria. Deve ter muita riqueza embaixo do gelo. Só se preocupam com o oeste. Quanto ao amor dos esquerdopatas pelo Putin só demonstra o desprezo que esse pessoal tem por qualquer coisa que se assemelhe à democracia (ainda que imperfeita) e à liberdade , e é por conta do Putin ser um contraponto ao Ocidente, que esse pessoal odeia. Eles imaginam que a Rússia um dia irá torrar o ocidente opressor , machista, escravagista, hétero… e sair ileso, e isso lhes provocam ondas de… Read more »

Jester
Jester
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Pois e Bosco , eles só se esquecem que eles tbm moram no ocidente . Mais vai entender né .

Bosco
Bosco
Reply to  Jester
2 anos atrás

Jester,
Eles , quando clamam pela derrocada e até pela destruição nuclear do Ocidente, como modo de defesa das acusações de insanidade suicida, se dizem pertencerem à Civilização Latina.
De acordo com esse pessoal (leram o livro de um tal Huntington) o Ocidente é formado só pela Europa, América do Norte e pela Austrália / Nova Zelândia.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Quero ver se identificar como oriental e deixar de gozar do benefícios de ser ocidental.

Seria excelente mesmo se deixassem de exercer suas liberdades de expressão, fazendo jus a serem chamados de cidadãos russos.

Pelo menos aqui, no trilogia, seria de uma melhora sem precedentes.

Eliakim
Eliakim
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Acho incrível isso.

O Putin é um fdp que prende e mata seus opositores e ninguém fala nada.

PauloOsk
PauloOsk
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, ja discordei de voce sobre esse tema alguns dias atras, e quero deixar bem claro que nao vejo problema nenhum do brasileiro se ver como ocidental ou nao. O problema que eu vejo eh que eles nao nos enchergam como parte do “grupinho”, e me encomoda quando um “homem” igual o Macron vem dar licao de moral no Brasil e gente daqui ainda bate palma.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Aqui, vale o seguinte ditado: Manda quem pode….
A Rússia advertiu a Ucrânia por mais de uma década que não admitiria armas e tropas inimigas na Ucrânia.
Zelensky, o comediante, achou que era piada, como as que ele costuma contar.
Pagou para ver.
Viu-se que além de péssimo comediante é péssimo no pôquer.
Perdeu.

Luis
Luis
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A Rússia não tem que admitir ou deixar de admitir nada. A Ucrânia é um país independente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luis
2 anos atrás

Tem sim
Vc não está vendo?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luis
2 anos atrás

Foi trucar com baralho errado.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luis
2 anos atrás

Vai lá e diz isso na frente da coluna de 60 km que está para entrar em Kiev.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Parece que quem poderia mandar não tá mandando em nada não hein?
Kkkkkkkkkk

Putin deveria ter assistido aquele seriado do Netflix sobre a praça Maidan antes de se envolver nessa empreitada. Aquela galerinha ali daquela praça não irá dar nada de graça para os invasores não.

O que surpreende é uma cidade como Karkiv, de maioria russa, impondo uma enorme resistência aos agressores.

Putin pode fazer o que ele quiser e colocar o fantoche que ele quiser. Os Ucranianos irão transformar a vida do fantoche em um inferno.

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

A Praça Maidan já está sob fogo russo.
Logo, será ocupada.
A não que Zelensky se renda antes.

Igor
Igor
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Prezado Antonio, boa noite. A Ucrânia é um país soberano, e como tal, tem o direito de decidir o que é melhor para ela. O único erro foi ter devolvido as armas nucleares para a Rússia. O presidente deles, eleito democraticamente pela população, tem peito, pois não fugiu do país quando teve a oportunidade. O povo está unido ao redor de uma causa. O lamentável é a perda de vidas, de ambos os lados, tanto de civis quanto de militares. Em tempo: espero que Brasil acorde e tenha também sua arma nuclear, como meio dissuasório. Todo país que tem não… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Igor
2 anos atrás

Prezado Igor.

Não é assim que a geopolítica funciona.
Cuba também tem o direito de ter armas e mísseis russos em seu território.
Ou Venezuela e Nicarágua.
Quero ver a reação americana.

Joe
Joe
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A Rússia ficando definitivamente isolada como pária, terá de humilhar para a China para obter algum apoio, o exército russo fabricando memes em profusão, a economia russa indo para o ralo e você ai falando que está tudo bem. Isso sim é exemplo de viver em uma realidade paralela. Se tu acha que é normal um exercito “superpoderoso e moderno” como você diz ficar travado em estradas sem combustível é normal, é caso para internação. Tiveram meses de preparação para isso? Que piada.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Joe
2 anos atrás

Fique calmo.
Dentro em breve a Ucrânia que vc conhece não existirá mais.
Vc está muito ouriçado com a situação.
Atualizando.
Kherson caiu.
Agora só resta um corredor na costa na região de Odessa
A Ucrânia está perdendo seu acesso ao litoral.

Faver
Faver
Reply to  Bosco
2 anos atrás

concordo Bosco. Só uma ressalva, há também muita gente de direita pensando como os de esquerda a favor da guerra. E também tem simpatizantes das duas mãos contra ela.

Bosco
Bosco
Reply to  Faver
2 anos atrás

Eu sei Faver! Infelizmente esse é um assunto complexo que pegou a todos de surpresa.
O presidente mesmo deu algumas declarações ao meu ver , infelizes. Fazer o quê? Ele não é meu brinquedo de controle remoto . Fosse não teria dito. rssss
O pior no caso do PR é que ele não vê que as acusações infundadas do Zelensky ser genocida e nazista é equivalente às que fazem a ele de ser genocida e fascista.
De qualquer forma o Itamarati segue firme na condenação dessa aventura putinesca , e é isso que importa.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“De qualquer forma o Itamarati segue firme na condenação dessa aventura putinesca , e é isso que importa.”

Ah tah, a palavra de um mero instituto tem mais poder que um chefe de Estado kkkkkk

Sei lá, mas acredito muito que tu rasgou dinheiro quando entrou no curso de Olavão. E comprou o catálogo também. Pelas asneiras ditas mostra que aprendeu exatamente nada com qualquer coisa, ôh dó…

Se tivesse comprado uma revista porno tinha feito mais futuro….

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Faver
2 anos atrás

Negativo. Não há pessoas de direita pensando como de esquerda. Há idólatras do Mito repetindo, como papagaios, o tipo de posicionamento que ele aparenta ter. Irônico e deplorável que, por razões diferentes, chegam no mesmo resultado do pensamento da esquerda: Ser favorável ao Putin. Portanto, momentaneamente, os idólatras, massas de manobra, estão com um posicionamento igual ao da esquerda. Mas se amanhã o Mito amanhecer com uma dor de barriga e passar a chamar o PR Ucraniano de Mito, eles tbm farão igual. A direita, que é direita mesmo, conservadora, está contra Putin e vê que é um criminoso enviando… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O problema é que o pessoal que considera legítima a preocupação russa com sua segurança é que fazem desdém da igualmente legítima preocupação da segurança da Ucrânia e vê com naturalidade o fato dela ser anexada pela Rússia governada por um ditador, ou de ter um governo fantoche. E ainda têm a canalhice de insistem na “semelhança” que há entre esse caso da Ucrânia e o Iraque de 2003 e não são capazes de ver que se eles aceitam este deviam com mais razão aceitar aquele tendo em vista que o Iraque era governado por um ditador cruel que era… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Deixa de graça.

Os americanos fizeram o mesmo em Cuba.
Afinal, Cuba teria o direito de manter tropas e mísseis russos em seu território.
Ou não?

MAB
MAB
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Era tão fantoche, que no fim, Fidel ficou a ver navios, pois apenas acatou a decisão de Moscou a revelia

Isto levou ele a começar a se aventurar pela África , usando dinheiro soviético, para mostrar algum tipo de poder (e tomar nada cara sistemáticamente).

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Em 62 os americanos tinham motivos legítimos tendo em vista a tecnologia da época, hoje não teriam , salvo as mesmas do Putin na Ucrânia: mijar pra demarcar território.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Ter mais alguns milhares de quilômetros quadrados de fronteira com o inimigo é ruim, podes crer bosquito…

Este é o cara dos catálogos, um estrategista militar perfeito… Ainda bem que só na trilogia mesmo…

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

E vocês ficam doidos pra colocarem a sofrida Cuba na linha de fogo de uns dois ou três Minutemans.
Pelo amor de Deus! Aquele povo já sofre muito sendo servos dos senhores feudais do partido comunista para merecerem umas nukes . Deixem os cubanos em paz.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A crise dos mísseis de Cuba começou com a OTAN querendo colocar mísseis na Turquia, os soviéticos responderam colocando em Cuba… houve invasão ou ataque ??

Não , as potências sentaram e chegaram a um acordo ….era um contexto diferente que era a Guerra Fria.

Diferente desta invasão covarde proporcionada pela Rússia simplesmente por uma intenção da Ucrânia entrar na OTAN …

Claudio
Claudio
Reply to  Plinio Jr
2 anos atrás

Hoje é diferente, a OTAN se recusa a negociar e continuou a se expandir para o leste europeu, não respeitando o tratado de não se expandir para o leste

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Claudio
2 anos atrás

Falando em tratados e aquele entre russos e Ucranianos para a entrega das armas nucleares? Esse não vale não?

Slow
Slow
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Só os Russos participaram ? Os EUA não teve influência nenhuma nisso né ?

Nascimento
Nascimento
Reply to  Plinio Jr
2 anos atrás

”houve invasão ou ataque ?? Não” Parece que alguém aqui não estudou muito história. Houve a operação Baía dos Portos que foi literalmente uma tentativa de tomada de poder em Cuba, houve diversos planos americanos de invasão com forças convencionais estatais. Os EUA só não invadiu Cuba de vez pois a URSS colocou sua marinha no TO e ameaçou escalar o conflito. O erro do Biden foi não escalar o conflito com a Rússia, deveria ter colocado suas tropas na Polônia e Romênia e ameaçado intervir, igual a URSS fez em Cuba. Mas não, ficou no twitter dizendo mil vezes… Read more »

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

De fato alguém não estudou história, a Operação da Baia dos Porcos ocorreu em 1961 enquanto que a Crise dos Mísseis ocorreu em 1962, ou seja 01 ano depois e dentro de contextos diferentes. a Operação da Baia dos Porcos foi uma tentativa de derrubar o regime de Fidel do poder com exilados cubanos, que não tem nada relacionado com o que ocorreria na Crise dos Mísseis ocorreu em 1962, a única coisa em comum é estarem dentro do contexto de Guerra Fria, Concordo com a postura passiva dos EUA na crise Ucraniana, mas por outro lado, indiferente ao resultado… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Plinio Jr
2 anos atrás

O fato é: EUA e Rússia atacaram países que tentaram sair de sua esfera de influência, independente do contexto. Os EUA só não atacou na crise dos mísseis pois a URSS escalou o conflito, se a URSS fosse tão covarde quanto o Biden, os EUA com certeza teria invadido, não atoa tinham planos pra isso. Não havia atualmente uma crise dos mísseis, até porque o mundo sabia que os EUA NADA faria em termos práticos e efetivos para defender a integridade territorial da Ucrânia com seus homens. Operational plans[edit]Two Operational Plans (OPLAN) were considered. OPLAN 316 envisioned a full invasion… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Plinio Jr
2 anos atrás

Naquela época os EUA tinha PR e não corporações mandando no país ..

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

E vocês ficam doidos pra colocarem a sofrida Cuba na linha de fogo de uns dois ou três Minutemans.
Pelo amor de Deus! Aquele povo já sofre muito sendo servos dos senhores feudais do partido comunista para merecerem umas nukes . Deixem os cubanos em paz e fora dos seus sonhos apocalípticos.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Perdão pelo comentário repetido.

Questionador
Questionador
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não podemos passar pano para A ou B, temos que condenar todos que invadem territórios alheios sem exceção. Seja russos ou americanos.

A maior diferença, está na narrativa, lembrando que podemos ser a vítima no futuro.

Last edited 2 anos atrás by Questionador
Bosco
Bosco
Reply to  Questionador
2 anos atrás

Mas não é isso que vemos. No caso em curso o que vemos é os mesmos que condenam sistematicamente os EUA no Iraque em 2003 batem palma para a Rússia hoje, com isso, legitimando as ações do passado já que em ambas as “justificativas” foram idênticas. Sem falar que no caso atual as justificativas do Putin para agir são narrativas falaciosas que todos os sabem ser, mas fingem-se de desentendidos. Eu não condenei na época a invasão do Iraque por conta de todo o contexto envolvido. Sou erado suficiente para ter assistido a invasão do Kuwait em 1990 pelo Iraque… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco vale lembrar que o Iraque de Saddam começou a guerra invadindo o Irã e uma década depois o Kuwait , sem contar as atrocidades com os curdos….ou seja, deram total munição para intervenção americana.

Bosco
Bosco
Reply to  Plinio Jr
2 anos atrás

Pois é Plínio.
O que eu acho é que tem muitos comentaristas jovens “idealistas” que não conhecem do contexto do que foram as décadas de 60, 70 e 80 , onde a situação de Israel causou uma série de disputas territoriais/religiosas que acirraram a Guerra Fria de cunho político/ideológico.
De acordo com esse pessoal que foi doutrinado e conhecem história só a partir da invasão do Iraque em 2003 os EUA são o mal encarnado.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Plinio Jr
2 anos atrás

Plínio, e as atrocidades da Arábia Saudita no Iêmen? Onde está a total munição para uma intervenção por lá também??

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Aqui é rotineiramente colocado a reação dos iemenitas e não raro os sauditas são chamados de frouxos, etc. Um dia desses mísseis e drones iemenitas atingiram a AS e isso foi comemorado.
Ou seja, o que está havendo lá é uma guerra e eles estão sendo ajudados por alguém a menos que eles fabriquem misseis balísticos e eu não saiba.
Bem diferente portanto do que o Saddam fez com o povo curdo e que depois foi usado como pretexto para a invasão do país por conta do histórico de uso de armas químicas letais.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, mas isso não impede o genocídio que está acontecendo por parte da Arábia Saudita no Iêmen, uma coisa não inválida a outra, quanto ao pessoal que comemora um ataque contra cidade, bem, tem fanáticos de ambos os lados, que vão bater palmas para tudo que for feito por seus países/grupos.

Questionador
Questionador
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Durante a última invasão do Iraque, lembro de ver a mídia comemorando, sob a narrativa de derrubar um ditador com armas de destruíção em massa, mas o maior motivo era outro, petróleo.

Lembrando que já existe na mídia internacional, um rascunho de narrativa favorável à intervenção na Amazônia brasileira.

Nós brasileiros, precisamos tomar cuidado ao escolher lados, temos que ser pragmáticos e tratar qualquer invasor com reprovação.

Last edited 2 anos atrás by Questionador
Bosco
Bosco
Reply to  Questionador
2 anos atrás

Questionador, De petróleo eu não entendo mas sei que essa narrativa foi explorada à exaustão pelos antiocidentais ao ponto de eu já achar que não passa de mais uma narrativa. *No caso do Afeganistão que não tinha petróleo era para monopolizar o tráfico de papoula. O que eu sei é que se os EUA se metem em invadir países por conta de explorar suas riquezas ele é extremamente incompetente porque além de visivelmente não estar dando certo hoje em dia é mais fácil explorar um país com a caneta do que com o fuzil e de quebra não morre nenhum… Read more »

Aníbal
Aníbal
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Fico estarrecido com a capacidade de alguns de distorcer os fatos para justificar a agressão de uma nação a outra. A Rússia de hoje é governada por um ditador que envenena e prende seus adversários políticos. Suportado por oligarcas que tomaram de assalto às empresas do país, e por militares saudosistas de uma época em que tinham relevância. Diante da reação das nações do mundo ante a agressão a uma nação soberana, ameaça o mundo com uma guerra nuclear, que alguns lesados acham que não nos atingirá. Essa gripo de gente deve viver em um universo paralelo, em Nárnia ou… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Aníbal
2 anos atrás

A Rússia é muito mais perigosa para o mundo do que a China, que bem ou mal tem pelo menos um verniz de legitimidade. A Rússia é basicamente um país de gangsteres que comandam um arsenal de 7000 armas nucleares. Após a dissolução da URSS em poucos anos a Rússia já tinha alguns “bilionários”. Como isso foi possível tendo em vista que todos os meios de produção pertenciam ao Estado? Simples! Os mais fortes tomaram conta do que restou da falida URSS e os mais fortes eram os gângsteres, o pessoal da KGB , a cúpula do partido comunista e… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/exclusivo-todos-precisam-parar-com-essa-luta-diz-zelensky-a-cnn/

Uma exclusiva do presidente comediante direto do bunker , ele não estava combatendo os russos ?

manda o povo ir pra rua com molotv e armas pra morrer e depois falar que os russos estão fazendo um genocídio né ? ‘-‘ baita de um estadista esse comediante .

Last edited 2 anos atrás by Slow
Hcosta
Hcosta
Reply to  Slow
2 anos atrás

E Putin onde está? Também devia estar na linha da frente, de preferência com aviso prévio da sua localização…

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Putin, por medo de pegar covid, não fica a menos de 15 metros de ninguém que não faça 5 testes pcr, imagine se pegaria numa arma para lutar.

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Putin que está mandando civis ir pra guerra com molotv contra tanques ?

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não! Putin está mandando soldados fortemente armados matar os civis.

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

https://www.primetimer.com/watch/ukrainian-president-volodymyr-zelenskyy-penis-piano

Esse aqui é o que a mídia ocidental chama de estadista ..

tocando piano com ( aquela parte ) do corpo ..

Nilo
Nilo
Reply to  Slow
2 anos atrás

É com essa cabeça que ele toca piano é a mesma cabeça que esta usando indo a conflito com Putin.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Slow
Slow
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Isso mesmo .

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Slow
2 anos atrás

E o que isso tem a ver? Isso aí quem deveria aprovar ou reprovar era o povo Ucraniano, antes de elege-lo.
Mas vocês não entendem isso né? Vocês gostam mesmo é de autocratas, em que eleição é um mero ato formal.

O que causa um imenso espanto é que o comediante, palhaço e todos os demais adjetivos esdrúxulos que vocês atribuem ao cara, tá segurando uma bronca gigantesca de uma forma que poucos segurariam, exercendo um respeitável papel de líder.

Já alguns líderes sérios por aí…

Slow
Slow
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Se ele fosse um estadista essa guerra não teria acontecido e a Ucrânia continuaria lá normalmente.

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Na Ucrânia o comediante foi eleito presidente da república mas a Rússia faz todo o seu povo de palhaço.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Slow
2 anos atrás

Pois é.
O comboio russo, que já tem 60 km de extensão, está nos arredores de Kiev e o comediante fala isso.
Agora?

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não era para ter sido um passeio ??

Questionador
Questionador
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não é inteligente da nossa parte comemorar este tipo de ação.
Isto não é bom para nós, o Brasil devería condenar a invasão de forma contundente, ao mesmo tempo em que levantasse uma discussão na ONU, sobre mecanismos que evitem este tipo de ação no futuro.

Podemos ser a próxima vítima de uma narrativa bem construída, colocando a opinião pública mundial contra nós no futuro, facilitando até mesmo uma intervenção na Amazônia.

Last edited 2 anos atrás by Questionador
Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tem dois dias esse comboio e não chega. Pelo jeito esses 90 km de comboio partiu lá de Khabarovsk.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É que os russos estão apreciando a paisagem de Kiev.
Enquanto ela existe.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Mas não seria um passeio ?

Segundo vc em uma semana eles estariam colocando Paris em chamas atravessando toda a Europa, mal chegaram á periferia de Kiev…

Erraram feio no planejamento, faltou combustível e também subestimaram a resistência ucraniana, podem varrer Kiev do mapa, mas com ela vão um monte de soldados russos no combate urbano e estes soldados sabem perfeitamente disto .

André K
André K
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não entendo isso. Nem o comboio chega e nem é atacado. Parece nonsense.

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

EUA demorou um mês pra chegar em Bagdá qual problema ?

Sem contar que não tinha metade do mundo ajudando Iraque ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ele foi as ruas e alguns pontos da cidade vistoriar as tropas. Pelo menos ele foi né? e creio que ele tem mais importância no bunker dele, fazendo acordos e pedindo ajuda a líderes de outros países do que na linha de frente com um fuzil ak, deixa isso para os militares que estão fazendo os russos sagrarem a cada pedaço de terra que eles conquistam.
Mas e o Putin? Já se levantou da sua cadeira e saiu do lado do telefone??

pangloss
pangloss
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Operador: – Chamada a cobrar de Moscou para o Sr. Antônio Vladimirovitch Kings. Kings: – Aceito. Putin: – Filho, como está a campanha de desinformação por aí? Kings: – Uma beleza, pai! Tem um monte de gente acreditando que a Ucrânia é uma ameaça a você. Genial, como sempre! Putin: – Pega leve na adjetivação, porque não vou pagar os elogios em bandeira 2. Fiquei sem pix agora. Nem os suíços estão me tolerando. Kings: – Liga não, paizão. Aqui no Brasil tem um monte de gente te curtindo. Se os seus mafiosos de estimação puxarem seu tapete, vem para… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Caramba, piada com mais de 3 linhas? É uma dissertação de mestrado?

pangloss
pangloss
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Depende do leitor.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  pangloss
2 anos atrás

hahaha essa foi boa, kkkkkkkk mt bom

Slow
Slow
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Sim ele foi pra tirar fotos e falar que está combatendo os malvadoes dos russos , assim que as fotos foram tiradas ele entrou no seu carro e foi direto pro seu Bunker .

Slow
Slow
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

E é a função do presidente ir vistoriar tropas ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Slow
2 anos atrás

Beleza. Ele vai pra linha de frente e coloca a tia do posto pra tomar decisões pelo país.

Mano, eu vejo essas coisas que vocês escrevem e não consigo acreditar que vocês não conseguem parar por 10 segundos, para uma reflexão rápida, antes de postar isso.

É inacreditável o nível da argumentação. Aliás, isso não é uma argumentação. Isso é nada.

Slow
Slow
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

“ É inacreditável o nível da argumentação. Aliás, isso não é uma argumentação. Isso é nada. “

Quer que eu responda oque ? Você não fala nada com nada ..

Ou você me questiona ou você me pergunta algo , eu não estou afim de ler seu depoimento pessoal .

Satyricon
Satyricon
Reply to  Slow
2 anos atrás

O sapiência, você não sabe que a Ucrânia possui uma constituição? E esta constituição prega a integridade e união territorial do país (como todas)? E que qualquer presidente, quando empossado, presta juramento de defender e implementar a constituição de seu país? Portanto o “comediante” está cumprindo um juramento feito a seus eleitores (seu povo), e seu país. Pelo visto, isso deve ser um conceito totalmente abstrato para você, visto sua moral “fluída”. Caso vc não saiba, qualquer constituição prevê a remoção do governante, em casos excepcionais (agressão militar inclusa), caso descumpra a constituição. Seu Nick é realmente muito adequado: vc… Read more »

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Você está de brincadeira, é o verdadeiro ‘comediante sem graça’ no momento. Então o presidente de uma nação desafiou a Rússia, ao não abrir mão da soberania de seu país pra atender as demandas do Putin. Certo está ele, qualquer ucraniano com um pingo de coragem faria o mesmo. Sorte do país que vc vive que você não manda em nada, ou estaria entregue pro inimigo.

Faver
Faver
Reply to  JuggerBR
2 anos atrás

Ainda penso que tudo isto podia ser negociado, ganhar tempo, se preparar, e evitar a guerra.

Last edited 2 anos atrás by Faver
Bosco
Bosco
Reply to  Faver
2 anos atrás

Faver, O problema é que para o Putin seria uma demonstração de fraqueza a que um ditador de um Estado policialesco não pode se dar ao luxo. Agora, para o Putin, só tem uma saída , que é se enfiar mais no lamaçal. O problema para ele é que se perder a autoridade até uma hipotética ordem de ataque nuclear poderá ser recusada, ou seja, ele vai ter que varrer a Ucrânia do mapa mesmo sabendo que isso irá decretar o seu fim. Eu tenho pena dele. Foi se meter nessa enroscada por nada. Fez as apostas erradas e com… Read more »

Marcos10
Marcos10
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Não dá para Russia se render?

Claudio
Claudio
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Não da pra OTAN recuar?

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Claudio
2 anos atrás

Otan nem avançou, quem invadiu país vizinho foi a Rússia. E quem estava atrás da união europeia era o povo Ucraniano, queriam o que tem hoje o povo de lituânia, Polônia e outros,melhora na qualidade de vida, liberdade econômica etc. E não mais ser como a vizinha Bielorrúsia patética, arcaica,com seu ditadorzinho soviético, um museu em forma de país.

dfa
dfa
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Putin forçou a barra com esta invasão, mesmo que consiga vencer e ocupar a Ucrânia será uma vitória “pírrica”, os ucranianos nunca aceitaram um governo escolhido pela Rússia, e vai exigir uma presença militar em permanência a apoiar qualquer liderança que putin implante. Já a Ucrânia e o atual governo tem entrada praticamente garantida na União Europeia, isto é se sobreviverem, enquanto cidadão os ucranianos tem o meu respeito e admiração pela coragem demonstrada, mas realisticamente sei que lutam com poucas probabilidades de sucesso. Negociação é a solução. A questão está em saber o que ambos estão dispostos a ceder…… Read more »

Last edited 2 anos atrás by dfa
Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Você deveria se perguntar porque o povo Ucraniano tá preferindo seguir o comediante eleito do que se render para o ditador da KGB.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Atualizando. 01/03 Kherson foi ocupada pelos russos. Mariupol está cercada. Forças da DPR e LPR estão avançando e ocupando cidades de seus territórios. A Ucrânia está perdendo todo o seu litoral no Mar de Azov. Russos mudaram de táticas e não estão mais permitindo a aproximação de militantes que provocam suas tropas, bem como os que portam coquetéis molotov. Kiev está à beira do caos. Civis armados estão roubando carros e saqueando apartamentos. A Polícia da Capital sumiu. Russos estão se concentrando nos subúrbios da Capital e cercaram a capital, mantendo um corredor a oeste para a saída de civis.… Read more »

Antonio Cançado
Reply to  Carlos Jr
2 anos atrás

Olha, cara, na boa, poucas vezes na vida eu vi um amontoado de sandices e asneiras tão ruim.

Jefferson
Jefferson
2 anos atrás

Li o texto e gostei bastante, concordo em vários pontos. Minha análise: O humorista até agora ferrou a Rússia (os fanáticos ainda não perceberam isso), o ódio que as pessoas tem de russos pelo mundo hoje é enorme, vai ficar pior ainda. Putin fez a cagada de unir os europeus e americanos como nunca. Os Europeus irão se armar bem mais na próxima década, Putin já tem 70 anos e verá no fim da vida uma Europa muito forte militarmente e a Rússia cada vez mais pobre e isolada. Certamente Suécia e Finlândia nos próximos anos irão entrar na OTAN… Read more »

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Jefferson
2 anos atrás

Só não concordo que a Europa vai se armar, logo esse conflito acaba e as prioridades serão outras, o mundo colorido e purpurinado que eles vivem voltará a reinar. Ameaça mesmo é a infiltração muçulmana que os tornará um califado em algumas décadas…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jefferson
2 anos atrás

Prezado.
Esse Mundo que vc está desenhando aí já está mudando hoje.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Jefferson
2 anos atrás

Sua análise está equivocada e eivada por uma visão espalhada na mídia ocidental. A Rússia não está usando de vários meios disponíveis, não está fazendo uso intenso de artilharia desde o início da campanha por exemplo, além de ter feito um uso modesto de mísseis e de sua força aérea.

A hora que o Putin decidir que precisa por a Ucrânia abaixo para vencer, ele o fará. Eu vejo muita gente iludida, pensando que será diferente. Não será.

As sanções serviram para mostrar ao Putin que sua única alternativa é vencer.

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

E você pelo jeito está vendo só Sputnik e RT.

O que mais tem são vídeos de ataques com MLRS, munição de fragmentado, bombas burras e mísseis de (muito pouca ao que parece) precisão em áreas civis.

Last edited 2 anos atrás by Putinik da Silva
Elisandro
Elisandro
Reply to  Putinik da Silva
2 anos atrás

Acompanho um grande número de outros analistas sérios. E todos sabem que recortes que não dão o panorama geral, não contam toda a história. Aliás, algo que deveria ser óbvio, mas tem muita gente emocionada. Volte daqui umas duas semanas para ver que eu estava certo.

Bosco
Bosco
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Elisandro,
Acho que você é mais uma vítima da “dezinformatzia” russa, da qual o Putin é mestre.

Bosco
Bosco
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Daqui duas semanas ou dois meses ou dois anos não muda os fatos , independente do provável resultado do conflito, de que Putin alega a expansão da OTAN para leste e para freá-la quer expandir o seu território para oeste e para isso usa de narrativas inverídicas.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
2 anos atrás

A única vencedora é a China. Economicamente a Putin vai passar á “comer na mão” de Xi Jinping que vai comprar gás e petróleo abaixo do preço (devido ao excedente não vendido á Europa) e vai poder chantagear ainda mais Moscou pelo acesso financeiro que dará a Rússia por conta das sanções. Além disso vê seu rival (Estados Unidos) sair politicamente enfraquecido, seu friendly rival e best friend pero no mucho (Putin) sendo cada vez mais o n° 3 no mundo, deixando de vez a segunda posição para Pequim e ao mesmo tempo já podendo vislumbrar o que será de… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Filipe Prestes
2 anos atrás

Concordo.
Outras coisas que tambem acontecerão na próxima década:

Países que até então eram “neutros” ( Suécia, por exemplo ) podem se sentir tentadas a entrar pra OTAN, o que aumentaria o cerco a Russia;

A OTAN aumentaria seus investimentos em armamentos ( o sonho do Trump, que vivia reclamando o quanto o resto da OTAN era relapsa nisso );

A economia russa entraria em recessão, e dependeria ainda mais da venda de gás;

Os EUA vão tentar aumentar ainda mais o tom contra a China, pra dissuadi-la de tentar algo contra Taiwan.

pangloss
pangloss
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Outra possível consequência: aceleração na mudança da matriz energética. Petróleo e gás já enriqueceram muitos criminosos, na Rússia e no Oriente Médio.
É hora de, pelo menos, tentar alguma mudança de fornecedores.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Isso seria consequência do “longuíssimo” prazo.
Nem Deus sabe quantos bilhões de dólares seriam necessários pra trocar a matriz energética mundial pra depender menos de combustíveis fósseis. O mundo já passou por crises do petróleo piores que essa, e a matriz energética mundial continua sendo a base de petróleo.
Obviamente, a Alemanha nunca esteve feliz em depender do gás russo, mas ela sabe o quanto custaria em grana e tempo até se ver livre disso.

Brazuca
Brazuca
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Este parece ser o ocaso do líder russo, o início do fim. Espero que seja breve e que um próximo governo seja menos neurótico e se aproxime mais da Europa e dos conceitos democráticos. Todos tem a ganhar com isso. Um pouco de sensatez não faz mal a ninguém.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Brazuca
2 anos atrás

Duvido.
Se a Ucrania se render e aceitar os termos da Russia, mesmo que nem todos os termos, o Putin vai poder dizer pro povo russo que venceu, que os objerivos foram cumpridos e ele, muito provavelmente, vai ganhar mais uma década no Kremlin.
E sobre as sanções…

Se sanções realmente funcionassem pra algo, o Irã já tinha virado uma Somália a décadas. A Europa ( Alemanha, principalmente ) ainda depende MUITO do gás russo pra aplicar sanções pesadas no Putin.

Sequim
Sequim
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

O que provavelmente irá acontecer: 1. A Ucrânia ingressará para a UE e se dará por satisfeita; 2. Zelensky irá se exilar no exterior e de comandará a “resistência” ucraniana. É um papel honroso e que lhe cairá bem; 3.Suécia e Finlândia colocarão suas barbas de molho em relação à adesão à OTAN. Não pagarão pra ver em relação à Rússia; 4. Os embargos da UE contra a Rússia serão suspensos relativamente rápido pois disso depende a saúde econômica da própria UE. Note que nos embargos atuais o gás russo foi deixado de fora; 5. O sistema de pagamentos internacionais… Read more »

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Filipe Prestes
2 anos atrás

E ganharam um argumento muito forte pra resgatar suas reservas do Ocidente e mandar pra outros lugares mais seguros, com esta medida de bloquear as reservas Russas, o Ocidente não faz idéia do que despertou, ditaduras mundo afora vão rever a segurança de manter dinheiro no Ocidente, e a economia pode ruir bem rápido…

Rogério
Rogério
Reply to  JuggerBR
2 anos atrás

Claro, as ditaduras vão mandar dinheiro p/ ditadura da China ou da Russia?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rogério
2 anos atrás

Pode até ser.
Que eu saiba, as Ditaduras do Mundo, atualmente, mandam seu dinheiro para a City de Londres, Suíça, Luxemburgo e paraísos fiscais no Ocidente.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Por falar nisso a Suíça bloqueou a conta pessoal do Putin.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E isso não vai ajudar em nada a Ucrânia.
Aliás, pense nos grandes negócios que a Rússia fará com os seus novos aliados ucranianos.
A China curtiu.

César
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Mas também não vai ajudar em nada o Putin. Como é que ele agora vai aproveitar as beneficies do capitalismo sem parte dos bilhões que ele ¨ganhou¨?

Nick
Nick
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Agora a coisa ficou pessoal.

paulotd
paulotd
2 anos atrás

Putin sabe que não vai conseguir tomar a Ucrânia por completo, mas na minha opinião ele quer um pedaço dela para criar uma república aliada, naquela região sul onde fica a cidade de Mariupol e saída pro mar de Azov, onde já está uma república rebelde. Pro Brasil é lucro se manter neutro mesmo, a Rússia pode ser um ótimo aliado vendendo fertilizantes baratos, e tem muita tecnologia. Não tem porque o Brasil arrumar briga com o lado A e nem o B, pra ficar bem com lacrador Europeu que tá doido pra meter o bico na Amazônia. Joe Bife… Read more »

Last edited 2 anos atrás by paulotd
Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Eu acho ate engraçado esses Europeus,no período de paz são uns leões( vide caso da Amazônia) agora quando começa um conflito rapidamente mobilizam seu aparato midiático/ diplomático para pressionar o Brasil a ser contra seus próprios interesses para apoiar as “Fake democracias” europeias.

Esses Europeus são comédias mesmo..

Last edited 2 anos atrás by Alexandre ziviani
paulotd
paulotd
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Brasil tem que aproveitar essa fragilidade aparente da Rússia pra ganhar economicamente com isso. Somos parceiros nos BRICs. Claro, espera a poeira assentar um pouco, daqui um ano já podemos fechar uns acordos vantajosos pra nós com os Russos.

De Europeu lacrador ninguém aguenta mais. É o falastrão Francês questionando abertamente nossa soberania na Amazônia, é um monte de ONGs fakes, eu acordo comercial FDP pra nós. Brasil tem que estreitar laços com o Brics mesmo

Jefferson
Jefferson
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Não, amigo. O Brasil precisa ter posição, estramos tratando de guerra. Um país que almeja cadeira no CS não pode ser neutro, tem que saber o que quer e agir para isso. Uma democracia de 215 milhões de pessoas ver outra ser invadida e ficar neutro é uma vergonha, pior ainda partindo de um pateta de presidente que ficou a vida toda falando de armas, pólvora e comunismo o dia todo (3 dias antes da invasão estava em Moscou dizendo que amava Putin e que ele era conservador).

pangloss
pangloss
Reply to  Jefferson
2 anos atrás

Tem gente que acredita que esse pateta é militar. Nunca foi. Nem quando usava insígnias de capitão.

Brazuca
Brazuca
Reply to  Jefferson
2 anos atrás

O Brasil tem que se posicionar do lado certo. O que esta em jogo aqui não é apenas a invasão russa e sim o confronto entre as democracias ocidentais e o autoritarismo. Já vimos esse filme nos anos 30. Não acaba bem.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Jefferson
2 anos atrás

Para bens Jefferson, o Brasil não pode simplesmente ignorar o absurdo, se posicionar é ser um ator de relevancia, nos.somos descendentes de italianos, espanhóis, alemães, poloneses, portugueses e claro, muitos outros mas não podemos fingir que não temos valores democráticos e ocidentais, por mais que nosso PR seja um M, é preciso se posicionar!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Temos que ter nossa posição no protesto quanto a forma hedionda de invasão de soberania, mas sermos neutros e aproveitarmos as oportunidades.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Porque é mais fácil cantar de galo pra cima de quem não tem nuke e só tem fragatas Niterói como espinha dorsal de sua marinha, do que cantar de galo pra cima de quem tem nuke, T-90 e subs nucleares.
Simples.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Portugal tem mais valor para as exportações Brasileiras do que a Rússia…
Agora faça as contas para o resto dos países europeus.

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  paulotd
2 anos atrás

O Biden aplicou o pacote de sanções mais agressivos da história. Existem medidas econômicas ali que sequer se cogitava que ele e os europeus tomariam. Quem o chama de covarde é porquê acha que os EUA deveriam ir à guerra contra a Rússia. Para quê? A OTAN já foi bem-sucedida em isolar a Rússia economicamente e um país em crise é um país desastabilizado e fragilizado, jogar vidas americanas e europeias no moedor de carne agora, além de ser desnecessário, é uma decisão política e humanitariamente inconcebível (sem contar que pode levar o mundo à beira de uma guerra nuclear).

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
paulotd
paulotd
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Sanção econômica? Era pra polícia do mundo estar reforçada, com uma divisão completa estacionada em país aliado, Polônia provavelmente. Mandaram um batalhão pra Letônia e uns Abrams e Apaches. Muito pouco.

Realmente, já não são mais os mesmos de antigamente.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  paulotd
2 anos atrás

A Rússia levou seis meses para organizar uma invasão à Ucrânia (que ainda assim começou desorganizada), quanto tempo você acha que eles levariam para montar uma invasão à OTAN? Até lá os americanos já transportaram metade do seu exército para o continente europeu.

paulotd
paulotd
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Os Americanos e UE já estavam sabendo dessa invasão há muito tempo. Só saiu na mídia deve ter um mês, mas os serviços secretos já sabiam há muito tempo…

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Não sei há quanto tempo eles sabiam da invasão, mas a organização de tropas russas na fronteira começou em março do ano passado com o aumento das atividades começando perto do final do ano. Hoje em dia, com a quantidade de vetores ISR disponíveis, é praticamente impossível fazer um ataque surpresa.

https://www.washingtonpost.com/politics/2022/01/15/heres-what-we-know-about-russias-military-buildup-near-ukraine/

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Sanção econômica não alterou nada nem no Irã, quanto mais na Rússia.

Sequim
Sequim
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Exato Kings. Irã, Cuba, Coréia do Norte sofrem com sanções há décadas e sobrevivem. Imagina a Rússia. Estão achando que sanções são uma solução mágica que tudo resolverá como que por encanto. A solução para este conflito passa pela política e pela diplomacia. Verdade é que a Ucrânia achou que tinha encurralado o rei e tomou um xeque-mate.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Sequim
2 anos atrás

Prezado Sequim

Há um certo tempo, a Rússia vem desviando seu comércio, incentivando suas relações econômicas com a China.
E a tendência é incrementar ainda mais.
Ano passado bateu recorde histórico.

https://monitormercantil.com.br/comercio-china-russia-atinge-nivel-recorde-cresceu-266-em-2021/

É evidente que essa situação foi planejada conjuntamente entre Rússia e China, visto que o ataque russo ocorreu logo após o anúncio de uma parceria sem limites entre os dois gigantes orientais.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Pra ficar bem com Putin, ficamos neutros e arranjamos mais problemas com outros 295 países, faça as contas se realmente valeu a pena esse movimento. E se formos boicotados pela neutralidade? Pensa nisso…

paulotd
paulotd
Reply to  JuggerBR
2 anos atrás

Boicotado porque ficou neutro? Hahaha tá bom. Eu vejo uma briga de torcida A e B, fico neutro, sou boicotado por isso? Tem que ganhar nas duas pontas

DanielJr
DanielJr
Reply to  JuggerBR
2 anos atrás

Desses 295, uns 270 são irrelevantes porque eles decidirão o que os outros mandarem eles decidir. Assim que essa guerra acabar, os outros 20 ou 30 que hoje estão chorando por nossa posição serão os mesmos que nos martelarão pela Amazônia ou por qualquer outro motivo bobo que lhes sirvam. Não sou a favor do que a Rússia está fazendo, ao mesmo tempo que não ligo se a Europa está segura ou não, eles vivem fazendo países menores brigar por fronteiras que eles dividiram sem consultar ninguém, vendem armas à vontade por aí, dizem e desdizem sobre depósitos de ouro… Read more »

paulotd
paulotd
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

Comentário muito sensato! Enquanto isso a emissora do plim plim e a mídia politicamente correta está enganando os incautos.

Last edited 2 anos atrás by paulotd
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  JuggerBR
2 anos atrás

O Brasil está ao lado de China, Índia, Paquistão, México, Irã e outros.
Só isso dá mais da metade da população do Mundo.
Sem contar a primeira e terceira maiores economias do Mundo.
Deixa assim.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 anos atrás

No final de cada dia, seria interessante se a trilogia fizesse um mapa com o resumo de cada movimentações e ataques do dia, para que os leitores pudessem acompanhar a “evolução” da guerra, comparada ao dia anterior.
Fica aí minha sugestão.

cerberosph
cerberosph
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Para que, já postaram aqui que a guerra acabou e que a Ucrânia venceu.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  cerberosph
2 anos atrás

A gente acompanha pra ver.se Kiev cai ou não mas sejamos.sinceros, a Rússia vai perder esse conflito, com mil tanques na praça Central de Kiev ou não, o ocidente se mobilizou, a soma de gente mais material é ridiculamente desfavorável a forca invasora, Putin calculou muito mal a reação de seu inimigo, a Rússia invadiu a Ucrânia como uma linguiça invade um moedor de carne!

DanielJr
DanielJr
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

A Rússia ainda tem lenha pra queimar nessa, tanto de materiais que ainda não foram empregados como de táticas. Ainda falta cortar a energia elétrica, água, comunicações, depósitos de combustível, ferrovias, entroncamentos rodoviários, comboios, etc.

A Rússia pode perder a guerra, mas se quiser a Ucrânia terminará com o terreno arado.

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

No campo físico eu ficaria MUITO impressionado se a Ucrânia vencesse. A Rússia tem muito capital humano e material para queimar nessa guerra. Acredito que só não ocupam a Ucrânia se não quiserem. Agora, no campo político e econômico eles de fato já perderam. Os ucranianos nunca esquecerão essa guerra (o que praticamente inviabiliza uma anexação), a Europa e a OTAN se uniram politicamente como nunca (depois de anos de um enfraquecimento gradual) e as sanções econômicas (quase que draconianas) contra a Rússia certamente terão um impacto econômico no país. Exceto pelos putinsexuais, não vi ninguém vendo o saldo da… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Esse é o ponto de vista ocidental, acreditar que Putin acordou de mau humor e decidiu criar tudo isso do nada.

É muita prepotência assumir que esse é o final, como diria o grande Zhou Enlai ”Muito cedo para dizer…”

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  WSilva
2 anos atrás

E é muita prepotência da sua parte assumir que o Putin é o maior estrategista da história da humanidade

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Eu disse que foi um tiro no pé no primeiro dia, para qualquer pessoa com um pouco de razoabilidade era obvio, a questão a ser considerado, que tbm venho dizendo a tempos ė que invadir ė uma coisa, ocupar ė outra, claro que a Rússia pode brutalizar e ter boas chances de invadir a Ucranias mas o povo dali esta motivado demais, mobilizado demais, se o ocidente continuar fornecendo material o atrito vai consumir o exército Russo que consequentemente vai exigir algo que a longo prazo a economia russa não pode prover! O povo Ucraniano sabe quem ė a Rússia… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Carlos, Aquele dia em que Putin anunciou que havia colocado em alerta as forças nucleares foi constrangedor. O Putin estava só o caco. Envelheceu 10 anos em 3 dias. Se ele passava alguma sensação de segurança. de ser um exímio enxadrista, de ser um estadista, naquele dia ele se desnudou e vimos só o pequeno Putin acuado. Deu até dó porque apesar de saber ser ele um ditadorzinho da pior espécie eu tinha respeito por ele (muito por conta da propaganda que o colocava como um líder amado) e torcia para que ele não fizesse alguma lambança e terminasse os… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A comoção é grande enquanto a operação está em em andamento, a máquina de propaganda anglo-saxã amplifica a comoção para beneficio próprio. Porém, uma vez que a Rússia tomar a Ucrânia, a poeira naturalmente vai abaixar e o ocidente nada mais poderá fazer pois acabou o estoque de sanções. Quando a Ucrânia estiver sob controle russo, aí sim veremos o plano de ataque russo na esfera econômica. Aguardem! PS:Em relação ao povo ucraniano não aceitar o possível governo russo, a história mostra que um povo conquistado NUNCA aceita inicialmente essa perda de soberania, mas com o passar do tempo a… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Devo desculpas ao professor Brustolin pelo gracejo que fiz em outro post. Acompanhando suas declarações nas longas coberturas de tv fica patente que ele não é precipitado e avança com cuidado abrindo território. Entretanto, Putin, desde o começo se referiu a um objetivo que está ausente nas explanação de Brustolin: a desnazificação da Ucrânia pra evitar futuros desdobramentos desastrosos à segurança russa. Todos sabemos quem é Putin, todos sabemos, mas há sólidos motivos pra esse desiderato putiniano ao passo que não há sequer uma evanescente consideração do progresso neonazista ucraniano (que considera os russos inimigos mortais e Putin, ‘judeu’) em… Read more »

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Pura desonestidade argumentar a favor de uma invasão

SergioP
SergioP
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Rapaz o presidente Ucrâniano é judeu ….

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

O problema é que hoje é Ucrânia. Amanhã Putin irá querer o quê?

XFF
XFF
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Califórnia.rs

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Dá pra listar uns 10 países que ele gostaria de ‘ter de volta’ no guarda-chuva de apoios…

rdx
rdx
2 anos atrás

Que o Brasil tire algumas lições desse conflito:
1.A importância de se investir nas forças armadas. Chega de colecionar sucatas!
2.A importância de se ter uma PM (gendarmaria) bem armada como força auxiliar e reserva do exército. A Guarda Nacional Ucraniana está sendo fundamental para conter o avanço russo
3.A importância de se ter um comércio de fuzis para civis, bem como uma estratégia de resistência alicerçada no emprego de forças de autodefesa
4.A importância de se ter uma indústria bélica nacional forte

Last edited 2 anos atrás by rdx
MIB
MIB
Reply to  rdx
2 anos atrás

O maior inimigo da nação são os próprios milicos, veja se alguém que abrir mão de suas regalias? O Brasil tem um dos maiores orçamentos de defesa do mundo, que servem pra pagar regalias e aposentadorias de militares e suas filhas, por isso não sobra dinheiro para comprar armamentos e nem manter o que existe, só compramos sucata dos países da Otan, nossas FAS colecionam relíquias.

Lana
Lana
Reply to  MIB
2 anos atrás

Com todo o respeito aos militares brasileiros, até porque não são todos, mas eu concordo profundamente com você.
O maior problema das Forcas Armadas brasileiras é o militar brasileiro, pior ainda quadro se trata das PMs. A imagem real que a sociedade tem é péssima pelo país todo, trata-se de uma estrutura que não é aceita socialmente e isso é ruim.
Não levem isso que eu disse com ódio, mas sim para a mudança que precisam fazer.

DanielJr
DanielJr
Reply to  rdx
2 anos atrás

A chance disso acontecer é zero. Vão ir empurrando todos os assuntos que você relacionou com a barriga, fazer grupos de estudos, faltam verbas, blablabla. Quando a coisa torar, você que não podia comprar um fuzil ou espingarda pra brincar ou praticar esportes sem a apurrinhação estatal e midiática, será “voluntário” para lutar contra uma superpotência global, e agora sim você pode carregar um fuzil. Só que não será um AR-15 ou HK, você receberá um mauser de ferrolho ou um FAL com 40 anos de uso, 3 carregadores e vá lá destruir uma brigada striker. Como voluntário você não… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  rdx
2 anos atrás

5. A importância de um arsenal nuclear, o único meio para evitar transformar todos cidadão brasileiro em carne de moer em uma guerra desgastante casa por casa. O maior instrumento de paz está aí .

Slow
Slow
Reply to  rdx
2 anos atrás

mais importante é a importância de se ter bomba atômica ..

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
2 anos atrás

Vai ter gente aqui negando que isso é um Pantsir russo ou dizendo que os russos estavam aquecendo os sistemas por causa do frio hahaha

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Slow
Slow
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

do mesmo jeito que terá gente falando que deu curto circuito na torre .

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não deu curto, foi atacada deliberadamente pela artilharia russa que está bombardeando instalações e população civis mesmo.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

E tem alguma forma de ganhar uma guerra que não atacando a infraestrutura vital de um país? Eu não sei qual é a do Putin, mas fosse eu estaria tudo abaixo e ucraniano comendo capim nas primeiras 24 horas de combates.

Faltou comida no prato, energia em casa, o caboclo se rende.

Slow
Slow
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

tá vendo notícia naquela emissora que usaram imagem do jogo arma 3 pra comparar com guerra ?

Uma hora outra acerta alvos civis assim como os EUA fez e faz mundo a fora ..

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Tem outra foto que mostra o mesmo veículo abandonado com os pneus furados, provavelmente foi abandonado. Em vez de os próprios ucranianos o incorporarem para usa-lo a seu favor, eles incendeiam. Deve estar muito frio lá.

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

Nossa aconteceu! mas não estava nos nossos cálculos! Pois é…

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
2 anos atrás

Agora é capaz de um cessar-fogo sair, a China vai tentar intermediar. O governo chinês também fez uma declaração contra a guerra afirmando que a China respeita a integridade territorial de todos os países.

https://www.ft.com/content/e32aaff8-af24-46e1-8c7c-2a7d09387e45

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Mas de acordo com o Xings china combinou tudo com Putin e a mesma vai ser atropelada!

Claudio
Claudio
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

A China respeita a integridade territorial de todos os países, parece uma alfinetada no ocidente na questão de Taiwan território separatista chinês

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Claudio
2 anos atrás

Taiwan não é território separatista. Taiwan é a resistência que sobrou contra a revolução comunista chinesa que tomou o poder à força matando milhões e destruindo tudo. A China é de Taiwan. O Ocidente sabe e só não reconhece por causa do dinheiro, quando poderia defender Taiwan, sancionar a China e negociar a paz e a integração propondo a democratização e as liberdades individuais à China.

WSilva
WSilva
Reply to  Ten Murphy
2 anos atrás

Taiwan é uma província chinesa onde os perdedores da guerra civil chinesa fugiram. Lembrando que o KMT ao fugir para a ilha também criou uma ditadura e realizou massacre, e na China só chegou ao poder através de um golpe de estado, assim como aconteceu com o PCCh. Taiwan hoje não está nem mesmo sob controle do KMT, os nacionalistas do KMT em Taiwan hoje estão mais próximos da China do que do próprio governo de Taiwan(DPP), que por sua vez adotou a doutrina progressista ocidental com pautas identitárias e assim corrompendo a cultura chinesa tradicional e conservadora. O KMT,… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Perdedores da guerra civil ou da revolução comunista? Comunistas não podem ter legitimidade em um contexto democrático. Por que não lutaram contra o KMT a favor da democracia em vez de a favor da ditadura comunista? E o KMT no contexto da época, de revoluções, guerras mundiais e troca de regime na China buscava uma saída dos regimes autocráticos e coletizadores, ainda de forma incipiente. O Japão e os comunistas atrapalharam ainda mais o processo e aquilo que poderia ser a gênese da maior democracia do mundo tornou-se numa guerra fratricida que gerou um dos maiores desastres humanitários da história.… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Incrível como vocês são enganados por uma frase ou gesto protocolar. rs

A China não fará NADA diferente daquilo que já foi combinado com o Putin.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Só por curiosidade, o que seria isso?

WSilva
WSilva
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Temos que esperar, o verdadeiro ataque russo virá pós anexação da Ucrânia.

Faver
Faver
2 anos atrás

Eu vi uma entrevista do presidente da Ucrânia agora a pouco e ele praticamente clamou por uma expansão do conflito a fim de angariar aliados e reclamou porque a OTAN não entrou ainda na guerra. Ele está desesperado e tem razão de pedir ajuda, mas ao acatar o que ele pede o mundo vai descambar para a 3a guerra.

Last edited 2 anos atrás by Faver
JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Faver
2 anos atrás

Ele faz o jogo dele, nada de novo. E sabe bem que não estar na OTAN deixaria ele vulnerável num conflito.

Wilton Santos
2 anos atrás

Nada disso teria ocorrido se a Ucrânia se comprometesse a não aderir a OTAN e não instalar mísseis nucleares em seu território. Por causa de um presidente irresponsável o seu país vai desaparecer!

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Qual o míssil nuclear que os EUA tem instalado na Europa? Por que instalariam mísseis nucleares na Ucrânia se não colocam nem nos países bálticos (que ficam tão perto de Moscou quanto a Ucrânia)? Qual o míssil terrestre de alcance curto/médio com capacidade nuclear que os EUA tem em seu arsenal?

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Wilton Santos
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Caças-bombardeiros e bombardeios americanos e de outros países da Otan como Alemanha e Inglaterra usam a bomba nuclear americana B61. Algumas dessas bombas estão armazenadas na Alemanha por exemplo.

Bosco
Bosco
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Wilton, Não é preciso ser da OTAN para ter armas nucleares na surdina. Isso só teria potencial de legitimar esse tipo de arma em território ucraniano, o que por um lado não é bom para a Ucrânia já que no caso de uma guerra generalizada ela seria alvo primário de um ataque de contra-força. Não é isso que preocupa o Putin de fato apesar de ser essa a narrativa que ele adota. O que o preocupa é o artigo 5º da OTAN que diz que um ataque a um membro será considerado um ataque a todos. Ou seja, a Rússia… Read more »

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Então escreve bombas, você tinha dito mísseis.

Bosco
Bosco
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

O desdobramento e a hospedagem de bombas nucleares táticas americanas na Europa tem a função de dissuadir o uso nuclear tático por parte da Rússia num eventual conflito. Como não há mais armas táticas nucleares de posse dos países da OTAN na Europa e como os russos se gabam de terem milhares de ogivas táticas que nunca foram limitados na prática por nenhum tratado, é natural que a OTAN mantenha armas táticas de origem americana à mão. Restam ainda cerca de 100 bombas B61-3 com rendimento programável de 0,3 Kt a 170 Kt. Elas estão em diversos países como Alemanha,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Bruno, Os russos têm receio de que mísseis Tomahawks com ogivas nucleares possam ser implementadas nos sítios Aegis Ashore na Polônia e Romênia, dado que eles utilizam lançadores Mk-41 semelhantes aos da USN. Já foram dadas garantias passíveis de verificação por parte dos russos de que não há Tomahawks com ogivas nucleares e de que não há instalação física para eles nos sítios Aegis Ashore. *Um fator complicador vai ser que a partir do ano que vem o USA vai colocar em campo seu sistema de ataque de médio alcance baseado num lançador Mk-41 móvel com 4 células capaz de… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, você acha que essa é uma preocupação real ou apenas os russos procurando um motivo para reclamar? Não consigo ver muito sentido em colocar armas nucleares numa posição fixa e relativamente próxima ao inimigo. O lançador móvel por outro lado eu entenderia se os russos ficassem um pouco infelizes.

Bosco
Bosco
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Eu acho que é uma preocupação real dos russos. Sem dúvida eles têm que se preocupar com as capacidades mesmo que hipotéticas de possíveis inimigos. Sem dúvida tendo em vista a miniaturização das armas nucleares (a ogiva W76 de 100 Kg pesa 95 kg, a ogiva W80 de 200 Kt pesa 130 kg) é possível armar um Tomahawk em poucos meses e sem que os russos os saibam. Só que apesar da preocupação ser legítima não tem nada a ver com a Ucrânia. A defesa da Rússia para esse tipo de ameaça não depende da Ucrânia. Se um Tomahawk nuclear… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

A China faz fronteira com a Ìndia e ambos têm armas nucleares. Como é que resolve isso? A Índia tem problemas com o Paquistão e têm uma fronteira imensa. Como é que vão criar um Estado tampão entre os dois? A CN tem armas nucleares e faz fronteira com a CS. A Síria odeia Israel e estão colados. Ah! Mas no caso da Rússia e da Ucrânia é diferente! Diferente como? Tirando o fato de que Putin considera a Ucrânia o seu quintal , qual a diferença? O fator que desencadeou tudo isso não foi a preocupação do taxista com… Read more »

Wilton Santos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Putin, antes da invasão, havia proposto à Ucrânia se comprometer a não ingressar na OTAN e também não abrigar armas nucleares em seu território. A invasão foi deflagrada após o presidente da Ucrânia rejeitar um acordo nesse sentido.

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Putin exigiu, dentre outras coisas, que a OTAN retirasse as tropas dos países que ingressaram na Organização depois de 1997. Ele fez essa demanda sabendo muito bem sabendo que isso NUNCA seria aceito, pois seria – na prática – o mesmo que removê-los da OTAN.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

A questão da OTAN e das armas nucleares são propaganda para desviar as atenções dos verdadeiros motivos.
Quantos países da OTAN têm armas nucleares ou até mesmo mísseis balísticos no seu território?

Tal como é o argumento de serem nazistas, genocidas, etc… Propaganda para enganar quem quer ser enganado.

pangloss
pangloss
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Ofereça a Ucrânia, e Putin reivindicará a Polônia.
Entregue a Polônia, vai exigir a Alemanha…
Talvez pare em Portugal. A conferir.
Esse psicopata criminoso não tem limites. Estamos de volta a 1938.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, essa invasão da Ucrânia pela Rússia já estava sendo planejada a muito tempo, provavelmente logo após a queda do Governo pró Moscou. Putin deve ter levantado todos os onus e bonus e viu que era inviável aquele momento. Quando Putin reconheceu Lugansk e Donetsk, eu pensei que Moscou enviaria tropas para essas regiões e aguardaria uma tentativa de recuperação pelo Governo ucraniano, para aí sim, iniciar uma ofensiva país a dentro. Pelo jeito Putin foi mais direto queimou a largada.

bjj
bjj
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Isso foi só o pretexto, não o motivo real. Se a OTAN quiser botar mísseis nucleares nas barbas da Rússia poderia fazer isso na Estônia e Letônia, que também fazem fronteira com a Rússia e não foram invadidos por sua entrada na OTAN. Aliás, OTAN e Rússia, com seus mísseis balísticos intercontinentais, bombardeiros de longo alcance e submarinos armados com mísseis nucleares nem sequer precisam estar no mesmo continente para se ameaçarem com armas nucleares, então a presença ou não de forças nas fronteira, sob a perspectiva de um conflito nuclear, praticamente não faz diferença. A questão é que a… Read more »

Lana
Lana
Reply to  bjj
2 anos atrás

Excelente comentário!

Nick
Nick
2 anos atrás

Pelo que entendi do texto, o problema é o presidente atual da Ucrânia, e a solução sua saída e colocar um fantoche russo no lugar. Não interessa se a Russia invadiu sua casa , destruiu suas instalações e já ataca com bombas de maior poder destruição alvos como estações de TV que inclusive morreram civis. Ou seja, o que vale é que a Russia quer e não o que a Ucrãnia deseja. Sinceramente espero que os russos sofram o maior queda da sua economia desde a 2ª guerra mundial. Quem sabe assim eles façam alguma coisa em relação a esse… Read more »

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  Nick
2 anos atrás

O Putin queria na Ucrânia um líder independente como da Bielorrússia:

https://twitter.com/i/status/1497964501869772800

pangloss
pangloss
Reply to  Nick
2 anos atrás

Putin só conseguiu evidenciar as fraquezas russas. Não influenciam ninguém, e viraram marionetes da China.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Concordo contigo, ele conseguiu tirar da Rússia o status de protagonista para virar um mero peão ou fantoche da China depois desta invasão á Ucrânia…com a economia arrebentada, vai depender da boa vontade de Pequim .

Up The Irons
Up The Irons
2 anos atrás

Dos mesmos criadores do “Brasil Putênfia”, temos o “Urso Manco”:

Tutu
Reply to  Up The Irons
2 anos atrás

.

Turco
Turco
2 anos atrás

Cara a Russia está errada nessa guerra, mas era tão difícil assim pro Zalensky falar pro Putin, ta bom eu não vou entrar para a OTAN?

As vezes é melhor ceder e não colocar o seu país em guerra, do que ficar com a razão ao seu lado mas com uma guerra e pessoas morrendo, ainda que culpa não seja dele.

Nick
Nick
Reply to  Turco
2 anos atrás

Praticamente todos os vizinhos conseguiram esse feito, tirando aquele que tem um fantoche russo. Porque não tentar? Ficar abaixo da guarda-chuva da OTAN significaria ficar livre da Russia. Infelizmente não deu tempo para isso.

paulof
paulof
Reply to  Nick
2 anos atrás

no dia seguinte que eles desistiram da UE e entraram naquele mercado comum com kazaquistão, outrostão, e Rússia, Putina já estava reclamando e cortando o gás da ucrânia, será que não é mais fácil pensar que psicopata sempre quis Kiev.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Turco
2 anos atrás

A guerra não era um escolha da Ucrânia, era uma escolha da Rússia, o pedido de entrada da Ucrânia na Otan foi mais que justo apos a Anexação daCrimeia em 2014, foi logico, não havia outro caminho para garantir a soberania, era isso ou ser um eterno refem!

DanielJr
DanielJr
2 anos atrás

Parece uma pinça se formando à direita de melitopol, na zona da crimeia.

MAB
MAB
2 anos atrás

Para ajudar aos bem intencionados em entender melhor o espírito ucraniano. Sugiro verem o documentário “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom” . Sei que tem em um certo serviço de streaming com final ix. Talvez a turma do cemitério dirá algo como “foi financiado pelo ocidente, etc e tal” mas as imagens são reais e pertubadoras, assim como quem fala nele. Eu mesmo somente havia visto as imagens de TV que chegaram aqui e não o verdadeiro horror que foi. Muitos da famigerada “berkut” , fizeram parte da tomada da criméia pelo lado da russia. Muitos dos jovens que… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  MAB
2 anos atrás

Você nos considera tolos e esfrega seus algarismos mitológicos na nossa cara sob pretexto mais infantil de não fazer propaganda. Por isso, esse descaso calculado e zombeteiro que é sintoma de uma psicopatia homicida, vocês deverão ser varridos novamente da face da Terra pra que a própria Terra não pereça.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
carcara_br
carcara_br
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

tirando o final meio macabro perfeito….

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

A terra floresceu mesmo só sob o domínio dos regimes soviéticos e filo- soviéticos. Foi uma massa de cadáveres tão grande que ate
hoje às terras desses países devem estar muito bem adubadas.

O ódi* do bem. As m*rtes do bem. A opr*ssão do bem. Os massacres do bem. A fome do bem. A dit*dura do bem. Tudo é justificável e perdoável. Tudo em nome de um ideal maior, que no final se resume na concentração de poder de uma pequena cúpula de altos funcionários do partido.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Espero que você concorde varrer os grupos de extrema direita e esquerda russos também.

MAB
MAB
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Gollum é você? Está usando o anel de sauron (bipolaridade)? Tem que lavar a boca com creolina hein , mas depois cospe !

“my precioussss !!!”

Nilo
Nilo
Reply to  MAB
2 anos atrás

Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom lixo propaganda
“””””Mãe quero dizer uma coisa””””: No futuro teremos um presidente humorista que toca piano com o penis, tentamos importar o Tiririca, mas não deu o BBrasil só vende o passe a vista e sem garantia.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Jeferson
Jeferson
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Você chama o presidente deles de humorista. O nosso é aposentado como capitão com 32 anos, depois 30 como deputado, 1 projeto aprovado, a família atolada em lavagem de dinheiro. O mourão colocando o filho no conselho do BB via corrupção de influência.
Estamos muito pior que eles…aqui o nosso fica falando em “namorado” e andar de jet-ski.

Marcos10
Marcos10
Reply to  MAB
2 anos atrás

Na verdade boa parte do que estão escrevendo, por incrível que pareça, vem da esquerda americana.

Pobre sem fuzil
Pobre sem fuzil
2 anos atrás

Acredito que Kiev é cerco político, quer mesmo é ligar a transinistria até donestk. Barreira para o porto da Criméia. Ocidente tá numa linha muito moralista. Que diz a rainha inglesa. Vê se não me xigam aí. Sou apenas leitor.

Last edited 2 anos atrás by Pobre sem fuzil
rdx
rdx
2 anos atrás
Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

90% dos brasileiros acreditam que a Ucrânia está resistindo bravamente, porém foram apenas 7 dias e Kiev já está prestes a cair. A caráter de comparação, em 2003, Bagdá caiu para os americanos em 24 dias. E naquela época os Estados eram mais poderosos do que os russos são hoje. ‬

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Mais os EUA não lutaram sozinhos( na verdade desde de a Guerra do Vietnã isso não acontece) até a Rússia ajudou fornecendo parte do seu espaço aéreo para facilitar a logística da Coalizão, fora que fizeram questão de partir para o tudo ou nada desde o início. Já neste conflito Moscou está sozinha, pois Bielorrússia e Moldavia não entraram ainda, talvez por medo de sanções agressivas. Com o espaço aéreo fechado de praticamente todos os seus vizinhos, a logística aérea russa fica prejudicada. Uma coisa que me estranha muito é que a Rússia não está fazendo questão de exibir o… Read more »

Fernando
Fernando
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Uma guerra travada no outro lado do mundo, tudo sendo transportado por aeronave, a Rússia só tinha que atravessar uma fronteira terrestre, e independente do resultado da guerra essa campanha já é um fiasco russo.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Vale lembrar que a distância entre Bagdá e a fronteira do Kuwait é quatro vezes maior do que entre Kiev e a fronteira com a Bielorrússia. Para chegar em Kiev os russos não precisaram passar por nenhuma cidade média/grande, apenas Prypiat.

Capa Preta
Capa Preta
2 anos atrás

A verdade e que o povo Ucraniano está preferindo seguir um comediante eleito do que ser capacho de um ditador da KGB. E mesmo que a Rússia vença militarmente, o mais provável, não estamos no início do século passado, não dá pra mandar mais grande parte da população ucraniana ir morrer em gulags na Sibéria e repovoar com russos come fizeram Lênin e Stalin.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Capa Preta
2 anos atrás

Eleito de pois de um golpe.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Ten Murphy
2 anos atrás

Mas eleito, democraticamente, mesmo assim.
Esqueceu que o sem noção derrubado ordenou ao próprio exército atacar a própria população?
Queria permanecer no comando depois disso?
Saiu correndo da Ucrânia, para não ser linchado em praça pública, como outros ditadores sem noção (Saddam, Gadafi, etc).

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Satyricon
2 anos atrás

Depois de um golpe nada é democraticamente. O próprio golpe deslegitima tudo. E ter atacado o próprio povo não justifica linchamento. Deveriam ter seguifo o processo de impeachment que iniciaram. É um erro atrás do outro que os ucranianos cometem. Primeiro elegendo um corrupto que sabiam que ele era desde eleições anteriores que ele fraudou e perdeu. Depois tentando linchar o mesmo cara. E no meio de tudo tolerando neonazistas nas forças de segurança e na milícia. Deus tenha misericórdia e dê sabedoria a eles. Não há inocentes nessa guerra.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Ten Murphy
2 anos atrás

O povo acha que porque é o povo ou maioria do povo, não tem responsabilidade dor suas próprias decisões e escolhas….

Quando um povo quebra suas leis, vinga apenas a selvageria do mais forte…

Antonio Cançado
2 anos atrás

Putin está SOZINHO.

Nilo
Nilo
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Serviço de inteligência russo passando informação para Ucranianos por não concordar com Putin é isso? Notícia sem pé nem cabeça.

Soldados russos vagando perdido pela Rússia sem saberem onde estão, são vários caso relatados, rsrsrs e nem sabem o motivo de terem
os mandado para lá rsrs mas esses russos não sabem nada de guerra, são uns bobinhos.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Marcos10
Marcos10
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Pois é, tem russo que mora na Ucrânia perguntando para os soldados russos: o que estão estão fazendo aqui? Vocês não tem problemas por lá?

João Collor
João Collor
2 anos atrás

“inimigo do putin é o próprio putin “…. Que psicologia barata. Mainstrean.perdeu a noção.

Francisco Bastos Macedo
Francisco Bastos Macedo
2 anos atrás

Análise perfeita,sem tomar partido e extremamente técnica.

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Divulgado oficialmente as perdas russas: 600 aviões, 20.000 tanques, 300 helicópteros, 60.000 soldados mortos ou feridos. Infelizmente, a Rússia está levando um coro. Em breve, tropas ucranianas avançarão sobre Moscou.

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Esse texto envelheceu mal e mostra cegueira ideológica dos nossos especialistas, sobre isso ninguém fala nada, como podem errar tanto ?