Centro de Avaliações do Exército realiza demonstração do blindado Guarani para o Exército da Malásia
Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” realizou uma demonstração da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas Guarani (VBTP-MSR 6X6 Guarani) para uma comitiva do Exército da Malásia.
A atividade foi conduzida pelo Chefe do CAEx, General de Brigada Alexandre Martins Castilho, e teve como objetivo demonstrar o desempenho da plataforma veicular e do sistema de armas da VBTP-MSR 6X6 Guarani equipada com estação REMAX, que integram o Programa Estratégico do Exército Guarani (PEE Guarani). A demonstração, que ocorreu na Seção de Testes (ST) do CAEx, contou com a presença de engenheiros e técnicos da Divisão de Avaliação de Material (DAM); de Engenheiros da Iveco Defence Vehicles, fabricante da viatura; da empresa ARES Aeroespacial e Defesa, fabricante da Estação REMAX; e de uma comitiva do Exército da Malásia e da Prima Elite Technology Sdn Bhd, empresa da área de defesa da Malásia.
Foram realizadas demonstrações em sítio de obstáculos, como transposição de trincheira, navegação em raia no lago de navegação e navegação em lago com a comitiva embarcada. Na Linha I, linha de tiro destinada a realizar um amplo espectro de ensaios com armamento pesado e munições de todos os calibres até o alcance de 6 km e aparelhado com sistema de alvos fixo e móvel, foi montada uma infraestrutura para a apresentação de vídeos explicativos a respeito da plataforma REMAX pela empresa ARES, com demonstração de emprego de tiro do sistema e com metralhadora .50 em alvo fixo a 1.000m e viatura parada e em aproximação.
Os militares da nação amiga executaram o tiro com o sistema REMAX e, em seguida, foram para o terraço do prédio do radar, de onde assistiram ao desempenho da Viatura Guarani, em terreno arenoso, para, posteriormente, embarcarem para percurso naquele tipo de terreno. Os militares também presenciaram o deslocamento na pista “Qualquer Terreno” (QT) e, em seguida, embarcaram e realizaram o deslocamento na pista. No circuito oval do campo de provas, houve a demonstração do Teste de Estabilidade Lateral (Double Lane Change) e, logo após, os militares do Exército Malaio embarcaram para o percurso.
No encerramento, houve as discussões finais e as despedidas, momento em que foi evidenciada a importância do papel do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) e da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) no fomento da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologia no Brasil e na projeção de nosso País no cenário internacional.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Off topic: Gostaria de sugerir aos editores, a divulgação de uma campanha do Catarse para a confecção de um quadrinho chamado Dois Generais, que conta um pouco da invasão da Normandia na perspectiva dos canadenses. Grato.
Fiquei interessado. Obrigado pelo aviso Luiz.
Estranho os militares Malaios irem pro teste com roupas casuais ao invés de uniformes.
Tiraram pra lavar
Eu acho que emplaca , eles já são clientes importantes da nossa industria de defesa.
Queria ver aqui no tapajós para nós clientes nacionais? As três da tarde no banzeiro.
Com todo apoio para exportação.
Quantas unidades?
400.
Segundo nossa amiga Wikipedia no artigo sobre o Exército da Malásia, eles pretendem adquirir até 400 veículos deste tipo. Excelente oportunidade para o Guarani! As fontes levam pra sites da Malásia, então postarei o resumo como está na Wiki: “In August 2020, the Ministry of Defence is preparing for an open competition to find the replacement for the armoured personnel carrier (APC) to replace Condor 4×4 and SIBMAS 6×6. About 250-400 Armoured Fighting Vehicle were request by the army, specificly 4×4 and 6×6.[113] The contenders of this program are FNSS Pars 6×6 from Turkey, Hanwha Tigon 6×6, Doosan DST Black… Read more »
Show de bola, se emplacar será muito excelente mesmo que sejam 250 e não os 400, pois dará um belo fôlego pra linha de produção na Iveco .
Posta lá que eu quero ver
Não teve um 30mm que fez um mergulho durante um teste? Como ficou a apuração do ocorrido?
ele só fez um teste de submersão. Já que o teste para o retorno à superfície falhou, certamente já o resgataram e deve espero que já esteja totalmente operacional. E acima de tudo já tenham descoberto o por quê dele fazer esse mergulho.
E aquela viatura que afundou, mais alguma noticia ? descobriram o que aconteceu ?poderá ser reaproveitada?