Nota Oficial – Presidente Jair Bolsonaro – 09/09/2021
Declaração à Nação
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.
7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.
10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA
Jair Bolsonaro
Presidente da República Federativa do Brasil
O Michel Temer é forte candidato ao Prêmio Jimmy Carter de Melhor Ex-Presidente.
Ele poderia ter um destino muito mais grandioso, se aquele atirador de flechas de bambu (completamente sem pontaria e de baixíssima efetividade) não tivesse armado uma cama-de-gato com a participação do companheiro Joesley, na tentativa de recolocar o Perda Total no poder.
Mas Temer não contrariou sua natureza peemedebista, e mordeu a isca.
Uma pena. Poderia ter sido um herói nacional. Mas limitou-se a ser mais um presidente acidental do PMDB, à feição de Sarney e Itamar.
Temer foi o melhor presidente do Brasil dentre os últimos e um dos melhores da história. Fez muito no pouco tempo em que presidiu o país, após pegá-lo em frangalhos das mãos da Dilma.
Obviamente, exceto para quem tem boas noções de Economia e Direito, é muito difícil reconhecer a importância do Temer.
Dois loucos.
Isso é um fato, Temer adotou políticas econômicas “ortodoxas” que ajudaram a minimizar os efeitos da crise, está sendo até agora o melhor presidente desse milênio.
até que o Vampirão não foi mal mesmo.
daí para vermos como estamos mal mesmo, Temer um dos melhores da história. Melhor fechar ou vender essa pocilga logo
O padrão de políticos da republica brasileira é bem baixo, então eu não ficaria nada surpreso se o vampirão estivesse entre os melhores.
Eu poderia concordar contigo mas aí eu te incentivaria a falar mais besteiras como essa.
Todos do blog sabem quem foi o melhor presidente da nova republica mas nunca teriam coragem para admitir. Ele foi bom governante para todos: empresariado, militares, povo, só não foi pro general augusto heleno que comandou o desastre lá no Haiti e foi removido a pedido da ONU.
Esse foi ótimo para grandes construtoras, donos de frigoríficos gigantes, para estaleiros picaretas, para o Eike Batista e outros.
Não foi nada bom para a Petrobrás.
Essa falácia de que a Petrobras quebrou só serviu para fazerem o que estão fazendo com ela agora: Fatia-la, retalhar aos porcos do Capital mundial, acabando com nossa soberania energética enquanto engordam suas contas bancárias e subservientes ainda defendem as ações de lesa-pátria.
Estamos pagando a conta ate hoje da incompetência e desonestidade deste ex presidente, inclusive esta porcaria que ai esta e resultado da indignação povo com o primeiro, resultando neste desastre de administração.
Incompetência?! País voou naqueles anos, até os militares eram mais felizes!
Desonestidade? Não lembro de nenhum processo de corrupção que tenha prosperado contra a pessoa do Lula, você é capaz de citar algum processo que ele tenha sido efetivamente condenado por corrupção? Algum processo que não tenha sido extinto por falta de provas ou por ser presidido por um juiz parcial?
Temer só é bom comparado com Bolsonaro.
O Temer tem vááários problemas… No entanto, 2 específicos ele não tem: 1- na esposa; 2- Suas próclises, mesóclises e ênclises são impecáveis…
“Sei que boa parte dessas divergências decorrem (…) – Definitivamente não foi ele que escreveu esta carta. Isso é coisa de equipe de quinta categoria.
Se tivesse passado na mão dele, ele diria: “corrigir-lo-ei”.
“Se tivesse passado na mão dele, ele diria: “corrigir-lo-ei”.
O Temer deve ter cortado essa parte porque ele ciência de que, quem iria ler esse pronunciado, jamais conseguiria pronunciar isso…
kkkkkkkkkkkkkk…boa, boa!!
foi a traição mais vil,humilhante,degradante,sem escrupulos da historia desde a rendição incondicional nas falklands,o presidente incentivou o povo a ir contra o stf e abandonou os seus como o kenedy na baia dos porcos,foi um ato de lesa patria,o xandao fez o leao virar um ratinho,bolsonaro perdeu muitos seguidores…não existe mito e sim mico…que vergonha…game over.
Acabastes de mostrar ser tu um “ÁS” no jogo político.
_ Desce daí Zé !!!
Tava na hora de vocês acordar mesmo .. já não bastava ele falar e fazer campanha contra centrão/toma la e depois ir e falar que é o centrão
um soldado que vai a guerra e tem medo de morrer é um covarde…ele foi pra guerra e teve medo…arregou!
Não cumpriram com o prometido vai ter que usar rosinha, verde e amarelo é pra macho rsrsr
isso é verdade,xandão vai providenciar rs
o Brasil é um país de sabotadores! Veja o J. DORIA dizendo que o presidente não podia ter recuado, MAIA dizendo que o tom adotado pelo MESSIAS é um recurso amoral.
todos querem ver o circo pegando fogo e o Brasil sendo queimado!!!
Entrou água no Navio, os ratos tão pulando fora e aí aparece um ratão com cara de mordomo do drácula para passa um pano. Não tem pano suficiente para enxugar esse barco que ta afundando rsrsrs.
Viu que as aventuras golpistas não tiveram o apoio popular que ele esperava, e no outro dia solta essa nota, além de na reunião dos BRICS elogiar a China.
E assim ele vai testando os limites. Daqui a pouco chegaremos ao nosso Munique/1938.
Teve uma reportagem ( da BBC, se não me engano no momento ) com entrevista com os caminhoneiros que estão fazendo greve.
De 10 entrevistados, em média, uns 6 ou 7 diziam coisas como “protestar contra o STF pra diminuir o preço do diesel” ou “os governadores não deixam o PR diminuir o preço do diesel”
Enfim, bobagens desse nível. Nem eles mesmos sabem o porquê, exatamente, eles pararam.
Agora o PR tá pedindo pra eles voltarem ao trabalho, e querendo “fazer as pazes” com o mesmo STF que, até uma hora atrás, era o “inimigo deles”.
A cabeça deve dar um nó…
Bobagens desse nivel…
, O que acha que a reinvidicacao desses topicos e ilegitima??
Oras, são mais que legítimas, porém se eles estivessem realmente preocupados com o preço estariam protestando contra o presidente e a Petrobras, e não contra governadores, supremo, globo, o comunismo e urnas eletrônicas.
pq não sendo que o ICMS é imposto estadual?
reclamar de ICMS é reclamar dos 10% do serviço do restaurante, e não do prato servido
beleza…então pq é pouco não tira…estava respondendo pq não pode cobrar os governadores..mas o objetivo é ir contra o presidente..então não cobrem os governadores…deixo os 10% que na verdade são 28% e reclame só do presidente..
ICMS sempre teve ou inventaram agora ? Cara vc acha que todo mundo é alienado pra não saber disso ? Antigamente a culpada era a Dilma , e olha que era pelo preço ser 2,80 ..
Sem contar que ele trocou presidente da petrobras falando que os preços iriam abaixar , coisa q não aconteceu .
Interessante é que a gasolina sai da Petrobrás por 2 contos e os 4 ou 5 contos adicionais são culpa da Petrobrás ??? Me ajuda aí!
Tem um vídeo onde se mostra a bi tributação de ICMS em um determinado estado brasileiro e nele é explicado que , ao menos naquele estado, há um preço sugerido pelo estado para a venda da gasolina e sobre este valor(foi usado o valor de R$ 4,80 ) é aplicada a cobrança do ICMS e não sobre os 2 reais da Petrobrás e dessa forma ainda cobram novamente o ICMS sobre o valor excedente aos 4,80, se custar 6,50 na bomba do posto tem mais ICMS sobre os 1,70 a mais que os 4,80 mas a culpa é do PR né, sei .
O combustível deixou de sair a 2 reais da petrobrás há muito tempo. Com dólar a 5,30 e barril de petróleo lá em cima é difícil sair por esse valor.
A crítica aqui é que até dois anos atrás a gasolina custava 3,50 e o ICMS era o mesmo, não aumentou. Se hj vc paga quase 8 reais é porque o imbecil que senta na cadeira da presidência não só não fez as reformas necessárias para impedir que nossa moeda fosse cada vez mais desvalorizada, como sempre que tem a oportunidade de abrir a boca, fala besteira e faz os investidores correm daqui como o diabo corre da cruz. Assim o dólar não para de subir e a gasolina também não.
Se quer criticar, critica o problema certo. Porque ignorância a esse ponto já é ridículo. Fazer xadrez 4D pra defender o minto a essa altura do campeonato é humilhante.
E mesmo ? Se sai por 2 reais antes saia por 1 ou menos , acontece que tem custos ou você acha que gasolina teletransporta pra bomba de combustível ? ICMS é o mesmo sempre e sempre teve não é de agora ..
Vai ler meu caro…. Entenda as circunstâncias antes de comentar.
Responsável foi quem deixou real desvalorizar 40%. Os fundos geridos no passado por este braco direito do PR ganharam muito. Brasil perdeu.
Todas são!
Afinal… a diretoria inteira da Petrobras, quem nomeia é o STF.
Quem faz a política agrária do país, também é o STF…
A política econômica que faz o dólar está onde está… STF, claro!
Quem faz o planejamento energético neste país??? STF!
É isso aí!!! Fora!!!
Me explique o que diabos um “impeachment do STF” ou “intervenção militar” ( coisa que uma boa parcela dos caminhoneiros entrevistados disse que defende e que por isso estavam protestando ) iria diminuir o preço do diesel?
É impressionante como é fácil de enganar e manipular o povo deste país, não é por acaso que esse lugar é sempre governado por corruptos e sempre pelos os mesmos bandidos e as mesmas quadrilhas…
rzrzrzr…tá vendo? Só 125 mil na Paulista…..poxa, é por isto que o pessoal quer voto auditavel…..
Se tirasse o pessoal das Igrejas não daria nem a metade disso.
125 mil abestalhados, tomem aí o apoio do presidente kkkkk
De acordo com a DataCarluxo tinha quantas pessoas na Av. Paulista?
12,5 milhões? Já entrou pro Guinnes no whatsapp?
Eu estava lá..não dava pra andar…estava nas manifestaçõe para o impeachment da Dilma tb que bateu um milhão…estas de domingo estavam no mínimo igual de número de participantes…1 milhão fácil fácil
Isso na Paulista…sem falar as outras capitais e inúmeras cidades que não mostraram..a Globo estava brigando com as imagens..um verdadeiro show de parcialidade e distorção da realidade
Fico imaginando os grupos de bolsonarista, deve ter só surtado, quando não é a Globo, é o PT, se não é o PT é o STF, e assim vai num looping.
não precisa imaginar..só olhar as fotos…homens..mulheres..de crianças a velhos…ainda bem que tem gente pra reclamar dessas coisas né…roubo de PT, STF soltando traficante…e por ai…
Em Ribeirão Preto, com 720 mil habitantes, estimativa da PM de que apenas 2 mil apoiadores do Bozo se reuniram, nesse evento tão clamado por ele. Um número pífio de apoiadores. Pessoal está caindo na real.
A manifestação de 07/09 foi muito menor que a do impeachment da Dilma. Nem se compara. Não ocupou toda a Paulista e havia muito mais distância entre as pessoas).
Fora que da Dilma tinha muito mais gente espalhada nas cidades. Agora estava concentrado nas capitais.
Estive em ambas..estavam iguais..e sou do interior do estado de São Paulo, de uma cidade pequena. Na minha cidade teve e posso afirmar que em várias outras cidades desse estado tiveram tb..a mídia não mostrou…na verdade só não omitiu as das capitais pq não dava..mas distorceu os fatos…
mas não precisa acreditar em mim…pode acreditar na mídia que é a guardiã “da verdade”, “isenta” ,”parcial”e nunca omite sua opnião..
Eu não preciso acreditar na mídia. É só ver as fotos para saber que foi menor. Mas, é claro, eu não sei dizer quantas pessoas tinha, se 125 mil ou 250 mil.
Também sou do interior.
Na minha cidade teve atos contra a Dilma.
Em 07/09 não. Os bolsonaristas fizeram caravanas para a Paulista. Se não tivessem essa caravanas o ato seria ainda menor.
Enfim, mesmo que fossem 1 milhão de pessoas na Paulista, num estado com mais de 40 milhões de habitantes, sendo que uns 30 ficam a cerca de 100km de SP, é uma manifestação pequena. Uma parcela pífia a população.
é o q falei..cada um acredita no que quiser..
Vcs não aprendem, né?
Massa de manobra.
Antes e agora.
Preocupe-se com a crise hídrica que está torrando o interior do seu Estado e está se agravando pela inépcia desse Governo que não tem plano para nada.
A não ser fazer dancinha da chuva fazendo arminha com as mãos.
Cuidado pra não virar massa de manobra, o Zé ta solto.
Com tanto “apoio popular”, porque o PR não consumou o golpe, fechando o Congresso Nacional e destituindo os juízes do STF?
Rsrsrs mestre, é o Brasil. Um frouxo virou mito.
Cara vc ta delirando, nao tiveram o apoio necessario???? Vai nascer de novo
Por que ele arregou, então?
boa pergunta !
Medo de ir para cadeia, ele e os filhos, e esse medo não é de agora, se perderem o mandato tão ferrado, salafrários, larápios, desde inicii.
Teu Minto já agendou um encontrinho com o Alexandre de Moraes pra fazer as pazes, sabe porque? Porque o termomentro que ele precisava para tentar qualquer golpe, eram as manifestações que aconteceram no domingo, e que foram reduzidas para o tamanho do barulho que ele precisava.
O que está circulando pelos meios políticos é que ele arregou para salvar o ’02’ e ’03 no inquérito das ‘fake news’.’.
Em troca, está entregando caminhoneiros e blogueiros aliados.
Ou seja, os peixes pequenos que vão entrar de gaiatos.
Não apostaria na nessa hipótese. A natureza dos crimes, como a “rachadinha” (peculato, na verdade), por exemplo, são crimes comuns. É isso que assusta a família e seus aliados como um todo.
O caso da rachadinha envolve o 01 e 02, mas corre na Justiça do Estado do RJ.
Não é diretamente envolvido com o Min. Moraes.
Não tiveram aopoio popular? Vc por acaso viu as manifetações de domingo?
Não sei..acho que levou um puxão de orelha de alguem ou fizeram algum acordo por tras dos panos…
Com tanto “apoio popular”, por que não consumou o golpe fechando o Congresso Nacional e destituindo os juízes do STF, da forma como seus apoiadores tanto desejam?
no caso mesmo os mais radicais só queria a destituição dos ministros do stf…
Não teve o apoio e pronto… só aceita que dói menos…. ele está nervoso, acuado pq sabe que o seu “governo” acabou…. nem o PT quer q ele caia… ele Presidente garante a volta do Lula…
https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/brasil/justica/carmen-lucia-nega-acao-do-pt-para-obrigar-lira-a-analisar-impeachment%3Famp
PT não quer que ele caia, ué e entrou com pedido no STF pra tentar obrigar o Lira analisar os pedidos de impeachment?
Hj o STF assim como o presidente recuou e liberou o Oswaldo Eustáquio..deve ter sido pela “falta de apoio”….intervir no STF teria sido loucura mesmo..como um colega falou em um comentário mais abaixo o cenário internacional não iria aceitar e o país ficaria isolado..o grande problema que vejo é que o STF faz atrocidades e muitos até aplaudem pq atingem o presidente…liberta criminosos, legisla..enfim
Se for pra evitar a volta do Lula com ctz quero que ele caia. Uma das minhas broncas com o STF é justamente por ter soltado ele!
Volta de Lula e permanência do atual e ruim para Brasil. Põe o Mourão na transição, apaziguá situação e avança reforma. Daria ate pra dar uma regrada no judiciário.
Seria uma boa mesmo
Concordo, lembrando: primeiro, o atual governo fez até chacotas com os chineses, que com sua sabedoria milenar silenciaram pragmaticamente e aguardaram, pois para eles a paciência é uma virtude. Segundo, como os discursos do dia 07 e a convocação dos caminhoneiros para bloquearem estradas não surtiram efeito, ou seja, a baderna e o caos (condições ideais para um golpe), veio a carta do Temer. Enquanto isso, no mundo real, a economia continua ladeira abaixo, o desemprego bate recordes, a inflação está beirando os dois dígitos e temos quase 600 mil mortos pela pandemia.
Exato.
HAHAHAHAHAHA
Sabia.
Tinha apostado nisso.
Ele “mordeu”, viu que não teria apoio suficiente ( ou melhor, apoio de quem verdadeiramente importa, e não o apoio do “entourage” dele, que tem poder nulo pra realmente mudar algo ) pra continuar em frente com as sandices dele, e agora assopra, dizendo que “voltou atrás” e que foi “no calor do momento”.
Típico.
Mas não se enganem.
Daqui a pouco ele inventa outro inimigo imaginário, pra fazer tudo novamente:
Morde, ver se dá pra ir em frente, e assoprar, caso não dê, e dizer que foi “sem querer querendo”.
Diga mais claramente, vc acha entao que as forcas armadas nao estavam com ele??
Logico que não estavam… não em sua maioria. Muitos militares de alta patente tem sinalizado recentemente discordância com muitos atos do presidente, inclusive de seus ministros militares.
Óbvio que não.
No começo do mandato, o General Heleno cantou “se gritar pegar Centrão, não fica um meu irmão”.
Há algumas semanas, Bolsonaro disse que sempre foi do Centrão.
General Heleno simplesmente desapareceu do mapa.
Fora que Bolsonaro já falou mal do General Mourão.
Claro que tem muitos generais e militares que apoiam Bolsonaro, principalmente quem ganhou um cargo no governo para acumular remunerações. Mas não tem apoio suficiente para dar um golpe.
Qual sua explicação para ele ter arregado hoje?
As próprias FA’s ( uma boa parcela deles, na verdade ) sabem que não estamos mais nos anos 60, e uma quebra de Poderes no Brasil, hoje em dia, só serviria pra empurrar o país ladeira abaixo e nos transformar numa Venezuela 2.0.
A comunidade e comércio internacional iriam fechar as portas pra gente, e nem o Tio Sam nos apoiaria.
Esse negócio não tem respaldo nenhum na realidade. Só na mente perturbada e desconectada da realidade do cercadinho dele, e de quem ainda acha que ele joga xadres 4D.
”A comunidade e o comércio internacional iriam fechar as portas pra gente”
Menos amigo, menos. Nem na Venezuela e em Myanmar isso ocorreu. E dizer isso não significa que eu apoie essa proposta de golpe…
A verdade é que desde 1988 os civis vem destruindo esse país, com suas políticas econômicas ridículas e que conseguiram ser muito piores do que a hiperinflação deixada pelos militares. Logo esse ”pepino” tem que ser deles.
O Brasil se enfiou numa armadilha, ao definir direitos e vantagens por lei acima de sua capacidade financeira de gerar receitas, pois ao mesmo tempo que novos direitos são estabelecidos, faz-se necessário mais impostos, o que onera e acaba matando a fonte geradora dos impostos. No momento, a atividade econômica mais tributada é a industrial, que está a caminho da extinção. Dos setores econômicos, os que menos pagam são o financeiro e o de produção rural, não por acaso, os que vão bem.
Há um bom tempo, o Estado Brasileiro gasta mais do que arrecada e, que, agora com a pandemia, aumentou ainda mais. Isto já é um complicador que fica ainda maior se observarmos que estados que estavam pressionados para resolverem seus gastos acima da arrecadação, resolveram o problema com o dinheiro para o combate a pandemia e autorização para o não pagamento de dividas, o que significa que, assim que a pandemia acabar, haverá uma queda na realidade, com os estados tendo que voltar a pagar as dividas e pressionando pela continuidade do bem bom (é bom lembrar que os governos abandonaram as políticas de frugalidade e gastaram com gula).
Tempos politicamente conflituosos virão no acerto de contas que terá que acontecer, mais cedo ou mais tarde.
E precisamos ver que a inflação está mostrando as garras e os juros estão subindo, complicando o rolar da dívida pública e acelerando o processo de endividamento
‘Há um bom tempo, o Estado Brasileiro gasta mais do que arrecada …..’
Inclusive com seu salário (ou aposentadoria) que deixará para sua filha, né esperto?
Que salário? Não sou parasita. Tu reclama dos milicos mas defende parasita funça civil, me poupe kings. Critico os civis e os milicos pois só fizeram cagada quando chegaram ao poder e isso é fato. Não adianta ficar rodando as setes chaves ”ixtadu democraticu di direitu”.
Vc falou de um jeito que parecia ser militar, ao colocar a ‘culpa’ nos civis.
Pelo menos, era o que transparecia.
“Há um bom tempo, o Estado Brasileiro gasta mais do que arrecada …..’”
Agora pergunta pra ele sobre a canetada que o PR deu no começo do ano, aumentando o próprio salário e do vice dele em 60%, e fazendo um efeito cascata no aumento de salário do ato funcionalismo público, além de permitir o acúmulo de salários, fazendo milico ganhar até 100k.
Ahhhh sim…esquecí…a culpa disso não foi dele. Foi do STF e da mídia…
Pois é.
Indignação seletiva.
Os civis vem destruindo o país desde 88?
Eu concordo que civis fizeram várias políticas econômicas ruins, leis ruins, que hoje há desequilíbrio fiscal e outras mazelas, mas hoje o Brasil está melhor do que antes de 88.
Os militares entregaram um país que não tinha sequer capacidade de rolar a dívida externa, tendo o Sarney que declarar a moratória.
Economia era extremamente fechada. Importação de veículos eram proibidas (com exceção de embaixadas) e só tínhamos carroças.
Industrialização falsa, que dependia, mais do que hoje, da proteção pelo governo.
Inflação galopante.
A previdência tinha regras muito mais deficitárias do que agora.
Admissão no serviço público sem concurso.
É tanta coisa muito errada que existia que não dá para arrolar.
É isso aí… eu respondi semelhante e mais aprofundado mais abaixo, mas o comentário ficou retido.
Sim, vem. Igualzinho aos militares. Pioraram muito a segurança pública, a saúde e aumentaram drasticamente os gastos públicos (igual os milicos) e quadruplicaram a dívida que os milicos deixaram, teremos brevemente 100% do PIB em dívidas. E o Estado brasileiro não paga a dívida, ele só rola e aumenta ela ainda mais, não atoa era de 20% em 1994 e hoje é de 90%. Logo não tem essa de ”tem capacidade para pagar a dívida”.
Não há dinheiro e não há disposição política para mudar o rumo que seguimos de aumento de gastos (por exemplo, os parlamentares estão a aumentar os repasses de dinheiro para os partidos), o que significa que caminhamos para uma crise econômica brutal quando ficar muito difícil para o governo buscar dinheiro no mercado financeiro, pois teremos que encarar a necessidade de reduzir gastos (vide Grécia) e isto será uma catástrofe social, pois quem está no poder não abrirá mão de suas vantagens (vide os últimos anos) e não há margem para um aumento significativo de impostos.
Não da pra deixar de criticar os civis não. Criticá-los não significa defender os milicos, muito menos ser contra a democracia. Não atoa mencionei a hiperinflação. Mas pelo visto, alguns tem seus monstrinhos de estimação.
”O Brasil esta melhor do que em 1988”
Difícil seria se estivesse pior passado tantos anos.
A melhora da qualidade de vida se deu devido ao aumento da tecnologia, da expectativa de vida e do desenvolvimento do setor terciário, ou graças aos governos civis? A única coisa boa que fizeram no âmbito econômico foi resolver algumas cagadas dos militares como o Plano Real, entretanto fizeram as próprias cagadas colossais e imensas(as quais já mencionei) que inclusive NÃO são poucas. Logo tem culpa sim. Curioso como tenta-se inocentar os civis dos erros, se o Regime Militar tem erros crassos, por que os civis não teriam?
E quais são os incentivos para manter e emitir títulos da dívida do governo?
Muitos acham que os títulos do governo oferecem uma taxa de rendimento atraente e representam riscos quase nulos. Mas não é bem assim. Afinal, o que os títulos do governo representam? Quem realmente paga os juros desses títulos? E quem paga o principal?
Tão logo a emissão de mais dívida se torna excessivamente custosa – como, por exemplo, quando o nível da dívida ultrapassa um certo limite -, o incentivo econômico para os governantes e governados continuarem pagando o serviço da dívida [pagamento dos juros] declina rapidamente. Esse incentivo, com efeito, pode se evaporar por completo.
Entretanto, se a dívida do governo atingiu um nível que obstrui a expansão econômica e reduz as receitas de impostos, e se, por motivos políticos, os outros gastos do governo não puderem ser contidos, o serviço da dívida terá de ser pago por novas emissões de títulos da dívida – uma situação que levará, mais cedo ou mais tarde, ao colapso da qualidade do crédito do governo. E é exatamente isso que ocorre no Brasil, logo rolar a dívida mais ainda não é garantia de mudança mas de piora ainda maior da situação.
Se a dívida do governo estiver predominantemente em posse de grupos que não têm voz direta na determinação das políticas do governo (tais como, por exemplo, estrangeiros ou um grupo minoritário do eleitorado doméstico), o incentivo dos governantes e da maioria dos governados para repudiar a dívida pública se torna razoavelmente alto.
Nos dias de hoje, a maioria dos investidores em títulos do governo não esperam que o governo irá de fato quitar a sua dívida. O que eles esperam é que um título do governo que esteja prestes a se maturar seja rolado. Isso significa que um investidor de hoje tem a esperança de que haverá investidores no futuro que irão voluntariamente e de bom grado emprestar dinheiro para o governo, permitindo assim a rolagem da dívida.
Aplicando o mesmo raciocínio, os investidores futuros também têm de ter a esperança que, num futuro ainda mais distante, quando os seus títulos do governo maturarem, haverá outros investidores que também irão voluntariamente emprestar dinheiro para o governo.
Portanto, se os investidores de hoje perderem a confiança de que haverá investidores no futuro dispostos a rolar a dívida vincenda do governo – porque temem (corretamente) que nem o governante e nem os governados terão incentivos para continuar pagando o serviço da dívida até lá -, haverá grandes problemas.
Nesse caso, o que vai acontecer é que os investidores começarão a fugir dos títulos do governo. Consequentemente, os preços dos títulos cairão e, reciprocamente, os custos de financiamento do governo (juros) subirão.
Não é preciso muito esforço para ver que investir em títulos emitidos por países que não têm capacidade – muito menos disposição – para quitar suas dívidas é um negócio, no mínimo, altamente arriscado.
Sem contar o incentivo para a inflação:
Ultimamente, os investidores ficaram mais preocupados com a hipótese de que os governos não irão pagar o serviço de suas dívidas, a se julgar pelos sinais de preços que estão sendo emitidos pelos mercados financeiros. Por exemplo, os spreads dos CDS (Credit Default Swap, algumas vezes traduzido como Swap de Crédito, corresponde a uma espécie de seguro contra um eventual calote de alguma instituição) têm aumentado drasticamente em todos os mercados de títulos governamentais.
Falando mais simples, o spread de um CDS pode ser interpretado como o preço para garantir um seguro ao portador de um título contra um calote. Nesse sentido, quanto maior o spread do CDS, maior é a probabilidade, do ponto de vista dos investidores, de que o tomador do empréstimo irá dar um calote na sua dívida.
Enfim, espero que tenha entendido a situação péssima que estamos, e dizer isso não significa apoiar o Regime Militar…
Eu disse que os civis cometeram erros.
O que eu disse que é o Brasil está melhor hoje do que quando recebeu dos militares.
A inflação de dois dígitos anual é ruim? É. Mas não chega nem perto da inflação de dois dígitos mensal pela qual já passamos.
Estamos nos endividando muito? Sim. É ruim? É. Mas a dívida é rolada. Na década nem isso foi possível. Teve que decretar a moratória.
Eu sou liberal e acho que ainda temos muita coisa para corrigir na economia, mas ela está melhor que 88. Esse foi meu ponto.
Rapaz, foram os civis que resolveram o problema da hiperinflação deixado pelos “super militares hábeis e competentes”
Resolveram tanto que estamos indo virar uma Venezuela sob tutela deles. Temos inflação de 2 dígitos, 90% do PIB em dívida, desemprego nas alturas, imensa violência, 40 mil brasileiros fugindo do Brasil todos os anos, 40% das famílias em insegurança alimentar, mas viva o ”ixtadu democraticu di direitu”
Mostrar isso não significa que apoie o regime militar nem seus erros.
Bolsonaro está aí faz 2 anos e meio e não fez nada para resolver isso. E não adianta falar que o Congresso não ajuda, o Centrão foi comprado por ele, falta vontade política. Bozo não é solução, mas um dos problemas.
Isso está acontecendo agora porque em 2014 desemprego era em média 5% ..
2011 Brasil ultrapassou economia do Reino Unido ..
Então né
Curiosamente, a hiperinflação não só foi culpa dos milicos, mas tb dos economistas civis da Unicamp como Delfim Neto.
A Venezuela tem embargos… e não são poucos. China, Russia e Irã comercializam com eles… mas a que custo??? A soberania dos caras está entregue às traças…
Comparar Brasil com Mianmar… é sério? Mianmar por acaso tem economia… industria… Exportação de qualquer coisa que não seja vídeo de lambaeróbica no Tik Tok?
Um argumento de que o golpe não teria consequências comerciais baseado em dois casos que são justamente o que eu não quero que meu país seja de jeito algum… não é muito bom argumento.
Todo apoiador do Bolsonaro tem mania de falar da Venezuela, porem a maioria não sabe oque os embargos de sanções acabam com economia de la ..
Nessa eu posso dar alguns pitacos… Sobre o resto do argumento…
Vamos pôr as coisas em perspectivas históricas e bem mais amplas…
O Estado não é gigantesco por causa da Constituição de 88… Esta última apenas piorou o que já era péssimo.
Os governos militares aumentaram o Estado pra garaaaaiii… Quando um presidente espirrava, uma nova estatal era criada. De preferência com alguns militares “no bórdi” destas. Até estatal de hardware fizeram “pra desenvolvimento de tecnologia nacional”… Deu muito certo não.
A economia era fechada. Aquele filme “Adeus Lenin” me lembrou muito aqueles tempos, igualmente pela abertura completamente afoita e desastrada do nosso Ex-PR impichado (que inclusive é bem chegado no atual). Mais parecia que eu morava na cortina de ferro… podia ter e comprar nada, a não ser que fosse a Puerto Stroissner, que aí era uma festa! Lembro em oitenta e poucos quando meu querido pai foi fazer um trabalho numa hidrelétrica perto de Porto Velho e deu uma esticada em Manaus (que era logo ali, #sqn)… Trouxe um videocassete da Zona Franca… Pelamordedeus!!! Que emoção!
A hiperinflação era mera consequência deste cenário…
A enorme dívida externa legada, após a crise dos juros nos EUA, fez com que nosso balanço de pagamentos se tornasse impagável, igual a Argentina de hoje.
Ademais, nossos custos eram altíssimos. Industria defasada por anos de economia fechada e reserva de mercado. Estatais monopolistas e indeficientes, promovendo serviços públicos insuficientes a uma demografia explosiva.
Tem outras questões tais como os bancos públicos eram utilizados para auxiliar na sinhoriagem e tapar os buracos orçamentários… Mas vamos ficar por aqui para não estendermos.
O “jênios patriotas” deixaram uma herança maldita na qual sofremos até hoje! Ainda vivemos de indexações originadas daquela época. Ah… e claro… até hoje temos um limite de USD de compras do que podemos trazer do exterior… Nada pode ser mais mofado!
Os governos militares eram uma bosta, os civis outra. Se der um soco no saco dos governos civis pós-1988 acertam sua boca!
Sua elegância é comovente!
Sobre a CF88… Seu contexto e inspiração…
Havia um afã de “nova democracia”. Somado a isso… uma grande vontade de “distribuir o bolo” de anos de crescimento vertiginoso, somado a uma enorme concentração de renda. Havia (e ainda há) uma enorme dívida social que nego achava que ia resolver pondo compromissos e deveres do Estado na Constituição.
Só que isso era uma falácia, tanto que o resultado é que continuamos com dívida social e concentração de renda e essa CF-social (na qual certo partido “de trabalhadores” votou contra em bloco) não é suficiente para resolver a questão até porque ela mesma é contraditória nisto. Estão lá inúmeras políticas públicas que fazem justamente o contrário. Para “garantir direitos adquiridos”, que na realidade são privilégios adquiridos, ele causa uma baita concentração de renda e quem sofre é justamente as vítimas da concentração, que são legadas a segundo plano na hora de distribuir este bolo. Quer exemplos? Nossa estrutura tributária é concentradora de renda, nosso sistema de previdência idem… A tal universidade pública e gratuita e cheia de aluno playboy é concentradora… até o BNDES é concentrador de renda!
Recentemente, um certo partido “de trabalhadores”, governando o país, criou um certo FIES… Pois é… O pobre que não tem $$$ para pagar uma faculdade e também não recebeu educação igualitária para acessar a universidade pública e gratuita iria finalmente poder cursar uma faculdade, com a ajuda do Estado, dentro dos princípios constitucionais de garantir educação a todos. Lindo!
Hoje podemos avaliar os resultados. O diploma do cara virou um mero papel, pois não há empregabilidade a ele. O próprio cidadão está com uma dívida grande e não vai pagar. Mas essas faculdades particulares encheram os burros de dinheiro público. Uma delas se orgulha de ser “o maior grupo de educação privada do mundo”. Detalhe… Certo ex-PR está subindo e descendo o Brasil, fazendo pré-campanha eleitoral, utilizando o jatinho do dono desta mesma universidade… Concentração de renda!!!
Aí quando eu digo que a universidade pública não pode ser gratuita, que a sociedade inteira não pode pagar pelo estudo especializado de alguns… Que os EUA são cheios de universidades públicas (na maioria estaduais), mas não são gratuitas e com tuitions mais baratas que as privadas… mas que se o cidadão está sem condições de pagar, poderia requerer o FIES para cursar… Isto é, o dinheiro público sendo aplicado no próprio Estado, na universidade pública ao invés da privada… me “xingam” de neoliberal ou entreguista e bla bla bla.
Enfim… O problema não está SÓ na CF88 “social” em si. Mas nos privilégios que esta garante, além das políticas públicas populistas aplicadas utilizando as obrigações escritas na CF88 como pano de fundo.
Só pra fechar…
O agro e os bancos não estão bem por causa de privilégios tributários. Cada um está bem por questões próprias.
O agro é indústria também. É trator, colheitadeira… é carne e frango processados… é genética e tecnologia… Também é voltado mercado ao exterior, não ao mercado interno como é a indústria em geral. Visando o mercado externo, eles são automaticamente competitivos, possuem padrão mundial de produtos e produção. Claro que um bom crédito subsidiado, além de custos em BRL com receitas em USD… também ajuda.
Já os bancos são oligopolizados. 5 bancos são responsáveis por quase 80% do crédito no país, sendo 2 deles bancos públicos. Pior… a maior parte dos créditos desses bancos públicos não oferecem intermediação financeira (isto é, oferecer crédito pelos depósitos dos correntistas), mas sim como instrumentos de políticas públicas, ou seja, oferecem créditos subsidiados por meio de dinheiro público. Já os privados na época de hiperinflação ganhavam nas operações de tesouraria, hoje ganham emprestando ao governo com esses juros exorbitantes que nós todos pagamos.
Já a indústria tem muito subsídio e pouco retorno. Temos ZFM, temos enormes subsídios a automobilística… Uma farra! Não é a indústria que é muito tributada, mas a MERCADORIA. Tributamos produtos de forma arcaica, em cascata, substituições tributárias… um manicômio! Tributamos pouco os SERVIÇOS, mas se os tributarmos mais para equilibrar com as mercadorias, muita gente vai para a informalidade. É uma equação dificílima de equacionar, pois muita gente perde para ganhos gerais incertos… então vai ficando tudo como está…
Seu comentário apesar de bom é um show de falácia do espantalho. Ninguém negou os erros dos militares, mas as CF 88 não só os mantém como também os aumentou drasticamente. Disso os civis com certeza tem culpa. Principalmente do aumento da violencia, da falta de responsabilidade fiscal e do desemprego. Quem vem endividando o país desde 1990 são os civis, são responsáveis pela situação do país faz mais de 30 anos, logo de quem é a culpa?
“logo de quem é a culpa?”
De TODOS. Do Brasil. Dos brasileiros civis E militares.
Gosto dessa saudade de tempos que nunca existiram…
“Quem vem endividando o país (…)”… TODOS. Até o Império endividou. Os militares, então, com a dívida externa, nem se fala!
“aumento da violencia”… Curioso que o CV foi fundado nos anos 70… Curioso que esse mar de favelas da minha cidade cresceu exponencialmente nos governos militares.
“falta de responsabilidade fiscal”… Não tinha nem guardião da moeda nos governos militares. As contas eram encerradas no BB sem o menor critério e transparência. Afora o que os bancos estaduais não escondiam… As “grandes obras” foram exemplos de compliance… Além de uma explosão na quantidade de cartórios distribuídos por critérios essencialmente republicanos. Irresponsabilidade fiscal é uma jaca desde o Brasil-Colônia.
“desemprego”… O Figueiredo entregou uma economia a pleno emprego, né??? Hm, não.
Os civis fizeram muito melhor? Nem f…do. Mas passagem de pano de quem fez menos m…da não leva a lugar algum. E há uma diferença bem grande de lá pra cá. Eu tenho liberdade de escutar o quero, ler o que quero e expressar o quero sem ter um grupo de armas para definir o que é certo ou errado. Isso faz bastante diferença.
Mas cada um CRÊ no que quiser.
Brasil ficou de joelhos governo militar, só apareceu bandido depois eleito ( Sarney, Collor, lula, Dilma, temer , bozo) todos corruptos, que para náo serem presos venderam alma ao centrão. Falta colocar gente competente e que queira trabalhar pro Brasil, náo existe salvador pátria, só trabalho e competência, quando começarem a votar em candidatos assim Brasil melhora, inflação foi domada assim e resultou crescimento verificado começo seculo, ai entrou ladrão incompetente e esta lastima que ai esta ( honestidade náo e qualidade, e dever ).
Civis? Me fale um país administrado por militares que vai para frente. Se militar administrasse bem o orçamento não gastaria quase tudo com folha de pagamento. O orçamento vem do executivo e o Legislativo aprova, mas nunca vi uma iniciativa de reduzir o contingente. Não sabem administrar o próprio orçamento e vão administrar o país?
“A verdade é que desde 1988 os civis vêm destruindo esse país…”
Colega, mas são esses mesmos civis que ficaram sem uma possibilidade viável de se aposentar e perderam praticamente TODOS os direitos trabalhistas é que sustentam os ótimos soldos e demais benefícios das, por exemplo, forças armadas.
Deixa ver aqui então se entendi. Caso o país não tivesse sido “destruído” pelos civis, eis que poderíamos ofertar mais e melhores benefícios sociais para os militares e seus familiares (notadamente as filhas “solteiras”), correto?
E quando digo benefícios sociais, digo também sobre a qualidade de vida para todos os seus familiares pelo motivo que todos aqui sabem e conhecem.
Porque investir em equipamento sofisticado e em quantidade está fora de questão.
Blog do Noblat
@BlogdoNoblat
Foi o ex-presidente Michel Temer quem convenceu Bolsonaro a assinar o manifesto. Foi ele quem pôs ao telefone Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes.
Existem dois Bolsonaros.
Um valentão com discursos inflamados para seus incautos e incultos seguidores, que o consideram um mito da estratégia política.
E um covarde que constantemente emite notas dizendo que não foi nada disso, que foi mal interpretado, que agiu por impulso e que não vai mais fazer isso.
Deve ser difícil ser seguidor do presidente e tentar conciliar essas duas personalidades contraditórias na defesa apaixonada do líder.
Ademais, tomou uma bela enquadrada do Fux, uma belíssima enquadrada do Barroso e o Temer terminou o serviço fazendo-o dar essa declaração à nação.
Rafael, tenho que concordar, ele discursando na paulista e depois no áudio para os caminhoneiros, nem parecia a mesma pessoa.
Tiveram a chance da CPI da lava toga, mas…
A CPI da lava toga NUNCA irá sair, no dia que ameaçarem isso o STF tira da gaveta um ou outro processo de alguns do congresso e do senado e o presidente das respectivas casas arquivam o projeto.
Nascimento, chegaram bem perto, mas você sabe que o Flávio Bolsonaro fez de tudo, na base do conchavo, para melar a lava toga, se uniu até com o PT.
O Brasil não é para amadores, o teto de vidro e a conversinha no pé do ouvido falou mais alto, e isso é um fato, não tem como negar.
Ela não saiu…
O finado Senador Olímpio pautou no Senado, mas o zero-um fez uma mega-articulação pra brecar… Por que? Porque a CPI iria investigar, entre outros, o Tóffoli, que foi citado em delação premiada na igualmente finada lava-jato, cuja morte morrida teve participação direta do PGR que, por sua vez, acabou com todas as forças tarefas da procuradoria.
Bem… Em 2019 Toffoli determinou a suspensão de processos em todo o país que tenham como base dados fiscais compartilhados (aqueles que indicam movimentações suspeitas)… a pedido de… Flaviiiiinho. Hhhhmmmm…
GFC_RJ, e por falar em finada lava jato, PGR e Bolsonaro, eu lembrei de um cidadão que ficou muito feliz, inclusive elogiou esses citados…Sim, Renan Calheiros…Ah esse Brasil…rsrsrs
É este o problema, neguinho quer um líder para chamar de seu, e acaba esquecendo que são políticos, fazendo politica (e eu acho politica importante).
Vc concordar com a pauta de interesses de um politico não deve te obrigar a segui-lo cegamente, ele, o politico, é um cidadão fazendo um trabalho para vc!
Falou grosso mas no fim quicou como uma periguete !
Retórica de palanque…
Mas o filho dele votou contra hahaha pq será né ..
Ele está vendo que a corda apertando no pescoço e em pelo menos dois de seus filhos.
O que acabou de ser publicado é que ele arregou porque o Min. Moraes está chegando perto dos financiadores de sua campanha.
Aguardemos os próximos episódios.
Na verdade escrito pelo golpista-mór Michel Temer, já q é do conhecimento geral que Bozo é semianalfabeto.
Ele não é inteligente e eloquente o suficiente para escrever e elaborar uma carta conciliatória de nível.
Pelo visto nem para escrever uma carta de qualidade o excrementíssimo “Mito” presta…
Já o Conde Michel Temer não tem nenhum problema com isso, poderia muito bem escrever uma carta para apaziguar Israel e Irã facilmente.
heheh, judeus e mulçumanos não tem problemas com vampiros? heheh
Além de tudo isso, o Bozó ainda enviou uma aeronave paga por nós para pegar Temer em seu castelo na Romênia…
kkkkkk
kkkkkk
E foi aprovado como cadete. Eis a questão, como será que conseguiu essa aprovação?
Já fiz essa pergunta antes e não até agora não obtive resposta.
E o Pazuello?
Qual o curso de logística que ele fez?
Fala para mim que eu quero passar longe.
Totalmente inepto.
Mistério, mestre Kings, mistério…
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA ª- ª … Não quero andar aqui com denúncias de direitos de autor nem nada, mas, este era o lema de António de Oliveira Salazar.
Perfeita observação.
Mesmo numa carta de desculpas ele dá um jeito de homenagear algum ditador.
Do Integralismo também.
O problema aí é a família.
kkkkkk
Só que ele tem de explicar de qual família ele se refere, né?
Não passa de um cagão despreparado. Mais burro que ele só é quem o apoia.
“Who’s the more foolish? The fool or the fool who follows him?” – Kenobi, Obi W.
Por isto eu chamo ele de Dilmo! ehehehe
não são burros, só queriam alguem que resolvesse algumas coisas, mas ele arregou…
O Bolsonaro de hoje parece o Trump depois da invasão ao Capitólio: tá com o Fiuk que não passa nem wifi.
Hoje ele se encontra num beco sem saída: tenta um golpe sem o apoio necessário, ou recua e desagrada a parcela de eleitores radicais, que são os únicos que ainda aprovam o governo e possivelmente travam um impeachment. Aparentemente ele escolheu a segunda opção, e os resultados já aparecem, com muitos caminhoneiros putos da vida, chamando ele inclusive de frouxo.
Se desde o início ele tivesse se preocupado em governar de verdade e tivesse assumido as responsabilidades do cargo ao invés de ficar buscando inimigos e conflitos pra pagar de perseguido, isso não estaria acontecendo.
O Bolsonaro podia receber a medalha de pessoa mais medíocre do mundo: falhou como militar, deputado, pai, e também como presidente.
Pelo visto Bolsonaro não passa de um leão verde oliva, que rugiu,rugiu mas no fim mijou para trás…
Acuado, ligou para Conde temer que aconselhou uma reaproximação com os poderes, acabando com as hostilidades e tomar uma atitude conciliatória.
Para quem era imbroxável, me espantei ao ver ele chamando Xandão de “jurista” e “professor”…
“Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes”.
Só mostrou oque ele realmente é: Um bravateiro e covarde !
“É um tal de poc, poc!”
E mesmo assim com toda gadolandia tornou-se Mortal, Broxa e Comivel. Agora, quem se alimenta de um desqualificado desses é
herbívoros, carnívoros ou onívoros? Resposta errada. É Mosca.
Errado … é….. Certo … são…..
Não há o que Temer!
Se esse verme que ocupa a presidência ainda possuísse algum resquício de bagos no meio das pernas, teria renunciado. O dia de hoje foi muito patético, mesmo para o baixíssimo padrão bolsonarista de governar.
Já passou da hora de um governo “sem graça” ocupar o poder de novo. Quem quer ver um comediante fazendo palhaçada, que vá para um circo; na política já vemos que não funciona.
“Mas o que o preocupa de fato é a perda do foro privilegiado. Sabe que cometeu crimes que podem levá-lo para a cadeia, então aferra-se ao cargo (…)”
É por aí…
Uma coisa eu tenho que admirar em esquerdopatas… Eles são bem mais “machos” que esses facistóidezinhos de hoje…
O ex-PR, afora o circo até a custódia, aguentou de até de boa os quase dois anos de cárcere… até namorada arrumou.
O Mujica dos 12 anos de prisão, 7 passou em solitária. Não perdeu a simpatia, muito pelo contrário…
Já o “famoso quem?” Zé Trovão fugiu pro México.
E o tal do Daniel Silveira chorou igual um bebezinho na prisão. Voltou pra jaula por danificar a tornozeleira… culpou o cachorro.
Zé Trovão vai acabar em cana.
E lá, será chamado de ‘Ana Raio’.
kkkkkk
Tem um jornalista que finge que ficou paraplégico na cadeia.
Roberto Jeferson ficou doente em menos de uma semana.
Queiroz saiu por medo de pegar covid. E a mulher dele saiu para cuidar dele (detalhe que ele já estava escondido a meses longe dela, que fugiu para outro lugar).
Aliás, por onde anda Sara Winter?
Que vergonha Sr. PRESIDENTE. SINTO-ME TRAÍDO. LAMENTÁVEL.
Somos 2, na hora que ele viu o tamanho do porrete do estamento internacional saiu de fininho. Mas ele queimou o filme dele demais
Infelizmente cada um tem seu tempo para enxergar a realidade que basicamente é:
Bolsonaro é o menor presidente da história do Brasil, um amontoado de mentiras e valores distorcidos!
Venerado Zeus.
Ele sabe que depois de acabada sua aventura presidencial, sua situação e a de alguns familiares ficará complicada.
Portanto, deve jogar tudo na manutenção de uma situação que provoque tumulto para tentar escapar pelas beiradas.
O fato é que ele assumiu um cargo ao qual não tinha/tem condições intelectuais, técnicas e muito menos morais para assumir.
Provocou para si e sua família a fúria de grande parte da sociedade e do Establishment.Vai acabar pagando caríssimo por isso.
O cara que chegou ao poder criticando a velha politica, pediu ajuda ao Temer….
Curioso…. temos uma nota oficial de um presidente, que foi escrita pelo ex presidente….
Algo unico na historia, acredito.
Hoje tivemos um hiato no mandato de Jair Bolsonaro: tivemos 1 dia de mandato presidencial de Michel Temer. Hoje o Bolsonaro foi apenas o office-boy.
Já vimos de tudo…Presidente caçador de marajás, Presidente com modelo sem calcinha, Presidente nove dedos, Presidenta que estoca vento…agora temos também o Preside pipoca…
Um comentario meu esta preso
125 mil manifestantes? é por isto que querem o voto auditavel….
https://pbs.twimg.com/media/E-uRBtKXMAA5amt?format=jpg&name=900×900
E as versões…..
Não apoio nenhum dos lados, mas plmds em pleno século 21, levantarem um cartaz desse “em defesa da revolução e ditadura proletárias” , é triste dms, mal caratismo e falta de conhecimento pra uma pessoa colocar um cartaz desse na rua. do outro lado igualmente, como cartazes do AI-5.
Essa primeira imagem é uma montagem bizarra, tudo pixelado, quem fez deve estar aprendendo a mecher em editor de imagem…
Imagens pixeladas e de baixa resolução, não precisa se dar ao trabalho de postar essas montagens ridículas, no Youtube está cheio de vídeos de imagens áreas no dia do protesto.
Na duvida das fotos, as filmagens comprovadoras
Sim, comprova que existe bastante alienado apoiando esse elemento, nada além disso. Como já amplamente divulgado em todos os meios de comunicação (inclusive os bolsonaristas), ele recuou, e isso diz muito sobre essas manifestções patéticas.
nossa carvalho, vai dormir.
se dê o mínimo de respeito.
até seu ídolo mor já deu pra trás e você continua insistindo nessa encheção de saco!
https://www.youtube.com/watch?v=Fw2ccXNr8_o
O marxismo é o fascismo do proletariado…
Ué.
Se deu mesmo muita gente e “mostrou que ele teve apoio popular”, porque ele não seguiu em frente, ao invés de arregar e dar pra trás?
Ele não tem apoio? Porque recuou então?
As imagens comprovam que este senhor ainda tem apoio do seu eleitorado (ou pelo menos dos 30-40% mais radicais).
Não acho que isso seja uma condição sine qua non para um golpe…
Deodoro da Fonseca não teve apoio popular e mesmo assim deu golpe de 1889… Achar que é preciso disso no Brasil é não reconhecer sua história.
Negar a verdade aos próprios olhos é ridículo, não ta vendo as imagens?. Vai negar que Lula também tem apoio popular? Aff me poupe. É cada comentário com um nível argumentativo tão baixo que me deixa com pena.
Legal, fera.
Tú acha mesmo que, no dia D na hora H, o Centrão vai mesmo estar com ele?
Que a bancada governista vai estar com ele?
Que a alta cúpula milotar estará com ele?
Já disse. Se ele tem realmente esse “poder todo”, porque ele não vai em frente?
Diga aí.
Acha mesmo que meia dúzia de lunáticos e gente do calibre dos filhos dele é o suficiente pra que o Bolso faça o que ele tá doido pra fazer?
“Negar a verdade aos próprios olhos é ridículo, não ta vendo as imagens?”
Depende.
Se a verdade for que ele é um zé ruela, tapado e arregão, isso eu não nego…
E onde que o Carvalho falou em apoio de: centrão, Bancada Governista e alta cúpula ”milotar”?
Eu não vi isso no comentário dele, muito menos em golpe, logo para de fazer falácia do espantalho. Se o rapaz dizer que o céu é azul é errado agora? Ele ainda tem apoio de uns 30-40% do seu eleitorado mais radical, fim da história. O mesmo vale pro Lula. Chore no chão se quiser e grite muito com raiva, não mudará nada.
Sim, acho ele um zé-ruela e por isso tenho que negar a verdade?
Foi negando fatos que o Stablishment político deixou Bolsonaro e Trump assumirem ao poder, pelo visto a arrogância de alguns é imensa.
Legal, fera.
E esses supostos 30 ou 40% do eleitorado fiel dele, que ainda passa pano pra ele com “mais i u Pitê?” e que não houve ditadura de direita, representa quantos % do eleitorado que votou ele a 3 anos atrás?
Já disse e repito: se ele tem mesmo esse tal “apoio popular”, porquê ele não foi em frente? Porquê ele arregou?
“Chore no chão se quiser e grite muito com raiva, não mudará nada.”
Eu?
E porquê eu faria isso?
Não sou eu que até ontem achava ele “imbroxável”, e agora vê ele dar pra trás….
E que relação há em ter apoio popular e dar um golpe? Novamente, falácia do espantalho e falsa analogia. É muita ignorancia para um só indivíduo.
O centrão não se vende, se aluga… Eles sabem que Bolsonaro está em fim de festa e certamente já estão querendo desembarcar do barco para esperar o próximo locatário do Planalto…
Seja Ciro, Lula ou Cabo Daciolo, eles saberão a hora de oferecer seus préstimos.
Não dá para comparar essas épocas.
Em 1889 era muito mais fácil resolver as coisas pela força, então, para o Exército, era simples dar golpes. Até em 1964 foi fácil dar um golpe militar, pelo contexto político mundial.
Hoje não me parece tão fácil assim um golpe só com a força.
E com que ferramentas os civis iriam se rebelar contra o Exército? Estão desarmados… Iriam fazer o que? Hashtag no twitter?
Falo de força bruta, de ter meios para tal, de engenharia, não de filosofia, veja na Bielorússia, de que adiantou os protestos contra o Lukashenko? De nada.
OBS: Isso não significa que eu ache que o Bozo tem apoio pra isso, muito menos que eu apoie isso. Estou apenas observando os fatos como eles são.
No Brasil tem bastante armas, sejam legais (a maioria na mão do gado), sejam ilegais (aí não sei se a maioria está com o gado ou com o restante da população).
Acho bem difícil um golpe sem que uma parte da população saia a rua e, mesmo desarmada, dê muito trabalho para a polícia/militares. Um massacre de pessoas desarmadas teria consequências políticas e econômicas hoje o que não teve em 1889 e 1964.
Outro ponto: hoje a economia brasileira é bem mais aberta do que era. Sem apoio do empresariado um golpe militar não se sustenta economicamente. Viraria uma Venezuela. Acho que até uma parte dos nossos militares sabem disso (Bolsonaro e os caminhoneiros não, mas parte dos militares, sim).
Por isso penso que um golpe hoje é muito mais difícil do que foi no passado.
Difícil por fatores econômicos, não práticos de engenharia militar. Por isso ainda é extremamente possível.
E não, não seria difícil controlar a população, ainda mais um povo domesticado como o brasileiro que aceita tudo de bandeija.
https://www.youtube.com/watch?v=uv5_Tps1PaY
carvalho, se dê ao trabalho de olhar uma foto aérea e aberta que entenderá de onde saíram os números divulgados. Outrossim, como Carlos falou, se o Presidente tem tanto apoio assim, como que não conseguiu fundar um partido? Porquê teve de recuar tanto? Você e muitos outros brasileiros precisam parar de enganar a si mesmos, ficam parecendo malucos deste jeito.
Curiosidade, apenas isso. Se tem tanto apoio assim, como não consegue nem fundar um partido, ou pelo menos ter assinaturas válidas?
Certo? Errado? Nem digo nada…A única certeza é:
Um país, ainda mais como Brasil, não é um lugar para brincar de “eu sou o presidente! Isso tudo é meu e eu faço o que quiser!” Existem leis, regras, poderes que inclusive ultrapassam fronteiras…
Eu acho que ele tem problema mental, e nem falo isso de zoeira não. Realmente acredito nisso.
O episódio da live em que “provaria” a fraude nas urnas mas que assumiu não ter provas, e agora esse recuo dois dias depois de atiçar seu próprio público, e cito esses apenas como exemplo, pois existem muitos outros, mostram uma pessoa que parece não sentir nenhum tipo de constrangimento em ser pego na mentira e em ser ridicularizado. Ele parece que realmente acredita no que fala, mesmo quando mente, e enxerga algum tipo de lógica mesmo nas coisas mais ilógicas que faz.
Isso, pra mim, não parece ser coisa de uma pessoa “normal”.
É uma mente delirante, paranóica, megalomaníaca, com traços de esquizofrenia e desconexão com a realidade!
Eu acredito que esse senhor deva ter algum tipo de deficiência, seja ela mental ou intelectual…
Graças a Deus falta pouco para esse senhor entrar no limbo da história política brasileira, e voltar a sua insignificância, provavelmente como deputado federal do RJ, pois duvido muito que após a presidência, ele não consiga voltar a Câmara.
Um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe.
Sun Tzu
Mas não precisa exagerar também né, num governo de 4 anos o cara fingir ser incapaz durante 3, ai não tem como recuperar kk
Aja somente dentro dos interesses do Estado; se não pode vencer, não lute; se estiver em perigo, não lute.
Um soberano não pode convocar o exército só por raiva, e um general não pode lutar apenas por vingança.
Uma pessoa com raiva pode recuperar a serenidade, e o ressentido pode ser apaziguado, mas um Estado arruinado não se recupera, e os mortos não podem voltar à vida.
Por essas razões, o governante sábio é prudente, e o bom general é ponderado. Assim o Estado ficará seguro, e o exército ficará firme.
Sun Tzu
Bardini
Muita felicidade na escolha do Texto.
Se alguem não entender, paciência.
Boa.
Mas acho que a passagem que melhor define a situação vem de Macunaima:
Capítulo XI: Macunaíma inventa histórias de caçadas fartas ao se frustrar em uma tentativa de apanhar uma caça melhor no Bosque da Saúde. Todos descobrem a mentira, confessada por ele mesmo. Depois disso ele revida implicando os irmãos em uma brincadeira em via pública.
“E nunca deve de forma alguma subestimar o inimigo”.
[Augusto] – 19 horas atrás
“Um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe”.
Sun Tzu
Sério que você acredita que esse “chefe” que aí está a frente do país sabe oque está fazendo e que ele como grande estrategista militar formado na AMAN está apenas jogando um xadrez estratégico?!
Bolsonaro é tão habilidoso e astuto que pode-se dizer que é quase um Putin
Me parece que a situação esta mais para Macunaima
Ver inteligência e estratégia nas ações de Bolsonaro só pode significar que a pessoa sofre de “síndrome de Chance”, personagem interpretado por Peter Sellers no filme “Muito Além do Jardim”, que aqui transcrevo uma sinopse extraída de um site de cinema: [“Muito Além do Jardim”, EUA, 1979, dirigido por Hal Ashby. No filme Sellers vive Chance, o jardineiro, que é uma pessoa simples, humilde e de bom coração, que só conhece o mundo pelo que vê na televisão, inclusive, ele tem retardamento mental, mas é bem cuidado pelo seu patrão e a criada deste, até que o “velho” morre e a criada vai morar num albergue. Sem ninguém no mundo, Chance cai neste, sem saber o que fazer, com uma completa inocência a respeito das coisas que o cerca, já que só tinha as visto pela TV. Até que encontra, acidentalmente, a senhora Eve Rand, que o leva para sua mansão, que devido aos acasos da situação, faz com que ela pense que Chance é de uma família rica e importante homem de negócios, Eve apresenta Chance a seu moribundo esposo Ben, este se afeiçoa rapidamente por Chance e, o convida para se hospedar em sua mansão. Os dois ficam amigos e Chance faz Ben entender melhor a “morte” e perder o medo desta e se conformar com a mesma. Todos pensam que Chance é inteligente/culto, mas são as circunstâncias que os fazem pensar assim, pois Chance tem, na verdade, problemas de retardo mental, mas ninguém percebe, pelo contrário, tudo que ele diz, os outros entendem como belíssimas metáforas sobre a política e a vida, mas para Chance são apenas simples cuidados que devemos ter na jardinagem e não na política, o acaso é que faz os poderosos políticos estadunidenses pensarem que Chance está metaforizando a respeito da vida política, e, portanto, aqueles pensam que Chance está opinando ou orientando que rumos os governantes deverão tomar]. No filme, Chance (o jardineiro) apenas dá conselhos ao presidente. No caso do Brasil, Chance se tornou presidente.
Então já são 30 anos fingindo ser incapaz.
Acho que já passou o timing do nosso estrategista-mor, não?
Particularmente, eu apostaria na segunda opção…
O Brasil está farto deste ser humano pequeno e arruaceiro, já deu!
Imagine-se indo pra uma guerra e sendo comandado pelo capitão Bolsonaro. É bem provável que sua companhia teria 100% de baixas (com a exceção dele mesmo).
Sendo que ele só foi promovido a capitão depois que saiu do exército.
Formado militar com essas “altas qualidades” pelo exército…
Vamos olhar sob outra ótica os acontecimentos… Cada vez que o PR conclama os seguidores, briga e atiça, o mercado financeiro – bolsa de valores cai. Logo, quando ele assopra, a bolsa sobe. Ontem a tal nota saiu faltando 25 minutos para fechar o pregão, o que causou suba de quase 2%, depois de cair quase 4% na véspera. Tem gente que ganhou muito dinheiro neste processo… Isto Já aconteceu várias vezes nestes últimos tempos, com ações da Petrobras por exemplo… Parece estranho e faz pensar que informacoes sobre manifestações contra ou a favor do governo podem estar sendo usadas por algum trader “visionario”… E o povo, militares, religiosos e famílias brigando entre si por aí… A se pensar!!!
O trader visionário (ou insider trader) se chama Paulo Guedes.
Pode ser Dilbert, talvez até sobre para comprar alguma mansão… Quem sabe?!!!
Dom Pedro instituiu o dia do Fico. Bolsonaro instituiu, em 09.09, o dia do arrego. ‘se é para o meu bem e é dos meus familiares, ops, quero dizer, para o bem da nação, diga ao povo que eu arrego Bolsonaro, 09.09.21
Boa kkkkkk o pessoal da bolsa já está chamando de arregão day.
Pelo amor de deus!
Esse senhor foi a pior escolha que fizeram dentre todas as escolhas ruins para presidente deste país.
Aí em sua incompetência e inaptidão, ele chama o “vampiro” da maleta de dinheiro para lhe ajudar.
O pior não é ele ficar ameaçando a democracia toda hora, querer implantar sua ditadura, falar asneiras sem pensar e um monte de coisas que não posso escrever devido aos absurdos atuais.
O pior é o supremo e senado ficarem suportando os desmandos dele, e uma minoria que apoia esse “cidadão”.
Por muito menos cassaram Dilma.
É aquele negócio, quem dá palco para maluco, só escuta mer#$&@da !
Impichemant já de Bolsonaro e sua chapa !
O impeachment só começa se o presidente de Câmara, Arthur Lira, quiser.
Dilma só caiu quando rompeu o acordo (tanto financeiro, quanto político) com Eduardo Cunha, então presidente da Câmara. Ao ver que ele seria cassado e preso, ele autorizou o começo do impeachment da Dilma.
Esquece impeachment. Nem o Lira, nem o Centrão querem isso.
A Dilma foi cassada, entre outros motivos, para acabarem com a Lava-Jato, pois apesar da incompetência dela, ela não mexeu um dedo contra a operação.
Como já conseguiram, então deixam como está.
É o maior terceirizador de culpa da história politica do Brasil. Não entregou nada e no fim do ano ainda vai faltar energia já que desde 2015 não entregaram uma usina hidreletrica sequer. Liberalismo é isso, cortam todos os “gastos” e os keynesianos malvadões tem q fazer um PAC ou new deal pra consertar a brincadeira dos meninões capitalistas de sapatênis.
Eita. Certeiro.
É cada vergonha que o gado tem que passar ???
1 mês atrás ele estava chamando o Barroso de pedófilo
2 dias atrás Alexandre de Moraes era um canalha e ele não iria cumprir nenhuma ordem dele ..
Gado pensante : é pra apoiar o STF agora ? Kkkkkkkkkkkkkkk
Esse tá mais perdido que a economia do huezil… Olha é triste ver um presidente que se elegeu com a bandeira de mudança termina como os últimos que ele sucedeu…
O mais triste é ver no horizonte os candidatos que temos para sucede-lo… é de chorar…
Ta é muito pior q os ultimos. “bandeira da mudança” me ajuda aí, o sujeito é um conservador apoiado pelo agronegocio, é um modelo de 500 anos de idade.
” Mas existe um povo que a bandeira empresta para cobrir tanta infâmia e covardia..”
Bem,eu não voto nem no Bozó e no agente 51, prefiro apostar em Ciro Gomes, que muitos chamam de louco e destemperado, mas nenhum dos dois em debate ganhariam dele…
Ciro é mais preparado.
Não passa de mais um braço político da esquerda…
Creio que o PR pegou umas aulas de xadrez político viu pois está se saindo muito bem, só não vê isso os imediatistas que vão na lábia dos chapolins. A turma que queria quebra quebra e atos golpistas etc. deve estar numa tristeza .
“Um governo corrupto e marginal não é de esquerda nem de direita nem de coisa nenhuma, é tão somente uma parcela podre da sociedade que se instalou no controle de uma país e de uma nação fraca e tolerante.”
koppe
Isso já ocorreu em outros anos atrás, sei porque na minha cidade tem quartel do EB. não sei qual é a graça, tem muitos jovens pobres que ingressam nas fileiras e comer no quartel é bom para eles porque economizam dinheiro pra ajudar em casa, as vezes um pai ou uma mãe, filho e etc.
Não é uma situação para desdenhar, é preocupante.
O EB não é a LBA, não tem que alimentar quem tem fome não.
Amigos, ja nao dah mais.
Sigo a Trilogia desde os tempos de Poder Naval. Por aqui passaram comentadores fantasticos, ricos em conhecimentos tecnicos e, acima de tudo, respeito ao proximo.
Os tempos mudaram e a qualidade dos comentarios tambem. Houve um tempo que, para comentar aqui, voce devia ser um contribuidor financeiro para o site. Uma relacao ganha-ganha pois os mais qualificados ficaram. Mas tambem entendo que o que vemos aqui eh apenas uma amostra do que se passa no pais. As excecoes existem mas em geral se observa: um baixo nivel de educacao, intolerancia de ideias e ateh mesmo agressao verbal.
Entendo que o representante do Poder Executivo da Republica deva servir de (bom) exemplo. E o reflexo estah ateh mesmo aqui no site.
Tenho saudades dos tempos em que o Galante, Nunao e Poggio nos prestigiavam com materias ricamente tecnica, de soberba qualidade e redacao impecavel. A ultima foi a serie do F5. A revista Forcas de Defesa, entao, foi o apice.
Vou sentir falta de passar por aqui diariamente. Ao despedir da trilogia, minhas contribuicoes ao site tambem se encerram neste momento.
Cordiais saudacoes e Boa sorte a todos.
espero que no últimos 50 anos a AMAN tenha melhorado seus critérios.
Pq nosso presidente é tudo que um líder jamais deveria ser
I imagem da AMAN está destruída, não acho que tem recuperação infelizmente.
Um sujeito com o perfil do PR ter cursado a AMAN depõe demais contra a escola.
Qualquer pai ficaria muito preocupado se sua filha se relacionasse com um sujeito com a educação, vocabulário, princípios e a disposição para o trabalho do nosso presidente.
É só ver o histórico das ex-mulheres do presidente e da atual. Todas “trabalharam” no gabinete dele e/ou dos filhos, o que demonstra o que exatamente queriam com o relacionamento.
Eu sinceramente não sei como ele conseguiu entrar, muito menos como conseguiu se formar.
Bolsonaro é o tipo de sujeito que não teria competência suficiente para ocupar nem os mais simples empregos na iniciativa privada.
Não há problema algum em se definir como ‘conservador’; mesmo que em um país como o Brasil em qua a brutal desigualdade social é uma bomba relógio que se um dia vier a explodir, pouca coisa vai poder ser feita pela continuidade da nação como um país unificado! Tendo isso em mente, tudo bem que uma parte da população, em eleições democráticas, escolham candidatos que declarem ‘conservadores’; mesmo que a grande maioria se quer saiba bem o que é isso! Tendo isso em mente, em 2018 havia pelo menos três candidatos que eram alinhados ao ‘conservadorismo’: Alckmin, Amoêdo e Álvaro Dias. Qualquer um desses, eleito, iria mais ou menos adotar uma política neo-liberal na economiam, não afrontariam as pautas ‘conservadores’ de costumes. Porém, a população escolheu o pior candidato relacionado ao conservadorismo: Bolsonaro, se fizessem uma pesquisa prévia no google, saberiam que em quase 30 anos como deputado federal, praticamente não aprovou nada no congresso, sua atuação parlamentar era proferir insanidades. Se a pesquisa fosse mais a fundo, veria que antes de ser deputado federal, Bolsonaro era um péssimo militar; como disse o próprio general Geisel: e em sua curta carreira, como tenente recém formado, em conluio com outros oficiais, planejaram explodir instalações do exército por motivo de soldos baixos. O Exército, ao invés de expulsá-lo, permitu que ele pedisse baixa. Com esse histórico, fica claro e cristalino que esse sujeito jamais poderia assumir qualquer cargo de responsabilidade e a situação de caos e ruína que o país se encontra é mais do que justificada
kkkkkkk vc é comunista mais até que é engraçado…ele gnu foi boa.
O Bolsonaro é muito pequeno pra ser presidente do Brasil.
O Bolsonaro é tão incapaz que nem uma carta de retratação ele consegue escreve sozinho.
Alguém tem que fazer pra ele.
[Augusto] – 19 horas atrás
“Um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe”.
Sun Tzu
Sério que você acredita que esse “chefe” que aí está a frente do país sabe oque está fazendo e que ele como grande estrategista militar formado na AMAN está apenas jogando um xadrez estratégico?!
Bolsonaro é tão habilidoso e astuto que pode-se dizer que é quase um Putin sulamericano,estrategista nato…
Off-Topic:
Plenário do STF vai analisar ação sobre prazo para abertura de impeachment, após pedido de Lewandowski
Questão estava sendo debatida no plenário virtual da Corte, onde não há discussão entre os ministros.
Atitude mais que acertada, de duas uma : Ou Arthur Lira aprecia e acolhe os pedidos de Impeachment ou simplesmente arquiva…
Agora ficar segurando como uma moeda de troca para se beneficiar de alguma forma aí é que não pode.
”O general que avança sem desejar fama e recua sem temer o descrédito, cujo único pensamento é proteger seu país e prestar um bom serviço ao soberano, é a joia do reino.” (Sun Tzu)
Tem muita gente viajando na maionese nesse país, quem custeia tudo nesse país são os empresários, e às indústrias, sem indústrias não existe empregos, e nem evolução, às forças armadas tem o seu papel fundamental na “segurança” apenas, às forças armadas não produzem nada, e nem geram empregos, as forças armadas sem as indústrias seriam meros índios, se houvesse um golpe de estado por parte das forças armadas, iria faltar papel higiênico, assim como faltou papel higiênico depois que às forças armadas da Venezuela acabaram com as indústrias, e com os empresários. A pergunta que não quer calar é, até quanto tempo as indústrias do Brasil vão suportar isso? Os militares achando que conseguem multiplicar às receitas do país sendo que não foram preparados pra tal finalidade? E quem foram preparados pra gerar empregos, produzir, e multiplicar a economia, que são os empresários, e as indústrias, estão sendo achincalhados pelos ex militares que estão no poder, vamos acordar, cada um na sua função, e cada um trabalhar naquilo que foi preparado pra trabalhar, os militares não foram preparados pra trabalharem com a economia de um país, por esse motivo que nós teremos o aumento da dívida pública, com os militares no poder fazendo apenas vendas das estatais com as privatizações, e os aumentos dos impostos, tá na hora de passar o poder pra quem foi preparado pra tal finalidade, não podemos confundir segurança nacional com economia, e achar que a economia de um país pode ser tocada de qualquer forma por um ex militar a base dos gritos, reflitam, porquê a fome está batendo na porta de muitos no Brasil, e a tendência é piorar até às coisas se normalizarem.