Exército entrega oito viaturas blindadas ao 41° BI Mtz em Jataí (GO)
Jataí (GO) – O 41° Batalhão de Infantaria Motorizado (41° BI Mtz) é a mais nova organização militar a receber viaturas Guarani, uma tecnologia nacional de defesa desenvolvida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e pronta para o emprego operacional.
A solenidade de entrega de oito blindados foi realizada pelo Comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, no dia 4 de agosto, em Jataí, no estado de Goiás.
Com a chegada das primeiras viaturas Guarani, o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado passa a integrar o projeto de mecanização da Força Terrestre. Posicionado estrategicamente no sudoeste de Goiás, o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado está em uma das regiões de maior produção agrícola do país.
“Somos privilegiados em ter tão nobre e sofisticado material de emprego militar, mas em contrapartida, exigirá muita dedicação e profissionalismo dos senhores”, afirmou o Comandante do 41° Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente-Coronel Klaiton Alexandro Sant’anna Cota.
Cada viatura Guarani tem capacidade para 11 militares. Durante uma operação, ela é ocupada por duas esquadras, um atirador, além do motorista e o comandante do grupo de combate. Pela característica de atuação dessa tropa, os soldados embarcados nesse blindado são chamados de fuzileiros mecanizados.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Parece que o Guarani vai ficar só com Remax mesmo. Nada de canhão de 30 mm e ATGM.
Realmente faz um bom tempo que não vemos entrega do Guarani em outras configurações.
O canhão 30mm não será mais incorporado aos guaranis. Apenas a Platt e Remax serão utilizadas. Em breve teremos novas viaturas especiais da família Guarani, mas o canhão 30, felizmente não veremos mais, afinal era um Frankstein, uma adaptação de uma ótima arma em um carro “pequeno”, o que deixava ele mais instável do que normalmente é.
Que bom , pelo menos é mais nacional
De grão em grão, a galinha enche o papo.
De pouquinho em pouquinho, o Exército vai recebendo seus blindados.
E que venham muitas vezes mais oito deles.
Aos poucos vamos transformando a infantaria motorizada em mecanizada….gostaria de ter acesso a lista de o.m que foram selecionadas
Parabens ao e.b
Até onde foi divulgado, sem reservas, as 4 Bda Inf Mec deverão ser a 15a, a 3ª, a 9ª e a 11ª. Inicialmente, se não me falha a memória, a 8ª também seria.
Mas com a evolução de fatos e situações acho q pode mudar também.
A 9 seria o Rio de Janeiro, mas os blindados de lá não saíram por falta de local para adestramento(pergunta)
Com essas são quantas no total, pouco mais de 500 não?
Equipando OM, as entregas estao em andamento.
Falando em equipamentos mas off-topic, capitais afegas estao caindo rapidamente nas maos do Taliban. Qualquer resultado positivo obtido ao longo dos anos estao ruindo e a expectativa eh que Kabul caia entre 30 e 90 dias. Lamentavel para a populacao local que jah sente a pressao e abandona cidades em massa.
Para mim cai por terra essa historinha de afegãos, povo guerreiro que enfrentou impérios…
Não conseguem nem enfrentar os taliban, seus conterrâneos.
Os taleban são afegãos…. Até onde se sabe.
Mesmo, falam como se não fossem.
Pelo jeito, parece que a força aérea afegã não estão fazendo bom uso deles…
Se estivessem, certamente haveria estar tendo baixas talibans.
Deixem o Taliban assentar totalmente, quando estiverem no controle, garotos com esse cabelinho de modelo e rostinho liso será coisa do passado…
Tucanozão em serviço !
https://www.youtube.com/watch?v=vnbAFyikYXw
Parece que o treino Russia/China mira justamente a instabilidade afegã e pode ser que vejamos os russos voltarem a atuar por alie desta vez com os chineses.
Devagar mas vai, e que não pare.
espero que não virem sucata rápido e que tenham uma boa manutenção para que tenham uma vida útil bem longa
Alguem sabe infornar qual é a dotação padrao do Guarani nos RCmec?
Jeovani, a resposta para a sua pergunta é: “depende”. A primeira coisa a saber é a quantidade de esquadrões que cada Regimento possui. Idealmente são três. Sabendo que cada esquadrão possui três pelotões que, na sua forma ideal, é dotado de um GC (com um VBTP) mais uma peça de apoio (outro VBTP) aí fica mais fácil descobrir a quantidade total.
.
Recomendo ver as figuras da matéria abaixo
https://www.forte.jor.br/2019/10/18/o-lmv-em-detalhes-parte-final/
Seria bem interessante uma versão do Guarani pra defesa antiaerea com lançador de mísseis(A-Darter??) usando ,quem sabe, uma variante do Saber-60 ou quem sabe equipado com o sistema Shorad mesmo(que já seria aquele salto ornamental).
Tomate, Bosco e cia: parece que a mobilidade detropas com proteção é atendida como Guarani. Mas quanto a tanques? Qual a configuração ideal? Veículos ágeis como o Centauro 8×8 e MBT como o Leo 2 ou Abrams, ou um mix desses, com canhões de 120mm? Pergunta de um interessado. Com a palavra os especialistas.
Um veículo excelente, mas para complemento, seria interessante um Centauro II (canhão 120 mm). para confronto contra MBT ou outros IFV.
Para confronto contra MBT prefiro uma versão equipada com misseis ACar.
Mais vale ter um sistema que dê alguma vantagem, no caso de misseis maior alcance, e não competir diretamente com canhão vs canhão. E normalmente os MBT terão melhores sistemas do que um IFV.