Exército da Rússia recebe avançado radar que poderá ser integrado ao sistema antiaéreo S-500

51
Yenisei radar

Uma fonte de alto escalão do complexo militar-industrial da Rússia avançou ao jornal Gazeta.ru que, no final de abril, o Exército recebeu novos radares Yenisei, que podem ser integrados aos sistemas de defesa antiaérea S-500.

O radar Yenisei foi projetado para operar continuamente por longos períodos de tempo. Por exemplo, os radares dos sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph originalmente não foram desenvolvidos para funcionarem durante períodos muito longos, uma vez que os combates antiaéreos não costumam ser prolongados.

É esta particularidade do sistema Yenisei que lhe permite receber informações de inteligência de forma permanente, o que é essencial para os meios de reconhecimento por radar. Além do mais, a possibilidade de erro humano é quase nula, já que o radar funciona em modo autônomo completo.

O Yenisei é um radar totalmente digital de varredura eletrônica ativa. É um meio ativo-passivo capaz de conduzir reconhecimento e detecção de objetos aéreos e transmitir informações sobre os alvos aos meios interceptores da defesa antiaérea, ou seja, o Yenisei possui funções de reconhecimento radiotécnico.

Em particular, os dados do Yenisei sobre os alvos são transferidos para os radares multifuncionais dos sistemas antimísseis S-400 e S-500.

Concepção em 3D dos lançadores do S-500

O complexo detecta objetos aéreos em altitudes superiores a 100 km (praticamente na fronteira espacial) e a distâncias superiores a 600 km.

Outra característica importante é que o radar Yenisei é dotado de postos remotos, o que lhe permite combater eficazmente os dispositivos de interferência.

O portal ressalta que o sucesso da Força Aérea dos EUA em muitos conflitos locais foi assegurado pelo fato de praticamente todas as defesas antiaéreas dos adversários de Washington serem suprimidas por interferências potentes e bem organizadas.

No entanto, isso não se aplica ao Yenisei, uma vez que, quanto maior é a intensidade da interferência, melhor o radar estabelece as trajetórias dos alvos e dá orientações mais precisas aos meios antiaéreos. Sendo assim, com este sistema do Exército russo, se pode dizer que os EUA ficaram sem o seu trunfo.

O portal detalha ainda que, além de todas estas características, o Yenisei acompanha os mísseis guiados lançados e é capaz de determinar com grande precisão se o alvo do adversário é atingido.

FONTE: Sputnik News

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos
Carlos Campos
3 anos atrás

Deviam fazer a integração no S300

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Más ai para quê investir bilhões na criação do S-400 se e só colocar um radar novo num sistema velho?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

não é para parar com o S400, é para melhorar o S300 para países que não tem como pagar S400, tipo o que os EUA com F16 e o F18, o F18SH é melhor, mas o F16 perde por pouco, apesar de velho tem sensores modernos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

O próprio S-400 era chamado de S-300PMU3.

ScudB
ScudB
Reply to  Jacinto
3 anos atrás

Amigo Jacinto! Mais precisamente – S-300PM3. Letra “U” já vai levando para outro sistema do “outro pais” 🙂 . Agora falando serio.. O S-300 (do jeito como ele foi lançado) era literalmente um esboço do S-400. E bem abaixo do S-200 em muitos aspectos , principalmente em alcance. Só que “o pai” da S-400 (Raspletin) deixou uma reserva que resultou num crescimento gradual do complexo S-300P (menos de 50km de alcance) passando pelas versões PT,PS,PM,PM1. E só chegando na versão PM2 o S-300 alcançou a marca do S-200V. Já o PM3 ultrapassou a marca do S-200D com novos (literalmente) misseis… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  ScudB
3 anos atrás

mas o S300 e o 400 usam o mesmo missil, será que não daria para melhorar a guiagem até o local do alvo.

ScudB
ScudB
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

O S-300PMU1 (por exemplo , da Grécia) usa 48N6E.
O S-300PMU2 (China, Iran , Síria) usa 48N6E2 e novo radar 96L6E.
Logo , melhorar controle de tiro exige fazer upgrade de todo complexo substituindo ate o míssil.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  ScudB
3 anos atrás

os EUA por meio do SPY 6 que vai substituir o SPY 1, vão ter um radar melhor, mesmo assim vão poder continuar usando so SM3 e SM6, achei que fosse possível no caso das rússia.

Jacinto
Jacinto
3 anos atrás

Estranho. Os soviéticos já tinham um radar com este nome (Yenisei) desde a década de 60. Os russos estão repetindo os nomes de radares antigos?

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Jacinto
3 anos atrás

Acho que e porquê o fabricante e o mesmo. E que nem no caso do nosso SABER, SABER-60 e SABER-200.
Mesmo nome, más capacidades diferentes, como os MIGs e SUKHOIs da vida

Jacinto
Jacinto
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Repetir nomes é comum, ate como homenagem. Mas os russos não costumavam fazer isso; eles preferem dar outros nomes, mesmo quando os produtos estão na mesma família.

carcara_br
carcara_br
3 anos atrás

“Por exemplo, os radares dos sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph originalmente não foram desenvolvidos para funcionarem durante períodos muito longos.”
Uma limitação que eu desconhecia, mas evidencia uma janela de oportunidade de ataque.
Em relação a capacidade de detecção passiva de alvos é algo que se espera, mas nunca se anunciou explicitamente antes e que é importantíssima pra detecção de aeronaves stealth.

Last edited 3 anos atrás by carcara_br
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  carcara_br
3 anos atrás

A Rússia tem um sistema de defesa aérea impenetrável.
Sem contar a ajuda de seu imenso território, onde para se atacar um alvo no interior, o atacante precisará a passar por diversas camadas de defesas.
Ou seja, não é possível.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Esses conceitos de infalibilidade só se aplicam a propaganda, então você sabe que não faz o menor sentido. lembrei até do Bosco, alguém tem notícia?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  carcara_br
3 anos atrás

O único problema é não poderei confirmar minha afirmação, pois acredito que ninguém vai tentar ato insano dessa monta.
Com relação ao finado Bosco, deve estar se preparando para a carreata de amanhã com ruralistas e evangélicos.

SDS

XFF
XFF
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Kings, que Bosco você se refere? O que comentava aqui no Blog?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  XFF
3 anos atrás

Esse mesmo.
O que achava que a culpa do Brasil não ter uma missão tripulada a Plutão era culpa de um único Partido político.
Aliás, os comentários deles sempre tinham uma pitada nesse sentido.

XFF
XFF
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Ele morreu de quê? Nem fiquei sabendo disso e não vi pessoal daqui comentar sobre isso aqui.

Bosco era uma grande figura aqui no Blog. 🙁

Flanker
Flanker
Reply to  XFF
3 anos atrás

Cara, que eu saiba, o Bosco não morreu. O termo “finado” usado pelo outro sujeitinho aí, é no sentido de desdém, mesmo…..só porque o Bosco falava/fala mal do deus do Xings, o babalorixá de Garanhuns. Eu discordo de muitas coisas do viés político do Bosco, mas o conhecimento técnico dele incomoda demais os fanboys chineses e russos daqui da Trilogia……

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  XFF
3 anos atrás

kkkkkk
Finado é modo de dizer.
Sumiu!

cerberosph
cerberosph
Reply to  XFF
3 anos atrás

Caiu da borda da terra plana agarrado ao “filosofo” olavo

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

defesa aérea impenetrável.,,, isso não existe Xings, ninguém no mundo teve ou tem isso, se tivessem, quem tem já teria se aproveitado e riscado do mapa o outro

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Pois tente atacar uma base russa nos Montes Urais tentando passar pelas inúmeras defesas no caminho.
Não vai conseguir.

Fernando C. Vidoto
Fernando C. Vidoto
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

B2 Stealth bomber?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Fernando C. Vidoto
3 anos atrás

Não conta não, mas o kings tem a desilusão de acreditar que cada cm do territorio Russo é coberto por uma defesa em camadas de S-400. S-300, Panthsir e etc… não acorda ele dessa desilusão não

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  carcara_br
3 anos atrás

Depende, acho que ele se referiu ao fato de em geral, defesa anti-aérea só ser usada em caso de guerra ou alerta, que em teoria não deveria durar anos. Más nada impede você ter mais de um radar para fazer rodizio e manter a prontidão permanente.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Dá pra especular, poderia ser um problema de resfriamento dos componentes eletrônicos? limitação do fornecimento de energia? Qual radar não poderia ficar ligado 24/24, o de busca e rastreamento ou de direção de tiro? No que isso implica nas estimativas de potência máxima do sistema?

Não coloco a qualidade do S-400 como um todo em dúvida, apenas ressalto que na vida real tudo tem suas limitações. Pantsir, Buk, S-300,S-400, Iron Dome, Barak8, HQ-9, HQ-16, THAAD, Patriot, a defesa em camada de um “strike group” americano, tudo falha e possui suas vulnerabilidades.

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Paulo Sollo

Explica-se o relativo pouco interesse russo na produção de aviões stealth.
Eles têm como detectá-los e abatê-los.
Deram, assim, os russos, ênfase a aviões pesados e bem armados. Força bruta.
Agora, os EUA jogaram todas as fichas em um projeto que resultou em um avião pequeno, com pouca autonomia e mal armado.
E que será presa dos radares e sistemas avançados russos e chineses.
Em resumo: Apostaram errado.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

E não é o que vínhamos alertando já há algum tempo?
E a reação dos mickeyboys?
Taí o resultado.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Tá engraçado esse teu monólogo, sujeito…..hehehehehe. Tu tá perdendo tempo e dinheiro.. .. deveria ir fazer consultoria para governos e empresas mundo a fora, afinal tu sabe de tudo que ira acontecer no futuro….sabe até o que irá acontecer em guerras e seus resultados.. .um mago, em outras palavras……hehehe….simplesmente digno de pena,…..um coitado……

Last edited 3 anos atrás by Flanker
JPC3
JPC3
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Flanker.

Quando o Kings diz “pouco interesse” ele quer dizer “falta de grana”…. Projetos Stealth a Rússia tem vários, apenas não compra.

Capacidade eles tem, só não tem dinheiro para comprar e manter no mesmo nível dos EUA.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Tu e esse outro sujeito aí, que não sei se nao são o mesmo, tão criando uns termos novos, tipo mickeyboy. Então, vcs são o que? Matrioskaboys? Vodkaboys? Morcegoboys? Flangoboys?…..kkkkkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Se tua mente limitada não te permite achar uma aeronave bonita e ao mesmo tempo não gostar da política e da ideologia do país construtor, então quem precisa de um analista é tu…….hehehehe….eu me divirto com cabecinhas obtusas como a sua. E onde vc viu eu falar/escrever alguma coisa que te leve a crer que sou fã dos russos? Se tu pensa isso está mais perdido que cego em tiroteio…….kkkkkkkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Vai procurar o Analista de Bagé, perturbado!

Sequim
Sequim
3 anos atrás

Matérias como essas explicam porque eu, um leigo pacifista, me interesso por assuntos militares. Os sistemas bélicos dos países desenvolvidos sempre estão na fronteira do desenvolvimento tecnológico humano e são a ponta de lança do contínuo progresso técnico-científico.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
3 anos atrás

Fico imaginando se um dia a guerra eletrônica chegará a um patamar que não precisaremos mais de mísseis antiaéreos e estes se tornarão obsoletos, onde bastará um único equipamento “jammeando” e inibindo projéteis como suficiente para proteção de uma área estratégica.

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
3 anos atrás

O conflito entre Israel e o grupo Hamaz está pegando e o Forte ainda não trouxe nada para o debate. Fica aí a sugestão para sabermos a real eficiência e o trabalho que o Iron Dome israelense ta tendo nesse momento.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Mauro Cambuquira
3 anos atrás

O Iron está sofrendo do grande male que assola os sistemas de defesa anti aerea: ataques de saturação.
Mesmo que os misseis lançados pelo Hamas nao tenham sistema de guiagem, assumindo trajetorias irregulares, quando lançados aos montes, alguns acabam “furando” o bloqueio imposto pelo Iron Dome.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Vinicius Momesso
3 anos atrás

mesmo assim se mostra eficiente demais, só ver o quanto de pessoas que morreram em Israel por esses foguetes, queria um caríssimo IRIS-T, SKY CEPTOR, CAMM nessa situação, quem se sairia melhor…

Antunes 1980
Antunes 1980
3 anos atrás

Que preguiça das notícias russas.. avançado, incrível, único, imbatível, extraordinário, sem concorrentes etc.
As imagens mostram tanto equipamentos russos sendo destrúidos por israelenses, americanos e turcos.
Quem ainda acredita nestas notícias?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Se você me mostrar esses equipamentos sendo destruidos quando operados por russos, eu passo a dar crédito ao que diz.
Esses países citados por você, possuem treinamento e doutrinas muito melhores do que das nações que enfrentam. Com certeza teriam o mesmo nivel de eficiência mesmo que o oponente utilizar equipamentos fornecidos por eles mesmos.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

“Se você me mostrar esses equipamentos sendo destruidos quando operados por russos…”
Parece que você não entendeu essa parte.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Vinicius Momesso
3 anos atrás

Pesquisa sobre a Operação Rimon-20

Israel abateu 5 MiG-21 pilotados por Russos em 1970 usando Mirage III e F-4 Phantom II e não perderam nenhuma aeronave.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Esses sistemas russos funcionam bem, mas foram projetado para trabalhar em camadas juntos com outros sistemas que trabalham com alcance e capacidades diferentes e complementares e que compartilham as informações em rede para melhor detectar, identificar e atacar um alvo, mas quando trabalhando fora desse modelo em camadas ele perde eficiência! O Patriot também foi criticado por ter deixado passar drones e mísseis de cruzeiro em muito baixa altitude. O Pantsir é muito bom. Dentro de um sistema de camadas ele é excelente para compor a camada mais interna, próxima ao alvo da aviação inimiga. Também tem a função de… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Nascimento
3 anos atrás

O problema não é o desempenho do equipamento em si. Não existe equipamento infalível e nem indestrutível. A questão é que o marketing russo cria expectativas impossíveis de serem alcançadas.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Jacinto
3 anos atrás

Claro, concordo plenamente, inclusive muita coisa vindo dessas mídias estatais russas como sputnik e RT é puro lixo propagandista quando se trata de equipamentos militares. Só estava explicando ao colega acima as circunstâncias que vários sistemas ao redor do mundo falharam.

Theo Gatos
Theo Gatos
3 anos atrás

Oi pessoal do blog! Vão fazer alguma matéria do desempenho do Iron Dome nos conflitos recentes?
.
Sds

Pedro
Pedro
3 anos atrás

O avançado, o magnífico, o estupendo… Depois da vergonha dos equipamentos russos na última guerra que apresentou os drones ao mundo, sei não, hein?!

carcara_br
carcara_br
3 anos atrás

Quem estava reclamando das provocações que afastam as pessoas com conhecimento técnico mesmo?
Você quer o espaço sem provocação ou que elas aconteçam de um lado só?
O Antônio é importante aqui sim….