Armênia, Azerbaijão e Rússia fecham um acordo para acabar com o conflito de Nagorno-Karabakh
YEREVAN/BAKU (ARMENIA/AZERBAIJÃO) — Armênia, Azerbaijão e Rússia disseram que assinaram um acordo para encerrar o conflito militar na região de Nagorno-Karabakh, após mais de um mês de derramamento de sangue.
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, anunciou a assinatura nas redes sociais na madrugada desta terça-feira, e o presidente do Kremlin e do Azerbaijão, Ilham Aliyev, mais tarde confirmou a notícia.
“A declaração trilateral assinada se tornará um ponto (crucial) na resolução do conflito”, disse Aliyev em uma reunião online pela televisão com o presidente russo, Vladimir Putin.
Putin disse que as forças de paz russas seriam posicionadas ao longo da linha de frente em Nagorno-Karabakh e no corredor entre a região e a Armênia.
Arayik Harutyunyan, o líder da região de Nagorno-Karabakh, disse no Facebook que fez um acordo “para acabar com a guerra o mais rápido possível”.
A declaração ocorreu após seis semanas de combates intensos e avanços das forças do Azerbaijão. Baku disse na segunda-feira que conquistou dezenas de outros assentamentos em Nagorno-Karabakh, um dia depois de proclamar a vitória na batalha pela segunda maior cidade do enclave, estrategicamente posicionada.
“A decisão é tomada com base em análises profundas da situação de combate e em discussão com os melhores especialistas da área”, disse o primeiro-ministro Pashinyan.
“Isso não é uma vitória, mas não há derrota até que você se considere derrotado. Nunca nos consideraremos derrotados e isso se tornará um novo começo de uma era de nossa unidade nacional e renascimento.”
Manifestantes armênios marcharam até a residência oficial do primeiro-ministro em Yerevan, a Casa do Governo nº 1, depois que o cessar-fogo foi anunciado, disse o meio de comunicação local Norlur.am.
Vídeos vistos nas redes sociais mostraram multidões dentro do prédio, mas a localização do primeiro-ministro não estava clara.
A luta de Nagorno-Karabakh gerou temores de uma guerra regional mais ampla, com a Turquia apoiando seu aliado Azerbaijão, enquanto a Rússia tem um pacto de defesa com a Armênia e uma base militar lá.
O Azerbaijão diz que desde 27 de setembro retomou grande parte das terras em e ao redor de Nagorno-Karabakh que perdeu na guerra de 1991-94 que matou cerca de 30.000 pessoas e obrigou muitas outras a deixarem suas casas. A Armênia negou a extensão dos ganhos territoriais do Azerbaijão.
Teme-se que vários milhares de pessoas morreram na eclosão do conflito. Três cessar-fogo falharam nas últimas seis semanas e o armamento superior do Azerbaijão e os ganhos no campo de batalha reduziram seu incentivo para buscar um acordo de paz duradouro.
O Azerbaijão disse no domingo que capturou Shusha, conhecida pelos armênios como Shushi, que fica no topo de uma montanha com vista para Stepanakert, a cidade considerada a capital do enclave por sua administração étnica armênia.
O presidente Aliyev anunciou uma lista de 48 assentamentos que declarou libertados na segunda-feira em várias partes do enclave.
Um vídeo do Ministério da Defesa do Azerbaijão postado online mostrou a bandeira nacional do Azerbaijão tremulando sobre ruas desertas no que dizia ser Shusha.
A Armênia contestou que a cidade havia caído.
Pegaram justamente a nascente do rio. Que coisa ..
Os grandes vencedores do conflito são a Europa, o Azerbaijão e a Turquia.
A Europa porque, finalmente, conseguiu acabar com o (quase) monopólio russo no fornecimento de gás natural e a Turquia porque vai controlar este fornecimento.
Refiro-me ao TAP (Trans Adriatic Pipeline) que vai ligar a Europa ao campo de gas de Shah Deniz no Azerbaijão e que comecará a funcionar, de acordo com seu website, neste mês.
https://www.tap-ag.com/infrastructure-operation/history-timeline#period-12977
Não entende nada de geopolítica.
Ok. Mas os russos acabaram de perder seu monopólio no fornecimento de gás natural à Europa por meio de gasodutos; e a Turquia acaba de se tornar o principal hub energético da Europa, já que pelo seu território passam dois gasodutos com origens em dois países diferentes, o que vai permitir à Europa a diversificação no fornecimento de energia.
Rússia nunca teve monopólio de fornecimento de gás para a Europa, sempre foi um dos maiores fornecedores, mas monopólio quer dizer “único”…
Hoje os Russos tem South Stream pela Turquia, Nord Stream 1 e 2, estão bem situados..
Bruno, Eu escrevi “monopólio no fornecimento de gás natural à Europa por meio de gasodutos“. Por gasodutos, a única fornecedora de gás natural era a Rússia porque o gás que os europeus compram de outros países é transportado por meio de navios. Agora veja o que isso representa em termos econômicos. A Gazprom exportou 155 bilhões de m3 para a Europa + Turquia em 2019, dos quais 15 bi de m3 foram para a Turquia, 22 bi de m3 foram para a Itália e 2.5 bi de me foram para a Grécia. Os países atendidos pelo TAP (Itália, Turquia, Grécia)… Read more »
Jacinto, desconsiderei a questão do fornecimento por gasoduto, nesta questão vc está correto. Mas ainda não consigo entender o que isso tem haver com o acordo de cessar fogo em Nagorno-Karabakh.. Mas não deixa de ser um assunto interessante para debater, então vamos lá, os três gasodutos do Azerbaijão com intuito de exportar gás para a Europa/Turquia são : Cáucaso Sul (SCP), que unirá os campos do mar Cáspio à Turquia, o gasoduto Trans-Anatolio (Tanpap),terminado em 2018, e o gasoduto Trans-Adriático (TAP), que chegará até a região de Apulia na Itália, e deveria ter começado a funcionar em 2019. Da… Read more »
Foi só derrubarem o helicóptero russo que o Putin falou grosso, vamos acabar com essa zona!
Vocês derrubaram uma aeronave minha, então a partir de hoje se não acabar essa guerra, eu mesmo vou invadir os dois países e colocar o nome de Russia! Foi assim as negociações…
Curto e grosso … kkk
Manda quem pode. Obedece quem tem juízo.
Quando a Rússia “pede” um cessar fogo isso é apenas uma maneira educada e figurativa de dizer que se forem afrontados vão massacrar o adversário!
Quando o acordo de paz foi assinado estourou vários protestos na Armênia pedindo a cabeça do primeiro ministro que é pró-ocidente!
Por que o Azerbaijão conquistou Nagorno-Karabakh e logo depois aceitaram esse cessar fogo, foi uma derrota para a Armênia.
Efetivamente é uma derrota significativa, mas a Armênia manterá uma pequena parte do território.
Ele já vinha se afastando da Rússia por um bom tempo, naquela região é uma coisa que é impossivel de se fazer.
Seria o mesmo que o México ou algum país da América Central se alinhar com a China, não vai conseguir, pelo menos não sem duras repressões do “grandão” acima.
Putinsk mitando nesse acordo e empurrando o ocidente pro lado pois só pelo fato de ir posicionar (ad aeternum) tropas russas para “manter a paz” por ali já é uma jogada de mestre !!!
Tomcat,
Em verdade, a influência do Ocidente ali é pouca coisa maior que zero…
Somente a Rússia poderia ter o papel de mediadora e… deu que foi isso mesmo.
Mas não dá pra negar que os russos vacilaram dessa vez… O equilíbrio de forças estava terrivelmente desfavorável. Não creio que irão deixar esse erro se repetir…
Mais uma dele Tomcat
Enquanto a turma trumpalhona brinca de jogar golfe nos EUA, o Putin só acerta tacadas de mestre no campo geopolítico. O Trump & Cia que voltem a jogar golfe mesmo, porque em seu governo foram só tacadas fora!
Boa noite futuros combatentes de selva. Viram a ultima declaração do nosso presidente? Infelizmente eu tenho pressão alta, mas podem ficar tranquilos, vou torcer por vocês novinhos, assistindo tudo de camarote. Boa sorte na guerra contra os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA kkkk
Ninguém aqui vai precisar lutar contra os Estados Unidos, mas se fosse o caso não esquenta, sua presença não será necessária. Aliás ter gente como você nas linhas de frente é até perigoso, você deve ser daquele tipo que abria os portões pro inimigo na época Medieval, pode ficar de boa ai na sua casa.
Quem é acostumado a “abrir portões” são justamente os fanboys dos Estados Unidos, ou seja que já esqueceram que antes mesmo de tomar posse o quadrúpede que ocupa a presidência mandou o ministro exotérico oferecer base naval no nordeste para o Trump? Já pensou se tivéssemos uma frota americana em Natal numa hora dessas para nos proteger dos russos comunistas? No mais, vá lá lutar na amazônia para defender os bois do Joesley, afinal, os chineses malvadões precisam processar nossa soja e nossa carne de quinta categoria para vender enlatados, porque todo mundo sabe que a segurança alimentar chinesa em… Read more »
Falou o moleque criado em apartamento, que só “sabe” o que é guerra jogando Call of Duty….
Vai lá, super-patriota….
Sério? kkkkkkkkkkkkkk Brasil vai passar uma vergonha cavalar, aposto 10 mil reais que a FAB vira pó em 2 dias. Na hora que neguinho do EB, metido num buraco no meio da Amazônia não tiver mais nem besouro para comer, eles levantam a bandeira branca.
Alô americanos a Amazônia é de vocês, não moro lá mesmo, então dane-se. Quem quiser ir se matar por aquele fim de mundo boa sorte!
Não ameaçando as terras aqui pro lado do São Francisco, o resto podem levar kkkkkkkkkkkk
Bah! Os EUA mandam uns 1000 drones acabam com o EB rapidinho. Porque FA o Brasil não tem mesmo.
Basta 1.000 tomahawks no porto de Santos, Belo Monte, Itaipu, e a gente volta para a era da pedra lascada, usar candeeiro para enxergar de noite kkkkkkkkkkkkkkk
Brasil não tem defesa contra isso não, na hora que o Juninho montado num Bofors em lá Itaipu se der conta que tem tomahawk vindo, já vai estar na porta de céu com São Pedro.
O EB é especialista em pintar o meio fio.
E capinar mato….
Acho que a dengue e a malária metem mais medo nos EUA que o trio EB/FAB/MB kkkkkkkk
E parece que hoje o Embaixador americano no Brasil postou uma série de fotos mostrando Marines desfilando em Brasília, Rio e SP.
Provocação inaceitável.
Pior que isso ai está mais para presságio do que pode acontecer, o Brasil hoje não tem poder para deter a logística americana não.
Melhor trocar esse nickname ai pq ele não combina com você
Eu aceito sua aposta. Mas que fique claro, se a FAB não puder mais nem empinar pipa antes das 48h, eu ganho! Você apostou nos 2 dias, eu aposto em antes disso.
Primeira chuva de Tomahawk e pedem pinico.
Quero ver e o monte de gente da reserva lutar pelo Brasil para fazer jus ao que recebem de pijama.
kkkkkk
Brasil acima de tudo!
Espera, não, calma. A gente tem o Gripen. Kkkkkk
Aqui só ficam os conscritos, esse ai só lutarão via live do youtube no Paraguai ou, se puderem, ainda mais longe.
Pois é.
Eles conseguiram ‘convencer’ a Nação de que são uma classe diferenciada, que nunca se aposentam e estão sempre aptas a lutar pelo Brasil.
Daí, exigiram ‘aposentadoria’ integral.
Veremos se é verdade.
Novinho uma ova, tenho vários sobrinhos em idade militar e não vai nenhum, que eu não deixo participar desta idiotice. Boto tudo no primeiro avião para fora do Brasil.
Bolsonaro que mande os filhos dos gados dele.
O louquinho de bairro que governa o país está delirando perigosamente… Agora, só falta arrumar treta com a Rússia para fechar a trinca do apocalipse brasileiro.
Só tem um “pequeno” problema.
O “mito” disse que ia faltar pólvora.
Mas pólvora é uma invenção chinesa.
Então, a pólvora é comunista.
E agora? O “glorioso” EB vai lutar com o quê? Arma de chumbinho?
Aí vemos todos os equívocos do atual governo.
1. Política externa completamente ideológica. Eram aliados do Trump, e não dos EUA, a ponto de ameaça-los (se é que podemos chamar de ameaça).
2. Posição antiambiental inaceitável. Não seria mais simples e correto, em vez de comprar briga com o mundo pelo “direito” de devastar, impedir a atuação de desmatadores, grileiros e garimpeiros ilegais? Afinal, gente explorando garimpo ilegal, vendendo madeira sem pagar imposto, grilando terras públicas e plantando mais soja para os chineses não é bem o que vai trazer desenvolvimento para o país, não é?
O país de maricas vai precisar de muita pólvora.
Parece papo de tiozão reaça no churrasco.
Putin no acordo de paz: “parou tudo ou nao vai sobrar ninguem”… kkkkkkkkk…
Diplomacia no melhor estilo Doutrina Putin. Vamos ver como vao ficar as relacoes Washington-Moscow com Biden assumindo a presidencia.
Ouvi uma frase que dizia mais ou menos assim “Generais se preparam para lutar na guerra passada”. Foi o que, infelizmente, aconteceu com a Armênia.
Os armênios eram mais bem treinados e motivados, mas os azeris tinham drones.
Bem a Armênia tem que ficar satisfeita pois na escalada que o Azerbaijão estava iria recuperar os territórios, ai o Putim vendo que isso poderia acontecer resolveu dar uma força pro seu aliado Armênios.
Com um “Aliado” como a Rússia quem precisa de inimigos
Asiantimes tem um artigo falando do míssil israelense Lora, muito elogioso, sendo para o autor a arma que decidiu o conflito.
Curiosamente depois dessa vitória, Erdogan recua suas tropas em Aleppo.
Na verdade ficaram com 25% e perdaram os outros 75%..
A Rússia salvou a Armênia de um vexame. O massacre era diário, tudo evidenciado por vídeos e mais vídeos de drones atacando de grupos de soldados, trincheiras, tanques, sistemas de defesa, lançadores de mísseis, casas e edifícios.
Fica a lição para nosso país. Uma defesa contra drones pequenos e médios é o primeiro passo de uma nova realidade no campo de batalha.
É isso mesmo que eu iria comentar,na verdade,o Azerbaijão começou usar drones contra a Armênia em 2016!!,não investiram em drones e contra medidas,muito por conta da postura preguiçosa e arrogante dos armênios,espero que os nossos “comandantes” militares finalmente saiam um pouco dos escritórios regados a suco de laranja,brioches e assistindo teletubies,e acordem para vida.
Lembre-se que na guerra moderna a propaganda ganhou uma relevância muito grande.
Não estou entrando no mérito de quem estava melhor militarmente, mas ressaltando que talvez os azeris estivessem superiores no campo da propaganda.
Verdade!
Hoje ,qualquer país sério tem que ter sistema anti drone eficiente no campo de batalha, pois esses drones podem fazer um estragos dos grandes.