4ª Bda C Mec realiza adestramento
Dourados (MS) – No período de 26 a 29 de outubro, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada ( 4ª Bda C Mec) realizou o Exercício do Período de Adestramento Avançado (PAA 2020).
O objetivo do exercício foi preparar as organizações militares diretamente subordinadas (OMDS) para a defesa externa no ambiente operacional de fronteira, bem como desenvolver e manter o valor profissional e a capacidade de liderança militar dos Quadros e, ainda, avaliar as estruturas de pessoal e material da Brigada Guaicurus.
O exercício foi desenvolvido em 3 vertentes: Logística, com a montagem e operação de uma base logística pelo 28º Batalhão Logístico; Comando e Controle, com a montagem e operação dos postos de comando das unidades e subunidades envolvidas; e a realização de uma Operação de Marcha para o Combate, conduzida pelos Regimentos de Cavalaria da 4ª Bda C Mec.
O exercício, que está previsto no Sistema de Instrução Militar do Exército (SIMEB) e no Programa de Instrução Militar 2020-2021 (PIM 20/21), ambos do Comando de Operações Terrestres, contou com o emprego de 275 viaturas e 1.019 militares das organizações militares subordinadas à 4ª Bda C Mec.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Já passou da hora de aposentar esses M-60’s foi um excelente tanque, mas a idade pesa. Se conseguirmos autorização poderíamos doar ao Uruguai e ao Paraguai algumas unidades e usar o resto de alvo para treinamento!
Pq aposentar os M-60 ? O EB está tendo dificuldades em prover a manutenção necessária ? Não tem peças ? O custo operacional está proibitivo ?
Ou o unico motivo é a idade ?
.
Idade por idade, existem dezenas de potências militares no mundo que ainda tem CC bem antigos em suas fileiras…
O que incomoda nessa situação não é o EB ter Leopards 1 e M60, como CC principais. O que incomoda é o EB SÓ ter esses CC…
Na verdade, você deve sabe muito bom que se o EB tivesse outros tipos de carros de combate só iria complicar mais a manutenção/logística dos regimentos de carros de combate .
..
Alias, no Exercito Brasileiro, temos que pensar em seguir exemplos mais simples como da Rússia que dizem querer “aposentar” de vez em 10 anos quase 10.000 carros de combate antigos substituindo num futuro distante por um único blindado o T-14 Armata.e o exemplo do que fez no Passado a Argentina ao criar o TAM e todas as suas variantes.
Ok… Eu concordo. Mas isso seria um problema caso o EB adquirisse um CC novo. Ai sim, na minha opinião, deveria-se aposentar os M60, e manter, caso possível, os Leo 1A5.
Infelizmente a Russia falhou nesse quesito. Pode ser que voce perdeu a noticia, mas ate hoje nao produziram mais do que uma compania. No entanto, voltaram a produzir T-90. O Brasil, com o o tamanho do orcamento militar que tem, se nao fosse tao mal aproveitado, deveria entrar em contato com a Italia e Espanha para fazer parte do programa de substituicao de seus MBTs, que estao comecando agora.
Eu tenho certeza que se os M-60 forem devidamente modernizados como os turcos fizeram, poderiam ser empregados por mais 10 a 15 anos, o que daria tempo ao Exercito Brasileiro desenvolver em parceria com alguma empresa internacional sua própria linha de blindados sobre lagarta com variante CCM para substituir tanto os M-60, como os Leopard 1A1, Leopard 1A5 e também um ate um VBTP-SL para substituir os M-113 …
Fuscão preto
Você é feito de aço
Fez o meu peito em pedaços
Também aprendeu a matar
Fuscão preto
Com o seu ronco maldito
Meu castelo tão bonito
Você fez desmoronar
Galera, apesar de todas as dificuldades, nunca antes presenciei tantos exercícios realizados pelas nossas FAA’s em um curto espaço de tempo…tem que continuar com isso viu
É pq antes não tinha redes sociais, meu caro.
Foto mostrando o ângulo vulnerável do CC? Igual a soldado de bunda de fora…
Como os empresários e banqueiros da terra de Jacob, tem muito peso no governo(junto com suas igrejas satélites), por que não pegar umas centenas de magach 6 e 7 em Israel, pra dar uma inflada neste portfólio? Creio que não teríamos muitas dificuldades.
Usar estas alianças de forma mais produtiva.
Considerando os combates da Armenia… nossos blindados tem alguma defesa contra ataques de drones?
Falo de todos, dos M60, Cascavel, Guarani, Leopard… seriam presas igual nos videos que foram postados aqui?
Na segunda imagem nota-se o radar Sentir-M20.
Dentre suas funcionalidades está detecção de pessoas, veículos e aeronaves voando bem baixo a 20km de distância.
Imagino um futuro MBT ou IFV comando nacional dotado com o Sentir-M20 e LinkBR2 com Satcon.
Transferindo formações de inteligência de tropas, colunas blindadas inimigas para nosso C3I conjunto através de nossos E-99, R-99, Vant,s Falcão, Atobá, Caçador, Hermos 600 e 900.
Assim poderíamos saturar a área com os MT-300, Micla-BR ou MT-300 naval.
Ou seja uma guerra centrada em redes quase 100% nacional.
11th Armored Cavalry Regiment tanks during Tet Offensive, colourized.
ps: levem na esportiva.
Muito bem. as tropas tem que estar adestradas para lutar contra o exército comunista do Biden. Já tenho até o nome da operação: ‘Operação Enxada no Deserto’, dada a nossa grande experiência militar em capitar os quarteis.
Vc é só mais um que macaqueia o que a mídia cria, não tem opinião nem vontade própria, não faz ideia do que seja amor a pátria, enfim, se depender de pessoas como vc estamos sim fritos, que país de homens covardes,mirem-se nos afegãos, nos vietnamitas entre outros que venderam caro a intromissão estrangeira, ou seremos pra sempre o país do carnaval, do futebol e das mulatas fogosas disponíveis pra gringos, pqp…
Renato vai morrer pela pátria no nosso lugar hihihi
Um grupo de veículos que acredito ser de uma bateria astros passando pela cidade de Itapema-SC nesta quarta 11/11/20 em direção ao sul: https://www.instagram.com/p/CHdS1JbAv2H/?igshid=fw7iifo2o810