ANKARA, Turquia – Os militares turcos transportaram de 5 a 6 de outubro seu primeiro lote de S-400 de fabricação russa para o porto de Sinop no Mar Negro, onde o país planeja testar as capacidades do sistema de defesa aérea de longo alcance, uma fonte do Exército Turco fonte confirmou ao Defense News.

O S-400 será testado no campo de teste de Sinop, e as autoridades da aviação civil da cidade proibiram todos os voos entre Sinop e Unyem, a leste do campo de teste, a uma altitude inferior a 25.000 pés.

Oficiais relataram que o S-400 será disparado para o leste durante os testes.

As baterias foram transportadas para Sinop em caminhões militares com tração nas oito rodas. Oficiais militares disseram que um lote de 10 drones Banshee, fabricados no Reino Unido, também foi transportado para Sinop para os testes.

A Turquia testou pela primeira vez o sistema de defesa aérea S-400 em caças F-16 de fabricação americana em novembro. O primeiro lote do sistema foi entregue a Ancara em julho de 2019. A Turquia e a Rússia estão atualmente negociando a compra de um segundo lote com base na coprodução ou compra off-the-shelf com transferência de tecnologia.

S-400 lançando míssil antiaéreo

A Turquia concordou com a aquisição do S-400 de US$ 2,5 bilhões no final de 2017. Ela disse que ativaria o sistema em abril de 2020.

Sob pressão de seus aliados da OTAN, principalmente dos Estados Unidos, a Turquia silenciosamente adiou o processo de ativação, citando a pandemia COVID-19.

Desde a compra do S-400, Washington suspendeu a parceria turca no programa multinacional Joint Strike Fighter, liderado pelos americanos, que constrói o jato de combate F-35. Os EUA também ameaçaram sancionar a Turquia se ela ativasse o sistema de defesa aérea.

“Quando ativar … um sistema de defesa aérea tão crítico … que é um assunto que não deve ser divulgado ao público”, disse Ismail Demir, principal oficial de compras de defesa da Turquia. “Quanto do sistema foi ativado? Essas questões não estão em conformidade com as deliberações geoestratégicas de um país”.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Bem que o Brasil poderia no mínimo comprar alguns sistemas SPYDER de Israel.
Essa história de fabricação nacional até 2030 é bem difícil de acontecer e até lá tem longos 10 anos de espera.
Continuar apenas com Igla, RBS e Gepard fica complicado ??

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

As forças armadas são tão corruptas quanto o Sistema Político. Esse papo de que no Exército não há corrupção é “conversa para inglês ver”.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Do jeito que você se expressou, dá a impressão de que a corrupção é institucionalizada nas FAA… há a possibilidade de corrupção nas FAA sim, mas creio que seja em situações isoladas.

Veiga 104
Veiga 104
Reply to  M.@.K
4 anos atrás

Perfeito.

gordo
gordo
Reply to  M.@.K
4 anos atrás

Nas FAA existe gente honesta e também não honesta na mesma proporção que existe em outros segmentos de nossa sociedade. Infelizmente atos não honestos acabam tendo mais destaque que os de honestidade (que tenho certeza são a maioria absoluta). A questão ai é o corporativismo que evita punição justa (para alguns), isso é comum em todos os nossos segmentos da sociedade, cito por exemplo o judiciário que é recheado de casos de impunidade ou justiça bem lenta. Nosso Presidente também é um exemplo disso, foi expulso e aposentado, em Israel ou EUA o que Ele fez teria uma punição bem… Read more »

Edison Castro Durval
Reply to  gordo
4 anos atrás

Mas o Corporativismo não seria uma expressão da corrupção sistêmica da nossa sociedade?
Não seria a expressão empresarial da lei do Gerson?
Eu tenho para mim que sim!

Agnelo
Agnelo
Reply to  Edison Castro Durval
4 anos atrás

Prezado
Boa tarde
Procure uma Circunscrição da Justiça Militar e se surpreenderá o quanto o tal do corporativismo num passa nem do outro lado da estação…..
Sds

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  M.@.K
4 anos atrás

Situações isoladas?Meu caro,a corrupção pode ser isolada nas forças armadas do Canadá,da Noruega ou da Coreia do Sul,afinal de contas,a corrupção é isolada nessas sociedades como um todo. Mas no Brasil,onde a corrupção é sistêmica em todos os setores da sociedade,achar que as forças armadas são os únicos grupos onde a corrupção é a exceção e não a regra é no mínimo ingenuidade. A sociedade brasileira é corrupta,se as nossas forças armadas são compostas por brasileiros,então são corruptos também.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Você acabou de dar a resposta: se as FAA são de fato corruptas, a nivel institucionalizado como vc diz, é pq existe uma nação totalmente corrupta de onde vem nossas FAA… então o problema não as FAA, elas são apenas o reflexo e os valores de uma sociedade…

Salim
Salim
Reply to  M.@.K
4 anos atrás

Corporativismo exacerbado e desproporcional a realidade brasileira e corrupção travestida pois tiram proveito dos impostos pagos pelo povo. Vantagens extras via penduricalhos salários também e corrupção ativa, bem como aumento salario desproporcional para entrar regime previdência que continua com privilégios muito superior ao proporcionado a população. Fora o baixo retorno de atualização equipamentos e ao descontrole total fronteiras.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Salim
4 anos atrás

Concordo com vc em partes que há muita incoerência no proveito de impostos e que isso seria uma espécie de corrupção. Mas não esqueça que isto que vc falou é na esfera moral e não legal…não esqueça: não são os militares que fazem as lei… eles apenas usufruem das mazelas legislativas de polícicos que por acaso são eleitos pelo povo…

RENAN
RENAN
Reply to  M.@.K
4 anos atrás

Amigo explica porque temos mais de 250 oficiais general na ativa e 5 mil na reserva? Explica porque um capitão da reserva tem o soldo de 5 mil e vem 10 no holerite ? Explica porque existe crédito imobiliário para militares saído do orçamento da defesa? Tirando recursos de projetos importante para a nação e beneficiando o indivíduo. São formas de “cala boca”, assim militar não pode reclamar de benefício de político, e dos benefícios de juízes pois também tem o rabo preso. É uma corrupção crônica. Existe também os programas militares onde a a contração de um oficial da… Read more »

M.@.K
M.@.K
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Caro Renan Vejo seus argumentos com bastante coerência, mas também carregado de muita mágoa e certa inveja… estamos falando aqui de corrupção… de crime e não de ética ou moral… concordo plenamente que o que os militares possuem passa longe da ética ou da moral… mas pensa um pouco: é crime toda esta “mordomia”? Claro que não… eles aproveitam as brechas legais em leis elaboradas por políticos que por acaso são eleitos pelo povo.   E não esqueça que os integrantes das FAA também são o povo e assim como os médicos, os engenheiros, os advogados, os empresários, os repórteres, etc,… Read more »

RENAN
RENAN
Reply to  M.@.K
4 anos atrás

Não amigo não é crime, sabe o que me enoja, os militares para ter cargos tem um continente enorme além do necessário, assim justifica o cargo superior, outra coisa que a maioria quer soldados para fazer suas obrigações, não está correto, então prefiro um contingente menor e mais tecnologia. E que o gasto total com pessoal seja limitado por lei em no máximo 50% isso incluindo pensão, indenização, ativa, reserva, ajudas e prêmios, tudo. Quanto aos benefícios eles conseguiram pressionando os governantes, ou você acha que os militares não usam o psicológico de uma revolta para conseguir um benefício? Basta… Read more »

RENAN
RENAN
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Para ter cargos tem um *contingente* enorme

Kira
Kira
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Penso da mesma forma. Há toda uma mística que as forças armadas são o baluarte da moralidade e não são. Há corrupção como em toda administração brasileira. Também há pessoas de bem é Claro. Além disso, é uma força inchada e perdulária. O fim último de um soldado e matar o inimigo. Um desperdício tanto soldado no administrativo. Gastar tanto com pessoal é uma vergonha. Uma força especializada, enxuta, com equipamento no estado da arte seria o ideal, mas vivemos no Brasil….

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

O que tem a ver com a p…. da matéria???? Pessoal ao invés de comentar a notícia começa com esse mimimi!!

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Marcelo Andrade
4 anos atrás

Milico detected!

Heli
Heli
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Colega, se for para comprar um sistema AA de Israel, que fosse o Arrow ou a versao terrestre do Barak (melhor opção). O Spyder tem curto alcance pois é baseado no missil ar-ar Phyton 5.

Carlos Serrat
Carlos Serrat
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Você , para ter credibilidade no que afirma , tem que matar a cobra e mostrar o pau . Se , as Forças Armadas são tão corruptas aponte os atos , quem praticou e quando foram praticados . Aguardo .

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Pois é. Não se vê avanço nenhum nas FA’s. Nada mesmo, nem de segunda mão. As Taís relações estratégicas com os EUA e com Israel simplesmente não rendeu nada, pelo contrário. Nos últimos 2 anos, nossas relações com nossos vizinhos, com os indianos, com os árabes e com os chineses, nos rendeu muito mais do que essa tal brotheiragem com EUA e Israel.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Você esperava que o Trump colocasse umas 10 baterias Patriots na mala do Bolsonaro antes dele sair da Casa Branca?Não é assim que funciona. Para que o Brasil opere armas avançadas,primeiro é necessário mostrar o interesse. O EB teria que trabalhar junto com o Itamaraty para comunicar aos americanos ou os israelenses que há o interesse em na aquisição de seus equipamentos,eles então decidiriam se venderiam ou não. Caso a resposta fosse negativa,ai sim você teria motivos para reclamar,mas se isso não aconteceu,não dá para culpá-los. O problema é que as nossas forças armadas falam muito e não fazem nada,são… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Amigo, você tem certeza? Tem lido as notícias? É novo aqui? Tá sabendo que há uma pandemia?

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Realmente é uma vergonha esta situação dos sistemas de defesa antiaéreas ,no caso dos BRICS o Brasil é o mais fraco em equipamentos,até a África do sul é melhor do que a gente,deve ser por isso que os Europeus estão se impondo perante o Brasil,vai ver se os Europeus dão lição de moral em uma china/Índia?…
O que será que tem que acontecer para que “autoridades”criem vergonha na cara?

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

Concordo plenamente, ano passado Macron já ameaçou o Brasil, até o Canadá kkkk…Agora o Biden também e pelo o que tudo indica, ele será eleito presidente.
Infelizmente nossas forças são limitadas, mal administradas e nossa política dispensa comentários.

Astolfo
Astolfo
Reply to  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Tal como tudo indicava Hillary eleita presidente?

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Reply to  Astolfo
4 anos atrás

Concordo, mas hoje não é o mesmo cenário do passado. Na época Trump era favorito nos principais estados, pois nos EUA a votação não é vencida por quem tem maior número de votos, até porque a Hillary recebeu quase 3 milhões de votos a mais, porém perdeu nos Estados com mais peso.

Welington S.
Welington S.
Reply to  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Biden? Por hora não. Trump irá levar essa, porém, como dito, uma hora ou outra os demôniocratas voltarão com força total para incitar guerras e tenho certeza de que a primeira será contra o Brasil.

Felipe Morais
Felipe Morais
4 anos atrás

U$ 2,5 bilhões. Alguém sabe qual é a composição do sistema adquirido pelos turcos? Quantas baterias e quantos lançadores por bateria?

E a matéria fala em um segundo lote sendo negociado, com transferência de tecnologia. Será que essa transferência tbm irá incluir a fabricação dos mísseis em território turco? Que se não incluir, adianta de nada. Principalmente com a atual situação das relações turcas com a Rússia.

Matheus S
Matheus S
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Foram dois regimentos que compreende quatro divisões(batalhões na designação ocidental), com opção de se pedir mais um lote regimental. Um batalhão possui duas baterias, cada uma equipada com até doze lançadores (TELAR). Uma configuração ideal para os clientes de exportação teria de quatro a oito TELARs por bateria. O maior problema dos clientes de exportação é a composição total do sistema. Pelo que eu tenho visto até o momento, grande parte dos países que adquirem esse sistema, preferem que seja operado sozinho, o que é totalmente diferente da composição do sistema russo em camadas. Essa aparente doutrina de emprego do sistema… Read more »

RENAN
RENAN
4 anos atrás

Quem pode pode, quem não pode fica sonhando.
Coitado do Brasil.
Só de dinheiro dos pensionista dava para comprar 3 deste a cada dois anos
Se pagasse somente o soldo aos reservista sem as inúmeras ajudas, mais 3 a cada 2 anos
Em apenas 2 anos teríamos 6 sistemas s400 igual da Turquia. Sem a necessidade de aumentar os gastos com o ministério da defesa.
Em 6 anos teríamos 18 sistemas para cobrir o Brasil.
Pois auxílio e benefício não é salário (soldo) então podem ser cortados.

Daria dinheiro de sobra para equipar o Brasil

Douglas
Douglas
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Ninguém quer ser militar já, se você tirar o incentivo financeiro ai só sobra recruta com fundamental que vê a carreira militar como uma esperança, mas o pessoal técnico vai tudo corre.

RENAN
RENAN
Reply to  Douglas
4 anos atrás

O único incentivo deve ser salário, pois assim não se torna um fardo ao país, se um militar ganhar 10 mil de salário tendo curso superior, não me importo. Agora gratidão, ajudas, incentivos apenas onera o trabalhador CLT que tem que sustentar luxo de uma casta. Não acho justo está história da reserva o cara se mantém praticamente com o mesmo salário da turma da ativa. Isso é ridículo. O financiamento de moradia é ridículo, o militar é um cidadão e deve procurar as instituições financeira do país e pagar o mesmo juros que todos os cidadãos pagam. O bem… Read more »

Edison Castro Durval
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Senhores o problema não é salário e a aposentadoria.
Nenhum país do mundo faz a paridade do aposentado militar ou civil, já no Brasil a festa é liberada, nós demais países o valor chega no máximo a 60%.
Além é claro das filhas e não me venham com a desculpa que foi proibido, pois basta o militar contribuir um pouco mais que o direito de mamar nas tetas está garantido.

Salim
Salim
Reply to  Douglas
4 anos atrás

Isto se da pelo inchaço descomunal de pessoal nas forças armadas, o cara entra e fica frustrado, dai os melhores vão atrás de seus ideais, sobra os acomodados, dai denota a lerdeza e icopetencia administrativa com corporativismo vergonhoso e imoral. Lembro que salario imoral só tem os subalternos, os oficiais gozam de salários e benefícios bem superior a media brasileira.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  RENAN
4 anos atrás

O problema não é dinheiro. O que mais existe nesse país é pobre comprando carro zero. Poderíamos fazer um acordo com os russos e pagar o S-400 em prestações a se perder de vista. O verdadeiro problema é que os oficiais não têm ambições de operar um sistema dessa categoria,pensam pequeno.

RENAN
RENAN
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Amigo eu penso da seguinte maneira, porque os militares fazem de tudo para ter mais militares, mais promoções, mais benefícios e nada de armamento com real condições de se opor a qualquer um? Simplesmente porque qualquer país que mostrou estar se equipando para impor suas vontades, foram destruídos. Portanto a cabeça do alto comando certamente raciocina assim, se eu ter equipamentos de ponta terei que ir a guerra pois os políticos não vai abaixar a cabeça. Agora no estado que está ( armamentos de faz de conta)eu fico em paz e morro na reserva ganhando uma baba sem fazer nada.… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  RENAN
4 anos atrás

“Pois não temos condições bélicas para responder.”

Cara,você está equivocado,o Brasil não teria condições de responder a uma agressão de uma potência,mas o Maduro ameaçar o Brasil?Só se ele não tiver amor a própria vida,nem a Venezuela multiplicada por 10 conseguiria vencer o Brasil em uma guerra.

RENAN
RENAN
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Sério ? Baseado em que ? Imagina 10 vezes a Venezuela Vai dar mais ou menos F16 13*10= 130 SU30 23*10= 230 Tucano 32*10 =320 Karakorum 23*10=230 Mi 35 48*10= 480 Mi 17 10*10=100 S300. 3*10= 30 Lançador de ombro 5000*10= 50000 S125 28*10=280 Buk m2 28*10=280 Etc Você realmente não sabe o que escreve Eu não lei em consideração os que caíram e os que não tá operacional peguei os números de compra e coloquei aí. No meu ver não temos condições de decolar nada, nem helicópteros para ir atacar a Venezuela. Eles tem 5 mil lançadores de ombro.… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Li as 3 primeiras frases do seu comentário e nem quis perder tempo lendo o resto porque já deu para notar que você é apenas uma criança que acha que guerra é um jogo de Super Trunfo. “O país A tem 10 blindados,o país B tem 11,então B> A” rsrsrs, estude mais,companheiro,leia mais,procure saber sobre como uma guerra funciona e depois venha debater. Tenha certeza de que ela é muito diferente do seu joguinho de ingênuo de Super Trunfo. Repito,nem a Venezuela multiplicada por 10,hoje,teria a mínima chance de vencer o Brasil.

Salim
Salim
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Allan, vejo Venezuela um grande risco pois estão se do abduzidas por Russos, Chineses e Iranianos. Estes paises terroristas estão loucos pra abrir conflito quintal EUA.

Leonardo Costa da Fonte
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Tem toda razão. Venezuela tem armas, o Brasil tem doutrinas…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Só que a Venezuela não tem armas,além da defesa antiaérea.O Brasil é mais bem armado do que qualquer país latino americano.

RENAN
RENAN
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

É sério que uma doutrina criada para um cenário de segunda guerra mundial, fará efeito contra um inimigo com armas modernas ?

RENAN
RENAN
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Olha você ainda não demonstrou nenhum conhecimento e argumentos para defender seu ponto de vista, por favor leia seu comentário e siga seus conselhos.

Vai estudar

Lu Feliphe
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Renan, uma coisa é retórica de um líder e a outra é a sua agenda, uma guerra para a agenda de Maduro não traz benefício algum. A análise não é tão simples como escrever “o caça deles basta estar no ar”.

RENAN
RENAN
Reply to  Lu Feliphe
4 anos atrás

Olha vendo a história, faz todo o sentido. Ditadores criam guerras regionais para perpetuar no poder e despertar o sentimento nacionalista em seu povo.

Foi assim na Argentina, foi assim em outras ditaduras.

Lu Feliphe
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Renan, uma guerra custa, envolve um complexo sistema logístico, além de todo o treinamento e meios em estado operacionais necessários, se Maduro quiser manter sua agenda (que é o que obviamente pretende assim como muitos do alto escalão lá) criar uma guerra regional seria a pior das opções.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Carro zero dividido em 50 parcelas com juros de 6% kkkkkkkkk mas vai ver o carro, um ônix ou HB 20 pé de boi, 2 anos depois o carro parece escola de samba com tudo soltando pecinhas.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Acha que rico também não se endivida para comprar carro não?Rsrs. Cara,na verdade o rico brasileiro consegue até ser pior do que o pobre nesse aspecto,não importa se ele vai se endividar desde que ele tenha uma Mercedez melhor que a do vizinho. Não importa a classe social,a educação financeira do brasileiro é péssima.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Ah, começou! zzzzzzzzzz!!

RENAN
RENAN
4 anos atrás

Uma opção é aplicar a mesma regra a todos os 11,5 milhões de funcionários públicos Que fora aplicada aos milhões de brasileiros CLT. Que tiveram seus contratos de trabalho suspenso. E receberam no máximo 1813 reais. Então assim os milhões de professores que tiveram que ficar sem da aula por exemplo deveria receber apenas os 1813 reais. Os militares da reserva que não trabalha mais deveria ficar apenas com 1813 reais afinal de contas vale para um tem que vale para todos. Extender a regra a todos os funcionários públicos que não prestará serviços aí pais durante a pandemia. Já… Read more »

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
4 anos atrás

O que impressiona são as dimensões do míssil.

Quantos andares tem?

Kkkkkkkkk

ScudB
ScudB
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
4 anos atrás

Quase 2 e meio. São 7,5 metros. Bem menos que Scud…

Salim
Salim
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
4 anos atrás

Também vejo meio desproporcional a meios israelenses, europeus e americanos, também chamou minha atenção o caminhão transporte, parece que saiu da segunda guerra, pelo menos chines capricha visual.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Salim
4 anos atrás

E por falar em desproporcional, surgiram as primeiras imagens no novo míssil balístico norte-coreano.
Trump não curtiu.

Salim
Salim
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Parece as maquetes Iranianas rsss estes Coreanos fizeram estagio Ira rsss

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Salim
4 anos atrás

Até os norte-coreanos estão assegurando que a morte e destruição chegarão a todos os EUA em caso de ataque.
Quem diria.

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

A Turquia comprou o sistema com transferência de tecnologia , a ideia dos turcos é trabalhar em um sistema antiaéreo de fabricação própria .

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

Para nós compensa mais fazer um sistema nacional ou comprar em primeiro momento um sistema mais simples como o BAMSE.
Mas porque um Sistema Nacional ? A Razão é que um sistema nacional poderia ter um alcance maior que 300 km assim como também ser fabricado sob medida para a realidade do Brasil.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

BAMSE is an absolutely useless system for Brazil. This is clearly not what is needed for the national Brazilian air defense system.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Given the current threats and possible in the future, the ideal for Brazil would be the Israeli “Spyder”.
And a specially designed complex with a block of RBS-70 missiles, on a light chassis and with an automated guidance system.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Essa é de fato uma excelente opção também , mas acho o BAMSE um sistema mais barato( podendo ser adquirido em larga escala) e que também atenderia as necessidades do Brasil. Posteriormente com a transferência de tecnologia por parte dos suecos poderíamos desenvolver um sistema Brasileiro.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Evgeniy (RF).

Estás equivocado, pois no início deste ano o Exército brasileiro enviou uma comissão para avaliar o sistema BAMSE. Caso o mesmo fosse inutil sequer teria sido avaliado.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

I know I read it.
This is probably due to the Brazilian-Swedish cooperation. Unlike Spider, the BAMSE complex does not have a further breakthrough in modernization. That’s why he looks strange.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Não doutor, o sistema que se enquadra melhor nas nossas necessidades é o CAMM-ER, pois nos daria a vantagem da padronização, já que o CAMM vai para as corvetas Tamandaré.

Salim
Salim
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

O spyder usa misseis phiton e derby bem mais utilidos no Brasil que Camm que ainda náo operamos.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

Amigo o melhor seria o sistema antiaéreo Spyder de Israel, eles utilizam mísseis que a FAB já opera, além disso, são superiores em alcance ao sistema Sueco, mas na atual situação o que vier é lucro kkk…

manoel gilson de brito
manoel gilson de brito
4 anos atrás

infelizmente o Brasil, não aprende o dever de casa desde a 1ª guerra mundial, e de la praca quantas guerras o Brasil, presenciou. A amazônia falavam que era paranóia que o mundo estava de olho, agora a ficção está se tornando realidade. O que o Brasil, precisa mais ver para acreditar que o mundo está mesmo de olho na amazônia.

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Enquanto isso na terra da lagosta e do caviar.

Nossa capacidade de abater aeroplanos continua incrível.
comment image

Last edited 4 anos atrás by Antunes 1980
Bardini
Bardini
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Se o EB estivesse armado com essa versão GDF-007 da foto, capaz de disparar munições AHEAD, nós estaríamos muito bem na fita. Isso aí é coisa que está no patamar do MANTIS.
.
A versão que o EB tem são os pré-históricos GDF 001, rsrs.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Essa versão é operada remotamente?

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
4 anos atrás

Os equipamentos militares russos são os melhores do mundo … quando operados pelos russos é claro …
Mas, na mão desses toupeiras turcos vão acabar derrubando algum avião de passageiros e matando centenas de pessoas

RENAN
RENAN
Reply to  Entusiasta Militar
4 anos atrás

Perdoe me descordar, acredito que um país que convite a séculos envolto em conflito deve saber operar vários equipamentos militares, é lógico que não irá também como os Russos mas não devem ser tão Rui como os sauditas

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
4 anos atrás

É bom mesmo a Aviação Civil ser avisada! Esses testes podem dar m…….!

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Marcelo Andrade
4 anos atrás

Esse é o procedimento em todos os países

João Girardi
João Girardi
4 anos atrás

Mudando um pouco de assunto, alguém me explica porque o fardo aberto do soldado brasileiro em relação à outros países é todo zoado? 1- o soldado está usando o suspensório do ALICE por baixo do colete interceptor em vez de usar por cima, como é o correto visto pelas tropas americanas durante os anos 80 até o começo dos anos 2000 quando o ALICE foi definitivamente substituído pelo MOLLE 2- está usando um porta-carregador no cinto mesmo tendo porta-carregadores vagos no colete 3- o porta-carregador está com acesso bloqueado pelo colete em vez de estar por cima 4- o atirador… Read more »

Last edited 4 anos atrás by João Girardi
Salim
Salim
Reply to  João Girardi
4 anos atrás

João, embora fora contesto, suas observações são bem praticas. O pessoal da ESG teria que avaliar regularmente a doutrina, porem náo e isto que vemos, hoje procedimentos são pautados na segunda guerra. Medidas simples que ajudariam bastante.

João Girardi
João Girardi
Reply to  Salim
4 anos atrás

Pois é, são coisas que não precisam de grandes regulamentos, apenas um pouco mais de liberdade pro soldado escolher seu equipamento e permitir inovações com base na experiência prática do militar. Eu lembro que quando eu estava no NPOR uma loja de artigos militares visitou a nossa subunidade pra vender material militar, e tinham muitas coisas legais como coletes táticos de vários modelos, gorros impermeáveis, malvinão, porta-carregadores, camelbak e etc. Aí quando a gente se interessou em comprar os equipamentos, o tenente logo falou: não tem problema vocês usarem, mas só vão poder usar se todo o pelotão padronizar. Não… Read more »

GILBERT
GILBERT
4 anos atrás

esses míssil é quase do tamanho de um estagio do VBS-30

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Essa Turquia está procurando encrenca!!!