Batalhão de Blindados do CFN realiza adestramento de tiro real no Centro de Avaliações do Exército
O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais realizou o Adestramento de Escola de Fogo (ADEST-ESFOG), no período de 24 a 25 de junho, no Centro de Avaliações do Exército, no Rio de Janeiro-RJ. Participaram do adestramento três carros de combate e uma viatura socorro para carros de combate.
No ADEST-ESFOG, foram empregados 21 militares da tripulação do Batalhão, por dia de exercício, além de pessoal de outras unidades apoiadoras.
O objetivo do exercício foi alcançado com o elevado grau de proficiência, pelas guarnições das viaturas blindadas, na conduta e execução do tiro real com canhão 105mm.
FONTE: Marinha do Brasil
Isso sim é um tanque velho e obsoleto viu, peça de museu na melhor das hipóteses.
Segundo consta são operadas 17 unidades pelos FN… se é para manter tripulações, treinamentos, alojamentos, manutenção e afins que se compre veículos melhores, o país fabricante não os opera mais.
Veículos comparáveis
O Centauro II com o canhão de 120mm seria uma boa opção para sustituí-lo pois o SK-105 é considerado um caça-tanque.
Acho que a MB deveria embarcar na ideia com o EB e comprar umas 20 unidades do Centauro 2 em conjunto, vai que dão um desconto kkk
ESQUECE blindado russo aqui. Nós não teremos. No máximo francês ou americano.
na verdade no inventario consta 23 unidades do blindado sk105
Na verdade operacionais só apareceram 3 no exercício…
Na realidade é um caça tanques.
Só se for caçar tanque no Paraguai kkkk
Enquanto isso os militares estão recebendo reajuste de salário, em um cenário no qual o país sofre com a maior crise sanitária de sua história e índices estratosféricos de desemprego, em parte consequência da pandemia. Temos forças armadas 2M: Mau treinadas e Mau equipadas. No entanto, bem remuneradas, inclusive aposentados e pensionistas.
Sem querer ser chato, mas já sendo, nesse caso não é MAU e sim, MAL…..MAU seria se elas fossem más….com maldade…..desculpa, não quero corrigir, só ilustrar…..
E voce esperava o que? vindo de quem? (sic!)
MAU é adjetivo, ou seja, classe gramatical utilizada para qualificar o substantivo. MAL é da classe gramatical substantivo, cujo antônimo é BEM. Adjetivos existem para qualificar, caracterizar ou classificar um substantivo, quando ao lado do mesmo, no caso Forças Armadas. Desculpe-me, não desejo corrigir, só ilustrar…
Então tá….além de tudo quer ser debochado? Fui educado….já você, além de desconhecer o uso correto da língua portuguesa, é maL educado…. ” ) MAU é um adjetivo e se opõe a BOM: … “Ele foi mal treinado.” (x bem treinado); “Ele está sempre mal-humorado.” (x bem-humorado); “A criança se comportou muito mal.” (x se comportou muito bem);” Vê se aprende…..um pouquinho de leitura é bom….pode ser até uma revista, quando estiver no banheiro fazendo o número 2……aprende-se muito somente lendo….não precisa nem saber regras gramaticais….só de ler, você aprende….fica a dica….e larga esse ranço e mania de querer estar sempre certo…..eu escrevi meu comentário anterior… Read more »
Ao contrário de você, minha intenção não foi ofender ninguém.
Amigo vc perdeu uma grande chance de ficar quieto!
Gostei do cuidado com o vernáculo.
Realmente ilustrativo.
“Incrivel” como percebesse claramente quanto o comentario e de alguem “ideologico”!
Nutela, repetitivo, enlatado e sem fundamento! aff…
C tem absoluta certeza disso? Qual tua fonte?
Os militares estão recebendo reajuste de salário? não! (está sendo um menino “mau” ao escrever mentiras). As Forças Armadas são “mal” treinadas e “mal” equipadas? depende a referência que usar. Se comparadas a EUA, Rússia e China, sim. Se comparar com os países que fazem fronteira com o Brasil, não. (está sendo um menino “mal” ao não contextualizar tua afirmação). As Forças Armadas são “bem remuneradas”? depende a referência que usar. Se comparar com um trabalhador informar, sim. Se comparar com as outras carreiras de Agentes Públicos Federais e com as carreiras das Policias Militares, não são “bem remuneradas”. (está… Read more »
Pergunto: por que o MP entrou com medida cautelar junto ao TCU no dia 30/06/2020 pedindo o cancelamento de aumento de salários e gratificações de 73% para as Forças Armadas? Fóruns possuem um caráter de informalidade, onde as pessoas expressam suas ideias, mesmo equivocadas, tendo sempre o cuidado de não ofender os outros. Não há a necessidade de comparar as Forças Armadas Brasileiras com outras forças armadas. É fato que as nossas não cumprem uma de suas atribuições institucionais: zelar pela integridade de nossas fronteiras. O crime organizado cresceu na razão direta da incapacidade de vigilância de nossas fronteiras. Fuzis… Read more »
Vou usar uma expressão militar, já que insiste em comentar um assunto, sem o mínimo de conhecimento de causa: “deixa de ser bizonho”!!
Um comentário mais “sem pé nem cabeça”, que outro.
Não sei se você faz ideia, mas é ridículo desqualificar qualquer pessoa, usando como justificativa uma suposta superioridade que julga ter em determinado assunto, pelo simples fato de ser/ter sido militar. Como se isto fosse sinônimo de conhecimento incontestável. Isto sim é “bizonho”
Discuta o assunto, conteste os argumentos, ou simplesmente fique calado. Não desrespeite quem teve o trabalho de responder a um comentário seu.
Exato. Fui militar com muito orgulho, mas esse tipo de postura só afasta quem está interessado no assunto. É notória a nossa incapacidade de meios. Talvez a FAB, se tiver em quantidade minimamente suficiente esteja em melhores condições para isso com os F39, os KC 390, AT 29, R e E 99 e os poucos A1M. Por sua vez, MB e EB estão bem defasados em termos de equipamentos e precisam enxugar o efetivo. Temos uma marinha de terra e um exército limitado em meios de dissuasão. Discussão se ganha com argumentos, respeitando a opinião dos outros e, se for… Read more »
Concordo mais a FAB tambem tem que enxugar
Aqui se discute assuntos militares! cai fora meu.
Eu disse por um acaso que não se discute assuntos militares? Olha o que eu escrevi e o que você respondeu. Simplesmente nada a ver.
Vá cata coquinho
Os militares estão recebendo aumento nas gratificações em um período onde está ocorrendo queda drástica de receita. Isto não é viável economicamente e péssimo para a economia no atual cenário, sem falar que forma um efeito cascata.
Posso concordar com você Paulo, o momento é ruim. Porém nenhuma das outras carreiras federais, estaduais e municipais, muito menos politicas, querem fazer sacrifícios em prol da nação.
Veja que o Presidente sugeriu diminuir o salário dos políticos para ajudar no combate à covid-19, no entanto nenhum dos poderes quis.
Nosso problema não é com os militares, com certeza.
Sou militar da reserva e não recebí aumento algum, muito pelo contrário, estamos batalhando para entrar no rol dos generais, estes sim que foram contemplados com o propalado aumento pois o que tivemo foi um decréscimo no salário.
O contrário de mau é bom. Então as forças armadas são bom treinadas e bom equipadas? kkkkkk
reajuste de salário? Mais bem compra de lealdade, para prevenir um golpe contra esse governo apocalíptico.
Apocalíptico é o governo argentino, o brasileiro está salvando o país de outro governo corrupto, onde a mídia recebe um caminhão de dinheiro para falar bem.
Putz, verdade. Tá até salvando amigos que não tem onde morar e precisam passar temporadas morando em sítios alheios, “de grátis “, né não?
Talvez, seja o medo da fúria das legiões.
Quem anda com medo de legião é o pessoal que mora do outro lado da rua, vai por mim.
vai levantar bandeira politica em outro blog
Argentina e Bolívia também usam esse blindado obsoleto?
A Argentina tá falida, não tá conseguindo nem andar. A Bolívia usa, é seu principal meio de combate blindado.
Realmente fiquei surpreso, que o Brasil ainda use isso aí. O pior de tudo desse bichinho é a blindagem mínima, inadequada até para os níveis da WWII. Vi muitos deles no deserto do Iraque, com perfurações de armas de baixo calibre.
Foram feitos para funções semelhantes ao do Hellcat: Chegar primeiro, atirar e correr. Não para ser um MBT.
Tem que ser leve para poder ser desembarcado nas praias. Blindado adequado para a Marinha.
É um blindado caça carro, e pode através de sua mobilidade e estratégias botar um leo1 fora do combate.
Muito velho e obsoleto mesmo
Parece aqueles tanques da 2ª Guerra Mundial
Tá bem à frente deles, daria um pau em qualquer tiger, panther, t-34 ou Is-2. O problema é que para os níveis de hoje realmente está ultrapassado e a MB parece também ter problemas com a motorização, o que tem deixado os veículos indisponíveis.
Até ser atingindo pelo primeiro disparo de 20 mm. O SK-105 é um caça-carro e não um MBT, portanto ele não tem blindagem para encarar nem um velho T-34, por exemplo. A vantagem dele reside na potência do canhão 105mm, que hoje já está ultrapassado (como função anticarro).
No CFN ele faz apoio de fogo para a Infantaria. Não é a missão dele ser um caça tanque…
Acredito que seja porque o CFN não tenha uma doutrina de combate a tanques, justamente por acreditar-se que eles desembarcariam nas praias apoiando a infantaria.
Mas essa é a minha opinião.
Em um confronto alem mar é o CFN quem levará a bandeira do Brasil e acredite é uma tropa de elite e a mais bem equipada de todas as tropas de pronto emprego no Brasil. Artilharia 155mm. blindados. misseis mistral, carl gustav, sniper, paraquedistas salto em grande altura, mergulhadores de combate. radar sueco girafe. sistema de contra bateria, alem do astros 2020.
A blindagem frontal dele segura 20mm, o problema é que ele não foi feito para resistir a tiros de armas anti-tanques nem mesmo frontalmente.
Acredito que na segunda guerra ele venceria pelo avanço tecnológico que teria em relação aos outros veículos, mas com certeza ele não se encaixa no tipo MBT.
Pau no Tiger??? ????
Ele fura mais e 200mm de blindagem, o Tiger 1 tinha 100mm de blindagem, dá mais que pro gasto.
O Sk-105 tem canhão estabilizado, visão noturna, mesmo que de 1° geração, autoloader, mais rápido, ágil, fácil de transportar, pode passar em qualquer ponte.. Comparando com o Tiger, está décadas à frente, justamente como está.
Obviamente eles têm funções diferentes, mas sem dúvida o SK-105 nas mãos da França teria batido toda a Wermatch na segunda guerra.
Melhor seria trocar pro um ifv parrudão ou um cc leve dessa nova geração que todo mundo tá fazendo.
Aliás, o que acham da decisão dos eua de não mais utilizarem o abrams nos marines?
Achei bacana mas vc viu o novo “M”MBT(Carro de Batalha Principal leve ou médio) que estão desenvolvendo e já com pedidos pra centenas de unidades o Griffing II ???
Isso caia feito uma luva no EB.
tomara Oraculo, estou confiante para que isso ocorra em médio prazo
mas não para a marinha
“e já com pedidos pra centenas de unidades o Griffing II”
.
Nenhum dos concorrentes foi selecionado até o momento.
Apenas me expressei mal, o “vencedor “da concorrência vai construir as centenas de exemplares.
“o que acham da decisão dos eua de não mais utilizarem o abrams nos marines?”
…acho excelente….movimentar 70 toneladas para outro lado do planeta não torna a força tão expedicionária como de costume. Se rondar alí é uma excelente oportunidade para o e.b e cfn
Os Fuzileiros não necessitam de um grande cc, na realidade eles precisam de um blindado leve, até porque invadir e tomar uma cabeça de praia com os Abrams envolve uma grande logística, e isso custa muito.
Ter que levar quase 70 toneladas para um teatro de operações do outro lado do mundo, incluí uma grande logística que não é rápida, além da manutenção envolvida o que custa muito dinheiro. Creio que esses foram os motivos para os Fuzileiros Americanos não utilizarem mais ele.
Existe algum estudo para a substituição dos SK-105?
Atualmente não foi aberto nenhum ROA para um estudo de um novo veículo para o substituir.
Adestramento com apenas três carros de combate e uma viatura socorro, é isso mesmo?! Nosso CFN esta tão mal assim ou o numero de militares e meios esta adequado para um treinamento?
O pior é que essa peça de museu não pode de nenhuma maneira ser utilizada no combate anti carro.
Simplesmente não possui blindagem para tal.
O máximo que se pode fazer é usar-ló como uma peça de artilharia autopropulsada.
Aqui temos estoques para não acabar mais de Strikers com canhão 105mm, todos armazenados sem uso. Com um pouquinho de vontade, o CFN poderia formar pelo menos umas duas brigadas a precinhos camaradas.
O que não se pode fazer é expor os pobres fuzileiros brasileiros no ultrapassado e desprotegido SK105.
Abs
03/07/2020 – sexta-feira, btarde, João, voce esta fora da nossa realidade, quanto de whisky, caviar, lagostas, etc…. nossos comamdantes teriam de abrir mão para comprar Strikers e formarem 2 brigadas. Acorda, ninguem ataca o Brasil, e, se por acaso atacar, vamos culpar as gestões anteriores, agora temos a desculpa da pandemia, esta é a grande desculpa…..e os cocktail continua.
E o que falar dos leo 1a5 do exercito. pode vender tudo como ferro velho então!
tas muito mal informado
É triste ver nossas forçar armadas somente treinando com equipamentos antiquados e em pequenas quantidades. É fato, nosso Brasil merece mais atenção…….
Pede para os filhos de uma boa senhora do STF parar de comprar lagostas e tomarem vinhos caríssimos e prestarem mais atenção na defesa de nossa pátria. O mesmo vale aos demais políticos. Quando eles começarem a fazer isso a coisa muda e pode ter certeza que muda rápido. Vamos poder ver coisas aqui de outro ”mundo”.
STF não tem nada haver com a defesa. O problema da defesa vai além do políticos, os militares também são culpados pela atual situação da força.
Na minha opinião o STF tem culpa também, para que comer lagosta no serviço público ?
Pensando da maneira como você disse, o STF não teria culpa por 100 milhões de brasileiros não terem saneamento básico, então podem comer lagosta à vontade.
E você acha que generais, almirantes e brigadeiros também não comem lagostas com dinheiro público?
Infelizmente a regra é essa no topo do funcionalismo público, seja civil ou militar.
03/07/2020 – sexta-feira, btarde, Welington S. só os politicos, ministros…… e os militares, quase que diariamente teem cocktail em Brasília, regado a tudo do melhor, todos os que mandam neste pais, aproveitam o maximo, povão é detalhe para novembro, vao bater em seu ombro, comer buchada, e pedir para voce votar nele, só nesta hora lembram que existe 2p (povo e pobre).
Pra mim sob medida para os fuzileiros e uma modernização seria bem vinda. São uma tropa anfíbia de ação rápida, não dá pra transportar muita coisa e um pouco de couraças fazem bem para o moral. Valeria a pena colocar uns ATGMs no lugar do canhão de 105mm. Mais ou menos como o Peru fez com seus AMX13 com 3 tubos de kornet cada um.
Uma força de dezenas de bilhões de dólares, com sucatas e aínda em poucas quantidades….. Tá certo, Muito certo, certíssimo.
E que não sobrou dinheiro, pois a MB gastou milhões com os devaneios de um P.A. Não tem se quer o básico com equip de ponta mas quer ter P.Aviões.
Já passou da hora de trocar esses “velhos” SK-105…”ADSUMUS!!!
Dói falar isso, mas não bota medo nem em pirata.
Bota medo nos tripulantes
fica na frente do canhão 105mm pra ver!
É o que tem pra hoje. Fazer o quê… Manter doutrina, etc e tal até chegar um meio mais moderno sabe-se lá quando.
Já que aparentemente não vão comprar nada para substituir esses blindados, podiam no mínimo passar alguns leopard 1A1 dos estoques do EB para os fuzileiros navais, creio eu que iria ser melhor para o adestramento dos fuzileiros.
Tanques como Leopard 1a1, não são adequados aos fuzileiros. Interresante seria ver um vbci com suas versões com 105 ou 120 mm como o cv90, ou um cc leve de última geração.
O EB não consegue mais operar Os Leo 1A1 por falta de peças no mercado, em especial para o sistema de tiro e transmissão, sendo que o último problema também afeta os 1A5.
Uma boa opção seria a MB embarcar no desenvolvimento do novo CC junto do EB e adotar uma certa quantia deles.
Quais Leopard 1A1? O EB está substituindo os últimos 39 que operavam nos RCB aqui do RS pelo Leo 1A5. Logo, o 1A1 não tem mais condições de operar por conta da dificuldade insolúvel de manutenção, principalmente, de seu sistema de direção de tiro, que no caso dos 1A1 brasileiros era belga e não é mais fabricada há muito tempo.
Neste caso ao substituir a dotação do RCB por LEO1A5, como ficaria a lotação dos RCC?
Dos 54 Leo 1A5 de cada RCC, 13 for transferidos para cada um dos RCB…..assim os RCC ficaram com 3 esquadrões de 13 carros cada um, ao invés de 4 esquadrões. Cada RCC ficou com 41 viaturas.
blindados da marinha são de logística e emprego totalmente diferente do exercito
Treinar é sempre bom! Sigam em frente!
Exato já que só tem eles tem que treinar para tirar o máximo que o equipamento pode fornecer. Se levar em conta o cenário local ainda dá para o gasto.
Essa torre é equipado com autoloader?
Ele é equipado com um carregador automático giratório semi automático.
Tanque velho e ópticos obsoletos. Sou capaz de dizer que uma Guarani com torre REMAX 12.7mm e munição AP bota fora de combate esse cidadão cinquentenário ai, principalmente em ambiente noturno, pois REMAX tem ótima precisão e visibilidade noturna. UT-30 então, derruba na hora.
foi…
Comentário retido…
.
O Kurassier pelo menos possui canhão estabilizado que pode ser disparado em movimento. Ele está equipado com um periscópio, um telêmetro a laser e um sensor infravermelho, além de contar com computador de tiro.
.
O Cascavel por exemplo, não tem canhão estabilizado, possui apenas o sensor “Mk1 eyeball” e o controle de tiro manual é o “deixa comigo!”.
Bota fora se atirar nas laterais, a frente do SK-105 segura 25mm.
A armadura frontal protege a tripulação de de 20 mm, com blindagem extra na parte frontal do chassi e da torre pode resistir a APDS de 35 mm, em outras partes só protege a tiros de armas leves.
O BMP-3 é perfeito para substituir o SK-105. Alíás, seria uma boa opção para equipar os RCB e BIB do EB…desde que fosse fabricado sob licença. Não existe nada superior em custo x benefício no mercado.
Esquece blindados russos aqui filhão. Não vamos ter. Claro, sonhar não custa nada.
amigo rdx…a Russia agora lançou o sprut sdm1, que é basicamente um bmp-3 com um canhão (acredite) 125mm para funcionar junto com o bmp-3f (versão de fuzileiros navais)….
Impressionante. Provavelmente é o único tanque anfibio do mercado.
Kurganets é o futuro…
BMP-3 seria algo muito interessante tanto para o EB quanto os Fuzileiros …
Pouco provável a aquisição de blindados russos.
Espero que o CFN faça uma integração de meios com o EB e adote ou o futuro Guaraní 8×8 com canhão ainda não definido (105 ou 120 mm), ou quem sabe adquira mas Leo1A5 e modernize nos mesmos padrões do EB.
Até quem sabe lançarem uma ordem de desenvolvimento e aquisição conjunta de novo MBT nacional.
Eu acho que deveriam também ajudar no desenvolvimento do novo CC do Brasil, se as duas forças se juntarem o projeto tem mais chances de sair.
Alguém sabe de novas informações sobre o novo camuflado do CFN?
O problema dos FNs é que eles precisam desembarcar esse bicho em terra. Posso estar errado, mas atualmente a MB não tem um meio que possa desembarcar algo maior, mais pesado e potente.
Também não conheço opções de bindados com o mesmo perfil, mas mais moderno.
O CFN até hoje, NÃO TEM um 4×4 blindado. Sanar essa carência é muito mais importante que colocar milhões de dólares em uma substituição dos Kurassier, por seja lá o que for nesse momento.
.
Os Kurassier servem basicamente para apoio de fogo. O grande “problema” deles, é que quando tem de se operar junto dos Piranha IIIC, mistura-se Roda vs Lagarta. Não é ideal.
Amigo Bardini, algumas unidades de Piranha com aquela torre Belga Cockeril 105mm resolveria bem essa situação não acha?
bacana daquela torre que é possível trocar os calibres de acordo com a missão
Acho que ninguém tem bala na agulha pra trocar calibre conforme missão. Tu troca uma metralhadora .50 por um lançador de granas 40mm. Eu não lembro de um exemplo no mundo em que tu troca um 105mm por um 30x173mm, por exemplo. . A intenção dessa torre é padronizar a logística e tentar baratear custos pela escala, na aquisição de um lote de blindados. . Os Belgas usam uma UT30 também, para apoio de fogo. Provavelmente, seria uma das opções mais baratas para o CFN adquirir maior poder de fogo. Equipar alguns dos seus Piranha IIIC com essa torre 30x173mm,… Read more »
Mi mi mi e blá blá blá das baboseiras do Lesardine como sempre kkkkkk.
Ao contrário do que tu apregoa, o CFN não cai colocar meio milhão de euros em um veículo caro de manter e operar enquanto tem prioridades muito mais importantes. São uma tropa pragmática, ao contrário dos iluminados do EB que colocaram e estão colocando um $$$$ grosso nesse Bambi de ouro, mas enquanto o grosso da tropa atira de FAL, da 20 tiros por ano, sua artilharia rebocada vai ser composta em breve por peças centenárias, sua AA e bizonha, não possue sequer um radar de contra bateria, e nem UAVs para Recon,mas mete meio milhão de euros no Bambi… Read more »
O que seria Bambi de ouro ?
Nossa! Que baita adestramento…. 3 carros de combate e 42 militares!!! Uau. Isto numa força de fuzileiros de aproximadamente 20.000 militares.Olhem o tamanho da nossa capacidade (leia-se inutilidade).
Com certeza teve o “elevado grau de proficiência” citado na matéria.
Dar este tipo de notícia é reconhecer a inutilidade dos Fuzileiros Navais. Ficou muito ruím.
Ainda quero saber porque a MB possui 20.000 fuzileiros sendo que a maioria dos navios que os FN usam estão parados…
MB tem muito dinheiro pra pagar salários e aposentadorias. Os FN que dizem ser força de elite, estão mais mal armados que quase todos os batalhões de infantaria do EB. E pasmem, nem defesa AA eles possuem direito, ao menos o EB tem alguns Iglas, o RBS-70 e os Gepard. Enquanto isso os FN operam o bofors 40mm pra AA, sem míssil dedicado.
MB adora elogiar o M16A3 em detrimento do FAL do EB. Sou mais o FAL, hehehe.
A defesa anti área do cfn e feita por mistral, não brofors 40 mm. Qua do se pensa na atuação dos fuzileiros navais se considera um cenário de desembarque anfíbio onde um dia requisitos e domínio do espaço aéreo, então o foco do cfn são suas capacidades do combate de infantaria com um apoio em terra de meios de artilharia e de carros de combate, sei que o sk 105 não e um carro de combate adequado mas as limitações de lançar do mar para terra em um desembarque anfíbio com as capacidades da MB com meios de desembarque anfíbio… Read more »
“MB tem muito dinheiro pra pagar salários e aposentadorias” . A pior relação de pessoal ativo vs inativo é de longe, muito de longe, a do Exército. O EB é um ralo de dinheiro, se comparado a MB, que nem é lá grandes coisas. . “Os FN que dizem ser força de elite, estão mais mal armados que quase todos os batalhões de infantaria do EB.” . O equipamento individual do CFN é no geral, superior. O CFN até fechou uma aquisição de um sistema C4I de ponta com os israelenses e isso agregou equipamento individual para a tropa. .… Read more »
Nem M16A3, muito menos FAL. Vou de M4A1.
Vou de HK416
Eu acho que essa relação com pensionistas precisa mudar urgentemente, filha de militar não deve receber nada só porque o pai foi militar, em especial se for casada, tiver mais de 18 anos e não for arrimo de família.
Já basta aquela atriz Regina Duarte a qual recebe próximo de R$ 6000,00 reais por ser filha de militar. Aviso que não sou petista, mas não acho certo esse tipo de situação.
Só no Brasil existe esta vergonha descarada.
Esqueceu do radar girafe controlando os bofors. muito diferente do empregado pelo exercito, este sim totalmente obsoleto, nem vou falar do oerlicon.35mm
Boa parte dos números dos Fuzileiros está alocada nos Grupamentos espalhados pelo Brasil ou nos Batalhões Op Ribeirinhas. Fora isso, tem “Fuzileiro” atrelado com intendência, logística de materiais, centro de treinamentos, doutrina, centro tecnológico e etc…
Ainda tem os Op Especiais, tem os que estão alocados a defesa química, nuclear, radiológica e biológica. Depois disso e mais um pouco, tu chega na tropa “regular”, que fica no RJ e é voltada ao “combate” per si, como tu e outros aqui imaginam.
Para intervenção nas favelas do Rio.
Se as famigeradas regras de engajamento permitissem.
Lembre-se. No Brasil é proibido matar bandidos e delinquentes. Além de não poder prender corruptos.
A regra do “jogo” era clara… as mesmas para qualquer força que queira fazer papel de polícia num regime democrático. Esse argumento foi uma boa desculpa do EB para acobertar a incompetência dele em combater os bandos armados do RJ. Aliás, chegaram com a soberba característica do nosso exército e inventaram esse argumento quando viram que o buraco era mais embaixo.
Desde quando é proibido matar bandido no RJ ?A PMERJ matou cerca de 1800 bandidos e apreendeu 500 fuzis em combate no ano passado.
A propósito: as únicas forças que demonstraram real valor de combate no RJ foram o CFN, a brigada de Operações Especiais e a Brigada de Infantaria Pqdt. São estas forças que deveriam receber os maiores investimentos. Aliás, já deveriam ter recebido ATGM Spike, fuzis HK416/417 para todos os infantes (já são usados pelas unidades especiais), Minimi 7,62mm, M4 Carl Gustav, blindados 4×4 para o CFN etc.
Gostaria de ver o CFN com o JLTV.
Um fulano com um fuzil pendurado deve ser abatido sim. Independente de ter atirado ou não, na força policial ou militar.
Concordo mas o nosso código penal veda esse tipo de conduta.Teria que mudar a lei.
Não tem nada a ver com intervenção nas favelas. Os fuzileiros navais chegaram em 1808 com a família real e ficaram. Desde então o RJ é a sede da Marinha do Brasil.
É pra quando os russos desembarcarem no território nacional eles defenderem a tua casa e a tua família, teu cachorro e o papagaio também.
Realmente. Publicar isso aí é dar tiro no pé. Esse tipo de carência na força não deveria ver a luz do dia.
Nisso concordo contigo João, mostrar suas deficiências pra um possível inimigo que esteja à espreita, só analisando , não é producente .
Os adidos militares das “nações amigas” já sabem disso e até mais rsrs e sempre atualizam o banco de dados rsrs. Inclusive o cep…localização GPS… avenidas principais… depósitos…. frequências… hum… eu não gosto daqueles turistas gringos com binóculos no Pão de Açúcar… rsrs
Quando eu falo que a MB não faz nem o básico ninguém escuta, que a imagem sirva para ilustrar o que eu digo.
Obs: e ainda tem colega aqui que vem com aquelas listinhas de sonho (a minha armada dos sonhos deveria ter x fragatas de N toneladas).
O complexo de IPERO não é nem o básico! e o teu conhecimento quanto vale?
A imagem parece da batalha dos Estados Unidos nas ilhas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.
Ninguém consegue mais ver esse blindado dos fuzileiros navais em ação acho que eles nem operam mais
Boa Noite.
O M1128 Stryker não seria um veículo ideal para substituição dos SK105mm ?
Já que assim como o Piranha III o Stryker também opera com rodas e é 8×8.
Eu sugeri o Stryker porque é o que temos aqui. Inclusive, há um surplus imenso deles, a busca de compradores.
Mas como disse o amigo acima, teriam que mexer com o caviar, as lagostas, o whiskey, as pensões das filhas “solteiras”, etc, etc. Deixa pra lá. Que continuem com esses trombolhos mesmo. Na verdade pelos votos negativos que levei pela sugestão, talvez estejam melhor servidos com alguns Shermans. Acho que lá no Paraguay existem alguns.
Os M1128 são uma bela de uma porcaria. Que fiquem por lá.
Uma opção sensata, e pq não, seria a MB investir no próprio Guarani, reforçando o programa. Porque não adotar uma versão customizada para os CFN? Com kit blindagem adicional, torre Torc-30, alguns com lançador de ATGM, acessórios para melhorar a navegabilidade, motor reforçado para ambienta marinho, proteção catódica, etc…
Mas o corporativismo fala mais forte..
O guarani com esse kit de blindagem aguenta mais o tranco que o cinquentenário Sk-105
https://tecnodefesa.com.br/laad-2015-guarani-com-blindagem-passiva-uff/
Numa feira, em Palermo, Buenos Aires vi um carro austríaco desses, em exposição estático, e depois em movimento. Me pareceu muito bem conservado e em estado de uso imediato. Piontado nas cores dwe missão-ONU.
Paulotd É uma boa mesmo o investimento nos Guaranis com suas torres Torc-30 ou também seria interessante a aquisição também dos Cascavéis com essa torre Torc-30, devido ao custo menor de outros produtos estrangeiros daria para se adquirir muitas unidades, porém vejo com bons olhos futuramente a aquisição de tanques pesados pelo CFN levando em conta as derivações de estratégia e de meios inimigos que pode ser encontrado em um cenário de tomada de cabeça de praia.
Pergunta idiota: Porque o CFN desativou os Cascavéis?
EE-17 Sucuri Caça Tanques. Catálogo Engesa 1983…
EE-17 Sucuri caça tanques. Catálogo Engesa 1983…
Isso é enrolação ou seja mentiras, não tem um vídeo do veículo em exercício desde a muito tempo só aparece imagens de um ou dois veículos no máximo efetuado tiros, não apareceu em nenhum dos grandes exercícios…
Uma fonte anônima já informou que a maioria dos veículos estão inoperantes.