EUA recomendam que Brasil evite usar tecnologia de 5G da China
Em entrevista exclusiva à CNN, o diplomata Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos em Brasília, afirmou que se estende ao país a recomendação americana para que nações aliadas evitem utilizar tecnologia da China na implementação do sistema 5G, a nova geração de rede de comunicação móvel.
“Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”, disse Chapman.
“Achamos que esse não é um bom caminho e recomendamos aos aliados, como é o caso do Brasil, para ter cuidado e falar com os nossos aliados sobre a nossa visão, que é a de continuar buscando essa tecnologia que é tão importante, mas buscando fornecedores que tenham os mesmos princípios que nós”, prosseguiu o embaixador, que citou as empresas de Finlândia e Suécia como alternativas ao país.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é defensor da tese de que o regime chinês tem buscado expandir a sua exportação de serviços de tecnologia com a intenção de criar uma rede de espionagem, apesar de não ter comprovado a acusação.
Questionado por que os EUA sonegam ao Brasil a mesma relação de proximidade em relação a tecnologias de defesa nacional, Chapman negou que isso ocorra. Para o embaixador americano, o acordo entre os dois países para o lançamento de foguetes na base de Alcântara (MA) seria o exemplo dessa aproximação também na seara militar.
O embaixador Todd Chapman afirmou que a atual relação de proximidade entre Trump e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fortalece o comércio entre os dois países. Ele afirmou que a relação direta entre os dois presidentes não esvazia o papel das autoridades diplomáticas, uma vez que expande o leque de assuntos que os países podem tratar.
“É a hora de aproveitar e maximizar a relação entre os dois países”, comentou, citando, além do comércio, as áreas de ciência, educação e segurança nacional como prioritárias para o atual momento da relação entre os dois países.
FONTE: CNN Brasil
NOTA DO EDITOR: Apesar dos obstáculos, criados pelos EUA, a Huawei tem conseguido realizar no seu trabalho de desenvolvimento da rede de quinta geração. Embora Ericsson tenha superado a Huawei na velocidade de download na rede 5G, a marca chinesa continua à frente na implementação da rede ultra rápida.
De acordo com Ding Yun, diretor-executivo da Huawei, a marca tem as melhores estações de base do 5G, que por sua vez integra os módulos MIMO AAU e suportam também todas as frequências Sub 6G, ou seja, 2G, 3G, 4G e 5G.
Esta solução resolve o problema do espaço de instalação, ao mesmo tempo que poupa mais de 30% do Custo Total da Posse, relativamente a outras soluções. Para além disso, a empresa também é a 1º a fornecer módulos industrias de 5G para aplicações verticais.
Bom, eu não entendo nada disso, mas tenho certeza de uma coisa:
Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”
Tudo que ele falou ai, os EUA fazem com todos!
Vai entender né! Os dados captados no Google, Facebook, produtos da Microsoft, e quaisquer outras ferramentas digitais do planeta ficam armazenados e sobre controle de acesso de quem? Da ABIN? nós ( que não nos desenvolvemos) só iremos passar de um espiao para outro.
Fazer o quê.
A questão é: nos teríamos os dados captados de empresas de ambas as nações caso se firmássemos acordos, só que aí é que tá… Preferimos ter dados captados de uma nação que segue os preceitos democráticos e é a democracia mais sólida do mundo ou optamos por entregar dados para a maior ditadura socialista do mundo que segue preceitos e uma ideologia que cerceia a liberdade das pessoas, persegue e mata, uma ideologia que ao longo da historia matou mais de 94 milhões de pessoas e mata até hoje.
Preferimos contratar ou ser aliados de quem???
lembrando que no caso Snowden que fora mostrado que setores do governo dos EUA usavam dessas tecnologia para espionar. O que aconteceu com os responsáveis? Ocorreu um escândalo de proporções enormes e muitos membros do governo foram demitidos e penalizados e o Glenn Greenwald o responsável por ter compartilhado, esta livre e feliz com sua família.
Agora pode ter certeza que se existissem um Snowden e um Glenn na China, eles seriam mortos no mesmo estante que viria a tona, não só eles como os parceiros e suas famílias, tudo seria rapidamente acobertado e esquecido bem rapidamente, como se nunca estivessem existidos.
Caro Douglas. Acho que todo mundo concorda que a maneira correta seria usar a tecnologia respeitando a privacidade. Contudo, o caso Snowden mostra que os EUA optaram por usar a tecnogica de maneira incorreta.
E a culpa ficou sendo do Snowden.
Não se esqueça.
Olá AntônioK. Tem gente que acha que a culpa seria do Glenn que divulgou.
Perfeito Camargoer
Essa turma é maior e tem gente até aqui no Brasil.
As EUA foram os primeiros a perder credibilidade em relação a privacidade, com a Motorola. Lá atrás com o GSM (em outro post aqui eu comentei um pouco mais sobre isso).
Nessa área, os técnicos sabem que os melhores equipamentos são da Nokia e da Ericsson. A diferença de preço, falando em unidade, nem é tão alta, mas falando em grande quantidades, fica um valor bem substancial.
Mas tecnicamente falando, os produtos das duas empresas, em se tratando de qualidade física, de tecnologia e de segurança, estão em outro patamar.
Olá Merlin. O problema nem seria o 5G ou o GSM, mas a NSA.
O filme do Snowden é retratado apenas a ponta do iceberg. Quem é técnico vê algumas questões interessantes no filme e outras um pouco forçadas (poderíamos até tratar como “romantização”), mas isso faz parte.
A área de telecomunicação me interessou quando comecei a trabalhar na área de servidores e infra de um grande provedor a 25 anos. Gerenciar todos os servidores e roteadores Cisco de conexão discada mostram o quanto a comunicação e engenharia de protocolos (resumindo, a internet) é fantástica.
Basicamente, a NSA foi a primeira a ver a internet como um big data. Os dados estavam todos lá, apenas esperando para serem tratados, organizados e analisados. Outra ponta dada atenção foi a de comunicação direta com equipamentos, seja por trojans ou pequenas aberturas, seja em hardware, seja em software, especificados pelo próprio governo americano. Por isto dei o exemplo da Motorola, que se encaixa neste perfil. Nem vou levar em consideração o nível de acesso que o governo americano tem sobre os dados armazenados.
Mas isto foi em outra época Camargo, as empresas americanas não sofrem mais este tipo de interferência, como a Dell, Microsoft, HP, Intel e IBM uma vez que foram bastante abaladas devido ao isolamento com os vazamentos de segurança. Isolamento este principalmente por parte da Europa, que a uns 5 anos atrás isto já começou a se normalizada novamente.
EUA usa a tecnologia de forma a invadir privacidade, é fato.
Mas temos que pensar que é pelo bem do cidadão americano e sem segundas intenções.
João, vou tomar isso como ironia. Quando os Estados Unidos, por meio de backdoors, do prysma, echellon etc espionaram a Petrobrás e Vale por exemplo, foi “pelo bem do cidadão americano e sem segundas intenções”, né?
As backdoors americanas não veem de fabrica, o departamento de estado ate recomenda as empresas de tecnologia americana a baixarem seus firewalls mas nenhuma è obrigada, inclusive a maioria não faz.
A rede de espionagem da NSA não depende da Google, Microsoft já que é uma espionagem a base malwares e que criam backdoors, através da infiltração dos computadores, no caso da tecnologia 5G chinesa, ela veria de fabrica.
Olá Filipe. A intenção era direta. Nunca houve segundas intenções. A espionagem era para proteger os “bens” dos cidadãos dia EUA.
Olá João. Pelo bem do cidadão dos EUA. Os cucarachas que se virem.
Exatamente Douglas. É a boa e velha projeção. Projetar nos outros aquilo que somos e fazemos.
Como comentei em um artigo anteriores, as próprias empresas de telecomunicação aqui no Brasil já estão adotando esta iniciativa. Isto tudo como diretriz vindo das áreas executivas, ou seja, uma decisão estratégica e não técnica. As equipes técnicas também sabem que não é o melhor equipamento mas, devido ao custo, permite uma maior expansão. O importante é que ambos os setores, técnico e executivo, agora estarão seguindo o mesmo caminho: qualidade e segurança.
Luta inglória do Trump.
Só Austrália, Nova Zelândia e Japão colocaram restrições.
O desespero americano é tão grande que eles sugeriram a compra da Nokia ou da Ericsson.
Tiro n’água.
Os americanos já estão para trás nessa tecnologia.
E, para piorar, a Huawei já está anunciando o desenvolvimento da rede 6G com previsão de lançamento para um futuro próximo
Esquece essa história, ainda nem existem especificações que definam um padrão para classificar uma rede como 6G.
É a mesma coisa que uma empresa classificar a comunicação por rede quântica como 9G. Não tem validade alguma!
O desenvolvimento já começõu.
https://canaltech.com.br/telecom/huawei-ja-esta-trabalhando-em-tecnologia-6g-146855/
Isso é o que ele diz. Mas se esforce para entender o que coloquei ali. Não existem ainda especificações para classificar uma rede como 6g. Não duvido que a empresa esteja desenvolvendo nova tecnologia, é assim que o jogo funciona. Mas chamar de 6g é puro marketing querendo demonstrar algo que ainda não tem.
Quem sou eu para duvidar do que o MMerlin falou se comparado a uma publicação especialida que se refere à maior empresa de equipamentos de telecomunicações do Mundo.
Nada contra Kings. Já deixei claro aqui que uma das áreas que atuo é a de telecomunicação. O que passo aqui é o que estou vendo no dia a dia. Não levo em consideração questões geopolíticas. Se você acha que mídias de noticias especializadas como TechMundo, TechTudo e CanalTech, onde os autores são jornalistas e, como diz o autor da notícia que você enviou também é um “consumidor voraz de filmes e séries de TV”, conhecem mais que os técnicos que atuam no dia a dia da área, paciência.
Disse tudo!
Caro MMerlin, também sou da área e a única coisa que digo é CISCO.
quem negativou acha que é cisco de olho.
Pois é OSEIAS, quando trabalhava em TI essa era uma das poucas certezas. CISCO.
Saudações
Olá Oseias. Como sou de outra área, fiquei sem entender. Queira perguntar o contexto da CISCO nessa discussão.
Olá Camaergoer, atendendo sua solicitações a CISCO é referencia em equipamentos de telecomunicações, todo devido sua eficiência, segurança e o melhor de tudo transparência. Quando se quer montar uma sala de equipamentos ou um rack o pessoal de TI brilha os olhos com equipamentos (switches entre outros) CISCO.
O que a Cisco Systens tem a ver com isso? Ela que vai ser a empresa americana do 5G?
Junior
Acho que vai ser a próxima americana a fechar as portas.
Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) não há como trabalhar com telecomunicações sem a presença da Huawei e dos chineses.
Se vc colocar a cabeça debaixo da terra e fingir que nada vai acontecer, ficará, inapelavelmente, para trás.
Publicação de 07/05/2020
https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n156119/eua-podem-permitir-huawei-empresas-padrao-5g.html
essa eles perderam, mas eles tem estudos pesados sobre entrelaçamento quantico, algo que pode revolucionar os meios de comunicação.
Caro Antônio, sou da área e posso te dizer com absoluta certa, CISCO.
Os Europeus colocaram também.
O RU assinou uma diretiva dizendo em que setores as empresas de 5G estariam banidas e a UE fez uma com recomendações ao uso do 5G chines em áreas sensíveis.
Taiwan também colocou e Singapura esta para
O Brasil tem que adotar o que lhe convém, é uma nação soberana e independente e tem que agir como tal. É vergonhoso que nossos militares e “isso” ai que ocupa a cadeira de presidente sejam ainda tão submissos aos EUA. Compramos guerra com a China, nosso maior parceiro comercial, só pq os yankees querem; ai logo depois os próprios americanos negociam com os chineses e abocanham uma parcela do mercado de soja que era nosso. E nossa classe mé(r)dia depois saí pra aplaudir isso!
Verdade.
Devemos lembrar que em abril de 2020, a nossas exportações para a China foram 60% do total.
China deu golpe de preços em nossos produtores de grão. Inventou um pandemia de gripe suína e deixou claro que a demanda por grãos cairia muito. Nesse caso nossos produtores venderam os grãos a preço de banana e hoje sabemos que era pura especulação chinesa, a única sorte dos produtores é o dólar alto. Também é bom lembrar que a mesma China nos deu o golpe no famosos VALEMAX. Eles construíram os super-navios, e depois não permitia chegar em seus portos por motivo de segurança, a Vale vendeu os navios a eles e milagrosamente os navios podiam aportar. Não sou fã americano, mas achar que os chineses são nossos amigos ai é muito ingenuidade, ambas as nações querem o sangue brasileiro.
Aliás, quem, além do Brasil, pode fornecer a quantidade de comida que o china precisa, na rapidez que precisa?
Quem depende de quem?
E a India vem aí. Produtores preparai-vos.
teu comentário é até que legal, mas não houve essa compra de briga do Brasil com a China, isso é o que mídia disse, baseado em nada, e também foi dito por uns cabeças de vento também, pela internet, quanto a soja dos EUA, os EUA os obrigaram a comprar mais, não houve impacto nas nossas exportações para China.
A subserviência brasileira histórica já era algo que impressionava, mas o q vemos hj em dia é algo que dá nojo, deprime. O governo desse câncer q ai está foi a pá de cal no que a alta cúpula dos militares brasileiros realmente representa. Surreal essa situação, e ainda ver q esses seres q defendem essa coisa q ocupa a presidência se proclamam “patriotas”. “VAI EMBORA PRA CUBA!” quando a situação se mostra muito mais “VAI EMBORA PRA MIAMI!”, vão embora juntem-se aos conglomerados latinos que lá vivem. Trump adora latinos, nossa senhora! Precisam de mais provas? Mas ah! Esqueci, os bolsonaristas brasileiros não são latinos, são “suecos dos trópicos”. Que coisa patética, ridícula, vomitosa. Nesses tempos de filmes de Hollywood tem uma expressão q define muito bem como o governo dos EUA, e os americanos eleitores de Trump, devem chamar os brasileiros: “little bitches”… “our little bitches” – entendedores entenderão.
IBIZ
“O Brasil exportou 68,5 mil toneladas de carne suína em janeiro, aumento de 41% em relação ao mesmo mês do ano passado, sendo que a China comprou 45% deste total”, informou o portal especializado da CarneTec Brasil.”
Parece-me que os chinos também estão querendo comprar queijo brasileiro.
Parece que uma coisa não tem muito a ver com outra! Os carros mais vendidos no Brasil não são os chineses, por exemplo. Os equipamentos das Forças Armadas do Brasil, também parecem que não são chinos. Já os modem da NET (que já foram da Cisco), são todos chineses.
Negócios! São só negócios!
Exato Edson. O Brasil tem é um dos países mais eficientes no que tange a cadeia de produção do setor alimentício. Temos apenas dois entraves. Um é a velocidade com que é tramitada a burocracia, uma vez que o processo ainda não é automatizado e o outro é a infra-estrutura que nem precisa ter seus defeitos apontados. Mas de resto, o setor é bem eficiente.
A dependência maior é da China em relação ao Brasil e não ao contrário. Achar um fornecedor com o Brasil a curto e médio prazo é bem difícil.
Ocorre que a China se esforça bastante para equilibrar a balança e tentar mostrar que esta dependência é o inverso.
Caro Ibiz. Eu também gostaria de lembrar que o terceiro destino das exportações brasileiras seria a Argentina. Aí contrário dos chineses que compram commodities, os argentinos compram produtos industrializados. Além disso, o comércio com a Argentina tem um superávit maior que com os EUA. E tem gente do governo que insiste em tratar mal os argentinos.
Sim. Esta rivalidade é histórica e baseada em 3 pontos:
1. A diferença na colonização dos países, onde os argentinos nos viam como um povo menos o homogêneo e mais desigual, levando não só em consideração a questão social mas também as raças;
2. A Guerra Cisplatina ou, como é conhecido na Argentina, Guerra do Brasil;
3. A partir de meados do século 19, quando ambos os países começar a lutar pela hegemonia na região.
Eu vejo a rivalidade como natural e, em alguns casos, até sadia, uma vez que pode trazer avanços e auto aperfeiçoamento.
Mas concordo que o governo atual tem agido de uma forma um tanto irresponsável em relação ao parceiro. Tomar partido em algumas situações é importante, mas o modo com que foi tocado o relacionamento desde o início das campanhas presidenciais no país vizinho, foi rotular o lado vencedor de uma forma prematura.
Amigo MMerlin acredito haver um equívoco nessa questão, quem “palpitou” primeiro nas eleições presidenciais foi do lado de lá.
MMerlin acredito que seja um equivoco afirmar que o presidente se intrometeu nas eleições do país vizinho, na verdade ocorreu o contrário, quem se intrometeu primeiro na campanha eleitoral para presidente foram os argentinos, a nossa eleição foi antes, o presidente só revidou, caso tenha alguma duvida de uma pesquisada.
Capela e Ticopela. Pelo que eu lembre, o Macri não tomou partido de nenhum candidato. O que lembro foram algumas declarações da Cristina que, assim como o molusco, tem zero de credibilidade para mim. Estou me referindo a declarações de um líder de Estado. As declarações por parte do Brasil já foram feitas pelo líder de Estado, e de forma bastante prematura.
Também acho que a Argentina vai regredir bastante. Em última reunião com os credores, o país fez uma proposta bastante indecente para quitação e ainda de forma parcelada. A mesma já deixou claro que está tentada ao calote. Se o fizer, ninguém mais vai emprestar dinheiro para a Argentina. Vão recorrer novamente ao crime organizado, onde a Cristina trafega com bastante desenvoltura. Para nós, isto é péssimo.
MMerlin, não foi o Macri mesmo, foi a presidiária de lá junto com o Fernandez e demais opositores do Macri, não estou aqui para defender A B ou C, mas é óbvio que toda ação gera uma reação, ainda mais neste nível, uma tentativa de interferência em uma eleição presidencial não iria ficar sem uma resposta, o Obama fez a mesma coisa no Brexit e veja o que os ingleses falam dele até hoje, se der da uma olhada no you tube e veja as declarações do politico Nigel Farage sobre a atitude do Obama, e concordo com você que quanto pior ficarem a Argentina, Venezuela e outros países vizinhos será pior para o Brasil também, mas se analisarmos o momento conturbado que vive o mundo em relação a essa polarização entre direita e esquerda era impossível o presidente não reagir desta forma, agora se esta certo ou não é ponto de vista de cada um.
Eles são tratados do jeito que se comportam Camargoer.
Igual a França faz com o RU em questão do Brexit.
Não vi voce defendo os coitados dos britânicos por serem maltratados.
Conta outra.
Caro Augusto, usando a frase do rabino aqui da cidade, “A vaca não fala” (Res no verba). A Argentina era destino de 8% da exportação brasileira (US$ 17,8 bilhões) principalmente de produtos industrializados, contribuindo com US$ 9 bilhões para o superavit brasileiro. O RU é destino de 1,4% da exportação brasileira (US$ 3) bilhões) principalmente soja, carne e ouro, de onde importamos US% 1,7 bilhões. As queixas dos ingleses sobre os franceses deve ser endereçada à embaixada da França.
Camargoer;
a embaixada portenha fez alguma reclamação?
Ah sim,o presidente da Câmara dos Deputados,um dos chefes do Legislativo federal e segundo na linha de sucessão ir correndo para o Twitter com o rabinho entre as pernas para pedir desculpas ao embaixador chinês é mesmo digno de uma nação “soberana e independente”.
Vamos vender à China a nossa alma só porque eles são nossos maiores parceiros comerciais e passar pano para tudo que acontece lá dentro(que vai desde violações à liberdade de imprensa,até ao descumprimento dos princípios basilares do direito internacional).
É evidente que há um componente político na tentativa americana de conter a Huawei,mas não seja tão inocente em achar que os chineses são inocentes e jamais iriam espionar ninguém.
Cara!
Não fale em Twitter.
Por favor!
Allan, o Maia pedir desculpas por uma aberração diplomática feita por um membro da Câmara (o Zero3 não por acaso é presidente da CREDN) não me parece um disparate. Apesar de não sabermos a verdade sobre o Cov2, jogar o jogo que os EUA querem que joguemos (o Zero0 não por acaso virou nosso presidente) não é inteligente.
Sobre o 5G, espero que o Mourão não deixe que o Brasil tome essa decisão bilionária por ideologia ou alinhamento automático.
Aberração diplimática?Nenhum país tem que ser imune à críticas,principalmente aqueles cuja culpa é comprovada.É certo que o PCC é responsável,por omissão,por essa bagunça toda que o mundo vive.Tal qual o governo soviético também foi responsável pelos danos causados devido ao acidente de Prypiat,também por omissão.Então a crítica feita pelo Eduardo Bolsonaro é pertinente.O comunismo é uma desgraça que volta e meia é o responsável por alguma crise mundial.
A culpa da China tem que ser apontada sim,ou será que não podemos critica-los devido ao fato deles serem os nossos maiores parceiros comerciais,mas se o vírus tivesse começado no Turcomenistão estaria tudo bem criticar esse país já que ele não tem um comércio significatico com o Brasil?Isso se chama hipocrisía.
Se tivesse começado no Brasil, quanto tempo nosso governo levaria pra entender a complexidade dessa doença (assintomáticos e curados passando vírus)? Pensa nisso Allan, pensa na resposta que a Itália e os EUA deram, e calcula quanto tempo levaria pra cair nossa ficha. Capitalismo também gera suas crises. Seu presidente é macaco de imitação do Trump, que coisa vergonhosa. O Zero3 recebeu um invertida dos chineses porque está a serviço dos EUA, não do Brasil. Se nosso Agro para de vender à China, quem aparece pra vender no dia seguinte? Pensa nisso tá?
E a embaixada do China, naquele caso do Marcos Zheng, fez o quê?
Aliás, Justiça nega habeas corpus a chinês Marcos Zheng, preso por roubo de testes de coronavírus em Guarulhos.
Em nota, a Associação Chinesa do Brasil saiu em defesa de seu vice-presidente. “Trata-se de um cidadão do bem e contribuiu de forma significativa para estabelecer o laço de amizade entre Brasil e China”.
Ao analisar o caso, o ministro João Otávio Noronha decidiu por manter a prisão preventiva de Zheng e de 13 cúmplices, que ocorreu em 11 de abril em um galpão no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo.
Alan,
O pedido de desculpas foi absolutamente necessári, não se pode ofender um país inteiro por nada. Como você ficaria se o Ministro das relações exteriores da Grécia fizesse uma piada sem noção contra o Brasil? Tente se colocar no lugar dos outros, isso se chama Empatia
Rebert, Eduardo Bolsonaro não ofendeu a China,ele apontou a omissão do PCC.Falar que o governo da Grécia é culpado de X não é o mesmo que ofender os gregos.
O pedido de desculpas ridículo do Maia foi logo apôs o tweet do Eduardo Bolsonaro,o do Weintraub aconteceu dias depois.
Governos não são imunes a críticas,ano passado vários países criticaram o governo brasileiro por supostamente estar queimando a Amazônia.Se podem nos criticar,também podemos criticar os outros.
Ninguém ofendeu a China
O que o filho do presidente falou não foi nada de absurdo, ele não usou insinuações racistas, xenofóbicas e nem usou-se de fake news, ele criticou o PCC e como eles reagiram a crise comparando a Chernobil.
Os chineses não tem o direito de querer calar a boca de um parlamentar que usufruiu seu direito civil de expressão sua opinião.
Se os chineses tivessem feito uma nota diplomática reclamando, por exemplo, das ofensas que beiram a xenofobia e a teoria da conspiração do ministro da educação, seria aceitável, mas o que, fizeram foi um atento a soberania brasileira e o estado de direito e o presidente da câmara fez um desserviço ao pais ao pedir desculpas a uma ofensa que não ocorreu.
Seria aceitável também se o Consul chinês tivesse rebatido diplomaticamente o filho do presidente apontando coisas certas que a China fez, mas não, ele simplesmente atacou o Brasil e um parlamentar brasileiro que voce querendo ou não representa uma parte da população brasileira.
” Por nada” realmente. Só um vírus que está destruindo nosso país e o mundo. ” SÓ”. Creio naturalmente se o vírus tivesse vindo de algum mercado ou laboratório da Califórnia e um deputado do PSOL acusasse o Imperialismo Americano você acharia de bom grado um pedido de desculpas do presidente da câmara. Claro.
Sérgio o anti-americanismo e em menores proporções o anti-ocidentalismo sempre reinou nas esquerda, com eles sempre fazendo declarações contra os EUA e outros países ocidentais e nunca vi ninguém fazendo um pedido de desculpa.
Ou mesmo esses governos vindo para o ataque
Obrigado por esse comentario Ibiz. Tô cansado de comentarios entreguistas aqui no blog desses asseclas do tio sam que preferem que sejamos lacaios dos EUA ao inves de clamar por nossa plena soberania.
Brasil devia ir para onde for mais barato, aah mas e a espionagem? estamos sendo espionados pelos EUA, França, Rússia e sabe-se lá quem mais.
Ok. Aí quando uma pessoa descobre informações suas comprometedores devido a vulnerabilidades de segurança do seu smartphone, computador, rodeador e modem, não adianta reclamar.
Antigamente, existia uma empresa que era considerada a Huawei de hoje. Ela se chamava Motorolla que era e é americana. Vendia bons equipamentos, tanto para telecomunicação quanto celular, a um preço muito baixo, bem similar a situação atual. A tecnologia também era inovadora: GSM.
E sabe o que ocorreu depois de um tempo? Descobriram séria e várias vulnerabilidades na rede. A mais popular foi a clonagem. Ocorre que a comunidade de tecnlogia descobriu que algumas destas vulnerabilidades (as mas sérias) foram implantadas intencionalmente pela empresa. Claro que existem rumores alegando que foi o governo americano que solicitou, o que não duvido.
E o que aconteceu com esta empresa? O mesmo que está começando a ocorrer com a Huawei. Foi excluída totalmente de qualquer projeto para atualização ou instalação de novos parques e antenas de comunicação. Tudo isto decidido não por um governo, mas pelos corpos Executivos e Técnicos das empresas.
Passei por isto naquela época e vejo o mesmo caminho se traçando novamente.
O Google sabe até a loja onde acabei de entrar ou passei pela porta.
Sem crise.
Agora sim você falou o que é um fato. E este recurso é mais eficiente com o Android. Já vi campanhas que trabalham exatamente neste exemplo que você deu e, acredite, funciona. Mas sem crise mesmo. Utilizamos vários produtos, que são de grande valia e qualidade, da empresa de forma gratuita.
E não podemos esquecer que existem recursos, no próprio dispositivo, para desativar tal “rastreamento”.
E veja bem, a modelagem e arquitetura do “rastreamento” do Google é publico. Se buscar a documentação, encontra. Isto mostra o quão transparente é a empresa tenta ser em relação a privacidade.
Somente porque você autorizou o Google a te rastrear. Simples assim.
Ah tá!
Lê as letrinhas miúdas do teu contrato com o G o o g l e
Então que as empresas e as pessoas punam a Huawei, até os governos não usem em trocas de dados sensíveis, agora NSA, quem puniu ela? quem vai punir a inteligência Chinesa? e a França quem vai punir a França?
Olá Carlos. O lugar mais barato é no Paraguai.. mas “la garantia soy yo”
Continuamos a defender a liberdade e democracia mas a gente vai com o mais barato e o que chegar primeiro. Os EUA sempre desdenharam e espionaram a America Latina.
A hora do governo brasileiro fazer um leilão com os USA é agora.
Abrir mão do 5G chines em troca de tanques M1 Abrams, helicópteros AH1-Z, sistemas de defesa área de médio e longo alcance.
Se não sairmos com nenhuma vantagem nisso, seria necessário uma CPI.
Antunes, a bandeira desses “patriotas” não é a do Brasil! Então espere pelo pior nessa possível negociação.
Utilizar uma possível restrição como moeda estratégica seria válido. Mas não por troca de equipamento militar. A longo prazo, seria inútil para nós.
Muito mais válido seria utilizar a restrição ao 5G para fechar uma parceria na troca e comércio de grãos, tentando atuar em uníssono ao negociar com a China. Neste mercado nosso maior concorrente, de longe, são os EUA. Se Brasil e EUA, que são os dois grandes player do setor, se unem como forma de barrar qualquer tipo de leilão ou subsídio que não seja na pesquisa e desenvolvimento, acredito que o ganho seja muito maior a longo prazo.
Recomendou ou mandou?
Recomendam de novo?!
Recomendar é apenas um termo bem acabado para substituir o mandar.
Mas na hora de quererem respiradores mecânicos e mascaras dos outros
né
Em breve, quem usar o celular ou o computador para pedir democracia, receberá uma carta com antraz e/ou coronavirus do governo chinês!
Eu temo isso, a liberdade e democracia devem prevalecer em primeiro lugar como nos EUA.
Estou enojado.
Caro Fabio. Depende. Se você pedir mais democracia nos EUA, apoiar o Benny Sanders, for um entusiasta do “Occupy WS” e for a favor dos 99%, quem vai bater á sua porta será o FBI.
O que eu entendi:” Não usem da China, eles não podem te espionar só eu posso.”
Também com um governo inimigo dos EUA no Brasil. Outro detalhe é que lá pelos menos isso ainda pode vir a luz, já na China vão espionar muito mais e nunca ninguém lá vai divulgar nada se não quiser morrer. Recentemente descobriram que os celulares xiaomi espionam até a alma do usuário sem consentimento nenhum hehe
Só veio a luz a espionagem totalmente arbitrária dos eua, pois o grande snowden fez o certo é denunciou essa invasão a privacidade mundial.
Com o governo brasileiro financiando várias ditaduras pela América latina e África, seriam trouxas se não ficassem de olho.
obviamente iremos obedecer, não é? manda quem pode, obdc qm tem juízo. kkkkkkk
Notem que, se a tecnologia fosse brasileira, os EUA estariam a aconselhar um qualquer país europeu a não usar a 5g brasileira….. “Usem a nossa :)”
Peter nine-nine;
Nem sempre! Lembro-me bem quando foi implantado o sistema de TV à cores no Brasil e a força para que usássemos o sistema NTSC. Entretanto foi adotado o sistema PAL-M.
“Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”
Parece piada ouvir isso de quem chegou a grampear dezenas de chefes de estado há poucos anos (incluindo a Dilma), sem falar no caso Snowden.
Vi em um site português um documentário que conta a trajetória de Xi Jinping, presidente da China, é de arrepiar, ele chegou onde sempre desejou desde a infância e não está para brincadeira. Xi Jinping é a essência do PCC(Partido Comunista Chinês). É inteligente, paciente, perspicaz e malévolo. Dentro da China, as vozes corajosas que discordam do presidente e/ou do pcc são caladas ‘misteriosamente’ sem deixarem rastros. Ninguém sabe, ninguém viu. Que a liberdade de expressão sempre foi algo questionável na China é verdade, mas nesses últimos anos a situação piorou bastante, todo mundo é vigiado o tempo todo. Portanto, abra o olho Brasil, abra o olho Ocidente. Liberdade de pensar, falar, ir e vir, a gente só dá valor quando perde. Nem tudo que reluz é ouro.
Os. Estados Unidos sempre monitoram as informações de paises, chefes de governo e grandes corporações. Como estão perdendo a corrida para os chineses ficam com esse papo furado.
Acho que o Brasil pode seguir a linha da UE.
Delimitar e restringir os chineses em áreas sensíveis mas não banir.
Banir so é uma opção viável a países do 5 olhos e países no qual a China se posa como uma ameaça militar como Taiwan e Japan.
Inclusive o RU está para ser expulso do acordo de 5 olhos e tendo sua relação especial revista pelo senado americano por permitir mesmo que de forma regulada e restringida a Huawei.
Augusto L.
Concordo com você. O problema nosso é a subserviencia e comportamento em desacordo com os reais interesses estratégicos do país.
Quem em pleno século 21 ainda dá atenção aos EUA? Ganha quem oferecer o melhor serviço pelo que o nosso povo pode pagar. Se eu fosse a alimária do presidente mandaria uma carta aos EUA dizendo “blz pô, a gente exclui os xings e compra o 5G de vocês, mas aí vocês pagarão o valor a mais que custar o dos chineses, talkey?”
Pronto, resolvido o problema.
Fosse um governo mais pragmático essa notícia não preocuparia tanto é uma pena, porque apenas ajudará a encarecer ainda mais o serviço além de atrasar sua distribuição pelo país, onde eu moro ainda é difícil um sinal 4G estável, imagine quanto tempo demorará para de implementar o 5G.
Nem EUA, e muito menos China.
Temos que encontrar um outro país que desenvolva com a gente a tecnologia 5G, ou nos ofereça a garantia que o Brasil terá TOTAL acesso e comando sem interferência de terceiros mesmo que pague um pouco a mais.
Só nos restariam Suécia, Finlândia e quem sabe Coréia do Sul.
Também são minhas as palavras:DOUGLAS TARGINO
Bom, eu não entendo nada disso, mas tenho certeza de uma coisa:
Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”
Só sei que no acordo de Alcântara… quem se beneficiou foram os americanos.
E os Lacaios brasileiros vão acatar.
Triste !
Realmente é triste ver o nível de subserviência que chegamos. Estamos tendo que escolher por quem seremos espionados.
Com todo respeito aos participantes do Fórum, mas alguns pelo comentário acham que politica externa é como ir comprar pão na padaria, não temos o minimo conhecimento sobre os fatos para querer condenar as posições do nosso governo e muito menos de governos estrangeiros, estão agindo pelo emocional e não pelo racional, até parecem torcida de time de futebol, aí fica difícil debater qualquer assunto, quanto mais temas que envolvam segurança nacional e política externa.
Com todo respeito caro Capela, mas o Brazil não tem política externa, muito menos diplomacia eficiente .
O que temos é submissão as políticas externas das grandes nações.
Se investíssemos em P&D em telecomunicações, defesa, educação etc, nas estaríamos nessa “saia justa”.
Na LAAD 2003 surgiu uma empresa nacional chamada Krypitus sistemas que dentre outros produtos oferecia um chip nacional com as mesmas características técnicas que um da Asus, segurança da informação, criptografia etc.
Pergunto, que fim levou essa empresa e seus sistemas críticos?
Resposta ou foi sabotada pelo próprio governo (assim como fez com as faculdades nacionais) ou foi parar na mão de algum gringo por um punhado de dólares.
O chip dessa empresa é tão estratégico que poderia substituir todos os chip,s do SGDC, Mísseis, Caças, Submarinos, Navios que hoje operamos e que estão cheios de back dors.
Se hoje tivessem incentivado essa empresa, poderíamos sem medo aceitar o 5G Chinês, Americano ou do Sr José da esquina, pois montaríamos os equipamentos no Brasil mas com o chip e software nacional.
Aí quero ver quem será capaz de nos espionar !
Ou seja , somos capachos por vontade própria, ou para alguém ganhar em dólares sua mala de dinheiro.
Foxtrot concordo com você, me refiro as pessoas que só comentam por questões ideológicas, não tem um conhecimento minimo a respeito do tema ou agem de má fé mesmo que é o mais provável, no fundo só querem politizar / tumultuar, não a toa o país está como está, quanto as universidades (doutrinadoras) da vontade de chorar só de pensar, “SALVE” a esquerda por essas e outras.
Todos fazem. Azar o nosso em viver de bananas e carne de vaca. A gravidade do assunto não é espionar – faríamos o mesmo caso pudessemos -mas quem espiona. Ficar a mercê da ditadura – mais ainda – chinesa e com o trauma desse vírus maldito sobre a cabeça. Me dá nojo daqui para a frente depender dessa nação das trevas para qualquer coisa. Não é possível que qualquer ser humano não nascido lá consiga defende-los! É doentio demais!
Só gente querendo ser escravizado por chinês aqui
Todas as empresas deles como google, Microsoft, Facebook,Twitter,Faceb.o,s.t.a e youtube são ferramentas de espionagens. Eles fazem isso na cara dura, espionam todos os líderes mundiais e depois acusam a China como se eles fossem inocentes nessa área.
Eles não querem que o Brasil adote 5G, mas ele querem que Brasil adote tecnologia similar da empresas deles. Isso é uma piada. Eles não estão com medo de espionagem da China, mas com medo da China dominar o mercado e eles não puderem mais espionar com eficiência como eles fazem hoje.
Brasil tem que exercer a sua soberania e optar por o que é melhor para o país e não ficar refém da vontade do Tio SAM.
Boa noite,
É comum comentários ficarem mais de dois dias sob moderação/análise?
É lindo ver o desespero dos comedores de hamburguer. Não conseguem competir com a China e passam a apelar.kkkkkk….É ainda fazem a boa e velha projeção. Projetar nos outros aquilo que são e fazem.