Trump quer proibir empresa 3M de exportar máscaras para América Latina e Canadá
Justin Trudeau adverte os Estados Unidos da possível parada da exportação de equipamentos médicos
O primeiro-ministro do Canadá alertou os Estados Unidos sobre as consequências de uma possível proibição de exportar máscaras e outros equipamentos médicos essenciais durante esse período de pandemia no Canadá e na América Latina.
Em meio à crise ligada à propagação da pandemia de Covid-19, o governo Trump exigiu que a empresa americana 3M parasse suas exportações de respiradores N95 para os mercados canadense e latino-americano, de acordo com um comunicado de imprensa da empresa . O chefe de governo do país vizinho do norte, Justin Trudeau, reagiu, deixando claro que privar o Canadá desses itens essenciais para lidar com o coronavírus “seria um erro”.
Ele lembrou, assim, que isso “poderia acabar prejudicando os EUA”, assim como em outros países. Em seu briefing diário à imprensa, ele também indicou em 3 de abril que o governo canadense “estava trabalhando em estreita colaboração” com o governo Trump, para que as duas partes entendessem que o “comércio” entre os Estados Unidos e o Canadá está acontecendo nos dois sentidos ”, especialmente no que diz respeito a equipamentos e pessoal médico.
Máscaras e Lei P
Em um tweet de 3 de abril, Donald Trump disse que “deu um duro golpe no M3” e se referiu à Lei de Produção de Defesa , que foi usada pela primeira vez nos Estados Unidos no século 20 durante a Guerra da Coréia. A lei em questão, mencionada por Donald Trump em diversas ocasiões durante a epidemia de Covid-19, possibilita o controle da produção e redistribuição de produtos essenciais à defesa nacional.
“Atingimos a 3M hoje depois de ver o que eles estavam fazendo com suas máscaras. “P Act” até o fim. [Foi] uma grande surpresa para muitos membros do governo o que estavam fazendo – [eles] terão um preço muito alto a pagar! .
A empresa M3 expressou suas preocupações sobre esse pedido em um comunicado de imprensa publicado em seu site em 3 de abril. Em particular, a empresa apontou para as “conseqüências humanitárias significativas” que isso poderia ter para “profissionais de saúde no Canadá e na América Latina”, uma vez que a M3 é o principal fornecedor de respiradores nesses países.
Risco de medidas retaliatórias
O fabricante de máscaras também alertou o governo Trump de retaliação de outros países se parar de exportar seus produtos. Assim, por suas ações, a administração americana corre o risco de agravar as faltas já registradas nos Estados Unidos.
“Além disso, interromper todas as exportações de respiradores feitos nos Estados Unidos provavelmente levaria outros países a retaliar e fazer o mesmo, como alguns já fizeram. Se isso acontecesse, o número líquido de respiradores disponíveis nos Estados Unidos diminuiria “, alerta o documento.
Nos Estados Unidos, a doença já afetou quase 258.000 pessoas e matou mais de 6.500 pessoas, apenas o Estado de Nova York com cerca de 3.000. A última avaliação do coronavírus no Canadá registra aproximadamente 11.700 infectados e mais de 150 mortos.
FONTE: Agências Internacionais
Cada um que cuide dos seus interesses… Isso é para dar um tapa na cara de países que tem condições de fabricar esse tipo de material, mas prefere comprar de outros!
O Brasil e outros países fabricam, porém não na escala e com os preços que a China consegue.
Mas a matéria se fala de produtos produzidos nos EUA. Embora li muita coisa que teria vindo da china e os EUA confiscaram também.
A 3M e uma empresa americana que para se aproveitar da mão de obra barata Chinesa, mantem a maioria de suas fabricas lá.
Sem falar no bom e velho capitalismo selvagem em que a oferta e a demanda impera.
A única coisa errada ai foo o desvio de material já comprado por outros. Quem fez deve ser punido com multas depois do fim dessa crise.
Duvido punir alguém por isso. São literalmente tempos de guerra, impera a lei do mais forte e pronto!
A Alemanha está acusando os EUA de ‘pirataria moderna’.
Canadá e França também manifestaram repúdio ao confisco de materiais pelos EUA.
É grave a crise.
capitalismo? selvagem? onde? quando? como? onde há livre mercado? onde os governos não interferem na economia? onde os bancos centrais não criam moeda do nada aos bilhões e trilhões? analfabetismo econômico total, mais um doutrinado pela pátria educadora
OS USA não poderiam e não foram lá na China confiscar produto chinês.
I strongly disagree , crisis brings forth mankind’s ability to innovate and save the day.
Every country must have a contingency plan. Procure what you can but not stop at that. Parallel effort must be put in to innovate new ideas and put that into effect. Solely depending on others won’t get anybody anywhere.
Past 3 weeks Indian institutes, private and government and individuals have designed and developed easy to manufacture and cheap to produce ventilators , masks and PPEs , some of them have started production in converted defence factories , private automobile companies , textile mills etc , while some are awaiting trials and certification.
To buy time untill local designs are certified and production facilities are put in place upto 10,000 ventilators were ordered from China as a hedge.
Eg. An Indian private company Jyoti CNC which manufactures CNC machines, because of appeal of PM Modi to industry within a week or so for the first time designed and developed a easy to manufacture and low cost ventilator ” DHAMAN 1 ” which cleared trials a couple of days ago . Costs 1200$. And they are giving it for free atleast for now.
Eg. Government institute SCTIMST tied up with private company Wipro 3D to develop emergency ventilator system based on Artificial Manual Breathing Unit technology. It is not a full fledged ventilator but can be used to support less serious patients and free up full fledged ventilators for critical patients.
A toaster sized ventilator weighing only 3.5kg which makes it portable enough to be carried anywhere easily . Being produced in collaboration with a private automobile company. It costs only 2000$.
Porque aqui no Brasil é fabricado por poucas industrias que monopolizam as concorrência de compras pelo governo.
Se o processo de licitação fosse menos burocráticos e menos viciado. E se o governo desse preferência a comprar de micro empresas locais haveria, como na China, centenas de fabricas de máscaras no Brasil e o preço cairia.
Mas no Brasil as licitações, na grande maioria, são fraudulentas e ganha quem paga propina ao licitante.
Exatamente Douglas, agora é a hora de aquecer e insentivar a indústria nacional, q se usem as plantas fabris das tantas fábricas q estão paradas Brasil afora e nisso elas ao menos arrecadam algum $$.
É, mas a cadeia produtiva é grande e os Governadores de Estado só permitem funcionamento de atividades essenciais!
Fabricação de cabos e fios elétricos é essencial? E fabricação de motores elétricos é essencial? E o sistema de transporte coletivo para levar e trazer os trabalhadores é essencial? Para fabricação de respiradores devem ser!
Quem define qual cadeia produtiva é essencial? Quem define quais os processos de proteção contra contaminação, do tal “novo corona vírus”, precisará ser implementado na cadeia produtiva de equipamento essenciais?
Cadê o BolsoDória e o BolsoWitzel?
Algum repórter precisa entrevistar os Governadores de Estado, bem como a OMS/WHO sobre essas questões.
Em tempo, os pedágios, aqui de São Paulo, são atividade essencial, pois todos estão funcionando e cobrando!
Edson a questão são justamente os governadores e prefeitos. O de BH (onde trabalho) só falta agora mandar matar igual ao PR das Filipinas. Aqui em Betim ainda não está tão frenético mas falta pouco porém na fábrica/montadora FIAT já estão dando manutenção em respiradores.
Tomcat4,2,
sensacional essa notícia da FIAT fazendo manutenção em respiradores! Isso sim é ser efetivo.
Então meu, eles falam tanto em liderar e não vejo liderança nenhuma, ao meno com o BolsoDória – fala muito e faz pouquíssimo. Parecem uns “espalhadores” de pânico, ávidos por verbas, que provavelmente não chegarão no destino básico e certamente serão “caloteadas”.
Saudações
Tomcat4,2 … estava justamente pensando nisso. A China está se aproveitando de uma situação de crise mundial para injetar capital e comprar empresas e indústrias mundo a fora. São extremamente disciplinados e tem uma política de estado forte (só não vê quem não quer). Está na hora do Brasil exercitar seu patriotismo consciente e apostar no “Made in Brazil” !! Está provado que depender de itens críticos do exterior é inseguro num mundo globalizado mas vulnerável como o de hoje. Abraço.
Sou a favor de boicotarmos todos os produtos chineses. Tá certo que nas distribuidoras tá cheio de produtos chineses, mas esses devem ser usados para fazer liquidações e não mais ser permitindo trazer os mesmos. Devemos dar preferência ao que é nacional ou ao que é feito em países menos prejudiciais que a China, países menos dominantes. Compremos de qualquer outro país que tenha bons preços ou, melhor, que governos estaduais e federal criem condições, diminuindo impostos e encargos trabalhistas, para fomentar a indústria nacional e gerar empregos.
A receita é muito fácil, e ver os outros fazendo e achando lindo é mais fácil ainda. Começar é difícil? Não. O Brasil é cheio de empreendedores, basta ter um incentivo dos governos.
A população de consumidores e empresários é que deve fazer o boicote. Não os governos.
Como citei Critiano GR, os chineses são disciplinados e focados no objetivo de dominar o mundo, parece coisa de filme mas não é. Iniciaram provendo mão de obra quase escrava e atraíram indústrias de todo tipo, inclusive as sensíveis de todo o mundo na busca por melhores lucros, depois veio a fase da aprendizagem, formação técnica e engenharia reversa e hoje concentram as maiores matrizes de tecnologia e manufatura do mundo, criando (COPIANDO) e produzindo praticamente qualquer coisa sem nenhum receio de represália pois também já adentraram, com permanente injeção de capital, na parte sensível da economia mundial (bolsas, dívidas públicas, empresas estratégicas, passando por comércio, indústria, petróleo até chegar no agronegócio…). Se a inépcia dos governos não der lugar ao bom senso em pouco mais de duas décadas seremos todos empregados dos chineses.
Os americanos estão agindo mais por puro instinto de sobrevivência (farinha pouca, meu pirão primeiro), do que pela racionalidade, nem em tempos de guerra agiam assim. Os chineses devem estar se deliciando e lucrando muito com essa situação. O pior e que não temos nem vergonha na cara e nem amor próprio. Aprende Brasil!
“Nem em tempos de guerra”. Acontece que desde a segunda guerra mundial não há uma guerra em que o conflito tenha chegado no território norte-americano. Não se restringindo à ações de outros Estados, o último grande golpe que a nação norte americana tomou em seu território foi o 11 de setembro, sendo que a reação foi fortíssima, acarretando em duas guerras e consequências que perduram até hoje.
O Coronavírus pegou os americanos de jeito e não estão errados em reagir com força. É a minha opinião mas não me deixa parar de pensar nas consequências disso. O mundo todo que, desde os primórdios, nunca foi pacífico, agora enfrenta uma guerra conjunta. E o pior, todos foram surpreendidos com as calças nas mãos. E as ações que ocorrerão em decorrência disso, podem ter um potencial muito forte para tornar o terreno fértil para conflitos entre nações.
Acho que conseguiremos passar por mais essa. Tenho uma convicção grande disso. E acredito que, embora surjam rusgas entre as nações, não há cenário para guerras entre elas, não enquanto o vírus ainda estiver forte. Mas, acredito que essa crise irá dar uma sacudida geral no comércio mundial, com políticas mais protecionistas e a nacionalização de produções em vários nichos de mercado, especialmente por parte dos americanos e europeus.
‘Não queremos outros conseguindo máscaras’, diz Trump após críticas de países aliados.
O dia que estourar uma guerra quero ver comprarmos algum parafuso para nossos equipamentos !
Já imaginou o Canadá comprando os Caças Gripen NG em retaliação aos EUA? Seria uma retaliação e tanto.
São 300.000 mortes previstas nos Estados Unidos pelo próprio gabinete de crise da Casa Branca.
Trump foi o negacionista primaz dos riscos do coronavirus enquanto pode. Agora, diante da hecatombe que se avizinha, Trump vai usar o PIB americano, as forças armadas americanas, o diabo americano, vulgo ‘Tio San’, o que for, para reverter essa assustadora previsão de fatalidades.
E, como os líderes dos Estados Unidos usualmente fazem em tempos de crises internas, Trump encontrou um diversionismo externo – já que não pode, agora, provocar a China – e resolveu chutar um cachorro morto na combalida América Latina, cercando a Venezuela com navios de guerra da Marinha Americana para “combater o narcotráfico venezuelano”. E ainda acusando Maduro de tráfico internacional de drogas. Pode ser, sim, tudo verdade, mas por que uma operação policial-militar externa dessa envergadura, especialmente nesse momento interno dos Estados Unidos?
Trump, como outro líder negacionista mais ao sul, quer salvar desesperadamente sua (re)eleição. Pois sabe que se houver realmente 300.000 mortes, após seu negacionismo contumaz até pouco tempo, acabou para ele. Hoje, com 6.000 mortes e um lockdown em toda Nova Iorque já está parecendo difícil.
Exatamente!
Negacionismos à parte, parece que as democracias sofrem mais para conter uma doença dessas. A maioria da China entrou em lockdown com um pedido do governo.
O problema enquanto a vacina não chegar será definir o momento de levantar a quarentena e como evitar novas ondas.
Olá Renato. De fato, uma ditadura isola as pessoas com violência, coordena os esforços por decreto e distribui e centraliza os recursos. Uma democracia precisa convencer as pessoas, mas também funciona quando o governo trabalha coordenado e informando claramente a população. O que não funciona nem em democracia nem em ditadura são governos rachados, disputas de ego e ignorância (no sentido negacionista, de negar ou ignorar a verdade).
“funciona quando o governo trabalha coordenado e informando claramente a população…”. O discurso de Angela Dorothea Merkel ao povo Alemão deixa isso que o Sr fala muito claro.
A vantagem ter alguém com raciocínio científico no comando.
E amanhã teremos o dia do jejum pata a cura do coronavírus no Brasil.
O ‘jejum’ que agrada a Deus, na letra e no Espírito de Isaías 58, é cuidar dos desvalidos e necessitados, o avesso do que decorre do projeto econômico ultra-liberal de Paulo Guedes.
É proteger o povo dos perigos, e especialmente nesse período, dos sanitários, o avesso do que faz Bolsonaro com suas ações e palavras.
É pregar a justiça, a misericórdia e a fé, não fazendo da palavra de Deus mercantilismo, o avesso do que fazem os impostores evangélicos que usualmente se envolvem em política-partidária, mais ainda atualmente, sendo carreiristas, gananciosos e hipócritas.
Esse chamamento não é um ‘jejum’ teologicamente idôneo pois não há qualquer penitência sincera envolvida, muito pelo contrário, a arrogância e a prepotência permanecem vigorosas.
Assim, é tão somente um ato que reúne desespero político, cinismo religioso e inaptidão gerencial. Um chamamento para um regime coletivo midiático de alguns sectários.
Ozawa
Assino embaixo.
Pior ainda são rachas por motivos políticos estúpidos as custas de vidas humanas, do sacrifício de pequenas e médias empresas q tbm se resumirao em mais mortes ,doenças psicossomáticas e afins. A democracia no meio onde a política é cheia de ratos e porcos chega a fazer com q muitos ,em meio ao desespero, comecem a pensar em q talvez a ditadura venha a calhar.
Por isso a democracia é um erro. Aristóteles já tinha constatado isso.
A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais que têm sido tentadas de tempos em tempos. Adaptado de discurso de Winston Churchill.
A democracia tem seus defeitos (muitos), mas não podemos deixar momentos difíceis fortalecerem os contrários à democracia. Temos que defendê-la com unhas e dentes. Inclusive permitindo que os contrários tenham direito a se manifestar.
A Democracia em Aristoteles tinha uma denotação diferente
Não é a que conhecemos hoje em dia
Olá Rafa. Concordo com você. A democracia ateniense (ou democracia da Grécia antiga) é muito diferente do que é um regime democrático moderno que consiste em um Estado de Direito, Amplo direito de voto, Respeito á soberania popular e Proteção aos direitos humanos. A democracia moderna está fundamentada na ideia humanista que todos têm direito á vida na ideia iluminista que todos são iguais perante á lei.
O governo chinês não pede, obriga.
Realmente não chutou a China. Foi lá e botou uma grana forte de ágio para ficar com os produtos hospitalares destinados a outros países.
E a China, “compungida e encarecidamente”, aceitou.
Enquanto isso, a China anunciou que enviará 80 milhões de máscara para a Rússia.
Ação entre amigos.
Eita mundo vei de meu Deus, é cruel, mas é a pura e triste verdade!
E a França e Alemanha ultrapassaram a China em número de casos.
A situação nos EUA está totalmente fora de controle com mais de 310.000 caso, e cerca de 30.000 novos casos por dia.
Correção. A França ainda não ultrapassou. Só a Alemanha.
Ainda não li em lugar algum, Bolsonaro e família criticando Trump por pedir o isolamento social.
É que eles têm medo de tomar umas palmadinhas do Trump.
Igualzinho ao Lula que tomou porrada até do Evo Moralez que roubou uma refinaria na mão grande.
Caro Marco. Segundo o informativo da Petrobras (“PETROBRAS CONCLUI TRANSFERÊNCIA DE REFINARIAS PARA A YPFB”) o governo da Bolívia pagou em US$ 112 milhões por 100% das ações da empresa em 2007.
Ozawa,
Eu jamais chutaria um cachôrro môrto, e muito menos um cachôrro vivo.
Mas eu baixaria o porrête no Maduro e seu exército junto milícia Viet Cong bolivariana dêles.
O cêrco no Caribe e no pacífico já começou.
Quanto a provocar a China, só te digo uma coisa: quem é a China para entrar em guerra contra os EUA?
No momento, estamos vivendo um Pearl Harbor biológico. O maior atentado terrorista da história.
Não se esqueça o que aconteceu com o Japão depois disso.
A China vai levar o trôco no seu devido tempo.
Sabias palavras Tadeu. Onde assino??
Cara
Deixa eu te perguntar uma coisa
Na sinceridade: tu acreditou em OCDE ? Ou acreditou que a bajulação do BozoNaro em cima dos EUA fosse mesmo nos dar um status especial ?
Olá Tadeu. Vamos avaliar o contexto geopolítico da crise da Venezuela sob o ponto de vista brasileiro. A economia da Venezuela durante a década de 80 dependia inteiramente da exportação de petróleo por meio da estatal PDVSA. Praticamente, todo produto de consumo era importado e pago com as divisas da exportação do petróleo, o que levou a uma grande desigualdade social com uma população com empregos precários e um pequeno grupo muito rico. Em 1989, ocorre uma série de protestos em Caracas que foram violentamente reprimidos pelo governo e morte de muitas pessoas. Em função do descontentamento da população com o governo, Hugo Chavez tenta um golpe de estado e fracassa, sendo preso e depois anistiado. Ele então concorre à presidência e ganha. Em 2002 há uma tentativa de golpe contra Chavez com fortes indícios de participação dos EUA, o que prejudicou as relações Caracas-Washington. Com a morte de Chavez, o vice-presidente Maduro assume a presidência e é reeleito em 2013. Até aqui é historia. A atual crise política começa em 2016 com o adiamento do plebiscito revogatório para 2017, o que inviabilizou a antecipação da eleição presidencial. A Assembleia Nacional controlada pela oposição declara que a presidência está vaga (ponto central da crise). Essa medida é considerada inconstitucional pelo Tribunal Superior. Maduro vence a eleição de 2018 que foi boicotada pela oposição e assume um novo mandato em 2019 sem o reconhecimento da oposição e de parte da comunidade internacional. Guaido se autoproclama presidente mas é incapaz de assumir a presidência de fato. Maduro permanece no poder. O melhor cenário para o Brasil é o de normalidade institucional na Venezuela. Com a crise econômica e a crise sanitária, Roraima não tem condições de receber a população venezuelana que busca refúgio no Brasil. Uma guerra civil também irá desorganizar as ações de combate ao vírus e retardar a retomada econômica na Venezuela. Até 2014, o Brasil exportava cerca de US$ 5 bilhões para a Venezuela e tinha um superávit de cerca de US$ 3 bilhões. Hoje o Brasil exporta menos de US$ 0,5 bilhões. A solução mais simples seria a realização de novas eleições gerais reconhecidas internacionalmente com a participação do governo e da oposição. Interferências militares ou sanções econômicas só servem para adiar a solução política da crise (enquanto que Trump precisa de sua guerra presidencial para vencer as eleições de 2020).
Fiz um comentário similar a este ontem com um amigo Tadeu. Não ficará de grátis esta treta chinesa. 😉
Tadeu, primeiro os EUA deveria ter dado o troco no Irã. Atacou base americana e o Pentágono admitiu mais de 100 mortos. E ai, pode isso Arnaldo?
É um canalha mesmo, cadê o livre mercado? Cadê Bolsonaro para convencer seu aliado do contrário? Ah, esqueci que não tem culhão para isso.
Não existe amizade entre nações…apenas interesses.
Tá
E quem defende os interesses do Brasil ?
O Seu Jair ?
Os Militares entreguistas ?
Os filhos presidenciais ?
Nossos brothers do norte ?
Brasil é uma orquestra desengonçada precisando de um maestro. Não adianta por um metrônomo na frente, muito menos um idiota que acha que é só ficar balançando as batutas. Tem que saber como fazer, ter experiência em liderança.
Não se enganem…estes vírus como Coronavírus, SARS, Zica, Gripe Aviária e determinados outros tratam-se na verdade de armas biológicas…são agentes patogênicos modificados geneticamente através da engenharia genética para serem mais contagiantes, resistentes e mortais e então serem usados como armas biológicas…existe hoje uma guerra biológica silenciosa sendo travada entre os EUA com os Chineses…pois com certeza este vírus foi um ataque dos EUA…e com toda certeza este agente patogênico trata-se de uma arma biológica elaborada pelos EUA…este tipo de ataque visa atingir de varias formas, seja para causar desestabilização ou acometer a economia do país alvo…algo semelhante ao que os EUA fizeram por aqui anos atrás usando a Febre Aftosa, com o objetivo de sabotar as nossas exportações de carne e atingir nosso agronegócio…já que somos concorrentes diretos deles neste campo de atividade econômica…
além disso os EUA estão encontrando nisto tudo uma excelente oportunidade para insuflar xenofobia e antojo contra os Chineses, pois os EUA investem maciçamente hoje numa campanha anti-China e anti-Russia pelo o mundo…existe neste momento uma nova guerra fria sendo travada entre os Russos e Chineses com os EUA por áreas de mercados e influência pelo o mundo…só que nada mais pode deter a China…e o embate entre as potências do ocidente com as do oriente é inevitável…pois a China ira superar os EUA…e eles sabem disso…eles não retrocederão….não irão parar…e os EUA não permitirão que a sua hegemonia seja tomada…não permitirão que o seu poder, domínio e status quo sobre o mundo sejam tirados de suas mãos…o confronto entre estas superpotências será inevitável…assim como uma nova guerra mundial…pois o caminho para o inferno é pavimentado pela ganância…e o mundo se encontra hoje completamente tomado pela ganância e cobiça…
Sugiro você consultar um psiquiatra.
Eu já me consulto, desde a minha pré-adolescência…
5 reais a certela de Rivotril, impossível que nào tenha como pagar.
Parceiro. Ele se consulta desde a pré-adolescência.
Deve tomar rivotril e mais outras bagaças…
desculpe, mas creio que saiba que o atual epicentro da pandemia é, justamente, os eua, certo?
Colega. Nós já debatemos isso em outra postagem. Este coronavirus surgiu da mutação natural de um vírus inofensivo só ser humano, provavelmente um que circulava entre os morcegos, dada a similaridade genética. Também existe a possibilidade do vírus ter chegado aos humanos por meio dos pangolins.
Eu li que beber fazia mal então parei de beber…Li que comer gordura fazia mal então parei de comer…Li que sexo fazia mal então parei de LER….!!!….
Ola OP. Em tempos de isolamento sanitário, uma das melhores coisas e pegar um livro, deitar na cama e ficar lendo até dar sono. Uma vez alguém comentou que uma pessoa normal consegue ler até 55 páginas por dia (alguns conseguem mais com algum treino).
Em baixo da pia tem um pinto que pia…Quanto mais a pia pinga mais o pinto pia…….
O mundo inteiro já dissecou o código genético do vírus, se fosse já saberiam até o nome do técnico responsável.
Se fosse assim teríamos um exemplo claro de como armas biológicas rendem mais em romances de espionagem que no mundo real. Os chineses teriam começaram atirando na própria cara para “disfarçar”?
O mundo sempre teve vírus animais pulando para a gente e vice-versa. Os brasileiros infectaram os tatus com hanseníase. Houve um bela epidemia de Meningite no Brasil dos anos 70. Olhe para trás e vai ver epidemias indo e vindo.
O problema é grave? Sim, mas estamos numa das melhores épocas da história para enfrentá-lo. Ainda que o mundo mude depois dessa.
Não se preocupem e fiquem tranquilos…a vacina deles já esta em fase de “testes” pra ser liberada…vcs só tem que não darem sopa pra o azar até lá…
Confiem em mim…!!!…
Ah, é? Tenho um bom amigo que serviu comigo, e agora é o chefe em um crematório na cidade de New York. Chegou aí trabalho hoje de manhã, e encontrou 49 cadáveres novos!!!! Agora ele está procurando ajuda de outras municipalidades, porque estão chegando mais, e não estão dando conta do recado. Vai se informar, por favor. Por aqui a coisa está preta.
Pois é mister Trump negou, negou, negou e o povo que tomou; e por aqui ainda tem gente querendo seguir na mesma onda.
Então quer dizer que, todas os vírus anteriores de origem chinesa, foram modificados e lançados também pelos EUA? Você deve estar assistindo muitos filmes “made in america” onde tudo vem do Tio Sam.
Sendo que foi um ataque dos EUA, então foi certeiro, pois os Chineses meteram os pés pelas mãos, todo mundo tá tolerando a china, pois em vezes de pedir ajuda e divulgar o RNA do vírus antes e de pedir recomendações externas, avisar que o Vírus tinha que ser contido ou causaria uma crise mundial, mas não fizeram, esconderam, mentiram, e deixou se alastrar pelo mundo, enquanto os EUA podem se esconder nas sombras de uma operação secreta a China não pode e todo viu ela de mentindo e enganando. outra coisa, a China vinha dando carne de porco para quem abrisse novas contas em seu bancos, ela teve ao londo dos anos que socorrer bancos e industrias desde 2012, já era pra eles estarem em crise e os EUA também, antes de os EUA cortarem os juros o FED já ia injetar 500 bi no mercado financeiro pois os bancos não estavam conseguindo se financiar no mercado inter-bacário, os dois países estão m… estão bringando pra ver quem quebra primeiro, se os EUA quebra a China em 3 décadas passa eles, se a China quebra os EUA garantem esse século como mais o século dos EUA.
General D. Nery (Março.2012):
XXXhttps://www.youtube.com/watch?v=Wf1PcQSAdJsXXX
“A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística”
Joseph Stalin
Poxa!
Será que ele não poderia dar um tratamento especial ao seus ‘aliados’ brasileiros?
Nós vamos fazer jejum religioso até os nossos amigos americanos liberarem os equipamento. Estaremos bem, Trump cuidará de nós, talkey?
*Equipamentos
Que bom que ele vai pro jejum, só assim para de atacar a própria equipe que está ralando para o país não virar um necrotério a céu aberto, por causa de ciuminho besta.
Aliás fico estupefato pelo fato do presidente ser católico e comungar tanto com protestantes. A religião deles é herética por natureza, o Papa Francisco tem que excomungar esse cara já, ele que vá comungar com Malafaia e seus pares.
Ele é esperto.
Uma das poucas bases ainda fiéis a ele são os evangélicos destes grupos neopentecostais.
E isso já deve chegar a quase 20% da população.
Muy amigos… “I love you Trump” e presta continência à tenebrosa bandeira estrelada.
O amigo do Dilmo.
E o Cônsul chinês alertou o Brasil: O Brasil perde se virar vassalo dos EUA.
Ou seja, melhor ser vassalo dos chineses, é isso ?
Dicotomia imaginária…
Pelo menos, teremos as nossas máscaras.
Vassalo é vassalo, não interessa se de americanos, chineses ou russos.
Agora sim eu li algo nacionalista.
Depois da bem-sucedida experiência coreana com monitoramento de celulares para reforçar a quarentena o Google liberou dados sobre como está sendo o isolamento no Brasil e no mundo.
https://www.google.com/covid19/mobility/
No caso brasileiro temos: -71% em idas a lojas, -35% supermercados e farmácias, -70% locais públicos (como parques), -62% transporte público, -34% locais de trabalho, +17% casa.
Sugiro recalibrarmos nossas estimativas de infectados e mortos considerando esse cenário.
Fonte: Gabriel Burst, via twitter.
Incrível ter este tipo de dado disponível, como estas empresas são poderosas!
Acho que o google aproveitou a chance para mostrar o lado bom da vigilância.
Caramba sabia que vigiavam a gente, mas não neste nível. Isso é muito grave, imagino quando cruzarem estes dados com o reconhecimento facial da Huawei que o maníaco do presidente adquiriu, será o fim da liberdade como a conhecemos.
Ainda bem que existe a deep web e ela têm se popularizado.
Vão me dizer que nunca suspeitaram da capacidade de rastreamento de todos pelo Google e qualquer aplicativo que exige sua localização, sendo que não é preciso aceitar e nem mesmo o aparelho está ligado; estão dando uma de Dilma e da nossa INTELIGENSSA SECRETIA.
Isso se nosso presidento de línguarudo calar a boca por uns dois meses e deixar o Mandetta em paz pra trabalhar!
Conheço uma meia dúzia de negacionistas que ainda estão na história da “gripinha” e “fake News da Globo”!
Senhores, essa crise irá nos deixar muitas lições. Acho que a primeira delas era achar que isso nunca iria acontecer em nossa geração. Ai está, ela nos atacando. Também acreditamos que nunca seremos atacados por país nenhum, bem vamos achando isso então. Mas que lições tirar disso? Vamos nos preparar para as coisas como a formiga ou seremos sempre como a cigarra? A China mais uma vez não respeita contrato, mas estão pensando neles, os americanos o mesmo “américa primeiro”. Eles estão errados? Não sei dizer. Nós hoje não temos banca para nada, mas que isso nos sirva de lição e que nosso país continente inicie um projeto de fortalecimento de nossa base industrial. Não adianta somente financiar, mas torna-las mais competitivas a ponto de termos auto suficiência em áreas sensíveis e se preparamos para o cenário impossível, pois ele acontece. A única coisa certa é que quando tudo isso passar, voltaremos para um mundo bem diferente com pensamentos macros bem diferentes.
As lições são que o Governo brasileiro (salvo algumas exceções) está se lixando para a saúde da população sendo que alguns estão apenas tentando sobreviver politicamente.
Os detentores das grandes fortunas estão, igualmente, pouco se importando com a saúde dos seus funcionários e não fazem prestam colaboração (salvo raras exceções).
Além disso, estamos assistindo os estragos feitos pelos cortes governamentais nas áreas de saúde, ciência, proteção social e etc.
Agora, é correr atrás dos efeitos da epidemia.
Nesse caso meu ponto de vista não se refere a esse governo, mas a todos os governos, pois um grande país não se faz em 4 anos, isso leva uns 30 anos.
Mas o que queremos como nação?
Vamos pagar mais barato para importar produtos e na hora “H”, não ser atendido pelo fornecedor?
Ou iremos investir em capacitação, desburocratizar, criar regras claras com segurança jurídica, ambiente para as industrias se instalarem e prosperarem no país. Isso custa recursos e tempo no inicio, mas ao longo prazo temos capacidade mínima de atendimento domestico. Não somos os únicos afetados nessa quebra de contrato, europeus e canadenses também são afetados. Isso irá iniciar um debate sobre a China dominar todos os meios de produção mundial. Temos que estar preparados para a guerra, e isso é guerra contra um inimigo cruel, que não respeita nenhuma regra.
Kings,
Se ao invés de construírem estádios de futebol, tivessem construído centenas de hospitais, ou sêja, se o govêrno anterior tivesse interessado em resolvêr os problemas de saúde pública, vocês não iriam passar por essa crise que se aproxima.
Eu diria que a maior lição que eu tirei disso tudo foi que:
Não votar direito, pode matar…!!!…
Votar errado mata…!!!…
Votei no Amoedo, e no segundo turno no Bolsonaro. Pois o histórico de criar obras publicas para desviar recursos do tesouro e voltar em forma de propina não me permitiram deixar mais um mandato com o PT. E mais nos anos em que a China nos enriqueceu deveríamos ter nos preparado para tais crises, não nos enfiar em uma crise que dura até hoje, não somente crise econômica, mas crise politica também.
Prezado OSEIAS
Amoedo e Bolsonaro (dentre outros) estão justamente lá para isso.
Tratar com pouco caso as causas populares e proteger os interesses de quem pode muito.
Exemplo: Na ‘reforma’ da Previdência vimos os esforços do Governo para economizar no pagamento de BPC a alguns miseráveis.
Enquanto não propões aumento de arrecadação através de impostos para todas as esferas, como taxar grandes fortunas, dividendos, imposto sobre a propriedade de aviões, iates, jet skis, helicópteros e etc., tudo relacionado a quem tem muito dinheiro.
É questão de prioridades e tenha certeza que esses não está jogando a favor da população mais necessitada.
Olá Oséias (caixa alta).1) Exerça seu direito ao voto secreto. #meuvotosecreto. Tanto faz quem votou em quem. Isso deveria ser algo entre você e sua consciência. Todos temos (ainda temos) o direito de criticar ou elogiar o governo em exercício tendo votado ou não ele. 2) a visão que os desvios de recursos públicos são feitos por meio de superfaturamento de obras parece uma simplificação. A corrupção pe-de-chinelo seria aquela da propina do fiscal da prefeitura, dos contratinhos de material escolar, dos showzinhos de aniversário da cidade, do aluguel de veículos, dos uniformes escolares.. etc. O próximo nível são as jogadas imobiliárias, como a regularização de loteamentos clandestinos, a construção de avenidas passando perto de áreas desocupadas de propriedade de laranjas do prefeito, da contratação de benfeitorias em áreas onde o prefeito ou laranjas são proprietários valorizando imóveis, mudando a lei de zoneamento, etc. Essas jogadas imobiliárias são feitas com obras regulares e corretamente faturadas. O ganho foi indireto. 3) As grandes obras são caras (viadutos, túneis, estações de esgoto, rodovias, usinas, aeroportos). Custam bilhões e apenas o poder público consegue viabilizar esse financiamento. Uma empreiteira não precisa superfaturar uma obra de R$ 1 bilhão. Se ela ganhar, garantirá um lucro entre R$ 50 e R$ 100 bilhões. Portanto, a empresa precisa garantir que a obra será feita. Uma empresa pode usar R$ 5 ou R$ 10 milhoes daquilo que seria seu lucro (sobrando a babá de R$ 45 ou R$ 90 milhões) para recompensar aquele que tomou a decisão de construir a obra. 4) tem as grandes jogadas, como determinar uma lei de inspeção veicular obrigatória ou de certificação de combustível ou a administração da zona-azul sob o monopólio de uma empresa concessionária. Essas jogadas não tem cor ideológica. 5) essas que listei são as manjadas pelos auditores e jornalistas investigativos.
Olá Camargoer, concordo com você sobre o segredo do quanto ao voto, pois é algo que cada um tem o direito de exercer, mas não tenho vergonha das minhas escolhas e não vejo problema de dizer em quem votei e o motivo, até porque sou aberto a discussão saudável para enriquecimento de conhecimento e até mesmo ser convencido para mudança de opinião através de bons argumento. Já a segunda etapa fui simplista na explanação, pois já é de conhecimento publico as pratica corruptas que os políticos que estavam no poder praticaram e foram condenados, vide os casos Petrobras, Odebrecht (consorcio das empreiteiras corruptas), JBF e tantas outras. Mas quero deixar claro que jogar na conta de um governo de 1 e meio a culpa de não temos estruturas ai é demais. Sou contra a posição do presidente sobre voltar a normalidade e seu desleixo, mas seu próprio governo está trabalhando a favor da população com o isolamento e outras iniciativas. Mas o colega acima não está errado. O mau voto mata sim, é só ver a situação do Rio de Janeiro falido devido a destruição da gangue do Cabral.
Obrigado pelo seu complemento.
abraço
Olá Oséias (caixa alta) parece implicancia mas tenho alguns motivos para insistir na defesa intransigente do voto secreto. A primeira parece boba mas o voto eh (do verbo ser) irreversível. Eu ou você até podemos nos arrepender do voto mas isso não mudara o resultado da eleição. Outra coisa séria a impossibilidade de conferir se a declaração do voto eh verdadeira. Outro ponto importante seria lembrar quo voto secreto foi implementado por Vargas, até então alguém ficava olhando para ter certeza que a população local estaria voltando no Coronel. Na Alemanha Nazista, os milicianos das SA ficavam ameaçando fisicamente os eleitores na fila de votação. Contudo, o mais importante na minha opinao seria que TODOS tem o direito de criticar ou elogiar um governo em exercício, independente de qualquer coisa (etnia, religião, gênero, idade, renda, ideologia, filiação partidária ou idade). Todas as críticas ou elogios são validos, desde que baseados em argumentos. O que não pode eh ofender e desqualificar quem faz a crítica ou elogio.
Irretocável OSEIAS…
o voto nao deveria ser universal…pode começar a tirar o direito ao voto de jovens. so deveria votar que produz e paga imposto como o de renda.
Caro 715. Pelo contrário. A democracia é fortalecida pela participação das pessoas. Portanto quanto mais amplo o direito do voto, mais forte será o regime democrático. Após a guerra da Secessão e da libertação dos escravos, os estados sulistas criaram leis que restringiam o direito do voto (o filme “Selma” mostra bem esse aspecto). A sua proposta de restringir o voto apenas aos que possuem renda foi usado no Brasil no passado, quando as mulheres também eram impedidas de votar. O Brasil precisa de mais eleições, não menos.
“Camargoer
Na Alemanha Nazista, os milicianos das SA ficavam ameaçando fisicamente os eleitores na fila de votação.
715 team
o voto nao deveria ser universal…pode começar a tirar o direito ao voto de jovens. so deveria votar que produz e paga imposto como o de renda.”
Professora relata caso de perseguição ideológica em universidade pública
XXXhttps://www.youtube.com/watch?v=4GW9abYxlOAXXX
“Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas”
Winston Churchill
Tau,
Churchill foi um profeta político.
Sim O.P.
Tem sempre alguem culpando os políticos que foram eleitos pelo povo.
Alguma coisa parece estar errada:
Ou somos incompetentes e descuidados na hora de votar, ou não existe político honesto e competente no Brasil.
Sério que com o Haddad seria melhor ?
Caro Bloco. Esse é o tipo de discussão inútil, mas apropriada para os episódios de “Rick & Morty”. Em uma outra dimensão, Haddad ganhou a eleição para presidente. Em outra dimensão Aécio aceitou a derrota, Dilma governou até 2018 quando Aécio enfim venceu. Em outra dimensão Al Gore venceu a eleição. Em outra dimensão Reagan concordou com Gobarchov em banir todas as armas nucleares. Hitler ganhou a II Guerra. Trotsky venceu a disputa contra Stalin. Churchill teve um enfarto. Tancredo sobreviveu e tomou posse. José Serra venceu Lula na eleição presidencial. Lula venceu Collor. Uma discussão para outro momento.
Uma lição inevitável é: proteger as indústrias nacionais de materiais estratégicos. Não ficar dependendo de outros países para produtos estratégicas e simples que podem ser fabricados aqui, mas por motivos de mercado passam a ser importadas.
No mínimo ter um plano de ação quando houver situação de guerra, seja bélica ou medica. Ter um bom fluxograma e organograma, e mais com as garantias da lei, para não precisar esperar congresso se reunir em momentos de crise que é muito complicado.
Governo de militares vassalos!!!
O Jumito Tropical e sua trupe verde-oliva de entreguistas provocarão um genocídio nesse país!!!
Estão há meses desconstruindo relações importantes do país com a China e outras forças em nome de um alinhamento subordinado aos EUA, ao ponto do Descerebrado do Alvorada bater continência ao presidente estadunidense; o resultado está aí!!!
Abriram mão do status especial na OMC pra ingressassem o país de quatro na OCDE; o resultado está aí!!!
Se tem uma coisa que os EUA não respeitam, é a vassalagem!!!
Ligar de milico é na caserna!!! O mais longe possível da política.
Não usaria palavras tão duras, porém, de fato o “interesse” dos militares pela influência política direta no Brasil é estarrecedora. Em nenhum país desenvolvido do mundo militares da ativa dão tantas “opiniões” políticas públicas (algo proibido inclusive). Militares têm de se ater ao seu dever constitucional de salvaguardar a defesa da nação e ponto. Isso tem de ser reformado no futuro. Não é ideologia não, não é “desgosto” pelos militares… é a lei.
Pois eu sinto muito desgosto
Nunca achei que os militares do nosso país fosse do jeito que são
A Sabujice desses caras me deixou perplexo
Os militares não são tolos…eles sabem como pensam e agem os marxistas neste país….sabem como funciona o gramscismo e como se dá o seu modus operandi….e eles jamais permitirão que este país sucumba a esta ideologia hipócrita, cretina, nefasta e atroz…
Caro Tau. Acho que há uma enorme confusão no discurso anticomunista nesse momento. A razão da existência do Estado (socialista, capitalista, parlamentarista, presidencialista… Menos o absolutista) será o bem estar da população. O Estado regula as relações sociais para garantir o processo civilizatório e para fornecer os serviços/produtos que faltarem na sociedade para o exercício desse processo civilizatorio. O processo eh (verbo ser) distorcido quando um grupo assume o Estado para seu próprio bem. Pode ser um setor econômico como o bancário, pode ser um grupo de militar, pode ser um grupo de burocratas, pode ser uma família, um grupo religioso, etc. Nestes casos, o Estado eh usado para garantir os privilégios do grupo que detém o poder. Como os grupos excluídos tentarão chegar ao pooer, o grupo privilegiado usará todas as ferramentas disponíveis para se manter no poder, inclusive ilegais e violência. No fim, qualquer que seja o discurso inicial, surge um Estado de Exceção. Aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da lei, e se não funcionar toca o terror. No outro extremo há o Estado de Direito Democrático (porque o autocrático continua sendo excludente). O acesso ao poder ocorre por eleições livres e regulares com amplo direito ao voto. Vence quem tiver os melhores argumentos e permanece no poder quem tiver o melhor desempenho. Os regimes de exceção buscam se perpetuar no poder e geralmente precisa de uma revolução popular ou uma catástrofe para interrompe-lo. eventualmente, um regime de exceção eh substituído por outro regime de exceção. Espero ter ficado claro que a “cor” ideológica faz pouca diferença para explicar um regime de exceção. Ideologia só importa em um ambiente democrático.
“Marxismo”, “gramscismo”…isso é tão 2018…
Já encheu a sacola já…
Caro João. Marxismo seria do Séc XIX e Gramsci do Séc XX… muito mais antigo que 2018… O pessoal ainda está no debate pre-guerra fria e a já tem gente pensando no pos-bolsonaro.
gramscismo e marxismo cultural ultrapassados!!!!??!!! rs, boa tentativa. rí muito
Pra vc ver como é atual esse modo de operar ainda hj
Olá Carlos. Se você acha Marx e Gramsci ultrapassados, então imagina o que seria Adam Smiith, Locke e Stuart Mill (Séc XVIII).
Camargoer
A modinha agora entre os almofadinhas é von Mises.
Gostaria de saber as soluções ‘misenianas’ para uma crise global como essa do COVID.
Caro Antonio. Acho que o mais apropriado para períodos de crise como agora é Keynes. Já foi testado no pré-guerra e no pós-guerra e funcionou.
E hoje, o Financial Times publica artigo criticando a fragilidade do liberalismo econômico e pregando um novo pacto social.
O que um vírus não é capaz de fazer.
Novos tempos se avizinham?
Marx é ultrapassado quando o capitalismo está na fase da bonança, quando chega uma crise, ai os economistas correm para buscar seus escritos empoeirados nas estantes.
Correto, mas os Militares não são nem de Direita nem de Esquerda, eles são de Centro, o que é bom
Essa lógica de militar na política só existe pq a classe política como um todo vive uma crise moral sem precedentes, os três poderes pra falar a verdade, o povo só aceita isso por puro desalento!
A questão é o que faz pensar em que os militares BRASILEIROS são diferentes do representantes dos Poderes, empresários, ruralistas, médicos, engenheiros e público em geral que também são BRASILEIROS.
João Vítor.
Essa influência dos militares começou com a Proclamação da República.
O que parecia algo correto, descambou para uma série histórica de fatos que afundaram o País.
Desde simples quarteladas até intromissão na vida nacional como a recúncia de Vargas, o Golpe de 64 e agora a eleição de Bolso.
E de indas e vindas, o Brasil está indo para o brejo.
nessa eu concordo com voce
Kings,
O Brasil só não foi para o brejo antes, justamente porquê os militares salvaram o país de cair nas garras dos comunas, e ainda de quebra tiraram o país da era agricultura e o colocaram muito perto das nações industrializadas.
Eu fui testemunha disso. Eu ví o Brasil sair das garras do terceiro mundismo sócio econômico, e entrar de vêz na era industrial.
Não me venha com êsse mesmo argumento fajuto da esquerda recentida.
É, e sempre será melhor têr os militares no comando das decisões nacionais do que aquela corja de vagabundos.
Não se esqueça de que a educação universitária paga pêlo Estado, também é fruto da contra revolução de 1964.
Canadá, França e Alemanha tb viraram vassalos, se pensarmos assim.
O Canadá, há pouco tempo, prendeu de maneira ilegal a filha do presidente da Huawei a pedido do Governo americano.
Está aí a retribuição de Trump.
É o karma dos vassalos.
Rui Mendes,
Pêlos menos o Brasil deixou de sêr vassalo de Portugal em 1889.
Não, fizeram se ouvir, pelo menos. Porque o que os EUA fizeram, qualquer um pode fazer, dar mais dinheiro, mas aí só o vendedor sai ganhando.
Ano de Eleições americanas e ponto
Não é isso
o caso é que a situação está revelando o obvio
AMERICA FIRST
Não é possivel que depois disso tudo a turma trilogiopata não crie alguma vergonha na cara
O que eu vejo com normalidade, qualquer país faria isso se estivesse na primeira linha da crise, sem hipocrisia de EUA malvado!
Se depois disso vocês não criarem vergonha na cara e ainda ficarem abobalhados acreditando em OCDE, é porque de fato são um caso perdido
Mais uma dedada no “olho” dos Brasileiros que acreditam que somos “brothers” dos Ianques.
Aguarde e verão mais “carinhos” de nossos aliados especiais extra Otan!
Colega, eles estão dando o “olé” nos canadenses e franceses, imagina em nós!
Olé é neles próprios, pagam mais, pois a China agradece, e estão a isolar.se no mundo, e o eleitorado dele não é cego e sem memória, agora faz tudo para correr atrás, mas foi o único responsável pelo que lhe está caindo no colo. E olé só se for no Canadá, pois igual a Bolsonaro, são vassalos, já a França, nunca o foi, pelo contrário, daí o ódiiozinho dos fans.boys usa, por tudo que respeite a França. A França é aliada dos EUA, mas só se isso for do seu próprio interesse.
Vamos presidente convoque o parque fabril do Brasil, faça tudo aqui.
Convoque as milhões de mulheres que tem máquina de custura e sabem usar a trabalhar pela nação.
A solução do Brasil está aqui.
Em contra partida não venda alimento, ferro, urânio, nióbio e outra riquezas a países que nos negará produtos hospitalares.
E se vender use o ouro como moeda.
Ou a libra como moeda
De a todos uma demonstração que eles precisam do Brasil também
É preciso coragem, ou iremos continuar em posição muito desfavorável nestas negociações.
É uma ideia justa, mas o problema é que se não entregarmos, americanos, europeus e australianos entregam, ai estaremos sem dinheiro e sem medicamentos. Nesse momento é engolir o orgulho, achar uma solução e no futuro, fortalecer nossa indústria a ponto de competir com os chineses, só assim nossas riquezas ficam conosco. Industria competitiva, a mesma que em muitos anos vem sendo negligenciada pelos nossos governantes. Claro, só ruralista se elege como senador e deputado federal, mas eles não estão errados não, os industriais que estão dormindo.
Retira do mercado o maior exportador do mundo e você verá o que ocorrerá com os preços, o mundo irá se ajoelhar.
Não tem como ninguém do dia para noite substituir o Brasil
São:
16 milhões de toneladas de soja
29 milhões toneladas de milho
Ouro 50 toneladas
Algodão 1,6 milhões de toneladas
Carne frango 4 milhões de toneladas
Boi 1,8 milhões de toneladas
30 milhões de toneladas de ferro
Renan o problema é que os EUA, China e Europa podem ficar sem milho, soja, algodão, e carnes que exportamos, pois outros países podem supri-los mas nós como ficaremos com os nossos fazendeiros, Bolsonaro cai no dia seguinte.
Caio duvido que outros supram a quantidade que o Brasil produz.
Bolsonaro não cai se garantir a compra
Podemos fazer silos e estocar isso daria a vantagem estratégica e poderia controlar o preço internacional.
Igual a arábia faz com o petróleo.
Imunda o mercado se quiser quebrar algum concorrente.
Ou segura a produção quando quer melhorar seus ganhos.
Vamos usar está crise e nos reinventar
teoricamente possivel….
O virus é apenas a primeira onda….
A segunda onda será o sentimentos dos impactos economicos desta brecada mundial na produção…
O terceiro impacto será no preço dos alimentos em nivel mundial…
Podem não….
Computador e celular podem ter a compra adiada…
Mas comida não….
E comprar comida com menos dinheiro sera um problema do mundo inteiro….
Outros paises podem suprir…? talvez alguma parte…mas entendam que a queda de produção industrial e serviços de logistica, tambem afetara a produção de alimentos.
O mundo estara em recessão e os alimentos aumentarão de preços….
Se um participante como o Brasil decidir manipular isto, os preços subiriam mais ainda…
Maior exportador do mundo???!!!
Onde, em que planeta???!!!
A UE aprovou uma lei, onde as empresas Europeias são proibidas de vender material hospitalar, para fora da UE, até novas ordens.
Começou bem no pedido ao presidente mas aí descambou na ideologia!
Obrigado por sua opinião
É um momento em que cada um cuida do seu dentro daquilo que pode ser feito e não poderia ser diferente…ontem somaram quase 1.500 mortos em um único dia e a tendência é piorar…
America First
Os EUA fizeram exatamente o que o BR faria em iguais circunstâncias.
Se material médico é essencial, que seja fabricado aqui. Plantamos algodão e não podemos fazer nossas próprias máscaras ?
Olá Bloco. As mascaras são feitas de TNT de polipropileno. De qualquer modo, a Braskem tem algumas plantas de PP no Brasil. Algumas fábricas no Brasil também fazem as mantas PFF2 e PFF3, usadas em medicina tambem sai feitas no Brasil. O gargalo seria o corte e costura. Problema mesmo são os equipamentos que demandam mais trabalho industrial, mas isso já deveria estar em produção padronizada há um mês. O problema e que o governo federal NAO quer essa mobilização em direção da emergência sanitária. O governo feder quer encerrar a situação de emergência. Por isso os aviões da FAB estão no hangar, por isso não há mobilização das federações de empresas, por isso não existe um PROJETO de RESPIRADOR Analógico disponível para download da página do Ministério da Saúde nem uma lista de contatos de empresas brasileiras fornecedoras de material para os grupos de voluntários da cidades obterem as matérias primas para fabricar as máscaras.
Exatamente amigo Camargoer, tanto a Poli quanto a UFRJ lançaram modelos de respiradores simplificados mas salvadores de vidas e cadê nosso presidente na TV falando que vai mobilizar “Deus e o diabo” para salvar vidas de brasileiros?
A esperança do Brasileiro que tem mais que dois neurônios reside no ministro Mandetta que tem sido muito eficiente e transparente, o problema é que o brasileiro com mais de três neurônios sabe que cada dia sem se preparar é um dia mais perto de situações como Itália ou Espanha, o esforço precisa ser “full scale” e o governo federal através de nosso presidente está simplesmente jogando tudo na fogueira, na hora de maior necessidade nosso presidente se mostrou um incapaz!
Verdade, era hora de mobilizar todo o país e se preparar para o embate. Se a epedemia não chegar tão grave, melhor para o Brasil. Proteger a população é proteger o país, a tds os níveis.
É nestas horas que precisamos do Governo Federal, que deveria coordenar as ações de emergência, redirecionando, contratando, o que for necessário. Nós temos capacidade produtiva, obvio nada comparado aos EUA ou a China, mas temos e poderia ser empregado nesta emergência para suprir parte de nossas necessidades.
A nossa diferença com a China é que eles são uma ditadura, (mandou -> faça), nós, apesar dos problemas, somos uma democracia, precisamos de convencimento, transparecia, coordenação.
Para nossa sorte o DILMO escolheu em sua maior parte bons ministros (Sorte porque se o DILMO realmente tivesse ideia de como o cara é eficiente ele não teria chamado, o DILMO é muito invejoso).
Agora estou na dúvida entre Bolsonero ou Dilmo!
Bolsonada
Um bom motivo para darmos mais valor na produção local.
Excelente comentário, como Economista que sou, fico feliz em ler um comentário coerente e realista neste fórum que muita das vezes está abarrotado “pseudos” patriotas que na verdade idolatra mais o presidente despreparado e sádico, do que nossa pátria e seu combalido povo!!!
Lula, Bolsonaro, Doria, e etc…. São tudo a mesma mer$&…
Precisamos de uma nova classe política, mais patriota para com os interesses nacionais, prioritária com os mais necessitados, empreendedora e inovadora na economia, menos benevolência na segurança pública e focada em fomenta a educação e pesquisa em todos as instâncias e etapas da vida!
Como diria o grande He-Man:
Hoje nós aprendemos que EUA salvando o mundo de vírus letal só existe na mídia de Hollywood … Quando o bicho pega, eles fazem até pirataria e roubam encomenda alheia para se salvarem
Depois, a máquina de fabricação ideológica é a Sputnik
Farinha pouca, meu pirão primeiro!
Depois quando eu crítico a tal “parceria” entre Boeing e Embraer vem aquele pessoal de sempre falar de livre mercado, blá blá blá livre mercado isso, blá blá blá livre mercado aquilo.
Eu sei bem o tal “livre mercado” que esse pessoal gosta…
Essa pandemia está deixando bem claro que tanto EUA como China, estão caga*** e andando para o Brasil.
Olá Maurício, acho que a ” Boeing- Brazil is on the roof”
Essa pandemia está servindo pra mostrar quem é aliado de verdade ou não. As máscaras estão literalmente caindo.
Se a situação fosse inversa, se o Brasil estivesse com milhar de mortes por dia, estivesse precisando e fosse exportador de máscaras este espaço estaria repleto de gente argumentado “azar dos outros países que não se prepararam, o Brasil vem primeiro”, de 80% a 90% dos comentários neste post estão recheados de hipocrisia só por tesão de falar mal dos EUA!
Eu não vi chilique de ninguém quando a Índia vetou a exportação de insumos farmacêuticos para o mundo todo… a carapuça vai servir!
India did not ban exports in toto . The ban was to prevent supplies from drying up due to frenzied buying. Private companies will always look to sell to the highest bidder leading to supply crisis.
Medical supplies are regularly being supplied on govt to govt basis . Countries with critical demands are being prioritised.
Medical supplies have been shipped to USA Israel china Japan Korea Italy Spain Tanzania South Africa and other countries.
Certa feita na adolescência eu e um grande amigo éramos afim da mesma garota. Acabamos discutindo – brigando – por tal fato e acabou a amizade de anos.
Ou seja, amigos até o conflito de interesse. Passou da hora de pararmos de babar para estadunidenses, russos, chineses ou seja lá o que fora. O Brasil deve ser prioridade, na hora da necessidade é cada um por si.
Não esperava nada diferente dos EUA, mas quem o governo tem que pressionar é a China, temos mais como afetar a China que os EUA, e é a China que mais pode produzir máscaras e atender as nossa necessidades
Carlos,
Cadê o tal do BRICS?
ainda existe essa palhaçada?
Caro Carlos. Acho que nenhum dos países colapsou. Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul ainda possuem grande territórios, com grandes populações, recursos minerais e são industrializados. O NDB também está funcionando, contudo chamou minha atenção que apenas a Vale e a Petrobras, o BNDES, os governos estaduais do Pará e do Maranhão têm projetos aprovados (apenas 5 projetos em 50 aprovados)
O Trump foi eleito com a promessa de “american first”. Nunca escondeu isso de ninguem.
É óbvio pra qualquer um que saiba somar 1+1=2 que ele vai usar todo o poderio financeiro, militar e econômico dos EUA pra conseguir o maior n° de equipamentos, remédios e máscaras pro seu país.
Só BR que acredita que países são amigos e que o Tio Sam é nosso aliado é que não previu isso.
Os americanos foram muito mais desleixados que o Brasil já que os mesmos tinham casos em seu território desde o meio de Janeiro e mesmo assim. Não aceleraram seu gigantesco parque industrial para fornecer o que fosse necessário para eles e para outros países.
Amizade é sentimento, aliança é conveniência. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Nada diferente do que sempre foi pregado por Trump. America primeiro, e o resto que espere, essa sempre foi sua filosofia. Então eles irão mandar para o espaço qualquer aliança, e se precisar, os aliados serão sim abandonados a própria sorte.
A China, também esta fazendo aquilo que já era esperado, vender pelo maior lucro possível. Eles somente estão nos mostrando o lado perverso do capitalismo, onde o lucro vale mais que qualquer coisa. Algo que ocorre todos os dias em tudo, que fica escondida sob um manto de normalidade, mas que por causa da Pandemia, de uma hora para outra, passou a ser repudiada. Ou seja, nossos valores são seletivos.
Se existe alguém que precisa ser repreendido, unica e exclusivamente, é o Brasil (seu povo, seus políticos). Por muitos anos, criamos um mundo de fantasias, de paz a e amor, onde todos vivem felizes e são amiguinhos. Mas nos ultimos anos, abandonamos em parte esse mundinho de fantasia, e limitamos um pouco, pendendo para um grupinho ou para outro (direita ou esquerda), acreditando piamente na paz e no amor. Abandonamos qualquer projeto de nação industrializada, pois hoje é mais barato fazer tudo fora e só vender aqui, tudo isso porque nossa carga tributária inviabiliza qualquer iniciativa. Mas um dia a conta precisa ser paga, e vai ser cara.
E pelo visto, este momento pode ter chegado. Talvez seja a hora de pagar a conta por todos estes anos de abandono, da falta de um projeto realmente de Nação, do clientelismo e também da puxação de s**o tanto para um lado como para outro, pois uma coisa que esta pandemia já permitiu derrubar, é essa falsa realidade de paz a e amor, demonstrando a fria realidade que sempre regeu o mundo, que é o verdadeiramente cada um no seu quadrado, e o reste que se lasque.
Agora, vem a grande questão, e não importa de se é de direita ou esquerda, se é FANBOY dos Americanos, dos Russos, dos Chineses ou da Mãe Joana (só muda os atores conforme a preferência política atual), é como o governo reagirá a esses bloqueios. Abaixaremos a cabeça e ficaremos choramingando? Ou reagiremos e enfrentaremos? Seremos submissos ou daremos o troco na mesma moeda? SERÁ QUE A VIDA DELES VALE MAIS QUE AS NOSSAS?
Talvez seja a hora de abandonar velhas e ultrapassadas falas, de deixar no passado estupidas e arcaicas divisões, DIREITA OU ESQUERDA, RICOS OU POBRES, DEMOCRACIA OU SOCIALISMO, EUA ou RUSSIA, OLIGARQUIAS OU PROLETARIADO, e começarmos a pensar como um só povo, um só BRASIL. Talvez seja hora de mudar o discurso, e difundir:
###BRASIL PRIMEIRO###
Esta crise revela uma face assustadora o quão esquecida é a segurança humana nos temas governamentais de todos os países do globo.
Nenhum deles preparado ou com fortes protocolos formatados para situações do genero e vejam, numa sociedade global que adora assistir filmes e teorias apocalípticas!!
Os editores bem poderiam abrir um espaço especifico, para que todos discutissimos as melhores praticas governamentais, sociais e pessoais de preparação e sobrevivencialismo.
Quando tudo está bem, todos questionam o supérfluo, mas quando a crise se aproxima, fica evidente a falta de uma doutrina de preparação para crises e desastres:
a) Estoques de comida governamentais e pessoais,
b) kits de primeiros socorros, atendimento emergencial pelo cidadão e serviços profissionais;
c) Agua, tratamento e armazenagem,
d) Combustiveis e geração de energia emergencial e alternativas,
e) Serviços essenciais,,,,,,, escalonização…
f) cadastro do cidadão e prontuario eletronico,
g) Mapeamento de riscos ( areas de desastres, incidencias epidemiologicas, tecnicas de produção de vacinas)
h) protocolos e planos de Disaster Recovery
Amigo mesmo que tal plano exista é necessário um líder com inteligência para identificar os riscos e acionar o protocolo com antecedência, evitando milhares de mortes
Renan,
IA poderia, e deveria sêr, a ferramenta mais importante no gerenciamento de crises.
Nossa civilização está quase tôda quantificada em rêdes de bancos de dados.
Trabalhamos com bases de dados para praticamente para tomar decisões diárias em informações arquivadas e/processadas em computadôres.
Verdade….
E é uma vergonha não existir o prontuario medico digital da população.
todos deveriam ter como cultura, possuir um estoque de alimentos para ao menos 3 meses…se isto é montado fora dos momentos de crise, quando ela chega, não existiriam correrias a supermercados nem inflação de preços.
é um quesito de segurança
A industria Automobilistica deveria ter uma norma de construir todo carro , com um conversor de eletricidade. Assim, todo carro poderia se trasnformar em um gerador de energia em emergencias.
Um conversor destes pode custar apenas uns R$ 200,00 a R$ 300,00 e basta ligar os cabos na entrada da caixa de força de qualquer residencia, que voce consegue 110 v ou 220 v.
pensem na seguridade deste equipamento que falei. é uma caixinha de 20 cm que converte a energia do alternador 12 v em 110v ou 220v….em caso de terremoto ou qualquer outra catastrofe, o carro pode ser usado como um gerador de energia eletrica. Temos milhões de geradores potenciais andando por ai que poderiam ser usados…ate em caso de guerra isto é valido….enquanto houver combustivel no tanque ou disponivel nos postos, voce pode manter uma casa, bairros ou cidades com energia…e não é caro….coisa de uns R$ 200 reais….dependendo da potencia…uma ninharia que lhe deixa a prova de blecautes ou perfeitamente apto de levar energia eletrica ate para locais extremamente afastados e sem estrutura.
Carvalho2008, será que estes protocolos de desastre não existem? O que faltou foi resposta rápida dos governos?
É uma pergunta mesmo, não estou afirmando nada.
Veja, estes protocolos são uma coisa chata…..tipo aquelas que voce acha que nunca irá fazer e acionar….é como um seguro….tem gente que nem faz seguro das coisas…
Mas o fato é que apesar da probabilidade ser baixa, o risco é altissimo….
Olha como apesar de tudo somos sortudos…o virus tem uma taxa geral de aproximadamente 2%….já pensou se fosse uma taxa de 10% ou 50%????
Isto é confiar na sorte não?
E veja o que tem ocorrido nestes países, os protocolos não funcionaram…..
Ninguem vive com estoques em casa…eu até vivo relativamente, pois sou leitor tambem de temas Prepers ( Preparadores) e Sobrevivencialismo….
E quando se fala de estoque não é muita coisa não…a gente fica com aquela imagem de um quarto abarrotado e não é nada disto…quando voce vai para este lado sobrevivencialista voce identifica bem os superfluos ligados a conforto daquilo que é diretamente proporcional no custo beneficio de estoque de sobrevivencia….umas duas caixas dão para garantir uns 3 a seis meses…mas as crises tambem são categorizadas pelo tipo de gravidade do desastre e ai a coisa pega quando serviços essenciais podem não estar disponiveis….o pior de todos é a agua….mas existem maneiras faceis e inteligentes de até isto ser estocado, mesmo em apartamentos….
Uma coisa importante para aqueles que não conhecem o sobrevivencialismo: – Nunca os estoques são feitos na crise, o sobrevivencialista estoca nos períodos de baixas…não existe isto de sair que nem louco esvaziando prateleira de supermercado….quem faz isto é a cigarra que ficou a primavera inteira assistindo futebol enquanto a formiga se preparava….
existem tecnicas para gerar energia eletrica….
Para cozinhar sem gas….
Para armazenar alimentos que fiquem integros por ate 10 anos….
De primeiros socorros,
limpeza e assepsia;
Kits de primeiros socorros;
Kits de ferramentas;
É uma questão de cultura….ela pode até variar…..mas por exemplo…..nos EUA é comum a venda até no Wall Mart de Mochilas BOB, Bug Out Bag….com kits de alimentos liofilizados, agua, cobertores termicos para voce sobreviver por 72 horas devido a furacões ou algum outro tipo de desastre….lá eles tem isto bem mais forte na cultura dependendo da região….o cidadão compra e mantem aquilo em casa guardado….
De tanto assistir, acabei montando minha mochila tambem….ainda faltam algumas coisas, mas ja tem bastante ferramentas e kits nela…a medida que vejo um item e ou produto legal, vou acrescentando…
Vivendo e aprendendo. Com essa crise, vamos incentivar a indústria nacional de insumos básicos, e parar com a “commoditização” da economia.
Máscaras são só a ponta do iceberg.
E é esse aí que é o amiguinho do seu Jair né!
Pois é todos no mundo deveriam boicotar os produtos da empresa Chinesa que foi mercenária e vendeu mais caro para os EUA equipamentos médico e de proteção que iriam para o reto do mundo afim de quebrar ela e todas as outras empresas que seu s donos venham a abrir, para servir de lição que o mundo evoluiu e não há mais lugar nele para esse tipo de atitude.
Quando o déspota Doria fez coisa pior com a 3M a imprensa não deu manchete.
Pois é..
Como diz aquele famoso dito popular? A necessidade é a mãe das invenções.
Tem muito pessoal na indústria, dentro das universidades e mesmo pessoas comuns se esforçando e se movimentando em criar novas alternativas para a falta de máscaras, álcool 70, respiradores ou mesmo organizando mutirões para a entrega de alimentos.
É um esforço de guerra literalmente. E também uma ótima oportunidade para a nossa indústria. Para quê temos de importar respiradores caríssimos se conseguimos fazer um tão bom quanto é até mais barato?
Caro Roger. Concordo com você. Faço parte de uma rede de voluntários que estão preparando material (máscaras e aventais) para as unidades de saúde do município. A organização está ocorrendo nas bases, de baixo-para-cima. O governo federal continua fora da articulação.
Muito legal mestre Camargoer!!!
Qual o município?
São Carlos SP
Mais barato não fazemos. Nem melhores.
Eles fazem na China. Fazem nos EUA. Quando assinamos contratos, quando aceitamos empréstimos, eles empurram essas tranqueiras.
Os nativos se habituam a comprar deles matando as indústrias locais. O volume permite oferecer EPIs e insumos por centavos de dólares.
Dependência. Eterna dependência.
“O AZT começa a ser produzido no Brasil. A OMS anuncia a ocorrência de 10 mil novos casos por dia no mundo e aprova a primeira vacina candidata a testes em larga escala em países pobres. No Brasil, o total de casos chega a 16.670.
Implantação da Rede Nacional de Isolamento do HIV-1 no Brasil, criada com suporte do Ministério da Saúde e da Unaids/OMS para mapear a diversidade genética do vírus no país e orientar a seleção de potenciais vacinas e medicamentos antiaids a serem utilizados por brasileiros.
Reportagem publicada no jornal O Globo em 03 de dezembro de 1993.“
Realmente a China se superou…não só contornou tudo como ainda conseguiu fazer os países do ocidente entrarem em atrito e ficarem uns contra os outros por causa de coisas como máscaras descartáveis…
Coisa de Tio Pai Mei mesmo…
Puxa que “malvados” conforme o título desta matéria tendenciosa devo então acreditar que os bonzinhos são os que criaram o “vírus chines” com a ajuda “humanitária” dos russos , vou ter de repensar minhas convicções …. escrevem pra que tipo de gente? Acham que com estas matérias vão eleger um xi xi ling como presidente?
Me engana que eu não gosto ok ? Lamento era um blog interessante agora não mais !
Mais tá postando e chorando né. Mais um que só aceita argumentos do seu ponto de vista, quando não é assim, fica nisso “ai, como o blog piorou”, aliás na maioria das vezes este tipo de comentário vem do lado destro. Quando o dedo acerta e o olho deles, ficam assim. Aliás tô sentindo falta de alguns comentaristas assíduos que sumiram, parece que depois de escreverem tanta baboseira sobre o vírus ser uma gripinha, em vez de postarem que estavam errado, deram um tempo para passar a vergonha, não duvido de postarem novamente dizendo ” ah, eu sumi porque o blog decaiu demais,”. Volta gente, o espaço aqui e democrático, tanto os fanáticos da direita como da esquerda podem postar.
Sabe qual o problema com o brasileiro? Ele acha que os outros povos do mundo inteiro são idiotas igual ele: você manda a polícia do seu estado confiscar 500 mil máscaras de uma multinacional e acha que o outro país não vai retaliar a merda que você fez.
Vc tem prefeitos e governadores saqueando farmácias, estabelecimentos comerciais, fábricas de empresas de artigos médicos, que acham MESMO que essas multinacionais vão engolir sapo e se deixarem ser feitos de trouxas por algum prefeitinho de São Osório da Puta que Pariu.
Onde a propriedade privada não é respeitada há instabilidade jurídica e econômica, e a consequência desse ROUBO é que as empresas FOGEM desses locais, junto com seu capital e empregos que poderiam gerar. E é por isso que países socialistas como a Venezuela são extremamente pobres. Ninguém vai investir num país cujo governo irá roubar seu negócio.
Obrigado Dória, isso que dá ficar confiscando produto de empresa achando que vão os donos vão engolir o saque que vc fez e deixar vc roubar mercadoria de novo e de novo. Lá fora esse comportamento baixaria resulta nisso mesmo. Dos mesmos criadores de “eu avisei”, vêm aí “bem feito”. Político brasileiro é burro e acha que pode passar a perna em pessoas mais inteligentes do que ele lá fora pq ele consegue fazer isso com brasileiro.
Isto de fato é muito perigoso….
O Estado vai lá e diz….isto é muito importante e eu preciso disto….
Ai o cidadão vê e faz o paralelo para com sua proprias necessidades…”isto é muito importante para minha vida e eu preciso disto”….tá validado….se a autoridade faz…e ai…começa o quebra quebra de saques….
é complicado isto…
Alguns anos atrás eu fiz um projeto na Fábrica da 3M do Brasil em Sumaré-SP, mas não vi o que eles fabricavam lá..
O mais fácil seria pulverizar a produção deste tipo de material pelo mundo….
Olá Colegas, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o desgaste do ministro da saúde ao longo dessa segunda. Pela manhã e ao longo do dia pipocou notícias sobre a possível demissão do ministro. O presidente ameaçou, foi vazado que seria na sexta (por que não hoje?), depois que seria hoje e depois que museu de ideia. 1) se tivesse demitido, todos os problemas que ocorressem daqui para frente seria culpa do Bolsonaro. Se disse que iria demitir e não demitiu então alguém disse para não fazer porque 2) o ministro está fazendo o trabalho certo (então o presidente ficou fraco e o ministro ficou forte), ou 3) porque alguém falou para ele deixar o ministro se queimar e coçar a culpa nele, mas agora o ministro poderá dizer que foi o presidente que o sabotou o tempo todo. O ônus agir ficou com presidente. 4) se o ministro está certo então por que o presidente não aparece e fala que ele está certo,? 5) se o presidente aparecer e dizer que o mi Istro está certo, então o presidente estava errado antes. Não consigo ver nenhum ganho político do presidente.
Infelizmente, o Presidente é muito personalista e não entende que presidente não manda em tudo, não é rei nem dono…e existem opiniões diferentes.
Ele voluntarioso, decidiu investir como sempre investe….mas ficou sozinho no mundo….os EUA deram com os burros nágua…com um foco muito grande que enfraqueceu o impeto inicial do Trump…ele viu que o negocio ficou complicado…e aqui, alem da midia que ja fazia oposição, foi a chance do Doria….futuro canditado, com o Estado mais poderoso do país e ao mesmo tempo, o mais contaminado pelo virus….ou seja, Doria escolheu sua linha e esta aguerrido com diversas ações drenou varios recursos para SP e esta mandando bala….tudo isto junto foi o convite e cenario ideal para o confronto…
Bolsonaro neste momento de crise, escolheu o lado mais arriscado e perigoso, e perdeu o apoio até de seus proprios ministros….
Ele deseja, mas seus ministros rejeitaram e mostraram para ele a fria que ele se meteu….uma fria tão grande que pode abrir ai sim, um caminho para seu impeachmant….
Ele tem ciúme do Moro….vai ter de colocar o Moro dentro do STF ( com bençãos e ajuda até da oposição) porque do contrário, vai que o Moro usa de sua popularidade e se lança a candidato…perderiam Bolsonaro e Oposição…eles sabem disto…
Tem o Guedes que tambem tem sua linha propria de atuação….e que se ele desistir ou naufragar…Bolsonaro vai junto….ele não quer varias iniciativas do Guedes…mas sabe que está amarrado com ele…se ele sair…será pior…
Por ultimo, o Mandetta, o cara é profissional do ramo….parece bom e equilibrado, faz o que é da alçada dele….priorizar saúde…e ja se posicionou que não irá mudar e não quer ficar com o mico de se responsabilizar por milhares de mortes….ou seja, se o Bolsonaro quiser mudar de estratégia, tem de exonerar no meio da crise….e isto sera danoso ao extremo neste momento…se Bolsonaro ja era malhado de judas…fazer isto seria antecipar o fim de seu mandato…
ta. quem transferiu as fabricas para a china foram os empresários para ter menos custo; não foi nenhum governo de esquerda. aliás quem sempre bateu na tecla de manter as industrias no pais foi a esquerda
e não os liberaloides
ISSO É UMA grande MENTIRA esse presidente é um sujeito AMORAL tipo o ALEXANDRE FROTA, vendido a quem paga pelo seus serviços, no caso a CHINA. A CHINA sim, essa tem feito LEILÃO das porcarias que produz, pois as FÁBRICAS do mundo foram para lá. BOM, para nos BRASILEIROS aprendermos que o AGRO é importante mas não é TUDO. PERMITIMOS durante anos que a CHINA destrua nossas industrias, esse é o resultado do Globalismo, uma mídia internacional mentirosa, governos amorais, um povo fraco e corrupto.
https://www.youtube.com/watch?v=q57UcMdXDC4
PRECISAMOS DE UM GOVERNO FORTE NÃO ESSES BANDIDOS DOS TRÊS PUTEIROS…ACABOU O CARNAVAL ! OU ASSUMIMOS NOSSO PAIS OU OS CHINESES NOS ESCRAVIZARAM… PRECISAMOS DE UM GOVERNO FORTE E DECIDIDO…NUNCA TIOVEMOS ISSO NESSES 40 ANOS DE CLEPTOCRÁCIA…..VOCÊ QUERENDO OU NÃO ….ACABOU O CARNAVAL ! vEJA O SITE ABAIXO ENTENDA A SITUAÇÃO …AQUILO QUE NINGUÉM LHE MOSTRA…https://www.youtube.com/watch?v=q57UcMdXDC4